Conectar

Ver Versão Completa : Quebra Mato



AD
03/10/2004, 01:58
Alguém sabe onde posso arrumar um quebra mato para uma Grand Vitara?
Grato

MarcosAguiar
04/10/2004, 11:19
Olha por aqui!

http://www.leles.com.br

Fala que foi indicação do Marcos (CEMIG) que rola um desconto.

Abraços!

EduPuga
23/01/2007, 08:29
Pessoal,

Para aproveita o tópico:

Qual o procedimento para regularizar o quebra mato?


Abraços,

mdaminello
23/01/2007, 16:58
acredito que o ponto principal seja este:
Será necessário ainda que o quebra-mato possua uma plaqueta indelével contento no mínimo as seguintes informações: identificação do fabricante do quebra-mato (razão social e CNPJ), modelo do veículo ao qual se destina, peso e dimensões do quebra-mato, referência a Resolução do 215 do Contran e identificação do registro da empresa no INMETRO.

será que não possivel realizarmos a produção desta identificação para o membro do grupo, precisamos apenas de um modelo, a emrpesa de um amigo pode produzir as mesmas.



16.01.07 [07:13]
Contran regulamenta o uso do quebra-matoPublicada nesta quarta-feira, a Resolução 215 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta a fabricação, instalação e o uso do equipamento denominado quebra-mato. Devido aos riscos que a sua má utilização pode apresentar, prejudicando, por exemplo, a eficácia do Air Bag e podendo proporcionar risco adicional em acidentes, o Contran definiu normas de uso e estabeleceu o prazo até 27 de dezembro deste ano para que todos os veículos estejam de acordo com os requisitos previstos. Com exceção dos veículos originalmente equipados com o quebra-mato que obtiveram o código de Marca / Modelo / Versão até a data de publicação da Resolução, os veículos utilizados na prestação e manutenção de serviços de utilidade pública, militares e os de órgãos de segurança pública, todos os demais que tenham peso bruto total de até 3.500kg deverão seguir as normas do Contran.

O Conselho definiu que os veículos só poderão utilizar o dispositivo quebra-mato produzido por empresas devidamente registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). O Instituto estabelecerá em 180 dias os requisitos necessários para a concessão do registro. Será obrigatório também, que os fabricantes e importadores de veículos equipados originalmente com o quebra-mato informem no manual do proprietário os pontos de ancoragem, peso máximo do conjunto de quebra-mato e componentes utilizados para a instalação, largura e altura do equipamento.

Será necessário ainda que o quebra-mato possua uma plaqueta indelével contento no mínimo as seguintes informações: identificação do fabricante do quebra-mato (razão social e CNPJ), modelo do veículo ao qual se destina, peso e dimensões do quebra-mato, referência a Resolução do 215 do Contran e identificação do registro da empresa no INMETRO. De acordo com a Resolução do Contran, serão dispensados do uso da plaqueta os veículos originalmente equipados com dispositivo quebra-mato, bem como aqueles em circulação que possuam dispositivo que atenda os requisitos previstos nas normas do Contran.

Entre os procedimentos de construção e montagem do quebra-mato previstos no Anexo da Resolução 215, estão a altura máxima do dispositivo, que não deve situar-se, em nenhum ponto, a mais de 50 mm acima da borda da tampa do compartimento do motor e a massa total do dispositivo, incluindo todas as braçadeiras e fixações, não deve exceder 1,2% da massa do veículo para o qual foi concebido, até um limite máximo de 18 kg. Em 365 dias estará proibido o uso do quebra-mato em desacordo com as normas. Quem descumprir estará cometendo infração grave, prevista no artigo 230, inciso XII do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização.

Márcio Magalhães
26/01/2007, 00:43
Olá,

Eu tenho um original, emborrachado. O troço é original, como não vou poder andar com ele?

[]´s,

EduPuga
26/01/2007, 15:34
Marcio

Veiculos que já vieram equipados acho q não tem problema pois são originais, o problema é os paralelos keko, todo terreno e outros acho que até os parachoques da RC entram nessa.

Abraços,

Márcio Magalhães
26/01/2007, 17:18
Olá,

Como direi ao "seu guarda" às 3:00 da manhã que meu quebra-mato é original? Até mesmo para o "seu moço" do DETRAN eu acho que vai ser complicado...

[]´s,

bcantunes
01/02/2007, 16:03
A resolução do Contran diz:

"Parágrafo único. Ficam dispensados do cumprimento desta Resolução:

a) os veículos originalmente equipados com o dispositivo “quebra-mato” que obtiveram o código de Marca / Modelo / Versão até a data de publicação desta Resolução; "

O que é o caso do meu Vitara que tem o quebra-mato original.

Como vou fazer para dizer pro seu "gualda" que o quebra-mato é original????

Fácil!!!! - Já estou fazendo a plaquinha Suzuki!!!! (A Suzuki foi embora mesmo... não tem como verificar, nem a Suzuki reclamar!)

É isso...

Em tempo: a resolução tem um prazo de 365 dias para começar a valer. O prazo acaba em 14/dez/2007.

Pai do Pedro
01/02/2007, 16:26
Pensei que a regulamentação do quebra mato já estivesse valendo, assim como a regulamentação dos reboques(desde 26/01/06). Vcs tem certeza que só vão encher o saco a partir de 14/dez/2007?
Sds.

folgado
01/02/2007, 22:23
Vi que está havendo muita confusão no fórum quanto à Resolução do Contran relativa ao uso do engate e do quebra mato.

A resolução do Contran que trata do dispositivo de engate não é a mesma que trata do quebra-mato.
A resolução do Contran que trata do quebra-mato é a de nº 215, que somente entrará em vigor em dezembro de 2007 (preparem-se), e está resumida abaixo. Para acessá-la na íntegra entrar em:
http://www.denatran.gov.br/download/...OLUCAO_215.doc (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_215.doc)

Já o uso do dispositivo de engate é regulamentado pela resolução do Contran de nº 197, publicada em 31 de julho de 2006, que já entrou em vigor.

Em relação ao guincho, a resolução nº 215 é omissa. Ou seja, não há proibição nessa resolução, nem em outras do Contran, da utilização de guincho. Pelo menos por enquanto...

Abraços.
Antonio.

Cleyson Guimarães
02/12/2009, 20:15
Companheiros,

Me ajuda aqui um pouquinho !

Eu estou pensando em colocar um quebra mato no meu vitara,(http://www.leles.com.br/loja/product_info.php?cPath=42_44&products_id=32 (http://www.leles.com.br/loja/product_info.php?cPath=42_44&products_id=32)), mas tenho dúvidas gostaria de saber a opinião de vocês, pretendo fazer trilhas muito esporadicamente e trilhas leves, trilha papai e mamãe, uhauhauhauhua.

Já pensei nos parachoques perfilados da RC4x4, mas o custo é alto para finalidade e vai acabar sendo útil mais para a estética do que pela funcionalidade e proteção.

O meu Vitara veio com um quebra mato cromado da Bepo só que originalmente é do Ecosport, ficou até legalzinho, mas está muito brilhoso e estético demais, coloquei uma foto aqui, alguém tem fotos de algum Vitara com o quebra mato somente ?

Na verdade o que estou procurando mesmo são os parachoques iguais do Vitara Furious, o branco da foto, conversei com o antigo dono o Guilherme Bonfim, ele disse que uma pessoa fez para ele em Belo Horizonte, esse parachoque ficou dez !!

Aguardo suas opinações (hauhauha)

ABrazzzzzzzzzzzz