Ver Versão Completa : Ranger - Primeira Viagem...
LUIZ APC
18/01/2009, 14:02
Amigos,
Realizei um sonho antigo: viajar todo o Sul à bordo de uma Ranger... Maravilha...
Porém, como nem tudo é lindo, alguns probleminhas ocorreram: primeiro, quase fico sem o estepe, pois, como marinheiro de primeira viajem, não sabia que o mesmo bambeava após muitos quilometros de estrada de terra com muitos buracos. Foram +/- uns 80 km de estrada em péssimas condições.
Afinal, em estradas como as que descrevo o correto é andar devagar ou mais rápido ?
Já no caminho de volta, percebi que havia um barulho estranho no motor. Então, recorri a uma concessionária em Blumenau onde sugeriram que poderia ser o "Tensor da Correia Multifincional ou Tensor da Corrente Estabilizadora" - confesso que tenho que entender um pouco mais, pois não faço ideia do assunto -. Porém, os mesmos não tinham a "peça" em estoque, e me disseram que, provavelmente, não haveria problemas rodar até em casa. E foi o que fiz...
Amanhã levarei na concessionária para verificar, pois o barulho não é intermitente...
Percebi, também, uma trepidação e barulho nas rodas quando andava em trechos de asfalto com aquelas costelas... Isso é normal ?
No mais, foi muito bom...
Se for de interesse, tenho algumas dicas para quem for viajar pelo Sul.
LUIZ APC
Edintruder
18/01/2009, 21:42
Você foi até aonde?
Em vez de trocar o tensor inteiro e gastar $$$, manda trocar apenas o rolamento. Bota rolamento com proteção contra água e da melhor marca que encontrares. FAG, Timken, ec.
O estepe basta deixar bem firme no guincho do balaio que em sem mexe. Se ficar meio frouxo ele vai começar a ceder.
Em estradas ruins sempre é bom andar devagar, porém andei uma vez entre Palmares e Mostardas, que são 80km de estrada esburacada e fiz o trajeto quase todo a 120 ~130km/h, porém uso pneus 33" que não tem como cortar no aro nesse tipo de buraco.
LUIZ APC
18/01/2009, 22:09
Edin,
Amanhã levarei na concessionária, pois ainda está na garantia. Hoje ela está com 6.500 km.
Meu percurso foi o seguinte: BH, Curitiba, Urubici, São José dos Ausente, Cambará do Sul, Canela, Gramado, Porto Alegre, Torres, Florianópolis, Bombinhas, Camboriú, Blumenau, Joinvile, Curitiba e BH.
O mais bacana foi o trecho de Urubici, pois tive a oportunidade de andar em estradas de terra ótimas e conhecer as serras Corvo Branco e Rio do Rastro.
O Trecho entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul eu não faço mais nem de avião, pois a estrada de terra é a pior que já andei em toda minha vida. Para percorrer 55 km eu gastei mais de 2 horas.
Tirando a falta de experiência com o carro e os problemas que relatei, o resto foi muito bom mesmo. Vale qualquer esforço, pois os lugares são maravilhosos...
Esse é o nosso brasil...
LUIZ APC
Anthoniusnikos
18/01/2009, 23:21
Nem deu uma paradinha em Itapema?
Qual é a sua Ranger, Luiz?
Abs
Anthon
DieselPower
18/01/2009, 23:57
Passou aqui do ladinho, quarta-feira mesmo estive em Urubici... Realmente a região é muito bela...
Qaunto a velocidade em estrada de chão, eu ando na maior velocidade possível "com segurança", que na maioria das vezes fica entre 70 e 90 km/h. Na minha opinião, ou anda a 10 km/h ou anda a mais de 60 km/h, pois a uns 40 parece que a camionete vai desmontar....
Abraço.
LUIZ APC
19/01/2009, 13:17
Nem deu uma paradinha em Itapema?
Qual é a sua Ranger, Luiz?
Abs
Anthon
Anthon,
Dessa vez não deu, mas irei na próxima.
Minha Ranger é uma XLT 2008/2009, prata.
Abs,
LUIZ APC
Edintruder
19/01/2009, 23:18
Passou aqui do ladinho, quarta-feira mesmo estive em Urubici... Realmente a região é muito bela...
Qaunto a velocidade em estrada de chão, eu ando na maior velocidade possível "com segurança", que na maioria das vezes fica entre 70 e 90 km/h. Na minha opinião, ou anda a 10 km/h ou anda a mais de 60 km/h, pois a uns 40 parece que a camionete vai desmontar....
Abraço.
X2!
É preferível aliviar a pressão dos pneus e acelerar mais do que andar muito devagar.
ALEXANDREO
20/01/2009, 21:45
Luiz Que Viagem Bacana, Sou Aqui De Brasilia E Fiz Parte Deste Seu Trajeto Em Março Passado, So Que A Bordo De Uma Xt 660, Passei Por Urubici, Sao Joaquim, Serra Do Rio Do Rastro, Do Corvo Branco, Morro Da Igreja, Lugares Paradisiacos, Ja Estou Com Saudades E Vou Tentar Ainda Este Ano Fazer Viagem Semelhante Desta Vez Com A Familia E De Ranger.
Abraçao Alexandre
felippetti
20/01/2009, 23:44
Edin,
Amanhã levarei na concessionária, pois ainda está na garantia. Hoje ela está com 6.500 km.
Meu percurso foi o seguinte: BH, Curitiba, Urubici, São José dos Ausente, Cambará do Sul, Canela, Gramado, Porto Alegre, Torres, Florianópolis, Bombinhas, Camboriú, Blumenau, Joinvile, Curitiba e BH.
O mais bacana foi o trecho de Urubici, pois tive a oportunidade de andar em estradas de terra ótimas e conhecer as serras Corvo Branco e Rio do Rastro.
O Trecho entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul eu não faço mais nem de avião, pois a estrada de terra é a pior que já andei em toda minha vida. Para percorrer 55 km eu gastei mais de 2 horas.
Tirando a falta de experiência com o carro e os problemas que relatei, o resto foi muito bom mesmo. Vale qualquer esforço, pois os lugares são maravilhosos...
Esse é o nosso brasil...
LUIZ APC
Excelente roteiro, Luiz.
Provavelmente a gente se cruzou em algum ponto, pois passei os últimos 30 dias rodando no roteiro Canela - Gramado - Caxias do Sul - Torres - Porto Belo - Bombinhas
Recomendo!
Abraço!
Florianópolis, Bombinhas, Camboriú, Blumenau, Joinvile, Curitiba e BH
LUIZ APC
Floripa? Foi ao norte da Ilha? Canasvieiras, Jurerê, Lagoa da Conceição...lá tem uma sequência de camarão que é brincadeira...
Abraços.
LUIZ APC
21/01/2009, 21:51
Alexandre, Fellippe e Raposo,
Sem dúvidas foi a melhor viagem de carro que fiz até hoje. Quando decidimos viajar minha esposa debruçou na internet e pesquisou cada detalhe da viagem. Fomos, incluisive, com as duas "gurias" (como dizem no sul). Cortar aquelas estradas de terra (as boas) e percorrer pequena cidades no interior, foi demais.
Floripa foi mais um tur, pois as praias estavam lotadas e nossa proposta de viagem não incluía os acessórios de praia, tipo: sombrinha, cadeira e etc... Mas, sem dúvida, retornarei apenas para ficar na cidade e curtir mais as praias.
Valeu galera,
Abraços.
LUIZ APC
LUIZ APC
21/01/2009, 22:01
Luiz Que Viagem Bacana, Sou Aqui De Brasilia E Fiz Parte Deste Seu Trajeto Em Março Passado, So Que A Bordo De Uma Xt 660, Passei Por Urubici, Sao Joaquim, Serra Do Rio Do Rastro, Do Corvo Branco, Morro Da Igreja, Lugares Paradisiacos, Ja Estou Com Saudades E Vou Tentar Ainda Este Ano Fazer Viagem Semelhante Desta Vez Com A Familia E De Ranger.
Abraçao Alexandre
Cara, essa viagem de moto deve ser muito bacana... Aliás, eu percebi que se trata de um roteiro bem duas rodas, pois muito dos percursos levantados por minha esposa foi através de sites relacionados com as duas rodas.
Até mais,
LUIZ APC
ALEXANDREO
25/01/2009, 22:41
Luiz, Realmente Em Duas Rodas A Emoçao De Se Viajar E Sentida, Literalmente, No Rosto O Tempo Todo, O Unico Senao E A Solidao, Ja Que Em Minhas Viagens De Moto Normalmente As Faço Sozinho, Falta A Companhia Da Familia, Por Isso Mesmo Devo Repetir Em Parte A Viagem Ao Sul De Ranger E Com Toda A Tropa.
* Ja Esta Nos Planos A Proxima De Moto Desta Vez Com Destino Final O Chile, Vamos Ver Se Da Certo.
Abraçao A Todos
Alexandre