Conectar

Ver Versão Completa : Dicas p/ trocar tubos da Carcaça do diferencial

Elmer_Jeep
16/01/2009, 10:42
Saudações :odedo:

Tenho um pequeno problema aqui com o eixo dianteiro D60 Reverse, não estou encontrando R&P. Alguns vão dizer que tem de kilo nos USA, tudo bem, mas ainda vou verificar o que sai mais barato pra mim no fim das contas.

Me ofereceram um D70 trazeiro e em ultimo caso estou pensando em sacar os tubos(com munhões) do dianteiro e instalar nesse housing D70std transformando em dianteiro e daí tenho mais facilidade de encontrar um par de R&P por aqui mesmo.

Caso eu venha fazer essa adaptação procuro saber qual melhor forma pra trocar os tubos:

1 - removendo os pontos de solda que tem nas extremidades da carcaça e depois retirar os tubos na prensa;

2 - Serrar os tubos e depois emendar com uma bucha-guia pra centralizar e reforçar a junção.

3 - alguma outra forma ?

[]'s

GuTo_Cerulli
16/01/2009, 11:25
2 - Serrar os tubos e depois emendar com uma bucha-guia pra centralizar e reforçar a junção.

Elmer,

Acredto que este seja o modo mais fácil de fazer as coisas, só não sei se é o mais indicado.
Conheço um eixo de troller dianteiro que teve a bola invertida por este método - rápido e "fácil", ficou 100%, mas me deu mais uma dúvida: colocando um tubo guia por dentro do eixo (neste eixo que citei foi feito assim) com uma grande extensão - diga-se da bola aos munhões, isso poderia ser entendido como um reforço para evitar o empenamento?:pensativo:

PS: acho que trazer um C&P é um bom negócio, deve sair com impostos e tudo uns milão...além de poupar tempo de tramo é claro.

[]'s

Elmer_Jeep
16/01/2009, 11:42
Elmer,
colocando um tubo guia por dentro do eixo (neste eixo que citei foi feito assim) com uma grande extensão - diga-se da bola aos munhões, isso poderia ser entendido como um reforço para evitar o empenamento?:pensativo:

[]'s

Truss interno... :pensativo: não sei cara, na teoria funciona como um tubo de parede grossa.

[]'s

GuTo_Cerulli
16/01/2009, 12:12
Concluí:

Com o tubo interno fica "mais resistente", mas não sei se chega a ser um truss...Isso que me deixa com a pulga atrás da orelha, mas chega, deixa a galera postar que eu já tô viajando no FOCO do tópico.

[]'s

CAVESO
16/01/2009, 12:55
Se os tubos dos dois eixos fossem de mesma bitola, eu iria de opção 1......

GuTo_Cerulli
16/01/2009, 13:08
Se os tubos dos dois eixos fossem de mesma bitola, eu iria de opção 1......
Tá ai mais uma coisa que eu lembrei: ME FALARAM que os D70 tem maior diâmetro de tubo que os D60...

[]'s

samukanvas
16/01/2009, 19:09
É reforço sim a tubeira interna. Foi como falaram aí... Seria como se a tubeira tivesse parede mais grossa. Se chama axle truss ou não vai fazer diferença? É como ficar em dúvida entre cabaço e hímen :odedo:

Eu cortaria a tubeira tb...

Abs

billj
16/01/2009, 20:19
Já fiz das duas maneiras, a CAGADA de tirar os tubos da bolota nunca mais........... E sim, a luva interna serve como reforço.

Abraços,

Bill

CAVESO
16/01/2009, 21:52
Agora que lembrei dessa porra: uma outra possibilidade é fazer como o mestre leopoldo fez no Cjtão dele. Não sei o nome "in english" da parada, mas são aqueles discos furados, com a possibilidade inclusive de regular a posição dos munhões e tal...

Se bem feito, com rebaixo de um lado e alto relevo do outro e tal, dá até pra centralizar legal a tubeira....

Não vou procurar o link ou o nome do troço pois estou saindo pra tomar uns chopps.... :odedo:

billj
16/01/2009, 21:55
Agora que lembrei dessa porra: uma outra possibilidade é fazer como o mestre leopoldo fez no Cjtão dele. Não sei o nome "in english" da parada, mas são aqueles discos furados, com a possibilidade inclusive de regular a posição dos munhões e tal...

Se bem feito, com rebaixo de um lado e alto relevo do outro e tal, dá até pra centralizar legal a tubeira....

Não vou procurar o link ou o nome do troço pois estou saindo pra tomar uns chopps.... :odedo:

Ah, aquela solução mirabolante para um problema que não existe???:parede::roll:

Abraços,

Bill

Casa da transmissão4x4
16/01/2009, 22:21
Aproveitando para completar o topico nessa semana decidir cortar um eixo de F-75 para colocar na mesma bitola da rural, o torneiro que realizou o serviço me disse que e melhor cortar o tubo e fazer uma bucha para reforçar e centralizar o tubo, e tambem me disse que cortar os pontos de soldas e colocar os tubos de volta costuma dar problemas de vazamentos, ele teve experiencia em alguns eixos de S-10 que constantemente quebram chegam a partir então tentando resolver esses problemas ele falou que retirar o tubo e a pior opção sem falar que a solda não e qualquer um que consegue corta-la e muito dura.
Espero ter ajudado.

rubensx
17/01/2009, 02:43
bom assim que falar com meu torneiro vou perguntar o que ele fez, mandei "trocar de lado" a bola de diferencial da rural devido a nova caixa de transferencia uma borgwarner 1354.

Só confio no que o cara faz pois os primeiros trollers que foram pros sertões foi o cara quem "fez" os eixos e nenhum quebrou, segundo o mesmo ele tem algum "equipamento" para isso, agora se ele saca os tubos e troca de lado num sei... mas ele o faz... e vou dizer fica muito bom. Aqui na ZN de sampa temos alguns jeeps rodando com esses eixos assim.

agora a pergunta

exatamente o que consiste nos dois "métodos" e porque um é mais recomendado que o outro?
:odedo:

fabiano carraro
21/04/2009, 19:46
e ai como se deu o andamento .......em que pé ta?????

to pra fazer algo parecido mas me falta conhecimento e tecnica sobre o assunto......:pensativo:

MRaizer
26/04/2009, 13:53
Eu estava assistindo um vídeo que alguém mandou o link a respeito de tipos de suspensões e notei que o eixo usado no programa parece ter sido construido em forma de kit. Dai pensei besteira... Será que alguém se interessaria em fabricar bolas de diferencial avulsas? Dai só se teria o trabalho de juntar os tubos e pontas e soldar na posição que melhor interessar...
É só uma idéia tá... é que com essa esfriada na construção metal mecânica deve ter gente com oficinas ociosas doidos para fazer "alguma coisa" e por um preço legal.:parede:

fabiano carraro
26/04/2009, 15:52
EPOCA DE CRISE É A MELHOR PRA SE CRESCER !!!!!!!,

SERIA UMA OPÇAO SE TIVESSEMOS DEMANDA .

mas a nivel industrial isto nao seria uma boa peça pra se gastar, talves outras mas talves nao o bojo de um diferencial.:concordo:

Celsogvs
29/09/2010, 22:48
bom assim que falar com meu torneiro vou perguntar o que ele fez, mandei "trocar de lado" a bola de diferencial da rural devido a nova caixa de transferencia uma borgwarner 1354.

Só confio no que o cara faz pois os primeiros trollers que foram pros sertões foi o cara quem "fez" os eixos e nenhum quebrou, segundo o mesmo ele tem algum "equipamento" para isso, agora se ele saca os tubos e troca de lado num sei... mas ele o faz... e vou dizer fica muito bom. Aqui na ZN de sampa temos alguns jeeps rodando com esses eixos assim.

agora a pergunta

exatamente o que consiste nos dois "métodos" e porque um é mais recomendado que o outro?
:odedo:

PessoALL,

Preciso trocar de lado a bola de um diferencial dianteiro de Troller, na verdade da PKP Pantanal que é mais reforçado.

Alguém tem sugestão de um BOM torneiro que possa fazer este serviço? preferencialmente na regiçao de BH-MG.

Desde já obrigado.

4X4GARAGE
30/09/2010, 16:27
ola celso,se vc quiser mandar pra ca,eu tenho o gabarito do eixo do troller.
qq coisa é só add no msn
garage4x4@hotmail.com

[]s

CAVESO
30/09/2010, 17:02
Celso,

Li aqui no fórum uma vez que os eixos da pantanal são mais largos que os do troller.

Se vc for usar os dois da picape, desconsidere a informação..rss

E valeu pelo contato via MP!

Abs

Celsogvs
30/09/2010, 17:03
ola celso,se vc quiser mandar pra ca,eu tenho o gabarito do eixo do troller.
qq coisa é só add no msn
garage4x4@hotmail.com

[]s

Garage,

Msg por e-mail.

Obrigado.

anderson_wzorek
30/09/2010, 23:41
Aqui em Curitba,temos um torneiro macaco velho(juca) no cenario automotivo,inclusive o Fabiano Carraro conhece ele,

o procedimento dele é cortar o tubo e colocar um outro tubo guia dentro,esse tubo tem uma boa parece e não possui costura,na regiao da solda recebe um belo chanfro e um passe de solda raiz feito na TIG,depois solda td com eletrodo 7018,

Nunca vi dar probelma no trabalho dele

XAVIER S4T
16/11/2010, 14:34
numeração do diferencial olhe bem se o veículo não tem esse número constando no Detran - Base índice nacional, pra não ter problemas futuros com vistorias.

ferraz
30/11/2010, 16:49
fujindo um pouco do tema é viavel transformar eixos de rodagem dupla em simples?

RogérioNunes
30/11/2010, 17:46
Isso é que é um serviço "TOP"! Mas não vejo necessidade de fazer a raiz com tig, mas se tiver o equipamento disponível, tudo bem.
To fazendo esse serviço numa F que está com pneu 38 e num saltinho na última trilha quebrou o tubo bem no encaixe da bola.
Esse eixo está com a bola invertida e quem fez anteriormente soltou os pontos de solda e sacou os tubos. O que pude perceber foi que os tubos ficaram folgados no alojamento da bola presos somente pelos pontos de solda o que contribuiu para quebra.
Como o alojamento da bola onde encaixa o tubo estava muito deformado, descartei a carcaça aproveitando só os tubos para fazer o serviço em outra.Optei por cortar os tubos e usar uma bucha internamente para centralizar as partes e reforçar a parte onde será foi soldada com eletrodo AWS 7018.
Dá um trabalhinho pra centrar, pontear, levar no torno, montar a carcaça no lugar para acertar as sapatas das molas e o cáster. Depois tira tudo pra soldar definitivamente.
Não só o serviço do alinhamento e solda tem que ser criterioso, tem os angulos de cáster e pino mestre tem que não podem ser esquecidos.

Aqui em Curitba,temos um torneiro macaco velho(juca) no cenario automotivo,inclusive o Fabiano Carraro conhece ele,

o procedimento dele é cortar o tubo e colocar um outro tubo guia dentro,esse tubo tem uma boa parece e não possui costura,na regiao da solda recebe um belo chanfro e um passe de solda raiz feito na TIG,depois solda td com eletrodo 7018,

Nunca vi dar probelma no trabalho dele

Jader
04/07/2011, 04:24
Boa noite,
Alguém informar as dimensões dos tubos do eixo dianteiro e traseiro da Rural??
Estou com a idéia de mandar os eixos do meu CJ5 ao torneiro e fazer o serviço, conservando as planetárias e os demais agregados, trocando somente os semi eixos.
Afinal, vale à pena comprar as carcaças ou solicitar este serviço???

Abraços,

Jader