PDA

Ver Versão Completa : Toyotas - Motores Turbo Diesel - Aquecer ou não antes de sair?

dpab
15/01/2009, 23:15
Caros amigos,
Considerando algumas opiniões totalmente divergentes e, tratando-se de um assunto que me parece controverso, pergunto:
Devemos esperar os motores turbo diesel aquecerem em marcha lenta antes de sairmos com as nossas viaturas ?
Sim ou Não ? Se sim, quantos minutos? Se não, quais as consequências negativas desse aquecimento em marcha lenta?
Ou isso vai depender do tipo de motor turbo diesel que a viatura possui?
Com a palavra, os mestres do fórum...

Leonardo Raffi
15/01/2009, 23:25
Olha realmente é duvida.. eu sempre aueci antes de sair aqui no sul do RS no inverno é bem frio... um amigo meu mexanico de caminhao diesilme disse espera apagar a luz do oleo e pode ir embora dano pau... até estou saindo na hora mas não dou pau...
vou observar os futuros comentarios daqui
ha o meu motor é um MWM 229

folgado
15/01/2009, 23:32
Para a lubrificação da turbina, é necessário deixar em marcha lenta, sem acelerar, por 10 a 15 segundos.

Quanto ao motor, o aquecimento serve para evitar seu desgaste prematuro. Creio que uns dois minutos já resolvam. Quando estou com presa, procuro, pelo menos, deixar um minuto funcionando em marcha lenta. Além disso, nos primeiros minutos, não forço muito nas acelerações.
[]s

DieselPower
16/01/2009, 09:54
Em motores TURBINADOS, deve-se esperar ao menos 30 segundos em marcha lenta após dar a partida. Esse procedimento é realizado para a correta lubrificação do eixo da turibina nos mancais, já que esta trabalha sobre um filme de óleo, e não tem nenhuma relação com aquecer o motor ou não.
Na questão do aquecimento, deve-se dar a partida e sair com o veículo (a não ser em veículos turbinados onde devemos esperar os 30 segundos), o motor chegará a temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente que em marcha lenta.
Muitos podem pensar: Mas andando o radiador está resfriando a água, evitando que o motor aqueça.
Errado. Para isto existe a vávula termostática. Ela fica fechada até que o motor atinja a temperatura correta de funcionamento.
Além dito tudo, aquecendo o motor parado, você está jogando fora diesel, pois o motor está funcionando e o veículo não está indo para lugar algum, piorando a média de consumo....
Lembrem-se que em motores turbo, devemos esperar estes mesmos 30 segundos antes de desligar o motor.
Abraço.

JEFFCATUNDA
16/01/2009, 12:54
Em motores TURBINADOS, deve-se esperar ao menos 30 segundos em marcha lenta após dar a partida. Esse procedimento é realizado para a correta lubrificação do eixo da turibina nos mancais, já que esta trabalha sobre um filme de óleo, e não tem nenhuma relação com aquecer o motor ou não.
Na questão do aquecimento, deve-se dar a partida e sair com o veículo (a não ser em veículos turbinados onde devemos esperar os 30 segundos), o motor chegará a temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente que em marcha lenta.
Muitos podem pensar: Mas andando o radiador está resfriando a água, evitando que o motor aqueça.
Errado. Para isto existe a vávula termostática. Ela fica fechada até que o motor atinja a temperatura correta de funcionamento.
Além dito tudo, aquecendo o motor parado, você está jogando fora diesel, pois o motor está funcionando e o veículo não está indo para lugar algum, piorando a média de consumo....
Lembrem-se que em motores turbo, devemos esperar estes mesmos 30 segundos antes de desligar o motor.
Abraço.
Acho que custa muito pouco ficar com o veiculo ligado por um minuto ou um pouco mais...isso não vai colocar ninguem em falência e certamnete auxilia na distribuição dos lubrificantes...eu fico sim parado por um bom tempo e sem acelerar, até porque como moro em uma cidade quente...espero o ar condicionado pegar um friozinho antes de colocar a viatura no sol....quem me apontar um único problema com este procedimento ( a não ser o pãodurismo do dono) eu revejo meus conceitos.

dpab
16/01/2009, 16:30
Eu tb sempre pensei assim e faço a mesma coisa, mas tenho ouvido tantas opiniões contraditórias que fiquei pensando se eu não posso estar errado, afinal não sou e nem pretendo ser o dono da verdade... Vamos ver se outros companheiros relatam suas experiências e opiniões... Eu gostaria, especialmente, de ouvir a opinião do nosso mestre Sergio Holanda a esse respeito e tb de outros profundos conhecedores desses motores.
Um abração, Delfim.

Fe_jipeiro
16/01/2009, 16:56
Opaa.....

Então o motor turbinado necessita de uma pré-circulação do óleo de uns 40 a 60 segundos, tanto na partida quanto na hora de desligar... para não estragar a turbina e motor ....

Abs.....

joão k. chikui
16/01/2009, 19:57
Jeff

Vejo o inodoro, porém altamente tóxico,monóxido de carbono , em garagens pouco ventiladas , como um fator contra o aquecimento demorado.
Na verdade , se um motor em 15 segundos funcionando em marcha lenta ainda não estiver devidamente lubrificado , algo de errado tem.

Depois deste tempo ,eu sairia em lenta ou a 20% da força por um tempo até a temperatura chegar a 60-70°C. Como o motor estaré em leve carga e ainda com a termostática fechada , rapidamente atinge esta condição .

Acho que custa muito pouco ficar com o veiculo ligado por um minuto ou um pouco mais...isso não vai colocar ninguem em falência e certamnete auxilia na distribuição dos lubrificantes...eu fico sim parado por um bom tempo e sem acelerar, até porque como moro em uma cidade quente...espero o ar condicionado pegar um friozinho antes de colocar a viatura no sol....quem me apontar um único problema com este procedimento ( a não ser o pãodurismo do dono) eu revejo meus conceitos.

DieselPower
16/01/2009, 21:20

Pois é Jeff, você ficando um "bom tempo" parado para aquecer pode consumir apenas alguns mililitros de diesel, e produzir uma pequena quantidade de gases tóxicos. Porém milhares de pessoas realizando este procedimento consumirão muito diesel e produzirão muitos gases tóxicos.
Basta ler a maioria dos manuais de proprietários que mandam sair imediatamente e não esperar esquentar (com excessão dos turbinados), e fazer com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento com o veículo em movimento.
Abraço.

JEFFCATUNDA
17/01/2009, 01:36
A minha garagem é aberta.:concordo:

Bomba e bico da minha viatura estão regulados de fábrica.:concordo:

Minha viatura é turbinada.:concordo:

Tem mais gente pêidando no mundo que aquecendo as viaturas alguns minutos pela manhã.:mrgreen:

18% das emissões mundiais de gases emanam do plantel de bovinos espalhados pela terra.:shock:

Existem mais bois no pasto que gente em nosso planeta (sabiam disso?).:shock:

VAMOS MATAR TODOS OS BUNDÕES E AS VACAS DO MUNDO????????

:odedo:

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 07:23
"aquecer" o motor só vale a pena em locais frios ou para percorrer distâncias curtas...

DieselPower
17/01/2009, 11:48
A minha garagem é aberta.:concordo:

Bomba e bico da minha viatura estão regulados de fábrica.:concordo:

Minha viatura é turbinada.:concordo:

Tem mais gente pêidando no mundo que aquecendo as viaturas alguns minutos pela manhã.:mrgreen:

18% das emissões mundiais de gases emanam do plantel de bovinos espalhados pela terra.:shock:

Existem mais bois no pasto que gente em nosso planeta (sabiam disso?).:shock:

VAMOS MATAR TODOS OS BUNDÕES E AS VACAS DO MUNDO????????

:odedo:

Pois é Jeff, eu prefiro fazer a minha parte e ficar com a conciência tranquila.
Mas se para você o futuro do planeta não é importante, pense pelo lado do motor, quanto mais rápido ele atingir a temperatura ideal de funcionamento, mais tempo ele ficará trabalhando nesta temperatura (em um mesmo percurso). Veja bem, não estou dizendo para ligar e sair acelerando o máximo possível, no seu caso como possui um veículo turbinado, aguarde os 30 segundos e saia calmamente, sem "esticar" as marchas.
Em grandes deslocamentos, alguns minutos parados não fazem diferença na média de consumo, porém caso ligue o veículo para andar 1 ou 2 km diariamente, com certeza no final do mês dará uma diferença perceptível.
Não rebaterei sua provocação.
Abraço.

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 12:35
será que os sistemas mais modernos de gerenciamento eletrônico e outros aperfeiçoamentos que os motores vêm recebendo sofrem menos na mão de um operador que dispensa essa prática de "esquentar" o motor? é importante lembrar que num motor com turbo de fábrica o aumento da demanda dos sistemas de refrigeração e lubrificação em função da turbina, ja sendo previstas no projeto original, bem como o turbo-lag, acabam sendo menos sensíveis...

dpab
17/01/2009, 15:22
Sacanagem... Pq vc foi falar isso?
Agora vou ficar constrangido e com a consciência pesada todas as vezes que eu tiver vontade de dar um peidinho...
Me sentirei respónsável por toda a degradação ambiental que estarei causando...
Nunca pensei que um mero peidinho fosse tão devastador !!!
Ai, ai... Morro de rir... KKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
Abração, Delfim.

JEFFCATUNDA
17/01/2009, 16:50
Sacanagem... Pq vc foi falar isso?
Agora vou ficar constrangido e com a consciência pesada todas as vezes que eu tiver vontade de dar um peidinho...
Me sentirei respónsável por toda a degradação ambiental que estarei causando...
Nunca pensei que um mero peidinho fosse tão devastador !!!
Ai, ai... Morro de rir... KKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
Abração, Delfim.
Delfim.

Você pode dimiuir este peso plantando arvores...sei lá...para cada mil peidos uma mangueira........hehehhehehhheehhhhhhhhhhhhhhh.

JAIME
18/01/2009, 15:02
Senhores,

Porque ficamos tentanto inventar a "roda"????????? O manual da Band dá a formula para o motor mercedes aspirado. Em temperaturas muito baixas, me parece que abaixo de 10 C (consulte o manual ) aquecer por 01 minuto parado. Acima desta temperatura, sair com o carro sem forçar, nas marchas inferiores até o aquecimento completo e aí está pronto.

Lembrem-se que uma das causas de desgaste prematuro em monotres diesel é o funcionamento constante em marcha lenta, quando a lubrificação é deficiente. Um mecanico cursado na Mercedes me disse inclusive que eles orientam nos curso a quando aquecer o carro parado mante-lo um pouco acelerado para melhor lubrificação. Caminões de lixo, que operam muito tempo em marcha lenta comprovadamente se desgastam mais rápido.

JEFFCATUNDA
18/01/2009, 15:36
Senhores,

Porque ficamos tentanto inventar a "roda"????????? O manual da Band dá a formula para o motor mercedes aspirado. Em temperaturas muito baixas, me parece que abaixo de 10 C (consulte o manual ) aquecer por 01 minuto parado. Acima desta temperatura, sair com o carro sem forçar, nas marchas inferiores até o aquecimento completo e aí está pronto.

Lembrem-se que uma das causas de desgaste prematuro em monotres diesel é o funcionamento constante em marcha lenta, quando a lubrificação é deficiente. Um mecanico cursado na Mercedes me disse inclusive que eles orientam nos curso a quando aquecer o carro parado mante-lo um pouco acelerado para melhor lubrificação. Caminões de lixo, que operam muito tempo em marcha lenta comprovadamente se desgastam mais rápido.
Jaime...agora ficou mais complicado ainda, pois vamos ter que avançar determinados sinais de transito que demoram mais que o meu aquecimento.......Tudo pela natureza e pela vida longa dos motores diesel........mas quanto mais tempo dure um motor destes...mais tempo agride a natureza.....

Acho que temos que comprar bicicletas......

Tio Eddie
18/01/2009, 17:01
Poxa Jeff...

eu adoro as "plantações de picanha, maminha e afins..."
Quanto a aquecer a vtr, abro o portão, ligo, saio e deixo funcionando enquanto o fecho o portão. Depois, rodo os primeiros quarteirões devagar e então...pau na máquina!

Abraços

JEFFCATUNDA
18/01/2009, 17:13
Poxa Jeff...

eu adoro as "plantações de picanha, maminha e afins..."
Quanto a aquecer a vtr, abro o portão, ligo, saio e deixo funcionando enquanto o fecho o portão. Depois, rodo os primeiros quarteirões devagar e então...pau na máquina!

Abraços
O pior dessa conversa toda titio, é que quase todo mundo faz isso...até quem diz que não faz...uns mentem e outros nem se tocam que tão dando um tempo...

Observem....eu mesmo nunca via alguem ligar uma camioneta e sair destrambelhado...nem em automóveis isso é assim tão comum....o cara liag e sempre faz uma horinha prá sair...arruma o cabelo, acomoda a bunda na poltrona...etc....

Vc nota bem isso quando tá parado em fila dupla esperando o carinnha sair da vaga para vc entrar......

Tio Eddie
18/01/2009, 17:21
Por isso que as vtrs acabam sendo "aquecidas" um pouco antes de sair assulerando forte...rsrs
abraços

JAIME
18/01/2009, 19:57
Jaime...agora ficou mais complicado ainda, pois vamos ter que avançar determinados sinais de transito que demoram mais que o meu aquecimento.......Tudo pela natureza e pela vida longa dos motores diesel........mas quanto mais tempo dure um motor destes...mais tempo agride a natureza.....

Acho que temos que comprar bicicletas......

Em um sinal de trânsito, estamos com o motor aquecido, já em temperatura normal de operação. Quando observo o que disse acima, estamos teorizando. Se formos ao pé da letra, na prática, aquecer ou não aquecer o motor terá muito menos influencia, no que diz respeito a durabilidade, do que o modo de cada um "pilotar" sua Band. Portanto, se quisermos buscar o preciosismo, volto a afirmar minhas palavras. Vamos fazer o que o manual diz; aquecer parado em clima frio e andando devagar em clima quente. Quanto ao desgaste maior com o carro em marcha lenta, estou repetindo oque foi dito em um curso de motores dado pela própria Mercedes.

guilhermeabreu
18/01/2009, 21:08
TEORIAS E MAIS TEORIAS

Teóricamente falando , o manual instrui o correto , mas ninguem faz o que o manual manda , mas mesmo que fizesse nenhum motor duraria o mesmo tempo do que um outro , PELA SIMPLES RAZÃO DA FORMA DE CADA UM USAR TROCAR FILTRO TROCAR ÓLEO E ETC .

Ficar aqui elocubrando formas de economizar motor é utopia , É SÓ SEGUIR +- AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE E PRONTO .

Eu faço o seguinte , em qquer carro a gasolina ou díesel turbinado ou não , LIGO PELA MANHÃ INDEPENDENTE DA TEMPERATURA AMBIENTE QUE AQUI NUNCA FICA FRIO DEMAIS E SAIO ANDANDO DEVAGAR NUNCA ESTICANDO AS MARCHAS E QDO ESTA AQUECIDO É SÓ PAU NA MÁQUINA . Agora saber se desta forma irá durar mais o menos o motor , É O MESMO QUE DESCOBRIR O SEXO DOS ANJOS . O que mais vale a meu ver é de como vc anda normalmente no seu dia a dia e como faz as manutenções preventivas , o resto é balela .

Tive uma BAND aço curta com motor OM 314 que comprei com 160.000 km e vendí com 270.000 km sem fazer motor , comprei uma SW4 com 143.000 km e tive que fazer o motor pq os FDP da concessionária ao trocar a correia dentada , NÃO TROCARAM O ESTICADOR DA CORREIA COM O SEU RESPECTIVO ROLAMENTO , DAÍ TRAVOU O ROLAMENTO DO ESTICADOR , ARREBEMNTOU A CORREIA E O MOTOR FOI PRO SACO , ( não foi pq eu saio de manhã sem esquentar primeiro ) esta SW4 já comprei ela turbinada por fora e nuca tive que mexer no turbo , comprei um ENGESA e ha 4 anos coloquei um motor MWM 2.8 turbo/intercooler usado , não sei a kilometragem dele , já rodei +- 40.000 km com ele com este motor e está beleza .

Logo : não tenho como chegar a conclusão alguma pq estes motores a díesel duram muito tempo e rodam muito sem dar problemas , É SÓ FAZER AS MANUTENÇÕES CORRETAS , TROCAS DE ÓLEO , FILTROS E "FICAR SEMPRE DE OLHO NA TEMPERATURA" , NUNCA DEIXAR ELE SUPERAQUECER , daí é cuidar da sua saúde pq senão vc vai morrer de velho e o motor DÍESEL VAI FICAR LÁ FUNCIONANDO SEM TER QUE MEXER NELE .

ABRAÇÃO

stfuruie
18/01/2009, 21:53
para evitar decaimento do nivel da conversa. alguns dados importantes neste quesito, a fluidez do oleo na temperatura ambiente. em locais frios o oleo vai ter a viscosidade aumentada o q dificultaria a lubrificacao ate q se atinja a faixa de melhor viscosidade de trabalho (é aqueles numeros da especificação do oleo 15w40) em locais quentes esse problema deixa de existir. Qnto a efetiva presença do lubrificante nas mais distantes frestas do motor, a menos q haja deficiencia na bomba e/ou filtro de oleo, borra nas galerias, ou o oleo esteja fora das especificações, o mesmo é bombeado instantaneamente com o funcionamento do motor. Portanto dificilmente o motor vai trabalhar sem lubrificação com o uso imediato. Questiono ate o tempo necessario para imobilizar o motor apos o uso intensivo ou não, pois se a temperatura do motor estiver acima da faixa recomendada o problema é de alguma parte da refrigeração e deixa-lo parado num vai ajudar em nada na refrigeração. Unica coisa q acho grave é a mania de alguns em acelerar pra afogar o motor, coisa q deve danificar gravemente a turbina.

JEFFCATUNDA
18/01/2009, 23:42
para evitar decaimento do nivel da conversa. alguns dados importantes neste quesito, a fluidez do oleo na temperatura ambiente. em locais frios o oleo vai ter a viscosidade aumentada o q dificultaria a lubrificacao ate q se atinja a faixa de melhor viscosidade de trabalho (é aqueles numeros da especificação do oleo 15w40) em locais quentes esse problema deixa de existir. Qnto a efetiva presença do lubrificante nas mais distantes frestas do motor, a menos q haja deficiencia na bomba e/ou filtro de oleo, borra nas galerias, ou o oleo esteja fora das especificações, o mesmo é bombeado instantaneamente com o funcionamento do motor. Portanto dificilmente o motor vai trabalhar sem lubrificação com o uso imediato. Questiono ate o tempo necessario para imobilizar o motor apos o uso intensivo ou não, pois se a temperatura do motor estiver acima da faixa recomendada o problema é de alguma parte da refrigeração e deixa-lo parado num vai ajudar em nada na refrigeração. Unica coisa q acho grave é a mania de alguns em acelerar pra afogar o motor, coisa q deve danificar gravemente a turbina.
Que bom!

Já que todo mundo concordou....té mais....

mecamaniaco
21/01/2009, 17:35
Pessoal,

Falei a uns tempos atras com o mecânico da ALL, segundo ele, pelo menos em motores de locomotivas, você não deve deixa-lo trabalhar sem carga por muito tempo pois isso pode polir as camisas fazendo com que o motor comece a queimar oleo!

guilhermeabreu
21/01/2009, 21:30
MECAMANÍACO

Minha LOCOMOTIVA só anda a 1000 , nunca fica em ponto morto , rsrsrsrsrs.

JEFFCATUNDA
21/01/2009, 23:44
Pessoal,

Falei a uns tempos atras com o mecânico da ALL, segundo ele, pelo menos em motores de locomotivas, você não deve deixa-lo trabalhar sem carga por muito tempo pois isso pode polir as camisas fazendo com que o motor comece a queimar oleo!
Valeu cara, quando eu comprar uma locomotiva vou lembrar disso!

mecamaniaco
21/01/2009, 23:55
Valeu a piada, mas vale lembrar que elas também são Turbo Diesel ! aaheuaheuhaeuheauh

Mas garanto que vocês gostariam de ter um motor desses sob o capo! uhauehauehahe

JEFFCATUNDA
22/01/2009, 00:15
Valeu a piada, mas vale lembrar que elas também são Turbo Diesel ! aaheuaheuhaeuheauh

Mas garanto que vocês gostariam de ter um motor desses sob o capo! uhauehauehahe
Cara, acho que a relação peso/potencia ia ficar muito ruim...eu ia afundar até em asfalto......

mecamaniaco
22/01/2009, 01:41
É.... Acho q perdi! aeuhueahuaehuahe

Mesmo assim fica ai a dica!

Allan Nielsen
22/01/2009, 10:01
para evitar decaimento do nivel da conversa. alguns dados importantes neste quesito, a fluidez do oleo na temperatura ambiente. em locais frios o oleo vai ter a viscosidade aumentada o q dificultaria a lubrificacao ate q se atinja a faixa de melhor viscosidade de trabalho (é aqueles numeros da especificação do oleo 15w40) em locais quentes esse problema deixa de existir. .

:discordo:

Isto acontecia com os oleos monoviscosos. Os oleos multiviscosos foram criados para corrigir este problema.

A exe. um oleo 15W40 tem a viscosidade 15 a baixa temperatura e viscosidade 40 na temperatura de trabalho.

Abs

JAIME
22/01/2009, 22:39
Pessoal,

Positivo, também já tive esta informação de um engenheiro mecânico amigo meu que foi responsável por vários anos pela frota de Band's de uma empresa. Segundo ele o pistão fica bobo sem carga, batendo feito um badalo nas paredes do cilindro. Claro que isto faz parte da vida de um veiculo, funcionar sem carga durante os intervalos de parada. Em exagero, como citei lá em cima, como no caso dos caminhões de lixo, causa sim desgaste prematuro.

MITROTO
23/01/2009, 01:23
Lembro de ter lido aqui no forum, que entre muitas diferenças entre os motores OM 314 e o OM 364, uma delas é que os motores OM 314 são projetos antigos de motores diesel, muito usados como geradores. Já os OM 364, um projeto mais moderno, desenvolvido especificamente para automóveis.

Um OM 314 trabalhando como gerador certamente receberia pouca carga e trabalharia sempre em marcha lenta. Então não seria uma boa idéia?

Guilherme

Torezan
31/01/2009, 19:13
É um assunto polêmico, mas não a ponto de criar confusão e querer gerar intrigas, como veterinários que somos (eu e o DieselPower) sabemos que se o grande mal do aquecimento global fossem os bovinos (ou para ser mais amplo, os ruminantes) esse problema nem existiria. Muito pior do que os gases exalados em eructações e flatulências ainda são os níveis de monóxido e enxofre liberados pelos escapamentos de todos os motores à combustão, para ficar só com dois compostos.

Para finalizar, digo o seguinte: Siga a orientação do manual de seu veículo, mas eu não vejo necessidade alguma de esquentar o motor de nossas viaturas, afinal, carro carburado e à álcool era coisa dos anos 80, quando ainda existiam os "afogadores".
Abraços a todos e paz no fórum,

Ricardo Luiz Furlani
10/02/2009, 23:02
A minha Band (OM 314) está equipada com manômetro de óleo (confiável e mecânico).
Após a partida eu espero a pressão da linha de óleo estabilizar (em marcha lenta em torno de 5,5 bar) e aguardo uns cinco segundos para garantir que o fornecimento de óleo alcance todos os pontos.
A minha tomada de pressão de óleo está na base do filtro de óleo e a alimentação para a turbina está no final da galeria de alimentação dos mancais principais portanto, bem próximo.
Após este procedimento eu saio com o veículo sem ultrapassar 1500 rpm e sem deixar a turbina entrar em funcionamento (gerar pressão) ate a água atingir 70°C.

folgado
10/02/2009, 23:50
O texto abaixo foi retirado do site "Clube do Diesel": http://www.clubedodiesel.com.br/?p=472#more-472

"Quem seguir à risca todas as recomendações do manual do proprietário terá a certeza de que terá longa vida para seu veículo e, conseqüentemente, para o motor. Também terá benefícios financeiros pelo fato de estar realizando uma manutenção preventiva, que é muito mais barata do que a manutenção corretiva.
Existem recomendações que estão no manual do proprietário, como checagens freqüentes dos níveis de água e de óleo, que não podem passar despercebidas. Existem alguns critérios para essa checagem. No caso do óleo, não se deve proceder a medição do nível imediatamente após o desligamento do motor. Provavelmente a medição apontará uma pequena falta do lubrificante, o que é ilusório. Depois de desligado o motor, deve-se esperar aproximadamente 10 minutos para que o óleo retorne ao cárter e apresente o nível correto.

Se o nível do óleo estiver entre o limite máximo ou mínimo, não há necessidade de completá-lo. No caso da necessidade de complementação o óleo adicionado deve ter exatamente a mesma especificação recomendada pelo fabricante e, de preferência, da mesma marca que está sendo utilizado.Outro cuidado básico para os motores diesel, porém importantíssimo, é não acelerá-lo no momento em que ele for ligado. Deve-se esperar aproximadamente 30 segundos em marcha lenta para que o óleo circule. Ao terminar um trabalho ou percurso, outro procedimento deve ser observado: nunca acelere o motor para desligá-lo. O motor parará de funcionar, mas a turbina continuará a girar por inércia sem nenhuma lubrificação. Os maiores danos nas turbinas são decorrentes, exatamente, por não se observar esses cuidados básicos."

Torezan
11/02/2009, 18:29
Realmente, isso é importante e ficou muito claro. Obrigado pela contribuição. No entanto, não fala nada sobre o fato de precisar aquecer o motor, o que reforça a teoria de ser uma ação desnecessária.
Abraços,

Engels Kbça
13/02/2009, 08:57
Pessoal,

:concordo:Verdade, mas tem que ser muito tempo mesmo,:parede::rolleyes: acima de 2000 horas aproximadamente, e depois de aquecido e com motor acelerado e não em marcha lenta. Esse tempo para aquecimento é irrisório.

Engels Kbça
13/02/2009, 08:59
A minha Band (OM 314) está equipada com manômetro de óleo (confiável e mecânico).
Após a partida eu espero a pressão da linha de óleo estabilizar (em marcha lenta em torno de 5,5 bar) e aguardo uns cinco segundos para garantir que o fornecimento de óleo alcance todos os pontos.
A minha tomada de pressão de óleo está na base do filtro de óleo e a alimentação para a turbina está no final da galeria de alimentação dos mancais principais portanto, bem próximo.
Após este procedimento eu saio com o veículo sem ultrapassar 1500 rpm e sem deixar a turbina entrar em funcionamento (gerar pressão) ate a água atingir 70°C.

:concordo:Correto, com esse procedimento seu motor vai durar uma eternidade:concordo:

Engels Kbça
13/02/2009, 09:04
Para finalizar, digo o seguinte: Siga a orientação do manual de seu veículo, mas eu não vejo necessidade alguma de esquentar o motor de nossas viaturas, afinal, carro carburado e à álcool era coisa dos anos 80, quando ainda existiam os "afogadores".
Abraços a todos e paz no fórum,

:parede::parede:Motores diesel e motores a alcool são coisas completamente diferentes, portanto incomparavéis.:discordo::discordo:

Engels Kbça
13/02/2009, 09:08
:discordo:

Isto acontecia com os oleos monoviscosos. Os oleos multiviscosos foram criados para corrigir este problema.

A exe. um oleo 15W40 tem a viscosidade 15 a baixa temperatura e viscosidade 40 na temperatura de trabalho.

Abs

:discordo::discordo:Não corrige esse problema, apenas atenua:pipoca::pipoca:

Torezan
14/02/2009, 15:04
:parede::parede:Motores diesel e motores a alcool são coisas completamente diferentes, portanto incomparavéis.:discordo::discordo:

Que motores diesel e álcool são coisas diferentes (embora não completamente), todos sabem, no entanto, quiz dizer que os antigos motores carburados a álcool necessitavam ser aquecidos para se manterem ligados em marcha lenta, algo que não há necessidade de se realizar nos motores diesel, deixando clara a inutilidade do aquecimento do motor após a partida e antes de sair com o veículo.
Abraços,