PDA

Ver Versão Completa : Agora sim: Apresento a "jamanta" (Ranger xl 4x4 CD)

RcSala
11/01/2009, 14:13
Olá, finalmente venho aqui agradecer a paciência dos amigos com as perguntas e "pentelhações" a respeito das 4x4's.

Neste fim de semana fiz alguns passeios com a ranger para ver como é a sua resposta no asfalto. Ainda não testei ela na lama, coisa que não deve demorar muito.

De positivo achei a suspenção muito boa, firme sem ser dura e muito estável em quase todas as situações. O motor responde muito bem e é bem silencioso. O espaço interno é bom considerando a idade do projeto e as limitações desse tipo de veículo.

Uma coisa que não gostei é o barulho que o ventilador do motor faz quando o acoplamento da bomba d'água trava, rapaz como aquilo rouba potência, fico imaginando a ventania que fica ali no cofre do motor.

Agora esse motor tem muito força, nas subidas sai da frente, hehehhe. Gostei bastante dos freios também.

Espero que esse carro me de tantas alegrias quanto a D20 e que eu tenha a sorte de não ter pego um daqueles carros problemáticos feito na segunda feira, hehehe.

Fotos feitas no mirante da estrada que leva a Buenos Aires em Guarapari ES. Na última vemos a cidade de Guarapari ao fundo. E jamanta foi o apelido carinhoso que a ranger ganhou da minha irmã.

Miranda
11/01/2009, 15:58
parabens pela aquisicao!
agora, dicas
mande pintar o parachoque dianteiro a parte onde fica o farol de milha da cor do veiculo e deixa aquele detalhe superior na cor que esta mesmo..e pinte a grade tbm da cor do veiculo! Fica bem melhor!

para ilustrar
http://www.alpini.com.br/imagens/sisnot/imagens_6/Ranger_sport_06.jpg

Raposo
11/01/2009, 16:18
É só alegria! Parabéns pela "Jamanta". Só uma dica: quando abastecer verifique a qualidade do diesel, porque este motor eletrônico precisa de combustível de primeira linha.
Abraços e boas viagens.

Anthoniusnikos
11/01/2009, 16:22
RcSala. Tem bom gosto. Jamanta se assemelha a Tratoretta.

Espero que tenha tanta sorte com a Jamanta, quanto tenho tido com a Tratoretta.
Não esqueça das recomendações que já nos referimos em posts publicados: troca dos óleos, água e fluido do radiador, etc, etc, etc...
Associado a recomendação do Raposo, costumo a cada tanque cheio colocar 1/2 litro de óleo 15W40 (motor) no diesel. Aprendi aquí no Fórum, e até agora a BI, bicos e motor estão tinindo. :pipoca:
E cuidado com esse santoantoim (com diz o Pequeno Jr.) que vai te trincar a carroceria.

Abs
Anthon

Giba Diesel
11/01/2009, 19:56
Parabens pela viatura !!!

Que traga muitas alegrias ! Tenho uma parecida e estou muitissimo satisfeito.

Abraço

andrade2009
11/01/2009, 20:09
Parabens pela aquisição, gostei da dica do oleo 15w40 no tanque, vou fazer o teste.

RcSala
11/01/2009, 22:35
Obirgado pelas recomendações mas compramos ela depois de muito ler a respeito e esse fórum foi uma das minhas fontes inspiradoras. Já li todos os relatos dos amigos e estou ciente de todas as "manhas" do 3.0 e da ranger. Bomba elétrica, peneira do tanque, bomba d'água.... bolachão do cardã dianteiro, cubos dianteiros, atuador da embreagem...
Enfim comprei sabendo de tudo e não irei reclamar alias vou correr na frente, hehehehe

Quanto ao santoantoim foi coisa do meu pai, deixa lá quando trincar ele vai ver que eu tava falando sério. E os estrivos foram coisa minha, afinal limpar o teto da ranger da um trabalho...

Quanto ao óleo 15w40 no tanque acho arriscado na eletrônica o melhor é procurar diesel de confiança!

Raposo
12/01/2009, 14:56
Quanto ao óleo 15w40 no tanque acho arriscado na eletrônica o melhor é procurar diesel de confiança!
Correto, também não vejo vantagem em colocar óleo lubrificante em tanque de combustível, só no cárter :mrgreen::mrgreen::mrgreen:, ainda mais em motor eletrônico, que tem mais sensibilidade. eu usaria diesel Podium e mais nada.
Abraços.

Walter L. L. Casitta
12/01/2009, 16:00
Que mistura óleo no diesel aqui no fórum é o Edintruder porque segundo ele a sua BI tem algum problema.

Pensem bem: Meio litro de óleo a cada abastecida em 100.000Km teria um gasto total de aproximadamente R$800,00. Quanto custaria a revisão de uma BI? Acho que menos que isso não?

Raposo
12/01/2009, 16:08
Que mistura óleo no diesel aqui no fórum é o Edintruder porque segundo ele a sua BI tem algum problema.

Pensem bem: Meio litro de óleo a cada abastecida em 100.000Km teria um gasto total de aproximadamente R$800,00. Quanto custaria a revisão de uma BI? Acho que menos que isso não?
Walter, o motor é eletrônico.
Abs.

Walter L. L. Casitta
12/01/2009, 16:16
Walter, o motor é eletrônico.
Abs.

Não tem BI? Então não tem o que lubrificar...

Anthoniusnikos
12/01/2009, 20:55
Walter Casitta...!, aprendi e "por enquanto" confio no Edindruder (vulgo Edin), e venho já a 30.000 Km colocando 1/2 litro de óleo 15W40 no tanque, e até agora tudo em ordem. Quanto ao custo..., melhor gastar $$$$ para rodar 100.0000 Km sem ter problemas, que rodar os 100.0000 pipocando de vez em quando. Espero que o azeite faça a BI, juntamente com o motor, cheguarem aos 500.000 Km, sem problemas. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

E aí Casitta. Já está rodando com a automática ? :pensativo::pensativo::pensativo: Daquí a pouco vou fuçar o tópico.

Abração
Anthon

Walter L. L. Casitta
12/01/2009, 21:04
Walter Casitta, aprendi e "por enquanto" confio no Edindruder (vulgo Edin), e venho já a 30.000 Km colocando 1/2 litro de óleo 15W40 no tanque, e até agora tudo em ordem. Quanto ao custo..., melhor pagar para rodar 100.0000 Km sem ter problemas, que rodar os 100.0000 pipocando de vez em quando.
Abração
Anthon

Pois é, aplica o dinheiro do óleo e quando tiver o suficiente ou seja daqui a 100.000Km, manda zerar a BI. Então daqui a 100.000Km você vai ter um bomba nova.

Se usar o óleo daqui a 100.000Km você vai ter uma só um BI com 100.000Km rodados...

O câmbio ainda esperando o controlador que não chega...

Anthoniusnikos
12/01/2009, 21:13
Talvez tenha razão. Vou fazer esses cálculos.

iiiiiiiihhhhh ! fud&uuzez...!

1 - 75 litros x 12 Km/litro = 900 Km .... 100.000 Km / 900 Km = 111 ... 111 x R$ 3,00 (1/2 litro de azeite) = R$ 333,00

2 - Se 75 litros x 9 Km/litro = 675 Km .... 100.000 Km / 675 Km = 148 ... 148 x R$ 3,00 = R$ 444,00

Casitta, essa sua 2.8 tá bebendo muito!

Pelos meus cálculos parece que ainda compensa. Mas, no fim do período faço o cálculo, custo x benefício, e posto aquí no Fórum.

Edin, já que você sugeriu o azeite, por acaso tens essa planilha ?

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
12/01/2009, 21:31
Talvez tenha razão. Vou fazer esses cálculos.

iiiiiiiihhhhh ! fud&uuzez, não! 75 litros x 12 Km/litro = 900 Km .... 100.000 Km / 900 Km = 111 ... 111 x R$ 3,00 (1/2 litro de azeite) = R$ 333,00

Casitta, essa sua 2.8 tá bebendo muito!

Pelos meus cálculos parece que compensa.
Abs
Anthon

9 a 10 Km/L não importa se na cidade ou na estrada...

dudu83
12/01/2009, 22:09
parabens pela aquisicao!
agora, dicas
mande pintar o parachoque dianteiro a parte onde fica o farol de milha da cor do veiculo e deixa aquele detalhe superior na cor que esta mesmo..e pinte a grade tbm da cor do veiculo! Fica bem melhor!

para ilustrar
http://www.alpini.com.br/imagens/sisnot/imagens_6/Ranger_sport_06.jpg

realmente fica muito bonito....

porem se vc anda muito em estrada de chao nao aconselho , gastei 600 contos pra colocar farois de neblina na ranger cinza, depois de duas trocas do vidro resolvi tirar fora , ta la com dois buracos....

Marcelo-HPE
22/01/2009, 20:21
Fiacaria muito bonito tb se vc colocasse os alargadores de paralamas da XLT ou limited . e depois pintar na cor do veículo .
ficaria show de bola :concordo::concordo:

RcSala
22/01/2009, 20:44
Opa, valeu pelas dicas mas como o carro vai ser usado em estradas de tera 80% do tempo não irei "embelezar" muito. Prefiro ele simples e eficiente e como o dudu83 falou essas coisas só servem para dar trabalho($$$) depois, hehehe

No mais estamos ai, agora com 600km rodados e com uma média de 9km/l no misto em modo teste, hehehhe

Estou sempre lendo tudo aqui no forum que é muito bacana.

Abraços,
Rodolpho.