Ver Versão Completa : Grande torque x Baixo peso
Olá caros amigos foristas, vou direto ao assunto, comprei um CJ5 sem nenhuma mecanica, refiz toda a lata e etc, ele está esperando a suspensão, motor e caixa, tenho a reduzida willys... Vou usar pneus 34 e to querendo comprar eixos de rural. O carro será pro meu dia-a-dia. Embora tenha outro carro em caso de pane do jipe quero é andar de com o bom e evelho willys, mas para isso gasolina não é aceitavel. Portanto vem a pergunta:
Optar por um motor maior e mais torcudo como um Q20B,Maxion,etc..
Ou um mais fraco porém mais leve como um XUD ou um Wolks diesel?
O jipe é pra cidade, para viagens e para trilhas, tenho medo de colocar um motor muito pesado e ele afundar no primeiro lodo, em contrapartida ja andei em willys com ap diesel que com pneu grande fico xoxo e sem torque, além de ser bem ruim para viagens longas. Sei que jipe não é pra correr e não almejo ultrapassar os 100km/h em estradas, mas gostaria de chegar a essa velocidade sem esmirilhar o motor e consequentemente diminuir sua vida util.
No mais sei que o ideal é um mwm 2.8, mas simplismente é caro demais! Da pra encontrar até o 608 bem mais barato, então o mwm 2.8 ta fora de questão.
Fiz algumas pesquisar no forum mas as informações são bem conflitantes, vi gente até com o ST4 que acho que seria extremamente pesado, de qualquer forma deem suas opiniões, abraços.
nao conheço nada sobre motores a diesel, nem gosto muito, porem meu mecanico tem uma rural com motor da f4000
nao sei qual o motor desse veiculo, mas se nao me engano é um 5.3, é beem pesado e tem por volta de 50kg de torque
mas fazendo trilhas, ele ia muito tranquilo, e alem disso faz a media de 12km/l na estrada e 10km/l na cidade
pro pequeno willys creio que é meio exagerado, mas vai saber! é só uma opção que se nao me engano é barata
espero ter ajudado em algo, e nao ter falado muita bobagem
[]´s
joão k. chikui
09/01/2009, 20:27
Jeep poa
Inicialmente pesquise quanto vai gastar para documentar legalmente esse motor com troca de combustível . Do ano passado prá cá está bem difícil e caro, e, em muitos casos realmente não vale a pena.
Cuidado com legalizações duvidosas , utilizando-se de subterfúgios , e ainda assim carissimos , que , se descoberto , ninguém te reembolsará o $$ .
As vezes é vantajoso pegar um JPX por ex , sem motor e adaptar novo motor diesel , pois ai é fácil cadastrar o novo motor , desde que tenha NF original e baixa definitiva do veículo de origem. Neste caso , sempre que teu carro precisar passar por vistoria , teu motor terá que atender apenas a legislação do ano do carro.
Já está diesel no documento, antes estava com o motor diesel da camionetinha da pegeot aquele 2.3, bem ruinzinho aspirado, com turbo deve ficar bom. No caso é só trocar o modelo de motor no documento. Comprei esse jeep especialmente para colocar diesel então a duvida mesmo é só qual motor colocar nele.
abraços
Sidnei Diogo
09/01/2009, 21:05
Eu, considerando as suas (e as outras) observações postadas, iria de Q20-B sem titubear...
Bom, relativamente barato, simples, confiável, econômico e quase perpétuo... rsrs
[ ]'s
joão k. chikui
09/01/2009, 21:48
Sendo assim , o da Besta GS 2.7 ou o da Hilux 2.8 seriam opções intermediárias.
Marcos ET
11/01/2009, 03:31
Para dar uma breve contribuição, dê uma pesquisada sobre os Volkswaguen 1.9 TDI (nao eletrônico). Temos um amigo que colocou um destes num JPX e este motorzinho é, sem sombra de dúvida, o "bixo da goiaba" (como costuma falar seu proprietário). Motor excelente, torque muito bom, potencia absurda para seu tamanho e peso... ele é praticamente do tamanho de um AP comum, nao fosse pela bomba injetora do lado esquerdo, seria praticamente o mesmo motor... note que nao estou falando daqueles velhos 1.6 da "kombi diesel", tou falando dos 1.9 do Golf que é outra história... pra vc ter uma idéia da relação peso X potencia, este é o único motor diesel que eu conheço que é adaptado em aviões (é, tao colocando aviao a diesel pra voar, e este ap é tao leve e confiável que serve perfeitamente).
Um amigo que vai frequentemente ao Uruguay falou que com a alta do diesel por lá, os taxistas estao tirando estes motores para colocar motores a gasolina ou gás, com isso o valor deles caiu um pouco (antes, um destes completo com turbo e bomba injetora saía uns R$ 10.000,00)
Se vc tá em POA, quem sabe nao dá pra verificar a quantas anda o preço deste motor? pode ser uma excelente opção pra vc.
Dea JeepPoa, faço do Marcos minhas palavras, e aconselho vc a procurar um desses wolks 1.9 TDI, pois um amigo meu tem um desses e é realmente muito bom, como o jeep dele é um 51 e de fibra ainda, nem parece diesel de tanto que anda o bixinho!!!
Forte abraço!