Ver Versão Completa : Para quem tem BF161 X CAIXA DE CHEVETTE
calambau4x4
09/01/2009, 05:25
Caros colegas,
Estou em fase de pesquisa para este up grade em função do custo / benefício, uma vez que a caixa é barata e ouvi dizer de quem não tem, que o benefício é bom. Gostaria de contar com a colaboração dos colegas que possuem esta configuração (caixa do chevette x BF 161) em suas viaturas para me dizerem realmente como fica :
Como fica a adaptação, qual o melhor kit de adaptação (custo x benefício)?
Qual a melhor caixa, 4 ou 5 marchas? Tem algum modelo mais indicado/ específico?
Como fica o desempenho do carro? E o consumo melhora alguma coisa?
Esta caixa é suficientemente forte para o CJ5? E a manutenção é tranquila?
Imagino que o carro fique mais macio nas trocas de marchas... pelo menos!
Antecipadamente agradeço a atenção de quem puder ajudar. :pensativo:
calambau...
também andei interessado no mesmo assunto.
Mas acho que ninguém tem BF-161 com caixa de Chevette.
Abraços a todos...
Luciano Mariussi
28/01/2009, 21:44
Srs.,
Tambèm tenho interesse nesta adaptacao no futuro, hoje minha cx. original de 03 marchas esta OK....... mas melhorias sáo bem vindas e como a quebra è previsivel..................
Ouvi comentarios que a adaptacao è bem trabalhosa e custosa..........tambem ja ouvi dizer que a cx. do chevette è bastante forte para aguentar o tranco..........mas com a versao BF x chevette, nunca ouvi dizer apenas a versao Opala x chevette e AP chevette........
Bom quem puder ajudar por favor......
Fabiano Willys CJ5 1959
29/01/2009, 21:57
Srs.,
Tambèm tenho interesse nesta adaptacao no futuro, hoje minha cx. original de 03 marchas esta OK....... mas melhorias sáo bem vindas e como a quebra è previsivel..................
Ouvi comentarios que a adaptacao è bem trabalhosa e custosa..........tambem ja ouvi dizer que a cx. do chevette è bastante forte para aguentar o tranco..........mas com a versao BF x chevette, nunca ouvi dizer apenas a versao Opala x chevette e AP chevette........
Bom quem puder ajudar por favor......
Boa noite pessoal,
eu andei trocando uns e-mails com o Denis Takashi aqui do fórum para uma adaptação com esta caixa, mas não para o motor BF161.
Se eu não estiver errado, ele havia comentado na possibilidade de BF161x Cx de Chevette, mas precisaria de um n° minimo de interessados para fazer o kit.
Troquem uma idéia com ele ! => http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44730 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44730)
Falow !!!
Milton Quindim
30/01/2009, 01:28
To Entrando Nesta Empreitada De Vez...hoje Mandei Fazer A Flange Da Reduzida Para Cx Chevette E Consegui Uma Cx De Cinco Marchas...vou Continuar Com Meu Motor Bf 161 Até Ele Gritar Pedindo Aposentadoria Eterna ... Amo Este Motor...mas A Cx Original Tah Me Matando...agora Depois De Conseguir Acertar A Maioria Dos Problemas Com Cachorretes, Molas E Tudo O Mais Que Incomodava...começou A Vazar Oleo Sabe Deus De Onde...gasto Mais Em Oleo Do Que Em Alcool No Tanque Do Meu Jipe...pois Alcool Com Ele Parado Num Gasta...mas O Oleo Continua Vazando Sem Parar...heheh
Assim Que Passar Ao Proximo Passo A Da Adaptção Propriamente Dita Eu Informo A Vossas Senhorias Sobre Como Ficou.
eniomurara
30/01/2009, 08:33
Sr. Quindim .... vai fazer história no fórum.
BF-161 - 5 Marchas Chevette.:concordo:
Abre um tópico específico, prepara a máquina digital, libera bastante espaço na a tua caixa postal, aqui no fórum só cabem 150 acho que vai ficar pequeno. rsrsrsrs
Nada de MSN e Email, que daí e gente fica as escuras.:discordo:
Boa Sorte na empreitada. Estamos acompanhando e torcendo por vcs.
"BBB" do Quindim ... ou seria "B F C" todos vão dar uma espiadinha. :pipoca:
E claro a receita do bolo com todos ingredientes e custos.
Abraço.ENIO.
matrakaum
30/01/2009, 13:25
Quindim seu motor é a alcóol?
Milton Quindim
30/01/2009, 13:43
Quindim seu motor é a alcóol?
100% alcool
Troquei o difusor e o gicle além de adiantar o ponto e rebaixar o cabeçote...preço total da brincadeira 300 pilas...recuperados em menos de um mês de econômicos passeios de jipe...hehehe
Milton Quindim
30/01/2009, 13:47
Voltando ao principal do topico...hoje quando vi o cara fazendo a flange fiquei matutando e tendo visões que me levaram além da imaginação...heheheh
Pensei se talvez pudesse usar uma carcaça de cx original willys, abrir ela bem no meio separando frente e traseira. Encaixar a caixa de chevette entre as partes parausando e evitando flanges e mais flanges...como se fosse um compartimento de pilha dum controle remoto, seria somente ter este kit e encaixar a caixa de chevette como se fosse a pilha da vez, estragou desaparafusa e troca por outra.
Será que daria certo uma coisa assim?
Tenho muitíssimo interesse na adaptação de uma caixa de Chevette no BF-161.
Logo que comprei o Jeep ouvi falar do uso dessa caixa nos CJ's, e foi isso inclusive que me fez conhecer este fórum. Depois descobri que com o motor BF-161 a coisa não rolava. Estou vendo que isto volta a ser uma possibilidade. Sempre sonhei com uma 5a marcha longa o suficiente para aliviar o "stress" do BF-161. Sobre a utilização de alcool no BF... é algom que começa a me interessar agora. Ambas as opções - cx chevette e alcool - podem ser bastante interessantes para quem tem BF-161 e só quer trocá-lo quando for realmente necessário.
Abraços a todos...
tarcizio jose siqueira
30/01/2009, 17:34
ola pessoal.......... tambem estou nesse dilema tenho um cj5 77 com motor ohc 2.3
refiz o motor todo ....ai começou as encrencas primeiro a caixa de reduçao parecia uma fabrica de prego...arrumei.....agora a caixa de cambio saltando de terceira e com um ruido dentro dela que mais parece uma bomba d´gua com o rolamento estourado...comecei a pesquizar a caixa de marcha do chevete,primeiro fui nos anucios da 4x4 os preços é entorno dos que vc falaram ai fui numa oficina que me endicaram, foi me dito o seguinte.........a caixa de marcha do chevete que melhor se adequa ao jeep seria a caixa mais antica a de 4 marchas por ser mais resistente e nao quebra mesmo na trilha pesada, e que ela tem 15 dentes no primario que torna o cambio mais reduzido ....a de 5 marcha é para um passeio mais leve tipo urbano ....eu ja arrumei o cambio de 5 marcha para colocar no ohc ...no meu ver vai ser a melhor opição
anderson_wzorek
30/01/2009, 22:05
Pessoal,
ja existem aki no forum varios usuarios com clarkette,inclusive no Motor BF e no OHC,existe um topico por aki chamado "caixa de chevette no jeep",asseguro a tds interessados que tem informação bastante pra adaptar no BF,acredito não ter segredo, o unico inconveniente seria a alavanca muito pra tras da original.Com o motor de opala 4cc colado na radiador,a alavanca ainda fica cerca de 8 cm pra tras.
Quanto a adaptação seu eu puder ajudar alguem estou as ordens
Vou ver se acho o link do topico que mencionei
abraços
anderson_wzorek
30/01/2009, 22:09
Salve Galera,
ai esta o link que eu lhes prometi:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11259&highlight=clarkette (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11259&highlight=clarkette)
só é preciso um pouco de pasciencia pra achar a informação que precisa
Abraços
Fabiano Willys CJ5 1959
30/01/2009, 22:22
Fala Anderson,
tô pensando na Clarckette pro meu jeep. Como ficou a questão de desempenho, de relação de marchas. A 1ª marcha, curta ou ideal ?
FVL
anderson_wzorek
31/01/2009, 23:54
Fala Fabiano blz?
O desempenho da caixa vai depender de su motor,no meu caso com um 4cc de opala levemente mexido,ficou bem legal,a primeira marcha não é nem curta nem loga.ach que ela desenvolve um pouco melhor que a original do jeep,é ideal.Da segunda a quinta marcha a relação é bem escalonada,não deixando burracos na aceleração do carro,em quinta marcha o carro fica bem mais solto,desenvolve bem melhor.Em fim,com relação a desempenho,custo,ressitencia e manuntenção é uma caixa show de bola,eu recomendo.se qiser dar uma olhada no meu jeep me avisa,ou aparece no segundo sabado de fevereiro la no encontro em pinhas,vou estar por lá.
Espero ter ajudado,
abraços e bom domingo
trovãojeep
01/02/2009, 23:20
galera e no motor 3000 do itamarati que tenho no meu jeep , sera que a caixa do chevetti fica legal, alguem ja colocou....
João Carlos Dias
02/02/2009, 21:55
Pessoal,
vou encarar este desafio também. Vou de câmbio do chevette no BF e estou tentando a fazer a transformação para o álcool.
Julinot,
há um tempo atrás falei com um colega aqui do forum que usava um câmbio do chevette no BF rodando no GNV e segundo ele fazendo 10 km/m3. Ele usava uma flange comprada do Dias, que era bastante atuante aqui no forum, más sumiu. Dias, cadê vc.?
Milton,
vc. está mais adiantado, já está no álcool ( o jeep, rsrs....) e confeccionando as flanges. Por favor, depois de instalado nos informe o resultado. não esconda nada, rsrs....
A propósito, quanto vc. rebaixou no cabeçote? trocou o carbura ou niquelou? quantos km está fazendo?
Abs.,
João Carlos
Milton Quindim
02/02/2009, 22:34
Dependendo do uso ele faz 5 km/l e dependendo da ansiedade de chegar a algum lugar chega a fazer 3 km/l...o que importa é o peso do pé.
As diferenças que senti após a mudança de combustível foram:
Prós:
1-Bolso, antes abastecer era um suplicio, para fazer uma trilha eu enchia o tanque com pelo menos 80 latinhas de gasolina, e ainda levava mais 10 litros reserva para uma emergência.Ou seja cerca de 100 latinhas.
Hoje encho o tanque com 45 latinhas e levo mais 10 litros de reserva por 13 latinhas, pouco mais de 50 réis...quase a metade.
2-Potência, ele ficou muito forte, pode ser pelo rebaixamento do cabeçote, pelo aumento da giclagem ou pelo combustível mesmo.
3-Aroma, antes chegava em casa com cheiro de jipe...agora chego com cheiro de buteco...hehehe...e tbm não arde mais os olhos depois de dirigir por um tempo pois a queima do alcool.
Contra:
1-Dias frios demora pacacete para esquentar e ele trabalha engasgando por um bom tempo antes de começar a ficar bacana e se desligar ele passa um tempo e volta a ficar ruim de novo até esquentar, mas creio que isso possa ser resolvido com a troca da valvula termostática que ainda é do motor a gasolina.
2-Naquele famoso buraco entre a segunda e terceira marchas ele pena um pouco e começa a tremer todo típico de motor fraco, mas tbm acho que isso deve ser regulagem de ponto ou mesmo da carburação.
3-É chato pacas quando acaba o combustivel na trilha e quase ninguem que tem jipe pode te ajudar pois a maioria é a gasolina...eehe
No mais estou satisfeito por ter feito a troca e não me arrependo, espero logo poder solucionar os probleminhas que ficaram depois da mudança e contibuar economizando uma boa grana mensal de combustível.
Futuramente pode ser que eu tbm coloque gnv mas por enquanto ainda não.
Quanto a adaptação no motor bf da cx de chevette, creio que solucionando o problema de onde instalar o motor de arranque terei feito uam boa coisa tbm.
No outro tópico sobre isso eu falei que num achava muito recomendável usar cambio de chevette e neguinho quase me tacou pedra.
Uns usam e falam que guenta na boa, mas quanto e como usam o jeep? 1 vez por mês, 2 vezes por semana, pra passear, 1 trilha aqui e outra ali?
O câmbio que equipa o Chevette é o Clark-2205 versões D e F(chevette 1.6 e 1.0), que suportam respectivamente 126Nm e 108Nm de torque, conforme Manual de Serviço da Clark. Qquer motor como o 4 cil de opala, o OHC e o BF tem pra lá de 170Nm de torque.
O pessoal já reclama dos cambios originais, mas bem ou mal tão ai a pelo menos 30 anos, isso pq foram por muito tempo usados no dia a dia. Tu vai gastar uma grana e paciencia pra adaptar um de chevette pra durar o que 6 meses, 1 ano?
Essa questão da durabilidade é que ainda não foi devidamente esclarecida.
Infelizmente temos poucos depoimentos de proprietários de CJ com motor BF e câmbio de Chevette. Mas agora com esse tópico específico a tendência é que essa gente esquisita - porque não é uma combinação muito comum - saia de suas tocas.
A dificuldade de pegar em tempo frio - caso do BF à alcool - não poderia melhorar misturando lá uns 20 a 25 % de gasolina no alcool ? O que se ganha e o que se perde, ou perderia, com essa medida ?
Abraços a todos...
Milton Quindim
03/02/2009, 10:24
Infelizmente temos poucos depoimentos de proprietários de CJ com motor BF e câmbio de Chevette. Mas agora com esse tópico específico a tendência é que essa gente esquisita - porque não é uma combinação muito comum - saia de suas tocas.
A dificuldade de pegar em tempo frio - caso do BF à alcool - não poderia melhorar misturando lá uns 20 a 25 % de gasolina no alcool ? O que se ganha e o que se perde, ou perderia, com essa medida ?
Abraços a todos...
Acredito que se fizer esta mudança para usar uma porcentagem de gasolina, acaba-se com a vantagem da troca, ai melhor continuar com a gasolina pois o gasto com o alcool em termos de km/l é mais vantajoso para a gasolina e cerca de 30% menor no alccol então se misturar 20 ou 30% de gasolina fica na mesma e os contras superariam os prós.
Quianto a pegar e aqueçer eu resolvi isso de uma maneira bem simples.
Coloquei um reservatorio e um injetor de combustível para injetar gasolina, como o motor bf é bateu pegou injeta um segundo e bate ele pega ai mantem para quecer mais nada bem simples.
Milton Quindim
03/02/2009, 10:27
Infelizmente temos poucos depoimentos de proprietários de CJ com motor BF e câmbio de Chevette. Mas agora com esse tópico específico a tendência é que essa gente esquisita - porque não é uma combinação muito comum - saia de suas tocas...
Eu somente tomei a decisão de mudar depois que vi o pessoal das ruas aqui usando este cambio em opalas e caravans 4.1 ,que tinham 4 marchas, usando o cambio de 5 marchas do chevette e eles usam de uma maneira bem mais descontrolada do que os jipeiros...pelo menos aqui na minha cidade.
Então quem pode fazer os flanges necessário ?
Onde se pode encontrar/adquirí-los ?
Além dos flanges, quais são as outras alterações.
As informações podem estar em outros tópicos, mas este aqui é um tópico exclusivo para esse assunto. Não seria bom repetir/concentrar aqui algumas informações que encontram-se espalhadas por aí ?
Abraços a todos...
Milton Quindim
03/02/2009, 13:32
Então quem pode fazer os flanges necessário ?
Onde se pode encontrar/adquirí-los ?
Além dos flanges, quais são as outras alterações.
As informações podem estar em outros tópicos, mas este aqui é um tópico exclusivo para esse assunto. Não seria bom repetir/concentrar aqui algumas informações que encontram-se espalhadas por aí ?
Abraços a todos...
Eu e mais dois amigos estamos fazendo as flanges e estudando uma maneira de colocar o motor de arranque original do bf na flange pois creio que não teria como usar a capa secas di chevette.
Tentaremos duas coisas distintas:
1-manter a capa seca willys e flangear a cx do chevette.
2-manter a capa seca do chevette e flangear o motor com o posicionamento do motor de arranque.
Qualquer uma que der certo posto aqui e podemos fazer as flanges para quem quizer encarara brincadeira tbm.
Milton Quindim
03/02/2009, 13:35
Se mantivermos a capa seca do willys teremos de aumentar o eixo piloto do chevette para poder encaixar na embreagem do willys.
Se mantivermos a capa seca do chevette teremos de estudar uma maneira de flangear sem ter de alongar nada ou seja tentar refurar a capa seca para evitar soldas no eixo piloto, assim, sem solda usaremos o disco de embreagem do opala, que é a mesma furação do eixo piloto do chevette, com o platô da embreagem willys.
Vamos ver qual vai dar certo...fiquem na torcida ai minha gente.
Só um palpite...
Coloque uma chapa no bloco do BF, com a furação do cheva.
O BF prende na chapa, e o câmbio prende na chapa.
Já vi alguma coisa assim.
O disco, pode ser feito, com centro do cheva e externo do BF.
Ficaria com a capa seca do cheva, mais teríamos que atentar para o tamanho do disco, se cabe na capa seca.
Abraços.
Kim.
Milton Quindim
03/02/2009, 15:53
Só um palpite...
Coloque uma chapa no bloco do BF, com a furação do cheva.
O BF prende na chapa, e o câmbio prende na chapa.
Já vi alguma coisa assim.
O disco, pode ser feito, com centro do cheva e externo do BF.
Ficaria com a capa seca do cheva, mais teríamos que atentar para o tamanho do disco, se cabe na capa seca.
Abraços.
Kim.
Sim a flange que penso é assim mesmo mas teria de soldar a ponta na cx do cheva o que eu não queria fazer.
Milton Quindim
04/02/2009, 12:59
Meu amigo Anderson Wzorek doou uma capa seca de chevette para os testes.
Agora vou cortar a capa seca e deixar somente a parte onde vai a bola do garfo com regulagem e onde sai o garfo com a tampa com a casa dos eixos.
Furar e adaptar na capa seca do willys e ver o que precisa ser feito para tentar mantero eixo sem ter de emendar pedaço de piloto do willis.
Por que não quero soldar pedaço do eixo?
Por diversos motivos.
-Primeiramente pela possibilidade da solda quebrar no futuro e ter de refazer tudo...odeio refazer as coisas.
-Segundo, pela possibilidade de tendo o eixo mais comprido ter de fazer mais uma adaptação para a embreagem agir por completo sendo que teriamos o rolamento, o garfo e o sistema do chevette que vai até certo ponto, ponto este que não acionaria a embreagem o que seria um sério problema.
- Terceiro muito problema e muita adaptação o que numa eventual quebra ficaria inviavel a substtuição imediata da peça, teriamos de refazer a peça, a solda e tudo o mais.
-Quarto, com tanto trabalho assim melhor encontarr um motor de opala, mais rápido e mais barato do que engembrar tudo isso.
Voltando ao assunto principal.
Com a segunda capa seca irei fazer a flange no motor com ponto de instalação do arranque e verei como ficará.
Ainda assim espero não ter de encompridar nada com solda.
Milton Quindim
04/02/2009, 13:01
Pensando racionalmente, quebra-se mais eixos pilotos do que capas secas, então se mexermos no eixo poderemos ter de faze isso novamente no futuro, e a possibilidade de fazermos isso com a capaseca mesmo que tenha de cortar um pedaço dela e inventar alguma coisa é bem menos provável.
Precisa de uma capa seca do BF?
Alvaro Pereira
04/02/2009, 22:27
Caros colegas,
Estou em fase de pesquisa para este up grade em função do custo / benefício, uma vez que a caixa é barata e ouvi dizer de quem não tem, que o benefício é bom. Gostaria de contar com a colaboração dos colegas que possuem esta configuração (caixa do chevette x BF 161) em suas viaturas para me dizerem realmente como fica :
Qual a melhor caixa, 4 ou 5 marchas? Tem algum modelo mais indicado/ específico?
Filho não desista do sonho em colocar a cx de Chevette no seu jeep, pois foi a melhor coisa que eu fiz foi colocar a cx de Chevette no meu bf 161 outra coisa se for faser a adaptação não coloca a de 5 marchas pois não presta já a de 4 marchas e 10 mais antemão vou lhe falar que e bastante trabalhoso a adaptação no bf eu como todos sabem eu tenho treis jeeps e todos com a cx de Chevette sendo que eu não me aventurei colocar nos dois outro jeeps parti logo para o motor do opala como vcs estão vendo. OBS. EU Ñ SEI COMO COLOCAR AS FOTOS QUE TENHO DA TRANSFORMAÇÃO DE JEEP PRA JEEEVETE MEU EMAIL KEKOS@WNNET.COM.BR QUE TE ENVIO AS FOTOS
Alvaro Pereira
04/02/2009, 22:57
La Vai As Fotos
Alvaro Pereira
04/02/2009, 23:00
mais fotos
Alvaro Pereira
04/02/2009, 23:05
mais fotos
calambau4x4
05/02/2009, 00:48
mais fotos
Caro Álvaro,
como vc tem experiência em adaptar a CX DE CHEVETTE X BF 161, me ajude tirando-me algumas dúvidas:
1- porque vc não recomenda a caixa de 5 marchas e apenas a de 4m?
(ouvi dizer que a de 5m é melhor por ser reduzida...???)
2- qual o (s) modelo (s) de caixa é o melhor?. e as de 4m são reduzidas o suficiente?
3- vc notou melhora no consumo?
4- e o desempenho, a força... enfim, como fica a performance do Jeep depois deste up-grade?
antecipadamente agradeço!
Ronaldo Calambau.
Milton Quindim
05/02/2009, 02:51
Eu tenho outras.
-Na primeira foto vc mostra a ponta do eixo piloto do chevette e o restante do eixo piloto do jeep. Por que?
-Na segunda foto as flanges do colar da embreagem...qual afinal fica sendo o usado o do jipe ou do chevette?
-Na antepenúltima foto tem a cx de chevette com o motor de opala...achei que vc tinha dito ter adapatado no motor bf...
Obrigado.
Também fiquei curiosíssimo quanto a recomendação do Álvaro pela ciaxa de 4 e não a de 5 marchas. Isso precisa ser esclarecido... por favor, Álvaro.
obs. Também sou do Rio e se possível for, gostaria mais a frente de visitar as tuas obras.
Abraços a todos...
Vejo que o negócio tá andando!!!!!
Já se tem fotos.
Alvaro Pereira
06/02/2009, 22:39
1º eu ñ gostei da 5 marcha pois vc vem bem e percebe que a rotação vem caindo ate vc ter que colocar a 3 outra coisa e que o cardam fica menor uns 7 cm.
2º eu fui e comprei a primeira cx de 4 que eu encontrei ñ me preocupei com o modelo
3º bastante!
4º pra se ter uma idéia eu tenho ñ só pra brincar como uso no serviço pois eu faço resgate para seguradoras em retirar veículos de sub solo e com a cx original eu usava a 1º e mais reduzida nas 4 e com a cx do Chevette eu saio em 2º ou 3º em 4x4 ai vcs podem ter uma idéia da força
Caro Álvaro,
como vc tem experiência em adaptar a CX DE CHEVETTE X BF 161, me ajude tirando-me algumas dúvidas:
1- porque vc não recomenda a caixa de 5 marchas e apenas a de 4m?
(ouvi dizer que a de 5m é melhor por ser reduzida...???)
2- qual o (s) modelo (s) de caixa é o melhor?. e as de 4m são reduzidas o suficiente?
3- vc notou melhora no consumo?
4- e o desempenho, a força... enfim, como fica a performance do Jeep depois deste up-grade?
antecipadamente agradeço!
Ronaldo Calambau.
Alvaro Pereira
06/02/2009, 23:09
Eu tenho outras.
-Na primeira foto vc mostra a ponta do eixo piloto do chevette e o restante do eixo piloto do jeep. Por que?
-Na segunda foto as flanges do colar da embreagem...qual afinal fica sendo o usado o do jipe ou do chevette?
-Na antepenúltima foto tem a cx de chevette com o motor de opala...achei que vc tinha dito ter adapatado no motor bf...
Obrigado.
1º pra vc poder usar a cx do Chevette no BF e poder usar a embreagem do jeep e melhor vc usar a ponta do eixo do jeep no corpo do eixo do Chevette se vc prestar a atenção vc vai ter que aumentar a ponta do eixo do Chevette então vc une o útil ao agradável, pois vc usa apropria embreagem do jeep.
2º vc presta atenção que a flange do colar do jeep e mais grossa do que a do Chevette.
3º sim e como lhe falei eu tenho três brinquedo mais só um tem a cx do Chevette no BF, pois a adaptação no BF e mais complicada e ja no motor do opala com a cx seca do diplomata e como tirar doce da boca de criança não que e sacanagem mais se vc olhar no tópico do Carlos andreto vcs vão ver a cx pronta pra colocar no BF, ou seja, com a cx seca do BF pronta pra montar no BF.
Alvaro Pereira
06/02/2009, 23:17
Também fiquei curiosíssimo quanto a recomendação do Álvaro pela ciaxa de 4 e não a de 5 marchas. Isso precisa ser esclarecido... por favor, Álvaro.
obs. Também sou do Rio e se possível for, gostaria mais a frente de visitar as tuas obras.
Abraços a todos...
com prazer alem da cx ser de 4 marchas o cardam se torna maior uns 7 cm e não tem problema de vc estar em uma velocidade e jogar a 5º e ver que o rendimento vem caindo ate vc colocar a 4º e guanto a sua vizita ñ tem problema pois sou de jacarepaguá e só me da uma ligada pois eu saio muito mais sempre por perto.
nextel 21 78344808 ID 54867*6
Milton Quindim
07/02/2009, 00:45
1º pra vc poder usar a cx do Chevette no BF e poder usar a embreagem do jeep e melhor vc usar a ponta do eixo do jeep no corpo do eixo do Chevette se vc prestar a atenção vc vai ter que aumentar a ponta do eixo do Chevette então vc une o útil ao agradável, pois vc usa apropria embreagem do jeep.
2º vc presta atenção que a flange do colar do jeep e mais grossa do que a do Chevette.
3º sim e como lhe falei eu tenho três brinquedo mais só um tem a cx do Chevette no BF, pois a adaptação no BF e mais complicada e ja no motor do opala com a cx seca do diplomata e como tirar doce da boca de criança não que e sacanagem mais se vc olhar no tópico do Carlos andreto vcs vão ver a cx pronta pra colocar no BF, ou seja, com a cx seca do BF pronta pra montar no BF.
1º Entendi isso sim , mas eu fiquei na duvida por que as fotos tavam trocadas mas é do tópico da cx de chevette no motor opala né...
2º Entendi agora pecebi, e se refurar somente usando o funil do jipe mesmo, será que daria certo? vcs tentaram?
3º Este é o famoso sobre cx de chevette?
Eu procurei e não encontrei nada até a decima página...mas tbm to lendo tudinho...hehhe
Milton Quindim
06/03/2009, 16:36
Peguei minha caixa clarckette revisadinha ontem, me custou 300 pratas tudo.
Amanha começo a adaptação propriamente dita, começaremos verificando algumas coisinhas tipo tamanho da capa seca do chevette versus capa seca willys.
To opensando em fazer uma coisinha diferente...mas postarei as ideias assim que testadas para não encher de nada o topico.
Abçs a todos.
Estamos ansiosos...
Abraços a todos...
Peguei minha caixa clarckette revisadinha ontem, me custou 300 pratas tudo.
Amanha começo a adaptação propriamente dita, começaremos verificando algumas coisinhas tipo tamanho da capa seca do chevette versus capa seca willys.
To opensando em fazer uma coisinha diferente...mas postarei as ideias assim que testadas para não encher de nada o topico.
Abçs a todos.
Milton Quindim
09/03/2009, 10:37
Sábado foi um dia muito bom para começarmos a adaptação da clarckette no BF.
Comecei cverificando a possibilidade de usar a capa seca do chevette mesmo no motor bf.
Não dá certo.
A capa seca pega no volante do motor.
Testamos tbm a possibilidade de usarmos o disco de embreagem do opala com o platô do willys...ai sim deu certo.É possivel e a estria do eixo piloto da clarckette adapta perfeitamente no disco que adapta perfeitamente no platô.
*Considerações Positivas Iniciais
- Temos um conjunto perfeito, eixo piloto, disco de embreagem e platô. Tudo possível de comprar para substituição em caso de quebra futura.
- Não necessitaremos de solda em eixo piloto.
- Valor de compra e reparação da cx em caso de avarias cerca de 75% menor do que outras opções atuais de caixa para adaptação no Jipe.
- Não necessitaremos substituir o motor, baixando em muito o custo da troca sem necessidade de desmontagem do veiculo todo para refazer suportes e etc.
Considerações Iniciais Negativas
-Capa seca da clarckette pequena, necessitando substituição por uma maior.
-Sem local para fixação do motor de arranque.
Até agora os pontos positivos superam os negativos.
Ideias para contornar os problemas.
Partir para a receita atual de adaptação no BF, corte da capa seca willys e corte da capa seca clarckette, soldar eixo piloto willys no piloto chevette, ficar pensando a todo momento que pode ter quebrado alguma solda.
-Partir para uma solução mais dificil porem definitiva proporcionando segurança sem ter soldas e com a possibilidade de substituição imediata da cx sempre que der problemas sem ter de mandar refazer tudo de novo como se fosse uma nova adaptação.
A ideia é cortar a parte da cx clarckette que evita o acoplamento no volante, confeccionar uma flange em aluminio que tenha a furação do bloco do BF 161 já com o suporte do motor de arranque no local original e com a dimensão correta para fazer com que a cx adapte perfeitamente no disco de opala sem aumento e solda do piloto. Soldar as duas partes com TIG e termos finalmente uma capa seca personalizada para motor BF x clarckette.
Considerações gerais
-Custo da confecção desta capa seca vesus possibilidade de troca imediata da cx sem ficar parado com o jipe e podendo ser feito em casa mesmo.
Milton Quindim
09/03/2009, 10:51
Isso foi somente no primeiro dia, ainda tem muita agua para passar debaixo desta ponte, quem sabe novas ideias ou opções surgirão , ou até mesmo novos custos se oporão ao projeto.
A principal ideia é ter a possibilidade e facilidade de poder efetuar esta adaptação sem ter necessidades especiais numa eventual substituição e podendo encontrar as peças substitutas sempre que preciso for sem ter de confeciona-la. especialmente.
Acreditamos que uma capa seca dimensionada para esta adaptação seria a solução definitiva e partiremos para iniciar esta confecção esta semana ainda, postarei valores e eventuais novas ideias que surgirem.
Aceitamos sugestões tbm desde que aprovada pela comissão de adaptação formada nada menos do que por 6 jipeiros experientes, dentre eles o idealizador e sonhador, mais 3 mecânicos, que são responsáveis pela montagem do conjunto, e dois mecânicos industriais, que ficarão responsáveis pela parte de confecção da peça. Espero que com a peça confeccionada possa ser confirmada a idéia de fazer uma adaptação simples e rápida.
Boa sorte Milton e siga postando as melhorias conforme anda o projeto.
Vocês estão realizando um trabalho de UTILIDADE PÚBLICA.
Não... Mais do que isso... um trabalho em prol de toda a humanidade !!!
Merecem uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz... no mínimo.
Abraços a todos...
Isso foi somente no primeiro dia, ainda tem muita agua para passar debaixo desta ponte, quem sabe novas ideias ou opções surgirão , ou até mesmo novos custos se oporão ao projeto.
A principal ideia é ter a possibilidade e facilidade de poder efetuar esta adaptação sem ter necessidades especiais numa eventual substituição e podendo encontrar as peças substitutas sempre que preciso for sem ter de confeciona-la. especialmente.
Acreditamos que uma capa seca dimensionada para esta adaptação seria a solução definitiva e partiremos para iniciar esta confecção esta semana ainda, postarei valores e eventuais novas ideias que surgirem.
Aceitamos sugestões tbm desde que aprovada pela comissão de adaptação formada nada menos do que por 6 jipeiros experientes, dentre eles o idealizador e sonhador, mais 3 mecânicos, que são responsáveis pela montagem do conjunto, e dois mecânicos industriais, que ficarão responsáveis pela parte de confecção da peça. Espero que com a peça confeccionada possa ser confirmada a idéia de fazer uma adaptação simples e rápida.
Milton Quindim
19/03/2009, 14:12
Por falta de verba tive de dar uma paradinha no andamento da adaptação, mas creio que este fds colocarei a mão na massa novamente.
Até agora estou esquentando a mufla...:parede: para inventar alguma coisa para poder evitar a solda no eixo piloto, talvez a solução saia da ultima ideia e se esta ideia der certo não precisarei nem fazer uma flange usarei os recursos atuais que são a capa seca do chevette mais a capa seca do bf.
Volto a dizer algo neste fds ou segunda feira.
:dance::pipoca:
E aí, Quindim ?
Como é que vai o projeto ?
Abraços a todos...
alexvale2001
15/05/2009, 14:29
Por falta de verba tive de dar uma paradinha no andamento da adaptação, mas creio que este fds colocarei a mão na massa novamente.
Até agora estou esquentando a mufla...:parede: para inventar alguma coisa para poder evitar a solda no eixo piloto, talvez a solução saia da ultima ideia e se esta ideia der certo não precisarei nem fazer uma flange usarei os recursos atuais que são a capa seca do chevette mais a capa seca do bf.
Volto a dizer algo neste fds ou segunda feira.
:dance::pipoca:
Quase 2 meses apos a ultima msg!!
Tava indo tao bem!!
Alguem tem noticias??
inte...
Milton Quindim
21/05/2009, 11:20
Entra bem naquela ideia que eu tinha usar a cx de chevette com uma capaseca soldada numa flange do willys com a embreagem do willys com o miolo do chevette...a mesma coisa mas feita numa peça somente...se for do jeito que eu quero eu comprarei uma imediatamente.
Omprblema que no site da garra num especifica as peças que vem no kiteu achava que era somente acapaseca e pelojeito vem tudo.
Poderiam mesmo colocar masi detalhado assim sanaria varias duvidas do pessoal.
Rogério Barthy
26/05/2009, 14:20
Falta a comparação entre as caixas de câmbio e transferência para saber em quanto seria o deslocamento das alavancas de câmbio , redução e tração.
Rogério
Milton Quindim
26/05/2009, 18:48
Falta a comparação entre as caixas de câmbio e transferência para saber em quanto seria o deslocamento das alavancas de câmbio , redução e tração.
Rogério
Ai vai depender da flange que vc for usar...se for com aquelas de tubo mais comuns ficará mais comprida,se optar por aquela que troca a capa do trambulador do chevette e já vem formada com acoplagem para reduzida willys que é feita pela deep tec vai ficar mais curta. Com esta capa seca ai da garra pode ser que fique bem próximo do original.
Rogério Barthy
01/06/2009, 15:14
Vou ficar no aguardo das medidas, já que estou prestes à trocar o pino chorão da reduzida e conforme for, já aproveito para a troca da cx de mudança.
Rogério
Garra4x4
02/06/2009, 20:44
Rogério,
Conforme informação do fabricante , a alavanca vai ficar um pouco para trás devido a posição da alavança no câmbio.
Mas que de qq forma o mecanico que vai instalar no seu Jeep pode entortar as alavancas para ficar na posição de achar melhor na carroceria .
Att.
Rogério Barthy
03/06/2009, 09:40
O pouco para trás, quando eu ví, era cerca de 20 cm e então as alavancas entravam pela posição onde fica a caixa de ferramentas e a alavanca de mudança, entre os bancos dianteiros.
Estou perguntando, já que troquei a tampa do assoalho dianteiro e fiz os orificios corretos para as alavancas e assim, terei que conseguir outra tampa para refazer os orifícios (tampa em fibra).
Rogério
Rodrigo,
Pelo que entendi, o disco da embreagem tem só o estriado alterado, certo? Seria um disco original da embreagem Willys, porém com o estriado alterado para o eixo piloto do clarck? No caso de troca desse disco, como fica? Acho em qualquer autopeças ou tem que mandar fazer?
[s]
Milton Quindim
12/06/2009, 00:09
Rodrigo,
Pelo que entendi, o disco da embreagem tem só o estriado alterado, certo? Seria um disco original da embreagem Willys, porém com o estriado alterado para o eixo piloto do clarck? No caso de troca desse disco, como fica? Acho em qualquer autopeças ou tem que mandar fazer?
[s]
Até falei sobre isso anteriormente ao lançamento desta flange...Marcelo, precisa mandar recondicionar um disco de jipe com o miolo trocado pelo do chevette.
Garra4x4
18/06/2009, 19:43
Rogério,
Nâo tenho as medidas de quanto para trás vai ficar.
as alavancas não precisam obrigatóriamente sair reto da caixa para cima. Vc pode entortar ou fazer alavancas modificadas para sair na posição que quiser na carroceria.
Att.
Saiu na 4x4 & Cia deste mês a notícia sobre o flange da Adapbrasil para caixa de chevette no bf-161.
E aqui no nosso fórum ? alguém já esta com o bf-161 rodando com a caixa do chevette ?
acredito que seja um assunto de interesse at´´e de quem não tem essa pretensão.
qual é ?
abraços a todos...
Ola pessoal.
Estou com o jeep desmontado aguardando as flanges que comprei para adaptar cambio de chevete no bf 161.
Uma duvida. O que fazer com a bucha do volante, ja que o eixo do chevete é uns 2 ou 3 mm mais fino que o do jeep?
Abracos a todos.
Milton Quindim
01/11/2009, 12:31
Ola pessoal.
Estou com o jeep desmontado aguardando as flanges que comprei para adaptar cambio de chevete no bf 161.
Uma duvida. O que fazer com a bucha do volante, ja que o eixo do chevete é uns 2 ou 3 mm mais fino que o do jeep?
Abracos a todos.
Pelo que eu entendi o eixo do chevette vai num disco com miolo do disco do chevette então não teria adaptação. Aguarde chegar ai e posta o que houve para gente saber...valeu.
Pelo que eu entendi o eixo do chevette vai num disco com miolo do disco do chevette então não teria adaptação. Aguarde chegar ai e posta o que houve para gente saber...valeu.
OK, vai usar um disco de chevete com estria =, porem nao tem adaptação, ..
O que eu notei é que a diferenca de espessura, e no volante e nao no disco.
Em alguns veiculos vai rolamento, no jeep eu percebi que tem uma especie de bucha. e o diamentro do eixo do chevete e mais fino uns 3 mm.
Sera que o disco mantem o eixo piloto alinhado , sera que nao pode ter problema de desbalanceamento no eixo piloto pelo fato dele ficar com folga na ponta
Abracos.
Milton Quindim
01/11/2009, 15:12
OK, vai usar um disco de chevete com estria =, porem nao tem adaptação, ..
O que eu notei é que a diferenca de espessura, e no volante e nao no disco.
Em alguns veiculos vai rolamento, no jeep eu percebi que tem uma especie de bucha. e o diamentro do eixo do chevete e mais fino uns 3 mm.
Sera que o disco mantem o eixo piloto alinhado , sera que nao pode ter problema de desbalanceamento no eixo piloto pelo fato dele ficar com folga na ponta
Abracos.
Ah...entendi...pois é deveria vir uma bucha...mas isso somente vamos saber depois que chegar seu kit...posta ai para nós depois...não esquece.
Ah...entendi...pois é deveria vir uma bucha...mas isso somente vamos saber depois que chegar seu kit...posta ai para nós depois...não esquece.
Ok, comprei os kits do Dirceu Coelho pelo Mercado Livre, Ele tem um topico aki, ja vi alguns depoimentos que sao de otima qualidade.
e o preco e incomparavel as lojas do ramo.
assim que chegar eu vou dando detalhes, e vou tentar tirar fotos da montagem para facilitar para os proximos interessados.
Abracos.
Acho que em relação aos kits de adaptação está ficando bem facil, mas o que li em outro topico, é que o cambio do chevette deixa o Jeep muito longo, é isso mesmo? pq o meu tem motor BF161, cambio 4 marchas da F-75, e rodas 235/85/16, e com as 750/16 já era bem longo. meu medo é ficar mais, será?
olá, rbm...
se você acha que o teu jeep já esta com relação longa, porque quer colocar caixa de chevette ?
abraços...
Acho que em relação aos kits de adaptação está ficando bem facil, mas o que li em outro topico, é que o cambio do chevette deixa o Jeep muito longo, é isso mesmo? pq o meu tem motor BF161, cambio 4 marchas da F-75, e rodas 235/85/16, e com as 750/16 já era bem longo. meu medo é ficar mais, será?
Dei uma repassada nos post desse tópico., e cheguei a triste constatação de que jeep com motor bf-161 e caixa de chevette continua uma coisa tipo CABEÇA DE BACALHAU e ENTERRO DE ANÃO. Isto é, todo mundo diz que conhece um cara que tem, que viu uma sujeito que conhece outro que colocou... mas esses hipotéticos donos de jeeps com motor bf-161 e caixa de chevette... nunca aparecem para dizer EU TENHO ESSA CONFIGURAÇÃO, e ficou assim ou ficou assado, gostei, ou é uma droga... qualquer coisa. SERÁ QUE ISSO É UMA LENDA ???
Abraços...
olá, rbm...
se você acha que o teu jeep já esta com relação longa, porque quer colocar caixa de chevette ?
abraços...
Pq o que me falaram é que a 5ª fica como uma overdrive, a na estrada mesmo em 4ª a 110km/h, dá para sentir que com uma 5ª o motor ficaria mais livre, olhando no RPM fico geralmente na casa 2500 à 3000, e no vacuometro na casa dos 0,4 à 0,2 que corresponde à normal e consumo moderado, imagino que com a 5ª tudo isso melhoraria.
caro RBM... que tipo de maluco é você ? rsrsrsrs...
você anda a 110 num jeep com motor bf-161 ? o meu chega a 95 aos peidos... e a quase 4.000 rpm - o que em dois anos e só fiz duas ou três vezes e assim mesmo para testar. tem certeza de que a 110 em 4a marcha o motor só está a 3.000 rpm ???
cara... esse teu jeep já é bem longo.
deixa assim mesmo, mermãozinho...
tu é doidio ?
abraços...
Pq o que me falaram é que a 5ª fica como uma overdrive, a na estrada mesmo em 4ª a 110km/h, dá para sentir que com uma 5ª o motor ficaria mais livre, olhando no RPM fico geralmente na casa 2500 à 3000, e no vacuometro na casa dos 0,4 à 0,2 que corresponde à normal e consumo moderado, imagino que com a 5ª tudo isso melhoraria.
Eu sei, é que uso ele direto, viajo sempre com ele, e os 110 km/h não é forçando não....rs, tem horar que até alivio o pé, sempre gostei dele por isso, é economico, rapido, só acho que com a 5ª não é para correr mais, mas aliviar mais para o motor, que se ficar mais solto, vai economizar mais. quanto ao RPM, é sim, não gosto de forçar então vou controlando, temperatura (uso relogio de mercurio) manometro de pressão do oleo, vacuometro e RPM.
Sou o tipo de louco que prefere viajar e trabalhar no Jeep doque no New Fit....
Ah... acho que falei em outro topico, acho que meu BF é assim pq retifiquei ele todinho, muito falam que é melhor colocar motores mais modernos, mas gostei do meu assim, ficou bem mias forte do que quando comprei, não queima mais oleo (15w40), não pinga, bem legal.... achei que valeu a pena...
RBM,
e continua sem aparecer um cristão com a configuração bf-161 + câmbio de chevette para nos dar um depoimento legítimo...
Esse teu bf retificado faz quanto com um litrinho ?
Quanto custaria a retífica no lugar onde você fez a tua ?
Um bf retificado - novinho - e com overdrive... todo mundo merece.
Abraços a todos...
Milton Quindim
03/11/2009, 12:48
O motivo que me levou a desistir da adaptação da cx chevette com motor BF(que eu amo de paixão) foi o valor das flanges que para usar o BFÃO teria de comprar duas, uma para adaptar motor na caixa e outra para cx na reduzida, o que vou fazer hoje me economiza a flange do motor para cx pois vou usar o mtor GM 151(opalinha) azul. Se os valores não ficassem altos demais eu manteria pois teria de retificar tbm meu BF.
Pedrão B.
03/11/2009, 13:59
O motivo que me levou a desistir da adaptação da cx chevette com motor BF(que eu amo de paixão) foi o valor das flanges que para usar o BFÃO teria de comprar duas, uma para adaptar motor na caixa e outra para cx na reduzida, o que vou fazer hoje me economiza a flange do motor para cx pois vou usar o mtor GM 151(opalinha) azul. Se os valores não ficassem altos demais eu manteria pois teria de retificar tbm meu BF.
Fala Milton,
Então...não sei onde cotou, mas pelo que vi o pessoal falando, tem flanges BFXChevette e ChevetteXT-Case por R$ 280,00 cada no Mercado Livre:pensativo:
Lembrando que uma capa seca do Opala "moderno" está por volta de R$ 300,00(acho que descobriram essa utilização e inflacionaram ela.)
Em breve colocarei o cambio do Chevette no meu CJ com o BF.
[]'s
Milton Quindim
03/11/2009, 14:05
Fala Milton,
Então...não sei onde cotou, mas pelo que vi o pessoal falando, tem flanges BFXChevette e ChevetteXT-Case por R$ 280,00 cada no Mercado Livre:pensativo:
Lembrando que uma capa seca do Opala "moderno" está por volta de R$ 300,00(acho que descobriram essa utilização e inflacionaram ela.)
Em breve colocarei o cambio do Chevette no meu CJ com o BF.
[]'s
POis é eu vi que tem mesmo ...até o Coelho é meu conhecido ele tem uam farmacia aqui perto de casa e mandou fazer estas flanges e vende pro pessoal aqui, mas ai entra o problema que não tem solução...com a flange dele teria de esticar o chassi pois não teria espaço para cardã, alem do que o cardã dianteiro ficaria comprido pacas e teria de bolar um mancal para ele não entortar facil.
Para dar certo treria obrigatoriamente de usar a flange da deeptec que encurta a adaptação de ereduzida em mais de 12 cm pois não usa a rabeta nem tem que soldar nada.
Pedrão B.
03/11/2009, 15:25
POis é eu vi que tem mesmo ...até o Coelho é meu conhecido ele tem uam farmacia aqui perto de casa e mandou fazer estas flanges e vende pro pessoal aqui, mas ai entra o problema que não tem solução...com a flange dele teria de esticar o chassi pois não teria espaço para cardã, alem do que o cardã dianteiro ficaria comprido pacas e teria de bolar um mancal para ele não entortar facil.
Para dar certo treria obrigatoriamente de usar a flange da deeptec que encurta a adaptação de ereduzida em mais de 12 cm pois não usa a rabeta nem tem que soldar nada.
Milton,
Dessas eu não sabia...vou reavaliar meu projeto e pesquisar sobre essa flange da Deeptec.
[]'s
Eu comprei estes kit do Coelho, estou esperando chegar pra ver.
assim que chegar começo a mexer no fds. eu acho que as alavancas vao um pouco pra trz, mas acho que da pra remodelar e e melhorar um pouco.
pelo que eu vi, este kit do coelho nao e muito diferendo que o da Deeptec, pelo que note a caixa seca é =, so precisa comprar o disco separado e ver o problema da bucha do volante, acho que vai ter fazer outra.
Assim que estiver rodando eu dou o meu depoimento, ai nao vao poder reclamar mais.
rsrsrs
Milton Quindim
03/11/2009, 20:05
Eu comprei estes kit do Coelho, estou esperando chegar pra ver.
assim que chegar começo a mexer no fds. eu acho que as alavancas vao um pouco pra trz, mas acho que da pra remodelar e e melhorar um pouco.
pelo que eu vi, este kit do coelho nao e muito diferendo que o da Deeptec, pelo que note a caixa seca é =, so precisa comprar o disco separado e ver o problema da bucha do volante, acho que vai ter fazer outra.
Assim que estiver rodando eu dou o meu depoimento, ai nao vao poder reclamar mais.
rsrsrs
O problema não é somente este...a flange do coelho vai depois do trambulador por fora da rabeta da cx chevette, o da deep tec é a capa do trambulador já com o encaixe da reduzida por este motivo fica menor e desta flange eu não escapo tenho de comprar para adaptar a cx chevette na reduzida willys mesmo sendo para usaer com motor opalinha.
E aí, amigos ?
Aguardo um depoimento objetivo de quem tenha colocado caixa de Chevette num Jeep com motor BF-161... um único depoimento chega !
Mas não quem se habilite.
Abraços a todos...
Minha peças chegaram. ja montei a caixa seca. montagem perfeita, otima usinagem do kit do Dirceu.
Agoar estou a procura do disco de embreagem com cubo modificado e bucha do volante. depois vou precisar mandar fazer os cardans, se alguem conhecer alguem que execute estes servicos favor indicar.
Abraços.
Denis,
Acho que você vai encontrar essa parte da embreagem no Garra4x4. Eles vendem essa flange (BF + Clarket) e vem com o disco já modificado. Acho que uma ligação para eles pode resolver esse problema.
[s] indicados,
Continuo na busca das peças, a bucha do volante eu achei um lugar aki no sacomã que eua cho que vende o tarugo de bronze grafitado, ai mando usinar e show de bola..
O disco de embreagem vou pegar no josewal acho que no sabado. e quero pegar tbm o plator de embreagem.
O problema não é somente este...a flange do coelho vai depois do trambulador por fora da rabeta da cx chevette, o da deep tec é a capa do trambulador já com o encaixe da reduzida por este motivo fica menor e desta flange eu não escapo tenho de comprar para adaptar a cx chevette na reduzida willys mesmo sendo para usaer com motor opalinha.
Pelo que percebi a distancia que este kit coloca a reduzida pra traz e muito pouca, cerca de 15 mm. a pior parte e o cambio que fica uns 200 mm pra traz e conseqwuentemente a reduzida vai junto.
mas acho que da pra fazer algum esquema que elas venham mais pre frente.
depois mando mais noticias.
e afinal... alguém jé tem o câmbio do chevette num bf-161 ?
abraços...
É pelo jeito ninguem tem ainda..hehheheheh
A minha flange cambio X Tração ficou assim como na foto...Unindo a flange com o cambio chevete ficou com 28Cm e o cambio original do jeep medem 20Cm então teria q puchar apenas 8Cm pra traz a reduzida!!:concordo:
Milton Quindim
10/11/2009, 22:40
É pelo jeito ninguem tem ainda..hehheheheh
A minha flange cambio X Tração ficou assim como na foto...Unindo a flange com o cambio chevete ficou com 28Cm e o cambio original do jeep medem 20Cm então teria q puchar apenas 8Cm pra traz a reduzida!!:concordo:,
Esta flange é a da deep tec?
Milton essa não é da deep tech não!!:discordo: Meu Vô tem uma metalurgica e eu pedi p ele fazer uma flange pra mim com menor comprimento possivel ai ele teve a ideia de aliminar a rabeta da caixa do chevete e fazer uma nova ja com a espera pra caixa de tração, então ficou bem mais curta q qualquer outra:concordo:
Muito bom , Tchê !
Teu vô é fera !
Quando instalar no Jeep vê se dá um retorno pra gente que quer saber como fica.
Parabéns...
Abraços a todos...
Milton essa não é da deep tech não!!:discordo: Meu Vô tem uma metalurgica e eu pedi p ele fazer uma flange pra mim com menor comprimento possivel ai ele teve a ideia de aliminar a rabeta da caixa do chevete e fazer uma nova ja com a espera pra caixa de tração, então ficou bem mais curta q qualquer outra:concordo:
È o vélhinho é bom mesmo, essa peça ele fez com gosto de Vô pra Néto:concordo: Uma dessas duas caixas ja está rodando no jeep de um amigo com motor AP 1.8 ficou um showwww:palmas:
Foi feito a minha caixa primero(a colorida da foto)ai o meu amigo viu e se apaixonou e encomendou uma pro Vôvo, o jeep dele ja está rodando antes do q o meu!!
abraçoss!!
Cara... quando o teu bf-1616 com cx de chevette começar a rodar... tu manda pra gente os números... Vfinal, consumo... etc. Vai ser a primeira referência de verdade.
Abraços...
ps. se for o caso o vovô aceita encomendas ?
Milton Quindim
11/11/2009, 19:23
È o vélhinho é bom mesmo, essa peça ele fez com gosto de Vô pra Néto:concordo: Uma dessas duas caixas ja está rodando no jeep de um amigo com motor AP 1.8 ficou um showwww:palmas:
Foi feito a minha caixa primero(a colorida da foto)ai o meu amigo viu e se apaixonou e encomendou uma pro Vôvo, o jeep dele ja está rodando antes do q o meu!!
abraçoss!!
Gostei. me diz se foi cortado algum pedaço do entalhado ou se usou o que sobrou para fazer apoio com rolamento na tampa da reduzida. Esta é minha vontade já que sei que o eixo entalhado da cx do chevette não foi projetada para receber forças axiais como a do jipe.
Ahhhh...e pergunta pro seu vozinho se ele faria mais uminha para seu ilustre amigo ...eu, e quanto ele cobraria.
Valeu.
Fabiano Willys CJ5 1959
11/11/2009, 20:01
Peiper,
show de bola essa flange hein, e parábens para o vovô !
No mais, partilho a dúvida do Milton sobre como vc fez a adaptação do entalhado da cx de chevette e a engrenagem da reduzida.
Abraço,
Amigos foi cortado um bom pedaço do entalhado sim e feito uma rosca, e a engrenagem é trocado o centro com a estria do chevete!!:concordo: Se precisar ele faz mais flange com certeza, quando ele fez o segundo cambio(do meu amigo) ele ja deixou umas chapas cortadas pro proximo flange, eu garanti q venderia mais algumas peças:phehehheh
O preço do cambio de chevete 4m revizado com a flange acoplada entalhado cortado com rosca tudo prontinho é de $$800,00
Qualquer duvida estamos as ordens, e tenho várias fotos da flange desmontada e em faze de construção, garanto q é uma ds mais reforçadas do mercado!:concordo:
ops... vamos com calma gente... eu estou na fila... rsrsrs
e quanto seria o preço do câmbio de 5 marhas do chevette com o flnte para o motor e tudo mais o que for necessário, incluindo o flange para a reduzida do Jeep ?
abraços a todos...
Bom pessoal, em primeira mão eu qria fabricar um flange pra caixa de 5M e analizando vimos q a flange iria ficar um pouco mais comprida ai decidi fazer a de 4M e tirei logo da cabeça a de 5M!!:pensativo: Mas como eu ja vi q tem uma turma ai qrendo cambio de 5M vou pedir p vôvo da uma analizada nas possibilidades de fabrica-la..
Acho q converso com ele amanhã mesmo e dependendo ja passo um cambio de 5M p ele começar o trabalho...E tbm ja converso com ele sobre valores,acho q só vai aumentar a diferença ($$) do cambio 4M pro de 5m!
Ah outra coisa eu n tenho a capa seca do wiliis pro cambio chevete, o q eu tenho é a flange do motor AP pro chevete:concordo:,,
abraçosss
qualquer duvida estamos ae
Milton Quindim
12/11/2009, 01:05
Bom pessoal, em primeira mão eu qria fabricar um flange pra caixa de 5M e analizando vimos q a flange iria ficar um pouco mais comprida ai decidi fazer a de 4M e tirei logo da cabeça a de 5M!!:pensativo: Mas como eu ja vi q tem uma turma ai qrendo cambio de 5M vou pedir p vôvo da uma analizada nas possibilidades de fabrica-la..
Acho q converso com ele amanhã mesmo e dependendo ja passo um cambio de 5M p ele começar o trabalho...E tbm ja converso com ele sobre valores,acho q só vai aumentar a diferença ($$) do cambio 4M pro de 5m!
Ah outra coisa eu n tenho a capa seca do wiliis pro cambio chevete, o q eu tenho é a flange do motor AP pro chevete:concordo:,,
abraçosss
A cx eu já tenho gostaria de adquirir apenas a flange da cx para a reduzida.
abraçosss
E entao o seu vovo vai fabricar a dita flange? eu também me interesso comprar uma que dé no cambio de 5 marchas porque no meu caso tem que ter o overdrive
abraços
Pedrão B.
03/02/2010, 00:41
E aí pessoal!
Qual o desfecho desta saga?
[]'s
sonho mesmo seria alguem inventar umas engrenagens para cx de reduzida que tornasse ela 3 pontos: reduzida, no lugar do neutro seria direta e na direta overdrive
Systema,
Isso não seria legal não. Dessa forma dificultaria muito a utilização do guincho mecânico, onde a reduzida fica na posição neutra para que o guincho funcione sozinho, sem a tração.
Aproveitando o gancho, lembro de ter lido aqui no Fórum (só não lembro aonde) que no EUA tem um sistema que você acopla na saída do câmbio (acho) que serve para desmultiplicar as marchas, como se fosse uma reduzida, mas ao inverso. Entretanto lembro que o preço não era nada atraente.
[s]
bajeiro do sul
26/04/2010, 09:06
E entao o seu vovo vai fabricar a dita flange? eu também me interesso comprar uma que dé no cambio de 5 marchas porque no meu caso tem que ter o overdrive
abraços
Amigos
Estou colocando caixa de 5 marchas do chevette na minha rural e vou fazer trilhas com ela, eu mesmo fiz o flange para o BF, custou cerca de R$ 250,00. A alavanca de cambio foi para tras cerca de 5cm (aceitavel). Não usei a de 4 marchas (apesar de ser bem mais barata) porque a ré fica fora do grupo principal, do lado de fora da caixa como um anexo. Na caixa de 5 marchas, a ré é montada junto no grupo das engrenagens principais, diminuindo a possibilidade de falhas
Se quiserem as fotos do flange, me enviem uma MP
abraços
dgalatto
09/06/2010, 09:48
bajeiro, vc tem alguma foto de como ficou essa flange do BF pro cambio do chevette? afinal o que precisa pra instalar o cambio no Beefão... li um monte de coisas e n se chega a lugar nenhum... heheheheh
vc instalou tbem a reduzida???
bajeiro do sul
10/06/2010, 08:49
bajeiro, vc tem alguma foto de como ficou essa flange do BF pro cambio do chevette? afinal o que precisa pra instalar o cambio no Beefão... li um monte de coisas e n se chega a lugar nenhum... heheheheh
vc instalou tbem a reduzida???
Amigo
Instalei a caixa de 5 marchas do chevette (que é a mesma do opala moderno, muda apenas a capa seca), ficou muito bom, me manda seu email por MP que te passo as fotos. Eu fiz o flange, mas depois descobri no MI o mesmo flange de adaptação do motor BF na caixa do chevette por cerca de R$ 250,00 (gastei um pouco mais que isto). Comprei do cara o flange sobrecaixa willys na caixa do chevtte, foi so chegar e instalar. A caixa ficou otima, o primeira é mais curta que do 4 marchas willys, as marchas bem escalonadas e engates como um carro de passeio (chevette ou opala claro), e ainda tem a 5 marcha, ficou muito bom e economica, o BF trabalha sempre em baixa rotação, pra vc ter ideia passo quebra molas em terceira marcha
um abraço
eduardo
bajeiro do sul
09/09/2010, 08:42
Impressões sobre o motor BF e caixa de Chevette 5 marchas
Amigos, muitas coisas foram ditas a respeito desta adaptação, mas nada de concreto em trilhas foi passado.
Posso dizer que fiz varias trilhas pesadíssimas, em varios terrenos, morros, matas, resteva de arroz,água funda, e tb travessias longas, de 10 a 15 minutos com o pé colado no fundo, se tirasse ficava atolado. Digo pra vcs, a caixa se comportou muito bem, a primeira é bem curta, ajuda na falta de força do motor BF, o engate da ré no meio do barro e posterior engate da primeira foi muito macia e precisa, sem solavancos, e o melhor de tudo, cheguei em casa de volta com a caixa intacta, sem nenhum problema, e olha que fui puxado diversas vezes mesmo por trator, dando o conhecido tranco para desatolar e inclusive puxei muita gente tb com o tranco, senão não desatolava e a caixa se comportou bem.
Bem, quiz deixar pra vcs minha experiência do uso desta adaptação que parece meio bisonha , mas que no final é muito boa
Abraços
Amigo
Instalei a caixa de 5 marchas do chevette (que é a mesma do opala moderno, muda apenas a capa seca), ficou muito bom, me manda seu email por MP que te passo as fotos. Eu fiz o flange, mas depois descobri no MI o mesmo flange de adaptação do motor BF na caixa do chevette por cerca de R$ 250,00 (gastei um pouco mais que isto). Comprei do cara o flange sobrecaixa willys na caixa do chevtte, foi so chegar e instalar. A caixa ficou otima, o primeira é mais curta que do 4 marchas willys, as marchas bem escalonadas e engates como um carro de passeio (chevette ou opala claro), e ainda tem a 5 marcha, ficou muito bom e economica, o BF trabalha sempre em baixa rotação, pra vc ter ideia passo quebra molas em terceira marcha
um abraço
eduardo
dgalatto
09/09/2010, 09:26
realmente deixa o cara com uma coçera pra colocar uma cx dessas no beefão... o meu problema acredito que vá ser as alavancas da reduzida.. pois meu jeep tem cx de ferramentas embaixo do banco..... a n ser q faça uma curva e deixe as alavancas na posição original sem precisar cortar nada...... mas já estou em busca de uma cx do cheva..
valeu eduardo! obrigado pela info do uso da cx!!!!
bajeiro do sul
09/09/2010, 10:41
realmente deixa o cara com uma coçera pra colocar uma cx dessas no beefão... o meu problema acredito que vá ser as alavancas da reduzida.. pois meu jeep tem cx de ferramentas embaixo do banco..... a n ser q faça uma curva e deixe as alavancas na posição original sem precisar cortar nada...... mas já estou em busca de uma cx do cheva..
valeu eduardo! obrigado pela info do uso da cx!!!!
dgalato
realmente não tive este problema das alavancas pois se trata de uma raral e não um jeep, portanto o espaço não foi problema, mas acho que no jeep ficaria proximo ao banco mas ainda possivel de colocar se , como vc diz, entortar um pouquinho a alavanca. se vc for comprar caixa, de preferencia pela caixa do chevette 5 marchas, que são dos ultimos chevettes, é muito bom ter uma caixa de 5 marchas com o BF, vc vai a 80 por hora com rotação muito baixa, além da marcha ré ser montada junto com as engrenagens do grupo principal, deixando menos passivel de problemas. no quatro marchas a ré é montada fora do eixo principal
abraços
tenho em meu cj5 um sistema com motor ap e caixa de chevete. nao quero mais nem ouvir falar da caixa de marcha original. só tive vantangens com a adaptação.
bajeiro do sul
13/09/2010, 08:53
tenho em meu cj5 um sistema com motor ap e caixa de chevete. nao quero mais nem ouvir falar da caixa de marcha original. só tive vantangens com a adaptação.
um amigo que estava comigo, tinha esta mesma configuração, caixa de chevette e motor AP, fica o máximo
Como ficou a posição da alavanca do câmbio ?
Você gostou ?
Abraços.
Ian Jeep
13/09/2010, 19:02
Você gostou ?
Abraços.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=235855&d=1279926991
Ai vai uma foto da alavanca do cambio sem as alavancas da t-case!
ficou no mesmo lugar quase da original!
:concordo:
Denis Takashi
13/09/2010, 22:43
Você gostou ?
Abraços.
Mas qual seria o problema com a alavanca de cambio ??? Ela pode ficar onde for, é só dar umas encurvadas nela que " Fica 10 patrão"
No geral, as alavanca sempre vem mais para trás do que no sistema original ( Nos cambios originais a alavanca vai "em cima" do cambio, ao passo que nos chevettes ela vai lá atrás), algo em torno de 20 cm .... Pra mim fica bom, pois com a alavanca mais próximo do banco, a troca fica mais fácil e rápida...
Abraço
meu caro takashi... trata-se de um questão psicológica minha.
você é muito novo para entender. mas obrigado pela ajuda.
abraços.
Mas qual seria o problema com a alavanca de cambio ??? Ela pode ficar onde for, é só dar umas encurvadas nela que " Fica 10 patrão"
No geral, as alavanca sempre vem mais para trás do que no sistema original ( Nos cambios originais a alavanca vai "em cima" do cambio, ao passo que nos chevettes ela vai lá atrás), algo em torno de 20 cm .... Pra mim fica bom, pois com a alavanca mais próximo do banco, a troca fica mais fácil e rápida...
Abraço
Denis Takashi
15/09/2010, 21:33
meu caro takashi... trata-se de um questão psicológica minha.
você é muito novo para entender. mas obrigado pela ajuda.
abraços.
Que bom então que continuarei sem entender, pois de mecanica até que manjo, porém psicologia não é o meu forte...
para todos os efeitos quis apenas responder sua pergunta, salientando que apesar da alavanca vir para trás, existem maneiras de contornar este inconveniente.
Abraço
marcelo_michelin74
16/09/2010, 09:29
Galera, apenas uma dica: se forem instalar o câmbio do chevette no motor BF ou no motor GM, por favor, utilizem somente o câmbio de 05 marchas (de 1980 pra frente...se for do chevette junior melhor ainda).
Câmbio de 04 marchas o pessoal tá pagando para tirar...valeu...:concordo:
Rogério Barthy
16/09/2010, 12:54
Qual seria o problema com o câmbio de 4 marchas ???
bajeiro do sul
16/09/2010, 15:38
Galera, apenas uma dica: se forem instalar o câmbio do chevette no motor BF ou no motor GM, por favor, utilizem somente o câmbio de 05 marchas (de 1980 pra frente...se for do chevette junior melhor ainda).
Câmbio de 04 marchas o pessoal tá pagando para tirar...valeu...:concordo:
Me falaram isto quando fui colocar o meu de 5 marchas. Nos de 4 marchas, a ré é colocada ao lado de fora do sistema, causando alguns enroscos as vezes. No 5 marchas a re é montada junto no conjunto principal de engrenagens, portanto menos possibilidade de acontecer algum problema
Abraços
Qual seria o preço deste kit hoje?
Amigos foi cortado um bom pedaço do entalhado sim e feito uma rosca, e a engrenagem é trocado o centro com a estria do chevete!!:concordo: Se precisar ele faz mais flange com certeza, quando ele fez o segundo cambio(do meu amigo) ele ja deixou umas chapas cortadas pro proximo flange, eu garanti q venderia mais algumas peças:phehehheh
O preço do cambio de chevete 4m revizado com a flange acoplada entalhado cortado com rosca tudo prontinho é de $$800,00
Qualquer duvida estamos as ordens, e tenho várias fotos da flange desmontada e em faze de construção, garanto q é uma ds mais reforçadas do mercado!:concordo:
squinzani
15/04/2015, 11:37
Dinarte, vc respondeu a pergunta acima...
porém ali é cambio 4M de chev...
e se fosse um cambio 5M do chev junior????
capa seca + cambio + flange da caixa p/ reduzida + peças necessárias para acoplar no BFão (eixo piloto, embreagem.. e outras coisas mais)... enfim um kit pronto, só chegar e instalar.
tem preço?
Dig@sFisio
02/08/2015, 23:06
Olá galera, mais novato no pedaço... Estou aqui nessa saga de conseguir essa bendita adaptação... Quem tiver um passo a passo daqueles pra "LOIRA ENTENDER" agradeco pois quero fazer eu mesmo... Abraço edgar_fisio@hotmail.com
Dig@sFisio
02/08/2015, 23:10
Amigo
um abraço
eduardo
Por gentileza me envie o passo a passo dessa adptação... edgar_fisio@hotmail.com
marcos antonio mendes
26/09/2015, 16:49
Caros colegas,
tenho alugumas duvidas quanto esta adptação:
Qual kit de embreagem utilizar willys ou chevette
tenho que adaptar o eixo piloto ou kit já faz o acoplamento
marcos antonio mendes
26/09/2015, 16:59
boa tarde colega
minha duvida este kit pronto do cambio do chevette para o bf 161 é som encaixar ou tem que adaptar o eixo piloto, e qual kit embreagem utiliza willys ou chevette