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Ver Versão Completa : Vitara não pega depois do lava a jato



delboni
08/01/2009, 09:29
Bom dia pessoal! Venho novamente solicitar a ajuda dos amigos do Fórum.

Comprei um Vitara recentemente e nas duas vezes que levei ao lava a jato, não consegui ligar a viatura logo após a limpeza. Não estou falando de lavar o cofre do motor, e sim lavagem normal com mangueira e compressor. Não dá nem pra culpar o lavador, pois estava presente e acompanhei todo o processo.

Quando viro a chave, o motor de arranque funciona, mas o motor não pega. As vezes gira algumas vezes mas não pega, ou pega brevemente e morre. Posso estar falando bobagem, mas parece afogado. O interessante é que após uma meia hora, depois que "algo" seca, ele liga normalmente.

Alguém já passou por isso ou pode dar alguma dica?

Um abraço!

billj
08/01/2009, 09:36
Tire a tampa do distribuidor, tem humidade lá dentro. Passe um pano e dá um jato de WD-40.

Abraços,

Bill

joão k. chikui
08/01/2009, 13:08
X2 !!!
Ou protege antes de lavar

delboni
08/01/2009, 14:29
Vou verificar o distribuidor, mas em nenhuma das vezes foi água diretamente no cofre do motor, por cima, apenas por baixo ao tirar o barro do chassi.

billj
08/01/2009, 14:39
Chegou com o carro quente no lava rápido e meteu água direto, certo??? Humidade no distribuidor.........

Abraços,

Bill

ANDRÉHUFF
08/01/2009, 15:17
Tive um 4x4 que quando chovia ele começava falhar, e morria e ai tinha de esperar um puta tempo pro bicho pegar de novo, na primeira vez que aconteceu isso fui seco no distribuidor, taquei WD e nada do danado pegar, isso se repetiu um monte de vezes até que um dia voltando pra minha cidade choveu e o danado começou a falhar, parei num posto de beira de estrada e um misto de borracheiro com mecanico que tinha la, viu meu perereco me falou se não funciona com o WD não é o distribuidor, é cabo de vela, foi no fundo da borracharia e pegou um cabos de um Corcel todo fudido trocou todos menos o da bobina que não deu no tamanho e o danado não pegou do mesmo jeito ai ele voltou meus cabos e improvisando com o cabo de vela maior trocou o da bobina e Voila o danado pegou bunitinhu, era a p#$$@ do cado da bobina.:parede::parede::parede::shock::shock::shoc k:

nagata
09/01/2009, 09:42
Como o Bill falou + aproveita e verifica se a chupeta do cabo de vela não está molhado, tinha um vitara 16V que toda vez era o mesmo problema,troquei os cabos por cabos accell de 8,00mm e vedei com silicone os cabos e pra ajudar coloquei uma mangueira no suspiro na tampa do distribuidor e coloquei comprida e virada pra baixo próximo da bateria.

Espero ter ajudado.

[]'s

EduPuga
09/01/2009, 15:23
Verifique também os encaixes eletricos dos bicos

delboni
12/01/2009, 08:37
Obrigado pela ajuda pessoal!

gpereira
12/01/2009, 12:23
Delboni, meu problema é um pouco diferente...o meu carro as vezes simplismente se recusa a ligar!! independente de lava-lo ou não....essa semana vou atras de descobrir isso se por acaso eu descobrir algo que sirva para o seu caso eu edntro em contato!! abraços

Renato Adolfo
13/01/2009, 11:06
Galera tenho um vitara ano 97 automatico as vezes apresentava o problema acima citado, quando chovia e qdo funcionava de manha, tinha um cabo de vela queimado, troquei o cabo e agora ta extra:concordo::concordo:.

Valdão
13/01/2009, 18:43
Tenho um 97 3p e tá acontecendo a mesma coisa pela segunda vez. Mandei lavar só por baixo, sem motor, na primeira vez, depois de algum tempo pegou mas hoje ele vai posar no lava jato pq não pegou.
Foi passado ar nos cabos de vela, distribuidor (Que são novinhos) e nada. Vou esperar até amanhã pra ver...

Valdão
14/10/2009, 20:28
Pessoal, preciso de ajuda... 9 meses depois do post acima ainda não consegui resolver.
Quando mandava lavar o carro por baixo ele já não pegava, aí coloquei uma luva no distribuidor e aparentemente resolveu, mas só quando lavo o carro só por baixo e sem motor, quando mando lavar o motor o problema continua, não pega nem a pau e no dia seguinte é só dar a partida que pega na lenta e fica normal.
Que zica será essa?

MRaizer
16/10/2009, 10:46
Alguma vedação fu... Até pq esse povo de lava-jato nem sempre sabe limpar o motor.

Cacá
16/10/2009, 15:57
Provavelmente esta aterrando a bobina, quando a agua evapora - ou no dia seguinte - o problema some. O cabo que entra na bobina esta com a camisinha ou so tem o cabo Valdao?

:concordo:

Valdão
17/10/2009, 22:07
Cacá,

No vitara 97 a bobina é acoplada ao distribuidor, está tudo encamisado por uma luva de borracha e assim mesmo lavou fu.....

vid@_m@ns@
17/10/2009, 23:07
Valdão,

No meu vitara coloquei a luva ficou bem isolado, mas acho que, com o tempo de uso as peças internas vão se gastando mais rápido por conta da elevação da temperatura nestas partes (rotor e distribuidor).
Hoje, retirei a luva e fiz o isolsmento com silicone em todos os conectores( bobina, modulo de ignição detre outras peças) inclusive nos cabos de vela e nunca tive problemas com poças, travessias de rios, corregos e nem com lavagens.
Tambem vale a pena verivicar os conectores, pra ver se tem algum oxidado ou folgado antes de vedar com silicone.
Quando vc fizer este teste, por favor não deixe de comenta-lo, mesmo que seja negativamente, pois ajuda a outras pessoas a sairem de situações parecidas.


Grande Abraço!


Cacá,

No vitara 97 a bobina é acoplada ao distribuidor, está tudo encamisado por uma luva de borracha e assim mesmo lavou fu.....

Cacá
18/10/2009, 20:10
Cacá,

No vitara 97 a bobina é acoplada ao distribuidor, está tudo encamisado por uma luva de borracha e assim mesmo lavou fu.....

Valdão, tem corta-corrente? Pode ser que exista um corta corrente de aterramento na bobiina, normalmente usa-se uma chavinha H-H. Se ela enche de água fecha o aterramento e nao pega, é como se o corta-corrente estivesse acionado.
:concordo:

Valdão
19/10/2009, 09:09
Isso não observei, vo verificar.

Abraço!!

rogeriomasih
19/10/2009, 10:17
Está com cara de problema elétrico.

O que EU faria no momento que o carro não pegar:

1. Verificar se está chegando faísca da bobina para o distribuidor (desconectar o cabo da bobina e direcioná-lo para alguma parte metálica da carroceria - longe da tubulação de combustível);

2. Caso a faísca não chegue, é problema na bobina ou cabo da bobina;

3. Caso chegue, eu faria um teste similar para cada um dos cabos que sai do distribuidor para as velas. Neste caso, eu desligaria o cabo da tampa do distribuidor (com um alicate para não levar choque) e daria a partida para ver se o distribuidor está enviando corrente para os cabos.

4. Se não chegar corrente, ou chegar de maneira irregular, o problema está no distribuidor / tampa do distribuidor, que pode ser desde uma simples umidade até um problema um pouco maior, como a tampa rachada ou rotor com problema(este carro tem rotor, não tem?);

5. Se tudo estivesse correto até aí, faria o teste para verificar se está chegando corrente nas velas, ou seja, se o cabo está bom.



Apesar de tudo isso, em função da forma como o defeito aparece, vou concordar com a opinião dos colegas: acho que o problema está no aterramento da bobina, que fica sem corrente ao molhar a carroceria.

seria possível ligar o aterramento da bobina direto da bateria somente para realizar alguns testes?

Valdão
19/10/2009, 21:11
Rogério, agradeço as dicas mas os Vitara 96 e 97 tem a bobina acoplada ao distribuidor, ou seja, não tem cabo e a tampa do distribuidor só tem 4 encaixes, para os cabos de vela.
Tampa e cabos são novos, acho que pode ser o aterramento mesmo mas ainda não consegui verificar.