Ver Versão Completa : Calço nas borrachas da barra estabilizadora da Ranger!!??
TylerNTL
06/01/2009, 12:06
Ontem fui trocar as borrachas da barra estabilizadora da minha Ranger, a do lado do motorista estava estourada e como são da mesma idade aproveitei para trocar as duas.
O estranho é que quando fui desencaixar a borracha caiu uma chapinha de metal que estava entre a borracha e o chassis (vide retângulo vermelho na figura abaixo) ela tinha 2,5 x 8 cm e estava dobrada ao meio resultando em 2,5x4x0,1 cm, aproximadamente. Quando tirei a borracha do lado do passageiro lá estava a mesma chapinha!!!
1ª coisa que fiz foi consultar o catálogo de peças e ver se estas chapinhas aparecem. Não aparecem!
Por que o "profissional" que trocou estas borrachas da última vez iria ter o trabalho de colocar uns pedaços de metal entre as borrachas e o chassis se as borrachas são perfeitamente ajustadas?
Alguém já observou se existem estas chapinhas em outras Rangers?
TylerNTL
06/01/2009, 12:08
Esqueci da figura!
Allan Nielsen
06/01/2009, 12:19
Thelmo,
será que ele trocou as borrachas? ou simplesmente colocou estes calços para compensar o "emagrecimento" da bucha por desgaste. Este é um artificio muito comum quando não temos as buchas, mas normalmente é feito com pedaços de camara de ar grossa.
abs
Troquei essas buchas faz alguns meses. As antigas eram originais e não havia calço algum.
O comentário do Allan faz sentido. :-(
[]'s
Pequeno jr
06/01/2009, 17:14
Troquei essas buchas faz alguns meses. As antigas eram originais e não havia calço algum.
O comentário do Allan faz sentido. :-(
[]'s
X2 !!
Não me recordo de ter isso ai não.
Walter L. L. Casitta
06/01/2009, 18:31
A minha tem isso aí também.
dudas_308w
07/01/2009, 12:24
Se a do Walter tem a tal chapa, podemos estar diante de um lote de peças diferente. Alguma solução tropical que nao foi repassada a documentação do carro.
Vou ver as minhas para alimentar a discussao..rs.rs..
Isso está me parecendo um calço para ajustar as borrachas sem ter que trocá-las.
Abs.
TylerNTL
07/01/2009, 19:51
O pior é que é um calço sem futuro, não tem mais de 1mm de espessura!, e fica praticamente "enterrado" na borracha.
Anthoniusnikos
10/01/2009, 21:06
Já troquei as minhas, originais R$ 75,00 cada (Um roubo!), e é borracha pura. O único metal é a presilha do calço, que na foto é de n. 19.
Porkânico na para... !!!
Abraços
Anthon
Edintruder
10/01/2009, 21:40
Na minha eu coloquei calços de borracha. Fiz isso para apertar as buchas originais. Quando fui comprar não tinham à venda aqui na minha cidade e coloquei duas solinhas de cada lado entre a borracha e o chassis para apertar a bucha. Está assim já faz mais de um ano e a bucha continua justinha.
Uma coisa interessante, a minha Ranger está com o diferencial traseiro dana, mesmo sendo 2.5, está com dana e relação igual ao Visteon. Comprei com 43.000km de único dono. O mais interessante é que já vi outra Ranger também 2.5 com o diferencial traseiro dana. Acredito que pode ter sofrido alteração no final dos lotes das 2.5. A minha Ranger foi produzida e montada em Agosto de 2001 com número de série do chassis 233.440. Na mesma época já estavam em produção as 2.8 como 2001/2002.
Eu estou com a convicção que existem diferenças pequenas nas produções em série da linha da Ford, pois se olhar no catálogo Ford, algumas peças sofrem alterações no meio do ano e essas pequenas alterações também atinge a linha de montagem no decorrer da Produção. Notei isso quando comprei os retentores da Direção Hidráulica e os retentores sofreram 3 alterações desde 1998 até hoje, sendo que a carcaça do setor é a mesma e os retentores que comprei são diferentes dos que saíram do setor, porém se encaixam perfeitamente também. É só exemplo. Talvez tenha tido essa chapinha em algum momento da linha de montagem...
Anthoniusnikos
10/01/2009, 22:07
Me parece que até 2001, eram Visteon. Então a série da sua Ranger deve ter recebido os primeiros DANA 44-3. É isso mesmo?
Abração
Anthon
Edintruder
10/01/2009, 22:53
É o que eu ando achando...
Só conseguiria ter certeza se alguém tiver alguma ranger 01/01 com número de série próximo ao da minha com o diferencial Dana, o que eu não faço idéia se tem. A Ranger que vi estava em um estacionamento e não me liguei em ver a série gravada nos vidros.
leobnaval
11/01/2009, 11:59
Isto ocorre em todas as marcas e modelos de automovéis pode ver que no manual diz algo do tipo " reserva-se o direio de alterar as especificações e características de seus produtos sem prévio aviso"
Abraços, Leo
TylerNTL
11/01/2009, 23:48
A minha é 208.826. Qual o macete para descobrir se meu diferencial é Visteon ou Dana ?
É o que eu ando achando...
Só conseguiria ter certeza se alguém tiver alguma ranger 01/01 com número de série próximo ao da minha com o diferencial Dana, o que eu não faço idéia se tem. A Ranger que vi estava em um estacionamento e não me liguei em ver a série gravada nos vidros.
Edin, a Natasha é 2001/2001, me fala qual número e onde está localizado na viatura que eu verifico para você.
Abraços.
Edintruder
12/01/2009, 22:54
olha os 6 últimos números nas sequência de gravações do chassis. Nos docs, ou nos vidros. Essa é a sequência de número de série.
Anthoniusnikos
12/01/2009, 23:21
Uma 2000 é 121500 Visteon.
Edintruder
13/01/2009, 13:40
O diferencial Visteon é simétrico ao olhar de trás. A tampa e os parafusos são bem simétricos, o dana o lado direito é diferente do esquerdo.
Repare em uma 2002 em diante que com certeza é Dana e compare com a tua.
TylerNTL
13/01/2009, 14:39
Então eu sou um feliz proprietário de uma Ranger 2001 com diferencial Dana!
Isso é melhor ou pior que ser o feliz proprietário de uma Ranger com diferencial Visteon?
olha os 6 últimos números nas sequência de gravações do chassis. Nos docs, ou nos vidros. Essa é a sequência de número de série.
Edin,
final do chassi: 216266. É isto?
Abraços.
Walter L. L. Casitta
13/01/2009, 16:16
Edin,
final do chassi: 216266. É isto?
Abraços.
O número que vem nos vidros não é o número do chassi não. Aquele número do vidro é um código secreto da Ford. Só a Ford consegue identificar o número do chassi por ele ou pelo menos é assim na VW
Se quizerem saber a data de fabricação da Ranger me passem no número do chass.
O número que vem nos vidros não é o número do chassi não. Aquele número do vidro é um código secreto da Ford. Só a Ford consegue identificar o número do chassi por ele ou pelo menos é assim na VW
Se quizerem saber a data de fabricação da Ranger me passem no número do chass.
Walter, guarda aí no teu banco de dados :mrgreen:: acabei de chegar da garagem onde está a Natasha - número gravado nos vidros = *1J216266*, ou seja, mesmo número do chassi.:concordo:
Abraços.
O número dos vidros é a parte final do número do chassis. A figura abaixo mostra o que cada algarismo significa:
http://tudosobreseguranca.com.br/portal/images/stories/consumidor05.gif
E este site faz a identificação do veículo a partir do número do chassis: http://www.analogx.com/cgi-bin/cgivin.exe
Walter L. L. Casitta
13/01/2009, 20:45
O número dos vidros é a parte final do número do chassis. A figura abaixo mostra o que cada algarismo significa:
http://tudosobreseguranca.com.br/portal/images/stories/consumidor05.gif
E este site faz a identificação do veículo a partir do número do chassis: [/URL][url]http://www.analogx.com/cgi-bin/cgivin.exe (http://www.analogx.com/cgi-bin/cgivin.exe)
Com o catálogo de peças Ford é bem mais fácil...
O número dos vidros é a parte final do número do chassis. A figura abaixo mostra o que cada algarismo significa:
http://tudosobreseguranca.com.br/portal/images/stories/consumidor05.gif
E este site faz a identificação do veículo a partir do número do chassis: http://www.analogx.com/cgi-bin/cgivin.exe (http://www.analogx.com/cgi-bin/cgivin.exe)
Tem alguma coisa que não bate: se 9 é a região e "B" o país de origem, como explicar o início da numeração do chassi da Ranger: "8AF" - onde 8 ???, "A" Argentina" e "F" Ford. :pensativo::pensativo::pensativo:
Na verdade os algarismos 1 e 2 identificam o país, e o 2 e 3 identificam o fabricante, a imagem acima retirei de uma reportagem da QuatroRodas, achei que estivesse correta... :-(
Este site faz a identificação para você, basta digitar o número do chassis: http://www.analogx.com/CONTENTS/vinview.htm
Algumas tabelas de ano, fabricantes e plantas de fabricação: http://www.angelfire.com/ca/TORONTO/VIN/VINcode.html
[]'s
Walter L. L. Casitta
14/01/2009, 15:39
Na verdade os algarismos 1 e 2 identificam o país, e o 2 e 3 identificam o fabricante, a imagem acima retirei de uma reportagem da QuatroRodas, achei que estivesse correta... :-(
Este site faz a identificação para você, basta digitar o número do chassis: [/URL]http://www.analogx.com/CONTENTS/vinview.htm (http://www.analogx.com/CONTENTS/vinview.htm)
Algumas tabelas de ano, fabricantes e plantas de fabricação: [url]http://www.angelfire.com/ca/TORONTO/VIN/VINcode.html (http://www.angelfire.com/ca/TORONTO/VIN/VINcode.html)
[]'s
Vejam como fica no catálogo de peças...
http://img181.imageshack.us/img181/268/vinrq4.gif
Tá certo Walter, mas, obviamente, a partir deste catálogo vale somente para veículos Ford.
[]'s
TylerNTL
14/01/2009, 22:28
Walter,
Este seu catálogo tem peças das viaturas mais antigas?
Onde vc consegui?
Eu tenho um que deve ser de 2005. Vc conhece? Desconsiderando as peças das viatuas mais novas (que não me interessam pq a minha será 2001 por um bom tempo_)ele tem alguma melhoria comparada com o 2005?
Walter L. L. Casitta
14/01/2009, 22:32
Walter,
Este seu catálogo tem peças das viaturas mais antigas?
Onde vc consegui?
Eu tenho um que deve ser de 2005. Vc conhece? Desconsiderando as peças das viatuas mais novas (que não me interessam pq a minha será 2001 por um bom tempo_)ele tem alguma melhoria comparada com o 2005?
É vendido nas concessionárias e sai um novo a cada 6 meses. Já existe um mais novo que esse aí. Ele é bem melhor que os anteriores mesmo pra que tem Ranger 2001
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