Ver Versão Completa : Considerações para adaptação de filtro de ar
Paulo_CW
05/01/2009, 13:27
Pessoal...
Estou querendo fazer uma adaptação para instalação de um novo modelo de filtro de ar + caixa do filtro em minha Pajero V6...
O motivo é q a caixa do filtro de ar da minha Pajero esta trincada pois com a adaptação do GNV q inclui mais uma peça na mangueira do ar força demais a caixa de ar fazendo ela rachar em varias partes pois fica sem folga...
A idéia de fazer a adaptação e pq antes de nada, jipeiro gosta de quebrar a cabeça em aperfeiçoamentos..hehehe... e esta caixa de ar original é muito difícil de encontrar além claro do seu valor... e aproveito assim já para por algo mais parrudo q a original e q agüente melhor os trancos de trilhas e com uso de filtro mais barato q o original...
Bom... q devo considerar para fazer esta adaptação... pois levando em conta o volume de ar dentro da caixa e o tamanho do filtro original mais o diâmetro da mangueira de ar... penso q a caixa de ar + filtro da S10 2.2 mod. 2000 ou da kombi de 97 pra cima (mod. redondo) deve servir, porém já vi ouvi jipeiros q adaptaram a mesma em CJ-5 e acharam muito restrito...
Outro problema é o espaço disponível, muito pouco para poder por filtros maiores q este se serião bem melhor...
Alguma luz ae....
Paulo_CW
05/01/2009, 13:31
Seguem as fotos da caixa do filtro de ar original.... vejam q é relativamente pequeno o volume de ar nela... o filtro de ar tem 21x21x3cm...
Já o filtro de ar da S10 2.2 ou Kombi q tbm segue a foto... tem diâmetro ext. 13cm, diâmetro int 8cm e comprimento de 32cm...
Pelo fato deste filtro ser redondo, tbm pensei na idéia de fabricar uma caixa de ar para ele... assim a saída eu já faço direcionada para o lugar certo do snorkel...
Alguma idédia de como calcular vazão, fluxo, ou sei lá q mais???
Elmer_Jeep
05/01/2009, 17:36
Qual a litragem do seu motor ?
Pergunto isso porque a Camper do Loras tem um GM250 4.1 e o filtro de ar é esse mesmo da S10, tem dado conta do recado perfeitamente.
[]'s
Paulo_CW
06/01/2009, 10:06
Elmer...
A minha é uma V6 3000 (2972cc)...
Poxa... se ta dando conta de um motor 4.1, cuja a cc é bem maior, acredito num ter problemas...
Tive esta desconfiaça por ler em algum tópico aqui sobre jeep com este filtro cujo o dono comentou ficar restrito... estranhei, massssss.....
Elmer...
A minha é uma V6 3000 (2972cc)...
Poxa... se ta dando conta de um motor 4.1, cuja a cc é bem maior, acredito num ter problemas...
Tive esta desconfiaça por ler em algum tópico aqui sobre jeep com este filtro cujo o dono comentou ficar restrito... estranhei, massssss.....
Não deve ter nenhum problema não.
Digo isso considerando que o filtro original q tem 21x21cm, ou seja, uma área de 441cm2 e o filtro q vc quer instalar tem diâmetro interno de 8cm q dá um comprimento de circunferência de 25,1cm, q vezes o comprimento de 32cm... ou seja, terá área de 800cm2 q é praticamente 2 vezes maior q a área de filtragem do original...
Quando tinha Samurai, instalei o filtro redondo do Uno (ou Elba ou Premio)...pq o original quebrou devido a trepidação e fiz isso levando em conta esta mesma regra q citei sendo q não tive problemas de restrição.
Paulo_CW
06/01/2009, 17:28
Não deve ter nenhum problema não.
Digo isso considerando que o filtro original q tem 21x21cm, ou seja, uma área de 441cm2 e o filtro q vc quer instalar tem diâmetro interno de 8cm q dá um comprimento de circunferência de 25,1cm, q vezes o comprimento de 32cm... ou seja, terá área de 800cm2 q é praticamente 2 vezes maior q a área de filtragem do original...
Foi exatamente estes fatos q eu considerei.
Mas como nem toda teoria se aplica na prática... quero saber se existe alguma implicação a mais nesta modificação...
Outra dúvida é se essa adaptação interfere alguma coisa no sensor de fluxo de ar???
fernandão
06/01/2009, 19:51
ja instalamos aqui o filtro do tempra e ele tem dado conta do 4.1
tai mais um pra vc olhar ele é fino e bem comprido as vezes facilita a adpatação
[]´s palpiteiros
Paulo_CW
07/01/2009, 08:15
ja instalamos aqui o filtro do tempra e ele tem dado conta do 4.1
tai mais um pra vc olhar ele é fino e bem comprido as vezes facilita a adpatação
[]´s palpiteiros
Valeu...:concordo:
Eu realmente num tinha pensado nele.... vou dar uma pesquisada tbm para ver qual se adapta melhor ao espaço...
Elmer_Jeep
19/01/2009, 10:21
Semana passada recondicionamos um mwm sprint 4 cilindros de um troller daí tirei umas fotos do filtro de ar pois pode servir pra vc, na primeira foto tem o código da carcaça e dos elementos. Comprei os elementos e na aplicação consta como sendo da Silverado mwm diesel, lembrando que o motor da silverado é 4.2cc e 6 bocas.
A segunda foto nao ficou muito legal pq foram tiradas no celular mas acho que ajuda.
[]'s
Paulo_CW
19/01/2009, 10:36
Valeu Mesmo Elmer.... essas fotos com a trena ajudam D+... ajuda profissional...:concordo:
Ainda estou na luta com isso... só tenho percebido q a caixa de ar de S10/ Kombi Clipper são artigos raros nos FV... tbm tô na maior falta de tempo pra correr... encontrei do tempra idicada aqui, mas o elemento filtrante tem diâmetro menor q complica um pouco a adaptação... tenho q levar em conta o módulo medidor de ar q vai na saída da caixa de ar q da Pajero é um trambolho....
Agora tbm vou dar uma pesquisada nessa...:concordo: