Ver Versão Completa : temperatura do motor da band.(com ar-condicionado)
Daniel Gomes
04/01/2009, 20:59
Pessoal recentiemnte fiz uma viagem longa e por ter colocado ar-condicionado na minha band. recentemente também percebi que antes a temperatura não saia dos 80ºC( meio do painel só quando eu pegava subida e forçava, voltei ontem do RIo de Janeio e percebi que ao ligar o Ar e manter o giro em 2600 RPM a temperatura sobe mesmo ligando a ventuinha auxiliar do condençador, o ponteiro chega no início do vermelho no painel ou seja , limite ..
percebi também que dali a temperatura não sai porém não abaixa também, só desligando o ar e andando alguns KM...ele volkta para o meio...
eu cheguei a ver no manual que a temperatura normal das Band. é entre 80 e 95ºC, agora ver onde é 95ºC no painel eu não consigo saber ...rs...
Guiga Tostes
04/01/2009, 22:05
Fala Daniel, blz?
Verifique a se sua valvula termostática está em ordem...
Ah, algumas perguntas:
1 - Esta foi a sua 1a. viagem mais longa após turbinar e alongar?
2 - A temperatura voltava ao normal nas retas e descidas?
3 - Os períodos de "pé embaixo" durante o trajeto foram longos?
Abrs e vamos marcar um Pacá!!
Daniel Gomes
05/01/2009, 20:12
fal Guilherme beleza, precisamos mesmo marcar um PACA, é só falar..
1-então viagem longa realmente foi a primeira
2- a temperatura volta apra o normal, ( ponteria no meio do painel), sempre que desligo o ar-condicionado.
3- viajei mantendo 110 / 120 km/h, rotação 2500/2600 RPM.
sempre o meu ponterio quando viajava, ficava no meio só quando forçava ele subia um pouco, mas agora , ligando o ar fica com o ponteiro no início da escala vermelha e é só desligar que volta, isso eu já imaginava, mas como coloquei um ventuinha monstro na frente do radiado do ar-condicionado (condensador), achei que não teria problemas..
file:///C:/Temp/moz-screenshot-2.jpgo final da escala de temperatura é 120ºC,
file:///C:/Temp/moz-screenshot.jpgfile:///C:/Temp/moz-screenshot-1.jpg
Guiga Tostes
06/01/2009, 19:43
Daniel,
verifique a valvula termostática, e se o manometro está medindo corretamente.. e por fim a parte elétrica, pois isso tb pode gerar oscilações no ponteiro.
Abrs
elmestizo
06/01/2009, 23:04
Já tive band 14b turbinado e a/c e om-364 turbinado e a/c, om-364 e a/c e nunca tive problemas com temperatura!
abrass
Daniel Gomes
20/01/2009, 14:46
Bem pessoal acabei de chegar de uma viagem com ela e lá se foram +/- 1700 KM rodados sem problemas, oque eu percebi na temperatura foi que quando estou em regime de 110/120 KM/h, com a turbina em funcionamento com uns 0,4 BAr de pressão o intercooler está vazendo a sua função e é visivel que o carro esquenta e é só tirar um pouco o pe e a pressão abaixar , que a temperatura também abaixa, isso tudo sem ligar o ar- condicionado, percebi isso apenas em estrada com regime de velocidade constante, aqui dentro de São Paulo, posso fazer oque eu quiser que a temperatura não sobe, não sai do meio o ponteiro....acabei colocando outro relógio de temperatura, agora estou com o original e com um cronomac, utilizando duas cebolinhas após mais uma adaptação e eles estão batendo a mesma temperatura.
a temperatura fica em média de 95ºC o limite dela.
Gostaria de saber se alguém aqui já fez viagem longa e percebeu isso com a pressão constante se a temperatura sobe...acho que terei que colocar outro radiador um pouco maior, não vejo outra solução...
antes não tinha nada na frente do meu radiador de aguá agora tenho o intercooler e o condensados do ar- condicionado, quando instalei tentei de tudo para muydar a ordem colocando o condensador entreo radiador e o intercooler mas não teve jeito.
Guiga Tostes
20/01/2009, 15:21
Fala Daniel,
eu tb(sem ar cond) percebo o aumento de temperatura qdo a turbina e mais exigida mantendo a pressao acima de 0,5bar por um periodo maior, ao aliviar o pe e diminuir a pressao a temp comeca a baixar.
No entanto, eh normal que a temperatura suba um pouco qdo a turbina esta em alta sendo mais exigida(em subidas por exemplo).
Mas tenho a mesma vontade que vc, de redimensionar o radiador para ver se a temp fica mais estavel, pensei tb em um radiador de oleo que em breve espero viabilizar.
Ps.: Na cidade o ponteiro da temp nao oscila, seja com transito, sem transito em dia quente..etc a temp fica estavel.
Abrs
Daniel Gomes
20/01/2009, 16:04
Então Guilherme, é exatamente isso que acontece na minha, na cidade não se percebe nada agora na estrada mantendo a pressão do turbo a températura sobe e só abaixa se tirar o pé, proximo teste que eu vou fazer vai ser, isolar o intercooler(desativa-lo), pois eu tenho o mangote para deixar ela apenas turbinada, se eu perceber que a temperatura não subir infelizmente vou retirar o intercooler, pois ficar andando com a temperatura no limite é muito ruim...meu pai quando tinah uma band. ele também viajava muito e qaundo eu coloquei o intercooler e depois o condensador ele me falou que com certeza eu teria problemas, com a temperatura pois estava praticamente sufocando o radiador....
não vejo nada que eu possa fazer de imediato apra solucionar isso, meu radiador é preticamente Zero o ex-dono trocou antes de me vender e a troca apenas da couméia com certeza não é barato...
Se for nesta quinta no PACA me fala estou de férias ainda...abraço
Guiga Tostes
20/01/2009, 17:15
Bom, vou aguardar o seu teste sem o intercooler para ver no que da e se realmente esse for o problema vou pensar em alguma solucao sem remove-lo.
A ideia passada pelo Chico Bicalho de mudar a helice nao te agradou?
Ps.: Nos vemos quinta no Paca!
Abrs
estyvybeykr
20/01/2009, 18:36
Guiga e Daniel, se por ventura a ideia do Chico sobre a troca da helíce não der resultado, quem sabe pode se pensar em trocar o condensador do AC do lugar.
Já trabalhei com veículos que o condensador ficava embaixo do carro, é claro que não era veículo de trilha.
Se as minhas bobagens ditas foram muito absurdas, por favor desconsiderem esta mensagem kkkkkkkkkk.
Daniel Gomes
25/01/2009, 16:19
pessoal alguém conhece outro tipo de elice que refrigera mais o radiador da BAND. onde vende ?? e o vALOR +/-??, Pois mexer no condensador com certeza estou fora...
Allan Nielsen
25/01/2009, 16:53
Daniel,
trafegando em velocidade o helice do radiador em nada ajuda na refrigeração. Voce terá que "forçar" o ar pelo radiador ou amentar a capacidade de troca de calor do radiador.
Faça uma experiencia criando defletores que forcem a passagem do ar pelo radiador; faça com algum tipo de plastico ou papelão.
boa sorte
Guiga Tostes
26/01/2009, 21:27
Daniel,
vc esta usando algum aditivo no radiador? Em minha ultima viagem ao litoral, como ia enfrentar boas serras, drenei o radiador e ao completar adicionei aditivo organico(liquido rosa). Melhorou e a temperatura oscilou menos, não atingindo mais de 95C.
Abrs
veterinario
26/01/2009, 22:15
Na minha band com 14b, que possui intercooler e a/c, e esquentava cronicamente, tirei a válvula termostática, deixando direto e substitui a colméia por uma nova da radiadores viscondi, com 4 filas de canaletas.Troquei a bomba dágua e 40% do líquido de arrefecimento por aditivo. Comprei nova tampa do radiador própria p band, que alivia com maior pressão no sistema.
Travei a embreagem viscosa da ventuinha principal e coloquei uma auxiliar elétrica no condensador. Que tal usar vaso de expansão como nas bands 14B?
Zé Renato
28/01/2009, 17:52
Como tôdos aqui estão empenhados em ajudar o colega com o aquecimento da sua Band, não ví nos posts atráz ninguém falar na seguinte hipótese: :putz:
1. Ao colocar o eletroventilador do AC na frente do radiador, não sei se foi observado o seguinte: O ar é puxado ou empurrado para o radiador? isso faz tôda a diferênça pois, se quando o AC é ligado o ar é jogado contra o ar gerado pela ventoinha Mec, não ocorrerá refrigeração satisfatória .Tanto como o opôsto, ambas, tanto a Mec como a elétrica estiverem puxando.:pensativo:
2. Elas devem jogar o ar na mesma direção, ou puxam ou empurram! :dance:
Cheguei a essa possibilidade, pois o colega falou que o problema só acontecia quando ligava o AC. quando deveria ocorrer justamente o contrário. No meu carro quando ligo o AC, a temp do motôr sempre baixa pois o eletroventilador ajuda a baixar ainda mais a temperatura. Espero ter ajudado! :concordo:
Daniel Gomes
28/01/2009, 21:28
Pessoal primeiramente, muito obrigado pois toda ajuda é valida...
ai vai algumas coisas para todos entenderem.
1- meu radiador, tampa e líquido de refrigeração é tudo novo até mangueiras...
2- ventoinha do condensador e Hélice do radiador estão ligadas para o mesmo lado, puxando o ar para o motor.
3- não tem como colocar direcionadores de ar , pois o condensador já está lá na frente , ou seja o ar já sai dele entra no intercooler direto e chega no radiador.
4- quando eu montei , tentei de todas as formas colocar o condensador entre o radiador e o intercooler não foi possivel.
5- Válvula termostática, uma explicação muito rápida, depois de uma vez ela aberta, ela não de fecha mais com o motor em funcionamento, ou seja não faz diferença para temperaturas altas, como é o meu caso.
6-utilizo o intercooler da viscondi tambném para VW- 8-150.
Apos a minh ultima viagem percebi que o aumento de temperatura é causado quando pego estrada e mantenho a pressão do turbo em 0,4-0,5 bar, ou seja de 4 marcha, por volta de 110 Km/h, com certeza o condensador atrapalha bastante a entrada do ar, mas ligando ou não o ar não muda a temperatura, conclui que é quando o intercooler está fazendo a sua função constantemente, ou seja mandando masi ar quente para o radiador que fica atrás...
7- pessoal não vejo outra luz no fim do tunel a não ser mudar o radiador se é possível por um maior...
veterinario
29/01/2009, 13:09
Já experimentou colocar um vaso de espansão no radiador?
joão k. chikui
30/01/2009, 00:50
Daniel
Não invente nada ainda . Tenho OM 364 turbo/intercooler há 9 anos , é uma CD , carrego peso e muitas vezes puxo carreta com jipe ou jeep no Towbar , tenho o pé pesado , uso BF33" , tenho 5ªmarcha , subo serra sem aliviar , e nunca tive problema de aquecimento .
Agora , querer que a temperatura fique baixa como antes de alongar e turbinar/intercoolar , mas , que em cada subida caia para 90 km/h ou menos .
Vc agora tem mais torque e mais CV , consegue manter o ritmo na subida , mas , para isso está processando mais energia .
Como teu cronomac está registrando a temp na saída do cabeçote , 95° C nos momentos de maior solicitação tá bem normal.
Daniel Gomes
30/01/2009, 20:57
Gostaria de agradecer todas a dicas, porém realmente a unica coisa qeu eu vou fazer vai ser novamente trocar a agua do radiador e colocar dois litros de Radiex. e vou acompanhar novamente na proxima viagem