Ver Versão Completa : Suporte Notebook Truck Mobile...
Cláudio Brasília
04/01/2009, 18:20
Acho que é aqui, que devemos postar este tipo de assunto; pois então, tenho tido a necessidade de ter um suporte para ancorar o notebook, quando operando móvel em cabine de caminhão, no caso uma cabine do tipo Mann. É claro que esta operação dita móvel, no caso de utilizar note com HD convencional ou que não seja "solid state", deve ser efetuada somente quando estiver com o veículo estacionado, para não corromper o disco, sem querer entrar nas outras complicações de cunho legal. Desta forma tenho pensado em alguma coisa, tal qual pode ser encontrada, em sua representação muito abstrata e tosca, na imagem em anexo; isto é uma coisa que tenho precisado e que não tenho encontrado em similar à venda, para este tipo de utilização em específico. Tudo bem, podem jogar as pedras, mas se tiver alguém que tenha idéias que possam melhorar isto, por favor, coloque aqui, para o usofruto dos demais. Um grande abraço a todos e saudações.
Cláudio Brasília
05/01/2009, 12:14
Estive pensando, para a mesa principal, vou a um ferro velho, a procura daqueles pisos de ônibus, em alumínio, feitos de uma chapa bem grossa, corrugados de um lado e lisos do outro; e corto uma placa de uns 220mm por 300mm e abro dois furos de cerca de 75mm cada, com uma serra copo, para acomodar os dois coolers, que poderão ser daqueles retirados de algumas fontes de computador velhas. Embaixo desta mesa, ainda, acomodo o inversor e a régua de tomadas, para ligar o carregador de bateria/fonte do notebook e o eliminador de pilhas do modem EVDO, VivoZap que tenho aqui para realizar a conexão via Internet. Devo colocar uma tomada acendedor de cigarros adicional, uma vez que deverá vir um cabo com 12VDC, da caixa de fusíveis, para alimentar estes equipamentos e o inversor; esta tomada poderá ser utilizada para ligar o GPS ou qualquer outro equipamento que requeira este tipo de conexão. É claro que, com um inversor de somente 200W, fornecendo 110VAC, não se poderá ligar muita coisa junto e o tempo de operação será limitado a capacidade da bateria do veículo, no caso o caminhão, não devendo carga/tempo ultrapassar o limite mínimo de 20% da carga total da bateria, para não comprometê-la; sendo necessário uma partida de vez em quando e algum tempo de funcionamento do motor para recarregar e recuperar sua autonomia; bom se tiver dois bancos e aquela chave seletora para duas baterias melhor. Uma vez resolvida a mesa de apoio é pensar no suporte para sustentar isto tudo, que já deverá ter agregado um peso considerável. Onde fixar o apoio no painel?
Cláudio Brasília
10/01/2009, 14:30
Quando procurando suportes, para notebook, pensando em utilizar em operação móvel estacionário, encontrei este produto à venda no Mercado Livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86885605-suporte-de-aluminio-np-301-c-cooler-duplo-p-todos-notebook-_JM
Penso que o mesmo não resolve muito, pois se utiliza de uma tomada USB do notebook, para alimentar os coolers; deixando de resolver o problema de alimentação e carga da bateria do notebook, criando, ainda, outro problema, que é o aumento de carga ou de consumo sobre esta mesma bateria. Sem dizer que não tem como, aparentemente, fixar isto de forma firme e regulável no painel do veículo, ajustando a posição aos postos de piloto/nevegador; deve ser para usar sobre uma mesa em casa mesmo. Concluo que não serve, mas pode ser adaptado depois.
Continuando a procura por solução para suporte e alimentação/recarga de bateria para notebook...
Cláudio Brasília
10/01/2009, 14:44
Vários tipos, geralmente utilizados em carro patrulha...
BoaTrilha
10/01/2009, 16:27
em teoria este tipo de suporte não é difundido no mercado pois o hd dos computadores não suporta trancos e movimentos abruptos. (como o veiculo passando rápido em um buraco ou valeta)
... não estou dizendo que ele vai "estourar" quando passar no buraco, e sim que o mesmo vai apresentar problema em breve.
Se vc ler o manual de uso de seu notebook, lá o fabricante não indica nem mesmo a movimentação do aparelho enquanto estiver em funcionamento.... imagine dirigir com o mesmo.
No caso micros e notebooks "veiculizados" o hd utilizado é de arquitetura muito mais complexa e especifica. (e obviamente muito mais caro)
por exemplo o hd utilizado em viaturas americanas.
Utilizar um notebook com hd comum em um veiculo é um tiro no pé.
.... mas de repente vc tem um estoque de hd em casa, rs...
Cláudio Brasília
10/01/2009, 19:03
"veiculizados" é? Hahaha...essa foi boa...hahaha...
Fala alguma novidade cara...deve ser Português...hahaha...andar com um estoque de HDs...hahaha...
Lá no início foi escrito, para quem leu muito rápido repito aqui; o seguinte:
"É claro que esta operação dita móvel, no caso de utilizar note com HD convencional ou que não seja "solid state", deve ser efetuada somente quando estiver com o veículo estacionado, para não corromper o disco, sem querer entrar nas outras complicações de cunho legal."
Cláudio Brasília
10/01/2009, 19:22
Como os coolers que pretendo colocar são aqueles retirados de velhas fontes de PC, que tem um diâmetro aproximado de 76mm ou 3" consegui um serra-copo nesta medida para executar os furos na chapa da mesa.
*** Atenção ***
Para aqueles que, diferente de minha necessidade, desejam operar sua computação em movimento, ou seja, sem para a viatura, para realizar funções de navegação e etc; sem danificar seus HDs; por favor, verifiquem este arquivo em anexo, que tem informações sobre uma nova tecnologia, muito complexa e cara. Bom proveito, um grande abraço a todos e saudações.
Cláudio Brasília
10/01/2009, 20:48
Tem agora uns aparelhos, catalogados de subnotebooks, notadamente o Eee PC, da fabricante Asus, que usam o tal de SSD - Solid State Drive, que é um tipo de HD que não tem partes móveis e assim poderá ser utilizado em operação móvel todo o tempo, inclusive quando o veículo estiver em deslocamento, mesmo que por estradas esburacadas, tudo isto sem danificar o seu disco "rígido" - HD. A descrição da tecnologia está em:
http://en.wikipedia.org/wiki/Solid-state_drive
Verbete acima que, em uma tradução livre poderemos deixar assim:
"Um Disco de Estado Sólido é um dispositivo de armazenamento que usa memória em estado sólido, para armazenar dados contínuos. Um dispositivo SSD simula uma interface de HD - Hard Disk, de forma a substituir este na maioria das aplicações. Um dispositivo SSD, usando SRAM ou DRAM (ao invés de memória flash), é normalmente chamado de RAM-drive (acionador de disco do tipo RAM - Randomic Acess Memory). O uso original do termo estado sólido (originário de estado sólido da física), refere-se ao uso de dispositivos semicondutores ao invés de válvulas eletrônicas (aquelas do rádio do vovô), mas que neste contexto tem sido adotado para distinguir eletrônicos de estado sólido de dispositivos eletromecânicos (no caso os HDs), também. Sem ter partes móveis, discos de estado sólido são menos frágeis do que os HDs convencionais e, também, são silenciosos, a menos que um ventilador de resfriamento seja usado; assim como eles não tem atrasos mecânicos, estes tem usualmente baixo tempo de acesso e latência (tempo necessário para localizar dados na memória secundária e carregar/transportar para a memória principal). Discos SSD começaram a aparecer em laptops recentemente, em 2008 e, ainda, são substancialmente mais caros por unidade de capacidade do que os HDs ditos convencionais"
Por aqui, no Brazilzão, tem aparecido somente os pequenos, de cerca de 4GB, mas no mercado norteamericano já encontramos com SSD de 40, 80 ou mais GBs e até 1 Tera Byte de capacidade. Estes dispositivos tem suas desvantagens, além do preço inicial alto, pelo que pude entender isto é cerca de US$80 por Giga Byte; desvantagens tais como consumo elevado de energia para as baterias atuais e limite de ciclos de escrita - tempo de vida mais limitado e etc. Tem no Submarino, relativamente barato, mas SSD e tela pequenos e não tem DVD, somente externo via USB:
http://www.submarino.com.br/produto/10/21342603/notebook+eee+pc+celeron+512mb+4gb+7
Grande abraço a todos.
Cláudio Brasília
12/01/2009, 10:50
Penso que para a maioria dos notebooks um inversor de uns 200W é suficiente; desta forma, consegui um desta capacidade, que será usado para carregar a bateria do compudador de bordo e alimentar o modem EVDO, para operar quando estiver parado ou estacionado, pois meu HD tem partes móveis e, ainda, não consigo usar o computador e dirigir ao mesmo tempo.
Quem não quiser carregar uma penca de HDs, para o caso de um ir quebrando depois do outro, quando trafegando por nossas estradas esburacadas e operando o notebook, ao mesmo tempo, poderá comprar um destes novos discos SSD e trocar o seu convencional antigo, novidade indicada no link abaixo, que ainda está muito dispendioso, por conta impostos, taxas e da Receita Federal e é pequeno em capacidade de armazenamento, mas que tem um irmão maior, vendido lá fora, com cerca de 128GB:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87582423-ocz-core-series-hd-ssd-solid-state-disk-64gb-sata-2-25-_JM
Cláudio Brasília
13/01/2009, 00:10
Como a bateria do caminhão é somente uma, de 12V x 150Ah e observando as Instruções de Operação do manual de um caminhão semelhante, no caso o Volkswagen 18.310, onde podemos encontrar uma tabela de consumo e algumas dicas importantes; detalhes na imagem em anexo, isto nos leva a fazer algumas considerações, a respeito da autonomia da bateria, com relação ao que poderá estar ligado e por quanto tempo, sem o motor estar funcionando e sem comprometer esta mesma bateria, no caso de necessidade de dar uma partida no motor para a recarga. Umas 5h de uso do inversor de 200W a plena carga está bom; o que vocês acham?
JEFFCATUNDA
13/01/2009, 00:45
Como a bateria do caminhão é somente uma, de 12V x 150Ah e observando as Instruções de Operação do manual de um caminhão semelhante, no caso o Volkswagen 18.310, onde podemos encontrar uma tabela de consumo e algumas dicas importantes; detalhes na imagem em anexo, isto nos leva a fazer algumas considerações, a respeito da autonomia da bateria, com relação ao que poderá estar ligado e por quanto tempo, sem o motor estar funcionando e sem comprometer esta mesma bateria, no caso de necessidade de dar uma partida no motor para a recarga. Umas 5h de uso do inversor de 200W a plena carga está bom; o que vocês acham?
Legal claudio...fico impressionado com a sua capacidade de falar sozinho....heheh
Tenho colegas que já se utilizam de notes em suas viaturas...todos com hd em memoria solida....e com telas de 7 a 10 pol....nestes formatos facilmente dá para fixar no painel mesmo....com um pino e velcro.
Cláudio Brasília
13/01/2009, 12:42
Obrigado Jeff,
Agora não peciso mais ficar falando sozinho. Na verdade tenho utilizado deste espaço para reunir um monte de coisas, com relação a um mesmo assunto, que poderia ajuntar no meu HD mesmo e ficar olhando e pesquisando sozinho, mas que aqui procuro compartilhar com todos vocês, mesmo os que ficam apenas curujando e não falam nada, todas estas preocupações e soluções até então ora encontradas. Que bom, que tem me passado estas experiências, que seus colegas tiveram, com os novos HDs SSD; é verdade que eles teêm um lag, uma demora em responder às solicitações de dados, como ficaria o swap em disco, que o sistema operacional utiliza, para gerenciar os processos e o espaço da memória principal? Não sei se pôde observar, mas a propositura inicial aqui é utilizar este suporte tabajara, made in fundo de quintal, em uma cabine de caminhão, que é muito mais espaçosa do que uma de veículo pequeno/passeio, desta forma, apenas colar o note no painel, com velcro, vai deixar o bicho muito longe do operador, que terá que ter uns braçinhos mais longos, sem dizer que a vista deste vai sofrer um pouco mais, o que piora diretamente proporcional quanto mais a idade avançada do mesmo. Depois que havia incluído este tópico, me lembrei de "pesquisar" e realmente tem um outro semelhante, sobre o mesmo assunto, mas com algumas variações, pois lá estavam procurando algo pronto acabado e era para carro pequeno; teve até um lance comercial, mas me parece foi tudo abandonado com o tempo. Tenho até que fazer uns créditos aqui, com respeito a umas imagens, que havia retirado de lá a tempos e somente agora me recordo; tem muita coisa aqui que foi recuperada de pesquisas anteriores, mas que ao final devo colocar créditos aos seus proprietários, não sem agradecer suas colaborações "expontâneas". A proposta é faça você mesmo, um suporte para cabine de caminhão, firme e ajustável ao posto do banco do carona/navegador e, se possível, que possa ser extendido ao posto do motorista, com ventilação para refrigerar o note e alimentação 110VAC, para fontes convencionais de notebook e laptop. Isto será feito, principalmente, para o uso em trabalho e atividades correlatas, pois tenho necessidade de ter um tipo de escritório móvel, para quando estiver em operação poder fazer alguns despachos e planejamento de rotas, etc, mas que poderá ser utilizado para laser e entretenimento, ver filmes em DVD e ouvir músicas em MP3, quando parado em qualquer lugar de áreas urbanas/rurais ou esperando para carregar/descarregar, o que ocorre com frequencia. Mas de todo valeu, pelas considerações; de minha parte, continuo com isto, por enquanto, até arrajar coisa melhor para fazer ou concluir isto a contento, deixando aqui um read trace para quem quiser melhorar ou até mesmo fazer algo diferente, pois o limite para a criatividade não existe e sonhar todos podemos, ainda, sem pagar imposto; duro mesmo é colocar tudo isto no escrutínio prático da realidade. O meu muito obrigado, por enquanto, um grande abraço e saudações a todos.
PS: Hard Drive SSD, de 128GB e 2.5" SATA II, marca OCZ, à venda por cerca de US$280...uma barbada (vide em anexo).
Cláudio Brasília
13/01/2009, 16:10
Como me proponho a compartilhar as experiências obtidas, quer sejam estas boas ou más, na confecção deste suporte, aqui vai um péssimo exemplo de fornecedor; pode ser que a diretoria da empresa nem saiba que tem um funcionário fazendo estas coisas com os clientes, talvez por despreparo, incapacidade ou revolta, mas o fato é que fiz um contato inicial com a empresa Leo Metais, para o fornecimento da placa a ser usada na confecção da mesa do suporte e olha só a resposta do elemento, que deve ser vendedor, de nome Wilson:
Orçamento Leo Metais - ALUMÍNIO - 1315/050109
De: leo-metais (leometais@leometais.com.br)
Você pode não conhecer este remetente.Marcar como confiável|Marcar como não confiável
Enviada: segunda-feira, 5 de janeiro de 2009 13:16:46
Para: littlelamp@hotmail.com
2 anexo(s)
Apresenta...doc (32,6 KB), Orçamento...pdf (9,7 KB)
Boa Tarde Claudio Conforme solicitado segue orçamento em anexo. Quanto ao frete favor verificar junto as agencias do correio o valor. Grato!!! WILSON(11) 2791-3111leometais@leometais.com.brleometais@terra.com. brwww.leometais.com.br----- Original Message ----- From: <leometais@leometais.com.br>To: <leometais@leometais.com.br>Sent: Monday, January 05, 2009 12:23 PMSubject: Formulário UltraMail > subject = Contato via site - Leo Metais> ------------------------------------> recipient = leometais@leometais.com.br> ------------------------------------> Nome = Claudio> ------------------------------------> email = littlelamp@hotmail.com> ------------------------------------> textfield => ------------------------------------> Observacao = Prezado Leo,> Necessito obter cotação para fornecimento de duas chapas em alumínio, com > cerca de 5mm de espessura ou algo aproximado, cortadas no tamanho de 220mm > por 300mm, com frete via Correios-PAC para o DF. Muito obrigado, um grande > abraço e saudações.> Atenciosamente...
> ------------------------------------> submit = Enviar> ------------------------------------
Isto é que no site da empresa (http://www.leometais.com.br/), dizem que despacham para todo o Brasil e que terão o maior prazer em atendê-lo, etc e tal...bom, então, respondi para o cara:
----- Original Message -----
From: Cláudio littlelamp
To: leometais@leometais.com.br
Sent: Tuesday, January 06, 2009 10:11 AM
Subject: RE: Orçamento Leo Metais - ALUMÍNIO - 1315/050109
Prezado Sr. Wilson,
Obrigado por sua pronta resposta. Tenho interesse no material, em caso de fechar a compra, como faço o pagamento; é via boleto ou depósito em conta da empresa? Na página do site é dito que "despachamos para todo o Brasil", sendo assim penso que devem ter experiência neste tipo serviço; no caso de fecharmos a compra como será feito o despacho; sei que pago o frete, mas é por minha conta cotar e postar a mercadoria? Como vou poder cotar o frete se não me foi informado o peso com embalagem disto? Tenho estas dúvidas e confesso que fiquei muito confuso com sua resposta. Certo de sua compreensão agradeço toda atenção dispensada.
Atenciosamente...
Então, o cara revoltado, responde em negrito, que para nós que sabemos da etiqueta da web, isto quer dizer que ele está gritando com você, como pode ser observado nas imagens das respostas em anexo...fato lamentável, para uma empresa que quer se posicionar no mercado da Internet e expandir seu universo de clientes.
Pode ser que seja um pedido pequeno, que não atenda seus padrões de fornecimento, mas é apenas uma experiência, que se for bem sucedida, poderá render bons frutos para a empresa, em termos de faturamento; pois pensem só, se todos os demais participantes, que acessam o nosso Fórum ou que venham um dia a acessar e que tenham esta necessidade por confeccionar eles próprios seus suportes automotivos, venham algum dia comprar lá, nesta empresa, quanto isto poderia lhes render no longo prazo, mas ATENÇÃO: NÃO RECOMENDO ESTA EMPRESA, pois pode ser que venham a passar estes dissabores que estou passando por confiar neles...lamentável...
Mesmo assim, depois destas respostas mal ajambradas, acabei comprando os itens lá, por conta e risco e, depois disso, nada mais, não respondem às comunicações, não confirmam o pagamento, não passam o código postal para rastreamento, nada, nada, nada...acho que vou ter que telefonar para lá e procurar falar com o dono...fica o péssimo exemplo desta experiência. Grande abraço a todos e saudações.
Cláudio Brasília
13/01/2009, 16:32
Vejam bem, para contrabalançar, pois o mundo não é feito somente de coisas ruins, vejam este fornecedor, que descobri no Mercado Livre, o qual irá fornecer um tipo de suporte do qual irei apreveitar uma parte, para tentar executar a fixação da base no painel; não precisa de pedir, eles confirmam o pagamento no mesmo dia:
Seu pagamento já foi confirmado -
De: RONIASTRO (roniastro@roniastro.com)
Enviada: segunda-feira, 12 de janeiro de 2009 13:30:13
Prezado(a) Cláudio Azra Barrenechea,
O pagamento feito em 12/01/2009 foi confirmado por nossa equipe e seu pedido de número 1312 já será enviado.
Assim que o pedido for postado enviaremos um email avisando.
Agradecemos sua compra.
Estamos à disposição para eventuais dúvidas no telefone 11.6333.3352 das 9:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00.
Será um imenso prazer atendê-lo(a).
Atenciosamente,
RONIASTRO
roniastro@roniastro.com
Não precisa de pedir, eles informam o código para rastreamento, assim que disponível, ou seja, no outro dia:
Seu Produto já foi enviado -
De: RONIASTRO (roniastro@roniastro.com)
Enviada: terça-feira, 13 de janeiro de 2009 8:36:09
Link para rastrear o pedido: CLIQUE AQUI PARA RASTREAR
Código do correios:SW116781979BR
--------------------------------------------------------------------------------
Prezado(a) Cláudio Azra Barrenechea,
Estamos entrando em contato para informar que seu pedido de número 1312 já foi enviado.
Veja abaixo detalhes do envio:
Data de Envio: 13/01/2009
Forma de Envio: Encomenda PAC
Código de Envio: SW116781979BR
Para rastrear sua encomenda nos correios, acesse o link abaixo:
CLIQUE AQUI PARA RASTREAR
O prazo para recebimento é de de 3 a 15 dias úteis após a postagem.
Estamos à disposição para eventuais dúvidas no telefone 11.6333.3352 das 9:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00.
Será um imenso prazer atendê-lo(a).
Atenciosamente,
RONIASTRO
roniastro@roniastro.com
Uma maravilha; eles estão de parabéns e, ATENÇÃO: RECOMENDO ESTE FORNECEDOR:
http://loja.tray.com.br/loja/produto-118583-1100-suporte_universal_fly_p_motos_e_bicicletas
Grande abraço a todos e saudações.
Cláudio Brasília
16/01/2009, 17:20
Uma possibilidade de arranjo dos componentes na placa de alumínio, para a composição da mesa principal, do suporte para notebook em desenvolvimento.
As vistas são da parte inferior da placa, ou seja, o notebook deverá estar instalado no outro lado; estando esta de cabeça para baixo.
JEFFCATUNDA
17/01/2009, 01:12
Oi Claudio.
Desculpa eu interromper o teu monólogo, mas é que fiquei pensando naquelas foguras que vc postou dos braços que vão segurar a bandeja...eles sairiam do painel...é isso????
Não sei do tipo de caminhão que vc possui, mas acho que vc poderia pensar em fixar este braço no seu próprio banco, talvez na estrutura metálica, e por tras do banco...como é feito com aqueles dvds...só que com um braço articulado que te "abraçaria", isso , seria fixado atras do teu banco é passaria entre os bancos para chegar ao seu lado, ou mesmo na sua frente, como uma bandeja....desta forma vc deixaria a poltrona vizinha (do passageiro) mais livre... e se não tiver nimguem sentado nela, vc pode até empurrar o braço do suporte do note para o lado dela......o que tambem viabiliza o uso do note por uma pessoa que esteja ao seu lado no banco do carona........
Falou!
Cláudio Brasília
17/01/2009, 11:08
Prezado Jeff,
Tenho notado que a maioria dos caminhões tem uma valeta, um tipo de depressão ao longo do painel, tanto embaixo quanto emcima, o que irá possibilitar o encaixe de uma fixação para o suporte nestas cavidades; ficando esta estrutura base fixada por trás do parabrisa, no sentido longitudinal e, a partir disto, o restante da estrutura poderá ser desenvolvido sem maiores complicações. A vantagem desta estrutura é que poderá ser retirada rapidamente, pois não será fixada por parafusos ou coisas que tais, de forma mais firme. Pensei e, como não vou operar isto do posto do motorista, pois o volante atrapalha bastante e ficar operando com o torso todo torcido não deve ser recomendado pelos ortopedistas e fisioterapeutas, resolvi que isto ficará afixado defronte do banco do carona. As possibilidades são inúmeras e, como não foi tentado, ainda, tudo não passa de um exercício de tentativa e erro até conseguir algum resultado razoavelmente aceitável. Obrigado pelas dicas, um grande abraço e saudações.
PS: Não é bem um monólogo é apenas um relato (isto aqui não é blog), cotidiano, de como as coisas estão indo, neste experimento.
Cláudio Brasília
19/01/2009, 16:34
Como o negócio tende a ser caro e complexo, sem deixar de seguir a conselho do nosso amigo Jack, vamos por partes; então, continuo no estudo do posicionamento dos componentes, na placa, não sem antes verificar o posicionamento desta em relação ao notebook, que no meu caso é um AmazonPC Modelo AMZ A-201, Turion TL50; que na realidade é um Clevo M5XOJE, que por sua vez tem uma carcaça padrão O&M modelo B. Fazendo isto, antes de entrar no assunto fixação do restante do suporte; mantendo atenção somente na mesa e em seus componentes básicos, deixando para depois o restante.
Cláudio Brasília
19/01/2009, 18:17
Primeiramente, precisamos denominar os componentes básicos da placa, que irão compor a mesa do suporte; a placa, as duas rótulas de fixação da placa, o cooler, o inversor e o painel lateral de tomadas. A placa será fixada por duas rótulas de fixação, retiradas de parte do suporte semelhante ao vendido pelo RoniAstro; deverão ser duas, uma em cada extremidade da mesa, ao comprimento maior, pois somente uma, mesmo que equilibrada no centro de gravidade da mesa poderia ficar muito instável. Foi dividido a placa em quatro partes iguais e, aproximadamente, no terceiro quarto, em sentido dos ponteiros de um relógio, será instalado o cooler, pois isto coincide com a abertura do cooler do notebook, que é menor e deve ter umas duas polegadas de diâmetro; penso que somente um resolverá, pois este será maior, com 3 pol. e vai atuar em conjunto com o outro interno e pesará menos do que os dois, pensados anteriormente. De cada lado, na parte de baixo da mesa, com o centro de gravidade deslocado um pouco para trás, de modo a contrabalançar o peso da tela e o modem, quando aberta, estarão fixados as rótulas de encaixe, que no futuro irão fazer a ligação com uma barra de suporte, que irá conectar com o restante. Tem o inversor que, também, deverá estar instalado em baixo da placa e, ainda, um painel, na lateral esquerda, no quarto restante, acima do cooler, vista de baixo, que servirá para alojar duas tomadas 110VAC e uma tomada 12VDC.
Cláudio Brasília
19/01/2009, 18:23
Tem, ainda, uma cantoneira, instalada na parte da frente, no sentido longitudinal da mesa, que irá servir para aparar, como uma espécie de beiral, evitando que o notebook caia para a frente, no caso da mesa ser inclinada totalmente pelas rótulas de fixação.
Cláudio Brasília
20/01/2009, 12:59
Uma imagem vale mais do que mil palavras...
Marco Aurélio R Guimarães
21/01/2009, 03:42
:putz: Acho que cheguei tarde....
É isso aqui que você procura??
Abraço!
Luciano SHAKALL
21/01/2009, 07:18
No caso do Notebook utilizado ser - o já citado aqui - ASUS eee, tem a vantagem do tamanho compacto, é muito leve,
já vem com um SSD ao invés de HD convencional (embora alguns modelos possam ser equipados com HD "normal" de maior capacidade),
e dispensam o INVERSOR, pois existe para ele (fabricado pela própria ASUS) um adaptador para a tomada do "isqueiro"...
Com algumas modificações, ele também pode ser "transformado" em GPS (e por conseqüência, um "navegador"),
TV (convencional ou digital), rádio, Toutch Screen e outros.....
Eu tenho um eee 701, e "babo" toda vez que olho essas "mods" para ele:
:arrow: http://beta.ivancover.com/wiki/index.php/Eee_PC_Internal_Upgrades .
(Segue a versão traduzida pelo Google Translate - Não sei se o link vai dar certo - : http://translate.google.com/translate?prev=hp&hl=pt-BR&u=http%3A%2F%2Fbeta.ivancover.com%2Fwiki%2Findex.p hp%2FEee_PC_Internal_Upgrades&sl=en&tl=pt . )
[]'s
JEFFCATUNDA
21/01/2009, 09:44
No caso do Notebook utilizado ser - o já citado aqui - ASUS eee, tem a vantagem do tamanho compacto, é muito leve,
já vem com um SSD ao invés de HD convencional (embora alguns modelos possam ser equipados com HD "normal" de maior capacidade),
e dispensam o INVERSOR, pois existe para ele (fabricado pela própria ASUS) um adaptador para a tomada do "isqueiro"...
Com algumas modificações, ele também pode ser "transformado" em GPS (e por conseqüência, um "navegador"),
(Segue a versão traduzida pelo Google Translate - Não sei se o link vai dar certo - : http://translate.google.com/translate?prev=hp&hl=pt-BR&u=http%3A%2F%2Fbeta.ivancover.com%2Fwiki%2Findex.p hp%2FEee_PC_Internal_Upgrades&sl=en&tl=pt . )
[]'s
Oi Luciano...cara, eu tenho um eeepc 901 com windows original e adoro ele...uso pouco,só para interent e e-mai onde estive....restaurante etc.......fico babando tambem com as coisas que fazem com ele...mas não entendo nada destas adaptações....vc pode me mandar um link para o adaptador veicular??....mas não um que tenha que fabricar...hheheheh...se vc souber fabricar.......
21/01/2009, 11:29
Oi Luciano...cara, eu tenho um eeepc 901 com windows original e adoro ele...uso pouco,só para interent e e-mai onde estive....restaurante etc.......fico babando tambem com as coisas que fazem com ele...mas não entendo nada destas adaptações....vc pode me mandar um link para o adaptador veicular??....mas não um que tenha que fabricar...hheheheh...se vc souber fabricar.......
Serve aquele que eu postei no tópico acima??
Abraço!
JEFFCATUNDA
21/01/2009, 11:41
Cara, eu queria só um plug para isqueiro.......tenho um conversor mas tenho medo de usar..hehehh
21/01/2009, 13:50
Cara, eu queria só um plug para isqueiro.......tenho um conversor mas tenho medo de usar..hehehh
Agora entendí... Mas porque tem medo de usar? Uso direto esse conversor e funciona legal, sem problema nenhum!
Abraço!
JEFFCATUNDA
21/01/2009, 15:54
Sei lá cara...eu comprei o meu conversor na best buy...é bem pequeno e vem em uma case muito prática,,,,,mas morro de medo de queimar o note...ou perder a carga da bateria......
Luciano SHAKALL
21/01/2009, 17:50
" ... tenho um eeepc 901 com windows original e adoro ele ... vc pode me mandar um link para o adaptador veicular??....mas não um que tenha que fabricar ... Jeff, a única vez em que vi o carregador veicular da ASUS mesmo, foi no manual do meu eee, mas confesso também que nunca procurei :oops: . . .
Sei que no ML tem alguns, e até me interessei por esse :
:arrow: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86588902-carregador-veicular-notebook-asus-eee-pc-tomada-pelicula-_JM .
As capas da BRANDO (http://shop.brando.com.hk/search.php?keyword=eee&Submit=Product+Search) que eles vendem também tem umas bem legais . . .
[]'s
JEFFCATUNDA
21/01/2009, 23:40
Jeff, a única vez em que vi o carregador veicular da ASUS mesmo, foi no manual do meu eee, mas confesso também que nunca procurei :oops: . . .
Sei que no ML tem alguns, e até me interessei por esse :
:arrow: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86588902-carregador-veicular-notebook-asus-eee-pc-tomada-pelicula-_JM .
As capas da BRANDO (http://shop.brando.com.hk/search.php?keyword=eee&Submit=Product+Search) que eles vendem também tem umas bem legais . . .
[]'s
Valeu Luciano...acho que vou comprar uma capa destas...mas tem para o 901???só vi fotos dos de 7 polegadas..o meu é o de 9.....
Luciano SHAKALL
22/01/2009, 01:50
" ... acho que vou comprar uma capa destas...mas tem para o 901??? ... só vi fotos dos de 7 polegadas ... "Tem sim :concordo: .....
Esses caras mesmo, vendem tanto para o de 7'' quanto para o de 8,9''.
(caso opte pelo carregador também, é bom informar o modelo, pois ME PARECE que também são diferentes :pensativo: )
:arrow: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86588876-capa-couro-asus-eee-pc-9-901-carregador-veicular-_JM .
Falando em eeePC (e em NOTEBOOKS em geral), uma coisinha que eu comprei e que vale a pena,
é uma iluminação para o teclado. Existe vários tipos.... A que eu comprei foi essa aqui:
:arrow: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86330540-iluminador-para-notebook-notelux-xenom-o-melhor-do-mundo-_JM .
Ah, e pra não fugir (muito) do tema do tópico, dêem uma olhada nisso:
:arrow: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85323320-suporte-veicular-para-banco-de-carro-notebooks-laptop-e--_JM .
:arrow:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88224689-suporte-mesa-carro-notebook-prod-tv-lancamento-table-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88224689-suporte-mesa-carro-notebook-prod-tv-lancamento-table-_JM) .
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87757621-carro-suporte-para-notebook-e-dvd-player-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87757621-carro-suporte-para-notebook-e-dvd-player-_JM) .
Pena que nemhum deles me parece fixar/travar bem o Note . . .
[]'s
JEFFCATUNDA
22/01/2009, 10:18
Tem sim :concordo: .....
Esses caras mesmo, vendem tanto para o de 7'' quanto para o de 8,9''.
(caso opte pelo carregador também, é bom informar o modelo, pois ME PARECE que também são diferentes :pensativo: )
:arrow: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86588876-capa-couro-asus-eee-pc-9-901-carregador-veicular-_JM .
Falando em eeePC (e em NOTEBOOKS em geral), uma coisinha que eu comprei e que vale a pena,
é uma iluminação para o teclado. Existe vários tipos.... A que eu comprei foi essa aqui:
:arrow: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86330540-iluminador-para-notebook-notelux-xenom-o-melhor-do-mundo-_JM .
Ah, e pra não fugir (muito) do tema do tópico, dêem uma olhada nisso:
:arrow: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85323320-suporte-veicular-para-banco-de-carro-notebooks-laptop-e--_JM .
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88224689-suporte-mesa-carro-notebook-prod-tv-lancamento-table-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88224689-suporte-mesa-carro-notebook-prod-tv-lancamento-table-_JM) .
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87757621-carro-suporte-para-notebook-e-dvd-player-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87757621-carro-suporte-para-notebook-e-dvd-player-_JM) .
Pena que nemhum deles me parece fixar/travar bem o Note . . .
[]'s
oI lUCIANO, GOSTEI MUITO DO SUPORTE QUE PEGA NA DIREÇÃO....VALEU MESMO....
Cláudio Brasília
22/01/2009, 19:25
Após uma pausa, para nossos comerciais, vamos lá Galera, voltar ao assunto do tópico; qual seja: faça você mesmo o Suporte Truck Mobile, para notebooks - Tabajara. Se estiver atrapalhando voçês ou aborecendo com este assunto sem sentido, não se acanhem em dizer, pois é muito importante saber o que cada um tem para dizer.
Depois de reunir os componentes básicos, para terminar a mesa, fazer as marcações necessárias, temos que iniciar a execução inicial dos trabalhos de confecção; não é necessário seguir estes mesmos passos, mas se você é um pouco iniciado no manuseio e possui algumas ferramentas básicas, poderá fazer do modo como está sendo demostrado aqui.
Marquei e executei quatro furos, para fixar cada um dos suportes tipo rótula, com uma broca compatível com rebites de 5mm de espessura por 17mm comprimento. Depois, do outro lado da placa, na parte de cima desta, reabri o furo, com uma broca maior, de 1/2", só empurando a ponta devagar, com uma furadeira de bancada, para dar mais firmeza, sem adentrar muito ao material da chapa, para não transpassar, de maneira a fazer um rebaixo, que pudesse acomodar a cabeça do rebite, deixando a placa da mesa o mais plaina possível na sua superfície da parte de cima, onde será assentado o notebook.
Cláudio Brasília
22/01/2009, 20:03
:putz: Acho que cheguei tarde....
É isso aqui que você procura??
Abraço!
Amigão, primeiramente, obrigado pela força; se é que já não havia revirado o site da Ram Mounts, para estudar o assunto, anteriormente, mas pensei que isto ofertado, que ora nos apresenta, ainda é um pouco caro e meio fora do alcance de quem não tem canal de importação direta.
Também, dei uma revirada no site que indicou acima e não encontrei a página sobre este produto, mas se puder indicar onde encontramos, a sua cotação de venda e se tem isto em estoque, para pronta entrega; penso que isto deverá ilustrar muito este nosso papo sobre o assunto, aqui no Fórum 4x4 Brasil, pelo menos do ponto de vista comercial.
Muito obrigado, um grande abraço e saudações.
PS: Nunca é tarde; marcar o tempo é apenas uma ilusão humana, de que pode controlar o Universo.
Cláudio Brasília
22/01/2009, 20:46
[]'s
Sem dúvida, o tipo de notebook, laptop ou subnotebook; poderia ser um até, como já cheguei a conjecturar aqui, o EeePC da Asus, ou colocar mesmo um desktop, adaptado em um canto da cabine (para operar estacionário, veja bem), sem se importar muito com o consumo, somente operando menos tempo por vez.
Então, para aquele que pensa em fazer seu próprio suporte, made by myself, por favor, desconsidere as medidas aqui por minha pessoa apresentadas, pois o meu notebook tem aquele tamanho de carcaça, referido mais atrás no tópico, de um com tamanho de tela de 14.1"; acho que é tamanho padrão para este tipo de notebook, exceto os de 15 ou 17 pol. de tela, ou mais indiferentemente do tipo do seu processador e/ou periféricos agregados.
É certo que o EeePC, qualquer que seja seu modelo, pensando cá com meus botões e dentro das limitações de minha parca sabedoria sobre o assunto, tem um tamanho menor, ou seja, suas medidas são diferentes para menos, comparado com o tipo de notebook atrás descrito, dentro do assunto como sendo o objeto do tópico, na confecção de um suporte para o mesmo.
Também, penso que, se não estiver errado, o processador default do EeePC é o Intel Celeron Mobile 353, enquanto o processador do notebook objeto do estudo ora apresentado é o AMD Turion TL 50 - 64 X2, que, além de ser um notebook maior, ter a tela maior, maior consumo de energia; tem capacidade de processamento maior, pois é tecnologia semelhante a core duplo.
Como pensei, inicialmente, em utilizar este notbook, que ora dispunha, para operar móvel estacionado, não descarto para o futuro, poder dispor de um EeePC, para poder, também, operar móvel trafegando, mesmo que por estradas esburacadas, ou mesmo em uma trilha, utilizando um Jeep; claro que o sistema de fixação do suporte terá que ser ajustado para o tamanho do habitáculo do operador e vou ter que arranjar um chauffeur, que não seja eu mesmo, pois não consigo, ainda, estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Muito obrigado pelas dicas, um forte abraço e saudações.
De uma olhada nestes suportes, se nao der para comprar pelo menos tera boas dicas
www.ram-mount.com
Cláudio Brasília
22/01/2009, 21:02
De uma olhada nestes suportes, se nao der para comprar pelo menos tera boas dicas
www.ram-mount.com
Valeu brother, já havia acessado lá este site e copiado, somente TUDO, que eles tem para os visitantes, tal como as edições de seus catálogos, em formato .pdf que tem farta coleção de imagens e informações técnicas, que serviram e ainda vão orientar várias soluções para os problemas ora apresentados, na obtenção de uma versão aceitável de um suporte para notebooks, pois tenho procurado estudar este assunto já algum tempo; também, recomendo este site e recomendo que aquele que queira fazer seu próprio suporte procure estudar bastante, antes de inicar a execução, propriamente dita. Bom proveito a todos, um grande abraço e saudações.
Cláudio Brasília
22/01/2009, 21:54
Pode parecer para muitos coisa banal, mas tenho pensado muito neste assunto, para chegar nestas escolhas que ora apresento para todos, no intuito de compartilhar e informar sobre o assunto. Para termos uma pequena noção, da capacidade deste notebook escolhido para o experimento, na sua utilização em outras funções e/ou aplicações, que não somente ver um filme em DVD no descanço da cabine parada, poder gravar uma mídia qualquer contendo imagens diversas da viagem, captar sinal de TV digital, quando disponível, via adaptador USB já encontrado à venda, fazer a navegação do deslocamento da viatura, pois irá atuar em conjunto com um GPSmap Garmin 60Csx, com suporte próprio e antena externa conectado por uma das portas USB para transferência de waypoints, tracks e rotas e demais logs e sentenças padrão NMEA; mas muito além, com o uso de um aparelho roteador wireless avulso e mais o notebook, compartilhando a conexão EVDO no Windows XP, conexão do acesso de Internet, que via sinal Wi-Fi enviado do notebook para o roteador; este sinal poderá ser captado e repartindo a banda entre todos dispositivos que com um outro processador qualquer e acesso Wi-Fi, que pelos arredores da operação móvel se encontrarem, mesmo que este não tenha drive DVD-RW ou conexão com a web; já pensaram que bom seria. Vamos esperar uma banda larga móvel, talvez tipo WinMax ou coisa que o valha, para melhorar a velocidade que as operadoras vendem e não entregam e a ANATEL não fiscaliza.
23/01/2009, 01:11
Amigão, primeiramente, obrigado pela força; se é que já não havia revirado o site da Ram Mounts, para estudar o assunto, anteriormente, mas pensei que isto ofertado, que ora nos apresenta, ainda é um pouco caro e meio fora do alcance de quem não tem canal de importação direta.
Também, dei uma revirada no site que indicou acima e não encontrei a página sobre este produto, mas se puder indicar onde encontramos, a sua cotação de venda e se tem isto em estoque, para pronta entrega; penso que isto deverá ilustrar muito este nosso papo sobre o assunto, aqui no Fórum 4x4 Brasil, pelo menos do ponto de vista comercial.
Muito obrigado, um grande abraço e saudações.
PS: Nunca é tarde; marcar o tempo é apenas uma ilusão humana, de que pode controlar o Universo.
Saudações Cláudio! Boa noite!
Você disse que revirou o site do Armazém, certo? Não está lá mesmo porque só trabalhamos com os suportes de gps, mas teria como conseguir para você. Digo teria, porque já ví que você é um empreendedor e gosta de "trabalhar" as idéias! :palmas: Parabéns Claudio, admirável essa tua paixão. Daí que surgem as soluções mais apropriadas à nossa realidade!
Grande abraço!!
Luciano SHAKALL
23/01/2009, 05:52
" ... Após uma pausa, para nossos comerciais, vamos lá Galera, voltar ao assunto do tópico; qual seja: faça você mesmo o Suporte Truck Mobile, para notebooks - Tabajara. Se estiver atrapalhando voçês ou aborecendo com este assunto sem sentido, não se acanhem em dizer, pois é muito importante saber o que cada um tem para dizer ... "Que é isso Claudio :stop: . . .
É como você mesmo mencionou: Uma pausa para os comerciais :mrgreen: !
Estamos todos esperando você concluir "o caminho da pedras" (alguém tem que quebrar a cabeça antes, né? :mrgreen: ) para que possamos copiar :lol: . . .
É como mencionei uns posts acima: Os suportes que tenho visto, não me pareceram oferecer a "segurança necessária", PRINCIPALMENTE para um Jipe que faz trilhas - mesmo que, apenas, ocasionalmente - (meu caso), ou mesmo para viajar por nossas "belas" estradas :putz: . . .
Estamos de olhpo em te projeto :concordo: !
[]'s
Cláudio Brasília
23/01/2009, 20:19
Saudações Cláudio! Boa noite!
Você disse que revirou o site do Armazém, certo? Não está lá mesmo porque só trabalhamos com os suportes de gps, mas teria como conseguir para você. Digo teria, porque já ví que você é um empreendedor e gosta de "trabalhar" as idéias! :palmas: Parabéns Claudio, admirável essa tua paixão. Daí que surgem as soluções mais apropriadas à nossa realidade!
Grande abraço!!
Poxa, foi bom nos avisar disto; certo? Nada de parabéns isolados; o parabéns é para todos nós, que compomos o 4x4Brasil, pois a idéia é tentar fazer algo cooperativamente, com a participação de todos em política de full disclosure. Seu site é legal, tem uns suportes para GPS com preço em conta, vou deixar anotado; obrigado. O brasileiro em geral é um entrepeneur nato; já pensou que tem uns playboys que descobriram que passar caldo de cana nos pneus conserva e deixa bonito, então os gringos devem pensar entre eles...estes tabajaras...tem jeito não...http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon7.gif
Smile
Grande abraço.
Cláudio Brasília
23/01/2009, 20:44
Que é isso Claudio :stop: . . .
É como você mesmo mencionou: Uma pausa para os comerciais :mrgreen: !
Estamos todos esperando você concluir "o caminho da pedras" (alguém tem que quebrar a cabeça antes, né? :mrgreen: ) para que possamos copiar :lol: . . .
É como mencionei uns posts acima: Os suportes que tenho visto, não me pareceram oferecer a "segurança necessária", PRINCIPALMENTE para um Jipe que faz trilhas - mesmo que, apenas, ocasionalmente - (meu caso), ou mesmo para viajar por nossas "belas" estradas :putz: . . .
Estamos de olhpo em te projeto :concordo: !
[]'s
Mas concluir este projeto é uma longa estrada, cheia de desafios e dúvidas, sobre como fazer isto ou aquilo, de forma a tentar conseguir a "segurança necessária", pois são muitos detalhes a serem observados, penso eu; mas este modelo, que estamos desenvolvendo juntos é para usar com o carro parado. Notei que é um negócio inédito, que não havia sido feito nem aqui nem em outro lugar na web - tirando os modelos industrializados importados, mesmo que acionasse ao máximo os motores de busca; confesso que nem eu mesmo nunca havia tentado fazer um suporte, então, sendo assim, é tudo um experimento e tentativa e erro. Mas se der para segurar o notebook - acho que são uns 2,3Kg, como que depositado sobre uma mesa qualquer - como os pés do note são de borracha, acho que não vai sair destabelando lá de cima até o chão; na posição que for ajustado e suportar um usuário teclando em cima com louvor, acho que estará bom. Notei que a Ram Mounts tem um modelo que o note encaixa na mesa e é fechado as garras com uma chave, deixando o aparelho seguro no suporte; penso que chegar a este nível de sofisticação é muito difícil, quase impossível, para nós que estamos fazendo na base do artesanato e em fundo de quintal.
Grande abraço.
Cláudio Brasília
23/01/2009, 21:52
Como já tinhamos os furos de fixação dos suportes rótula - que tem umas garrinhas em cantoneira, para fixar originalmente, acabei arrancando aquilo e reabrindo os furos com a mesma broca usada nos rebites; sendo assim, cada base do suporte rótula serviu de máscara para marcar a furação destes na placa. Em seguida, para marcar melhor a furação do cooler, arrumei uma máscara de uma lateral da tampa de uma fonte de PC; como isto é padrão, para qualquer cooler deste tamanho, acabei usando aquela furação de fábrica como guia para marcar estes furos. Para furar o maior deles, tenha cuidado, pois isto trepida muito, chegando no meu caso a soltar o mandril; tem que ir devagar, para não travar a serra copo de 72mm, demorando um certo tempo em avançar e retirar da posição, parando para injetar um óleo de corte. Aproveitei para furar, também, neste turno a cantoneira, que irá atuar à guiza de beiral frontal aparador.
Cláudio Brasília
23/01/2009, 22:02
Olha como ficou o resultado; parafusei o cooler somente para verificar as tolerâncias dos furos e acho que ficou zero killed; para isto usei os parafusos originais, que são do tipo autoatarrachante e cuide para não jogá-los fora. Ao fixar o cooler do tipo brushless verifique que, na lateral deste tem duas setas, indicando o sentido de rotação e do fluxo de ar, deixando último este para cima, ou seja, insuflando o ar para baixo do note, mais ou menos na mesma direção coincidente ao minicooler interno do note.
Cláudio Brasília
24/01/2009, 11:39
Para ilustrar o nosso papo, aqui vai umas imagens da antiga cabine dos caminhões europeus Man, que a Volkswagen Caminhões e Ônibus adotou, para fabricar em Resende-RJ, quando lançou sua linha; a novidade é que a Man, recentemente, comprou a VWCO no Brasil e, talvez, estes valentes caminhões venham a ser produzidos em solo nacional.
Cláudio Brasília
24/01/2009, 11:58
Estava pensando, acho que isto tudo, em algum momento vai ter que ser ligado ao painel de fusíveis, ou diretamente na bateria - não sei ainda o consumo total, mas poderemos facilmente medir isto, depois com um alicate amperométrico; sendo assim, penso que irá precisar de uma chave geral ou, então, isto deverá ficar ligado direto, consumindo energia desnecessáriamente quando não em uso. Revirando a maleta de ferramentas encontrei uma antiga chave geral de terminais IBM 3278, que poderia servir neste caso, pois está funcionando bem. Caso não encontre uma destas, basta procurar uma chave de pois polos dupla, que não precisa de grande capacidade de corrente, uns 30A acho que está bom. Então ligamos o positivo e o negativo nos polos de entrada desta chave e a saída vai para uma barra de sinais, que, então faremos as conexões necessárias, mais adiante. Claro que esta chave, por sua concepção vai precisar de um suporte, então, com um pedaçõe de cantoneira de 3/4" em alumínio, acho que resolverá sua fixação.
Cláudio Brasília
24/01/2009, 13:00
Vamos falar um pouco dos componentes; no meu caso, além do notebook, que tem sua fonte original, para carregar a bateria, fonte do tipo wall charger, vou precisar ligar, também, a fonte do modem EVDO e, talvez, alguma tomada tipo isqueiro, para aparelho GPS.
A fonte original carregadora da bateria do notebook é para ligar em tomada de 100 a 240VAC (medição de tensão alternada - Volt Alternate Current), com um consumo estimado de 1,7A (medição de corrente - Amper); ou seja, se alimentada em 110VAC originará consumo/carga de teoricos 187W (medição de resistência - Watt). Isto na entrada, pois na saída desta marca 19VDC a 3,42A; gerando teóricos 64,98A. Vou usar esta fonte, pois é a que veio com a bateria do notebook originalmente e, mesmo sabendo que existe uma outra fonte, mas que na entrada é tipo tomada veicular isqueiro, de 12VDC (medição de tensão contínua - Volt Direct Current); esta fonte veicular, mesmo tendo uma saída compatível é bem mais dispendiosa, em termos de grana, pois veja poderemos encontrar esta no Submarino por R$469...o que acho uma exorbitância!!!
http://www.submarino.com.br/produto/10/1680831/carregador+dc+universal+para+notebooks+aa-5001?menuId=698
Se encontrar alguma coisa desta, mais acessível, algum dia no futuro, talvez compre, eliminando assim a necessidade de usar um inversor, para este caso, a necessidade de alimentar a fonte carregadora da bateria do notebook; mas temos, também, ainda, a fonte do modem EVDO, que tem o mesmo tipo de entrada, mas porém com menos consumo - somados os dois casos anteriores de consumo tensão alternada acho que estão dentro dos 200W de capacidade do inversor; fonte esta com saída em torno de 5VDC; sei que existem modens que se alimentam diretamente pela porta USB e não precisam de fonte externa, mas talvez estes sejam mais fracos em RX/TX (transmissão e/ou recepção), e não tenham tomada para antena externa, que no caso deste que tenho por ora é assim configurado, ou seja, com fonte externa e conector para antena interna ou externa, o que penso que fará grande diferença ao acessar de localidade distante de alguma Estação Rádio Base da operadora do serviço de acesso Internet móvel.
Sendo assim, fico com a opção de usar inversor, o que não obriga nenhum de vocês de fazer o contrário, caso o seu note e periféricos assim não o exijam, pois sei que tem notes que não tem/não vem com fonte do tipo wall charger, como pode ser o caso do EeePC Asus ou MOBO.
O inversor e a tomada do tipo isqueiro poderão ser encontrados na Donatti4x4, que tem ampla variedade de peças e coisa e tal; sem ganhar nenhuma comissão de venda/divulgação.
Este inversor, me parece, tem porteção para sobrecarga e subtensão de alimentação da bateria, realizando o desligamento de seu circuito interno caso estas condições sejam alcançadas, o que nos livra de muita complexidade neste aspecto.
Grande abraço a todos.
Cláudio Brasília
24/01/2009, 14:16
Retificando: na mensagem anterior, onde se lê: "gerando teóricos 64,98A"; leia-se "gerando teóricos 64,98W" - (Watt). Ratificando: a fonte do modem EVDO é 5VDC por 1A; o que irá agregar teóricos 5W de carga, que somados aos 187W da fonte do note, nos dá um total sobre o inversor de 192W, bem perto daqueles 200W ditos limite do mesmo; mas é claro que um inversor deste deve aguentar picos de ao menos 400W por algum tempo, sem antes desarmar, acredito piamente.
Cláudio Brasília
24/01/2009, 15:00
Os suportes da placa da mesa, que irão fazer a conexão desta com o restante da estrutura, como ficou decidido ser semelhantes aos do tipo rótula, com flange retangular com quatro furos de um lado e abraçadeira para perfil tubular, do tipo guidão de moto, bike ou etc do outro lado. Isto foi retirado daquele, igual ao vendido aos montes no Mercado Livre, feirinha do Paraguay e etc - cerca de R$19,00; somente a parte de baixo. O freguês tem que marcar sua posição na placa, que no meu caso achei melhor fazer isto na posição deslocada da linha imaginária do meio da placa para frente, em ambos os lados da placa pela parte de baixo desta. Como estes suportes rótulas são feitos de plástico, pensei que quando fizesse o rebite algo iria deformar com a pressão de expansão do rebite tipo pop-up; então, pensei, coloco umas arruelas pelo lado do plástico e pronto, mas fiz um teste sem, para a fazer um ensaio geral. No caso de usar arruela, tem uma interferência, entre a borda desta e a base do flange, pois são muito próximos, o que vai ocasionar uma operação adicional de tirar uma pequena fatia de cada arruela, como se fosse uma Lua Minguante, para acomodar legal. Acho que é arruela 3/16", que dá cerca de 5mm igual ao diâmetro do rebite. Estes suportes, originalmente, rotacionam 360 graus para todos os lados, mas quando estiverem fixados à placa e com a barra conectada, um irá tender a limitar o outro e ambos somente realizarão um movimento para a frente e para a trás bem limitado, limited tilt, mas que servirá para fazer uma sintonia fina no ajuste de posicionamento geral do note em relação ao operador confortável em sua cadeira.
Cláudio Brasília
24/01/2009, 22:29
Vamos falar um pouco sobre centro de gravidade da mesa, mas somente mais para a frente vocês vão ver porque; como foi descrito anteriormente, ficou decidido que os suportes de fixação da mesa, no restante da estrutura deverá ser feito por não apenas uma rótula central, mas dois suportes laterais do tipo rótula. Muito bem, este ditos suportes foram locados como sendo mais destacados, em relação à liha da metada da placa, no sentido transversal ao operador, ficando o topo do alinhamento do flange em cima da linha, deixando o suporte deslocado para trás, em relçao ao plano da mesa, visto de cima. Isto foi feito para deslocar o ponto de equilíbrio mais para a traseira da mesa, pois o notebook, supunha eu, quando com a tela aberta, se a tela está muito inclinada para trás ou mesmo quando operada por aquele que quando aponta algo na tela, encosta o dedo nesta, aumentando a tensão e o peso para trás. Estava certo e descobri que vamosprecisar de algo que prenda a parte da frente do note para que não alavanque para trás, mesmo a fixação destes suporte rótula sendo assim feita e a mesa esteja toda inclinada para a frente, conpensando por outro lado. A conclusão é que o note precisa ser bem preso à placa, mesmo para a operação deste com o veículo estacionado, pois a instabilidade é muita com o note solto.
Cláudio Brasília
27/01/2009, 21:23
Meninos, não façam isto em casa, pois seu notebook pode se esborrachar no chão de uma altura de uns +-90cm, como foi o caso deste aqui, pois a equipe de desenvolvimento de novos produtos, das Organizações Tabajara não havia colocado a rede de proteção e foi aquele esparramo, mas o caso é que, ufa, não aconteceu nada, nadinha, apenas o note perdeu uma vida nesta brincadeira. Recomendo expressamente este modelo de notebook; passou no teste e, também, recomendo que: coloquem ao menos um travesseiro em baixo e, depois, façam o teste com o note desligado, por favor. Grande abraço a todos.
Cláudio Brasília
29/01/2009, 22:41
Basicamente, até agora, foi necessário reunir este tipo de material, para iniciar a confecção da mesa do suporte, além de alguns rebites em dois tamanhos.
Cláudio Brasília
31/01/2009, 18:19
Para a fixação de componentes, à placa que estrutura a mesa do suporte de notebook, tais como o painel lateral, a chave geral e o inversor de corrente, foi necessário fazer pequenos outros suportes, de forma artesanal, se utilizando de pedaços dos perfis em alumínio, que deverão ser conseguidos em quantidade suficiente, fazendo a composição de material básico necessário, no caso este dois tamanhos de cantoneira e o perfil tipo trilho porta/janela, para roldana dupla, encontrado em qualquer carroçinha de caldo-de-cana.
Cláudio Brasília
31/01/2009, 18:24
Mais adiante serão descritos alguns passos básicos na confecção do Painel Lateral de Tomadas e, também, adiante a escolha do melhor posicionamento destes suportes de fixação destes componentes no lay-out geral da placa que compõe a mesa...
Como podemos notar, o suporte de fixação do inversor de corrente foi desenvolvido com o uso da cantoneira menor, acho que 1/2"; que foi aparelhada com serra manual, para fazer dois cortes e uma lima bastarda para, depois, um acabamento rápido das aparas resultantes e bordas em canto vivo, com seus furos feitos compatíveis com aqueles rebites menores; é necessário desenvolver algum tipo de gabarito ou executar os furos com base no olhômetro apurado, de forma que os dois furos do lado do componente coincidam com os furos dos parafusos de fechamento orignal da tampa de um dos lados deste inversor, de maneira a fazer uma boa e sólida interface com o restante da placa e, por conseguinte, fixando de maneira segura este componente com a nossa velha mesa do suporte de notebook.
Para facilitar a abertura daquela janela, notada depois entre cada um dos dois cortes que foram feitos em cada um dos lados de um pedaço desta cantoneira, pedaço que deverá ter o comprimento um pouco maior do que o lado do inversor; para ajudar foi passado a aresta desta cantoneira no esmeril, de forma a retirar material neste local do encontro das abas da cantoneira, ao longo do compirmento da janela, para facilitar depois quebrar com um alicate ou mesmo com os dedos toda uma seção de uma das abas da cantoneira, conseguindo executar a janela no tamanho necessário para a fazer o suporte de um dos lados; deverá ser repetido toda esta operação em outro pedaço de cantoneira, para se obter um outro suporte, que será usado no outro lado, ambos necessários para fixar o inversor de corrente no local a ser escolhido na placa da mesa.
Mesmo procedimento foi usado no pedaço de cantoneira - desta feita maior, acho que 7/8" de aba; para a obtenção da janela necessária para acomodação do interruptor no suporte de fixação da chave geral.
Cláudio Brasília
04/02/2009, 17:30
A conexão desta dita aplicação móvel com a Internet está especificada para ser realizada com a utilização de tecnologia EVDO - Evolution Data Optimized (Evolução de Dados Optimizados), que vem a ser o 3G do padrão CDMA - Code Division Multiple Access, ou Acesso Múltiplo por Divisão de Código; coisa de celular misturado com subrede, criando um acesso tipo WAN - Wide Area Network. Este acesso a uma Rede de Ampla Área, no caso de conectar o notebook à Intenet utilizando-se desta tecnologia, estabilidade do sinal, taxa de velocidade e etc; vai depender de onde você vai estar e onde está locada a Estação Rádio-Base mais próxima da provedora deste serviço; distância em linha de visada entre antenas (ponto-a-ponto), ganho do sistema iradiante, obstáculos físicos, interferências de outros sinais de rádio e etc. Mas tem, ainda, o lance do roaming, que conforme o plano assinado, "poderá ser estendido para todos os estados, sem acréscimo da fatura, mas que não acessa, somente, ainda, Nordeste e Minas Gerais", no caso da operadora Vivo. É ver para crer, mas se dentro de áreas metropolitanas, mesmo que nos arrebaldes, puder ter um acesso razoável, fico satisfeito.
Então, desta forma, penso em utilizar este modem - das imagens abaixo, que me foi designado quando da assinatura do plano, que é um modem considerado antiquado, pois não se parece com estes novos mini-modens, que não mais precisam de fonte de alimentação, pois se alimentam da conexão USB do notebookmpara, além de transferência bidirecinona de dados, quando nos pinos apropriados daquela interface, realizar o fornecimento de tensão de alimentação. Diferentemente daqueles novos modens, este antigo modem, precisa de alimentação proporcionada por uma fonte, muito parecida com aquelas fontes de carregar bateria de celular; mas o melhor disto é que este modem tem o conector de antena, possibilitando desconecatar a antena, colocar um cabo extensão e colocar a antena em posição externa à cabine do caminhão, coisa que os novos mini-modens não podem fazer. Isto pode vir a ser crucial para as operações precárias, quando nos arredores de cidades ou áreas metropolitanas brasileiras, quando operando móvel estacionado, com acesso web ativo.
Cláudio Brasília
17/02/2009, 08:47
A necessidade do painel lateral de tomadas surgiu quando pensando em conectar a saída do inversor no carregador de bateria do notebook e na fonte do modem EVDO; necessitando, ainda, de uma tomada 12VDC para conectar algum dispositivo que se alimente desta forma, tal com um aparelho GPS. As tomadas 110VAC foram retiradas das antigas fontes chaveadas de computador (tem pelo menos uma em cada), e a tomada 12VDC foi comprada nova (na Donatti4x4 tem). Como suporte foi utilizado um perfil, destes de portas e janelas para roldana dupla; para tanto devemos retirar aquelas abas que são os trilhos das roldanas, pois não vamos precisar disto e acabaria atrapalhando as conexões. Para retirar estas abas daquele perfil usei esmerilhar o canto vivo destas, até que retirando material suficiente possa quebrar facilmente estas abas fora, com o uso de um alicate, restando aparar as arestas resultantes para acabamento final. Depois marcar os furos, um redondo e dois retangulares; para os retangulares foi utilizado os furos originais, feitos nas caixas das fontes pelo fabricante por estampa; foi retirado a lateral da caixa da fonte chaveada de computador, para servir de máscara de marcação dos furos. O furo redondo, foi utilizado um serra copo de 27mm, pois o ideal seria um 28mm, mas parece que não existe na tabela da Starrett, pois a medida seguinte é 29mm.
Recomendo utilizar o eeePC da Asus em suas viaturas.
Alem de menor e mais facil de colocar no painel, ainda conta com HD sólido tipo memoria flash que é à prova de viabrações pois não tem componentes mecanicos.
Vejam o topico sobre como fiz a instalação do notebook, na minha TR4... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52266
Cláudio Brasília
18/02/2009, 19:36
Recomendo utilizar o eeePC da Asus em suas viaturas.
Alem de menor e mais facil de colocar no painel, ainda conta com HD sólido tipo memoria flash que é à prova de viabrações pois não tem componentes mecanicos.
Vejam o topico sobre como fiz a instalação do notebook, na minha TR4... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52266
Ok,
muito grato por suas recomendações. Grande abraço.
Cláudio Brasília
18/02/2009, 19:56
É um bocado trabalhoso, fazer furos em linha, para depois seccionar e retirar o material, fazendo o acabamento final com uma lima; penso que ficou meio rústico, muito longe daqueles furos feitos na fábrica, com estamparia em prensa, mas dá para quebrar um galho.
Cláudio Brasília
18/02/2009, 19:59
Então ficou assim...claro que a tomada 12VDC não está toda encaixada, pois necessita, ainda, reabrir um pouco o furo, criando estrias onde o anel de iluminação irá ajustar-se, depois, com um clique, mas dá para ter uma idéia da aparência final.
Cláudio,
ví que você partiu para uma solućão totalmente caseira.
A MaréGPS (http://maregps.com.br/) é representante no Brasil da RAM Mounts. Inclusive estou cotando com eles um sistema para fixaćão do meu radio, um Yaesu FT-857D.
Eles tem o tal suporte para notebook (http://www.maregps.com.br/loja/ram3163tw2-p-180.html?cPath=49_57). Mas você acertou. É caro mesmo (http://www.maregps.com.br/loja/ram3163tw2-p-180.html?cPath=49_57)!!
Mas estou gostando muito do caminho que você está tomando!
Eu também estou trilhando um caminho caseiro para a instalaćão dos rádios...
Veja lá no meu tópico: Radioamador no Tracker / GV (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54117)
[]s
Cláudio,
ví que você partiu para uma solućão totalmente caseira.
A MaréGPS (http://maregps.com.br/) é representante no Brasil da RAM Mounts. Inclusive estou cotando com eles um sistema para fixaćão do meu radio, um Yaesu FT-857D.
Eles tem o tal suporte para notebook (http://www.maregps.com.br/loja/ram3163tw2-p-180.html?cPath=49_57). Mas você acertou. É caro mesmo (http://www.maregps.com.br/loja/ram3163tw2-p-180.html?cPath=49_57)!!
Mas estou gostando muito do caminho que você está tomando!
Eu também estou trilhando um caminho caseiro para a instalaćão dos rádios...
Veja lá no meu tópico: Radioamador no Tracker / GV (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54117)
[]s
Paulo e Claudio,
Depois de muito procurar estes suportes e só encontrar coisa cara....optei pelo eeePC da Asus, resolve varios problemas!!! A fixação é mais facil e não trava com trepidação!
Deem uma olhada http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53333
[]s
ThiagoJeep
30/04/2009, 11:36
:concordo::concordo: bem legal o topico...sou técnico em informatica, e a muito tempo tento unir pc e carros...ja cheguei a por um pc dentro do painel de um santana q tive, botei uma tela de 7 embutida, ficou legal...e com a policia..era só desligar a tela e nao tinha problemas...quanto aos notes estilo eeePC a ventagem deles é nao ter hd! pois usam cartao me memoria no lugar, é uma solução para outros notes, podendo retirar o hd e botar um cartao no lugar, o problema é o espaço q é limitado ainda e caro....mais resolve todo o problema, o outro hd pode ser colocado em um case usb q é facilmente encontrado e só utilizar ele estando parado ou fazer um esquema de amortecimento especial só para o case usb...mesmo assim....usando ele assim....pode até se usar o hd pela usb como principal...lembrando de usar em usb 2.0, pois e 1.1;;;;fica muito lento...impossivel de usar.... qualquer duvida estou ai para ajudar!