Ver Versão Completa : Hella Rallye 1000 - Como instalar na SW4?
Amigos,
Eu estou instalando o Hella Rallye 1000 na SW4 e gostaria se possível da opinião dos nossos amigos na forma correta de liga-lo.
Eu ligo ele quando acionar o farol alto ou eu posso liga-lo através de uma chave liga e desliga permitindo liga-lo a qualquer momento?
Obs.: Não tenho certeza mas já ouvi falar que a legislação de transito somente permite liga-lo quando o farol alto for acionado. Isto procede?
Agradeço antecipadamente pela ajuda,
Rubens
guilhermeabreu
03/01/2009, 19:19
AMIGO RUB
Feliz 2009 .
Ísto procede , vc SÓ PODE LIGAR QDO O FAROL ALTO ESTIVER LIGADO , ou seja vc tem que ligar no comutador de luz alto/baixo .
NÃO ESQUECER DE COLOCAR UM RELÊ , apesar do HELLA rallye 1000 TER LAMPADA DE 55 WATTS , mas é bom colocar para aumentar a segurança .
Eu coloquei na minha SW4 e ficou 1.000.000 % melhor , pena que quebrei a lente de um e não tive coragem$$$$$$$$$$$$$$$$ de comprar outro .
MAS VALE A PENA TER UM HELLA RALLYE 1000 NUMA SW4 .
ABRAÇÃO
SÉRGIO HOLANDA
03/01/2009, 19:51
rub,
é isso que o guilherme passou...
apenas frisando de que não é bom e sim indispensável a utilização de relê na ligação.
você pode fazer tudo isso no cofre do motor, instale um relê usando o fio do farol alto para aciona-lo, um relê de pelos menos 150W, afinal são duas lâmpadas de 55W, utilize fio grosso e deixe bem isolado...toda vez que der farol alto eles acenderão...
Abr,
Sérjão
Amigos,
Eu estou instalando o Hella Rallye 1000 na SW4 e gostaria se possível da opinião dos nossos amigos na forma correta de liga-lo.
Eu ligo ele quando acionar o farol alto ou eu posso liga-lo através de uma chave liga e desliga permitindo liga-lo a qualquer momento?
Obs.: Não tenho certeza mas já ouvi falar que a legislação de transito somente permite liga-lo quando o farol alto for acionado. Isto procede?
Agradeço antecipadamente pela ajuda,
Rubens
Amigo Guilherme,
Muito obrigado pelo retorno e Feliz 2009 para você também.
Vou seguir os seus conselhos.
Abraços,
Rubens
Sérgio, Feliz 2009!
Obrigado pela dica. Vou puxar o fio do farol alto e liga-lo na bobina do rele. Vou seguir a sua dica e trabalhar somente no cofre do motor e assim evitar a desmontagem da chave de seta para achar o fio que aciona o farol alto.
Já estou com um rele de 40 amperes para ligar o Hella 1000, mas estou pensando em comprar mais um rele de 40A e assim instalar um rele para cada lampada. O que você acha?
Abraços,
Rubens
SÉRGIO HOLANDA
03/01/2009, 21:15
rub...Feliz 2009 pra você e sua família...
Veja bem, quanto mais precavido melhor...não que um relê irá resultar em queima de fio, mas a carga sendo maior os contatos tenderão a se estragar mais rapidamente, de modo que um relê para cada Hella trará resultados melhores e como consomen pouco não irá prejudicar e sim auxiliar...não esqueça dos porta fusiveis, com 15A está de bom tamanho...
Abrs,
Sérjão
Sérgio, Feliz 2009!
Obrigado pela dica. Vou puxar o fio do farol alto e liga-lo na bobina do rele. Vou seguir a sua dica e trabalhar somente no cofre do motor e assim evitar a desmontagem da chave de seta para achar o fio que aciona o farol alto.
Já estou com um rele de 40 amperes para ligar o Hella 1000, mas estou pensando em comprar mais um rele de 40A e assim instalar um rele para cada lampada. O que você acha?
Abraços,
Rubens
Serjão,
Obrigado pelo lembrete, já estava esquecendo do porta fusivel.
Vou instalar um fusível de 15A para cada Hella.
Abraços,
Rubens
Allan Nielsen
04/01/2009, 12:06
Rub,
como normalmente usamos os farois de milha aos pares, não há necessidade de fazer uma instalção para cada farol; e deve-se ter uma chave no painel de forma que ele acenda apenas com o farol alto E a chave do painel ligada.
Cada milha consome 55W, a corrente será de 55W/12V=4,6A; o par consumirá 10A (4,6 x 2). O fator minimo de segurança é de 80%, portanto o fio deverá suportar 18A (10 x 1,8); a sessão nominal minima será de 2,5 mm2, sugiro cabinho de 4 mm2 (ou 12 AWG). A função do fusivel é proteger o fio ou seja ruptura abaixo da capacidade de condução do fio; use 20A. O rele para 40A é suficiente para o par.
A instalação:
Alimentação do farol de milha
12V cx distribuição >> fusivel >>>>>> rele >>>>>> farol milha >> terra
Comando do farol de milha
12V do farol alto >>>>>>> bobina do rele >>>>>> chave no painel >> terra
Abs
Eu não entendo nada de ligações elétricas e tenho que pagar pelos serviços necessários. Mas na minha viatura, possuo um par de faróis SATUGA (Orgus) que são réplicas exatas do Hella Rallye 1000, instalados no parachoque de impulsão (que fui obrigado a colocar justamente para abrigá-los). A ligação foi feita como o companheiro Allan falou, ou seja, com uma chave no painel e conjugada com os faróis altos. Essa chave no painel é importante, pois nos dá a opção de que os faróis auxiliares acendam ou não, quando acionamos os faróis altos. Desse modo, quando estou na cidade (trânsito urbano), deixo os faróis auxiliares com as capas protetoras, e a tal chave desligada, podendo, assim, piscar os faróis altos sem que os auxiliares acendam sob as capas. E, quando vou para a estrada, à noite, retiro as capas e ligo a chave no painel, entendeu? As capas tb são importantes, pois protegem as lentes dos faróis auxiliares de pedrinhas, etc... Um abração, Delfim.
Rub,
como normalmente usamos os farois de milha aos pares, não há necessidade de fazer uma instalção para cada farol; e deve-se ter uma chave no painel de forma que ele acenda apenas com o farol alto E a chave do painel ligada.
Cada milha consome 55W, a corrente será de 55W/12V=4,6A; o par consumirá 10A (4,6 x 2). O fator minimo de segurança é de 80%, portanto o fio deverá suportar 18A (10 x 1,8); a sessão nominal minima será de 2,5 mm2, sugiro cabinho de 4 mm2 (ou 12 AWG). A função do fusivel é proteger o fio ou seja ruptura abaixo da capacidade de condução do fio; use 20A. O rele para 40A é suficiente para o par.
A instalação:
Alimentação do farol de milha
12V cx distribuição >> fusivel >>>>>> rele >>>>>> farol milha >> terra
Comando do farol de milha
12V do farol alto >>>>>>> bobina do rele >>>>>> chave no painel >> terra
Abs
Allan,
Muito obrigado pela aula/explicação.
Aproveitando a sua explicação eu montei um esquema de ligação.
Você poderia verificar se está correto?
Obs.: As figuras do relê eu encontrei no site: http://autosom.net/artigos/rele.htm
Abraços,
Rubens
Delfim,
Obrigado pela explicação de como foi feita a ligação na sua Hilux e também pela foto.
A sua Hilux está linda e bem cuidada. Parabéns!!!
Eu mesmo irei fazer a instalação na minha Hilux aproveitando as dicas e conhecimentos dos nossos amigos deste fórum.
Vamos ficar em contato, e mais uma vez muito obrigado.
Abraços,
Rubens
Obrigado, ficaremos em contato sim...
Não consegui abrir o esquema que vc anexou, diz que o arquivo tá corrompido.
Abração, Delfim.
Obrigado, ficaremos em contato sim...
Não consegui abrir o esquema que vc anexou, diz que o arquivo tá corrompido.
Abração, Delfim.
Delfim, obrigado pela informação!
Segue novamente o arquivo, em .PDF e em .ZIP.
Abraços,
Rubens
Allan Nielsen
04/01/2009, 22:44
Allan,
Muito obrigado pela aula/explicação.
Aproveitando a sua explicação eu montei um esquema de ligação.
Você poderia verificar se está correto?
Obs.: As figuras do relê eu encontrei no site: http://autosom.net/artigos/rele.htm (http://autosom.net/artigos/rele.htm)
Abraços,
Rubens
Rubens,
o esquema que vc fez funciona. Apenas para ficar tecnicamente correto e facilidade de instalação sugiro:
- o fusivel deverá estar antes do rele, ou seja 12V da bateria (o ideal é tirar de algum ponto da cx de distribuição) passa pelo fusivel e daí liga-se o comum do rele. O fusivel tem que proteger todo o circuito, incluindo o rele.
- na parte de controle do rele depende de onde vc "pegará" os 12V do farol alto. Se vc "pegar" no cofre do motor, por uma questão de simplicidade vc inverte a ordem do seu esquema, ou seja liga 1° na bobina do rele (pino 2), sai um fio do outro lado da bobina (pino 1) e vai pra dentro da cabine na chave do painel e terra. Este fio não necessita ter 4 mm2, pois a corrente é baixa.
- use cabos de boa qualidade, que tenha uma boa capa plastica isolante ou então passe por um espaguete.
Abs
Rubens,
o esquema que vc fez funciona. Apenas para ficar tecnicamente correto e facilidade de instalação sugiro:
- o fusivel deverá estar antes do rele, ou seja 12V da bateria (o ideal é tirar de algum ponto da cx de distribuição) passa pelo fusivel e daí liga-se o comum do rele. O fusivel tem que proteger todo o circuito, incluindo o rele.
- na parte de controle do rele depende de onde vc "pegará" os 12V do farol alto. Se vc "pegar" no cofre do motor, por uma questão de simplicidade vc inverte a ordem do seu esquema, ou seja liga 1° na bobina do rele (pino 2), sai um fio do outro lado da bobina (pino 1) e vai pra dentro da cabine na chave do painel e terra. Este fio não necessita ter 4 mm2, pois a corrente é baixa.
- use cabos de boa qualidade, que tenha uma boa capa plastica isolante ou então passe por um espaguete.
Abs
Allan,
Eu refiz o esquema elétrico você poderia revisa-lo novamente?
Obrigado,
Rubens
Allan Nielsen
05/01/2009, 11:45
Allan,
Eu refiz o esquema elétrico você poderia revisa-lo novamente?
Obrigado,
Rubens
Rubens, é isso ai :concordo:
Dê atenção a qualidade do cabo, e fixe de maneira que não fique roçando em algum ponto que poderá cortar a capa isolante.
Como disse anteriormente, a chave liga/desliga poderá ficar como vc colocou no esquema ou do outro lado fazendo o aterramento na parte interna do painel, dependendo apenas de onde vc vai "pescar" os 12V do farol alto.
abs
Rubens, é isso ai :concordo:
Dê atenção a qualidade do cabo, e fixe de maneira que não fique roçando em algum ponto que poderá cortar a capa isolante.
Como disse anteriormente, a chave liga/desliga poderá ficar como vc colocou no esquema ou do outro lado fazendo o aterramento na parte interna do painel, dependendo apenas de onde vc vai "pescar" os 12V do farol alto.
abs
Allan, obrigado pela nova revisão.
Agora já estou com o material técnico e instruções para esta instalação.
Obrigado mais uma vez, vou tomar o cuidado para que o fio não fique roçando em nenhum ponto. Pretendo tirar os + 12 V do farol na cx de comutação, a partir do fusível do farol alto.
Abraços,
Rubens
RONIE_VALIM
12/12/2009, 01:11
Desenterrando o tópico, como é um tópico técnico, beleza! :concordo:
Boa noite a todos, alguém poderia me informar se a fiação que eu devo pegar para alimentar a bobina do relê (no positivo do farol alto, correto?) suporta tranquilamente mais de um rele destes de 40A? Quantos no máximo?
Pergunto isso pois estou bolando um suporte removível para meu Troller e neste suporte irei utilizar 4 ou 5 faróis.
E antes de qualquer outra dúvida, preciso definir se vou usar o mesmo comando do meu farol alto ou se vou colocar uma chave extra.
É isso ai, estou precisando saber quanto é o consumo do rele...
Obrigado a todos..
guilhermeabreu
12/12/2009, 03:11
A TODOS
Os faróis auxiliares pelo DETRAN são obrigados a serem ligados em conjunto com os faróis alto , NÃO PODEM SEREM LIGADOS EM CHAVE SEPARADA .
Eu particularmente havia inicialmente ligado meus HELLA rallye 1000 em minha SW4 numa chave separada , ERA UMA MERD@$%¨&*()A , toda hora tinha que me curvar para ligar/desligar , depois desta primeira viagem fiz a ligação conjugado com o farol alto , E LOGO DEPOIS LÍ O REGULAMENTO DO DETRAN QUE EXIGE A LIGAÇÃO DOS FARÓIS AUXILIARES EM CONJUNTO COM OS FARÓIS ALTO .
Em caso de desobediencia desta norma vc poderá ser multado e/ou o carro não passar na vistoria anual .
Tem muito tempo que fiz esta instalação e lembro que foi meio complicado pq o sistema elétrico das HILUX tem o polo invertido , ou seja : a corrente da bateria vai direto para uma fase da lampada e o FIO NEGATIVO É QUE PASSA NO COMANDO DO VOLANTE , NO COMUTADOR DE ALTO/BAIXO NO VOLANTE , o eletricista na época comeu uma broca pra colocar o relê para não sobrecarrregar o comando do volante , pois normalmente todos os relês funcionam com a corrente POSITIVA que passa no comutador de farol alto/baixo e na HILUX estre fio É O NEGATIVO . Foi uma nhaca pra fazer esta instalação .
ABRAÇOS E FELIZ NATAL A TODOS DESTE FORUM
SÉRGIO HOLANDA
12/12/2009, 07:58
Guilherme...
Lembrando que é o auxiliar apenas, caso seja farol de neblina é separada, até porque não deve ser usado o farol alto.
Ligação...
Ronie e demais...
Vocês podem pegar o positivo do farol alto lá na frente mesmo e colocar um relê de beixa carga que é acionado quando o farol alto é ligado, este aciona um relê maior e joga carga pro Auxiliar.
Abrs e Feliz Ano Novo!
Sérjão
A TODOS
Os faróis auxiliares pelo DETRAN são obrigados a serem ligados em conjunto com os faróis alto , NÃO PODEM SEREM LIGADOS EM CHAVE SEPARADA .
Eu particularmente havia inicialmente ligado meus HELLA rallye 1000 em minha SW4 numa chave separada , ERA UMA MERD@$%¨&*()A , toda hora tinha que me curvar para ligar/desligar , depois desta primeira viagem fiz a ligação conjugado com o farol alto , E LOGO DEPOIS LÍ O REGULAMENTO DO DETRAN QUE EXIGE A LIGAÇÃO DOS FARÓIS AUXILIARES EM CONJUNTO COM OS FARÓIS ALTO .
Em caso de desobediencia desta norma vc poderá ser multado e/ou o carro não passar na vistoria anual .
Tem muito tempo que fiz esta instalação e lembro que foi meio complicado pq o sistema elétrico das HILUX tem o polo invertido , ou seja : a corrente da bateria vai direto para uma fase da lampada e o FIO NEGATIVO É QUE PASSA NO COMANDO DO VOLANTE , NO COMUTADOR DE ALTO/BAIXO NO VOLANTE , o eletricista na época comeu uma broca pra colocar o relê para não sobrecarrregar o comando do volante , pois normalmente todos os relês funcionam com a corrente POSITIVA que passa no comutador de farol alto/baixo e na HILUX estre fio É O NEGATIVO . Foi uma nhaca pra fazer esta instalação .
ABRAÇOS E FELIZ NATAL A TODOS DESTE FORUM
guilhermeabreu
12/12/2009, 11:41
GRANDE SERGIO HOLANDA
Como falei e vc reforçou , esta lei é só para FARÓIS AUXILIARES o de neblina como SERGIO HOLANDA falou pode e tem que ser separado .
Qto a ligação , como vc falou é simples e acredito que não foi desta forma que foi feito no meu não , mas esta funcionando correto sem problema ha 7 anos .
ABRAÇÃO e FELIZ NATAL E ANO NOVO
RONIE_VALIM
12/12/2009, 14:17
Obrigado aos que ajudaram...
Seguinte, já fiz algumas escolhas:
Serão 4 faróis dos de 6 polegadas, já comprei hoje;
Usarei 2 relés simples;
Serão ligados todos de uma só vez;
Estou fazendo um suporte removível de alumínio para eles;
Vou ligar na chave do farol alto;
Usarei uma chave extra no painel para ligar e desligar, caso queira, por exemplo, dar um sinal para alguém e não seja necessário ligar tudo para tal sinal.
Tenho poucas dúvidas por enquanto:
O relé que devo usar é este, correto?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116154474-rel-auxiliar-p-lmpadas-cool-blue-tipo-xenon-de-100-_JM
Posso ligar os dois recebendo sinal positivo de um farol, pegando lá na frente, no próprio farol? Não sobre-carrega a fiação do farol?
Obs.: Entendi como funciona e como devo fazer a ligação, só tenho dúvida no quesito "vai aguentar?"
Obrigado a todos pelas dicas, assim que eu tiver com o suporte removível pronto e os faróis instalados coloco uma foto aqui para que o pessoal veja a porcaria que estou fazendo! :mrgreen:
SÉRGIO HOLANDA
12/12/2009, 22:58
RONI...
Para acionar o relê você pode usar a fiação do farol alto, agora, se for usar lâmpadas superiores a 50W lhe aconselho um relê para cada faról, seguro morreu de velho, e um relê para acionar os outros 4, ai não sobrecarrega a fiação do faról alto. Deu pra entender?
Abrs,
Sérjão
Obrigado aos que ajudaram...
Seguinte, já fiz algumas escolhas:
Serão 4 faróis dos de 6 polegadas, já comprei hoje;
Usarei 2 relés simples;
Serão ligados todos de uma só vez;
Estou fazendo um suporte removível de alumínio para eles;
Vou ligar na chave do farol alto;
Usarei uma chave extra no painel para ligar e desligar, caso queira, por exemplo, dar um sinal para alguém e não seja necessário ligar tudo para tal sinal.
Tenho poucas dúvidas por enquanto:
O relé que devo usar é este, correto?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116154474-rel-auxiliar-p-lmpadas-cool-blue-tipo-xenon-de-100-_JM
Posso ligar os dois recebendo sinal positivo de um farol, pegando lá na frente, no próprio farol? Não sobre-carrega a fiação do farol?
Obs.: Entendi como funciona e como devo fazer a ligação, só tenho dúvida no quesito "vai aguentar?"
Obrigado a todos pelas dicas, assim que eu tiver com o suporte removível pronto e os faróis instalados coloco uma foto aqui para que o pessoal veja a porcaria que estou fazendo! :mrgreen:
RONIE_VALIM
12/12/2009, 23:20
Juro que tinha pensado nisso! Mais acabei descartando a idéia por achar que era loucura! hehe
Vc me fez acreditar na minha capacidade :parede: !!
Então...
Creio que já não vai ser preciso um relé para cada farol pois irei usar as lampadas de 55W originais dos faróis e inclusive já comprei os 4 faróis.
Vou fazer exatamente igual o esqueminha das páginas anteriores, só que apenas estou com dúvida se posso acionar os 2 relés pegando o positivo de um farol lá na frente... E neste fio que vai alimentar os dois relés vou faze-lo passar por uma chavinha dentro do carro...
Será que não em problema?
RONI...
Para acionar o relê você pode usar a fiação do farol alto, agora, se for usar lâmpadas superiores a 50W lhe aconselho um relê para cada faról, seguro morreu de velho, e um relê para acionar os outros 4, ai não sobrecarrega a fiação do faról alto. Deu pra entender?
Abrs,
Sérjão
RONIE_VALIM
12/12/2009, 23:24
Só pra complementar...
Os faróis já estão fixados no carro..
Não sei se tá muito loko, se tá legal, se tá funcional ou se tá horrível, como disse as mulheres de casa!
Pelo menos para o própósito que fiz, que foi ser "removível facilmente" está atendendo à necessidade...
Vou descarregar as fotos do celular e logo mais coloco aki..
Obrigado por enquanto...
SÉRGIO HOLANDA
12/12/2009, 23:25
RONI...
o consumo é baixo, então é possível sim, mas eu faria o seguinte, um relê em cada farol alto... ou seja, não ficaria com os 4 desligados caso um fusivel abrisse...então utilizaria um relê no esquerdo e outro no direito.
Abrs,
Sérjão
Juro que tinha pensado nisso! Mais acabei descartando a idéia por achar que era loucura! hehe
Vc me fez acreditar na minha capacidade :parede: !!
Então...
Creio que já não vai ser preciso um relé para cada farol pois irei usar as lampadas de 55W originais dos faróis e inclusive já comprei os 4 faróis.
Vou fazer exatamente igual o esqueminha das páginas anteriores, só que apenas estou com dúvida se posso acionar os 2 relés pegando o positivo de um farol lá na frente... E neste fio que vai alimentar os dois relés vou faze-lo passar por uma chavinha dentro do carro...
Será que não em problema?
RONIE_VALIM
12/12/2009, 23:28
Não tinha pensado isso...
Mas vem cá, será que cada farol do carro tem um fusível?
SÉRGIO HOLANDA
12/12/2009, 23:32
Não sei dizer do Troller, mas muitos possuem sim, inclusive por segurança, evitando que a queima de um fusível deixe o veículo totalmente as escuras.
Não tinha pensado isso...
Mas vem cá, será que cada farol do carro tem um fusível?
RONIE_VALIM
13/12/2009, 00:38
Olhei o manual e os faróis altos são ligados juntos com um fusível de 15, e os faróis baixos são ligados separados cada um com um fusível de 10...
Mesmo sendo ligados juntos, será que é viável colocar cada relé em um farol alto a fim de previnir qualquer coisa?
RONIE_VALIM
13/12/2009, 00:47
Em anexo estão umas fotos da gambiarra!
É feito de tubos de alumínio com parade de 3mm e unidos com conexões próprias...
Isso era utilizado em serviços de telecomunicações, trabalho com isso, era para fazer esteiras de cabos!
Só coloquei no local para testar e ver se ia ficar feio ou muito feio!! hehe
Falta retirar e mandar fazer uma pintura eletrostática preta, fazer a fiação, jogar no reboque e re-montar nas festas de fim de ano no interior de SP para a diversão no meio dos canaviais da cidade natal do meu pai! Região de Barretos...
Críticas são bem vindas, estou acostumado já! :odedo:
eu tinha 2 hella1000 na ranger e eram ligados por uma chave separada. eu ligava a hora q eu queria.
e eu utilizava apenas um rele......fui numa loja de instalação de acessorios e o cara instalou pra mim numa boa. ficou 100%. nunca tive problemas. paguei 60 reais.
ronie,
ficou legal!! ja ia perguntar onde vc tinha comprado o suporte!! hehehe
só falta mesmo pintar de preto!
veja tb se nao vai tremer mt....!!!
RONIE_VALIM
13/12/2009, 01:00
O suporte não treme nada... Eu que fiz... (montei, pois as peças eu tinha guardado...)! Ele ficou muuuuito mais resistente que as travessas de bagagem....
O que tenho medo é apenas os faróis bambiar, pois são "xing-ling"...
Porém eu puis minha namorada pra dirigir em umas buraqueiras aqui por perto e dei uma conferida.... Está tudo 100%.... Bem fixo e sem tremer...
Como são para usar somente em ocasiões, creio que dure o esquema!
eu tinha 2 hella1000 na ranger e eram ligados por uma chave separada. eu ligava a hora q eu queria.
e eu utilizava apenas um rele......fui numa loja de instalação de acessorios e o cara instalou pra mim numa boa. ficou 100%. nunca tive problemas. paguei 60 reais.
ronie,
ficou legal!! ja ia perguntar onde vc tinha comprado o suporte!! hehehe
só falta mesmo pintar de preto!
veja tb se nao vai tremer mt....!!!
SÉRGIO HOLANDA
13/12/2009, 20:03
Eu particularmente gostei, apenas verifique se não irá ter muita tremedeira, ai você precisa estabilizar.
Sobre os relês em cada faról, acho viável sim, mesmo sendo o mesmo fusível, pois não sobrecarrega a fiação, mesmo o consumo dos relês sendo baixo.
Em anexo estão umas fotos da gambiarra!
É feito de tubos de alumínio com parade de 3mm e unidos com conexões próprias...
Isso era utilizado em serviços de telecomunicações, trabalho com isso, era para fazer esteiras de cabos!
Só coloquei no local para testar e ver se ia ficar feio ou muito feio!! hehe
Falta retirar e mandar fazer uma pintura eletrostática preta, fazer a fiação, jogar no reboque e re-montar nas festas de fim de ano no interior de SP para a diversão no meio dos canaviais da cidade natal do meu pai! Região de Barretos...
Críticas são bem vindas, estou acostumado já! :odedo:
RONIE_VALIM
14/12/2009, 00:16
Eu particularmente gostei, apenas verifique se não irá ter muita tremedeira, ai você precisa estabilizar.
Sobre os relês em cada faról, acho viável sim, mesmo sendo o mesmo fusível, pois não sobrecarrega a fiação, mesmo o consumo dos relês sendo baixo.
Então... Por enquanto está muito bem fixo, não treme a ponto de dar medo, apenas treme um tanto que as borrachas de fixação do próprio farol tem... Sabe do que estou falando? Creio que elas servem para isso mesmo, não deixar 100% fixo a ponto de trincar as chapas dos faróis.
Quanto aos relés, eu andei olhando, estou achando que o farol do lado direito pega alimentação do farol do lado esquerdo... (lembre-se, eles usam o mesmo fusível..)
Então por isso acho que não vai fazer diferença pegar um relé em cada farol ou pegar tudo de um farol só...
Tem como eu fazer um teste de continuidade para saber isso? Está muito difícil apenas acompanhas os fios...
Abraço!
SÉRGIO HOLANDA
14/12/2009, 12:20
Tem como eu fazer um teste de continuidade para saber isso? Está muito difícil apenas acompanhas os fios...
Abraço!
Com um multimetro faz tranquilamente...
RONIE_VALIM
18/12/2009, 19:38
Pessoal estou de volta...
Pretendo fazer a instalação dos faróis este fim de semana porque o feriado está chegando e eu quero ir pro meio do mato enxergando :mrgreen:
Seguinte, pra evitar muitas ligações e muitos fios, será que seria uma boa idéia eu usar um relé desses:
http://www.dni.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=483&category_id=2&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=32
Se não for pedir demais, olhem o manual e dê alguma dica por favor de como proceder para ter uma instalação simples e funcional.
Quero usar os 4 ligados de uma vez só, vou usar o sinal do farol alto para ligar e vou ter uma chave dentro do carro para desacionar os 4 faróis auxiliares mesmo que o alto esteja acionado..
Obrigado a todos...
Abs
RONIE_VALIM
25/12/2009, 21:50
Já que todos estão em viagem... Arrisquei e instalei um relé duplo, ficou bacana!!!
Segue foto do troço instalado!
andres-tavares
22/01/2010, 00:26
Muito bem Ronie! ... e ai como ficou a iluminacao? .. alguma foto noturna comparando a iluminacao original vs original + 4 milhas no teto?
RONIE_VALIM
22/01/2010, 06:05
Muito bem Ronie! ... e ai como ficou a iluminacao? .. alguma foto noturna comparando a iluminacao original vs original + 4 milhas no teto?
Ficou simplesmente animal! Foto eu não tenho, vacilei, devria ter tirado...
Mas atendeu as minhas espectativas... Consigo fixar no carro com uns 10 minutos, e pra tirar, 2 minutos ele sai! Mas precisa ser em duas pessoas para não arranhar o teto.
Estou com uma duvida sobre o posicionamento dos faróis auxiliares,
Trata-se de uma Hilux SW4 1994 com teto solar,
encomendei um bagageiro e estou na duvida sobre o posicionamento dos faróis auxiliares,
a principio pensei em posicioná-los no teto, fixados no bagageiro,
minha dúvida, eles serão mais eficientes se forem fixados na frente do carro junto ao para choque ou no teto,
qual o melhor posicionamento e gostaria de saber em que situação eles serão mais eficientes no teto ou no para choque?
agradeço a atenção
em tempo, o uso do carro é para viagens longas em estradas, e não terei o problema de arrancar os faróis em uma trilha.
A lei não permite o uso dos faróis de longo alcance nas estradas, quando instalados no teto. Vc até pode trafegar com eles no teto, mas somente cobertos com capa. O uso dos faróis, nesse caso, ficará limitado às trilhas.
Quando instalei os Hella 1000 na minha SW4, ano 1999, fiquei no mesmo dilema, inclusive eu preferia poder istalá-los sem o uso do parachoque de impulsão, que pessoalmente não gosto. Entretanto, não teve jeito, a única maneira que encontrei de estar dentro da lei e os faróis atenderem ao objetivo, foi com a instalação do parachoque de impulsão, conforme vc pode ver na foto anexa. Nesse tipo de instalação o uso de capas é opcional. Um abraço, Delfim.
Tudo bem Delfim encontrei esses faróis hoje, num preço razoável o par instalados. O que você diria quanto a qualidade deles, visto que o os Hellas 1000 estão em torno de 900,00 o par.
Um abraço Inner
Eu não entendo nada de ligações elétricas e tenho que pagar pelos serviços necessários. Mas na minha viatura, possuo um par de faróis SATUGA (Orgus) que são réplicas exatas do Hella Rallye 1000, instalados no parachoque de impulsão (que fui obrigado a colocar justamente para abrigá-los). A ligação foi feita como o companheiro Allan falou, ou seja, com uma chave no painel e conjugada com os faróis altos. Essa chave no painel é importante, pois nos dá a opção de que os faróis auxiliares acendam ou não, quando acionamos os faróis altos. Desse modo, quando estou na cidade (trânsito urbano), deixo os faróis auxiliares com as capas protetoras, e a tal chave desligada, podendo, assim, piscar os faróis altos sem que os auxiliares acendam sob as capas. E, quando vou para a estrada, à noite, retiro as capas e ligo a chave no painel, entendeu? As capas tb são importantes, pois protegem as lentes dos faróis auxiliares de pedrinhas, etc... Um abração, Delfim.
Inner,
Na minha opinião os faróis iluminam bem, pelo menos para mim são satisfatórios.
Por quanto vc encontrou o par?
Um abraço, Delfim.
Pois é Delfim na verdade fiz confusão os faróis que vi não são Orgus e sim de uma outra marca se não me engano Halogen modelo Rallye 1001, são muitissímos parecidos com os Hella 1000 e segundo o vendedor concorrente direto deles. O vendedor testou um para que eu pudesse ver, e realmente os faróis me pareceram ótimos. Quanto ao preço 200,00 o par instalados. Vou apostar neles e devo colocar na sexta ou sábado e depois coloco as fotos e impressões aqui. Abraços Inner
Inner,
Na minha opinião os faróis iluminam bem, pelo menos para mim são satisfatórios.
Por quanto vc encontrou o par?
Um abraço, Delfim.
Inner,
O preço está mesmo ótimo, onde é essa loja ?
Um abraço, Delfim.
Bariloche Acessórios Rua Figueira de Melo 310 São Cristovão Tels. 3890-0352/0368
Esqueci de dizer vem com as capas, e o farol além da lâmpada de longo alcançe tem outra lâmpada em baixo tipo lanterna
caso queira ligue e fale com o Carlos Henrique diz que foi por informação do cara da Hilux branca que adaptou o santo antônio. Estive lá hoje
Um abraço
Inner,
O preço está mesmo ótimo, onde é essa loja ?
Um abraço, Delfim.
Inner,
Conheço bem a loja, sou cliente do Carlos e da Bariloche Acessórios, há muitos anos.
Ele deve ter recebido esses faróis recentemente, pois até bem pouco tempo não havia nenhum farol lá que se aproximasse do Orgus e muito menos do Hella.
Um abraço, Delfim.