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Ver Versão Completa : ABS no Off-road - melhor desligado!!!



Daniel Castanho
01/01/2009, 18:18
Estes dias eu tive uma surpreza quando tentei frear a minha Tracker em uma descida de cascalho. O ABS atuou não deixando as rodas travarem, só que o carro não parava nunca, pois as pedras sempre rolavam sob os pneus não deixando os freios atuarem. Cheguei a conclusão que em terrenos extremamente escorregadios, o ABS, pelo menos deste carro, não atua bem no off-road.

Ouvi dizer que existe uma nova geração de ABS usado pela Mitsubishi que detecta o terreno off-road para atuar diferente sobre o freio. Fiz um teste drive em uma L200 naquelas pistas itinerantes da Mitsubishi e o ABS deles funciona realmente nestas condições.

Para checar esta minha dúvida eu fiz um teste. Fui em uma estrada de terra batida com uma fina camada de saibro, mantive 50Km/h e marquei a distância em 3 situações:
1º ABS LIGADO - percorri 15 metros para parar;
2º ABS DESLIGADO (pé fincado no freio/rodas travadas)- 10 metros para parar;
3º ABS DESLIGADO (tentei controlar o pé para não travar total)- 9 metros para parar.
Repeti a medição em cada situação pelo menos duas vezes e o resultado se repetiu.

Fiquei assustado com o resultado! De 10 para 15 metros, a diferença é muito grande!

Fiz outras frenagens de emergência em locais mais escorregadios e em velocidades mais altas e o resultado é assustador. A conclusão é simples: Se voce precisar parar o carro em uma situação destas, esquece! O CARRO NÃO PÁRA!!! O máximo que voce pode fazer é tentar contornar o obstáculo, POIS ESTA SERÁ A ÚNICA VANTAGEM DESTE ABS NO OFF-ROAD.

Para andar com o ABS desligado eu tirei o Fusível nº2 do compartimento do motor. Fiz isso com o carro desligado. Quando liguei o carro, a luz "ABS" e a luz de freio ficaram acesas no painel. Alguém saberia dizer se existe alguma outro meio de desativar o ABS sem precisar abrir o capô e sacar o fusível?

Estou pensando seriamente em desativar o ABS sempre que for usar o carro em trechos longos no off-road, em rallys ou trilhas!

Façam este teste! Muitas vezes podemos pensar que voce não vai precisar freiar forte e que voce sempre freia devagar e anda na boa, mas uma situação de emergência nunca é previsível.

Ainda quero fazer um teste destes na lama ...
()s
Daniel

cRiPpLe_rOoStEr
01/01/2009, 20:16
Para andar com o ABS desligado eu tirei o Fusível nº2 do compartimento do motor. Fiz isso com o carro desligado. Quando liguei o carro, a luz "ABS" e a luz de freio ficaram acesas no painel. Alguém saberia dizer se existe alguma outro meio de desativar o ABS sem precisar abrir o capô e sacar o fusível?

Estou pensando seriamente em desativar o ABS sempre que for usar o carro em trechos longos no off-road, em rallys ou trilhas!

eu pegaria um fio e ligaria no plug original do fusível, com um interruptor no painel, e um novo plug para o fusível... se possível, interligaria o interruptor com a luz do abs para que fosse desligada junto, mas a luz do freio de mão não poderia ser apagada pq tb tem a função de diagnosticar falhas no sistema de freio, o que pode ser interpretado, inclusive, como inoperância do abs...

cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 01:35
espero ter ajudado...

Daniel Castanho
09/01/2009, 20:37
Cripple,
Agradeço a sua sugestão, mas isso implicaria em perda da garantia.
Tinha pensado em algo parecido, só que com um rele para ligar a este interruptor, visto que o fusível é de 50A.
Por enquanto vou sacar o fusível quando precisar.
Abraço,
Daniel

rafaelfernandez
09/01/2009, 22:58
Ola amigos,

So um detalha que vale a pena lembrar. O ABS foi concebido para manter a dirigibilidade em situacoes de frenagem brusca ou em locais de baixa aderencia(neve, areia, cascalho, etc) e nao para diminuir a distancia de frenagem. A diminuição da distancia de frenagem é um fenomeno que ocorre somente em piso seco e em outras situações especificas (areia por exemplo). Tanto que todo carro com ABS vem com uma etiqueta avisando disso.
Acredito que melhor do que usar os freios nessa hora, seria usar o freio motor junto com o abs atuando e contornar os obstaculos. Agora a ideia de desligar o abs de forma rapida e pratica seria muito bom, uma vez que poderias controlar sua atuação, como alguns carros com ESP que tem a opção de desligar para conseguir arrancar na neve por exemplo.

[]´s
Rafael

Daniel Castanho
17/01/2009, 11:41
Isso mesmo Rafael! Voce está corretíssimo.

Resolvi fazer este ALERTA quando percebi que se precisasse parar eu não conseguiria. Em uma situação de emergência, se eu tiver como contornar um obstáculo, beleza! O problema começa se eu tiver que parar!!! ... tipo um carro, ou trator ou um animal atravessado na pista de forma que obstrua totalmente a passagem ... ai fudeu!

Quanto a areia, fiz um teste (sem medição) e o ABS não pára mesmo. Quando as rodas travam o pneu afunda na areia fazendo o carro parar rapidamente. Já como o ABS o pneu fica "flutuando" sobre a areia e sem aderência não pára nunca!

Fica o alerta.

Só falta o teste no barro liso.

Abraços,
Daniel

cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2010, 05:28
quase um ano se passou... e os resultados dos testes na lama?

R1C4rdo
11/01/2010, 01:05
Olá!
Fiquei interessado nos resultados dos testes.
Posta ai as informações!

Abraços

MRaizer
11/01/2010, 10:06
Isso mesmo Rafael! Voce está corretíssimo.

Resolvi fazer este ALERTA quando percebi que se precisasse parar eu não conseguiria. Em uma situação de emergência, se eu tiver como contornar um obstáculo, beleza! O problema começa se eu tiver que parar!!! ... tipo um carro, ou trator ou um animal atravessado na pista de forma que obstrua totalmente a passagem ... ai fudeu!

Quanto a areia, fiz um teste (sem medição) e o ABS não pára mesmo. Quando as rodas travam o pneu afunda na areia fazendo o carro parar rapidamente. Já como o ABS o pneu fica "flutuando" sobre a areia e sem aderência não pára nunca!

Fica o alerta.

Só falta o teste no barro liso.

Abraços,
Daniel

Teoria interessante... realmente, faz sentido o ABS não funcionar muito bem na areia.
Para se evitar dores de cabeça com a garantia, pensei num "Pig-back" no lugar do fusível. Um aparato feito basicamente de um par de contatos, um fusível (com seu soquete) e um interruptor, tudo ligado em série. Bastaria se encaixar o par de contatos no lugar do fusível para poder se ligar e desligar o ABS no momento nescessário... Só não sei se não daria problema ligar o ABS com o carro ligado. Melhor não...

betiatto
16/02/2010, 13:12
quase um ano se passou... e os resultados dos testes na lama?

Como sempre morei em zona rural, tenho experiência enorme em matéria de lama e areia.

Realmente, tenho desligado o ABS de meus carros porque acho que dessa maneira eu me sinto mais confortável pois dessa maneira fico realmente no comando da situação.

Em muitas ocasiões é necessário alguma freiada mais brusca, como no caso da areia em que a parada é quase instantanea.

Daniel Castanho
17/02/2010, 21:54
Teoria interessante... realmente, faz sentido o ABS não funcionar muito bem na areia.
Para se evitar dores de cabeça com a garantia, pensei num "Pig-back" no lugar do fusível. Um aparato feito basicamente de um par de contatos, um fusível (com seu soquete) e um interruptor, tudo ligado em série. Bastaria se encaixar o par de contatos no lugar do fusível para poder se ligar e desligar o ABS no momento nescessário... Só não sei se não daria problema ligar o ABS com o carro ligado. Melhor não...

Olá MRaizer!
Também pensei em algo assim, mas parei exatamente nesta questão de desligá-lo ou ligá-lo com a ignição do carro ligada. Também achei melhor não arriscar.
O que eu tenho feito é retirar o fusível, de fácil acesso no caso da Tracker, com a chave desligada, antes de entrar em alguma "bocada". O duro é quando voce só lembra quando já está no meio da estrada ou trilha!

Até hoje não fiz os testes na lama, embora chuva não tem faltado por aqui. Vou tentar achar um lugar plano e reto por aqui para fazer novos testes, agora na lama, mas imagino que serão ainda piores que os testes feitos na areia.

Abraços,
Daniel

Joenobodyjr
14/02/2014, 10:29
quase um ano se passou... e os resultados dos testes na lama?


Alguém?!?

Estou reativando este tópico para saber dos resultados.

Na areia, tive uma infelicidade ano passado. Andando em uma estradinha de areia, com curvas e apenas 1 pista, em uma curva encontrei um caminhão mercedes 1113. Tivemos menos de 20 metros de espaço de frenagem.

Resultado: O motorista do caminhão desceu puto achando q eu não tinha freiado. O caminhão estava próximo de 60 km/h e ele afundou as rodas na areia. Eu de caminhonete (frontier), estava a uns 40km/h e fui realmente como se não houvesse freio.

Conclusão: agora sempre q eu for pro lado Off, ABS desligado.

Chuva
25/02/2014, 10:55
Oi pessoal,

tive uma situação no barro nesse final de semana.. numa ladeira ingrime tentando subir e o parando no topo o carro simplesmente não para!

Sai escorregando e girando as 4 rodas aos poucos para tras, e se atinge uma velocidade perigosa.. eu tento deixar o volante reto, mas vou tirar o fusível do abs da tracker tb pra testar!!

vlw

[ ]s

João Muraro
25/02/2014, 12:02
E no asfalto com muita chuva, como o ABS se comporta com relação a frenagem? Tem o risco de "Falhar" como no barro molhado?

Chuva
25/02/2014, 12:19
Vou testar tudo assim que possível.. kkk acho q o carro vai se comportar como um carro normal, arrastando as 4 rodas ou 2 rodas.. mas no aslfato com MUD não tenho problemas, alias ate na chuva pra arrastar é de rosca.. no barro seco ou molhado é que o sintoma incomoda! Assim que eu tiver uma avaliação, pelo menos no asfalto eu posto aqui!! Vlw [ ]s

Chuva
28/02/2014, 15:36
oi pessoal!! testei a bagaça!

No barro realmente funciona, o carro breca normalmente como carro normal. foi um teste simples, mas o abs não atrapalhou.

No asfalto é q senti uma diferença maior. o carro demorou mais para parar. Na mesma distancia, na mesma aceleração, o carro freio bem mais longo do que o teste inicial com o abs ligado. e canta pneu bem mais fácil.. ou seja, no asfalto a abs nesse carro é muito bem vindo.. pelo menos no seco.. no aslfato molhado deve escorregar longe.

A única coisa que me desanimou de deixar direto desligado é que além do carro parar mais longe, cantar mais facilmente os pneus, o pedal ficou bem mais xoxo, mais fundo e menos atuante, precisando fazer mais força..

Essas foram as impressões, meio lógicas, mas na pratica comprovei. na trilha vou desligar.

[ ]s

JulioTavares
28/02/2014, 17:25
Galera, olha o que eu achei:
Rakuten: ABS cancellation switch for Suzuki Jimny JB23W/JB33- Shopping Japanese products from Japan (http://global.rakuten.com/en/store/suzysports/item/435465/)

Switch On/off pro abs...

João Muraro
04/03/2014, 12:47
Galera, olha o que eu achei:
Rakuten: ABS cancellation switch for Suzuki Jimny JB23W/JB33- Shopping Japanese products from Japan (http://global.rakuten.com/en/store/suzysports/item/435465/)

Switch On/off pro abs...

Essa opção me pareceu bem interessante.....fica um sistema integrado ao painel do carro.

Mauro Cambuquira
29/01/2017, 13:21
Olá pessoal, em relação ao ABS EBD (no meu caso) Suzuiki Grand Vitara GIII, carro excelente pra tudo como todos já sabem. A minha vida sempre foi OFF ROAD, desde os 07 anos de idade, tenho experiência de Enduro de Motos desde 1988, Expedições e etc... Mas tomei um grande susto em Dezembro, estávamos em um rancho e a chuva deixou uma subida de estrada de terra quase impossível de subir para um carro 4x2. Minha primeira subida, que foram várias, a viatura subiu relativamente bem, fui pra cidade normalmente. Chegando lá me ligaram pedindo resgate, pois a estrada estava um caos, ninguém conseguia se mover, e era noite. Voltando para o local a fim de ajudar os amigo com vários "SUV" Idea Adventure, Honda CRV, Triton L200 4x4 e tudo mais... Adventure... O ponto de crítico uma curva em descida, lá vinha eu com velocidade moderada, quando avistei um monte de carro parado, isso cerca de 60 metros de distância... E fiz o processo de pisar no freio... Não imagina que estava tão liso, e muito menos que o ABS iria funcionar contra a minha vontade de parar. O carro simplesmente não parou e foi embora do mesmo jeito que entrou, descarga de adrenalina instantânea, chock! Seria um strike se tive que tomar a decisão rápida de virar todo o volante e puxar o freio de mão e mirar o carro no barranco, para fazer as quase 2 toneladas parar. O pessoal achou que eu estava brincando... Depois disso fiquei testando o carro em várias situações e pisos diferentes, areia, lama, pista molhada, terra batida... Sem risco o carro parou normalmente, mas depois de um susto desses, agora com lama em descida só de 1ª marcha (LOW) e com reduzida acionada. O risco é muito grande, e não dá para brincar com lama e ABS juntos, dependendo da situação é acidente na certa. Acho que um Liga e Desliga seria realmente é necessário.