Ver Versão Completa : Alternador willys wapsa/ troca de diodo!!!!
ADRIO DIAS
31/12/2008, 22:14
Pessoal alguém sabe me dizer como faço para retirar o diodo da carcaça desse alternador das fotos?
Se alguém puder me dizer como faço para saber se o diodo é positivo ou negativo,como faço para testar para saber se esta queimado ou não e que soldador eu uso ( que wattagm minima)?
Cláudio Brasília
01/01/2009, 10:57
Aqui vai uma apostila da Liga Brasileira de Radioamadores, que explica alguma coisa básica sobre diodos. As ferramentas podem ser encontradas naquele site, mas eles são meiochatos para entregar e não se comunicam com o cliente, no caso de não ter o item em estoque. Pode ser mais barato mandar fazer, mas se gosta de por a mão na massa o certo é ir em uma oficina elétrica e ficar observando o trabalho do profissional, pois nada suplanta a prática; é muito gratificante saber fazer as coisas nós mesmos, mesmo que seja mais difícil e mais caro. Grande abraço e saudações.
Opa, só trocar os diodos as vezes não é a solução.
Os diodos são encaixados na placa metalica do alternador. tem que dar umas batidinhas para retirar e depois bater com um punçao para apertar o novo diodo mas não pode esmagar o coitado. Obvio que se deixar solto, com a vibração cai....realmente é uma tecnica que se aprende com a pratica.
É bom verificar os enrrolamentos, as escovas e em especial o coletor. Ja aproveita e troca os rolamentos, não esquece de verificar que as tampas do alternador não estão com folga onde os rolamentos vão
Tudo devidamente explicado no manual do mecanico !
Para testar um diodo, basta saber que a eletricidade só passa nele num sentido, senão esta queimado.
Com uma lampadazinha ou um led e uma bateria de 9V ja da para fazer um teste meio porco.
leopoldo
01/01/2009, 22:04
Mas funciona ! ..... se o diodo não estiver queimado.
e para remover, um saca pino e um manuseio adequado funciona.
ADRIO DIAS
03/01/2009, 22:16
Ihh pessoal fiz tudo como me recomendaram só que o diodo que eu comprei fica frouxo.Ele ate se encaixa na placa, só que sai com muita facilidade.
E agora?alguem já passou por isso????
Esse conserto do alternador esta virando um drama!!!
Mas vamos lá "sou brasileiro e não desisto nunca!!!":mrgreen:
Justo, isto tende a acontecer. Agora voce arranja um prego de aço ou um punção de ponta fina e com o diodo no lugar, voce vai "pregando" em volta do diodo. Logico que a ideia não é cravar o prego ali ! A ideia é deformar as bordas da chapa de modo que trave o diodo. Ai vem o segredo do servido, não martelar o diodo, não espetar o didodo e não deformar demais a chapa para não esmagar o diodo.
Veja se ja não existem algumas marcas em volta de algum diodo velho para ter uma ideia
Cláudio Brasília
06/01/2009, 13:53
Neste link tem um video instrutivo para alternadores. Tem que fazer cadastro naquele site, para assistir e é rápido e fácil de fazer o cadastro e, também, gratuíto. Não assisti, ainda, para ver se ensina estes macetes de de ajuste da folga no encapsulamento do diodo, com relação à placa de montagem da ponte retificadora de onda completa. Grande abraço a todos.
http://www.omecanico.com.br/modules/omeconline.php?action=getvideos&recid=117&topicid=1
ADRIO DIAS
06/01/2009, 16:54
Valeu pelas dicas Claudio foram de grande serventia!!!!
Consegui prender o diodo como voce falou.:mrgreen:
Mas agora to me complicando para montar o bendito.
Na carcaça(parte externa traseira) temos 4 contatos que transpassam a carcaça de dentro para fora.São eles CAMPO,ALTERNADOR,NEUTRO e MASS.Fora o "ALTERNADOR" que faz contato com a placa que tem os diodos positivos e é isolada da carcaça,o resto não sei o que faz contato com o que.:putz:
Inclusive não me lembro com o q o suporte das escovas faz contato???
Mais uma ajudinha ai pessoal!!!!:concordo:
Abraço a todos!!!