Pessoal alguém sabe me dizer como faço para retirar o diodo da carcaça desse alternador das fotos?
Se alguém puder me dizer como faço para saber se o diodo é positivo ou negativo,como faço para testar para saber se esta queimado ou não e que soldador eu uso ( que wattagm minima)?
Aqui vai uma apostila da Liga Brasileira de Radioamadores, que explica alguma coisa básica sobre diodos. As ferramentas podem ser encontradas naquele site, mas eles são meiochatos para entregar e não se comunicam com o cliente, no caso de não ter o item em estoque. Pode ser mais barato mandar fazer, mas se gosta de por a mão na massa o certo é ir em uma oficina elétrica e ficar observando o trabalho do profissional, pois nada suplanta a prática; é muito gratificante saber fazer as coisas nós mesmos, mesmo que seja mais difícil e mais caro. Grande abraço e saudações.
Opa, só trocar os diodos as vezes não é a solução.
Os diodos são encaixados na placa metalica do alternador. tem que dar umas batidinhas para retirar e depois bater com um punçao para apertar o novo diodo mas não pode esmagar o coitado. Obvio que se deixar solto, com a vibração cai....realmente é uma tecnica que se aprende com a pratica.
É bom verificar os enrrolamentos, as escovas e em especial o coletor. Ja aproveita e troca os rolamentos, não esquece de verificar que as tampas do alternador não estão com folga onde os rolamentos vão
Tudo devidamente explicado no manual do mecanico !
Para testar um diodo, basta saber que a eletricidade só passa nele num sentido, senão esta queimado.
Com uma lampadazinha ou um led e uma bateria de 9V ja da para fazer um teste meio porco.
Ihh pessoal fiz tudo como me recomendaram só que o diodo que eu comprei fica frouxo.Ele ate se encaixa na placa, só que sai com muita facilidade.
E agora?alguem já passou por isso????
Esse conserto do alternador esta virando um drama!!!
Mas vamos lá "sou brasileiro e não desisto nunca!!!"
Justo, isto tende a acontecer. Agora voce arranja um prego de aço ou um punção de ponta fina e com o diodo no lugar, voce vai "pregando" em volta do diodo. Logico que a ideia não é cravar o prego ali ! A ideia é deformar as bordas da chapa de modo que trave o diodo. Ai vem o segredo do servido, não martelar o diodo, não espetar o didodo e não deformar demais a chapa para não esmagar o diodo.
Veja se ja não existem algumas marcas em volta de algum diodo velho para ter uma ideia
Neste link tem um video instrutivo para alternadores. Tem que fazer cadastro naquele site, para assistir e é rápido e fácil de fazer o cadastro e, também, gratuíto. Não assisti, ainda, para ver se ensina estes macetes de de ajuste da folga no encapsulamento do diodo, com relação à placa de montagem da ponte retificadora de onda completa. Grande abraço a todos.
Valeu pelas dicas Claudio foram de grande serventia!!!!
Consegui prender o diodo como voce falou.
Mas agora to me complicando para montar o bendito.
Na carcaça(parte externa traseira) temos 4 contatos que transpassam a carcaça de dentro para fora.São eles CAMPO,ALTERNADOR,NEUTRO e MASS.Fora o "ALTERNADOR" que faz contato com a placa que tem os diodos positivos e é isolada da carcaça,o resto não sei o que faz contato com o que.
Inclusive não me lembro com o q o suporte das escovas faz contato???
Mais uma ajudinha ai pessoal!!!!
Abraço a todos!!!