Conectar

Ver Versão Completa : Montar mini oficina em casa!!??!!

Páginas : [1] 2 3

Boaventura
31/12/2008, 21:23
Pessoal,

Estou restaurando meu jeep 51 e tendo em vista que estou acompanhando todo o processo de perto e botando a mão na massa não estou vendo problema de fazer por conta própria meus futuros jeeps.

Por este motivo abro o tópico para debater e saber quais principais ferramentas devo comprar neste projeto, quero durante o ano de 2009 ir adquirindo aos poucos, politriz, furadeiras, compressor e demais ferramentas que vocês acharem necessárias.

Loiro
01/01/2009, 02:58
Jogo com diversas ferramentas e de diferentes tamanhos, macaco jacaré, cavaletes, esmirilhadeira....
Primeiramente vejo a necessidade dessas ferramentas para começar o trabalho apartir do chassi!
Tambem tenho a mesma duvida, pois estou começando a montar a minha "garagem". :pipoca:
Ja tenho compressor, esmirilhadeira, macaco jacaré, diversas ferramentas, furadeira e ja estou providenciando a compra de mais coisa... :twisted::mrgreen:
[]´s

Boaventura
01/01/2009, 03:28
E isso aí Loiro, dúvidas muitos devem term então vamos ficar de olho no que será postado aqui!

Abraço!

fpandur
01/01/2009, 13:48
Também comecei a minha com a reforma do meu CJ, que fiz toda em casa alguns anos atrás. Basicamente o que tenho até o momento:

- jogo de chave estrela/boca em polegadas e milímetros
- alguns pitos e cabo de força
- algumas allen
- algumas chaves L ("chave de biela")
- torquímetro
- relógio comparador
- cálibre de lâminas
- máquina de solda elétrica
- torno de bancada (morsa)
- furadeira manual e de bancada
- esmeril
- saca-polias/rolamento
- compressor e pistola de pintura
- cavaletes
- micro-retífica Dremel
- engraxadeira manual e pneumática
- alicate para anel elástico
- ferramentas de uso geral: martelos, marreta, alicates, chaves de fenda, multímetro, arco de serra, punções, etc.

Fora algumas ferramentas que fabriquei, para resolver problemas específicos. Acho que algumas ferramentas devem ser compradas conforme a necessidade aparece, como por exemplo, uma medida específica de pito, chave allen, machos, serra-copo, etc. A não ser claro que se tenha grana para investir num jogo completo de medidas, sem se preocupar se vai ser necessário ou não ... ;-)

Ainda preciso/quero comprar, em ordem de prioridade:
- macaco jacaré
- saca-terminal de direção
- prensa
- talha
- torno pequeno

Boaventura
01/01/2009, 14:42
Flávio,

Realmente você não poupou esforços para montar seu canto... que tal postar umas fotos aqui para abrilhantar este espaço?

fpandur
01/01/2009, 17:17
Bem, não foi comprado tudo de uma vez. Conforme a necessidade, fui comprando as ferramentas. Alguma coisa eu já tinha antes, como o compressor. E demorei 3 anos para reformar meu CJ e até hoje continuo comprando ferramentas. O espaço não é grande, uma garagem de 5x5 mts. Nunca tirei fotos do local, nem pensei sobre isso ... :mrgreen: Mas no momento não estou casa, estou em viagem de férias, mas acessando o Forum ás vezes. :wink:

Boaventura
01/01/2009, 18:36
Valeu Flávio!

Quando estiver em casa tira fotos da oficina...

Abraço!

Hudson Buck
04/01/2009, 10:47
Olá Rafael,

Aminha oficina possui equipamentos sememlhantes à do Pandur, algumas coisa a mais oturas a menos. Como ele disse, muita coisa específica se compra coforme a necessidade. Recentemente comprei um conjunto de ferramentas específicas para o JPX da dona patrôa (eixos, câmbio e motor). Se você pretende retirar motor, carroceria etc, é fundamental possuir uma talha e um trole para movimentá-la (ponte rolante). Em casa motei uma para 1 tonelada. Como faço as coisas sozinho esses itens são fundamentais para a movimentação de cargas, pois se for utilizar uma girafa provavelmente precisará de mais gente para te ajudar. Monte a oficia conforme a necessidade e compre somente de marcas de confiança (não compre xing-ling), não compre ferramentas e máquinas para hobby, elas não aguentam. Finalmente, pesquise preços, pois as diferenças são absurdas.

Abraços.

heartland
04/01/2009, 12:24
EM PRIMEIRO LUGAR: Equipamentos de proteção.

Óculos adequado e cuidar bem deles senão na primeira semana eles já estarão riscados e vc não verá mais nada e os deixará de lado.

Os outros equipamentos (luvas, máscaras) quando forem adequados.

Se não tem NENHUMA habilidade com discos de corte(terrivelmente perigoso) e esmerilhadeira (também perigosa) é essencial que chame alguém pra te explicar como funciona e te dar dicas.

Todo dia atendo no Pronto Socorro corpo estranho em olho devido a esmerilhamento de peça metálica pois os profissionais após um tempo não usam mais os equipamentos, pois pegam confiança que nada acontecerá.

Veja bem, tudo que precisa tem em uma prateleira de loja. Seus olhos, seus dedos.....só existem esses aí! Serra de fita é uma causa muito comum de laceração e amputação de dedos, atendo isso eventualmente também.

Duda Lopes
05/01/2009, 15:17
Gostei desse tópico, vou ficar de olho.:shock:

Boaventura
05/01/2009, 16:11
É isso aí, precisamos das ferramentas para termos a independência, chega de pagar para qualquer troca de parafuso 500 latinhas...:discordo:

Independência já, mini oficina em casa!!!!

kakakka:-D:mrgreen::)

Valeu rapaziada!!

Bruno Machado
05/01/2009, 17:13

Óculos adequado e cuidar bem deles senão na primeira semana eles já estarão riscados e vc não verá mais nada e os deixará de lado.

Se não tem NENHUMA habilidade com discos de corte(terrivelmente perigoso) e esmerilhadeira (também perigosa) é essencial que chame alguém pra te explicar como funciona e te dar dicas.

Todo dia atendo no Pronto Socorro corpo estranho em olho devido a esmerilhamento de peça metálica pois os profissionais após um tempo não usam mais os equipamentos, pois pegam confiança que nada acontecerá.

Veja bem, tudo que precisa tem em uma prateleira de loja. Seus olhos, seus dedos.....só existem esses aí! Serra de fita é uma causa muito comum de laceração e amputação de dedos, atendo isso eventualmente também.

:palmas::palmas::palmas::palmas:

Elmer_Jeep
05/01/2009, 18:36

.

Já entrei no tópico pensando nisso EPI - Equipamento de Proteção Individual.

Lembrem-se de trabalhar protegidos e de se acostumar com isso, não é frescura, é segurança.

E outro detalhe importantíssimo como frisou o heartland, saber manusear certos equipamentos é fundamental, uma simples furadeira pode fraturar um antebraço portanto é necessário ter certa experiência e habilidade para fazer bom uso do seu ferramental sem sair machucado no meio do trampo.

[]'s

Hudson Buck
05/01/2009, 20:26
Acho que quem gasta uma quantia considerável só para montar uma oficina particular já deve ter como princípio básico a qualidade e por consequência a segurança. Os próprios equipamentos, quando em acordo com as normas brasileiras, possuem manuais explicando muito bem os procedimentos de segurança. Nem sempre perguntar para quem já usa equipamento é uma boa coisa, pois na maioria das vezes vejo os ditos "profissionais" cometendo falhas de segurança absurdas (por isso a grande incidência desse tipo de acidente nos PSs). E comum ver o cara soldando pequenas coisas sem óculos ou máscara, entrar embaixo do veículo suspenso só pelo jacaré, pintar sem usar máscara filtrante, etc. O que todos devem estar cientes e que acidentes acontecem. O que devemos fazer e tomar todas as precauções para diminuirmos o quanto pudermos a probabilidade deles acontecerem.
Vamos somente ficar atentos para que o tópico continue sendo sobre oficina mecância e não segurança no trabalho.

Abraços.

Hudson Buck
05/01/2009, 23:21
Depois de assistir um pouco de televisão pensei uma coisa: ainda sem a intenção de transformar o tópico em segurança do trabalho mas com a intenção de evitar acidentes poderiamos usar esse tópico para tirar alguma dúvida sobre como usar corretamente algum equipamento. Mas pergunta só depois de ler o manual do equipamento. A idéia e perguntar conforme aparecer a dúvida. Igual comprar ferramentas para a oficina, vai comprando conforme a necessidade.

Abraços.

Deninson
05/01/2009, 23:47
Blz Boaventura !!!
Minhas primeiras ferramentas foram as chaves é claro depois esmerilhadeira, solda , talha , rampa , prensa , soda acetileno , mig, policorte...... não parei de comprar coisas sempre aparece uma faltando , mas eu me divirto .... qualquer coisa que precisar só pedir , eu me apaixonei por soldas em geral , é muito legal .
To com um sonho novo agora , torno com freza 4,5 mil vai ter que esperar falta duas da mig ....
Abracão para todos
Viu cuidado eu já gastei 20 contos neste negócio de mini oficina .
Deninson

Walter L. L. Casitta
05/01/2009, 23:54
O melhor é não sair comprando qualquer coisa. Tenho ferramentas que nunca usei então agora vou comprando o que preciso sob demanda. Se for muito caro espero aparecer uma promoção ou oportunidade qualquer.

SmootH_
06/01/2009, 01:43
otimo topico, vou ficar de olho por aqui
tambem quero ter minha "mini" oficina, e na verdade, de preferencia, uma oficina de preparação e restauração
sou apaixonado por isso
e conforme posso vou comprando minhas ferramentas
tenho só algumas chaves e algumas coisas que carrego no jeep, pra nao ficar na mão
mas as proximas coisas que quero é um torno, um esmeril de bancada, e uma esmerilhadeira, depois penso na solda
[]´s

dudas_308w
06/01/2009, 11:49
minha dica é sobre a linha das ferramentas.
Nao compre nada que tenha a palavra "hobby" nela.
melhor esperar, procurar mais, ou comprar usada, mas comprar ferramentas da linha "pro" (profissional).

Se tem uma coisa que me revolta, é cabo de força derretendo, mandril espanado, botao liga/desliga desmontando, motor soltando fumaça depois de 5 min de uso, e essas barbaridades que acontecem quando compramos coisas para serviço caseiro.....

comprar bem, é comprar uma vez só.

abs

Boaventura
06/01/2009, 13:06
Que bom que muitos estão curtindo o tópico, obrigado a todos que estão nos auxiliando e também nos colocando os pontos que devemos ter cuidado na utilização de alguns equipamentos.

Eu particularmente sempre imaginei em comprar ferramentas, compressor, etc do tipo hobby, pois o valor é muito inferior a um profissional, mas estou percebendo que posso mudar de idéia... dudas_308w já deu sua versão...

Este tópico tem como propósito montar um leque grande para os demais envolvidos no mundo 4x4, o objetivo não é somente para mim, mas para o crescimento das informações dos usuários do fórum... uma enciclopédia de ferramentas... interessante...:pensativo:

O que o Hudson Buck falou também é muito importante como utilizar corretamente cada equipamento, marcas das ferramentas, etc...

SmootH_ nem me fala.... o que vc postou x2

Walter L. L. Casitta o que se falou é interessante e por isso o objetivo do tópico, o que comprar e o que não comprar....

Elmer_Jeep, Bruno Machado e Hudson Buck EPI - EPI - Equipamento de Proteção Individual., nem fala, estou restaurando meu jeep 51 e o mexânico-chapeador nem tinha óculos de proteção, máscara de proteção, luvas, etc... eu comprei tudo para ele, imagina ele achava normal perder a tampinha do dedo quando um disco de corte quebrada e ia no dedo, pra ele era normal demorar para dormir a noite, pois tinha farma nos olhos e irritava, pintar com máscara? o que era mascara para ele?!!? EPI é fundamental!!! "Não é para rir" :mrgreen::-D:lol:, mas eu usava luvas, máscara e óculos para tirar a tinta do meu chassi com removedor!! kakaka Não me arrependo!!!

É isso galera, posso dar um palpite :pensativo:?? Famos falar também sobre os equipamentos, caso compressores indicar potência, preços.... se for chaves quais os tamanhos mais utilizados...se for girafas, quantas toneladas...etc... :concordo: creio que estas informações são importantes, precisamos ser mais objetivos proporcionando assim uma maior facilidade para aqueles que desejam comprar seu ferramental. O negócio é deixar estas informações à mão daqueles que desejam comprar seu ferramental.

Valeu galera!

MARCELO VITARA SUBMARINO
13/01/2009, 11:21
Pessoal,

Me indicaram esta loja uma vez e eu achei show de bola, até mesmo pra conhecer ferramentas. Nunca comprei nela, mas parece ter confiabilidade. Alguem aí poderia dar sua opinião.

http://www.lojadomecanico.com.br/novo/

abs sem comissão.

Boaventura
13/01/2009, 12:36
Excelente o site, não conhecia ainda, isso que está faltando no tópico!!

Valeu Marcelo, obrigado por ajudar!!

Fernando César Ximenes
13/01/2009, 19:59
Boaventura,
As chaves de boca e anel, de cromo-vanádio, são imprecindíveis numa oficina. Existem em medidas de milímetro e polegada. As de milímetro são usadas geralmente em veículos de procedência européia e as de polegada em veículos de origem americana. Até.

RODRIGO TOMITÃO
14/01/2009, 10:36
E ai galera
sou novo no forum, estou gostando bastante, estou montando uma pequena oficina em casa, tenho um jipe javali, e estou melhorando ele e algumas coisa vou fazer em casa mesmo, pequenas adaptações em geral é muito bom isso, é uma terapia, tem umka comunidade no orkut que e muito boa sobre ferramentas, tem muita informação la os caras sabem oque falam, vale a pena conferir, pesquisar nos topicos acha muita coisa e se não tem é so perguntar, o nome da comu. é VICIADOS EM FERAMENTAS.

Boaventura
16/01/2009, 13:26
Valeu fernando!!!

Boaventura
16/01/2009, 13:27
Posta o link aí pra galera!!

Deninson
16/01/2009, 14:43
Boaventura !!
Postei no meu perfil as fotos da iron works minha oficina ...
Da uma olhada
Abraços Deninson

Duda Lopes
16/01/2009, 17:04
Pessoal,

Aproveitando a mensagem do nosso Amigo Deninson, que tal se a gente postar as fotos de nossas oficinas?

[].

Boaventura
16/01/2009, 17:17
Grande...

Muito show a oficina, realmente um verdadeiro sonho!!

Posta as fotos aqui pro pessoal babar... hehe

Valeu amigo!!

Boaventura
16/01/2009, 17:18
É isso aí Duda, é um excelente incentivo!!!

Postem fotos!!!

Valeu!!

fogoncalves
16/01/2009, 17:32
Galera, eu, na minha humilde residência, e que já reformei vários carros e motos, hoje possuo um enorme acervo ferramentístico. Deixando o básico de lado, eu tenho:
- Prensa Hidráulica
- Girafa Hidráulica(guincho)
- Compressor com 200 L de capacidade e um motorzinho de 7,5 HP Trifásico
- 3 pistolas de pintura e uma de aplicação de emborrachamento
- Espansor hidráulico
- Solda Elétrica e oxigênio - A próxima será um TIG
- Equipamento p/ injeção eletrônica Worth
- Torquímetro de relógio e de estalo
- Paquímetro Mitutoyo
- Lixadeira e Lixadeira/Politriz
- Máquina de Lavar peças
- Multi-Bancada p/ Motores - Hoje com um 302 V8 desmontado nela
- Medidor de compressão de motores
- 6 Pares de Cavaletes
- Macaco Jacaré - Um pequeno (aqueles de promoção do Carrefour) e outro grande.
- Dentre outros que não me recordo no momento.

Eu já tinha várias ferramentas quando comprei uma oficina de um amigo. Ele fechou a oficina e eu fiquei com tudo! Resultado: Hoje tenho várias ferramentas repetidas.
Bom, acho que tenho muito mais, mas pra relacionar aqui eu ia encher demais.
Minha pequena casa, se confunde com minha oficina, pois construí uma casinha provisória até ter dinheiro pra construir a definitiva, mas a oficina hoje tem 72 metros quadrados e recentemente eu fiz um mesanino com MDF e vigotas de madeira e isso aumentou minha oficina em mais ou menos 30 metros quadrados. Tem entulho pra tudo quanto é gosto! Esse é o legado de uma vida toda apaixonado por mecênica. Hoje eu iniciei uma faculdade de Engenharia Mecatrônica pra colocar meus sonhos em prática, mas com teorias mais sólidas.
Quem quiser, fique à vontade pra perguntar. Como já reformei vários carros e motos, eu tenho alguma experiência prática sobre o assunto. Tem muitos detalhes que ajudam muito a atalhar caminhos e diminuir os problemas.
Abraços a todos,

Px.: Postarei fotos mais tarde.

Duda Lopes
16/01/2009, 18:04
fogoncalves,

Quando puder manda as fotos.

fogoncalves
16/01/2009, 19:01
fogoncalves,

Quando puder manda as fotos.
Duda e Galera, esqueci que a patroa levou minha camera numa viagem... Mas ela chega na segunda e tiro fotos melhores. Acho que essas dão uma primeira noção.
Apesar de ainda estar uma bagunça - aproveitei a viagem da patroa pra dar uma pequena arrumada, mas ainda falta muito - dá pra ver que tenho muito entulho aqui pra brincar! :twisted: hahaha
Até breve!
Abração,

Duda Lopes
18/02/2009, 12:35
Pessoal,

Me indicaram esta loja uma vez e eu achei show de bola, até mesmo pra conhecer ferramentas. Nunca comprei nela, mas parece ter confiabilidade. Alguem aí poderia dar sua opinião.

http://www.lojadomecanico.com.br/novo/ (http://www.lojadomecanico.com.br/novo/)

abs sem comissão.

Pessoal,

Efetuei uma compra nesse site indicado, comprei esse item:

http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=2067&cat=11&subcat=94 (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=2067&cat=11&subcat=94)

Como nao conhecia o site, efetuei o pagamento via boleto bancario, mas sem problemas, me entregaram e ja utilizei o produto.

[].

Duda Lopes
18/02/2009, 12:36
Fernando,

Muito bacana a sua Oficina, quando lembrar vou postar fotos da minha.

[].

Elmer_Jeep
18/02/2009, 15:02
Pessoal,

Efetuei uma compra nesse site indicado, comprei esse item:

http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=2067&cat=11&subcat=94 (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=2067&cat=11&subcat=94)

Como nao conhecia o site, efetuei o pagamento via boleto bancario, mas sem problemas, me entregaram e ja utilizei o produto.

[].

Duda,

essa loja é muito conhecida e bem conceituada, eles anunciam a muito tempo no Jornal Oficina Brasil.

E ai, sobre a esteira de rodas, gostou da peça, acabamento, qualidade ?
Eu tenho uma precisando de reforma mas pelo preço que vc pagou acho q sai mais barato eu comprar uma igual.

[]'s

Duda Lopes
18/02/2009, 15:13
Duda,

essa loja é muito conhecida e bem conceituada, eles anunciam a muito tempo no Jornal Oficina Brasil.

E ai, sobre a esteira de rodas, gostou da peça, acabamento, qualidade ?
Eu tenho uma precisando de reforma mas pelo preço que vc pagou acho q sai mais barato eu comprar uma igual.

[]'s

Elmer,

eu nao conhecia essa loja, fiz a minha 1º compra para saber se era boa ou não, agora com mais uma indicação sua, vou comprar mais lá.
Quanto ao produto, é bom (nunca tive uma dessas), o problema é que estava usando ela de chinelão na minha casa e acabei machucando o pé, achei o acabamento das pontas meio tosco, é facil de se machucar, vou eu mesmo fazer um acabamento nela para que isso nao aconteça mais.
E como voce falou do preço, é mais facil comprar uma dessas.

[].

victin
18/02/2009, 16:01
esta em anexo uma lista de ferramentas que eu acho necessario em uma oficina

giovanihappy
30/07/2009, 14:28
Gostei do site www.lojadomecanico.com.br (http://www.lojadomecanico.com.br)

Tem umas ferramentas que nem em jornadas da estrelas tem, o Spok deve comprar nesse site;

*Alicate para aplicar mangueira espiral na tampa e na bomba de combustível
*Alicate para aplicar braçadeiras elásticas dos sistemas de arrefecimento e ar condicionado
*Alicate para aplicar braçadeiras (tipo ponte) das coifas das juntas homocinética
*Alicate p/ retirar os retentores das guias de válvulas
*Alicate p/ aplicação braçadeiras das juntas homocinética das semi-árvores
*Alicate para extração dos pratos de regulagem das válvulas

Ave maria

lostensos
01/08/2009, 08:54
Pessoal, muito bom esse topico!

Queria montar uma bancada com pranchas de madeira.

Vi uma montada numa oficina com 3 pranchas de 25 cm de largura x 5 cm de espessura x 2 m de comprimento travadas entre si.

a largura total da bancada dá: 25 cm x 3 = 75 cm x 2 m de comprimento.

Mandar fazer, será que compensa?

Olha só o que achei:

http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=2253&cat=11&subcat=94

por R$ 415,00

quem quiser ver mais:
http://www.bezafer.com.br/catalogo_bezafer_2007.pdf

porem ela tem 3,6 cm de altura das pranchas de madeira e somente 60 cm de largura, mas
tem 2 m de comprimento.

Eu quero uma bancada de 2 m de comprimento que aguente até um eixo de jipe em cima dela e que de para fixar uma morsa. sera que essas bancadda prontas aguentam? da para instalar uma morsa nelas?

Alguem aqui tem bancada pronta ou sob medida? podem me dar dicas?

grato

lostensos
01/08/2009, 08:57
ah só um detalhe, cotei as 3 pranchas em "garapeira" acho quue é isso... 5 cm x 30 cm x 2m é 31,60 o metro linear ou seja, 6x31,60 = 189,60 só de madeira... fora ter que fazer
o movel....

A interessante também se puder se uma bancada movel, com morsa que aguente peso.. sera que compensa?

valeu!

fogoncalves
03/08/2009, 10:21
Pessoal, muito bom esse topico!

Queria montar uma bancada com pranchas de madeira.

Vi uma montada numa oficina com 3 pranchas de 25 cm de largura x 5 cm de espessura x 2 m de comprimento travadas entre si.

a largura total da bancada dá: 25 cm x 3 = 75 cm x 2 m de comprimento.

Mandar fazer, será que compensa?

Olha só o que achei:

http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=2253&cat=11&subcat=94 (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=2253&cat=11&subcat=94)

por R$ 415,00

quem quiser ver mais:
http://www.bezafer.com.br/catalogo_bezafer_2007.pdf (http://www.bezafer.com.br/catalogo_bezafer_2007.pdf)

porem ela tem 3,6 cm de altura das pranchas de madeira e somente 60 cm de largura, mas
tem 2 m de comprimento.

Eu quero uma bancada de 2 m de comprimento que aguente até um eixo de jipe em cima dela e que de para fixar uma morsa. sera que essas bancadda prontas aguentam? da para instalar uma morsa nelas?

Alguem aqui tem bancada pronta ou sob medida? podem me dar dicas?

grato
Lostensos, sou adepto do "faça você mesmo!". Portanto, minha bancada eu mesmo fiz. Eu peguei perfis estruturais de 5X2,5X3 e fiz a estrutura do tampo, usei para os pés e coloquei um tampo de MDF livelado com o perfil. Depois de tudo pronto, peguei uma chapa metálica(Chapa 16) e soldei por cima de tudo. Ficou muito boa e resistente. Na época, como não tinha uma guilhotina, o tampo de ferro não ficou bom, pois fiz dobras e cortei com tico-tico uma parte (o que deu um trabalhão) e o resto eu cortei com meu maçarico (Oxigênio e acetileno). Deu trabalho também e não ficou muito bonito o corte, pois mesmo já tendo o maçarico há mais de 15 anos, eu não sei usá-lo como deveria. Aliás, eu uso muito minha solda elétrica, mas o maçarico eu apanho um pouco. Eu uso ele mais pra esquentar peças do que pra soldar ou cortar.
Agora, com tudo isso, eu não sei te dizer o que é mais em conta. Eu tenho uma mega estrutura em casa pra brincar... Montar essa estrutura é muito caro e talvez não seja o seu objetivo e aí sim vale a pena comprar pronto.
É claro também que se o fabricante fez, vendeu para o lojista, e muitas vezes com atravessadores, o preço final para nós consumidores é bastante alto. Se vc mesmo fizer, talvez saia bem mais barato.
Hoje, que eu pretendo fazer uma bancada para construção de chassis lá em casa, e tendo a estrutura que tenho, eu mesmo vou fazer.
Os meus próximos passos são a aquisição no final deste mes de um torno multifuncional e quem sabe talvez uma solda TIG. Vai depender dos preços que achar em São Paulo no dia 29...
Bom, mas o que vale mesmo é começar. Ninguém vai a nenhum lugar se não der o primeiro passo. Vá em frente que já, já você terá uma boa estrutura. Um amigo meu começou do nada e construiu um protótipo para correr rally. Ele só viu minha oficina e se animou. Hoje já construiu um carro...
Essa é a grande magia da mecânica!
Abração e boa sorte.

oziocara
24/02/2010, 11:39
:smile:Olá pessoal estava vendo o tópico achei muito interessante, pois gosto muito de mecânica, pretendo também montar uma oficina desse tipo.
Meu sonho é comprar um jipe desses antigos e recuperá-lo deixar novinho, pergunto, encontro peças ou tenho q fabricar? quanto a motor tenho que recuperar ou adaptar outro? questão de documentação p/ circular?
ajudem já adquirir o terreno com domensões de 9mx23m com um pequeno galpão 6mx6m só esse terreno me custou 80 mil, com mais 20 mil dá pra montar a oficina?

fogoncalves
24/02/2010, 22:47
:smile:Olá pessoal estava vendo o tópico achei muito interessante, pois gosto muito de mecânica, pretendo também montar uma oficina desse tipo.
Meu sonho é comprar um jipe desses antigos e recuperá-lo deixar novinho, pergunto, encontro peças ou tenho q fabricar? quanto a motor tenho que recuperar ou adaptar outro? questão de documentação p/ circular?
ajudem já adquirir o terreno com domensões de 9mx23m com um pequeno galpão 6mx6m só esse terreno me custou 80 mil, com mais 20 mil dá pra montar a oficina?
Amigo, com 20mil vc até consegue comprar alguma coisa, mas a quantidade de ferramenta que eu tenho, eu creio que gastei mais de 50. Tenho muita coisa mesmo. Minha oficina em casa tem mais de 100m2 e tenho muitas ferramentas. A maioria profissionais e em vários casos com 2 ou mais ferramentas do mesmo tipo. Tenho solda Oxigênio, Elétrica e TIG. Tenho guincho hirdráulico, prensa hidráulica, máquina de lavar peças e até uma maleta na Worth de injeção eletrônica. Ou seja, tenho muita coisa. O ideal é vc ir montando aos poucos.
Boa sorte nas suas empreitadas e pense: "Para iniciar alguma coisa, o primeiro passo é o mais importante, sem ele vc não vai a lugar algum!"
Abraço,

Rodrigo Baratti
19/02/2011, 18:30
Pessoal,

Abri esse tópico pensando em dividir com os amigos a experiencia de montar uma oficina em casa para reformar/consertar nossos jeeps.

Qualquer assunto referente a oficina pode e deve ser tratado aqui, como qualidade dos equipamentos, dificuldades no uso, coisas uteis e inuteis,.....

Não pensei em um roteiro especifico para o tópico, então vou contar um pouco da minha experiencia na montagem de minha oficina.

Fase 1: o Fernandão

Quando comecei a reforma do Fernandão as unicas ferramentas que possuia eram as que cabiam em uma caixa de ferramentas média, chaves de boca, fenda, alicate, martelo, e umas outras tranqueiras.

Logo no começo adiquiri um jogo de soquete o que facilitou um pouco.

Como a reforma era uma restauração que consistia praticamente em desmontar, limpar e pintar esse ferramental serviu bem.

No meio da reforma adiquiri outros equipamentos como bancada, armario, furadeira.

E com esse ferramental praticamente desmontei e montei todo o Fernandão.

Uma regra que tenho é sempre que for comprar uma ferramenta procuro comprar da linha profissional, mas em alguns casos que o uso é muito pequeno eu compro da linha hoobie mesmo. Sempre levo em cosnideração o custo beneficio.

[]'s

Loras
19/02/2011, 23:53
Rodrigo,

Bacana!

Tinha pensado em algo semelhante ontem.

Amanhã faço umas fotos da garagem aqui de casa...

Infelizmente ela está um pouco cheia no momento... mas dá para ter uma idéia!!!

Abraço,

M-Beltrame
20/02/2011, 19:24
A ideia do tópico é bem legal mesmo:palmas::palmas:
A minha caixa de ferramentas é bem completa um mecânico amigo meu q montou para mim:concordo:. A caixa é completa o bastante para desmontar um cambio de jeep só ñ é completa para montar :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: (isso eu acho q culpa minha :mrgreen:) Então meu conselho compre só uq vc sabe usa :mrgreen::mrgreen::oops:

T+:concordo:

Alessandro,
21/02/2011, 08:36
Rodrigo, boa iniciativa.

Ao meu ver, uma ferramenta a não comprar, mas que é oferecida em tudo quanto é comércio: é desses macacos jacaré, de 2 ton, que vem em uma caixa plástica cinza.

Quando a comprei, eu tinha um automóvel de passeiro e imaginei que daria elevação suficiente para calçar cavaletes e fazer alguma manutenção sob o carro. Ledo engano. Elevando apenas 30 cm, preciso elevar, apoiar o carro e elevar novamente o carro usando calços sob o macaco.

:?: Que macaco vocês usam para levantar a vtr e fazer manutenção?

Rodrigo Baratti
21/02/2011, 12:42
Tinha pensado em algo semelhante ontem.
Amanhã faço umas fotos da garagem aqui de casa...

Valeu Loras.
Já fazia um tempo que tinha pensado nisso, mas só agora me animei com o tema.
Segue umas fotos da primeira oficina ainda no sitio da minha ex-esposa e do armario (vasto ferramental) e bancada qdo chegaram logo no começo da reforma do Fernandão.
Eu e o caseiro que construimos, até que ficou bom!:mrgreen:

A ideia do tópico é bem legal mesmo
A minha caixa de ferramentas é bem completa um mecânico amigo meu q montou para mim. A caixa é completa o bastante para desmontar um cambio de jeep só ñ é completa para montar (isso eu acho q culpa minha ) Então meu conselho compre só uq vc sabe usa

Valeu M-Beltrame.
Essa questão de só comprar o que sabe usar é importante, mas tem uma outra, só comprar o que vai usar!! :concordo:
As vezes é dificil segurar o impulso!:parede:

[]'s

Rodrigo Baratti
21/02/2011, 12:59
Rodrigo, boa iniciativa.

Ao meu ver, uma ferramenta a não comprar, mas que é oferecida em tudo quanto é comércio: é desses macacos jacaré, de 2 ton, que vem em uma caixa plástica cinza.

Quando a comprei, eu tinha um automóvel de passeiro e imaginei que daria elevação suficiente para calçar cavaletes e fazer alguma manutenção sob o carro. Ledo engano. Elevando apenas 30 cm, preciso elevar, apoiar o carro e elevar novamente o carro usando calços sob o macaco.

:?: Que macaco vocês usam para levantar a vtr e fazer manutenção?

Obrigado Alessandro!!:concordo:

Realmente esse "macaquinho" é bem limitado.:oops:

Eu acabei ganhando 2, aliás mais pra frente dos relatos vc vai ver que ganhei muuuuiiita coisa da minha oficina, mas voltando ao macaco.

Ele realmente é limitado qto a altura e vc tem que recorrer a calços o que aumenta muito o risco de acidentes.:discordo:

Hj uso um macaco jacaré maior (tb ganhei), daqueles de borracharia e vai muito bem em muitas situções, embora seja gde, pesado e de dificil manuseio em lugares pequenos, só quero ver se vai funcionar com pneus maiores (35", 37",...).:pensativo:

Acho que se o lugar for pequeno um Hi-Lift ajuda muito ou então uma talha.:mrgreen:

[]'s

Alessandro,
23/02/2011, 10:58
Rodrigo, minha garagem é pequena e abriga dois carros e revestida com uma cerâmica que eu já estraguei com o jacarézinho. :shock:

Daqui uns 3 anos, quando aprontar a minha casa em construção :rolleyes:, terei uma garagem com mais espaço e chão resistente. Por enquanto, vou me virando com e que tenho.

Elmer, não sabia do outro tópico. De fato, está bem discutido o assunto. Meu voto, é a favor de unir os posts.

Supercharger
03/03/2011, 11:44
minha garagem é pequena e abriga dois carros e revestida com uma cerâmica que eu já estraguei com o jacarézinho. :shock:

Alessandro, uso um jacaré maior, não é daqueles vermelhos de borracharia mas é bem parrudo, pesado bagarai... Veio com rodízios de aço, que certamente iriam quebrar o piso de cerâmica só de ficar arrastando para lá e para cá. Fiz rodízios com as mesmas medidas em PU, aí acabou a preocupação. :concordo:

http://img819.imageshack.us/img819/2213/dsc00365w.jpg

Alessandro,
03/03/2011, 21:04
Poxa!
Eu já ví desse macaco em oficinas e borracharias mas não me lembrava mais. :putz:

De fato, ele é pequeno e eleva bem o carro. Vou dar uma busca em lojas especializadas pois até aqui, eu havia passado em frente a duas lojas e perguntados sobre os macacos disponíveis, mas não me apresentaram esse modelo. Bem que essas duas lojas eram simples.

Me mostraram modelos garrafas, mas prefiro algo com base maior. Acho mais seguro, apesar de não fazer manutenção com carro sustentado sem cavaletes.

Dic3
12/03/2011, 21:37
Tambem venho a alguns anos montando a minha. Construi um pequeno espaco em casa de 20m2 que alem de oficina serve tambem como garagem pro Jeep. As ferramentas ainda sao poucas mas foram adquiridas conforme o tempo e o orcamento, tenho bancada, jogo de chaves, jogo de soquetes, furadeira de bancada, compressor, pistola, esmeril, maquina de solda, macaco jacarezinho, macaco garrafa, tripés, etc.

Tive a ajuda do meu pai para erguer as paredes e paguei meus pecados "batendo" concreto na mao (parece que nunca ouviu falar em betoneira), mas valeu muito a pena.

Vou tirar umas fotos e posto aqui.

fugger
12/03/2011, 22:55
Não sei se é bem esse a intenção do tópico mas...

Seis anos de reforma de jeep rendem uma boa oficina :mrgreen:

Ainda não está completa, mas...

1 - Quadro de ferramentas ( muito importante)
2 - lavadora de peças made in home (ajuda pacas)
3 - esmeril, policorte e furadeira de bancada (conj que junto com a máquina de solda são uma mão na 4 rodas)
4 - compressor fase pobre (grande) e miserável (pequeno)
5 - ninho de passarinho por não ter tempo de usar :parede::parede:

Dentre outros cacarecos

[]´s

fugger
24/04/2011, 22:48
Caramba, minha oficina é tão ruim assim que ninguém postou mais nada aqui??? :shock:

[]´s

CAVESO
24/04/2011, 23:00
Ah eu com uma dessas....

Flavio Junges Pereira
26/04/2011, 22:19
Olá Fugger; não sei se serve de consolo, mas conheço muito mecanico por aí, que trabalha com porta aberta, que não tem a metade das suas ferramentas. Eu faço o serviço de manutenção dos veículos da familia, o que está faltando para mim é uma furadeira de bancada, que vou comprar algum dia desses e uma máquina de solda. Faz muita falta. Meu irmão já pensou em comprar até um torno, mas ele é proibitivo, se voce considerar somente como hobby.Mas que faz falta isto faz. Até um elevacar deixei de comprar porque não tinha onde colocá-lo. O cara vendia por R$1.900,00 em estado de novo, ele tinha posto uma oficina, trabalhou tres meses e quebrou as pernas, começou vendendo todas as ferramentas, e o dono do imóvel reteve o elevacar, como parte do pagamento do aluguel. Perdi esta chance, porque relamente não tinha onde colocá-lo. É de lascar.
Um abraço
Flavio

fugger
27/04/2011, 10:20
Flavio, não estou lamentando pela minha oficina, mas é que depois que postei minha msg o tópico parou...
Como disse naquele post, uma reforma tão longa como a de meu jeep possibilita montar uma boa oficina se vc souber o que quer e aproveitar as oportunidades. Quase tudo o que tem lá de ferramental mais caro, eu comprei usado pelo mercadolivre ou de conhecidos, reduzindo significativamente o investimento.
Mas vamos lá gaylera, postem fotos de suas oficinas ai também... :concordo:

[]´s

Loras
02/05/2011, 10:25
Hehehehe

Estou devendo. Não nego. Pago quando puder. :-)

Tive um imprevisto com o telhado aqui. Empenou as madeiras...

Vou substituir por ferro. Por isso desmontei tudo.

Quando tiver operacional novamente, faço as fotos e posto.

Tenho bastante coisa já... e acabei de comprar compressor, macaco jacaré, cavaletes, esteira...

IMHO, ferramentas é um investimento que vale muito!!! Duram a vida toda se bem utilizadas.

Abs.

Rodrigo Baratti
02/05/2011, 12:27
Galera,
Esqueci completamente o tópico, mas essa semana retomo sem falta!!

[]'s na correria

Rodrigo Baratti
06/05/2011, 11:39
Tambem venho a alguns anos montando a minha. Construi um pequeno espaco em casa de 20m2 que alem de oficina serve tambem como garagem pro Jeep. As ferramentas ainda sao poucas mas foram adquiridas conforme o tempo e o orcamento, tenho bancada, jogo de chaves, jogo de soquetes, furadeira de bancada, compressor, pistola, esmeril, maquina de solda, macaco jacarezinho, macaco garrafa, tripés, etc.

Tive a ajuda do meu pai para erguer as paredes e paguei meus pecados "batendo" concreto na mao (parece que nunca ouviu falar em betoneira), mas valeu muito a pena.

Vou tirar umas fotos e posto aqui.

Acho que muitos jipeiros seguiram esses passos para montar a garagem/oficina dos jeeps.
Algo simples e com baixo custo!!

[]'s põe umas fotos!!

Rodrigo Baratti
06/05/2011, 11:48
Não sei se é bem esse a intenção do tópico mas...

Seis anos de reforma de jeep rendem uma boa oficina :mrgreen:

Ainda não está completa, mas...

1 - Quadro de ferramentas ( muito importante)
2 - lavadora de peças made in home (ajuda pacas)
3 - esmeril, policorte e furadeira de bancada (conj que junto com a máquina de solda são uma mão na 4 rodas)
4 - compressor fase pobre (grande) e miserável (pequeno)
5 - ninho de passarinho por não ter tempo de usar :parede::parede:

Dentre outros cacarecos

[]´s

A intenção é justamente essa, bater papo e contar a estória de como montou a oficina, o que ter e o que não ter.

Vc me parecia um cara organizado:odedo2:, mas essa oficina me surpreendeu!! :palmas:
Parabéns!!

Boa essa idéia da lavadora de peças!!:concordo:
Sinto falta de uma dessas e os vizinhos tb.....lavo algumas peças na sargeta!:freaking::parede:

[]'s

Rodrigo Baratti
06/05/2011, 14:56
Continuando a estória da minha oficina.

Qdo me separei deixei a oficina no sitio da minha ex-esposa por uns tempos (+ de 1 ano):oops:, até que a ex-sogra ameaçou jogar tudo no fosso!!:farted::banido:

Então aluguei uma garagem em SP......da tia da minha atual esposa, que na época era namorada!!!:screwy::mrgreen:

O espaço é pequeno, mas suficiente para guardar as tralhas e o jeep, mas como é estreito (3 mts) vivo tropeçando e batendo a cabeça nas prateleiras.:confused:

Segue umas fotos logo após a mudança com o Fernandão no fundo coberto, além dele ainda coloquei o Mula atrás bem encostado (uuuiii :oops:) para poder fechar a porta.

Vou bater umas fotos da oficina hj em dia e coloco aqui.

[]'s290571290572290573

Dic3
06/05/2011, 15:13
Segue algumas fotos da construcao. Agora esta bem baguncada e to com vergonha de postar aqui ahahaha brincadeira

290579290580290581290582290583

CAVESO
06/05/2011, 15:16
Vergonha????????

Nem minha casa tem um piso desses....rssss

Dic3
06/05/2011, 15:19
Cara eu queria porque queria esse piso. Tive que comprar os brancos num material de construcao e o preto em outro.

Eu assentei esses pisos em dois finais de semana, te falar que nunca fiz isso e ficou melhor do que o piso assentado aqui onde trabalho, detalhe aqui no trabalho o piso foi feito por profissional.

O rejunte eu aprendi a fazer na segunda feira e na sexta tava pronto, todo dia vinha do trabalho e fazia uma parte hahahaha.

fugger
06/05/2011, 15:57
Caraca, esse piso parece coisa do overhaulin!!! Muuuito legal :palmas:

É isso aí piazada, postem mais fotos pra trocarmos idéias...

[]´s

Rodrigo Baratti
07/05/2011, 00:51
Putz oficina que os caras têm!!

Nessa história eu é que tô com vergonha da minha caverna!!!

Hj ela tá mais organizada....mas continua uma caverna! hehehe

Qdo escuto barulho no banheiro saiu debaixo dos canos!!!:farted:

290665

[]'s

hercilio.neto
11/05/2011, 15:58
Segue algumas fotos da construcao. Agora esta bem baguncada e to com vergonha de postar aqui ahahaha brincadeira

290579290580290581290582290583

Dic3,
Sua oficina dava um bar da hora!

JCJ
11/05/2011, 23:13
Dic3,

Toda oficina por natureza já nasce bar ! :bananadança:

[]´s
JCJ

CAVESO
11/05/2011, 23:45

[]´s
JCJ

É um bar decorado com ferramentas!

Dic3
12/05/2011, 08:56
hahahahaah brilhante dedução Caveso!

Supercharger
12/05/2011, 09:47
É um bar decorado com ferramentas!

Bar temático! :mrgreen:

Rodrigo Baratti
12/05/2011, 11:51

Tipo:

balcão de ferramentas = balcão de bar
lataria = balcão
:drunk::brinde:

291677291678291679291680

[]'s

Abel Mário
14/05/2011, 19:18
Olha ai galera, to fazendo uma em munha casa, ainda esta em andamento, quando concluir mando mais.

292078292077292075292076

Sds, Abel.

CAVESO
15/05/2011, 10:40
Caramba, as oficinas dos caras são mais caprichadas que os açougues daqui....kkkkkkkkkkkk

Rodrigo Baratti
16/05/2011, 11:02
Caramba, as oficinas dos caras são mais caprichadas que os açougues daqui....kkkkkkkkkkkk

hehehehe...eu não me enquadro nessa!!! :discordo:

Abel,
Show de bola....tem até um "fosso" para troca de oleo!!:concordo:

[]'s

Dic3
16/05/2011, 11:12
Eu pensei em fazer esse fosso, mas a terra é muito dura la em casa com muita pedra, comecei a fazer na base da picareta e quando cheguei em 1m de profundidade desisti e fechei de novo.

Abel Mário
17/05/2011, 01:55
Eu ja tinho uma garagem com materiais para uma oficina pessoal, mas ficava um pouco distante, agora é só esperar acabar a obra civil, para transportar os metreriais para casa. Tenho solda eletrica trifasica, girafa de 1 ton, solda de oxi-acetileno, compressor, esmerilhadeira de bancada, esmerilhadeira portatil, furadeira de bancada, furadeira portatil, esmeril, morsa. Se alguém tiver mais sugestões de equipamento me fale.

Sds, Abel.

Wolfran
24/05/2011, 19:54
Olá a todos,
Realmente uma das coisas boas de se fazer a reforma da viatura em casa é montar uma boa "oficina", com ferramentas que vão sendo compradas ao longo dos anos.
Tive sorte do meu pai gostar de mecânica. Ele já tinha uma série de ferramentas, com esmeril, jogo de chaves de boca, estrela e soquete, furadeira de bancada e até um torno pequeno.
Quando comecei a reforma no meu jeep, comprei mais algumas ferramentas, como aparelho de solda mig, compressor de ar e esmerilhadeira.
Hoje o meu maior problema é espaço para trabalhar na viatura.
Como estou fazendo tudo em casa e só quem tenho para fazer força é meu filho e minha esposa, fabriquei um carrinho que facilita o trabalho na lataria.
Um abraço,

reslima
24/05/2011, 20:48
Então, aqui em Beltrão eu e mais 5 amigos alugamos um barracão onde além de guardar as viaturas e peças, é onde fazemos a manutenção delas.
Cada um tem sua respectiva caixa de ferramentas com chaves combinadas, chaves fixas, jogo de soquetes, etc. Tenho torquímetro, calibre de válvulas e mais umas coisinhas que nem cheguei a usar ainda... hehehhe
Algumas coisas foram compradas pelo grupo, outras por apenas um, etc.
A primeira foto é do barracão, a segunda do nosso sistema de abastecimento de água, esmeril de um amigo, morsa e o compressor que comprei recentemente (da até vergonha perto do compressor que o fugger disse ser de pobre :shock:).
Além dessas, comprei também um carrinho daqueles pra entrar debaixo da viatura, um macaco jacaré e uma talha que vem quebrando um galhão. Temos uma maquininha pra colocar óleo em câmbios e diferenciais, feita com bomba de óleo de motor AP. Temos tbem engraxadeira manual, pistola pneumática, calibradores, pendente e 4 cavaletes, etc.

Um outro amigo tem uma esmerilhadeira e uma máquina de solda, a qual ainda não chegamos a usar, pois temos que rever a instalação elétrica do barracão.
FDS vou la novamente, tiro fotos destes outros itens e posto aqui.

294206

294207

294208

294209

294210

GBarros
24/05/2011, 21:15
Galera, vejo que muitos de nós temos o mesmo pensamento em ter equipamentos que facilitem as constantes manutenções em nossas viaturas. Eu, como fiquei sem espaço recentemente pra manter a minha oficina, estou me desfazendo de um conjunto oxi-gas PPU, pois estou com ele encostado aqui sem uso. Sei que aqui não é o local pra vendas, mas vejo que o topico é sobre ferramentas, então... Se alguem se interessar, envie uma MP.

O meu é igual a este anunciado neste site:
Gurgel Ferramentas Automotivas A Maior Loja on-line de Ferramentas e Equipamentos (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=2248&cat=11&subcat=154)

reslima
24/05/2011, 21:41
A lavadora de peças do fufugger é algo que pretendo copiar, já tinha visto em um outro tópico, acho que especifico sobre ela mesmo, e fiquei realmente com vontade de fazer uma igual...

EM TEMPO: Achei o link da lavadora de peças!!!! segue abaixo!!! Valeu Fugger por compartilhar...

Lavadora de peças (http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/60334-lavadora-de-pecas.html)

Wolfran
24/05/2011, 22:49
294249Este é o carrinho que fiz para facilitar o trabalho na lataria. Assim fica mais fácil tabalhar num espaço pequeno.

Rodrigo Baratti
24/05/2011, 23:11
Reslina,
Esse suporte da morsa ficou muito legal!!!

Legal ver o tópico agitado!!!

[]'s

reslima
24/05/2011, 23:20
hehheheheh
pessoal geralmente acha graça nele mesmo...
dois blocos de OHC zuados!!! achamos uma utilidade pra eles!! já tinha postado essas fotos no topico da minha F, só conheci esse seu tópico hoje, por acaso...
abração!

Reslina,
Esse suporte da morsa ficou muito legal!!!

Legal ver o tópico agitado!!!

[]'s

Rodrigo Baratti
24/05/2011, 23:21
294249Este é o carrinho que fiz para facilitar o trabalho na lataria. Assim fica mais fácil tabalhar num espaço pequeno.

Essa é uma boa idéia para pouco espaço e para quem trabalha sozinho!!
Simples de fazer e funcional, se bobiar consegue colocar sozinho a lata sob o chassi!!

[]'s

fugger
25/05/2011, 09:12
EM TEMPO: Achei o link da lavadora de peças!!!! segue abaixo!!! Valeu Fugger por compartilhar...

Lavadora de peças (http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/60334-lavadora-de-pecas.html)

E o melhor é que funciona :concordo:

reslima
25/05/2011, 14:33
Talvez aqui não seja melhor lugar pra perguntar isso, mas lá vai, vc instalou algum filtro ou manteve por decantação?
Abração!

E o melhor é que funciona :concordo:

fugger
25/05/2011, 14:36
T... vc instalou algum filtro ou manteve por decantação?

Até agora tá por decantação... Pra lavar peças com sujeira leve, sem a porr@ da borr@, vai sem problemas, mas se teu objetivo é lavar peças muuuito sujas um filtro de tela bem fina vai bem... :concordo:

[]´s

diniz
29/05/2011, 21:16
p/ quem achava sua oficina suja e bagunçada, veja a minha e se sinta melhor hehehe

http://i82.photobucket.com/albums/j274/diniz302/console%20central/bicicleta/CIMG7363.jpg

http://i82.photobucket.com/albums/j274/diniz302/console%20central/bicicleta/CIMG7356.jpg

Abel Mário
09/07/2011, 13:56
A reforma da casa termina em 15 dias. Comprei um armario para ferramentas, um carrinho com gaveta, caixas para pequenas peças e parafusos. O site da loja é este abaixo, não tive nehum probelmas com eles, e o preço é bem razoalvel.

Gurgel Ferramentas Automotivas A Maior Loja on-line de Ferramentas e Equipamentos (http://www.lojadomecanico.com.br/)

Sds, abel.

rfdex
29/08/2011, 17:22
Tópico antigo, porém extremamente útil. Quem tem um veículo, principalmente um 4x4, tem que ter um mínimo conhecimento de mecânica. E uma oficina é fundamental. Há quem não possa possuir uma oficina em casa, mas deve, no mínimo, possuir uma caixa de ferramenta e saber usá-las. Eu tenho a sorte de residir em uma chácara, onde tenho todo o espaço necessário. Atualmente ocupo uma vaga de garagem, mas pretendo montar um mini galpão. Minha oficina tem moto esmeril, compressor de ar, morsa, furadeira de bancada, máquina de solda elétrica, esmerilhadeira, serra tico-tico, serra circular (madeira/mármore), duas furadeiras (uma bosch duas velocidades e outra makita profissional com velocidade progressiva), jogos de chave de boca, allen, cachimbo, catraca, macaco hidráulico, lixadeira orbital, talha para 800kgs, parafusadeira elétrica, martelos de borracha/metal/madeira, marretas, extensão elétrica, etc. É o que lembro. Pretendo comprar uma solda mig, mas antes estou projetando um carrinho depósito, de modo que eu possa guardar todas as minhas ferramentas e transportá-las para onde quiser, bem como trabalhar onde precisar. Seja dentro de uma oficina ou em campo. Estou projetando um carrinho que se transformará em balcão. Ou seja, quando precisar, é só levá-lo sob o reboque ou camionete e terei a oficina em qualquer lugar. Assim que terminar o desenho ou iniciar o projeto, postarei pra galera. Aliás, vou tentar motnar um vídeozinho no youtube. Mas o principal: não adianta possuir toda e qualquer ferramenta e não saber operá-la ou operá-la colocando a si ou a outrem em risco. Luvas, máscaras, aventais, botas, etc. Abraços.

Raphael
Brasília-DF

fogoncalves
29/08/2011, 20:18
Tópico antigo, porém extremamente útil. Quem tem um veículo, principalmente um 4x4, tem que ter um mínimo conhecimento de mecânica. E uma oficina é fundamental. Há quem não possa possuir uma oficina em casa, mas deve, no mínimo, possuir uma caixa de ferramenta e saber usá-las. Eu tenho a sorte de residir em uma chácara, onde tenho todo o espaço necessário. Atualmente ocupo uma vaga de garagem, mas pretendo montar um mini galpão. Minha oficina tem moto esmeril, compressor de ar, morsa, furadeira de bancada, máquina de solda elétrica, esmerilhadeira, serra tico-tico, serra circular (madeira/mármore), duas furadeiras (uma bosch duas velocidades e outra makita profissional com velocidade progressiva), jogos de chave de boca, allen, cachimbo, catraca, macaco hidráulico, lixadeira orbital, talha para 800kgs, parafusadeira elétrica, martelos de borracha/metal/madeira, marretas, extensão elétrica, etc. É o que lembro. Pretendo comprar uma solda mig, mas antes estou projetando um carrinho depósito, de modo que eu possa guardar todas as minhas ferramentas e transportá-las para onde quiser, bem como trabalhar onde precisar. Seja dentro de uma oficina ou em campo. Estou projetando um carrinho que se transformará em balcão. Ou seja, quando precisar, é só levá-lo sob o reboque ou camionete e terei a oficina em qualquer lugar. Assim que terminar o desenho ou iniciar o projeto, postarei pra galera. Aliás, vou tentar motnar um vídeozinho no youtube. Mas o principal: não adianta possuir toda e qualquer ferramenta e não saber operá-la ou operá-la colocando a si ou a outrem em risco. Luvas, máscaras, aventais, botas, etc. Abraços.

Raphael
Brasília-DF
Rafael, também sou de Bsb. Por um acaso vc não tinha uma DT 180 que colocou um magneto de Kart? Se sim, creio que eu o tenha te vendido!
Também tenho uma oficina, mas em casa. Gostaria muito de ter uma chácara, pois aí meu galpão seria bem maior. Hoje, o que tenho, 100 m2, já ficou pequeno, pois quero colocar um torno e algumas ferramentas mais profissionais... Mas vou quebrando o galho. Este findi foi um bom exemplo! Fui pra uma trilha inaugural de um Jeep que comprei e o cara que reformou ele, soldou um "suporte" pro bancos com um metalon muito fraco e com "gotículas" de solda! Resultado, esse suporte quebrou logo no primeiro morro. Tive que abortar missão e voltar pra casa. Chegando em casa, desmontei tudo e arrumei de uma forma definitiva. Agora não quebra nem com um baralho!
Isso sim eu chamo de usar os equipamentos pra sua própria segurança. Agora eu confio no que está no meu Jeep.
Por isso eu acho extremamente importante ter tudo a mão e ainda saber usar as ferramentas.
Abraço e poste mesmo as suas idéias. Montei este tópico para "tentar" trocar idéias. Tenho muitas e se precisar de pitacos, é só pedir.
Fernando.

Desnickadu
30/08/2011, 19:50
Se não for fazer peças muito grandes no torno, dar um passe em discos de freio ou volante por exemplo, um mini torno ou torno de bancada resolvem o problema.
São ótimos para fazer peças pequenas como pinos, eixos, buchas e arruelas espassadoras.

Uns dois anos atraz comprei um pra minha empresa, paguei 1.500,00 usado depois mais 400 na reforma, ele é bem velhinho, mas ainda funciona muito bem e agora é só alegria :D
o meu é parecido com esse aqui, mas tem a castanha maior:
Torno de Bancada ( Sanches Blanes) - São Paulo - Máquinas industriais (http://www.quebarato.com.br/torno-de-bancada-sanches-blanes__225020.html)

Kedes
03/09/2012, 12:41
Olá, pessoal.
Boa dica as rodas em pu.
Já ralei o antigo piso da garagem aqui de casa e vou na idéia (ótima).
Abraços,
Kedes

Kedes
03/09/2012, 12:43
Aliás, "babei" com a garagem.
Parabens !!
Kedes

Loras
03/09/2012, 17:38
Bom, demorou!!! Mas lembrei.

Vou postar algumas fotos do puxadinho daqui de casa.

Abraços

368494 368495 368496 368497 368498

CAVESO
03/09/2012, 17:55
Aproveitando o tópico: quais revestimentos (cerâmica, porcelanato, cimento queimado e etc) vocês usam (ou sugerem) nas oficinas?

Loras
03/09/2012, 17:58
Mais algumas...

368503 368504 368505 368506 368507

Loras
03/09/2012, 18:06
Últimas de hoje...

368508 368509

fugger
03/09/2012, 18:21
Aproveitando o tópico: quais revestimentos (cerâmica, porcelanato, cimento queimado e etc) vocês usam (ou sugerem) nas oficinas?

Acho que a resposta é o xadrez... :mrgreen:

[]´s

CAVESO
03/09/2012, 18:25
Acho que a resposta é o xadrez... :mrgreen:

[]´s

O pó ou o design????????????? rsss

Rodrigo Baratti
03/09/2012, 19:11

Tem um conhecido que trabalha com pisos de concretos (fabricas, quadras,...).
Qdo comentei que vou construir uma casa e que pretendo fazer uma oficina ele sugeriu um piso de concreto "alisado" com resistência a compressão, pintura epoxi (impermeabiliza) e cantos arredondados (facilita limpeza).
Não precisa ser forte igual de fabricas, mas precisa ter uma boa resistência para aguentar as rodas do jacaré, principalmente qdo se puxa o carro içado e os cavaletes com pés de metal.
Segundo ele tem tb a opção de pisos cerâmicos resistentes a compressão, mas esse tipo de material ficará no mesmo custo que o concreto e não necessariamente na mesma resistência.

[]`s

Loras
03/09/2012, 19:22
Exato.

Escolha algo resistente, se quiser fazer serviços pesados.

Eu montei o espaço para reparos leves. Quando preciso do jacaré, suporte ou girafa, eu costuma dividir o apoio em uma peça de borracha / madeira. O segredo é o contrapiso bem feito, garantindo um bom apoio para o revestimento que escolher.

Na próxima vou fazer um piso "industrial" mesmo. Acho que vale a pena!!! Um pé direito mais alto, com estrutura metálica. Discretamente inclinado para escoar a água para o ralo pela gravidade. E uma parte 100% plana, onde fica o carro em reparo.

Nessa eu aproveitei dois muros já construídos... futuramente será apenas uma garagem / loja / bar. E a oficina será transferida de endereço.

Abraços,

Jimmy Offroad
03/09/2012, 21:18

Como foi citado a preparação da base é fundamental. O solo deve estar bem compactado sem infiltrações para não criar ocos.

Em ambientes pequenos o caimento é feito pela argamassa de regularização, nos grandes a base de concreto deve conter o caimento. Em torno de 0,5% está de bom tamanho a não ser que você queira lavar todos os dia, neste caso use 1%.

Como acabamento recomendaria o cimentado (queimado) ou granilite. A ceramica (porcelato) mesmo PEI V pode riscar com a abrasão as rodas do macaco. Por mais resistente a cerâmica é um material frágil não aguenta muito impacto. Se cair um ferramenta um pouco mais robusta pode trincar a cerâmica, já o concreto ficará apenas um "buraquinho".

No caso do cimentado ou granilite não esquecer da junta de dilatação senão trincas aparecerão. Pode ser feito o concreto alisado. O uso de impermeabilizante é recomendavél, mas cuidado para não deixar o piso liso demais.

QQr dúvida é só perguntar.

Jimmy Offroad
03/09/2012, 21:25
Tem um conhecido que trabalha com pisos de concretos (fabricas, quadras,...).
Qdo comentei que vou construir uma casa e que pretendo fazer uma oficina ele sugeriu um piso de concreto "alisado" com resistência a compressão, pintura epoxi (impermeabiliza) e cantos arredondados (facilita limpeza).
Não precisa ser forte igual de fabricas, mas precisa ter uma boa resistência para aguentar as rodas do jacaré, principalmente qdo se puxa o carro içado e os cavaletes com pés de metal.
Segundo ele tem tb a opção de pisos cerâmicos resistentes a compressão, mas esse tipo de material ficará no mesmo custo que o concreto e não necessariamente na mesma resistência.

[]`s

Acho uma excelente opção, quanto ao concreto não existe muito segredo, de preferência o de usina.

Existem materiais que aumentam a resistência a abrasão do concreto além de impermeabilizar.

Abs,

hercilio.neto
04/09/2012, 00:32
Dic3,

Loras,
Sua oficina, então... Garçon, por favor, uma gelada enquanto desmonto o freio... rarará.
Supertemática.

CAVESO
11/02/2013, 21:56
Reativando....

Por acaso alguém tem um projeto de oficina incorporada à casa com vaga para apenas um carro (meu terreno tem apenas 15m x 20m).

Abs

Edintruder
12/02/2013, 13:03
Eu não tinha visto esse tópico ainda!!!

A minha oficina é uma peça de 4x4 sem janelas, com piso de concreto. Ao lado tenho um alpendre de 6x6 que é de uso comum, e no terreno ao lado de casa tenho um espaço de 10x30 para minha exclusiva diversão. Foda é cortar a grama...

Eu não encontrei as fotos da minha oficina arrumada, então terei que tirar outras fotos depois de dentro da oficina.

rfdex
13/02/2013, 17:02
Com base em experiência própria, e mesmo ciente que os cantos arredondados facilitam a limpeza, sugiro fazer os cantos com ângulos retos. No meu caso, eu trabalho/brinco praticamente sozinho em meu espaço, ou seja, raramente tenho alguém para auxiliar em algum ato. Logo, um chão bem nivelado e a parede bem angulada pode ajudar na fabricação de alguma coisa. Por exemplo, estruturas metálicas. Eu tenho como diversão fabricar reboques (carretinhas), quase sempre para transporte de animais (cavalos/bois). Mas já fiz baú, carreta de moto, etc. Então as estruturas ficam grandes. As paredes acabam servindo, em algumas ocasiões, como gabaritos ou réguas. Entendeu? Uma coisa que pretendo criar em minha oficina é a vala, para facilitar prodecimentos sob o veículo. E quando não estiver em uso, criarei uma "tampa" nivelando o buraco da vala com o restante do chão. Minha próxima missão será construir uma ferramenta chamada Roda Inglesa, para moldagem de chapas metálicas! Não encontrei nenhum fabricante no Brasil. Virei a internet do avesso. Outra coisa que fiz foi usar lâmpadas de led na oficina (uso em minha casa também), pois o consumo de energia é infinitamente menor e alivia a carga da fiação quando as máquinas estão em uso, como lixadeira profissional, serra de mesa ou transformador de solda. É isso! Saudações

antonio umino
13/02/2013, 18:59
Com base em experiência própria, e mesmo ciente que os cantos arredondados facilitam a limpeza, sugiro fazer os cantos com ângulos retos. No meu caso, eu trabalho/brinco praticamente sozinho em meu espaço, ou seja, raramente tenho alguém para auxiliar em algum ato. Logo, um chão bem nivelado e a parede bem angulada pode ajudar na fabricação de alguma coisa. Por exemplo, estruturas metálicas. Eu tenho como diversão fabricar reboques (carretinhas), quase sempre para transporte de animais (cavalos/bois). Mas já fiz baú, carreta de moto, etc. Então as estruturas ficam grandes. As paredes acabam servindo, em algumas ocasiões, como gabaritos ou réguas. Entendeu? Uma coisa que pretendo criar em minha oficina é a vala, para facilitar prodecimentos sob o veículo. E quando não estiver em uso, criarei uma "tampa" nivelando o buraco da vala com o restante do chão. Minha próxima missão será construir uma ferramenta chamada Roda Inglesa, para moldagem de chapas metálicas! Não encontrei nenhum fabricante no Brasil. Virei a internet do avesso.

Outra coisa que fiz foi usar lâmpadas de led na oficina (uso em minha casa também), pois o consumo de energia é infinitamente menor e alivia a carga da fiação quando as máquinas estão em uso, como lixadeira profissional, serra de mesa ou transformador de solda. É isso! Saudações

Explica melhor ,,, ou dá a receita pra economizar energia..
Onde e como faço para instalar as lampadas led...
Desculpe a pergunta...... aprendendo...
Até mais.
abçs

Desnickadu
13/02/2013, 19:32
Até mais.
abçs

Cheap Led Light Bulbs, Buy Led Light Parts & Connectors at Dealextreme - DX (http://dx.com/c/home-garden-1099/lightings-1045/led-light-bulbs-1072)

é só escolher, comprar e esperar um mes pra chegar.
fique atento à voltagem da lampz que esta comprando.

rfdex
13/02/2013, 21:39
Até mais.
abçs

Amigo, compro as lâmpadas no EBAY. No mercado livre existem revendedores, mas ganham um absurdo em cima. O ebay é chato até aprender a usar. Depois é mais fácil que o mercado livre. Digite no campo de busca "led lamp 220v" (é o que digito. Se a voltagem na sua região for 110, digite: "led lamp 110v"). Ao buscar, fique atento ao preço final (produto+frete). Muitos vendedores colocam frete grátis! Aproveite as oportunidades. Lembrando que o padrão E27 é o bocal mais comum de lâmpadas aqui no Brasil. Dai é só escolher, comprar e aguardar entre 20 e 40 dias o recebimento! Colo abaixo um link de exemplo. Saudações

led lamp 220v | eBay (http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p5197.m570.l1313&_nkw=led+lamp+220v&_sacat=0&_from=R40#)

Salviano
14/02/2013, 11:00
394964394965
Reativando....

Por acaso alguém tem um projeto de oficina incorporada à casa com vaga para apenas um carro (meu terreno tem apenas 15m x 20m).

Abs

Olá! Caveso, tudo bem?

Duas opções procê... jé que ocê tbm é "biker"

Um abraço, Salviano

CAVESO
14/02/2013, 14:17
Valeu pelas dicas, Mestre Salviano!

Acho que a dona Alessandra não irá permitir uma oficina dentro da sala assim, mas pouco a pouco vou tomando território..rsss

Abs

Rodrigo Baratti
14/02/2013, 16:13
Reativando....

Abs

Caveso,

Fiz esse croqui para minha casa, que pretendo construir esse ano.
São vagas para 5/6 carros, mas é só reduzir um pouco, falta ainda uma varandinha na porta da frente.
Minha mulher não gostou muito, tem mais garagem/oficina que casa! kkkkkkk

395032 395036

A área construída total tem uns 174 m2, o restante será um gramadão pra molecada se divertir.

[]'s

fugger
14/02/2013, 16:45
...Minha mulher não gostou muito, tem mais garagem/oficina que casa!

Quer mudar isso? É só dizer que terá menos área para Ela limpar :wink:

As vezes cola...

[]´s

CAVESO
14/02/2013, 16:48
Caramba...80 m pra oficina e 50 pra casa......kkkkkkkkkkkk

Se fizer isso aqui a namorada me capa...rsssss

Qual tamanho do seu terreno, Rodrigo?

CAVESO
14/02/2013, 16:49
Quer mudar isso? É só dizer que terá menos área para Ela limpar :wink:

As vezes cola...

[]´s

Imagine ela com esfregão limpando 80m de graxa + poeira + óleo + barro......kkkkkkkkkkkk

fugger
14/02/2013, 16:51
Imagine ela com esfregão limpando 80m de graxa + poeira + óleo + barro......kkkkkkkkkkkk

Essa é a nossa parte (os 80m²), a delas não tem isso. Em principio... :mrgreen:

[]´s

Rodrigo Baratti
14/02/2013, 20:32
Kkkkkkk....o pior é que ela não falou praticamente nada, mas a sogra, mãe, irmã, pai todo mundo achou um absurdo kkkkk

Depois de 10 anos em uma oficina de 20 m2 e longe de casa cansei do aperto e da distancia...tem que considerar tb que são 2 jeeps e a f1000, alem dos carros de uso (ranger e punto).
Tb tenho 3 filhos homens, que se tudo der certo vão usar bastante o espaço.

O terreno é grande Caveso, tem 1.500 m2, praticamente uma chacara.
Vou construir algo como a planta acima e um dia construo uma casa de responsa pra patroa e a casa/oficina fica pros velhos que um dia vão requerer cuidados.

Edintruder
14/02/2013, 21:13
rodrigo, esse é o sonho de todo o forista! Uma oficina maior que a casa!!!
Mostrei o teu croqui para a patroa e ela ficou só criticando também! Mulher é tudo igual mesmo!

PP5GAS
14/02/2013, 21:34
rodrigo, esse é o sonho de todo o forista! Uma oficina maior que a casa!!!
Mostrei o teu croqui para a patroa e ela ficou só criticando também! Mulher é tudo igual mesmo!

É isso mesmo. Fiz uma garagem oficina (40 m2) com armários embutidos e outras regalias, mas cometi o supremo erro de construir bem ao lado da casa. A patroa teve idéias. Fez reformas unindo a garagem à casa. Hoje temos mais uma cozinha completa, dispensa nos armários, flores e folhagens pendurados em tudo que é canto. Mal cabe o carrinho de plástico.
Eu e a Band fomos devidamente expulsos dali.

CAVESO
14/02/2013, 23:10
Kkkkkkk....o pior é que ela não falou praticamente nada, mas a sogra, mãe, irmã, pai todo mundo achou um absurdo kkkkk

Depois de 10 anos em uma oficina de 20 m2 e longe de casa cansei do aperto e da distancia...tem que considerar tb que são 2 jeeps e a f1000, alem dos carros de uso (ranger e punto).
Tb tenho 3 filhos homens, que se tudo der certo vão usar bastante o espaço.

O terreno é grande Caveso, tem 1.500 m2, praticamente uma chacara.
Vou construir algo como a planta acima e um dia construo uma casa de responsa pra patroa e a casa/oficina fica pros velhos que um dia vão requerer cuidados.

Esqueça tudo o que eu disse..rssss

Num terrenão de 1.5000 m² dá pra fazer até um galpão de 800 m²...rsss

Edintruder
15/02/2013, 19:10
Num terreno desse tamanho dá para fazer até pista pista indoor!

Denis Takashi
15/02/2013, 21:33
Rodrigo,

A idéia de ter uma oficina maior que a casa não é tão estranha (pelo menos pra mim )rsrsr

A unica coisa que eu acharia uma boa ideia é dividir o espaço da garagem com a oficina , assim os carros de uso diário ficariam mais próximos da entrada da casa para facilitar no dia dia ( descarregar as compras do mercado, por exemplo) e a oficina ficaria a parte, sem ninguém para "pertubar" a sua bagunça...

outra coisa que tenho por experiencia : Carro de passeio junto de espaço de oficina é preocupação a mais : Toda vez que vc for esmerilhar ou pintar alguma coisa, vai ter que tirar TODOS os carros que vc não queira estragar a pintura e etc... sem contar a movimentação de macaco, girafa, maquina de solda por espaços apertados...

Da uma olhada nessas plantas, quem sabe te inspirem :

House/Shop ATTACHED Pictures & Plans! Post yours here! - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/shop-tools/1141913-house-shop-attached-pictures-plans-post-yours-here.html)

()´s

Edintruder
21/02/2013, 19:52
Acho que essa oficina agradaria...

http://www.humorbabaca.com/upload/fotos/fotos_2233_oficina%20dos%20sonhos.jpg

titanium
19/03/2013, 10:00
Bom... passei anos aguardando ansiosamente para montar minha "oficina".

Agora que comprei minha Band., apesar de não saber usar nenhuma dessas ferramentas, decidi reformar e adquirir alguns equipamentos.

Moro de aluguel em um condomínio de apartamentos... e a "oficina" é na garagem fechada que tenho.

Pra quem achou que tinha uma caverna, uma bagunça, uma coisa completamente bagunçada e suja, é por que não viu a minha! kkkkkkkkkk

olhem aí a garagem ANTES de chegar os equipamentos e ANTES de eu resolver tirar a toyota de dentro:
401361401360401359401358401357

Agora fotos de como está ficando após a compra dos equipamentos e retirada da Toyota, para ganhar mais espaço:
401362401363
401364401365401366401367401368
401379401371401372401373401374401376401377401378

Equipamentos:

máquina de solda mig
máquina de corte plasma
mascara de solda automatica
pistola de pintura HVLP
e outras coisinhas...

E isso "tudo" em função da reforma da minha "Lenda": http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/116730-toyota-bandeirante-cd-88-lenda-4.html

Abraços a todos!

titanium
19/03/2013, 10:03
falta dizer que ainda tem muita coisa a ser adquirida! rsrsrs

tipo uma calandra de tubos, uma curvadora de chapas, uma furadeira de bancada...........
kkkkk

Rodrigo Baratti
19/03/2013, 11:14
Olha aí outro que vai passar aperto na oficina!!! rs....
A minha é um pouquinha mais espaçosa, coisa de 1 metro! kkkk.....

Mas se puder usar a rua na frente já é uma mão na roda.

Essa fase de comprar peças é um "T", tão grande qto usa-las e vê-las surradas depois de um tempo.
Vi que vc investiu uma boa grana nos equipamentos, mas a meu ver comprou as coisas certas, com elas vc pode fazer uma boa reforma na Lenda.

Boa diversão e terapia!!

[]'s

titanium
19/03/2013, 11:31
Olha aí outro que vai passar aperto na oficina!!! rs....
A minha é um pouquinha mais espaçosa, coisa de 1 metro! kkkk.....

Mas se puder usar a rua na frente já é uma mão na roda.

Essa fase de comprar peças é um "T", tão grande qto usa-las e vê-las surradas depois de um tempo.
Vi que vc investiu uma boa grana nos equipamentos, mas a meu ver comprou as coisas certas, com elas vc pode fazer uma boa reforma na Lenda.

Boa diversão e terapia!!

[]'s

Opa Rodrigo!

:D
A garagem fechada é tipo um container.
Tem uns 7 x 2.2 metros.

Mas como tem o estacionamento descoberto, resolvi usar ele!!
A coisa estava ficando demasiadamente apertada dentro da garagem coberta!
E com a chegada dos brinquedos, não teria espaço para guarda-los junto com a Lenda!
hehehe

Enfim, problema resolvido temporariamente!

E o problema das ferramentas, é que se deixar, a lista cresce rapidinho!! Não é!? rsrs

Abraços

Rodrigo Baratti
19/03/2013, 11:49
A minha tem 7 x 3,3....quase iguais!
O Jeep até consegui mexer alguma coisa lá dentro, mas na pratica o que fazia era encostar um dos lados e deixar um pedaço pra fora na calçada.

Qto a lista de peças eu fiz o seguinte, comprei o básicão, herdei muita coisa do sogro e aos poucos vou comprando o restante a medida que preciso.
O segredo é comprar sempre ferramentas de boa qualidade, pois vão durar a vida toda, ainda mais que nosso uso não é diário.

[]'s

RODRIGO TOMITÃO
19/03/2013, 14:08
olha a minha oficina que estou construindo no fundo de casa, eu mesmo que fiz a cobertura, vou fechar as paredes de madeira, só mandei o pedreiro fazer o piso, tem 6x8.
401478401479401480
nesse vão menor vão ficar as ferramentas, bancada, lavadoura de peça, compressor e furadeira de bancada, e ao lado duas vagas de garagem.

Edintruder
19/03/2013, 18:23
Eu tratei de fazer uma bela grade para fechar a minha oficina, pois a porta não era muito forte e se começar a somar, o cara chega brincando nos 10.000,00 dentro de uma oficina...
Um amigo meu comprou meia dúzia de chaves e a conta passou dos 500,00!!! Na última vez que contei, tinha cerca de 6000,00 em ferramentas.

Loras
19/03/2013, 21:26
Bom tópico!!! Bem vindo Daniel.

Alguns itens importantes que geralmente passam despercebidos:

- lavadora de peça com descarte adequado da água + produtos + sujeira + óleo + graxa
- material para forrar o chão
- carrinho para deitar embaixo da viatura
- boas luvas (vários pares, adequados para cada tipo de serviço)
- luva química
- sabonete para lavar as mãos após o serviço
- toalha e panos de qualidade

No mais, MUITOS MANUAIS. VÁRIOS DELES. Sugiro começar pesquisando pelo Manual de Oficina da própria Bandeirante, bem como catálogo de peças, etc. Devo ter alguma coisa aqui!!! Em pdf.

Paciência, manual e ferramentas adequadas são fundamentais mesmo.

Mais tarde posto fotos da nova oficina por aqui... hehehehe

Agora resolvi fazer algo profissional mesmo. Novidades em breve.

Abração,

Loras
19/03/2013, 21:27
Loras,
Sua oficina, então... Garçon, por favor, uma gelada enquanto desmonto o freio... rarará.
Supertemática.

Hercílio,

Quando quiser passar para uma gelada, está feito o convite!!!

Abração,

Rodrigo Baratti
20/03/2013, 09:41
Eu tratei de fazer uma bela grade para fechar a minha oficina, pois a porta não era muito forte e se começar a somar, o cara chega brincando nos 10.000,00 dentro de uma oficina...
Um amigo meu comprou meia dúzia de chaves e a conta passou dos 500,00!!! Na última vez que contei, tinha cerca de 6000,00 em ferramentas.

Tens razão!!
A minha fica direto pra rua e tinha apenas uma tranca no meio, bem meia boca.
Tratei de chumbar uma tranca no piso com chave tetra....se o cara quiser arrobar até vai conseguir, mas será difícil sem chamar a atenção da vizinhança e da cachorrada!!

[]'s

Edintruder
20/03/2013, 10:33
Nesse quesito de petrechos que o Loras postou, vão algumas soluções minhas que utilizo no meu local de diversão:
- Tapete de 1,5 x 2 para deitar debaixo do carro;
- Muitos panos de prato velhos para limpar as mãos;
- Luvas de PU e couro;
- Luva química;
- Desengraxante para mãos;
- Limpador de alumínio e desengraxante industrial para limpar peças;
- Carrinho feito em casa para entrar de baixo da viatura(substituído pelo tapete);
- Saco de lixo comum e saco de lixo reciclável;
- Caixa para juntar ferro para descarte;
- TV de 21";
- DVD;
- Tanque de fibra para lavar peças e mãos;
- Cadeira de praia para ver TV ou curtir companhias que me visitam;
- Sótão em cima da oficina para guardar tralhas;
- Geladeira Duplex para manter as geladas.

Foda é falta de espaço. Tem 3 bicicletas que me ocupam uma parede inteira, de uma peça de 4x4. Fechei a única janela para não perder espeço, mas ganhei essas bicicletas dentro da oficina...

fugger
20/03/2013, 10:57
Daqui a pouco vão incluir um quartinho pra diarista que fará a limpeza do material devidamente descartado... :chorandoderir:

[]´s

zeca_cj
20/03/2013, 11:40
Tv... DVD... geladeira!

Chic D+

só falta uma cama pra virar um quarto! heheheeh

Recentemente fiz uma garagem nova pros jipes, com direito a fosso e tudo. Fim de semana passado comprei estantes de aço e começei a arrumar a bagunça.

Em breve posto algumas fotos!

Edintruder
20/03/2013, 12:56
Na verdade eu ia colocar ganchos para rede na oficina, mas fiquem sem espaço.

titanium
21/03/2013, 19:21
Bom tópico!!! Bem vindo Daniel.

Alguns itens importantes que geralmente passam despercebidos:

- lavadora de peça com descarte adequado da água + produtos + sujeira + óleo + graxa
- material para forrar o chão
- carrinho para deitar embaixo da viatura
- boas luvas (vários pares, adequados para cada tipo de serviço)
- luva química
- sabonete para lavar as mãos após o serviço
- toalha e panos de qualidade

No mais, MUITOS MANUAIS. VÁRIOS DELES. Sugiro começar pesquisando pelo Manual de Oficina da própria Bandeirante, bem como catálogo de peças, etc. Devo ter alguma coisa aqui!!! Em pdf.

Paciência, manual e ferramentas adequadas são fundamentais mesmo.

Mais tarde posto fotos da nova oficina por aqui... hehehehe

Agora resolvi fazer algo profissional mesmo. Novidades em breve.

Abração,

Opa Loras!!

A correria está grande, tanto no trabalho quanto no hobby! rsrs..

Como falei, moro de aluguel aqui em Belo Horizonte... e isso inviabiliza muitas coisas.
A oficina é bem improvisada mesmo...
rsrs..

Mas as dicas estão anotadas!
o carrinho para trabalhar sob o veículo é fundamental! estou sentindo muita falta dele!

Os panos, estou utilizando anos de prato mesmo.
perto do meu trabalho vendem o metro e sai absurdamente barato!

Depois mande novidades do Lorasoverlandin!
quem sabe trocamos um dedinho de prosa!

Abraços

Desnickadu
21/03/2013, 23:09
da pra fazer um carrinho pra entrar debaixo da viatura com uma tabua e quatro rodizios desses: 4 Rodízios Gel Transp, Rodinha 50 Mm 2 C/ Freio 2 Sem Freio - R$ 26,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469038279-4-rodizios-gel-transp-rodinha-50-mm-2-c-freio-2-sem-freio-_JM)

ou assim: Rodizio Fixo de Borracha Preto de 2 Pol - R$ 2.27 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/73233/42/492/rodizio-fixo-de-borracha-preto-de-2-pol)
Sai barato e resolve o problema.

Eu já vi feito com truck de skate, mas aí fica mais caro. Esses rodizios da pra achar de de nylon ou outro material, talvez até mais barato em alguma loja de parafusos por aí.

titanium
22/03/2013, 07:05
da pra fazer um carrinho pra entrar debaixo da viatura com uma tabua e quatro rodizios desses: 4 Rodízios Gel Transp, Rodinha 50 Mm 2 C/ Freio 2 Sem Freio - R$ 26,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469038279-4-rodizios-gel-transp-rodinha-50-mm-2-c-freio-2-sem-freio-_JM)

ou assim: Rodizio Fixo de Borracha Preto de 2 Pol - R$ 2.27 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/73233/42/492/rodizio-fixo-de-borracha-preto-de-2-pol)
Sai barato e resolve o problema.

Eu já vi feito com truck de skate, mas aí fica mais caro. Esses rodizios da pra achar de de nylon ou outro material, talvez até mais barato em alguma loja de parafusos por aí.

Positivo Desnikadu!
Seria uma ótima opção fazer o carrinho!

Valeu pela dica!

Abraços

Edintruder
22/03/2013, 11:54
Eu peguei 2 pedaços de MDF de 18mm e coloquei uma barra rosqueada entre eles com rodinhas de borracha e plástico na barra rosqueada. Aparafusei as placas de MDA próximo das rodinhas e ficou o pirulito, mas como o piso do meu alpendre é de concreto, acaba trancando, sem dizer que eu ratiei e não coloquei rodízios móveis. Estou há tempos para fazer os suportes para rodas em ferro, colocar apoio regulável para a cabeça e forrar a prancha de MDF...

titanium
22/03/2013, 12:00
Eu peguei 2 pedaços de MDF de 18mm e coloquei uma barra rosqueada entre eles com rodinhas de borracha e plástico na barra rosqueada. Aparafusei as placas de MDA próximo das rodinhas e ficou o pirulito, mas como o piso do meu alpendre é de concreto, acaba trancando, sem dizer que eu ratiei e não coloquei rodízios móveis. Estou há tempos para fazer os suportes para rodas em ferro, colocar apoio regulável para a cabeça e forrar a prancha de MDF...

Algo que tenho constatado ultimamente é que é "melhor" começar e terminar algo de "uma vez só"! rsrsrs
:mrgreen:

venho tentando praticar isso nos últimos anos! kkkkk

Gostei do lance do "apoio regulável para a cabeça"!
deixa o trabalho sob a viatura mais confortável

Abraços

Edintruder
22/03/2013, 14:21
Sim, esse lance de começar e terminar para mim é bem complicado. No Monza Bala que eu estou reformando, estou fazendo por etapas, fiz a dianteira e agora comecei o teto.

Em relação ao carinho, realmente o pior é a falta do apoio para a cabeça, principalmente quando fizers alguma solda debaixo da viatura que ficas vários minutos na mesma posição.

Rodrigo Baratti
22/03/2013, 15:59
Para melhorar um pouco o trabalho debaixo da viatura tô pensando em construir 2 rampinhas de madeira (~30 cm de alt.) para subir com os pneus.
Eu coloco apenas uma chapa de eucatex ou um tapete, como minha oficina é estreita o carrinho mais atrapalha que ajuda.

[]'s

Edintruder
22/03/2013, 23:17
Eu tenho um par de rampas com 45 cm e um par de rampas de 1,65m! As pequenas móveis quebram um baita galho!

As menoes são parecidas com essas que o Uno está em cima, mas são maiores e um pouco maiores. Essas daí já viraram lenha.

402163402164

Vermeio
31/03/2013, 09:28
tb só desses loko então montei a minha embaixo de casa...
se gasta bastante pra monta Mas pra quem gosta vale cada centavo.
No meu caso já ta bem equipada até recentemente com policorte, furadeira bancada, Mig e plasma, só falta aprender a usar. ( da pra ver pelo acabamento da primeira tentativa né kkkk)
gracas a isso já faz quase dois anos que estou fazendo tudo em casa, fora alguns serviços mais específicos.
Coisa q me ajudou na organização são prateleiras no teto (pra quem tem o espaço) ajuda a guarda pecas...
Tv vo dizer q nao faz falta agora uma geladeira....
Outra hora posto mais fotos...
Abraços

zeca_cj
31/03/2013, 13:37
Mto legal sua oficina vermeio!

vou fotografar a minha e colocar aqui tambem! Reformei esse ano e ficou bem bacana tambem!

rfdex
31/03/2013, 17:34
Olá pessoal. Esse projeto do carrinho para entrar sob o carro eu já fiz há mais de ano. E digo uma coisa: tem que usar rodinhas que suportam peso. As minhas travam a todo momento. Outra coisa, a minha fiz de madeira. E sugiro fazer de metal. O metal é melhor de trabalhar (para quem tem os equipamentos, lógico), de modo a fazer o mais próximo do chão. O suporte para a cabeça pode ser de um encosto de cabeça de assento de carro. Só comprar em algum ferro velho. O ideal é um fosso, cheguei a esta conclusão. Trabalha-se muito melhor. Ficar deitado no carro acho que só para alguns serviços. Solda, por exemplo, ideal é o fosso. É perigosíssimo soldar algo estando deitado, assim como realizar outros procedimentos mais complexos. Saudações

Edintruder
31/03/2013, 18:23
Não reparem a bagunça e sujeira.

403576403575403574

Vermeio
31/03/2013, 20:43
Aí galera
mais umas fotos...
quanto ao carrinho comprei esse azul aí pronto. E bem bom. Falta um espaço pra coloca chaves quanto ta na "lida" mas nao da pra reclama, o apoio pra cabeça também é bom, sem ele complica
403594403595 403596

fugger
01/04/2013, 09:54
403574

Finalmente alguém postou o que realmente faz diferença na oficina... Uma geladeira!! :palmas:
Um dia eu chego lá...

[]´s

Rodrigo Baratti
01/04/2013, 10:59
Aí galera
mais umas fotos...
quanto ao carrinho comprei esse azul aí pronto. E bem bom. Falta um espaço pra coloca chaves quanto ta na "lida" mas nao da pra reclama, o apoio pra cabeça também é bom, sem ele complica
403594403595 403596

Essa idéia de colocar bancada a volta toda é muito legal, só precisa do espaço.

[]'s

Rodrigo Baratti
01/04/2013, 11:00
Finalmente alguém postou o que realmente faz diferença na oficina... Uma geladeira!! :palmas:
Um dia eu chego lá...

[]´s

A minha é mais chique....tem serviço de oficina! kkkk
Como fico embaixo da casa tb, dou uma ligada para a minha tia e ela joga as latas pela janela!!!

Santa tia!! kkk

[]'s

fugger
01/04/2013, 11:05
A minha é mais chique....tem serviço de oficina! kkkk
Como fico embaixo da casa tb, dou uma ligada para a minha tia e ela joga as latas pela janela!!!

Santa tia!! kkk

[]'s

Essa tia merece uma caixa de bombons de vez em quando... :concordo:

[]´s

Rodrigo Baratti
01/04/2013, 11:13
Pessoal,
Recentemente terminei a "trave" para instalar a talha que eu ganhei.

Comprei num ferro velho longarinas de estruturas porta pallets, as emendei, mandei cortar as chapas de apoio, furei e soldei tudo!!

403666 403670 403669 403673 403674

Como não tenho carrinho fiz desse jeito e o inconveniente é que fica fixa, um dia quem sabe compro o carrinho e troco a barra de cima.

Só a talha pesou 25 kg!!! Enorme, antiga e eleva só 1,5 ton!!

[]'s

titanium
01/04/2013, 12:08
Pessoal,

Comprei num ferro velho longarinas de estruturas porta pallets, as emendei, mandei cortar as chapas de apoio, furei e soldei tudo!!

Como não tenho carrinho fiz desse jeito e o inconveniente é que fica fixa, um dia quem sabe compro o carrinho e troco a barra de cima.

[]'s

EXCELENTE!!!!!!! :palmas:

Vermeio
01/04/2013, 12:59
Pessoal,

[]'s

acho que vai suficiente os 1,5 ton hehehhe
show!

Rodrigo Baratti
01/04/2013, 14:05
Essa tia merece uma caixa de bombons de vez em quando... :concordo:

[]´s

Essa merece mesmo!!! Além de cuidar bem do marmanjo aqui, ela nos ajuda muito com as crianças tb!

[]'s

hercilio.neto
02/04/2013, 18:24
Edintruder, Vermeio e Rodrigo.
Quem me dera ter um lugar pra por uma bancada... E um pórtico, então!
Minhas ferramentas ficam em um banheirinho aqui em casa. Tá de um jeito que não dá nem pra entrar. Rarará!
Parabéns, vocês tem aí ótimos playgrounds.

Edintruder
03/04/2013, 13:58
Hercílio, mas a patroa me perturba muito com a sujeira de óleo na área comum. Mulher está sempre criando caso.

Edintruder
18/04/2013, 20:36
Hoje comprei uma prensa de 15 tons! :dance:

Desnickadu
18/04/2013, 21:21
uia! a criação da alficina vai de vento em popa hein Edi!
Posta fotos dela pa noiz!

Marque aí na agenda a manutenção dela: Troca de óleo a cada 5 anos.
Ninguem faz isso, o resultado é uma prensa que perde pressão e vc precisa dar cada vez mais bombadas pra bixinha fazer força!

Rodrigo Baratti
20/04/2013, 12:44
Hoje comprei uma prensa de 15 tons! :dance:

Ótimo!!

É essencial numa oficina e faz tempo que namoro uma.
Será minha próxima aquisição de peso.

[]'s

rfdex
20/04/2013, 20:07
Ótimo!!

É essencial numa oficina e faz tempo que namoro uma.
Será minha próxima aquisição de peso.

[]'s

Comprei uma de segunda mão (usada) ano passado. Modelo de 15 tons. Paguei 300 reais. Funciona muito bem. Adeus às pancadas!!! Saudações

BrunoDallanora2013
20/04/2013, 20:40
qual seria as ferramentas mais importantes e equipamentos em uma oficina para ter no fundo de casa ,para manuntenção da f1000 ?

406927
esta é a rampa que uso as vezes para algum conserto e tambem para troca de oleo e etc , ai na foto foi quando caiu o muro com uma tormenta ! e tenho apenas algumas chaves ! agora ela ta limpinha e o muro ja ta pronto mas não tenho muita foto !

Edintruder
23/04/2013, 21:29
Bruno,
Um jogo com chaves de cachimbo sextavado de 8 a 24mm com catraca e extensores e boas chaves de fenda, philips, alicates de boa qualidade e chaves combinadas de 8 a 24mm são as ferramentas que mais se usa em qualquer oficina. O jogo de cachimbos valem cada centavo, principalmente com uma catraca.

Acho que agora uma empilhadeira de 7 tons na minha garagem me quebraria um baita galho...

rfdex
23/04/2013, 22:02
Como o Edin falou!. Essas são ferramentas básicas. Sugiro outras:
- furadeira com controle de velocidade
- esmerilhadeira
- marreta
- alicate de pressão
- alicate de bico fino (para anéis de pressāo)
- rebitadeira
- chave de teste
- macaco hidráulico

Se quiser incrementar, tem outras ferramentas bem legais também:
- compressor de ar (alta pressāo) com reservatorio
- pistola pneumatica
- máquina de solda 250a

Depois já tem outras, mas dai é luxo. Saudações

BrunoDallanora2013
23/04/2013, 22:50
onde tem a rampa que mostrei mora meu avô ! e la pai tem muitas ferramentas , e algumas são minhas mas não sei usar muito !

tenho maquina de solda , tem jogo de chave velhas , comprei um jogo de chave estrela que nela ja tem catraca são muito boas, tenho furadeira rebitadeira,retifica , serra tico tico , serra copo e esmerilhadeira ! vai me faltar o jogo de cachimbo

e que muitas é do meu pai ele comprou por necessidades para manutenção das maquinas e caminhão

a unica coisa que preferia uma rampa daquelas tipo que são no chão tipo um buraco ! é bem melhor !

mas quando morrar sozinho quero ter minha mini oficina no fundo de casa e uma garagem bem grande !

BrunoDallanora2013
23/04/2013, 23:05
Bruno,
Um jogo com chaves de cachimbo sextavado de 8 a 24mm com catraca e extensores e boas chaves de fenda, philips, alicates de boa qualidade e chaves combinadas de 8 a 24mm são as ferramentas que mais se usa em qualquer oficina. O jogo de cachimbos valem cada centavo, principalmente com uma catraca.

Acho que agora uma empilhadeira de 7 tons na minha garagem me quebraria um baita galho...

se te referiu a da foto ! é uma pa carregadeira de 10 tons , quando ela não ta no serviço carregando ,o pai usa de guincho ! ergue o pneu da maquina, tira motor de patrola e muitas outras coisas ! e ela quebra um baita galho mesmo !

as chaves sextavado por acaso são usadas na CT da f1000?

407442

este aqui tambem é bom numa oficina ou aqueles de teto tambem !

vou tirar fotos amanha e coloco aqui de um macaco que o pai mandou fazer para tirar a multipla dos caminhãoes , acho que seria bom para tirar a CT da f1000 tambem para nos foi bem utilizado mas tem que ser num piso plaino firme !

aguinel martins
24/04/2013, 20:31
É amigos dei maior sorte acabei comprando uma desta de uma oficina que esta fechando por 600,00 contos eu queria a prença também o o cabra quer vender o resto num pacote ai já viu pr mim não dá 407632

se te referiu a da foto ! é uma pa carregadeira de 10 tons , quando ela não ta no serviço carregando ,o pai usa de guincho ! ergue o pneu da maquina, tira motor de patrola e muitas outras coisas ! e ela quebra um baita galho mesmo !

as chaves sextavado por acaso são usadas na CT da f1000?

407442

este aqui tambem é bom numa oficina ou aqueles de teto tambem !

vou tirar fotos amanha e coloco aqui de um macaco que o pai mandou fazer para tirar a multipla dos caminhãoes , acho que seria bom para tirar a CT da f1000 tambem para nos foi bem utilizado mas tem que ser num piso plaino firme !

BrunoDallanora2013
24/04/2013, 20:59
407634407636407637407638

Olha ai ! o macoco que mandamos fazer para tirar as CT dos caminhãoes pq a do caminhão é grande e pesada ! com o macaco você calça ela em baixo tira os parafusos puxa ela baixa o macaco e sai por baixo do caminhão sem nenhum esforço !

ela ergue mais do que o na foto !

tambem serve para tirar a caixa de marcha!

da para fazer uma menor para a camioneta !

BrunoDallanora2013
24/04/2013, 21:02
É amigos dei maior sorte acabei comprando uma desta de uma oficina que esta fechando por 600,00 contos eu queria a prença também o o cabra quer vender o resto num pacote ai já viu pr mim não dá 407632

faça bom uso ! ela vai te ajudar bastante !

Edintruder
27/04/2013, 17:20
Eu perdi uma girafa dessas. Um amigo meu trabalha numa empresa de adubos que colocou na sucata uma girafa com problema no cilindro. Ele tentou me avisar mas não me passaram o recado...

Bruno, com certeza isso quebra um baita galho para tirar a caixa de marchas da F1000. Todas as vezes que precisei tirar e colocar as caixas eu sonhei com um macaco desses...

BrunoDallanora2013
28/04/2013, 09:49
Eu perdi uma girafa dessas. Um amigo meu trabalha numa empresa de adubos que colocou na sucata uma girafa com problema no cilindro. Ele tentou me avisar mas não me passaram o recado...

Bruno, com certeza isso quebra um baita galho para tirar a caixa de marchas da F1000. Todas as vezes que precisei tirar e colocar as caixas eu sonhei com um macaco desses...

se tu tem equipamentos pode fazer você mesmo o sistema é igual aos macacos de carro com rosca , consegue uma rodinhas e uma chapas e ta feito este é mais reforçado , mas para uma caixa de camionete pode ser mais fraquinho o detalhe é que tem que se encolher bem e subir bem pq tem que passar com a caixa abaixada por baixo do caminhão e depois levantar até alcançar o motor ! sem isto tem que ser entre dois para tirar a caixa do caminhão , um segura em cima umas cordas e depois baixa a caixa .

ela ajuda até para colocar a caixa na caçamba da camioneta para levar na oficina , pq tiramos do caminhão erguemos todo macaco encostamos na tampa da camioneta e só arrastar para o lado ! fazer força para que ?

Edintruder
14/05/2013, 19:59
O macaco para caixa não é algo muito necessário. Agora preciso mesmo é fazer uma mesinha com rodinhas para ferramentas. Vou ver se faço uma em breve.

BrunoDallanora2013
15/05/2013, 12:01
no caso da camioneta que é tudo leve não precisa mas no caminhão da uma baita ajuda !

zeca_cj
15/05/2013, 12:26
Pessoal,

Onde voces costumam comprar ferramentas na internet?

Eu costumo comprar na lojadomecanico.com.br e mercadolivre.com.br

Alguem compra em outros sites? quais?

Sempre fui bem atendido na lojadomecanico, mas as vezes encontro preços melhores no Mercado Livre.

E vocês?

Vermeio
15/05/2013, 12:40
Pessoal,

Onde voces costumam comprar ferramentas na internet?

Eu costumo comprar na lojadomecanico.com.br e mercadolivre.com.br

Alguem compra em outros sites? quais?

Sempre fui bem atendido na lojadomecanico, mas as vezes encontro preços melhores no Mercado Livre.

E vocês?

ja comprei na lojadomecanico.com.br e ferramix, recomendo ambas.
coisas mais pesadas pesquisei na minha região em distribuidores tambem... alguns vendem para cpf
abs

Desnickadu
15/05/2013, 13:26
Eu ja comprei:

Gurgel Ferramentas Automotivas A Maior Loja on-line de Ferramentas e Equipamentos (http://www.lojadomecanico.com.br/index.asp)
FERRAMENTAS KENNEDY - A LOJA DO PROFISSIONAL! (http://www.ferramentaskennedy.com.br/loja/)
ULTRA MÁQUINAS (http://www.ultramaquinas.com.br/) [na loja fisica em Sto. Amaro - SP]

que me foram Recomendadas:
Ferramentas Gerais (http://www.fg.com.br/)
Dutra Máquinas: Máquinas e Ferramentas + de 30.000 itens (http://www.dutramaquinas.com.br/)

reslima
15/05/2013, 13:42
Já comprei nas citadas acima e de todas, achei o atendimento da Kennedy melhor, não que as outras também não sejam boas lojas... ferramentaskennedy.com.br
Abraço.

Edintruder
12/06/2013, 22:33
Acabei de comprar um segundo compressor pequeno. Vou ligar os dois juntos. Acredito que tenha quase a mesma vazão de um compressor grande. Na sexta terei tempo para ligar eles e experimentar com a pistola pneumática. O objetivo é usar um jato de areia pequeno da linha hobby. Se funcionar como imagino a coia ficará excelente. No futuro eu comprarei mais um terceiro para dar mais vazão de ar ainda. Mas até lá precisarei de mais espaço na minha oficina.

reslima
13/06/2013, 08:05
Edin, que compressor você comprou? Quantos pés? Quantos litros o reservatório? é Motocompressor? Estou curioso de como vai unir os dois, se puder compartilhar, eu agradeço. Tenho um motocompressor chiaperini de 8,5pés, reservatório de 20 litros.
Abraço.

Desnickadu
13/06/2013, 11:14
Acabei de comprar um segundo compressor pequeno. Vou ligar os dois juntos. Acredito que tenha quase a mesma vazão de um compressor grande. Na sexta terei tempo para ligar eles e experimentar com a pistola pneumática. O objetivo é usar um jato de areia pequeno da linha hobby. Se funcionar como imagino a coia ficará excelente. No futuro eu comprarei mais um terceiro para dar mais vazão de ar ainda. Mas até lá precisarei de mais espaço na minha oficina.

Edin, presta atenção na ligação pq vc vai precisar ligar os dois no mesmo pressostato. Caso contrario vc sempre vai ter somente um motor funcionando e o outro somente como reservatorio. Usar um somente como reservatório não seria tão ruim, mas vc vai ter um desgaste acentuado no cabeçote do compressor que vai trabalhar, ele vai aquecer demais.

Dependendo do tamanho do pressostato que vc tem, compensa instalar tudo numa chave contatora e deixar o pressostato acionando a chave.

Edintruder
13/06/2013, 16:55
Os dois estão regulados iguais, mas vou ver na prática com vai ficar sendo controlado cada um no seu pressostato. Como um deles está muito velho e outro novo, esse novo tem que compensar pelo velho de qualquer forma...

Desnickadu
13/06/2013, 18:46
o problema é que nem o pressostato nem o manometro são 100% corretos.

Então se vc esvaziar os dois compressores desligados, depois liga-los, um faltamente vai desligar depois do outro. quando vc volta a esvaziar, desta vez com eles ligados, fatalmente um vai entrar primeiro e o segundo pode nem ligar dependendo da quantidade de ar que vc esta usando -se o primeiro que ligar der conta de suprir a demanda e não deixar a pressão cair mais, então o segundo não ligará, caso contrario ele vai ligar atrasado.

Por isso o ideal é vc ligar os dois juntos usando somente um pressostato.

Edintruder
14/06/2013, 11:01
O meu medo de usar um pressostato é que a pressão demore a se equalizar entre eles e o novo posso ficar com sobre pressão até ocorrer essa equalização. Estou usando um filtro de linha com purgador de duas saídas, e inverti o sistema, usando as duas saídas como entrada e a entrada como saída, passando de forma inversa pelo filtro.

Mas mesmo assim, não terá problemas se um trabalhar mais que o outro, pois se eu tivesse apenas um como estava, esse teria que trabalhar sempre sozinho, e agora eles dividirão grande parte do serviço. O que preciso é maior fluxo de ar, o que agora eu tenho.

Desnickadu
14/06/2013, 12:58
o filtro regula pressão quando vc liga ele invertido? Eu não sei se funciona hehe
sei que ele não filtra como deve quando vc inverte a entrada e a saida.

O ideal é vc conectar os dois compressores com um T ou um Y e a partir daí trabalhar com uma mangueira de saida.
Assim vc terá a pressão sempre igual entre os tambores e pode usar o filtro da maneira correta.

Eu fiz esse esquema num consultorio dentario e funciona, só que lá tem um compressor que trabalha e um de reserva, quando um quebra é só fechar o registro deste e abrir do outro e apertar o botão que a cirurgia não para. ;)

Faça o testo dos compressores e veja se ele aquece demais quando desligar. Se for de baixa rotação [~1500rpm no motor e entre 450 e 600 rpm no cabeçote] vc deve conseguir por a mão no cabeçote quando ele desligar. Se for de alta [~3600 no motor e 750+ no cabeçote] quando ele chegar lá pelas 80~90 libras é quando vc consegue por a mão, depois disso não dá mais pq aquece muito. Tenha em mente que cada cabeçote foi feito pra encher o tambor de zero a pressão maxima em torno de 10 minutos, e de meia pressão [quando o motor arma] até a maxima [quando desliga] em 7 minutos. Tente não ultrapassar muito esse tempo.
Faça troca de óleo regularmente.

RODRIGO TOMITÃO
14/06/2013, 14:07
416758416759416760
essa é a minha oficina no fundo de casa, estou terminando ainda, falta fechar a frente e fazer a parte elétrica.

Edintruder
14/06/2013, 14:46
Denis, ainda não consegui ligar para ver por falta de tempo.
Mas o regulador regula invertido sim. O sistema funcionará direitinho e o filtro serve apenas para purgar a água.
O meu compressor velho tem 11 anos, é do modelo sem óleo com pistão de teflon da linha Twister da marca Schuls. Ele é muito bom, mas tem muito desgaste no pistão e camisa, e antes que enchia em 3 minutos, hoje leva 6 minutos até chegar em 8 Bar. Um ano depois que comprei, o modelo sem óleo saiu de linha e só vem com óleo. Esse que comprei, peguei numa promoção, Marca Gringer modelo LBDB. Enche em cerca de 2 ou 3 minutos. Com os dois conectados deverá completar a pressão por volta dos 4 ou 5 minutos. Porém conseguirei usar as ferramentas pneumáticas sem judiar do compressor, pois como o velho estava com desgaste, sustentava em uso contínua apenas 5 bar, e quando era novo no mesmo uso segurava em 7 bar na boa, durante uma pintura mais prolongada.
EU estava em dúvida sobre comprar um grande ou outro pequena, então por custo preferi pegar outro pequeno e juntar os dois. No ano que vem compro outro e uso os 3 ou deixo só os 2 novos. Lá eu vejo isso.

Desnickadu
15/06/2013, 16:54
Ainda existem cabeçotes com aneis de grafite [sem óleo] específicos pra odontologia.
Esse Twister era muito bom, eu tenho um encostado aqui pq travou e não compensa o concerto.

Agora, esse Chinesinho aí demorar 3 minutos pra botar120libras em 24 litros me espantou ^^
Cuida do tempo que ele vai ficar ligado direto enquanto vc tiver trabalhando, eu já derreti um pistão de um Chiaperini fazendo ele de compressor de poço artesiano xD

Rodrigo Baratti
17/06/2013, 12:07
416758416759416760
essa é a minha oficina no fundo de casa, estou terminando ainda, falta fechar a frente e fazer a parte elétrica.

Show!!
Me lembra muito minha primeira oficina, simples, barata e entrega o serviço!!
O inconveniente era trabalhar a noite no inverno!! Mas o que importa é a diversão.
Se o frio apertar muito toma uma Branquinha! rsss....

[]'s

RODRIGO TOMITÃO
17/06/2013, 13:19
Show!!
Me lembra muito minha primeira oficina, simples, barata e entrega o serviço!!
O inconveniente era trabalhar a noite no inverno!! Mas o que importa é a diversão.
Se o frio apertar muito toma uma Branquinha! rsss....

[]'s
Rodrigo vou fechar ela no futuro, esse primeiro vão onde esta o compressor ja fechei, ai depois vou fazer as portas nas duas garagens...cara to bem contente com a oficina no fundo de casa é bom dimais da conta.:cool:

Edintruder
23/06/2013, 12:04
Diesel, consegui regular os dois juntos. O novo tem maior vazão de ar, então ele tem que trabalhar com vazão mais reduzida que o antigo. Se abrir no máximo os dois só trabalha com o novo... Então depois de ajustar consegui fazê-los trabalharem juntos. A diferença é que o novo desliga cerca de 1 minuto antes do velho, o que considero normal pois não ficou completando o ar no velho.

DieselPower
24/06/2013, 00:05
Diesel, consegui regular os dois juntos. O novo tem maior vazão de ar, então ele tem que trabalhar com vazão mais reduzida que o antigo. Se abrir no máximo os dois só trabalha com o novo... Então depois de ajustar consegui fazê-los trabalharem juntos. A diferença é que o novo desliga cerca de 1 minuto antes do velho, o que considero normal pois não ficou completando o ar no velho.

Chamou?
Acho que o Edin "reciclou" muitas latinhas hoje... Já está até trocando os nomes...
De qualquer maneira, a discussão está interessante.
Abraço a todos!

Edintruder
24/06/2013, 09:58
Troquei os companheiros! kkk Era o Desnickadu! rsrsrs
Começa com D... ahahahah

Desnickadu
24/06/2013, 11:28
Edin chapado nos analgesicos!! :cool:

Então Edin, o causo é o seguinte: Comecemos pelo Filtro de Ar onde vc ligou as mangueiras que vem dos compressores, ele da passagem livre nos dois sentidos, certo?

Se sim, os reservatórios funcionarão como um único balão e daí a dificuldade em regular os dois pra ligar e desligar ao mesmo tempo que eu tinha te falado.
Se vc fechar o resgistro menos de 100%, vc vai ter um diferencial de pressão entre os reservatórios que vai durar enquanto existir movimentação de ar, quando o ar parar de se mover por um motivo qualquer essa diferença de pressão passa a ser zero.

Se vc conseguiu um esquema pra regular proximo os dois, veja se consegue fazer o mais novo trabalhar esse um minuto a mais, que na pratica será menos de um minuto já que ele esta novo, e ve o que acontece no uso :concordo:

Edintruder
24/06/2013, 13:32
É aí que eu acho que está complicando, pois não tenho certeza se os reguladores de pressão permitem o retorno do ar com tamanha facilidade. O velo trabalha com o regulador aberto em 8 Bar (no máximo) e o novo com pressão em cerca de 6 bar justamente pela diferença de vazão entre eles.
Se eu deixar os 2 no máximo, o velho cai até 6 Bar e o novo cai em 5,5 bar, porém logo que ele liga a pressão sobe para 7 bar e sustenta na boa, e o velho fica desligado. mesmo quando o novo desliga ao chegar nos 8 bar o velho não aumenta mais a pressão, por isso acredito que o regulador não permite que o ar entre de volta. Então eu deveria retirar os reguladores para eles manterem a mesma pressão constantemente através da conexão do filtro. Outro detalhe, mesmo com o filtro estar montado invertido, ele está funcionando direitinho, e quando a pressão zera ele purga sozinho.

Desnickadu
24/06/2013, 15:40
Tinha me esquecido dos reguladores! eles não deixam o ar entrar não, nem se vc abrir ele todo...
Eu to acostumado a mexer nos grandes que não tem esse regulador na saida, por isso falei em registro e não em regulador....

Bem, pensemos um pouco: a partir do regulador a pressão dos dois se equaliza por conta da ligação no filtro. A pressão interna independe da externa nesse caso. Porém, Se um esta regulado com maior pressão, o que esta com a menor pressão não deixará o ar sair porque quando o diafragma abrisse a pressão externa sendo maior irá fechar ele novamente. Então a pressão só sairá do menor quando a externa cair abaixo do que foi colocado no regulador.

Qual pressão vc usa enquanto trabalha? qual pressão vc regulou os compressores pra ligar e desligar ? Faz um teste deixando o velho umas 10 libras acima do novo no regulador e os dois ligando e desligando na mesma pressão.

Rodrigo Baratti
24/06/2013, 22:17
Pessoal,

Lá atras comentei que ia construir uma casa com oficina, cheguei a postar um projetinho que eu mesmo fiz.
Pois bem, contratei engenheiro e ele me falou: "como engenheiro agrônomo vc é um excelente profissional de logística (minha ocupação), deixa que eu faço o projeto".

Ele refez o projeto e usou o desnível do terreno para fazer uma casa maior e com dois pavimentos.
Na parte inferior ficará a oficina e na superior todo o restante da casa, inclusive a garagem pros carros do dia a dia.

A coisa vai demorar ainda pra levantar, dependo de financiamento,......mas o buraco da oficina já está lá.

Ela deve ficar com 118 m2, incluindo um banheiro e 3 m de pé direito.
A vantagem do subsolo é que consigo um pouco mais de isolamento acústico....pelo menos espero isso.

418854 418855

[]'s

titanium
25/06/2013, 13:58
Pessoal,

Lá atras comentei que ia construir uma casa com oficina, cheguei a postar um projetinho que eu mesmo fiz.
Pois bem, contratei engenheiro e ele me falou: "como engenheiro agrônomo vc é um excelente profissional de logística (minha ocupação), deixa que eu faço o projeto".

Ele refez o projeto e usou o desnível do terreno para fazer uma casa maior e com dois pavimentos.
Na parte inferior ficará a oficina e na superior todo o restante da casa, inclusive a garagem pros carros do dia a dia.

A coisa vai demorar ainda pra levantar, dependo de financiamento,......mas o buraco da oficina já está lá.

Ela deve ficar com 118 m2, incluindo um banheiro e 3 m de pé direito.
A vantagem do subsolo é que consigo um pouco mais de isolamento acústico....pelo menos espero isso.

418854 418855

[]'s

ADORO Terrenos Desnivelados!!
Pena que o meu é plano... mas tenho em mente construir uma espécie de buraco, tipo daquelas troca de oleo antigas que o carro ficava parado no plano e o mecânico descia para uma valeta debaixo do carro, que dá até pra ficar em pé!

Sorte na empreitada Baratti!

Edintruder
25/06/2013, 18:24
Aqui aonde eu moro se eu cavar 50cm já tá no lençol freático. Nem vala consigo cavar...

titanium
25/06/2013, 19:13
Meu medo é ter algum dispositivo legal que impessa isso lá no meu lote... O lance de cavar e encontrar água até tem como contornar.. Hehehehehe

Edintruder
26/06/2013, 13:52
Sobre cavar o poço, realmente tem como contornar e impermeabilizar, mas dá tanto trabalho extra que não compensa. Se fosse solo seco é só cavar, levantar paredes de alvenaria e estaria pronto, aqui eu tenho que rebaixar o lençol freático para conseguir cavar além de 80cm, colocar uma lona grande e construir por cima da lona. As paredes devem receber impermeabilização durante e após a construção. Qualquer trinca vai passar água direto.

O custo fica bem elevado, por isso não compensa aqui em casa...

CAVESO
26/06/2013, 14:45
Eu também iria cavar e fazer a oficina debaixo da casa...

Mas como meu terreno é plano, os custos aumentariam muitooo...

Vou de oficina "americana" que servirá como garagem para o jipe também, afinal, quando ele não estiver na oficina, estará na garagem..rsss

419085

PP5GAS
26/06/2013, 21:24
Caveso

Fiquei curioso com a tal oficina americana
Utilize o modo avançado quando for incluir foto. Tem um "bug" atrapalhando no editor de resposta rápida.
Mas manda a foto, hehehe

Walter da Camper
26/06/2013, 22:00
Com essa trabalheira toda é mais viável instalar um elevador automotivo, que custa em torno de 4500 dinheiros. Além de mais funcional do que a valeta, a garagem vai ficar chique pra xuxu...

Sobre cavar o poço, realmente tem como contornar e impermeabilizar, mas dá tanto trabalho extra que não compensa. Se fosse solo seco é só cavar, levantar paredes de alvenaria e estaria pronto, aqui eu tenho que rebaixar o lençol freático para conseguir cavar além de 80cm, colocar uma lona grande e construir por cima da lona. As paredes devem receber impermeabilização durante e após a construção. Qualquer trinca vai passar água direto.

O custo fica bem elevado, por isso não compensa aqui em casa...

CAVESO
26/06/2013, 22:23
As fotos...

O meu terreno:
419134

Garagem americana:

419136

Rodrigo Baratti
27/06/2013, 08:43
Garagem americana:

419136

Nem sabia que era americana, mas minha intensão inicial era essa.
Mesmo agora não ficara muito diferente.

Boa sorte Caveso!!

[]'s

CAVESO
27/06/2013, 12:59
Rodrigo,

Na verdade a minha não ficará assim: separada da casa. Vou fazer um sobrado de 2 andares sendo que a parte debaixo da fachada será só de garagem: parte aberta para dois carros lado-a-lado e ao lado a parte fechada que será usada como garagem-oficina...

Abs

Edintruder
14/07/2013, 21:20
Hoje terminei o meu carrinho para ferramentas. Na verdade acho que farei umas 3 gavetas rasas com roldanas para colocar ferramentas ou peças pequenas. Ontem pintei e hoje coloquei um papelão no fundo para ficar mais fácil de pegar as peças. Vou ver se consigo uns tapetes lisos de borracha para colocar no lugar do papelão.
Quando fiz esse carrinho, usei para a revisão dos 50.000km do patroa-móvel e recentemente a revisão dos 150.000 do meu Monza-bala. Um carrinho desses realmente ajuda muito, pois coloca as ferramentas em cima e leva para o lado do carro. Depois é só empurrar até a bancada para arrumar tudo, sem dizer que é excelente para colocar as peças que tiramos do carro durante o serviço. Não sei porque não tinha feito isso antes!

PP5GAS
14/07/2013, 21:31
Hoje terminei o meu carrinho para ferramentas. Na verdade acho que farei umas 3 gavetas rasas com roldanas para colocar ferramentas ou peças pequenas. Ontem pintei e hoje coloquei um papelão no fundo para ficar mais fácil de pegar as peças. Vou ver se consigo uns tapetes lisos de borracha para colocar no lugar do papelão.
Quando fiz esse carrinho, usei para a revisão dos 50.000km do patroa-móvel e recentemente a revisão dos 150.000 do meu Monza-bala. Um carrinho desses realmente ajuda muito, pois coloca as ferramentas em cima e leva para o lado do carro. Depois é só empurrar até a bancada para arrumar tudo, sem dizer que é excelente para colocar as peças que tiramos do carro durante o serviço. Não sei porque não tinha feito isso antes!

Simples e bom! Inclua as gavetas, sempre tem umas peças que insistem em rolar pelo chão na hora da desmontagem.

RODRIGO TOMITÃO
15/07/2013, 13:54
bacana o carrinho, tenho que fazer um desse pra mim tambem, ontem passei a tubulação da parte eletrica da oficina.
devagar vou terminando..

Edintruder
21/07/2013, 17:18
Não sei de vocês, mas um jato de areia me faz uma falta danada aqui em casa, ainda mais morando perto do mar.
Daí um primo meu comprou uma pistola de jato de areia e testamos. Na época que testei, eu tinha um compressor só, então não deu conta, mas agora com 2 compressores, consigo jatear na boa. Mas como é coisa pequena, o rendimento é ruim.
Para coisas pequenas até que serve muito bem, porém para trabalhos maiores não compensa o esforço.
Para secar a areia usei um disco de arado no fogareiro. Depois é peneirar e jatear.
Tem que ser com areia grossa, pois areia fina de praia não serve. É muito leve.
Nesse serviço é indispensável uso de proteção respiratória de excelente qualidade. Eu uso uma máscara semi-facial da 3M com filtro químico. Essas máscaras descartáveis não podem ser usadas pois a poeira é muito fina e causa danos sérios nos pulmões. Tanto que jato de areia é uma atividade proibida no Brasil atualmente.
Um óculos deproteção e roupa grossa também é importante.

Hugo4x4
27/07/2013, 18:40
A minha humilde oficina se resume a um carrinho para guardar ferramentas e duas portas de um armário para peças, óleos e outros.

http://imageshack.us/a/img809/6264/x2fc.jpg
http://imageshack.us/a/img9/9577/q0v9.jpg
http://imageshack.us/a/img836/4981/itgn.jpg
http://imageshack.us/a/img59/6966/v3v2.jpg
http://imageshack.us/a/img594/9642/b29i.jpg
http://imageshack.us/a/img198/459/ebhi.jpg
http://imageshack.us/a/img202/1127/9vsy.jpg
http://imageshack.us/a/img341/9946/onc.jpg
http://imageshack.us/a/img801/7606/no0x.jpg

BrunoDallanora2013
27/07/2013, 20:13
nossa é pequena, mas tem de tudo e bem organizada !

tuna
29/07/2013, 10:56
nossa é pequena, mas tem de tudo e bem organizada !
X2, a minha é uma zona só, tenho compressor, máquinas de solda (uma mig e um "besourinho") morsa apoiadda sobre um diferencial véio de f75, quatro bancadas, prensa, girafa e várias ferramentas... pena que o jeep só cabia dentro quando era só um chassis...

[]´s

guilhermeabreu
29/07/2013, 18:02
GRANDE CUNHADO HUGO4X4

Organizado como sempre , impecavel sua bancada móvel .

E vc sabe como sou bagunceiro , qdo mexo nas coisas , começo a xingar tudo qto é nome pq some tudo de perto de mim , e como não tem ninguem comigo , daí não consigo arranjar um culpado e fico muit puto comigo mesmo pq SOME TUDO .

Eu uso uma chave e deixo ela num lugar e não saio do lugar , qdo vou pegar a chave novamente não acho mais , acho que o tal do ALZHEIMER é que esta juntinho comigo que anda tirando as chaves de perto de mim .

hercilio.neto
30/07/2013, 22:03
A minha humilde oficina se resume a um carrinho para guardar ferramentas e duas portas de um armário para peças, óleos e outros.

Rarará... resume a um carrinho, mas é carrinho padrão FIFA.!!

hercilio.neto
30/07/2013, 22:12
X2, a minha é uma zona só, tenho compressor, máquinas de solda (uma mig e um "besourinho") morsa apoiadda sobre um diferencial véio de f75, quatro bancadas, prensa, girafa e várias ferramentas... pena que o jeep só cabia dentro quando era só um chassis...

[]´s

Ae Tuna,
A sua é bem completa. Tem até furadeira de bancada.
O problema de ser apertada é para fazer pintura com o compressor.
Uma hora dessas vamos conhecer essa oficina e tomar uma.

RODRIGO TOMITÃO
01/08/2013, 11:54
carrinho padrão FIFA foi foda em kkkkkkkkk

tuna
01/08/2013, 13:39
Ae Tuna,
A sua é bem completa. Tem até furadeira de bancada.
O problema de ser apertada é para fazer pintura com o compressor.
Uma hora dessas vamos conhecer essa oficina e tomar uma.

Hercílio, tá convidado!!! sábado tô indo pra lá, fica em Camanducaia, tem tudo o que tem em Monte Verde, frio, cachaça, vinho, fogueira, lareira, esquilinhos e maritacas, mas sem a muvuca:mrgreen:
bóra lá conhecer e claro dar uma força, (tô com três lixadeiras esperando operadores, hehe)

[]´s indo lixar massa.

hercilio.neto
01/08/2013, 18:15
Hercílio, tá convidado!!! sábado tô indo pra lá, fica em Camanducaia, tem tudo o que tem em Monte Verde, frio, cachaça, vinho, fogueira, lareira, esquilinhos e maritacas, mas sem a muvuca:mrgreen:
bóra lá conhecer e claro dar uma força, (tô com três lixadeiras esperando operadores, hehe)

[]´s indo lixar massa.

Ô Tuna,
achei que essa beleza era aqui em Campinas.
Obrigado pelo convite, não vai faltar oportunidade pra gente lixar um jipe. rarará.

Nilton J
21/08/2013, 16:44
Em cima do baúzão principal está o meu quarto!

Na lateral direita a área gourmet e ao lado dela, a varanda do rádio!

Na cambão frontal, gas/água e "luz""

Na lateral esquerda minha "oficina móvel"....fotos do baú de ferramentaria aberto em breve

427391

Rodrigo Baratti
21/08/2013, 18:32
Em cima do baúzão principal está o meu quarto!

Na lateral direita a área gourmet e ao lado dela, a varanda do rádio!

Na cambão frontal, gas/água e "luz""

Na lateral esquerda minha "oficina móvel"....fotos do baú de ferramentaria aberto em breve

427391

Show de bola o "kit expedition", manda mais fotos!

[]'s

eliasFerreira
30/08/2013, 21:20
Mês passado comprei uma esmerilhadeira da Black&Decker.
Tava na promoção, e não resisti.
428839
Esmerilhaderia de 4 1/2" (115 mm) com Kit.
Modelo: G900K
900 Watts de potência.
11.000 RPM.
100% rolamentada.

E hoje chegou mais um brinquedo.
428840
Máquina de solda Bambozzi, modelo NM250 Turbo.

Desnickadu
31/08/2013, 08:57
Elias, convém levar essa esmerilhadeira numa assistencia tecnica pra verificar a quantidade de graxa da coroa/pinhão se ela estiver fazendo um barulho muito metalico ali na frente; Teve um lote que saiu com graxa aquém do ideal. Uma manutenção bianual [ou anual se for uso profissional] de troca de graxa te poupa de muitos problemas.

eliasFerreira
31/08/2013, 10:20
Elias, convém levar essa esmerilhadeira numa assistencia tecnica pra verificar a quantidade de graxa da coroa/pinhão se ela estiver fazendo um barulho muito metalico ali na frente; Teve um lote que saiu com graxa aquém do ideal. Uma manutenção bianual [ou anual se for uso profissional] de troca de graxa te poupa de muitos problemas.

E será que tem como saber o Nº do lote?

Ela faz um barulho bem alto mesmo, porém só liguei ela pra ver se estava tudo ok, e liguei sem nenhum disco. E como nunca trabalhei com uma esmerilhadeira antes, não sei te dizer se esse barulho é metálico, ou normal.

Obrigado pela dica! :concordo:

Rodrigo Baratti
31/08/2013, 10:52
E será que tem como saber o Nº do lote?

Ela faz um barulho bem alto mesmo, porém só liguei ela pra ver se estava tudo ok, e liguei sem nenhum disco. E como nunca trabalhei com uma esmerilhadeira antes, não sei te dizer se esse barulho é metálico, ou normal.

Obrigado pela dica! :concordo:

Ela é barulhenta mesmo, será dificil distinguir a falta de graxa sem experiencia.

Não se esqueça de usar os EPI's adequados: luva de raspa, protetores de ouvido e óculos de segurança daqueles fechados (como mergulho), tb não convem usar roupas leves....certa vez a minha enroscou na capa e comeu tudo....se estivesse só de camiseta ia direto no meio da barriga.

Outro cuidado é com o disco, discos grosso não podem cair no chão, se cairem devem ser descartados, pois podem trincar e depois estourar qdo girar.

[]'s e bom divertimento

rfdex
31/08/2013, 11:06
Mês passado comprei uma esmerilhadeira da Black&Decker.
Tava na promoção, e não resisti.
428839
Esmerilhaderia de 4 1/2" (115 mm) com Kit.
Modelo: G900K
900 Watts de potência.
11.000 RPM.
100% rolamentada.

E hoje chegou mais um brinquedo.
428840
Máquina de solda Bambozzi, modelo NM250 Turbo.

Essas esmerilhadeiras quebram o maior galho! Uma dica é usar disco de cortar aço inox quando for cortar metal. Além de forçar menos a máquina, o acabamento é bem melhor e esquenta menos o metal cortado. O disco de cortar aço inox é fininho, parece um cd. Mas não serve em hipótese alguma como disco de desbaste ok!!! Quanto à máquina de solda, possuo uma idêntica. Uma dica é usar sempre um eletrodo azul da Gerdau. É excelente. Aconselho usar eletrodo de 2,5 e, caso queira soldar algum material mais denso, usar o de 3,5mm. Para uso doméstico você vai usar quase sempre eletrodo de 2,5mm e regulagem em 60-80 amperes. Saudações

eliasFerreira
31/08/2013, 12:29
Não se esqueça de usar os EPI's adequados: luva de raspa, protetores de ouvido e óculos de segurança daqueles fechados (como mergulho), tb não convem usar roupas leves....certa vez a minha enroscou na capa e comeu tudo....se estivesse só de camiseta ia direto no meio da barriga.
[]'s e bom divertimento

Com certeza! Tanto é, que ja tinha tudo isso antes de comprá-la! :concordo:

eliasFerreira
31/08/2013, 12:36
Essas esmerilhadeiras quebram o maior galho! Uma dica é usar disco de cortar aço inox quando for cortar metal. Além de forçar menos a máquina, o acabamento é bem melhor e esquenta menos o metal cortado. O disco de cortar aço inox é fininho, parece um cd. Mas não serve em hipótese alguma como disco de desbaste ok!!! Quanto à máquina de solda, possuo uma idêntica. Uma dica é usar sempre um eletrodo azul da Gerdau. É excelente. Aconselho usar eletrodo de 2,5 e, caso queira soldar algum material mais denso, usar o de 3,5mm. Para uso doméstico você vai usar quase sempre eletrodo de 2,5mm e regulagem em 60-80 amperes. Saudações

Dicas valiosas rfdex!
Tudo anotado!

Vou procurar esse eletrodo da Gerdau. Por aqui, tenho certeza de que não vou achar, então vai ter que ser pela internet.
Qual a especificação dele?

Valeu galera!

Caiogaucho
31/08/2013, 13:40
Já comecei minha oficina.....até pensei que estava atrasado mas...JÁ TENHO O ARADO E A CHURRASQUEIRA ahahahahaha...

abs

estou curtindo muito os post's....

Não sei de vocês, mas um jato de areia me faz uma falta danada aqui em casa, ainda mais morando perto do mar.
Daí um primo meu comprou uma pistola de jato de areia e testamos. Na época que testei, eu tinha um compressor só, então não deu conta, mas agora com 2 compressores, consigo jatear na boa. Mas como é coisa pequena, o rendimento é ruim.
Para coisas pequenas até que serve muito bem, porém para trabalhos maiores não compensa o esforço.
Para secar a areia usei um disco de arado no fogareiro. Depois é peneirar e jatear.
Tem que ser com areia grossa, pois areia fina de praia não serve. É muito leve.
Nesse serviço é indispensável uso de proteção respiratória de excelente qualidade. Eu uso uma máscara semi-facial da 3M com filtro químico. Essas máscaras descartáveis não podem ser usadas pois a poeira é muito fina e causa danos sérios nos pulmões. Tanto que jato de areia é uma atividade proibida no Brasil atualmente.
Um óculos deproteção e roupa grossa também é importante.

eliasFerreira
31/08/2013, 15:10
Mais fácil que encontrar uma boa autorizada, e que saiba desse problema e qual graxa usar, é desmontar a máquina e ver como está.

428890 428891

Deêm seus veredictos.
Sinceramente, pra mim, está faltando graxa. Aparentemente sim, tem bastante graxa, mas ela está toda EM VOLTA da coroa e do pinhão.
Funcionei e máquina aberta, e o pinhão gira sem nem encostar na graxa. E vejam como a coroa está "sêca".

Pergunto: Qual tipo graxa posso colocar?

Obrigado.

rfdex
31/08/2013, 17:23
Mais fácil que encontrar uma boa autorizada, e que saiba desse problema e qual graxa usar, é desmontar a máquina e ver como está.

428890 428891

Deêm seus veredictos.
Sinceramente, pra mim, está faltando graxa. Aparentemente sim, tem bastante graxa, mas ela está toda EM VOLTA da coroa e do pinhão.
Funcionei e máquina aberta, e o pinhão gira sem nem encostar na graxa. E vejam como a coroa está "sêca".

Obrigado.

Sim, está com pouca graxa. Sugiro que limpe esta graxa que restou com um pano que não solte fiapo ou deixe resíduos. Uma vez limpo, coloque graxa à vontade. Pode ser graxa comum. Eu coloquei na minha uma graxa azul que tinha, para rolamentos. Quanto às dicas dos eletrodos, a específicação é cor azulada nas medidas 2,5 e 3,5mm. Tenha os dois em sua oficina! Para soldar a mão não pode ser muito leve e nem muito pesada ok. A amperagem não pode furar a lata nem ficar fazendo o eletrodo grudar sem derreter o metal. Com o tempo você aprende o meio termo!!! Dependendo do uso da esmerilhadeira, dê uma olhada a cada 6 meses na graxa ou até mesmo a cada ano. Fazendo a limpeza e troca da graxa, terá ferramenta para miuto tempo. Outra dica: essas esmerilhadeiras não aguentam ficar muito tempo ligada direto. Alterne o uso. Você pode trabalhar com ela muito tempo, mas deixe-a descansar!!! hehehe. Eu tenho uma Black&Decker desde 2003. Ela e a máquina de solda foram as primeiras ferramentas que tive. Ambas funcionam perfeitamente até hoje sem nunca ter ido a uma assistência técnica. Abraço.

Edintruder
01/09/2013, 17:06
O eletrodo é 3,25mm. Mas evita usar esse eletrodo pois força muito a máquina. Outra coisa, o bobinamento da tua máquina deve ser de alumínio, então evita soldar continuamente por mais de 20 minutos. Sempre dá uma parada para esfriar a máquina. Eu já derreti duas máquinas dessas. Hoje tenho uma Esab. Até agora é a melhor que já tive. Cordão perfeito, estabilidade de corrente, etc. Já derreti 3 kg de eletrodos sem parar, e mesmo soldando com o 3,25mm ela vai muito bem. Com o 3,25mm o limite é a temperatura do porta eletrodo, que fica tão quente que começa a queimar a mão. Então é hora de aliviar o trabalho... rsrsrs.

Sobre a graxa da esmerilhadeira, eu nem esquento mais. Tinha uma Ferrari, dessas bem vagabundas que durou 6 anos. Estou na minha 2a esmerilhadeira e é a ferramenta que mais uso. A dica do disco de corte para inox é muito boa. Tem outro motivo, se o disco partir ele não te machuca pois é bem leve. Um disco mais grosso é mais pesado e pode causar uma lesão bem séria. O disco para inox é pouca coisa mais cara, mas dura bem mais e eixa o trabalho bem mais ágil. O desbaste com ele não dá para fazert pois ele é fino e come rápido, mas coisas pequenas o resultado é bom.
De qualquer forma, compra um disco de lixa flap para esmerilhadeira, pois dá um excelente acabamento.

Máquina de Solda Esab Bantam Serralheiro 2000 (250 A) - taQi (http://www.taqi.com.br/produto/maquina-de-solda/maquina-de-solda-esab-bantam-serralheiro-2000-250a/047386/)

georgevalle
02/09/2013, 08:10
Tinha experimentado estes discos para corte de inox e estava acostumado com os "normais" para metal no início não gostei da durabilidade pois queria cortar igual aos outros e aí ele simplesmente vira poeira o macete é não fazer força como se pode fazer com os convencionais, vai com mais calma o corte é mais limpo não tem poeira e não esquenta tanto o material como já falaram, agora só uso estes para inox.

Desnickadu
02/09/2013, 12:24

Deêm seus veredictos.

Obrigado.
Graxa pra rolamentos Elias.
O maior problema vai ser a quantidade, se vc colocar graxa demais vai prender as engrenagens e superaquecer [podendo até queimar o motor] se por de menos acontece isso que vc esta vendo.
Então o ideal é testar, coloca um pouco de graxa e funciona a maquina por uns 30 segundos, se aquecer a carcaça vc tira um pouco de graxa, se não aquecer vc abre e ve se a engrenagem esta lubrificada, se não estiver então é só por um pouco mais de graxa.

eliasFerreira
02/09/2013, 13:01
Graxa pra rolamentos Elias.
O maior problema vai ser a quantidade, se vc colocar graxa demais vai prender as engrenagens e superaquecer [podendo até queimar o motor] se por de menos acontece isso que vc esta vendo.
Então o ideal é testar, coloca um pouco de graxa e funciona a maquina por uns 30 segundos, se aquecer a carcaça vc tira um pouco de graxa, se não aquecer vc abre e ve se a engrenagem esta lubrificada, se não estiver então é só por um pouco mais de graxa.

Como eu pensei.

Hoje ganhei uma bisnaga de uma graxa grafitada para juntas homocinéticas, e pesquisando no google vi que não é a mais aproprida, pois em alguns sites está que ela é para baixa rotação e cargas altas. Então vai ficar guardada.

Obrigado pessoal.

RODRIGO TOMITÃO
02/09/2013, 13:29
depois posto foto do que o tonto aqui fez com a esmerilhadeira com escova de aço no dedão do pé trabalhando ontem de chinelo
limpando uma peça do 14B.

RODRIGO TOMITÃO
02/09/2013, 14:08
olha o dedo do animal, de mascara e avental de raspa, mais de bermuda e chinelo kkkkkkkkk
429066429067

Edintruder
02/09/2013, 14:13
Cuidado com o disco de corte para inox, pois quando pega corta até o osso num piscar de olhos. Cuidado é sempre bom.

Desnickadu
02/09/2013, 14:25
olha o dedo do animal, de mascara e avental de raspa, mais de bermuda e chinelo kkkkkkkkk

hehehe [desculpa rir da sua desgraça]

Nesse fim de semana fiz algo pareicdo...
Estava soldando com avental, mascara e bota com bico de aço, mas de shortis... claro que a fagulha da solda pulou dentro da bota e fez um buraco no peito do meu pé né... hehe

reslima
02/09/2013, 15:14
Tava tentando dar uma de "pedicure" Rodrigão??? kkkkkkkkkk
Abração!

429066429067

eliasFerreira
02/09/2013, 15:37
Vixxx Maria!!