PDA

Ver Versão Completa : Caçamba Trincada(Santantônio)Ranger

crystyan2003
30/12/2008, 14:38
Mais uma vez estou aqui pedindo uma ajuda dos super amigos do Forum!!

Essa semana comecei a sentir a caçamba batendo resolvir dá uma olhada!!
ai quando tirei o santantonio vi que a caçamba esta trincada nos apoios dele!!

ai veio a duvida!! o santantonio é mesmo colocado com parafusos presos na lata? tem alguma forma melhor de fixar ela pois pelo q percebi mesmo se eu mandar arrumar a lata ela vai quebrar novamente!!

coloquei algumas fotos

Ranger 2.5 XLT 2001 CD 4X4

marc7767
30/12/2008, 15:48
Olá, Crystyan:

Eu tive uma 96, 6 cc, que acontecia isso direto. Levei umas 5 vezes no latoeiro, que tentou de tudo para parar de trincar e não deu certo. Tirei o santoantônio, que segundo o pessoal aqui não serve para nada mesmo (não protege nada). Outra opção seria a instalação daqueles berços que vem nas novas Limited, que eu acho que foram bolados exatamente para isso. Uma outra dúvida minha é se com a instalação das capotas de fibra não acontece o mesmo.

Abraços,

Marcelo.

crystyan2003
30/12/2008, 16:26
Olá, Crystyan:

Eu tive uma 96, 6 cc, que acontecia isso direto. Levei umas 5 vezes no latoeiro, que tentou de tudo para parar de trincar e não deu certo. Tirei o santoantônio, que segundo o pessoal aqui não serve para nada mesmo (não protege nada). Outra opção seria a instalação daqueles berços que vem nas novas Limited, que eu acho que foram bolados exatamente para isso. Uma outra dúvida minha é se com a instalação das capotas de fibra não acontece o mesmo.

Abraços,

Marcelo.

Valew Marcelo vou dar uma olhada nesse berço que vc citou ai em cima!
eu nunca tive capota de fibra então fico sem poder te ajudar!! mas eu acho que não quebraria uma vez que ela utiliza varias presilhas internas o que faria com que a capota vibrasse hunto com a caçamba!

Anthoniusnikos
30/12/2008, 22:01
É Crystyan, essa é mais uma das falhas dos projetistas das Ranger. Realmente é uma lata sem reforço. Mas se usar um berço, de canaleta de inox, ferro ou alumínio, em cima e por dentro preencher todo o espaço (tem que cortar a lata) com um calço e aparafusar tudo (berço+lata+calço) utilizando arruelas de borracha, fica firme. Obs.: Acho horríveis aqueles Sto. Anto. cromados de 3" ou 4", mas um Sto. Anto. discreto + o berço em toda a extensão, para amarração, são muito úteis para prender cargas.
Abs
Antho

Jera
30/12/2008, 23:34
tb ja aconteceu isso comigo 2x!! dps disso resolvi tirar o sto antonio...

rasgou a lata bem onde os parafusos são fixados. mas não chegou a rasgar a parte superior da caçamba.

galera...oq q é esse berço que vcs estão falando??

crystyan2003
31/12/2008, 14:01
tb ja aconteceu isso comigo 2x!! dps disso resolvi tirar o sto antonio...

rasgou a lata bem onde os parafusos são fixados. mas não chegou a rasgar a parte superior da caçamba.

galera...oq q é esse berço que vcs estão falando??

Otima pergunta Jera!! tambem procurei na internet mas não encontrei isso exatamente não!!

pela explicação acredito que seria uma barra de metal dobrada de forma a entrar na fissura da caçamba e uma outra que ficaria por fora e seria presa por um parafuso!! Mas é o que eu acho!! vou fazer aqui mas se alguem tiver uma foto de como seria esse berço eu agradeceria muito!!

Mais uma vez muito obrigado a todos!!

Miranda
31/12/2008, 14:16
na ranger aqi de casa nunca notei essas trincas. Alias, só vi isso uma unica vez, na s10 de um amigo.

Edintruder
31/12/2008, 16:44
A minha quebrou e soldei.
Coloquei recentemente a capota de fibra e também está rachando a caçamba nos dois lados, porém é na parte traseira.
Eu não culpo somente a picape, pois como meu uso se dá em mais de 50% em chão batido ou areia, pego muitos buracos todos os dias, e não tem nada o que dure sem uma manutenção extra...
A Ranger está aguentando muito além do que eu esperava pelo meu tipo de uso.

marc7767
02/01/2009, 20:49
Olá, pessoal: talvez eu não tenha me expressado bem. Quando eu falei em "berço", eu quis dizer aquelas peças metálicas que levantam o santoantonio, para a capota marítima passar por baixo. Acredito que aquilo tenha dupla finalidade, em permitir a instalação da capota marítima e, de outro lado, por mais maleável do que a estrutura do santoantonio, permitir que a caçamba torça e não quebre a lata. Uma pena a informação do Edintruder (que eu já suspeitava), de que a capota de fibra também trinca a lata.

Abraços,

Marcelo.

Walter L. L. Casitta
02/01/2009, 21:25
Isso não é erro de projeto da Ranger não e sim do santantônio. O chassi da Ranger não é 100% rígido e flexiona conforme as irregularidades do piso. A caçamba é flexível também para acompanhar os movimentos do chassi. O santantônio enrijecesse os pontos onde vai aparafusado e por isso aparecem as trincas.

Se o santantônio fosse fixado com sargentos ou mesmo com parafusos de cima para baixo e não nas laterais internas isso não aconteceria...

Anthoniusnikos
02/01/2009, 22:08
Concordo. Esses Santo Antonios ao invés de metálicos (pesados) deveriam ser de plástico, tipo cano de PVC pintado com tinta prateada. Já que só servem para embelezar a viatura.
Abs
Antho

Pequeno jr
03/01/2009, 00:03
Galera ... nem sei pra q vcs usam isso.

Esses Sto Toim só servem para isso ... tricar a caçamba seja ano, modelo ou o que for de RAnger. Usei sto antoim por 3 anos e só foi decepção .. 3 soldas nesse tempo, reforços e etc .... e nada .. sempre tricanva tdo. Resultado ... tirei essa merda e hoje acabou esse problema.

Antes eu usava devido as cargas altas q precisava transportar ... agora .. uso catraca e cordas que resolvem o problema

Anthoniusnikos
03/01/2009, 09:34
Pequeno, juntado a sua resposta, precisa, com a do Casitta podemos concluir que: :shock:
1 - O Sto. Antonio não fez parte do projeto original das Ranger. Então essas adaptações simplistas de fixação pontuais acabam em porcariada.
2 - A função do Sto. Antonio, então, é quebrar a caçamba, ora pois, porra...! :oops:

E essa CATRACA. Como é, e onde fica ?

O saduiche que mencionei em tópico atrás, ví, e perguntei ao proprietário, que respondeu que já vinha utilizando a vários anos sem problemas de rompimento da lata. Era feito em cantoneira de aço inxos, com alças para amarrar carga, e um discreto e funcional Sto. Antonio para amarrar geladeira, etc.
Nota: por dentro da lata ele atravessou uma cantoneira de alumínio (tudo sempre ensanduichado com arruelas ou tiras de borracha). É o que pretendo fazer na minha qdo. tiver tempo.
Abração
Antho :mrgreen:

Edintruder
03/01/2009, 21:14
Uma pena a informação do Edintruder (que eu já suspeitava), de que a capota de fibra também trinca a lata.
Marcelo.

Não sei se a culpa das trincas se devem exclusivamente à capota de fibra, mas como eu disse, eu ando muito em estradas com buracos e saibro, que ocasiona muita vibração no chassis e carroceria.
Pretendo resolver isso com a instalação de cantoneiras de 3/8" que irão prender os quatro pontos estruturais da caçamba e furar de cima para baixo para prender a capota direto nesses pontos, até porque eu farei o bagageiro e já defini como será feita a estrutura por dentro da capota de fibra.

marc7767
03/01/2009, 21:43
Tomara que as trincas sejam resultado do uso severo, pois a capota é um acessório que eu acho sensacional e gostaria de instalar futuramente. A propósito, quando fizeres as modificações para fixação da capota, peço que divida a experiência no fórum.

Abraços,

Marcelo.

Pequeno jr
03/01/2009, 21:45
Pequeno, juntado a sua resposta, precisa, com a do Casitta podemos concluir que: :shock:
1 - O Sto. Antonio não fez parte do projeto original das Ranger. Então essas adaptações simplistas de fixação pontuais acabam em porcariada.
2 - A função do Sto. Antonio, então, é quebrar a caçamba, ora pois, porra...! :oops:

E essa CATRACA. Como é, e onde fica ?

O saduiche que mencionei em tópico atrás, ví, e perguntei ao proprietário, que respondeu que já vinha utilizando a vários anos sem problemas de rompimento da lata. Era feito em cantoneira de aço inxos, com alças para amarrar carga, e um discreto e funcional Sto. Antonio para amarrar geladeira, etc.
Nota: por dentro da lata ele atravessou uma cantoneira de alumínio (tudo sempre ensanduichado com arruelas ou tiras de borracha). É o que pretendo fazer na minha qdo. tiver tempo.
Abração
Antho :mrgreen:

Anthon

Essa que é a catraca. Há vários tamanhos.

http://comprar.todaoferta.uol.com.br/fita-prendedora-de-carga-c-catraca-45-m-x-25-cm-YADYXLBO0G#rmcl

Anthoniusnikos
03/01/2009, 21:52
Pequeno, mas onde (na caçamba) vai ser fixada a catraca ? Parece que o problema continua.
Abs

marc7767
03/01/2009, 22:06
Acho que a catraca não vai presa em lugar nenhum. Serve para esticar com segurança a amarração feita na carga e nos pontos de fixação (ancoragem) da caçamba.

Pequeno jr
03/01/2009, 22:08
Pequeno, mas onde (na caçamba) vai ser fixada a catraca ? Parece que o problema continua.
Abs

A Ranger tem 4 pontos de fixação localizado nas extremidades da caçamba. Então dá para vc montar um esquema com a catraca para travar na altura e cordas pelas laterais das cargas passando tdo pelo mesmo canto.

No outro micro tenho umas fotos de uma carga alta ... vou achar e t mando.

Walter L. L. Casitta
03/01/2009, 22:27
A Ranger tem 4 pontos de fixação localizado nas extremidades da caçamba. Então dá para vc montar um esquema com a catraca para travar na altura e cordas pelas laterais das cargas passando tdo pelo mesmo canto.

No outro micro tenho umas fotos de uma carga alta ... vou achar e t mando.

Eu também nunca tive problemas para amarrar a carga nada caçamba. Uso um arcenal de elásticos, catracas, rede, lonas, capota marítima e alta...

Anthoniusnikos
03/01/2009, 22:32
O problema é que na caçamba da minha não existem essas alças ou ganchos. E não é nada seguro só amarrar a carga sem ponto de fixação para as cordas na caçamba, porque vai forçar a tampa da caçamba e pode cair tudo fora.
Como é que vou amarrar uma geladeira dessa maneira ?
Abs
Abs

marc7767
03/01/2009, 22:37
Um bom motivo para manter um santoantonio, daqueles bem firmes, na caçamba.

Abraços.

Anthoniusnikos
03/01/2009, 22:40
Mark, favor voltar a ler o tópico desde o início. Acorda aí meu...!
O Casitta quase não deve usar a caçamba, por isso não tem uma boa idéia no momento.
Anthon

Walter L. L. Casitta
03/01/2009, 22:53
O problema é que na caçamba da minha não existem essas alças ou ganchos. E não é nada seguro só amarrar a carga sem ponto de fixação para as cordas na caçamba, porque vai forçar a tampa da caçamba e pode cair tudo fora.
Como é que vou amarrar uma geladeira dessa maneira ?
Abs
Abs

Deve ter as alças sim, devem estas cobertas pelo protetor da caçamba. Eu carreguei geladeira na minha caçamba pelo menos umas 4 vezes trazendo da roça pra consertar na cidade e por estrada ruins. O único problema foi que acabei amassando uma delas um pouco apertando demais as catracas.

marc7767
03/01/2009, 23:02
Anthoniuskus disse:

Mark, favor voltar a ler o tópico desde o início. Acorda aí meu...!
O Casitta quase não deve usar a caçamba, por isso não tem uma boa idéia no momento.
Anthon

E o que eu falei de errado, meu caro? É você que está chiando que não tem onde amarrar a carga e, além disso, também não gosta do santoantonio (e eu também não gosto). Mas, pelo menos para isso ele se presta, e bem.

Se você quer falar somente com o Casitta, que fale em privado. Só que é meu direito, como de todo forista, opinar no fórum aberto. Com educação, coisa que lhe faltou.

Eu estou bem acordado e, talvez, quem deva ir dormir é você, que está nervoso.

Abraços.

du
03/01/2009, 23:04
Pessoal,

Para Ranger não existe aquela grade que vai presa atrás do vidro trazeiro ?

Em pickup pequena aquilo é muito útil, algumas tem um limitador nas laterais, para alguma coisa que esteja apoiada não escorregue para o lado.

Abraços Du.

Anthoniusnikos
03/01/2009, 23:13
Calma Marck, vamos postar idéias, assim como vinhamos fazendo no início.
Talvez o Casitta tenha razão. O protetor da minha caçamba pode estar encobrindo as alças. Vou ter que tirar para verificar.
Agora é bom ler tudinho de novo, porque o Santo Antonio é tão útil para amarrar carga que aquí nunca foi negado, não. A não ser o Pequeno Jr. que não usa mesmo.
VAMOS BLOGAR UM POUCO, CARA ...!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Anthon

marc7767
03/01/2009, 23:15
Olá, Du:

Antigamente esta grade vinha na Ranger de série. Pelo menos nas versões mais caras. Agora é opcional e custa uns 250 reais. Realmente são ótimas para aparar deslocamentos de cargas mais pesadas. e impedir que batam na cabine, especialmente nos vidros traseiros. Para amarração das cargas eu já fico em dúvida, já que a espessura dos tubos é bem menor do que os tubos do santoantonio (e eu não sei se são maciços ou não). Agora, para cargas leves deve servir.

Abraços,

Marcelo.

marc7767
03/01/2009, 23:19
Anthoniusnikus disse:

Calma Marck, vamos postar idéias, assim como vinhamos fazendo no início.
Talvez o Casitta tenha razão. O protetor da minha caçamba pode estar encobrindo as alças. Vou ter que tirar para verificar.
Agora é bom ler tudinho de novo, porque o Santo Antonio é tão útil para amarrar carga que aquí nunca foi negado. A não ser o Pequeno Jr.
Anthon

Eu estou bem calmo, meu amigo. E tentando discutir idéias. Quem se alterou foi você.

Abraços,

Marcelo.

Anthoniusnikos
03/01/2009, 23:35
Marcuz, quais são as sugestões. Ou vamos blogar ...!
Essa da grade da janela traseira foi bem lembrada, mas ainda não resolve o problema de amarração de carga. Certo ! Estamos falando de carga, trabalho, e não de prancha de surf. :mrgreen:
Antho

marc7767
03/01/2009, 23:42
Anthoniusnikos disse:

Marcuz, quais são as sugestões. Ou vamos blogar ...!
Essa da grade da janela traseira foi bem lembrada, mas ainda não resolve o problema de amarração de carga. Certo !
Antho

As sugestões estão postas:

1 - Ou você possui os pontos de ancoragem mas não sabe.

2 - Ou você possui o santoantonio e pensa em tirar, mas não deve.

3 - Ou você não possui o santoantonio e deve instalar um, pelo menos para assegurar uma amarração segura.

De resto, desculpe mas não sei o que é blogar.

Abraços,

Marcelo.

Anthoniusnikos
03/01/2009, 23:56
Marcuz. Blogar é dizer só o que vem na cabeça sem praticar. Blogar é só especular. Blogar é só virtualizar.
Para não só ficar blogando, melhor é realizar as adaptações e postar fotos dos serviços realizados. Assim é que a gente vai resolvendo os problemas. É preciso de muita prática. Por a mão na massa.
Entendeu ? :parede:
Anthon

marc7767
04/01/2009, 00:09
Anthoniusnikos disse:

Blogar é dizer só o que vem na cabeça sem praticar. Blogar é só especular. Blogar é só virtualizar.
Para não só ficar blogando, melhor é realizar as adaptações e postar fotos dos serviços realizados. Assim é que a gente vai resolvendo os problemas. É preciso de muita prática. Por a mão na massa.
Entendeu ?
Anthon

Entendi. Obrigado.

E como eu disse, me parece que as sugestões estão na mesa. Basta você escolher. Só que eu não tenho projeto - ou experiência - para perfurar o protetor de fibra da caçamba (que tal uma copo?), para instalar (ou desinstalar) um santoantonio ou para utilizar uma amarração com catraca. Mas me parece tudo fácil. Vai firme!

Abraços,

Marcelo.

Edintruder
04/01/2009, 01:59
A Ranger possui um santo antônio pequeno idêntico às das F1000 originais, porém é menor, mais leve e não oscila muito. Me lembro de vir como opcional nas Rangers Americanas.

Miguels
04/01/2009, 21:52
Já usei o Sto. Antonio preto duplo da Keko (com grade) durante três anos; coloquei apenas uma barra de ferro em cada lado de uns 50cm onde soldei três parafusos atravessando os furos da caçamba. As barras tinham uns 3,5cm de largura e 0,5cm de espessura, e com muito jeito coloquei por dentro da dobra lateral da caçamba, com dois parafusos prendendo cada extremidade do SA e o terceiro, quase no extremo mas distante da barra, prendendo na lataria com borracha, arruela, arruela de pressão e porca. Carreguei móveis, geladeiras, etc. e nunca tive problemas. MAS... agora retirei o SA para dá-lhe um trato e decidi instalá-lo só quando realmente precisar, e retirá-lo logo a seguir. A beleza tem seu preço (as trincas, etc) mas o SA é a melhor solução para amarração. Portanto, boto e tiro para cargas, abro mão do embelezamento, mas preservo minha caçamba. Que tal?

marc7767
04/01/2009, 22:09
Perfeito. Certinho. Você anula o principal inconveniente do SA e aproveita sua principal qualidade.

Abraços,

Marcelo.

Tio Eddie
04/01/2009, 22:17
Apesar de não ter uma Ranger, minha experiência é que para quem realmente precisa carregar coisas regularmente tirar e colocar o SA não é uma opção.

Eu tirei o SA e coloquei uma capota maritima por conta das viagens com bagagem, e apesar dos ganchos laterais para amarração de carga, o SA faz falta em várias situações. Agora, os furos onde o SA é preso acabam tendo problemas tb, mesmo com a lata mais forte da F-1000

Nas F-1000 o problema da caçamba é perto da tampa. A caçamba acaba trincando na base das colunas. Para minimizar isso, comocamos uma corrente com esticador para manter a caçamba "apertada" contra a tampa, evitando os movimentos excessivos e as trincas...

My 2 cents

Abraços

Eddie

marc7767
05/01/2009, 00:08
Olá, Eddie:

O seu santoantonio é original?

Eu pergunto porque tive uma milona nos idos de 94/95 (era uma 4X2 básica), que já veio bem rodada e com santoantonio original. Comprei de sitiante que usava no trabalho, portanto não era carro de madame. Só que nunca tive problemas com a lata da caçamba (aliás, aquilo é que era lata). Só que como o Edintruder falou, a minha veio com o santoantonio original, que era bem mais curto e com tubos mais esguios. Já os santoantonios adaptados são bem mais robustos e mais longos, o que talvez propicie o problema que você teve.

Abraços,

Marcelo.

RodrigoSL
05/01/2009, 00:50
Olha, esse problema de trinca na carroceria não é exclusivo das Rangers não.
Tivemos em casa uma L200 Outdoor 2007 com santo antonio com tubos grossos e pesados. Não lembro a marca, mas acho q era Keko ou Bepo. O carro foi usado durante 1 ano e meio, sempre em estradas de terra ruins e carregando bastante peso (vários tambores de 50 litros amarrados a ele). Resultado: após mais ou menos um ano as trincas eram enormes e o Sto antonio fazia um barulho horrivel na carroceria. Trocamos por uma picape nova e não colocamos sto. antonio.
Na S10 de um amigo com sto Ant. de tubos grossos isso tb aconteceu. Mas em outras duas S10 q tivemos, usamos um sto. Ant. daqueles com tubos finos, bem mais leve e não tivemos problemas.
Talvez este tipo de sto. ant. seja a solução pra quem realmente precise de usá-lo pra amarrar cargas altas na dianteira da caçamba (como geladeira). Só não é muito bonito, mas pra trabalho penso ser o melhor. Já vi deles em Ranger.
No entanto este tipo não tem pra todas as picapes. Pra Triton por exemplo não encontrei (e deixei sem).
Abraços.

RodrigoSL
05/01/2009, 00:52
Quanto à capota alta, temos uma em uma S10 2003/2004 instalada desde nova, q nunca deu problema na lataria da carroceria. Acredito q seja pela melhor distribuição de peso na lata e pela fixação com sargentos.

RodrigoSL
05/01/2009, 01:06
Anthon

Essa que é a catraca. Há vários tamanhos.

http://comprar.todaoferta.uol.com.br/fita-prendedora-de-carga-c-catraca-45-m-x-25-cm-YADYXLBO0G#rmcl
Beleza, Pequeno?
Eu, qd preciso amarrar cargas maiores, uso sempre o nó q conheci como "carioca". O pessoal daqui deve conhecer tb. É um nó bastante usado por caminhoneiros, aperta muito e não folga de jeito nenhum se bem dado. Além disso, dispensa o uso de catracas, basta as cordas.

P.S.: Na Triton observei uma importante melhoria neste quesito de amarrar cargas, q são 6 ganchos internos para ancoragem, enquanto na maioria das picapes novas são apenas 4 (se não me engano). Mas nada supera os q vinham pelo lado de fora da caçamba das antigas Hilux e L200 quadradinhas. Das D20 e F1000 tb eram muito bons, mas por serem de plastico, por vezes quebravam. Em alguns quesitos, parece q a indústria automobilística involuiu, priorizando muito a estética e deixando de lado a funcionalidade.
Abraço.

marc7767
05/01/2009, 01:15
Olá, Rodrigo:

Valeu pelas informações, meu caro!

Talvez o seu testemunho quanto ao santoantonio ajude a resolver o problema quanto às trincas da caçamba: santoantonio original, tudo bem; adaptado, não.

A minha dúvida quanto à capota de fibra não decorre do peso dela, já que o próprio santoantonio não pesa quase nada. Mas pelo fato de ela travar a torção da caçamba que, por seu turno, acompanha a torção do chassis. Em outras palavras, eu não sei se a capota torce de acordo com o chassis ou se, simplesmente, trava a caçamba, que deveria continuar torcendo de acordo com o chassis e, assim, trinca a lata. Como no caso do santoantonio que você citou.

Abraços,

Marcelo.

marc7767
05/01/2009, 01:17
Aliás, coisa que eu nunca vi citado aqui, é se existem marcas melhores ou piores de capotas de fibra.

Abraços.

RodrigoSL
05/01/2009, 01:41
Qto à torção, acredito q a capota não deva atrapalhar tanto, pq é fixada com sargento, de cima para baixo e com espaço grande entre os pontos de fixação dianteiro e traseiro, deixando assim a capota ceder um pouco à torção da carroceria.
Qto à diferença de peso em relação ao Sto. Antonio, a questão é q o peso deste é concentrado em mais ou menos 40 a 50 cm, enquanto o peso da capota é distribuído por toda a carroceria.
Obs.: O santo antônio com barras finas q falei q foi utilizado nas S10 não era original de fábrica não. Foi colocado em loja ou na concessionária, não me lembro. O q acho q faça mesmo diferença entre este tipo de Sto Ant. e os com tubos grossos, é realmente o peso, q é menor.
Abraço

RodrigoSL
05/01/2009, 01:48
Aliás, coisa que eu nunca vi citado aqui, é se existem marcas melhores ou piores de capotas de fibra.

Abraços.
Não sei te dizer quais são as melhores marcas de capota não. A nossa, utilizada na S10, é Fibremi, uma fábrica pequena de Goiânia. Foi a mais barata q achei a pronta entrega. O único problema q apresentou nestes 5 anos de uso, foi um leve desalinhamento na tampa traseira, q desceu um pouco, mas não chegou a prejudicar o fechamento. Não faz barulho, nem estragou a caçamba em nada. Só não é muito bonita, mas a maioria das capotas não são (a meu ver). E são extremamente funcionais.
Abraço.

marc7767
05/01/2009, 01:50
Rodrigo SL disse:

Obs.: O santo antônio com barras finas q falei q foi utilizado nas S10 não era original de fábrica não. Foi colocado em loja ou na concessionária, não me lembro. O q acho q faça mesmo diferença entre este tipo de Sto Ant. e os com tubos grossos, é realmente o peso, q é menor.
Abraço

Rodrigo, eu não acredito que o peso do santoantonio influa em alguma coisa. As caçambas de nossos carros foram feitas para aguentar mil quilos, e não acredito que 10 quilos a + ou - fossem suficientes a trincar a caçamba. Ainda acho que o problema está em se limitar a torção da caçamba com o chassis.

Abraços,

Marcelo.

Jera
05/01/2009, 02:21
galera.......uma coisa que fiquei pensando aqui......acho que nos EUA não tem sto. antonio...nunca vi uma picape americana usando. acho que isso é moda de sul americanos e asiatico....

duducd
05/01/2009, 02:30
eh parece q esse eh um problema tipico dos SA....
em algumas ele fica bonito em outras nao ...
O q eu acho q fica melhor eh esse tipo de santo antonio q parece um aerofolio

http://www.jet.com.br/Design/saidcar/Produto/l200.gif

agora n sei se ele tem um nome especifico ou santo antonio tbm :parede::parede:

Anthoniusnikos
05/01/2009, 10:11
Esses de canos grossos são um acessório que fizeram moda, mesmo, daí os pontos de fixação arrebentarem a lata não projetada para essa finalidade.
Esse mesmo da pikup anterior, serve só para "embelezar" ou amarrar prancha de surf.
Aliás, para prancha de surf e bagagens leves, serve um sedan mesmo.
Agora, a existência do Santo Antonio, e o própio nome é sinônimo, sereve para a proteção do motorista em capotadas (carros de corrida), e nos caminhões e caminhonetes, para AMARRAÇÃO DE CARGA.
Quanto aos americanos (gringos) não usarem, talvez seja pelo fato de que os latinos levam, para eles, as geladeiras e outras cozitas más no próprio lombo.
Abs
Antoniusnikos

duducd
05/01/2009, 16:51
Esses de canos grossos são um acessório que fizeram moda, mesmo, daí os pontos de fixação arrebentarem a lata não projetada para essa finalidade.
Esse mesmo da pikup anterior, serve só para "embelezar" ou amarrar prancha de surf.
Aliás, para prancha de surf e bagagens leves, serve um sedan mesmo.
Agora, a existência do Santo Antonio, e o própio nome é sinônimo, sereve para a proteção do motorista em capotadas (carros de corrida), e nos caminhões e caminhonetes, para AMARRAÇÃO DE CARGA.
Quanto aos americanos (gringos) não usarem, talvez seja pelo fato de que os latinos levam, para eles, as geladeiras e outras cozitas más no próprio lombo.
Abs
Antoniusnikos

nao intendi ...vc se refere a esta foto
http://www.jet.com.br/Design/saidcar/Produto/l200.gif

se sim desconheço essa finalidade de amarrar pranchas de surf aiahuahuhahuauhhuauhhauh talvez tenha confundido com um rack

:concordo::concordo::concordo::concordo::mrgreen:: mrgreen::mrgreen:

marc7767
07/01/2009, 03:45
Fica tranquilo, colega. Tem forista "qualificado" aqui que não sabe se a sua própria camionete tem ponto de amarração ou propõe a instalação de santoantonios de tubos de PVC pintados.

Mas o importante é ter saúde.

Abraços,

Marcelo.

Raposo
07/01/2009, 14:31
Aí galera! Santantonio trinca a caçamba da Ranger (a minha está trincada). O melhor é o aerofólio das fotos postadas acima. Aliás a Ranger trinca até a cabine (nos calços traseiros), tive que fazer funilaria no local. Ainda bem que resolveu.
Abs.
Em tempo: O Anthonius referiu-se a esses Santantonios grandes, pretos ou cromados vendidos em lojas de acessórios.

Tio Eddie
07/01/2009, 17:12
Olá, Eddie:

O seu santoantonio é original?

Eu pergunto porque tive uma milona nos idos de 94/95 (era uma 4X2 básica), que já veio bem rodada e com santoantonio original. Comprei de sitiante que usava no trabalho, portanto não era carro de madame. Só que nunca tive problemas com a lata da caçamba (aliás, aquilo é que era lata). Só que como o Edintruder falou, a minha veio com o santoantonio original, que era bem mais curto e com tubos mais esguios. Já os santoantonios adaptados são bem mais robustos e mais longos, o que talvez propicie o problema que você teve.

Abraços,

Marcelo.

Oi Marcelo,

O santantonio da MIlona é o original sim, mas com estradas esburacadas e muito uso até esse causou algum estrago. Além disso, as bases do santantonio trincaram mais do que a caçamba

Abraços

LLeeoo
07/01/2009, 21:34
galera.......uma coisa que fiquei pensando aqui......acho que nos EUA não tem sto. antonio...nunca vi uma picape americana usando. acho que isso é moda de sul americanos e asiatico....

fala Jera... tem sim, mas são uns santantônios horríveis que prendem nos dois pontos de fixação da carroceria (os buracos no topo da caçamba que tem na frente e atrás). Nesses pontos os esforços transmitem diretamente pro chassis e aí sim protege em caso de capotamento. Serve também para enrijecer o chassis. Mas lá eu vi isso mais em modelos offroad e de corrida...

abraço

Miguels
08/01/2009, 21:25
Lleeoo,
onde vc viu isso nos estados punidos? Eu já pensei em utilizar esses quatro buracos para instalar algo que se pareça a um SA, mas não sei como fazer. Será que fica muito feio?
[]s

Edintruder
08/01/2009, 22:04
Aqui tem muito argentino de férias, e tem uns modelos diferentes de S. A. O que eu achei mais legal era um SA normal para frente e outro para trás no limite traseiro da picape com uma estrutura simples montada em cima. Porém o SA traseiro era somente o aro simples, se a diagonal.