Ver Versão Completa : Barras de direção
Buenas, aproveitando que o Papa-terra vai pro estaleiro, quero resolver o sistema de direção. Com ajsutes, sem trocar por caixa ou setor novo... eu tenho no munhão direito mais um olhal, pensei em trazer a barra do mestre até aquele olhal, a barra que une os dois munhões está atravessada, o que está abrido o angulo das rodas... finalmente, um caos! Que soluções simples os amigos encontraram só arrumando as barras, ou substituindo-as? Tenho tudo acertado pra colocar o amortecedor, qual a sugestão, onde encontro? Faixa de preços?
Mauro B.
27/09/2004, 15:16
Oi Dmark !!! :D
A barra grande que une os dois munhões tu deves conectá-la aos olhais originais dos munhões. No olhal "extra" que teu jipe tem tu deves ligar uma barra de que vai dele até o "L" (chifre de veado) do sistema de direção.
Quando a abertura das rodas, tu regula isso girando a barra grande num sentido ou no outro, pois as mesmas são fixadas nos pivôs através de roscas (num lado esquerda e no outro lado direita), e girando esse barra tu aumenta ou diminui seu comprimento!
Sobre um amortecedor de direção, eu uso o do Fusca ou de kombi, não sei ao certo. Não sei se funcionam bem pois eu nunca andei sem eles. Acho que já indicaram aqui no forum o da D20, e parece que fica muito bom!
[]'s
Ronaldo B.
27/09/2004, 23:05
Que soluções simples os amigos encontraram só arrumando as barras, ou substituindo-as? Tenho tudo acertado pra colocar o amortecedor, qual a sugestão, onde encontro? Faixa de preços?
Estou na mesma situação que você meu amigo, também mandei o meu CJ prá oficina prá dar um jeito na direção que não tinha nem folga nem férias, tinha era licença maternidade mesmo de tão ruim que tava... acabei trocando tudo e coloquei o sistema de barras igual ao citado pelo mauro2br, porém sem amortecedor... estou esperando sair da UTI prá ver como ficou, vários amigos colocaram esses sistema e me disseram que ficou bom, por isso acabei colocando também.
Com relação ao amortecedor, o que um mecânico me disse é que nem todos os amortecedores funcionam bem trabalhando deitados quando não projetados para isso., com o tempo acaba dando problema.
Abraço
Ronaldo
Então tenho tudo na mão. Para resolver a aposentadoria da direção, meu mecânico inverteu a barra grande na direita no "olha novo" de cima para baixo (aproveitou o encaixe cônico) e na esquerda de baixo para cima. Ocorreu que a barra pequena conecta num olhal da barra grande antes de chegar ao munhão direito. A barra está mais pra frente na direita que na esquereda e mais alta... sei lá se isso interfere... sei que fui tentar puxar as rodas girando a barra e ela entrava para um lado e saia de outro, talvez por estar invertida? Tirou toda a folga, mas.. tá tudo torto!
Acho que a barra pequena alcança o olhal novo se eu desenrroscar. Senão vou pedir ajuda. Mas a barra grande, deve ficar por cima ou por baixo? Pode ser invertida? Qual a melhor posição?
Tenho as esperas prontas pro amortecedor de direção.
Estou super agradecido ao pessoal do fórum, os tópicos que postei solucionaram vários problemas! Nota bilhão!
leopoldo
28/09/2004, 00:53
ATENÇÃO!
1- O Munhão externo do jeep CJ - Brasil- nunca foi fornecido com 2 furos para a instalação de 2 pivos de direção.
Se o munhão tem 2 furos, provávelmente é adaptado com um pedaço de outro munhão soldado.
Esse processo não é seguro e eu já ví essa solda romper.
Cuidado com essa adaptação.
2- o pino central quando instalado diretamente no munhão direito faz com que o barramento da direção fique levemente torto na direção da tampa do diferencial.
É melhor não desentortar esse pino pois o mesmo foi fabricado assim, pois originalmente ele trabalha articulado na travessa sob o cambio e essa geometria é para não encalvalar os barramentos.
Para desentortar, só com tocha acetilênica mas a resistência do material vai para o lixo. E se for à frio, simplesmente quebra.
Olá Leopoldo, mais uma vez, obrigado pela força e informação. Apurei com o antigo proprietário que fez a adaptação. Segundo ele a peça foi aquecida com a devida atenção e reunida com material de adição adequado, garantiu-me ele que o serviço teria sido feito pelo Getúlio, mecânico 4x4 tradicional. Mas confesso que levei medo agora. De fato a barra grande apresenta uma leve tortuosidade, mas notei que fora emendada num passado. É caso de trocar? Troco por uma barra mais robusta?
leopoldo
28/09/2004, 07:39
Eu não recomendo a solda no munhão.
Já tive também um munhão soldado por especialista em solda e também rompeu. Essa parte do munhão é muito complicada pois a solda é feita ao lado de um FURO.
Sorte que foi numa encostada na guia e não numa estrada a 100 km/h.
Quando alguém diz que fez correto me dá medo!
Será que êle sabia mesmo o que era correto? foi feito jato de areia para a pré-limpeza? foi feito pré-aquecimento como - e quem falou que era o correto? por quanto tempo foi pré aquecido? qual o tipo de eletrodo usado? houve alívio de tensões depois? foi feito magnaflux? e depois? de quanto em quanto tempo esse solda tem sido inspecionada?
Existem outras soluções mais seguras que modificar o munhão.......
1- usar uma montagem com terminais rotulares.
2- usar um adaptador como o que uso atualmente no meu jeep.
3- quem sabe.....usar um munhão do JPX. Já pensei nisso mas não cheguei a ter um na mão para estudar o caso. Só vi no JPX.
4- A opção de usar o pivô central no munhão direito e dai fazer o barramento de munhão à munhão e desse central à caixa, que seja hidráulica ou mecanica presa ao chassis na frente se limita até pneus 7.50"x16". Para pneus acima disso já existe o perigo do pivô romper.
Agora, usar essa montagem de barramento e ainda usar o sistema do braço em L - aquele preso em baixo do radiador - só é viável se for em suspensão original. Não dá na SOA.
Sobre o barramento de direção.....use a da F75.
É a mesma rosca, mas a parede é o dobro.
E tem mais.....
A muitos anos uso as barras de F75 - OBRIGATÓRIO SE A DIREÇÃO FOR HIDRáULICA OU SE OS PNEUS FOREM IGUAL OU ACIMA DO 33" - e obviamente são cortadas e soldadas para serem ajustados ao tamanho do jeep. São soldadas com um reforço interno e nunca tive problemas com os barramentos - nunca trincaram nem empenaram.
O teste se passou por muitos anos no meu jeep com V8 e abusos com pneus 9.00"x16", que eram uns cavalos de sobrecarga. Então o que eu posso dizer é:
Munhões soldados quebram; mas o barramento (F75), não. Pelo menos até a marca dos 36"x15". Acima disso, haveriam outras modificações de segurança.
ramiro_eli
28/09/2004, 11:12
Leopoldo,
Voce já viu algum jeep utilizando um kit que está sendo vendido, onde é instalado um extensor sobre o suporte superior do rolamento do munhão e neste extensor é instalado o pivo da barra da caixa de direção e no furo original do munhão é colocado o pivo que liga munhão a munhão.
Qual sua opinião sobre este sistema?
leopoldo
28/09/2004, 11:33
voce já viu algum jeep utilizando um kit que está sendo vendido, onde é instalado um extensor sobre o suporte superior do rolamento do munhão e neste extensor é instalado o pivo da barra da caixa de direção e no furo original do munhão é colocado o pivo que liga munhão a munhão. Qual sua opinião sobre este sistema?
BOM, ESPECÍFICAMENTE SOBRE ESSE KIT CHUPACABRA EU NÃO VÍ,
MAS
A uns 10 anos, quando coloquei suspensão SOA tive que mudar o esquema do barramento de direção e fiz um braço adicional que ficava na posição do pivô superior do munhão direito e inclusive tinha a guia do rolamento incluso. Esse braço era de AÇO 4340---êsse é o aço campeão e alarguei os parafusos de 3/8 UNF para 4 prisioneiros de aço M10 e rosca fina.
Resultado:
1-reprovado por afrouxamento contínuo das porcas - e olha que eu usava porcas parlock.
2- reprovado pois destroçava as placass de ajuste do rolamento do munhão.
Porque?
porque os 4 parafusos do munhão não foram projetados para trabalhar sob a ação do torque de giro das rodas, solavancos, vibrações e etc.....
então:
NÃO SEJAM LOUCOS DE COLOCAR ESSE TIPO DE KIT.
NÃO ALIMENTEM COM $$$$ PESSOAS QUE TESTAM NO JEEP DE VOCÊS.
:shock: vendo um monte de candidatos à se estrupiarem :shock:
Ow professor!
Eu tenho suspenssão original os pneus 7.50" 16". Bom concordo plenamente: solda em pontal é uma coisa, solda em barra de tração é outra história. Tenho dúvidas quanto o que seria?
1- usar uma montagem com terminais rotulares.
2- usar um adaptador como o que uso atualmente no meu jeep.
IMNSHO, com a exceção do munhão esquerdo, o sistema inteiro está condenado........
- novas barras
- novos terminais
- novo munhão direito
Caso contrário, vai continuar com um sistema precário e cheio de gambi.......
Abraços,
Ow... isso é mau. Condenado mesmo.... pq? Onde arrumo novas barras e novos terminais por aqui?
Do munhão direito não tem nem necessidade de falar...........
O terminal direito está torto e onde conecta o terminal da barra de direção parece que tem folga, pois não está em 90 graus. Os terminais em si são da marca "Driveway", que são um lixo. A barra link é muito perto demais dos feixes e não está paralela ao eixo, então tem gato alí também........
Abraços,
Obrigado. Vou começar a pensar nisso. Tenho que achar estas peças novas.
leopoldo
29/09/2004, 00:21
1- usar uma montagem com terminais rotulares
Tem um tópico sobre caixa de direção VW com algumas fotos de terminais rotulares.
2- usar um adaptador como o que uso atualmente no meu jeep
Vá na página das minhas fotos que lá tem UM EXEMPLO de adaptador para barramento de direção que não é soldado. É uma peça acoplada ao barramento e fixo apenas por torque de parafusos.
Só não passo os desenhos dessa peça para não alimentar os fabricantes oportunistas uqe só querem xupinhar ideias dos outros.
Ok. Checando. Concordo. Aliás, teu jeep é uma nave. Cheio de soluções. Praticamente um compêndio de filosofia jipônica. Parabéns.
Opas. Camarada, tou pirando...
BOm, vamos pela frente.... http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/42f790b4dae33ba72ebd2d6ecf998132.jpg
BOm, o teu amortecedor de direção é de quê? Ele é preso direto à barra por esta luva, interessante. Qual é o setor de direção?
Aqui vejo o adaptador, correto? Interessante.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/c0b92bdcec4ee7038ab89a010497e072.jpg
leopoldo
29/09/2004, 16:37
Sim Dmark,
O adaptador é esse bloco de aço com 3 parafusos allen em baixo. Nada de soldas.
Os 2 cilindros atuadores são travas hidraulicas que não deixam o eixo trazeiro esterçar se a servo válvula (azul) não abre e ela só abre se o motor que comanda a caixa de direção hidraulica (setor e sem fim roletados com servo-hidraulica) - é a caixa do landau - ligar esquerda ou direita.
No eixo dianteiro, o amortecedor branco é um rancho 5000
ramiro_eli
29/09/2004, 17:30
Leopoldo,
Uma pergunta meio off....Qual o peso do seu Jeep?
leopoldo
29/09/2004, 18:11
2220 kgs
ramiro_eli
29/09/2004, 18:13
:shock:
Caramba. Caramba. E caramba. Hum... e o adaptador, eu tenho condições de fazer? É um sanduiche de chapas, com rosca para o terminal?
leopoldo
30/09/2004, 07:04
Dmark, bom dia,
Não, não é tãaao simples.
é um bloco de aço usinado.
Nesse bloco, é feito um furo para passar a barra.
Só que esse furo tem no final um ressalto para dar um batente. Assim a barra entra mas não passa. Certo?
depois são feitos os furos dos parafusos e cônico do outro terminal.
Depois é feito um recorte na parte de baixo, paralelo à linha de centro da barra. Assim ela "abraça a barra" equando se aperta os parafusos ela não gira. Ela não corre. Ela fixa o terminal de direção.
Isso é uma bela peça de usinagem.
Chapas simplesmente parafusadas não teriam condições de carregar os torques necessários.
Leopoldo:
essa sua soluçao nao dificulta o alinhamento de direçao?
[]´s
leopoldo
30/09/2004, 13:32
Elcio, não poderia dificultar pelo seguinte:
soltando os parafusos allen, pode-se virar a barra que conecta munhão à munhão enquanto a outra barra permanece fixa.
e para regular a barra de cima, é o método convencional.
Novamente caramba. É complexa de fato, muito complexa. Invento teu?
leopoldo
30/09/2004, 13:41
É.......
Eu estava com o mesmo problema que vocês......
essa história de faltar um ponto a mais de instalação de pino de direção no munhão incomoda demais.
e não queria de jeito nenhum fazer gambiarra de solda, então botei a cachola pra funcionar.
É.......
Eu estava com o mesmo problema que vocês......
essa história de faltar um ponto a mais de instalação de pino de direção no munhão incomoda demais.
e não queria de jeito nenhum fazer gambiarra de solda, então botei a cachola pra funcionar.
Não precisa de um ponto a mais no munhão coisa nenhuma...... É só instalar direção 100% hidráulica!!!........... :wink:
Abraços,
leopoldo
30/09/2004, 13:59
Cê tá falando daquela hidráulica de empilhadeira?
Cê tá falando daquela hidráulica de empilhadeira?
O conceito é o mesmo, a execução é outra.........
leopoldo
30/09/2004, 14:12
Bom, me dê um exemplo de carro que use esse modelo.
O problema do tipo de empilhadeira é que não se tem um "centro" certo no raio de direção. Cada vez que se esterça , a direção(volante) volta numa posição de centralização diferente.
Essa à qual você se refere tem ligação mecanica entre a caixa e o volante?
Bom, me dê um exemplo de carro que use esse modelo.
O problema do tipo de empilhadeira é que não se tem um "centro" certo no raio de direção. Cada vez que se esterça , a direção(volante) volta numa posição de centralização diferente.
Essa à qual você se refere tem ligação mecanica entre a caixa e o volante?
Carro de passeio não existe nenhum, pois não tem homologação........
'
A repetibilidade da posição do volante depende da válvula utilizada. Uma válvula boa sempre volta ao mesmo lugar.......
Não tem nenhuma ligação mecânica entre o volante e as rodas, caixa nem tem.........
Abraços,
leopoldo
30/09/2004, 15:07
Ah!
Etão era o que eu estava pensando. É que as pequenas perdas dentro da válvula dão esse efeito de nunca "zerarem" mesmo.
e tem ainda pequenas perdas dentro dos pistões atuadores, micro-vazamentos, etc....
Eu não ví ainda mas deve ter haver um sistema desses otimizado.....
mas haja $$$$ e mesmo assim, como você descreveu....
o sistema não é aplicável a veiculos automotores homologados para rodar na rua.
Provávelmente é a falta da impossibilidade da conecção mecanica.
Ah!
Etão era o que eu estava pensando. É que as pequenas perdas dentro da válvula dão esse efeito de nunca "zerarem" mesmo.
e tem ainda pequenas perdas dentro dos pistões atuadores, micro-vazamentos, etc....
Eu não ví ainda mas deve ter haver um sistema desses otimizado.....
mas haja $$$$ e mesmo assim, como você descreveu....
o sistema não é aplicável a veiculos automotores homologados para rodar na rua.
Provávelmente é a falta da impossibilidade da conecção mecanica.
Bom, estou rodando com o meu fazem 04 meses e o volante ainda pára no mesmo lugar.
Quanto o custo, sei lá se acham caro. Paguei U$ 640 no cilindro e válvula, mas R$ 150 na bomba e reservatório, mais uns R$ 200 em mangueiras e conexões. Aproximadamente 2 paus. Mas quanto que um cara acaba gastando para meter um destes sistemas de Opala?? Não deve estar muito longe disso no final........
Da homologação, todos nós sabemos que por aqui isso não significa nada. O seu jipe mesmo seria um prato cheio para um policial levando sério a lei.........
Abraços,
andretomasi
30/09/2004, 15:24
Mas quanto que um cara acaba gastando para meter um destes sistemas de Opala?? Não deve estar muito longe disso no final........
Bill, de Opala não sei, mas DH de Santana, tem por por R$ 800,00 incluído refazer todo o sistema, barras, etc..
[ ]´s
Mas quanto que um cara acaba gastando para meter um destes sistemas de Opala?? Não deve estar muito longe disso no final........
Bill, de Opala não sei, mas DH de Santana, tem por por R$ 800,00 incluído refazer todo o sistema, barras, etc..
[ ]´s
Mais barato do que pensei...........
Abraços,
Thiago Rodeghel
30/09/2004, 20:15
Mas quanto que um cara acaba gastando para meter um destes sistemas de Opala?? Não deve estar muito longe disso no final........
Bill, de Opala não sei, mas DH de Santana, tem por por R$ 800,00 incluído refazer todo o sistema, barras, etc..
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Acho q sai por menos ainda Keko e Bill
Comprei o meu, caixa Santana, bomba hidráulica e suportes do motor, mangueiras e reservatório por 200,00 tudo :wink: . Acho q no fim das contas instalado por 500,00 no máximo, incluindo o amortecedor de direção :D
[s]
andretomasi
30/09/2004, 21:19
Acho q sai por menos ainda Keko e Bill
Comprei o meu, caixa Santana, bomba hidráulica e suportes do motor, mangueiras e reservatório por 200,00 tudo :wink: . Acho q no fim das contas instalado por 500,00 no máximo, incluindo o amortecedor de direção :D
[s]
Fala Thiago,
Não sei o seu, mas o orçamento de 800 que tenho, é pra peças NOVAS, incluindo todas as peças, até o último parafuso, e serviço de primeira, já vi instalado.. o jipe pode apodrecer que o sistema de direção continua ali :lol: :lol: :lol:
[ ]´s
Opas. Fala meu, tu tens este orçamento aqui em Poa? Onde? Me passa!!!
andretomasi
01/10/2004, 14:58
Fala Dmark (qual é teu nome?)
Não é aqui, é no interior lá onde tá o CJ.. mas deve ter alguém aqui em POA que faz também. Magrões do bonfa, dão uma mãozinha aí de quem faz :lol: :lol: :lol:
[ ]´s
Opas! Meu nome é Gustavo De Marchi, fone 91120924, bamo tomar um mate uma hora!
Thiago Rodeghel
01/10/2004, 18:23
Fala Thiago,
Não sei o seu, mas o orçamento de 800 que tenho, é pra peças NOVAS, incluindo todas as peças, até o último parafuso, e serviço de primeira, já vi instalado.. o jipe pode apodrecer que o sistema de direção continua ali :lol: :lol: :lol:
[ ]´s
Acho q está caro Keko :roll:
O meu é peça no shop(entenda desmanche, hehehe) mesmo :wink: :P :P ... Mas essa caixa do Santana hidráulica, nunca vi ninguém reclamar de problemas com ela, pode sim ter um vazamento em alguma mangueira, mas isso após anos de uso :roll: E isso poucas vezes.
Ainda acho q não precisa ter tudo novinho, já os parafusos tudo bem :D Isso digo se a mão de obra for sua mesmo :wink: Tenho q aprender ainda isso :)
[s]
andretomasi
01/10/2004, 18:30
Fala Thiago!
Sei como a direção hidráulica da VW é boa.. temos uma Parati em casa, já tá com 10 anos e uma das peças que nunca deu nada de problema é a DH..
Agora, não entendi quanto a mão de obra.. mas resumindo, é 800 tudo, peças novas, sistema super reforçado, mão de obra, pintura, etc.. talvez até consiga mais barato, mas direção e freios são um item que eu prefiro pagar caro e ter um sistema 110% confiável... IMHO :D
[ ]´s
Thiago Rodeghel
01/10/2004, 18:35
Vc está 100% certo Keko, mas quando vc comprou a coluna de direção, vc foi comprar nova na concessionária :roll: ??? nem pensar né!!!
Mas na direção sem erro, não tem pq estar ruim. Sei lá minha opnião :)
Então disse 500,00, mas se vc mesmo fizer o serviço em casa :) , ou com ajuda de alguém :wink: , sem pagar para alguém instalar, isso tbm vc precisaria das ferramentas necessárias :roll: .
[s]
andretomasi
01/10/2004, 18:39
Então disse 500,00, mas se vc mesmo fizer o serviço em casa :) , ou com ajuda de alguém :wink: , sem pagar para alguém instalar, isso tbm vc precisaria das ferramentas necessárias :roll: .
Beleza Thiago!
Mas a coluna que eu comprei foi a mais nova que achei, foi em 2003, a coluna era modelo 2003 também, recém-desmanchado :lol: :lol: :lol:
Então é essa média mesmo, 800 que eu disse é instalado pelo cara, na firma dele, deixa o CJ lá e ele entrega pronto em alguns dias.
[ ]´s
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