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Ver Versão Completa : Reforma de Radiador - SW4 3.0 TD



rub
14/12/2008, 21:48
Amigos,

Verificando o radiador da SW4 3.0 TD ano 98, encontrei vários sinais de trincas na tampa superior do radiador, que poderá a qualquer momento ter problemas de vazamento de agua e consequentemente aquecimento do motor.

Para eliminar este futuro problema resolvi reforma-lo porém estou encontrando dificuldades de encontrar as peças de reparo para este radiador.
Alguem saberia informar onde eu poso encontrar a tampa superior e a inferior deste radiador incluindo as vedações destas tampas?

Segue anexo os desenhos das peças que eu estou procurando.
Agradeço antecipadamente pelas sugestões e dicas dos amigos.

Rubens

regisJ
14/12/2008, 22:19
Rubens se não encontrares o que procuras tente a dica do colega
antonio mendes
Regis, comprei esse radiador da Eliman o qual o Jeff comprou, só que comprei diretamente da Eliman, através da Climer (0800 6002122) no Rio Grande do Sul mesmo (http://www.eliman.com.br/ (http://www.eliman.com.br/)) que é a revendedora autorizada da Eliman pelo valor de R$ 750,00 + Frete, no meu caso R$ 89,00 para Fortaleza. Minha Hilux é uma SRV 2002/2002. Chegou novinho, embaladinho 5 dias após o pagamento. Negócio rápido e seguro.
Infelizmente para mim foi um pouco tarde e paguei 1400,00
Boa sorte e valeu pelo esquema em pdf, pois acho que vou trocar minha mangueira tb.
regis

JEFFCATUNDA
15/12/2008, 01:42
Rubens se não encontrares o que procuras tente a dica do colega
antonio mendes
Regis, comprei esse radiador da Eliman o qual o Jeff comprou, só que comprei diretamente da Eliman, através da Climer (0800 6002122) no Rio Grande do Sul mesmo (http://www.eliman.com.br/ (http://www.eliman.com.br/)) que é a revendedora autorizada da Eliman pelo valor de R$ 750,00 + Frete, no meu caso R$ 89,00 para Fortaleza. Minha Hilux é uma SRV 2002/2002. Chegou novinho, embaladinho 5 dias após o pagamento. Negócio rápido e seguro.
Infelizmente para mim foi um pouco tarde e paguei 1400,00
Boa sorte e valeu pelo esquema em pdf, pois acho que vou trocar minha mangueira tb.
regis
Realmente é uma boa opção, principalmenet se teu radiador for o fininho original...talvez seja até por isso que vc não encontre as peças que está procurando....

rub
15/12/2008, 08:37
Regis,

Muito obrigado pela dica!
Vou procurar mais um pouco pelas peças e se não achar vou comprar o radiador com a Climer.

Abraços,

Rubens

rub
15/12/2008, 08:47
Jeff,

O radiador da minha SW4 3.0 TD 98, é ainda o original e é aquele fininho.
Você tem idéia de espessura entre o original e este aque você comprou?

Obs.: Pelo o que eu já observei nos problemas de aquecimento nas Hilux reportados aqui neste forum, o principal "vilão" é o radiador que não foi adequadamente dimensionado.

Abraços,

Rubens

rub
15/12/2008, 10:40
Rubens se não encontrares o que procuras tente a dica do colega
antonio mendes
Regis, comprei esse radiador da Eliman o qual o Jeff comprou, só que comprei diretamente da Eliman, através da Climer (0800 6002122) no Rio Grande do Sul mesmo (http://www.eliman.com.br/ (http://www.eliman.com.br/)) que é a revendedora autorizada da Eliman pelo valor de R$ 750,00 + Frete, no meu caso R$ 89,00 para Fortaleza. Minha Hilux é uma SRV 2002/2002. Chegou novinho, embaladinho 5 dias após o pagamento. Negócio rápido e seguro.
Infelizmente para mim foi um pouco tarde e paguei 1400,00
Boa sorte e valeu pelo esquema em pdf, pois acho que vou trocar minha mangueira tb.
regis
Regis,

Na Toyota eles não vende as peças para reparo do radiador, embora conste em catálogo.
Liguei para a Climer e o valor do radiador deu uma inflacionada. Eles pediram R$ 840,00 e na negociação ficou em R$ 780,00, ainda não fechei.

Eles tem dois modelos, um de aluminio e outro de cobre.
O de cobre custa R$ 1.021,00 (R$ 241,00 a mais do que o de aluminio).
Você acha que compensa instalar o de cobre?
O radiador de cobre é melhor do que o de aluminio?

Abraços,

Rubens

JEFFCATUNDA
15/12/2008, 10:51
Jeff,

O radiador da minha SW4 3.0 TD 98, é ainda o original e é aquele fininho.
Você tem idéia de espessura entre o original e este aque você comprou?

Obs.: Pelo o que eu já observei nos problemas de aquecimento nas Hilux reportados aqui neste forum, o principal "vilão" é o radiador que não foi adequadamente dimensionado.

Abraços,

Rubens
Rubens.
Se teu radiador for o fininho te aconselho a trocar, pois eles realmente foram sub-dimensionados e a própria toyota trocou muitos deles sem nem avisar aos proprietários durante das revisões...nem todos foram trocados porque o reconhecimento do problema se deu após um tempo em que muitas já estavam fora da garantia e não mais retornavam às autorizadas...

O ponto fraco é exatamente o componemte plástico...o que com o tempo de uso e aquecimentos acentuam-se.....

mas a capacidade de liquidos também é importante, pois o radiador novo pega quase 3 litros a mais que o anterior...o caso de ser fininho tambem compromete a vazão dos liquidos em grandes fluxos, iso é motor quente com termostática aberta e altas rotações...como a capacidade do rad é pequena... ele força a tampa do mesmo...parece que dilatações do plastico perjudicam o retorno do liquido do vaso de expansão para o rad.........

Resumindo:
TROQUE!

O meu estava zerado, como o do pai do Serjão...não se vê o defeito até que é tarde demais, e olha que o dele era já um de litragem maior, pois a SW4 deles é 2002....

JEFFCATUNDA
15/12/2008, 10:55
Regis,

Na Toyota eles não vende as peças para reparo do radiador, embora conste em catálogo.
Liguei para a Climer e o valor do radiador deu uma inflacionada. Eles pediram R$ 840,00 e na negociação ficou em R$ 780,00, ainda não fechei.

Eles tem dois modelos, um de aluminio e outro de cobre.
O de cobre custa R$ 1.021,00 (R$ 241,00 a mais do que o de aluminio).
Você acha que compensa instalar o de cobre?
O radiador de cobre é melhor do que o de aluminio?

Abraços,

Rubens
O que coloquei é de cobre....e quanto a espessura posso te dizer que o original fininho só tem uma fileira de dutos e o original grosso te duas fileiras de dutos só que menores, entendeu?

Já o paralelo que comprei tem duas fileiras de dutos grandes...

rub
15/12/2008, 11:00
O que coloquei é de cobre....e quanto a espessura posso te dizer que o original fininho só tem uma fileira de dutos e o original grosso te duas fileiras de dutos só que menores, entendeu?

Já o paralelo que comprei tem duas fileiras de dutos grandes...
Jeff,

Obrigado pela dica! Agora já estou disposto a trocar o radiador por um maior.
O de cobre tem as tampas de cobre ou de plástico?
A troca de calor do radiador de cobre é superior ao de aluminio?

JEFFCATUNDA
15/12/2008, 11:11
Jeff,

Obrigado pela dica! Agora já estou disposto a trocar o radiador por um maior.
O de cobre tem as tampas de cobre ou de plástico?
A troca de calor do radiador de cobre é superior ao de aluminio?
O de cobre é todo de cobre.....quanto a troca acho que troca mais sim...senão não seriam mais caros......acho eu........

estes que vcs falam de cobre e aluminio são os eliman??

então o que o colega comprou mais barato foi o de aluminio???

Ai já justifica a diferença de preço......

rub
15/12/2008, 13:25
Jeff,

Os Radiadores são da Eliman.
O de aluminio tem a tampa superior e inferior de plástico já o de cobre tem as tampas de latão e não de cobre. (Assim foi informado pelo vendedor da Climer)

O radiador é para Hilux SW4 2000/2001 e o código da peça de cobre informado foi o 40087. Assim eliminarei o problema do radiador sub-dimensionado.

Pergunta, você sabe se a valvula termostática também foi trocada para resolver o problema de aquecimento quanto a Toyota substituia o radiador?

JEFFCATUNDA
15/12/2008, 18:59
Jeff,

Os Radiadores são da Eliman.
O de aluminio tem a tampa superior e inferior de plástico já o de cobre tem as tampas de latão e não de cobre. (Assim foi informado pelo vendedor da Climer)

O radiador é para Hilux SW4 2000/2001 e o código da peça de cobre informado foi o 40087. Assim eliminarei o problema do radiador sub-dimensionado.

Pergunta, você sabe se a valvula termostática também foi trocada para resolver o problema de aquecimento quanto a Toyota substituia o radiador?
Não colega, as valvulas termostáticas são as mesmas, ocorre que elas tem sim que ser substituidas eventualmente, pois sofrem desgaste e acúmulo de residuos, diminuindo o fluxo de agua para o radaidor.

Uma coisa que notei foi exatamente o fato de se vc usar o radiador fininho sem a valvula termostática..o fluxo de agua para o radiador é contínuo e muito forte... e como a vazão deste radiador é pequena, por conta da sua litragem e de só uma fileira de dutos...parece que aumenta a presão dentro do radiador, pois mesmo fria a agua não para de circular....

Acho que o certo é dar uma checada sempre na termostática quando da necessidade da troca dos fluidos do radiador...é facil de retirar e de recolocar......

e uma nova custa menos de 100 reais......eu notei que ela fica em um cotovelo.. e isso faz realmente acumular muita sujeira perto dela.....

JEFFCATUNDA
15/12/2008, 19:02
Jeff,

Os Radiadores são da Eliman.
O de aluminio tem a tampa superior e inferior de plástico já o de cobre tem as tampas de latão e não de cobre. (Assim foi informado pelo vendedor da Climer)

O radiador é para Hilux SW4 2000/2001 e o código da peça de cobre informado foi o 40087. Assim eliminarei o problema do radiador sub-dimensionado.

Pergunta, você sabe se a valvula termostática também foi trocada para resolver o problema de aquecimento quanto a Toyota substituia o radiador?
Eu dei e daria preferencia pelo latão...pois alem de trocar calor tambem, coisa que o plástico não faz...são faceis de reparar ou substituir....

regisJ
15/12/2008, 19:41
rubens e jeff

Em Recife me apresentaram dois radiadores. um em aluminio e outro em "cobre". ambos pelo mesmo valor . O em aluminio era importado e achei tão fininho quanto o original . o outro era o nacional . Acho que em aluminio a troca de temperatura é melhor e a durabilidade também. Considerando que cobre anda muito caro, acho que foi o Sérjão que me alertou para o fato , o de cobre deve ser mesmo de latão. Para minha região, latão ou cobre acho mais indicado pois aceita reforma e posso conserta-lo em qualquer paragens dessas. A desculpa de ir em Recife buscar o radiador foi boa. Mas nem sempre vou poder fazer isto . O meu radiador fininho está perfeito. trouxe comigo para reserva, visto que aqui na região não temos radiador para sw. Mas sugiro que troque mesmo. veja o tópico dos cabeçote x radiador. lá se não me engano cito a diferença do arrefecimento com o antigo e com o novo radiador.
abçs
regis

rub
15/12/2008, 21:03
Regis,

Estou tentando conseguir com o fabricante detalhes técnicos deste radiador. Na revenda no RS eles me disseram que a parte superior e inferior é de latão e que a colméia é de cobre.

Vou tentar buscar maiores informações técnicas e te informo.

Com certeza vou substitui-lo parta evitar uma possível futura dor de cabeça.

Abraços,

Rubens

rub
15/12/2008, 21:26
Não colega, as valvulas termostáticas são as mesmas, ocorre que elas tem sim que ser substituidas eventualmente, pois sofrem desgaste e acúmulo de residuos, diminuindo o fluxo de agua para o radaidor.

Uma coisa que notei foi exatamente o fato de se vc usar o radiador fininho sem a valvula termostática..o fluxo de agua para o radiador é contínuo e muito forte... e como a vazão deste radiador é pequena, por conta da sua litragem e de só uma fileira de dutos...parece que aumenta a presão dentro do radiador, pois mesmo fria a agua não para de circular....

Acho que o certo é dar uma checada sempre na termostática quando da necessidade da troca dos fluidos do radiador...é facil de retirar e de recolocar......

e uma nova custa menos de 100 reais......eu notei que ela fica em um cotovelo.. e isso faz realmente acumular muita sujeira perto dela.....
Jeff,

Valeu pela dica!
Vou comprar a valvula termostática também e aproveitar para fazer a limpeza no sistema de arrefecimento.

Abraços,

Rubens

plopes
16/12/2008, 10:59
Olá !

Belo tópico sobre uma questão que aflige a todos.

Como posso saber se o meu radiador original é o fininho ou o grosso ?

Poderiam postar as medidas de um deles pelo menos para servir de parâmetro ?

A minha SW4 é 2000/2000 e tem aquele parachoque "bigodão", que veio a partir de 1999. Será que não foi aí nessa mudança de modelo que se deu a atualização do tipo de radiador ?

Obrigado !

Abraços.

Fernando César Ximenes
16/12/2008, 19:55
Regis,

Estou tentando conseguir com o fabricante detalhes técnicos deste radiador. Na revenda no RS eles me disseram que a parte superior e inferior é de latão e que a colméia é de cobre.

Vou tentar buscar maiores informações técnicas e te informo.

Com certeza vou substitui-lo parta evitar uma possível futura dor de cabeça.

Abraços,

Rubens

Rubens,
Além da necessidade de substituir esse radiador original fino por outro de maior capacidade, é necessário principalmente evitar o pé de chumbo. Algumas ñ são afetadas com isso mas outras sim e como ñ se sabe se a nossa vai ser premiada, é melhor evitar dirigir por longos períodos com o pé embaixo. A minha é uma 2001, mto. conservada, já com o radiador maior de fábrica(pegou 10 litros de aditivo da toyota considerando aí o radiador, mangueiras e bloco do motor) e mesmo assim aos 97k, sem ter apresentado superaquecimento, trincou o cabeçote. Isto aconteceu em janeiro deste ano. Por enquanto está com 108k e parece normal mas te falo a gente perde um pouco a confiança no motor do carro depois de passar por uma experiência dessa, principalmente qdo se acha acha q ñ houve motivo. Mesmo assim, considero uma excelente viatura, talvez a de melhor custo benefício.

rub
17/12/2008, 21:27
Fernando,
Concordo com os seus comentários e fico muito agradecido pelas dicas!
Já encomendei o radiador de cobre, que após uma tremenda negociação paguei R$ 1K. Achei caro, porém um na concessionária (original) que é de aluminio custa R$ 2.6K.
O objetivo da troca deve-se ao fato que a parte superior do radiador original está toda com pequenas trincas e não tenho confiança neste radiador para uma viagem.
A SW4 nunca esquentou, mas sempre tem a primeira vez e é isso que eu quero evitar.
Também comprei a válvula termostática, as mangueiras e abraçadeiras novas.
Abraço,
Rubens

regisJ
25/12/2008, 18:23
rubens,
não troquei a mangueira ( aquela em forma de S ) . Na epoca não houve tempo e eu sempre desconfiei da mesma. podes postar mais dados.
regis

rub
25/12/2008, 21:44
rubens,
não troquei a mangueira ( aquela em forma de S ) . Na epoca não houve tempo e eu sempre desconfiei da mesma. podes postar mais dados.
regis
Regis,

Eu já comprei o radiador em cobre com a tampa superior e inferior em latão com Climer no RS, as duas manguerias, válvula termostática e o anel o'ring desta válvula.
Devo trocar amanhã.
O radiador parecer ser maior, amanhã irei conferir.

Abraços,

Rubens

dpab
25/12/2008, 23:52
Quanto custaram as mangueiras do radiador (superior e inferior) ?
O radiador da minha viatura já é o de 10 litros (ela é 1999) e, embora a chaleira seja de plástico, não apresenta sinais de trincas ou microfissuras.
Em março, quando a comprei, lavei todo o sistema de arrefecimento com um produto específico chamado "radflush" e depois coloquei líquido novo, na proporção de 40% de etileno-glicol e 60% de água. Também troquei a válvula termostática na ocasião, mas não troquei as mangueiras. A superior posso inspecionar regularmente com facilidade, mas a inferior fica mais difícil e eu tô pensando em trocar preventivamente.
Um abraço, Delfim.

rub
26/12/2008, 01:11
Quanto custaram as mangueiras do radiador (superior e inferior) ?
O radiador da minha viatura já é o de 10 litros (ela é 1999) e, embora a chaleira seja de plástico, não apresenta sinais de trincas ou microfissuras.
Em março, quando a comprei, lavei todo o sistema de arrefecimento com um produto específico chamado "radflush" e depois coloquei líquido novo, na proporção de 40% de etileno-glicol e 60% de água. Também troquei a válvula termostática na ocasião, mas não troquei as mangueiras. A superior posso inspecionar regularmente com facilidade, mas a inferior fica mais difícil e eu tô pensando em trocar preventivamente.
Um abraço, Delfim.


Delfim, Feliz Natal!

As mangueiras custaram cerca de R$ 50,00 (cada uma). Não sei onde eu coloquei a NF para te passar com os detalhes. A valvula termostática por volta de R$ 100,00

Segue anexo a foto do radiador da Hilux com as microfissuras que na minha opinião logo vai abrir.

Também comprei dois eletroventiladores de 10 polegadas cada um por R$ 70,00 novo na caixa com NF e garantia de 3 meses.

rub
26/12/2008, 01:14
Continuação da mensagem.
---------------------------

O local que eu comprei chama-se Euroar (http://www.euroar.com.br/ (http://www.euroar.com.br/)) tel. (11) 3814-7271

Também já comprei todo os itens do Intercooler. Comprei as mangueiras de silicone de 2 lonas, abraçadeiras de aço inox algumas foram de tucho e outras mais simples.
A de tucho paguei R$ 15,00 na SPA Turbo, porém o parafuso dela não é de aço inox e sim de ferro e que irá enferrujar em breve. As outras abraçadeiras de aço inox eu comprei na Elastobor http://www.elastobor.com.br/sistema/home.asp?IDLoja=4009&1ST=1&Y=4216563732124 (http://www.elastobor.com.br/sistema/home.asp?IDLoja=4009&1ST=1&Y=4216563732124) tel. (11) 5525-9747 em torno de R$ 6,00 cada uma.

Agora vou instalar e verificar como ficará a Hilux com o Intercooler.

Obs.: Esta semana eu fui no bombista passar o opacimetro na Hilux e logo eu fui fazer a inspeção veicular aqui em SP (http://www.controlar.com.br/ (http://www.controlar.com.br/)). Conclusão a Hilux não passou porque o bombista esqueceu de colocar o lacre no parafuaso de marcha lenta. Na Hilux vão 3 lacres, rotação máxima, débito e marcha lenta. Os outros dois estavam ok porém por falta deste terei que retonar novamente para concluir a inspeção veicular. O pior que eu fiz o serviço em um posto autorizado Bosch e fui confiante que eu iria lá na inspeção apenas para cumprir um procedimento e tive esta surpresa.
Quando você utilizar serviços de bombista verifique se eles colocaram os 3 lacres. Não acredite, verifique, para evitar surpresa desagradavel, assim como aconteceu comigo.

Abraços,

Rubens

Angelo Simao
26/12/2008, 18:28
Boa Tarde Amigos,

Comprei minha hilux 98 em abril. Era de um amigo, de confiança mas nao muito cuidadoso. Já rodei uns 30mk com ela e até agora tomei dois sustos...

Estava indo para Divinopolis, rodando a uns 120/130 num dia muito quente. Acho que entrei num vacuo do carro da frente, que nao dava passagem e quando assustei o ponteiro da temperatura tava lá em cima. Parei no primeiro posto, esperei esfriar um pouco, completei a agua e fui embora rodando na boa. Nào deu mais problemas...

Emprestei ela pra um amigo, que nao anda devagar, e ela ferveu com ele. Quando me devolveu estava fervendo sem parar. Fui ao mecanico e ele varetou o radiador, limpou o sistema e tudo bem.

Esse final de semana estava subindo uma serra, andando rápido tambem, e ela simplesmente apagou!! Na hora eu gelei, pensando se seria algo grave. Conferi a correia mas estava zero. Esperei ela esfriar conferi a agua e vim embora rodando na boa. Nào deu mais nada. Hoje troquei o oleo (que estava baixo) e o carro ta normal. Porem estou com o pe atras.

Não sei se o radiador dela é o fino, ou se ja foi trocado. Como saber?
Qual é a media de velocidade que vcs viajam sem judiar do carro? Quais os cuidados deve ter para nao correr risco de estragar o carro?

Obrigado,

Angelo

rub
26/12/2008, 20:48
Angelo, boa noite!

Eu ainda não troquei os radiadores. Já estou com o novo que tem uma "litragem" maior do que o anterior.
Assim que eu tirar o radiador velho, eu faço a medição de espessura entre os dois e te informo.

Também vou substituir a válvula termostática.

Em adição estou instalando dois eletroventiladores de 10 polegadas na frente do condensador do ar condicionado e também estou instalando um Intercooler, com isso pretendo evitar problemas de aquecimento.

Não posso afirmar, mas uma velocidade de 120/130 km/h em uma SW4 não era para ter aquecimento.

Conselho, comece com uma verificação da mais fácil para a mais complexa:
- Verifique o aditivo para o radiador
- Pressurização do sistema de refrigeração do motor para ver se há algum vazamento de agua (radiador, bomba d'agua, mangueiras, e até mesmo pelo escapamento, que indica problema de junta do cabeçote queimada ou cabeçote com problema)
- Verifique o funcionamentio da válvula termostástica
- E por último o cabeçote

Eu sempre respeito os limites de velocidade, e quando ando em uma estrada que o limite é de 120 km/h, mesmo em dia muito quente, nunca tive problemas de aquecimento, o ponteiro do marcador de temperatura nunca passa do meio.

Abraços,

Rubens

rub
27/12/2008, 10:03
Angelo, mais um item a ser analisado:

- Verificar o funcionamento do acoplamento viscoso

Obs.: Se ele estiver com problema, o motor aquece porque não há ventilação adequada.

Abraços,

Rubens

rub
27/12/2008, 22:28
Angelo,

Hoje eu instalei o novo radiador, troquei as mangueiras (superior e inferior) e a valvula termostática com o anel de vedação.

Segue abaixo a medida aproximada da espessura da colméia:
- Radiador antigo = 20 mm
- Radiador novo = 35 mm

Abraços,

Rubens

dpab
28/12/2008, 11:38
Conta aí pra gente... O seu radiador antigo ainda era do fino ou já era o de 10 litros? Esse novo comportou quantos litros? Como ficou o funcionamento do carro? Alterou a posição do ponteiro de temperatura no painel? Posta as fotos aí pra gente ver como ficou... Voce acompanhou o serviço? Fotografou a execução do trabalho? Abração, Delfim.

rub
29/12/2008, 08:13
Delfim Feliz Ano Novo para você também!

O radiador era o fino (péssimo). O novo é o de 10 litros. Este novo que eu comprei tem a colméia de cobre.
O funcionamento do carro praticamente não alterou. Quando o veículo atinge a temperatura de funcionamento o ponteiro de indicação de temperatura do painel fica um pouco abaixo do meio.
Eu mesmo fiz o trabalho, na realidade eu quase não levo o meu carro em "mexanicos".
Só levo em bombista e também para fazer o alinhamento.
Quando eu preciso de um serviço que requer um pouco mais de conhecimento eu tenho um mecânico que faz o serviço na minha casa e eu fico como auxiliar.
Infelizmente eu não tirei as fotos, pois eu estava intertido com o trabalho e acabei não tirando. (falha minha)
Eu achei a Nota Fiscal das mangueiras e itens adicionais, segue abaixo os preços:
Mangueira superior = R$ 42,29
Mangueira inferior (fomato de S) = R$ 47,92
Abraçadeira de aço (4 peças) = R$ 21,51 (cada)
Válvula Termostática = R$ 93,27
Junta da válvula = R$ 11,76

Radiador comprado na Climer = R$ 1.000,00
Frete = R$ 70,00

Total = R$ 1.351,28

Abraços,

Rubens

robson dantas
05/01/2009, 17:07
Prezado,
tenho uma sw4 97 td, acabei de trocar a parte superior (parte plástica), o Sr Gelson, que é especializado em radiadores fez o serviço e tinha a peça em estoque (tel 21 3605-0498 ou 21 9807,4924), ele levou 3 dias para o serviço.

rub
05/01/2009, 20:03
Robson,

Obrigado pela informação de onde encontar a parte superior do radiador da Hilux.
Eu iria fazer a substituição desta peça, portanto lendo neste forum, no tópico sobre cabeçote das SW4 com os problemas causados, resolvi instalar o radiador novo, que comporta 3 litros de agua a mais comparado ao radiador fino.
Também troquei a válvula termostática e as mangueiras do radiador (superior e inferior).

Abraços,

Rubens

dpab
05/01/2009, 22:16
A tampa nova que o Sr. Gelson colocou tb é de plástico ou é de metal?
Se for de metal e ele tiver em estoque, me interessa fazer o serviço na minha SW4, pois meu radiador está perfeito e é o modelo mais novo, ou seja, de 10 litros. Obrigado, Delfim.