PDA

Ver Versão Completa : Reforma de Radiador - SW4 3.0 TD

rub
14/12/2008, 21:48
Amigos,

Verificando o radiador da SW4 3.0 TD ano 98, encontrei vários sinais de trincas na tampa superior do radiador, que poderá a qualquer momento ter problemas de vazamento de agua e consequentemente aquecimento do motor.

Para eliminar este futuro problema resolvi reforma-lo porém estou encontrando dificuldades de encontrar as peças de reparo para este radiador.
Alguem saberia informar onde eu poso encontrar a tampa superior e a inferior deste radiador incluindo as vedações destas tampas?

Segue anexo os desenhos das peças que eu estou procurando.
Agradeço antecipadamente pelas sugestões e dicas dos amigos.

Rubens

regisJ
14/12/2008, 22:19
Rubens se não encontrares o que procuras tente a dica do colega
antonio mendes
Regis, comprei esse radiador da Eliman o qual o Jeff comprou, só que comprei diretamente da Eliman, através da Climer (0800 6002122) no Rio Grande do Sul mesmo (http://www.eliman.com.br/ (http://www.eliman.com.br/)) que é a revendedora autorizada da Eliman pelo valor de R$ 750,00 + Frete, no meu caso R$ 89,00 para Fortaleza. Minha Hilux é uma SRV 2002/2002. Chegou novinho, embaladinho 5 dias após o pagamento. Negócio rápido e seguro.
Infelizmente para mim foi um pouco tarde e paguei 1400,00
Boa sorte e valeu pelo esquema em pdf, pois acho que vou trocar minha mangueira tb.
regis

JEFFCATUNDA
15/12/2008, 01:42
antonio mendes
Regis, comprei esse radiador da Eliman o qual o Jeff comprou, só que comprei diretamente da Eliman, através da Climer (0800 6002122) no Rio Grande do Sul mesmo (http://www.eliman.com.br/ (http://www.eliman.com.br/)) que é a revendedora autorizada da Eliman pelo valor de R$ 750,00 + Frete, no meu caso R$ 89,00 para Fortaleza. Minha Hilux é uma SRV 2002/2002. Chegou novinho, embaladinho 5 dias após o pagamento. Negócio rápido e seguro.
Boa sorte e valeu pelo esquema em pdf, pois acho que vou trocar minha mangueira tb.
regis
Realmente é uma boa opção, principalmenet se teu radiador for o fininho original...talvez seja até por isso que vc não encontre as peças que está procurando....

rub
15/12/2008, 08:37
Regis,

Muito obrigado pela dica!
Vou procurar mais um pouco pelas peças e se não achar vou comprar o radiador com a Climer.

Abraços,

Rubens

rub
15/12/2008, 08:47
Jeff,

O radiador da minha SW4 3.0 TD 98, é ainda o original e é aquele fininho.
Você tem idéia de espessura entre o original e este aque você comprou?

Obs.: Pelo o que eu já observei nos problemas de aquecimento nas Hilux reportados aqui neste forum, o principal "vilão" é o radiador que não foi adequadamente dimensionado.

Abraços,

Rubens

rub
15/12/2008, 10:40
antonio mendes
regis
Regis,

Na Toyota eles não vende as peças para reparo do radiador, embora conste em catálogo.
Liguei para a Climer e o valor do radiador deu uma inflacionada. Eles pediram R$ 840,00 e na negociação ficou em R$ 780,00, ainda não fechei.

Eles tem dois modelos, um de aluminio e outro de cobre.
O de cobre custa R$ 1.021,00 (R$ 241,00 a mais do que o de aluminio).
Você acha que compensa instalar o de cobre?
O radiador de cobre é melhor do que o de aluminio?

Abraços,

Rubens

JEFFCATUNDA
15/12/2008, 10:51
Jeff,

O radiador da minha SW4 3.0 TD 98, é ainda o original e é aquele fininho.
Você tem idéia de espessura entre o original e este aque você comprou?

Obs.: Pelo o que eu já observei nos problemas de aquecimento nas Hilux reportados aqui neste forum, o principal "vilão" é o radiador que não foi adequadamente dimensionado.

Abraços,

Rubens
Rubens.
Se teu radiador for o fininho te aconselho a trocar, pois eles realmente foram sub-dimensionados e a própria toyota trocou muitos deles sem nem avisar aos proprietários durante das revisões...nem todos foram trocados porque o reconhecimento do problema se deu após um tempo em que muitas já estavam fora da garantia e não mais retornavam às autorizadas...

O ponto fraco é exatamente o componemte plástico...o que com o tempo de uso e aquecimentos acentuam-se.....

mas a capacidade de liquidos também é importante, pois o radiador novo pega quase 3 litros a mais que o anterior...o caso de ser fininho tambem compromete a vazão dos liquidos em grandes fluxos, iso é motor quente com termostática aberta e altas rotações...como a capacidade do rad é pequena... ele força a tampa do mesmo...parece que dilatações do plastico perjudicam o retorno do liquido do vaso de expansão para o rad.........

Resumindo:
TROQUE!

O meu estava zerado, como o do pai do Serjão...não se vê o defeito até que é tarde demais, e olha que o dele era já um de litragem maior, pois a SW4 deles é 2002....

JEFFCATUNDA
15/12/2008, 10:55
Regis,

Na Toyota eles não vende as peças para reparo do radiador, embora conste em catálogo.
Liguei para a Climer e o valor do radiador deu uma inflacionada. Eles pediram R$ 840,00 e na negociação ficou em R$ 780,00, ainda não fechei.

Eles tem dois modelos, um de aluminio e outro de cobre.
O de cobre custa R$ 1.021,00 (R$ 241,00 a mais do que o de aluminio).
Você acha que compensa instalar o de cobre?
O radiador de cobre é melhor do que o de aluminio?

Abraços,

Rubens
O que coloquei é de cobre....e quanto a espessura posso te dizer que o original fininho só tem uma fileira de dutos e o original grosso te duas fileiras de dutos só que menores, entendeu?

Já o paralelo que comprei tem duas fileiras de dutos grandes...

rub
15/12/2008, 11:00
O que coloquei é de cobre....e quanto a espessura posso te dizer que o original fininho só tem uma fileira de dutos e o original grosso te duas fileiras de dutos só que menores, entendeu?

Já o paralelo que comprei tem duas fileiras de dutos grandes...
Jeff,

Obrigado pela dica! Agora já estou disposto a trocar o radiador por um maior.
O de cobre tem as tampas de cobre ou de plástico?
A troca de calor do radiador de cobre é superior ao de aluminio?

JEFFCATUNDA
15/12/2008, 11:11
Jeff,

Obrigado pela dica! Agora já estou disposto a trocar o radiador por um maior.
O de cobre tem as tampas de cobre ou de plástico?
A troca de calor do radiador de cobre é superior ao de aluminio?
O de cobre é todo de cobre.....quanto a troca acho que troca mais sim...senão não seriam mais caros......acho eu........

estes que vcs falam de cobre e aluminio são os eliman??

então o que o colega comprou mais barato foi o de aluminio???

Ai já justifica a diferença de preço......

rub
15/12/2008, 13:25
Jeff,

Os Radiadores são da Eliman.
O de aluminio tem a tampa superior e inferior de plástico já o de cobre tem as tampas de latão e não de cobre. (Assim foi informado pelo vendedor da Climer)

O radiador é para Hilux SW4 2000/2001 e o código da peça de cobre informado foi o 40087. Assim eliminarei o problema do radiador sub-dimensionado.

Pergunta, você sabe se a valvula termostática também foi trocada para resolver o problema de aquecimento quanto a Toyota substituia o radiador?

JEFFCATUNDA
15/12/2008, 18:59
Jeff,

O de aluminio tem a tampa superior e inferior de plástico já o de cobre tem as tampas de latão e não de cobre. (Assim foi informado pelo vendedor da Climer)

O radiador é para Hilux SW4 2000/2001 e o código da peça de cobre informado foi o 40087. Assim eliminarei o problema do radiador sub-dimensionado.

Pergunta, você sabe se a valvula termostática também foi trocada para resolver o problema de aquecimento quanto a Toyota substituia o radiador?
Não colega, as valvulas termostáticas são as mesmas, ocorre que elas tem sim que ser substituidas eventualmente, pois sofrem desgaste e acúmulo de residuos, diminuindo o fluxo de agua para o radaidor.

Uma coisa que notei foi exatamente o fato de se vc usar o radiador fininho sem a valvula termostática..o fluxo de agua para o radiador é contínuo e muito forte... e como a vazão deste radiador é pequena, por conta da sua litragem e de só uma fileira de dutos...parece que aumenta a presão dentro do radiador, pois mesmo fria a agua não para de circular....

Acho que o certo é dar uma checada sempre na termostática quando da necessidade da troca dos fluidos do radiador...é facil de retirar e de recolocar......

e uma nova custa menos de 100 reais......eu notei que ela fica em um cotovelo.. e isso faz realmente acumular muita sujeira perto dela.....

JEFFCATUNDA
15/12/2008, 19:02
Jeff,

Eu dei e daria preferencia pelo latão...pois alem de trocar calor tambem, coisa que o plástico não faz...são faceis de reparar ou substituir....

regisJ
15/12/2008, 19:41
rubens e jeff

Em Recife me apresentaram dois radiadores. um em aluminio e outro em "cobre". ambos pelo mesmo valor . O em aluminio era importado e achei tão fininho quanto o original . o outro era o nacional . Acho que em aluminio a troca de temperatura é melhor e a durabilidade também. Considerando que cobre anda muito caro, acho que foi o Sérjão que me alertou para o fato , o de cobre deve ser mesmo de latão. Para minha região, latão ou cobre acho mais indicado pois aceita reforma e posso conserta-lo em qualquer paragens dessas. A desculpa de ir em Recife buscar o radiador foi boa. Mas nem sempre vou poder fazer isto . O meu radiador fininho está perfeito. trouxe comigo para reserva, visto que aqui na região não temos radiador para sw. Mas sugiro que troque mesmo. veja o tópico dos cabeçote x radiador. lá se não me engano cito a diferença do arrefecimento com o antigo e com o novo radiador.
abçs
regis

rub
15/12/2008, 21:03
Regis,

Estou tentando conseguir com o fabricante detalhes técnicos deste radiador. Na revenda no RS eles me disseram que a parte superior e inferior é de latão e que a colméia é de cobre.

Vou tentar buscar maiores informações técnicas e te informo.

Com certeza vou substitui-lo parta evitar uma possível futura dor de cabeça.

Abraços,

Rubens

rub
15/12/2008, 21:26
Não colega, as valvulas termostáticas são as mesmas, ocorre que elas tem sim que ser substituidas eventualmente, pois sofrem desgaste e acúmulo de residuos, diminuindo o fluxo de agua para o radaidor.

Uma coisa que notei foi exatamente o fato de se vc usar o radiador fininho sem a valvula termostática..o fluxo de agua para o radiador é contínuo e muito forte... e como a vazão deste radiador é pequena, por conta da sua litragem e de só uma fileira de dutos...parece que aumenta a presão dentro do radiador, pois mesmo fria a agua não para de circular....

Acho que o certo é dar uma checada sempre na termostática quando da necessidade da troca dos fluidos do radiador...é facil de retirar e de recolocar......

e uma nova custa menos de 100 reais......eu notei que ela fica em um cotovelo.. e isso faz realmente acumular muita sujeira perto dela.....
Jeff,

Valeu pela dica!
Vou comprar a valvula termostática também e aproveitar para fazer a limpeza no sistema de arrefecimento.

Abraços,

Rubens

plopes
16/12/2008, 10:59
Olá !

Belo tópico sobre uma questão que aflige a todos.

Como posso saber se o meu radiador original é o fininho ou o grosso ?

Poderiam postar as medidas de um deles pelo menos para servir de parâmetro ?

A minha SW4 é 2000/2000 e tem aquele parachoque "bigodão", que veio a partir de 1999. Será que não foi aí nessa mudança de modelo que se deu a atualização do tipo de radiador ?

Obrigado !

Abraços.

Fernando César Ximenes
16/12/2008, 19:55
Regis,

Estou tentando conseguir com o fabricante detalhes técnicos deste radiador. Na revenda no RS eles me disseram que a parte superior e inferior é de latão e que a colméia é de cobre.

Vou tentar buscar maiores informações técnicas e te informo.

Com certeza vou substitui-lo parta evitar uma possível futura dor de cabeça.

Abraços,

Rubens

Rubens,
Além da necessidade de substituir esse radiador original fino por outro de maior capacidade, é necessário principalmente evitar o pé de chumbo. Algumas ñ são afetadas com isso mas outras sim e como ñ se sabe se a nossa vai ser premiada, é melhor evitar dirigir por longos períodos com o pé embaixo. A minha é uma 2001, mto. conservada, já com o radiador maior de fábrica(pegou 10 litros de aditivo da toyota considerando aí o radiador, mangueiras e bloco do motor) e mesmo assim aos 97k, sem ter apresentado superaquecimento, trincou o cabeçote. Isto aconteceu em janeiro deste ano. Por enquanto está com 108k e parece normal mas te falo a gente perde um pouco a confiança no motor do carro depois de passar por uma experiência dessa, principalmente qdo se acha acha q ñ houve motivo. Mesmo assim, considero uma excelente viatura, talvez a de melhor custo benefício.

rub
17/12/2008, 21:27
Fernando,
Concordo com os seus comentários e fico muito agradecido pelas dicas!
Já encomendei o radiador de cobre, que após uma tremenda negociação paguei R$ 1K. Achei caro, porém um na concessionária (original) que é de aluminio custa R$ 2.6K.
O objetivo da troca deve-se ao fato que a parte superior do radiador original está toda com pequenas trincas e não tenho confiança neste radiador para uma viagem.
A SW4 nunca esquentou, mas sempre tem a primeira vez e é isso que eu quero evitar.
Também comprei a válvula termostática, as mangueiras e abraçadeiras novas.
Abraço,
Rubens

regisJ
25/12/2008, 18:23
rubens,
não troquei a mangueira ( aquela em forma de S ) . Na epoca não houve tempo e eu sempre desconfiei da mesma. podes postar mais dados.
regis

rub
25/12/2008, 21:44
rubens,
não troquei a mangueira ( aquela em forma de S ) . Na epoca não houve tempo e eu sempre desconfiei da mesma. podes postar mais dados.
regis
Regis,

Eu já comprei o radiador em cobre com a tampa superior e inferior em latão com Climer no RS, as duas manguerias, válvula termostática e o anel o'ring desta válvula.
Devo trocar amanhã.
O radiador parecer ser maior, amanhã irei conferir.

Abraços,

Rubens

dpab
25/12/2008, 23:52
Quanto custaram as mangueiras do radiador (superior e inferior) ?
O radiador da minha viatura já é o de 10 litros (ela é 1999) e, embora a chaleira seja de plástico, não apresenta sinais de trincas ou microfissuras.
Em março, quando a comprei, lavei todo o sistema de arrefecimento com um produto específico chamado "radflush" e depois coloquei líquido novo, na proporção de 40% de etileno-glicol e 60% de água. Também troquei a válvula termostática na ocasião, mas não troquei as mangueiras. A superior posso inspecionar regularmente com facilidade, mas a inferior fica mais difícil e eu tô pensando em trocar preventivamente.
Um abraço, Delfim.

rub
26/12/2008, 01:11
Quanto custaram as mangueiras do radiador (superior e inferior) ?
O radiador da minha viatura já é o de 10 litros (ela é 1999) e, embora a chaleira seja de plástico, não apresenta sinais de trincas ou microfissuras.
Em março, quando a comprei, lavei todo o sistema de arrefecimento com um produto específico chamado "radflush" e depois coloquei líquido novo, na proporção de 40% de etileno-glicol e 60% de água. Também troquei a válvula termostática na ocasião, mas não troquei as mangueiras. A superior posso inspecionar regularmente com facilidade, mas a inferior fica mais difícil e eu tô pensando em trocar preventivamente.
Um abraço, Delfim.

Delfim, Feliz Natal!

As mangueiras custaram cerca de R$ 50,00 (cada uma). Não sei onde eu coloquei a NF para te passar com os detalhes. A valvula termostática por volta de R$ 100,00

Segue anexo a foto do radiador da Hilux com as microfissuras que na minha opinião logo vai abrir.

Também comprei dois eletroventiladores de 10 polegadas cada um por R$ 70,00 novo na caixa com NF e garantia de 3 meses.

rub
26/12/2008, 01:14
Continuação da mensagem.
---------------------------

O local que eu comprei chama-se Euroar (http://www.euroar.com.br/ (http://www.euroar.com.br/)) tel. (11) 3814-7271

Também já comprei todo os itens do Intercooler. Comprei as mangueiras de silicone de 2 lonas, abraçadeiras de aço inox algumas foram de tucho e outras mais simples.
A de tucho paguei R$ 15,00 na SPA Turbo, porém o parafuso dela não é de aço inox e sim de ferro e que irá enferrujar em breve. As outras abraçadeiras de aço inox eu comprei na Elastobor http://www.elastobor.com.br/sistema/home.asp?IDLoja=4009&1ST=1&Y=4216563732124 (http://www.elastobor.com.br/sistema/home.asp?IDLoja=4009&1ST=1&Y=4216563732124) tel. (11) 5525-9747 em torno de R$ 6,00 cada uma.

Agora vou instalar e verificar como ficará a Hilux com o Intercooler.

Obs.: Esta semana eu fui no bombista passar o opacimetro na Hilux e logo eu fui fazer a inspeção veicular aqui em SP (http://www.controlar.com.br/ (http://www.controlar.com.br/)). Conclusão a Hilux não passou porque o bombista esqueceu de colocar o lacre no parafuaso de marcha lenta. Na Hilux vão 3 lacres, rotação máxima, débito e marcha lenta. Os outros dois estavam ok porém por falta deste terei que retonar novamente para concluir a inspeção veicular. O pior que eu fiz o serviço em um posto autorizado Bosch e fui confiante que eu iria lá na inspeção apenas para cumprir um procedimento e tive esta surpresa.
Quando você utilizar serviços de bombista verifique se eles colocaram os 3 lacres. Não acredite, verifique, para evitar surpresa desagradavel, assim como aconteceu comigo.

Abraços,

Rubens

Angelo Simao
26/12/2008, 18:28
Boa Tarde Amigos,

Comprei minha hilux 98 em abril. Era de um amigo, de confiança mas nao muito cuidadoso. Já rodei uns 30mk com ela e até agora tomei dois sustos...

Estava indo para Divinopolis, rodando a uns 120/130 num dia muito quente. Acho que entrei num vacuo do carro da frente, que nao dava passagem e quando assustei o ponteiro da temperatura tava lá em cima. Parei no primeiro posto, esperei esfriar um pouco, completei a agua e fui embora rodando na boa. Nào deu mais problemas...

Emprestei ela pra um amigo, que nao anda devagar, e ela ferveu com ele. Quando me devolveu estava fervendo sem parar. Fui ao mecanico e ele varetou o radiador, limpou o sistema e tudo bem.

Esse final de semana estava subindo uma serra, andando rápido tambem, e ela simplesmente apagou!! Na hora eu gelei, pensando se seria algo grave. Conferi a correia mas estava zero. Esperei ela esfriar conferi a agua e vim embora rodando na boa. Nào deu mais nada. Hoje troquei o oleo (que estava baixo) e o carro ta normal. Porem estou com o pe atras.

Não sei se o radiador dela é o fino, ou se ja foi trocado. Como saber?
Qual é a media de velocidade que vcs viajam sem judiar do carro? Quais os cuidados deve ter para nao correr risco de estragar o carro?

Obrigado,

Angelo

rub
26/12/2008, 20:48
Angelo, boa noite!

Eu ainda não troquei os radiadores. Já estou com o novo que tem uma "litragem" maior do que o anterior.
Assim que eu tirar o radiador velho, eu faço a medição de espessura entre os dois e te informo.

Também vou substituir a válvula termostática.

Em adição estou instalando dois eletroventiladores de 10 polegadas na frente do condensador do ar condicionado e também estou instalando um Intercooler, com isso pretendo evitar problemas de aquecimento.

Não posso afirmar, mas uma velocidade de 120/130 km/h em uma SW4 não era para ter aquecimento.

Conselho, comece com uma verificação da mais fácil para a mais complexa:
- Verifique o aditivo para o radiador
- Pressurização do sistema de refrigeração do motor para ver se há algum vazamento de agua (radiador, bomba d'agua, mangueiras, e até mesmo pelo escapamento, que indica problema de junta do cabeçote queimada ou cabeçote com problema)
- Verifique o funcionamentio da válvula termostástica
- E por último o cabeçote

Eu sempre respeito os limites de velocidade, e quando ando em uma estrada que o limite é de 120 km/h, mesmo em dia muito quente, nunca tive problemas de aquecimento, o ponteiro do marcador de temperatura nunca passa do meio.

Abraços,

Rubens

rub
27/12/2008, 10:03
Angelo, mais um item a ser analisado:

- Verificar o funcionamento do acoplamento viscoso

Obs.: Se ele estiver com problema, o motor aquece porque não há ventilação adequada.

Abraços,

Rubens

rub
27/12/2008, 22:28
Angelo,

Hoje eu instalei o novo radiador, troquei as mangueiras (superior e inferior) e a valvula termostática com o anel de vedação.

Segue abaixo a medida aproximada da espessura da colméia:
- Radiador antigo = 20 mm
- Radiador novo = 35 mm

Abraços,

Rubens

dpab
28/12/2008, 11:38
Conta aí pra gente... O seu radiador antigo ainda era do fino ou já era o de 10 litros? Esse novo comportou quantos litros? Como ficou o funcionamento do carro? Alterou a posição do ponteiro de temperatura no painel? Posta as fotos aí pra gente ver como ficou... Voce acompanhou o serviço? Fotografou a execução do trabalho? Abração, Delfim.

rub
29/12/2008, 08:13
Delfim Feliz Ano Novo para você também!

O radiador era o fino (péssimo). O novo é o de 10 litros. Este novo que eu comprei tem a colméia de cobre.
O funcionamento do carro praticamente não alterou. Quando o veículo atinge a temperatura de funcionamento o ponteiro de indicação de temperatura do painel fica um pouco abaixo do meio.
Eu mesmo fiz o trabalho, na realidade eu quase não levo o meu carro em "mexanicos".
Só levo em bombista e também para fazer o alinhamento.
Quando eu preciso de um serviço que requer um pouco mais de conhecimento eu tenho um mecânico que faz o serviço na minha casa e eu fico como auxiliar.
Infelizmente eu não tirei as fotos, pois eu estava intertido com o trabalho e acabei não tirando. (falha minha)
Eu achei a Nota Fiscal das mangueiras e itens adicionais, segue abaixo os preços:
Mangueira superior = R$ 42,29
Mangueira inferior (fomato de S) = R$ 47,92
Abraçadeira de aço (4 peças) = R$ 21,51 (cada)
Válvula Termostática = R$ 93,27
Junta da válvula = R$ 11,76

Radiador comprado na Climer = R$ 1.000,00
Frete = R$ 70,00

Total = R$ 1.351,28

Abraços,

Rubens

robson dantas
05/01/2009, 17:07
Prezado,
tenho uma sw4 97 td, acabei de trocar a parte superior (parte plástica), o Sr Gelson, que é especializado em radiadores fez o serviço e tinha a peça em estoque (tel 21 3605-0498 ou 21 9807,4924), ele levou 3 dias para o serviço.

rub
05/01/2009, 20:03
Robson,

Obrigado pela informação de onde encontar a parte superior do radiador da Hilux.
Eu iria fazer a substituição desta peça, portanto lendo neste forum, no tópico sobre cabeçote das SW4 com os problemas causados, resolvi instalar o radiador novo, que comporta 3 litros de agua a mais comparado ao radiador fino.
Também troquei a válvula termostática e as mangueiras do radiador (superior e inferior).

Abraços,

Rubens

dpab
05/01/2009, 22:16
A tampa nova que o Sr. Gelson colocou tb é de plástico ou é de metal?
Se for de metal e ele tiver em estoque, me interessa fazer o serviço na minha SW4, pois meu radiador está perfeito e é o modelo mais novo, ou seja, de 10 litros. Obrigado, Delfim.