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Ver Versão Completa : Como calcular bicos de injeção preparados?



rubensx
14/12/2008, 21:35
Bom pessoal, já que a aqui é a área power vou postar um manualzinho que tenho aqui pra calcular bicos de injeção quando vc turbina um motor injetado ou sobrealimenta ele ou mesmo vc aspira e quer alimentar direito a bagaça etc...

(se alguém tiver algo a acrescentar ou corrigir é muito bem vindo, já que a proposta do tópico é facilitar a vida da galera que quer preparar motores e eu num sou dono de verdade nenhuma, apenas repassando o que meu preparador do meu civic me ensinou ;-) estou postando e depois peço pro cara revisar se num errei em algum ponto mas segundo a transcrição dele aqui em minhas mãos é isso mesmo).

Vamos lá... :twisted:

primeiro uma tabelinha simples:

BSFC - (Brake Specific Fuel Consumption) !!se vc não sabe o que é para já ou consulta esse link (http://en.wikipedia.org/wiki/Brake_specific_fuel_consumption) !!

Motor ASPIRADO = 0,5
Motor TURBO ou sobrealimentado = 0,6

Depois saiba qual tipo de combustível:

Alcool = 1,4
Gasolina = 1,0
Metanol = 2,1

Depois vc considera o aproveitamento (eu sugiro manter em 80%) que é o quanto o bico foi aberto por eletroerosão ou mesmo fabricado assim.

Aproveitamento de 80% = 0,8

(100% por exemplo vai 1,0)

Bom em posse dos numeros, vamos aos calculos:

Potência do motor (que deseja chegar) x BSFC x tipo de combustivel

o resultado vc divide pelo número de bicos utilizados e multiplica pelo aproveitamento e vc terá a vazão do bico em Libras por hora (que a maioria dos bicos vem com esse tipo de especificação, caso queira CC p/ minuto vc multiplica o resultado final por 10,5)


Ficou claro?? não?

exemplo:

meu motor OHC 2.3 com 200cv c/ supercharger

200 x 0,6 x 1,4 = 168

168 / por 4 = 42

42 x 0,8 = 52,5

ou seja 52,5 Libras p/ Hora

se quiser CC p/ minuto:

52,5 x 10,5 = 551,25 cc p/ minuto

Por fim, prefira bicos de baixa resistência, lembre-se de avisar o animal ops digo fornecedor de bico qual o combustível usado e peça a quantidade de bicos que precisa.

agora sobre bancada A e B vc calcula quanto a mais de potência vc quer que a bancada B despeje ok?

Bombas de combustivel - prefira as preparadas pra esse tipo de brincadeira tipo essa (http://www.spaturbo.com.br/joomla//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,2055/category_id,251/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/Itemid,60/)


espero ter contribuído ;-)

billj
14/12/2008, 21:49
Vai pro site da Fueltech, lá tem os manuais dos módulos por eles fabricados, com muita dica boa...

www.fueltech.com.br

Abraços,

Bill

JCJ
14/12/2008, 23:36
espero ter contribuído ;-)




Contribuiu !

Mas o resultado do cálculo tá errado !


[]´s
JCJ

ramiro_eli
15/12/2008, 00:00
Bom tópico!

Apenas algumas opiniões:

Bicos: Dê preferência sempre aos bicos com vazão maior original de fábrica. Os bicos "arrombados" sempre estarão mais sujeitos a obstrução por sujeira e dificilmente ficam com a mesma vazão entre eles.

Bomba: Na minha opinião a melhor relação custo/benefício é a Bosch "GTI" final do código 070. Vale lembrar tb que cada bomba desta alimenta até 300hp.
Em motores sobre alimentados jamais deve-se descuidar da alimentação. Se faltar comida é quebra na certa!

rubensx
15/12/2008, 08:15
Vai pro site da Fueltech, lá tem os manuais dos módulos por eles fabricados, com muita dica boa...

www.fueltech.com.br

Abraços,

Bill

uia faz tempo que num via o site deles, é que depois da pandoo corrigir por lambda eu ignorei a fueltech ehehehe

o manual da pandoo é bem legal tb!

que pode ser baixado aqui: http://www.pandoo.com.br/Manuais.asp

rubensx
15/12/2008, 08:16
Contribuiu !

Mas o resultado do cálculo tá errado !


[]´s
JCJ

IHHHH onde foi?? por favor corrige pra mim (caraca eu fazendo isso com um sono enorme nem notei, foi malz)

rubensx
15/12/2008, 08:21
Bom tópico!

Apenas algumas opiniões:

Bicos: Dê preferência sempre aos bicos com vazão maior original de fábrica. Os bicos "arrombados" sempre estarão mais sujeitos a obstrução por sujeira e dificilmente ficam com a mesma vazão entre eles.

Concordo, mas tem hoje em dia um processor de eletroerosão em bicos (se não me engano do CELTA, vou confirmar isso) que dizem ser possivel fazer e desfazer, mas isso foi um amigo que disse que tme carro turbinadoe preparado mas não tinha dados tecnicos logo, o que vale tb acho melhor serem bicos originais, ams dificil achar com certas caracterisitias isso é!



Bomba: Na minha opinião a melhor relação custo/benefício é a Bosch "GTI" final do código 070. Vale lembrar tb que cada bomba desta alimenta até 300hp.
Em motores sobre alimentados jamais deve-se descuidar da alimentação. Se faltar comida é quebra na certa!

Então essas da SPA turbo se não me engano custa o mesmo de uma de GTI por isso postei ela, tem uma de 9k e essa 12k, mais forte que a mais forte existente original de fabrica, eu tb num sabia disso foi o "fabio sampa" que cria os kits da pandoo que tascou a dica ;-)

rubensx
04/01/2009, 11:45
bom como ninguém quis dizer onde está errado achei um lugar melhor pra calcular isso:


http://www.fueltech.com.br/calculo/1


fueltech é dus bão!

Marcelo A. Marchiodi
04/01/2009, 12:43
Ainda não comecei os estudos, mas pretendo montar injeção Megasquirt no meu motor Subaru: http://loja.msbr.com.br/ é uma opção à Fueltech, possibilita muita liberdade na montagem, já que é totalmente DIY.

Fórum brasileiro: http://forum.msbr.com.br/

Fórum em inglês: http://www.msefi.com/index.php

JCJ
04/01/2009, 23:24
bom como ninguém quis dizer onde está errado achei um lugar melhor pra calcular isso:

quote]

[quote]

200 x 0,6 x 1,4 = 168

168 / por 4 = 42

42 x 0,8 = 52,5

ou seja 52,5 Libras p/ Hora

se quiser CC p/ minuto:

52,5 x 10,5 = 551,25 cc p/ minuto




Errou aí !! :concordo:


[]'s
JCJ

rubensx
05/01/2009, 00:49
AAAAAAAAAA

thank you! hehehehehe


putz pensei que tinha errado a formula, foi erro de carculadora

valeu CJC

rubensx
05/01/2009, 01:01
Ainda não comecei os estudos, mas pretendo montar injeção Megasquirt no meu motor Subaru: http://loja.msbr.com.br/ é uma opção à Fueltech, possibilita muita liberdade na montagem, já que é totalmente DIY.

Fórum brasileiro: http://forum.msbr.com.br/

Fórum em inglês: http://www.msefi.com/index.php

Pois eh marcelão eu já montei uma megasquirt mas apanhei pra kct, o problema é que o preço dela 9par amontar0 é pratiacamente o mesmo valor ou maior do que pega rum pandoo que le lambda ou mesmo um novo projeto que esotu rpa lança re ser unico fornecedor em sampa ;-)

logo mais terei uma injeção rpogramavel que le tudo inclusive lambda com dataloger direto pra pc e tela pra regulagem em realtime

guentai que seu motor vai ter o que precisa!

p.peleje
08/01/2009, 12:15
Bombas de combustivel - prefira as preparadas pra esse tipo de brincadeira tipo essa (http://www.spaturbo.com.br/joomla//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,2055/category_id,251/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/Itemid,60/)




desculpe a intromissão, mas essa de 12 bar costuma dar muito problema. prefira a de 9 bar da SPA. A de 9 bar já é animal e n dá problema. Na instalação use relê e fusível, fio de +ou-5mm, e procure deixar a linha de combustivel até a bomba o máximo que conseguir abaixo do nivel do tanque. (peguei essas informações com um funcionário da SPA, qdo fui comprar a minha)

Talvez esteja falando apenas o óbvio pra quem já entende muito mais do que eu, mas informação nunca é demais.

[]s

Peleje