Ver Versão Completa : Sw4 92 Turbinada
Prezados,
Estou com oportunidade de adquirir uma verdadeira joia em termos de conservação. É uma SW92 prata, de um amigo meu, unico dono da beleza. Ela está com 150.000km originais. O manual não cabe mais carimbo de revisão na autorizada a cada 10000km. Andei nela e achei um espetáculo. O sujeito realmente só usou para ir a padaria, conheço ela desde nova.
Pergunto:
1 - Vale a pena, tão antiga 92(antiga e linda)?
2 - O motor 2.8 pode e vale a pena ser turbinado?
3 - Caso positivo, o ganho de rendimento é suficiente para não passar vergonha subindo uma serra com a família(inclusive a sogra)?
Vamos lá Guiga, mais uma vez acho que voce pode me ajudar, sei que voce tem uma parecida.
elmestizo
13/12/2008, 13:59
Pergunto:
Respsota: SIM, sem dúvidas nenhuma
Respsota: Turbinando, você ganha outro carro. Fica excelente.
3 - Caso positivo, o ganho de rendimento é suficiente para não passar vergonha subindo uma serra com a família
Reposta: Passar vergonha de toyota? Vai passar é por mentiroso :-D
guilhermeabreu
13/12/2008, 20:23
CARO JAIME
Tenho uma ano 93 ha 8 anos , comprei já turbinada , viajo muito , ano passado nas férias rodei 2.500 km junto com meu cunhado com uma LAND-ROVER 110 , nas subidas longas no início ele aproximava de mim , mas depois ía ficando para tras , eu estava com 2 pessoas e ele com 5 , tem ísto tb né ? Mas sobe muito bem com ela turbinada .
Tenho a impressão que ela , a 2.8 turbinada anda igual a 3.0 aspirada , não medi em dinamometro , mas é a impressão que tenho .
NÃO DEIXE DE COMPRAR , AINDA MAIS NO ESTADO QUE VC ESTA FALANDO , VAI CORRENDO E SEJA FELIZ . SE VC DER BOBEIRA , OUTRO COMPRA NA SUA FRENTE , ÍSTO É JÓIA RARA .
A minha , não vendo não empresto , VOU MORRER DE VELHO COM ELA , sempre superando a minha expectativa .
SÓ QUEM TEM UMA SW4 SABE DO QUE ESTOU FALANDO .
ABRAÇÃO
DieselPower
14/12/2008, 21:00
Tenho a impressão que ela , a 2.8 turbinada anda igual a 3.0 aspirada , não medi em dinamometro , mas é a impressão que tenho .
Uma 3.0 aspirada anda puco mais que uma 2.8 aspirada...
Uma 2.8 turbinada faz a 3.0 aspirada comer poeira... A diferença é muito grande!
Abraço!
Guiga Tostes
14/12/2008, 21:57
Jaime, faço das palavras dos amigos acima as minhas!
Vale mto a pena sim ainda mais com esse histórico de manutenção e conservação!
Meu tio possuia uma turbinada do mesmo ano da minha, realmente é outro carro!!
Assim que sobrar um din-din vou turbinar a minha com certeza...e olha que a "tiazinha" tá chegando aos 300mil km cheia de energia e mta estrada pela frente!
Pode abraçar e ser feliz, é um puta carro!!! Eu sou apaixonado pela minha SW!
Abrs
georgeolico
16/12/2008, 14:23
Instalei um KIT turbo da IHI. Comprei usado e não gostei da turbina. Então comprei só a turbina da S10/Troller. To gostando muito, que pena que a embreagem foi embora.
Meu próximo passo vai ser instalar um intercooler, pois to usando 0,8 kg de pressão e na estrada com pé em baixo o carro depois de 40 minutos esquentou. Esperei esfriar por uns 20 minutos e continuei a viagem por mais 300 km sem nenhum problema, mas lógico, sem pisar muito, sem passar dos 100 km/h.
Não sei se vcs tem o mesmo problema, mas acho que o cambio da SW4 93...95 é muito curto, pois não consigo passar dos 140 km/h. Também sinto cheiro de embreagem queimada quando forço pra chegar nos 140 km/h.
Meu mecânico sugeriu trocar o kit embreagem e dar um passe no volante do motor. Alguém tem sugestão ?
Tenho uma 92 e digo: A mecanica é uma maravilha! Tirando a embreagem que se abusar um pouco da um cheirinho de embreagem queimada HUAAUHUH
Assim que tiver dinheiro vou botar uma turbina nela, porque ela é realmente manca, perde muito em subida
Mas vá sem medo, vale muito
Desculpa a indiscrição, mas ta pagando quanto?
Tenho uma 92 e digo: A mecanica é uma maravilha! Tirando a embreagem que se abusar um pouco da um cheirinho de embreagem queimada HUAAUHUH
Assim que tiver dinheiro vou botar uma turbina nela, porque ela é realmente manca, perde muito em subida
Mas vá sem medo, vale muito
Desculpa a indiscrição, mas ta pagando quanto?
Estou pagando 30 pilas. Mas ainda não decidi pela compra.
EduardoToyota
17/12/2008, 20:52
INDESTRUTÍVEL. Essa é a palavra que descreve a SW que vais comprar. Tenho uma Cab. dupla 95 2.8 turbinada com uma turbina Garret. Tá um canhao na aceleraçao, mas o cambio é curto, vai no máximo a 140 no limite. O ideal é 100, 110, apreciando a paisagem e com a certeza absoluta que vai chegar lá!
Abraço e boa sorte q nao tem erro!
Ta com um ótimo preço!
Paguei isso na minha, sendo que ela não esta no estado de conservação da Toyota que você esta interessado!
Na minha opinião você deveria pegar ela, garanto que não vai se arrepender
Só que não é mil maravilhas, ja é um carro de idade e vai ter que fazer uma coisinha ou outra de vez em quando, principalmente na parte de vidros (to me incomodando um pouco com isso na minha)
guilhermeabreu
18/12/2008, 00:16
AMIGO DIESELPOWER
Vc me deu uma notícia muito boa .
Apesar de eu ter a minha por uns 7 a 8 anos , qdo comprei , já estava com este turbo IHI , NUNCA havia andado em uma HILUX CD nem na SW4 , comprei sem ver , só por informação de meu irmão , e gostei muiot ou melhor ADOREI E CONTINUO ADORANDO , mas esta dela andar mais deixando poeira numa 3.0 aspirada , EU NÃO SABIA .
Talvez eu não veja tanto ísto na minha pq como comprei com este turbo e NUNCA mexi na bomba injetora e tb NÃO TEM relógio de pressão do turbo , LOGO : não sei em que pressão tem neste turbo e tenho certeza que necessita de uma revisão na bomba injetora , pq esta voltando díesel para o tanque e de vez em qdo não pega pela manhã por falta de combustível .
MAS VC ME DEU UMA NOTÍCIA MUITO BOA , no caso de eu verificar , fazer revisão na bomba e colocar uns 0,8 kg de pressão neste turbo DEVO NOTAR UMA BOA DIFERENÇA NO DESEMPENHO .
No caso de patinar a embreagem , na minha , passou a acontecer mais depois que eu troquei os pneus por outros um pouco maiores , aumentou a força para sair da inércia daí a embreagem não aguentou , mas ela já esta com 15 anos e troquei a embreagem SÓ AGORA com 274.000 km
JAIME , """" ESTAIS ESPERANDO O QUE PARA COMPRAR ESTA BONEQUINHA CARA """" DIFÍCIL DE ENTENDER DEPOIS DE TANTOS RELATOS .
Se esta em dúvida ainda , é pq vc não estava pensando em comprar , acredito eu , VC VAI BOBEAR E OUTRO VAI PASSAR A SUA FRENTE .
NÃO PERCA ESTE PRESENTE DE NATAL QUE É MUITÍSSIMO RARO DE ENCONTRAR UMA SW4 NESTE ESTADO .
ABRAÇÃO E FELIZ NATAL .
AMIGO DIESELPOWER
Vc me deu uma notícia muito boa .
Apesar de eu ter a minha por uns 7 a 8 anos , qdo comprei , já estava com este turbo IHI , NUNCA havia andado em uma HILUX CD nem na SW4 , comprei sem ver , só por informação de meu irmão , e gostei muiot ou melhor ADOREI E CONTINUO ADORANDO , mas esta dela andar mais deixando poeira numa 3.0 aspirada , EU NÃO SABIA .
Talvez eu não veja tanto ísto na minha pq como comprei com este turbo e NUNCA mexi na bomba injetora e tb NÃO TEM relógio de pressão do turbo , LOGO : não sei em que pressão tem neste turbo e tenho certeza que necessita de uma revisão na bomba injetora , pq esta voltando díesel para o tanque e de vez em qdo não pega pela manhã por falta de combustível .
MAS VC ME DEU UMA NOTÍCIA MUITO BOA , no caso de eu verificar , fazer revisão na bomba e colocar uns 0,8 kg de pressão neste turbo DEVO NOTAR UMA BOA DIFERENÇA NO DESEMPENHO .
No caso de patinar a embreagem , na minha , passou a acontecer mais depois que eu troquei os pneus por outros um pouco maiores , aumentou a força para sair da inércia daí a embreagem não aguentou , mas ela já esta com 15 anos e troquei a embreagem SÓ AGORA com 274.000 km
JAIME , """" ESTAIS ESPERANDO O QUE PARA COMPRAR ESTA BONEQUINHA CARA """" DIFÍCIL DE ENTENDER DEPOIS DE TANTOS RELATOS .
Se esta em dúvida ainda , é pq vc não estava pensando em comprar , acredito eu , VC VAI BOBEAR E OUTRO VAI PASSAR A SUA FRENTE .
NÃO PERCA ESTE PRESENTE DE NATAL QUE É MUITÍSSIMO RARO DE ENCONTRAR UMA SW4 NESTE ESTADO .
ABRAÇÃO E FELIZ NATAL .
Não é isso. problema é que tenho uma Band 92 tabém em excelente estado, rara de se ver. Então a duvida é porque não pretendo absolutamente ficar com dois 4x4. A decisão de entregar a minha Band é dura.
guilhermeabreu
19/12/2008, 01:50
AMIGO JAIME
Só pra tentar te ajudar , tb tinha uma BAND aço curta , completa de tudo , toda em carpete no chão e veludo nas laterais teto e bancos , ar , d.h. , tudo que se possa pensar , mas ficou pequena e tive que mudar , queria uma BAND longa , mas não deu certo o negócio , DAÍ COMPREI A HILUX SW4 , minha nossa senhora , é outro nível , não que eu tenha deixado de gostar da BAND , MAS A SW4 FEZ EU NÃO FICAR LEMBRANDO MUITO DA BAND NÃO , estou super satisfeito e hoje tenho tb um jipe ENGESA com motor díesel MWM 2.8 turbo/intercooler , estou completo .
ABRAÇÃO , e sei que se vc trocar um por outro não irá se arrepender , tenho saudades da minha BAND mas nunca trocaria a minha BAND que gostava muito pela SW4 93 que tenho hoje . A SW4 FAZ TUDO QUE A BAND FAZIA COM MAIS CONFORTO .
ABRAÇÃO e desculpe a brincadeira .
SÉRGIO HOLANDA
19/12/2008, 11:51
JAIME,
Já comprou???
Não perca a oportunidade, é um grande veículo e pode turbinar sem medo, turbinei a minha 2.8 com 210mil km rodados e atualmente está perto dos 290mil km e muita pedreira...perfeita!!!
Abrs,
Sérjão
Prezados,
Estou com oportunidade de adquirir uma verdadeira joia em termos de conservação. É uma SW92 prata, de um amigo meu, unico dono da beleza. Ela está com 150.000km originais. O manual não cabe mais carimbo de revisão na autorizada a cada 10000km. Andei nela e achei um espetáculo. O sujeito realmente só usou para ir a padaria, conheço ela desde nova.
Pergunto:
3 - Caso positivo, o ganho de rendimento é suficiente para não passar vergonha subindo uma serra com a família(inclusive a sogra)?
Vamos lá Guiga, mais uma vez acho que voce pode me ajudar, sei que voce tem uma parecida.
SÉRGIO HOLANDA
19/12/2008, 11:55
Intale o intercooler, um radiador de óleo para o óleo que sai da turbina e tubulação de escape com 3", pronto seu motor vai trabalhar mais aliviado!!!
Em relação a embreagem, utilize kit original, ele é bem resistente, estou com um na minha turbinada, que fasso trilhas e viagens longas, está com 80mil km o kit embreagem e vou trocar agora em Fevereiro por precaução, antes de ir pra amazônia.
Abrs,
Sérjão
Instalei um KIT turbo da IHI. Comprei usado e não gostei da turbina. Então comprei só a turbina da S10/Troller. To gostando muito, que pena que a embreagem foi embora.
Meu próximo passo vai ser instalar um intercooler, pois to usando 0,8 kg de pressão e na estrada com pé em baixo o carro depois de 40 minutos esquentou. Esperei esfriar por uns 20 minutos e continuei a viagem por mais 300 km sem nenhum problema, mas lógico, sem pisar muito, sem passar dos 100 km/h.
Não sei se vcs tem o mesmo problema, mas acho que o cambio da SW4 93...95 é muito curto, pois não consigo passar dos 140 km/h. Também sinto cheiro de embreagem queimada quando forço pra chegar nos 140 km/h.
Meu mecânico sugeriu trocar o kit embreagem e dar um passe no volante do motor. Alguém tem sugestão ?
Intale o intercooler, um radiador de óleo para o óleo que sai da turbina e tubulação de escape com 3", pronto seu motor vai trabalhar mais aliviado!!!
Em relação a embreagem, utilize kit original, ele é bem resistente, estou com um na minha turbinada, que fasso trilhas e viagens longas, está com 80mil km o kit embreagem e vou trocar agora em Fevereiro por precaução, antes de ir pra amazônia.
Abrs,
Sérjão
Sergio, e esta história do cambio curto da SW4 92, chega a incomodar na estrada?
guilhermeabreu
19/12/2008, 22:08
AMIGO JAIME
A minha tb é assim , AMENISEI este problema COLOCANDO PNEUS MAIORES , qdo comprei eram 225x75x15 , troquei pelos 235x75x15 e agora estou com o 255x75x15 , e deu uma BOA MELHORADA no uso em estrada , só fica roçando muito pouco qdo exterço todo para um lado ao sair da garagem , nada que preocupe . No uso diário , mnão roça nada . Não tirei nada da originalidade a não ser o tamanho dos pneus .
ABRAÇÃO
SÉRGIO HOLANDA
19/12/2008, 23:01
JAIME,
quando comprei a SR5 tinha uma Land Cruiser Prado, tava acostumado a andar a 150km/h...antes da Prado tinha uma Nova Hilux e andava na faixa de 170km/h pra cima...já na Prado andando mais light e como uso a SR5 no off road já não preciso andar forte, nas expedições ando cheio e andando em cima de 120km/h dá pra andar tranquilo...mas as vezes estressa um pouco, não pela velocidade e sim pelo giro do motor...como uso minha Hilux pra off road a relação reduzida é show, por isso não quero modificar, mas quem tem outro perfil é só trocar a relação dos diferenciais pelo da 3.0TD ou da V6, fica outro carro...vai a dica.:concordo::concordo::concordo:
Abrs,
Sérjão
PS. FASSO COM 2 SS É F@$@$%... Hehehehehe... vi agora...o certo é FAÇO!!!
Sergio, e esta história do cambio curto da SW4 92, chega a incomodar na estrada?
guilhermeabreu
20/12/2008, 01:29
SERGIO HOLANDA
Liga não , o PORTUGUES é que é F!@#$%¨&*(%a , veja só o meu AMENISEI , não seria AMENIZEI ? Reconheço que sou uma bosta em portugues , mas NÓS AQUI DO FORUM ESTAMOS ACIMA DESTAS BOSTAS DE PALAVRAS ESCRITAS ERRADAS LIGA NÃO .
O seu Fasso e faço , o meu amenisei e amenizei , vc falando escuta a mesma coisa , então dane-se quem reparar estas BOSTAS DE PALAVRAS COM O MESMO SOM E ESCRITA DE FORMA DIFERENTE e uma estando errada .
ABRAÇÃO , FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! com meus erros de portugues e tudo .
SÉRGIO HOLANDA
20/12/2008, 06:12
Hehehehehehehe...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Valeuzzz...
SERGIO HOLANDA
Liga não , o PORTUGUES é que é F!@#$%¨&*(%a , veja só o meu AMENISEI , não seria AMENIZEI ? Reconheço que sou uma bosta em portugues , mas NÓS AQUI DO FORUM ESTAMOS ACIMA DESTAS BOSTAS DE PALAVRAS ESCRITAS ERRADAS LIGA NÃO .
O seu Fasso e faço , o meu amenisei e amenizei , vc falando escuta a mesma coisa , então dane-se quem reparar estas BOSTAS DE PALAVRAS COM O MESMO SOM E ESCRITA DE FORMA DIFERENTE e uma estando errada .
ABRAÇÃO , FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! com meus erros de portugues e tudo .
georgeolico
20/12/2008, 22:01
Comprei um analisador de mistura AR/combustível (Sonda WIDEBAND) da marca INNOVATE. A Sonda é a BOSCH do Audi Turbo.
Com este, vou poder aferir se a bomba injetora esta mandando combustível demais ou não, e deixar o consumo redondinho e ter a certeza que com 0,8 de pressão na Turbina o carro está bem alimentado evitando a quebra do motor ou esquente.
Se alguém do fórum se interessar posso passar as dicas.
Valeu
Guiga Tostes
21/12/2008, 17:15
Sérjão
Olá Serjão tudo bem?!
Há tempos venho pensando em instalar um radiador de oleo na minha Band justamente para o propósito que vc descreve acima.
Mas tenho mtas duvidas, qto a dimensionamento(de qual veiculo usar o radiador), local de instalação(oleo que sai da turbina, somente lá resolve?).
Se tiver mais informações sobre radiador de oleo e aplicações ou alguma leitura para indicar eu agradeço!:concordo:
Feliz Natal!!
Abrs
SÉRGIO HOLANDA
22/12/2008, 11:13
Grande Guiga,
não possuo material sobre o assunto, apenas o conhecimento, como você, de que toda e qualquer ação para melhorar a temperatura de trabalho do motor traz retorno em vida útil.
Acredito que quanto ao dimensionamento não deve ser problema, pois pelo queo observamos nos veículos que despõem desse equipamento é que são relativemente pequenos na faixa de 0,0013m3 de volume, ou medidas entre 30cmX15cmx04cm...acredito que o ideal seria observar o local em que pretendes instalar, ver a medida e cair em campo atrás de algum que se adapte ao local...pode ser de L200, de S10 ou de qualquer outro veículo.
Eu instalei na saída da turbina, porque as turbinas de fábrica são refrigeradas por água, já as adpatadas não, então o óleo sai em temperatura elevada e retorna pro motor, de modo que colocando um radiador ali eu já reduzo essa temperatura, mas nada impede que você instale em outro local do motor, onde existe a circulação, interrompendo a passagem de óleo e obrigando ele a passar pelo radiador, esfriando e continuando o ciclo normal.
Guiga, eu utilizei um radiador de óleo de uma maquina industrial, ou seja, radiador é radiador e você pode adaptar qualquer modelo para o seu motor.
Abrs,
Sérjão
Olá Serjão tudo bem?!Há tempos venho pensando em instalar um radiador de oleo na minha Band justamente para o propósito que vc descreve acima.
Mas tenho mtas duvidas, qto a dimensionamento(de qual veiculo usar o radiador), local de instalação(oleo que sai da turbina, somente lá resolve?).
Se tiver mais informações sobre radiador de oleo e aplicações ou alguma leitura para indicar eu agradeço!:concordo:
Feliz Natal!!
Abrs
Guiga Tostes
23/12/2008, 18:52
Gde Serjão!!
Mto obrigado pelas dicas!
Penso em utilizar o radiador para resfriar o oleo de retorno da turbina e acho q os da S10 ou outra pick-up devam se adequar bem...afinal usando das suas palavras radiador é radiador.
Porém, ainda me preocupo com pressurização e vou estudar mais sobre o assunto ...talvez o pessoal q trabalha com alta performance possa dar boas dicas.
Vamos falando!!
Gde abraço!!
SÉRGIO HOLANDA
23/12/2008, 22:29
Grande Guiga,
em termos de pressurização posso dizer o seguinte, na minha turbina a saída do óleo é por gravidade e alguns modelos idem, poucas trabalham presurizadas, somente as de alto desempenho. De modo que a preocupação é que o radiador fique entre a saída da turbina e o local do carter onde o óleo retorna para o motor.
Abrs,
Sérjão
Feliz Natal e um 2009 de muitos sonhos realizados.
Gde Serjão!!
Mto obrigado pelas dicas!
Penso em utilizar o radiador para resfriar o oleo de retorno da turbina e acho q os da S10 ou outra pick-up devam se adequar bem...afinal usando das suas palavras radiador é radiador.
Porém, ainda me preocupo com pressurização e vou estudar mais sobre o assunto ...talvez o pessoal q trabalha com alta performance possa dar boas dicas.
Vamos falando!!
Gde abraço!!
Guiga Tostes
23/12/2008, 23:04
Boa Serjão!
Acho q agora vc me ajudou a matar a charada, se a pressurização não é a chave e sim gravidade, preciso estudar um ponto de fixação para o radiador proximo ao carter., aproveitando a força(pressão) de descida do oleo da turbina..de forma que não pegue calor do motor e fique protegido quando em uso off-road.
Mto bem, este projeto ainda sai das idéias para a prática... já já!!
Valeu!!
Tenha um ótimo Natal, mta paz, saude e harmonia p/ vc e família!!
Abrs
SÉRGIO HOLANDA
23/12/2008, 23:14
Guiga,
dá uma olhda onde coloquei o meu radiador, atualmente ele se encontra em outro local, abaixo da bateria, uma vez que adicionei outro ventilador elétrico, mas no seu caso podes utilizar essa idéia, inclusive melhor local é captando o vento de frente...as maguiras utilizadas são tipo aeroquipe.
Boa Serjão!
Acho q agora vc me ajudou a matar a charada, se a pressurização não é a chave e sim gravidade, preciso estudar um ponto de fixação para o radiador proximo ao carter., aproveitando a força(pressão) de descida do oleo da turbina..de forma que não pegue calor do motor e fique protegido quando em uso off-road.
Mto bem, este projeto ainda sai das idéias para a prática... já já!!
Valeu!!
Tenha um ótimo Natal, mta paz, saude e harmonia p/ vc e família!!
Abrs
Guiga Tostes
30/12/2008, 02:01
Fala Serjão,
obrigado pela foto ilustrativa!! O local é uma boa opção e tenho este espaço tanto na Band como na SW4!!
Abrs(planejando...)
SÉRGIO HOLANDA
30/12/2008, 09:25
Beleza Guiga,
qualquer dúvida que eu possa ajudar é so dizer...
Feliz Ano Novo!!!
Sérjão
Fala Serjão,
obrigado pela foto ilustrativa!! O local é uma boa opção e tenho este espaço tanto na Band como na SW4!!
Abrs(planejando...)
Por favor uma duvida de principiante as SW4 19993, também possuiam o caixa de tração pr engrenagens , sairam até que ano com elas?
... as SW4 19993, também possuiam o caixa de tração pr engrenagens , sairam até que ano com elas?
Ferraz,
As SW4 somente tem caixa de transferência acionada por correia dentada, metálica. Por engrenagens, somente nas Hilux CD e CS.
[]´s