Ver Versão Completa : Flutuante - Ensimec, Macrotorque, Enfer ou Totaltork ?
All,
Alguém poderia me dizer se existem tantas diferenças entre os kits flutuantes da Ensimec, Macrotorque e Enfer???
Digo isso, pois a Tratorgama vende o kit completo da Enfer por R$ 1.499,00 enquanto que o Macrotorque custa R$ 2100,00. Creio que o Ensimec completo vai ficar na faixa de preço do Macrotorque.
É uma diferença considerável de preço.
Abs.
ramiro_eli
09/12/2008, 13:41
Já tive produtos das tres empresas.
O bloqueio da Enfer nunca funcionou, apesar da ajuda do pessoal da fábrica, no final devolvi o produto e recebi o $ de volta. O Mário da Macrotorque fez os cabos de acionamento dos bloqueios do Devasso, demorou, mas ficou bom. Ensimec forneceu o kit flutuante dianteiro e traseiro na configuração anterior do Devasso, e quando quebrei um semi, em 3 dias recebi outro em garantia.
Ainda não ví o kit flutuante da Macrotorque, mas tive e conheco bem o da Ensimec, que recomendo!
Ramiro,
Obrigado pela resposta.
Fiquei na dúvida, pois o preço é bem diferente entre os três.
Abs.
Eu uso o ensimec com pneus 35" com recape 3k, não tive o minimo de problema.
Já tive produtos das tres empresas.
O bloqueio da Enfer nunca funcionou...
Alguém sabe se é bom o "FLUTUANTE" da Enfer?
Abs
Skull Crusher
10/02/2009, 18:03
Alguém usa flutuante Macrotorque? Reativando o tópico!
Skull
JeepDennis
22/05/2009, 19:22
Alguém já usou esse kit da Tratorgama??? kit completo da Enfer por R$ 1.499,
Vale apena?? abraço..
putz mesma duvida a enfer tme preço tentador e meu bolso agradece, porém sei lá se a regra do barato sai caro ai tb impera...
a ensimec eu sei que é ótimo porem o preço é de matar
bruno_nomelini
23/05/2009, 11:40
Seria legal mesmo um depoimento positivo para o Enfer, fazer os eixos dos CJs mais resistentes sai o preço de um CJ!!!!
Conheço alguns produtos da Enfer, são de qualidade. Vi um entalhado do câmbio do Wrangler, feito por encomenda, perfeito!
Olhem no site o "tamanho" da linha de produtos. Não estariam fazendo tudo isso se fosse porcaria:
http://www.enfer.ind.br/site/enfer/portugues/
A Enfer com certeza não usa "adamantium" como matéria-prima, como faz a Ensimec.
Ensimec e talvez a Macrotorque estão empenhadas em produzir componentes com resistência superior aos originais, para suportar as modificações feitas atualmente, como motores mais potentes, pneus maiores...
A Enfer, certamente não considera um pneu 35" ou 37" num eixo de Willys, na hora de fabricar um semi-eixo. Ela produz peças de reposição. E mesmo um kit para modificar, vai usar o mesmo material e estar dentro das mesmas especificações.
Abs
Elmer_Jeep
24/05/2009, 14:09
se alguem tiver tempo pra pegar fotos e especificações dos kits no site de cada fabricante já dava pra fazer uma avaliação meia boca poraqui mesmo.
[]'s
se alguem tiver tempo pra pegar fotos e especificações dos kits no site de cada fabricante já dava pra fazer uma avaliação meia boca poraqui mesmo.
OK... Vamos ver o que existe nos sites...
ENSIMEC:
Utiliza-se o sistema de cubo do eixo dianteiro por completo, isto é, a manga, os rolamentos com arruelas e porcas, retentor e cubo, em conjunto com o kit da ENSIMEC, que fornece as duas pontas de eixo. Duplamente estriadas, os eixos são fabricados com aço Premium SAE 4140, especial para extremas solicitações de torque, resistem a cargas de até 60% superior aos eixos originais. As tampas estriadas também são de material temperado garantindo a união robusta para com o cubo de roda. Para facilitar a montagem com peças originais, eliminando a necessidade de usinagem, são fornecidos adaptadores de manga que alem de dar o encaixe perfeito da manga dianteira no eixo traseiro, afasta a roda da parte interna do pára-lama, minimizando o problema clássico de encostar o pneu ao transitar em terreno acidentado.
O kit ponta de eixo esta disponível para os eixos Dana 44 do Jeep, F75 e Rural com 19 Estrias e 30 Estrias e também para o Land-Rover Defender com eixos Rover e Salisbury.
Acompanham em todo o kit dois suportes de retentor em alumínio, que devem ser prensados dentro do tubo do diferencial. Este suporte aloja um retentor que divide a secção da caixa do diferencial (central) das pontas, evitando mistura da graxa dos cubos com o óleo do diferencial. Kit's de ponta de eixo dianteiros não acompanham as homocinéticas. Código da homocinética marca Spicer 2-99-551XD.
MACROTORQUE
Idealizado para resolver os principais problemas dos veículos que ainda utilizam sistema de eixo original, que utilizam pneus de 33 polegadas, ou acima, até 42 polegadas, com bloqueios 100% e mecânica repotencializada de alto torque, a diesel, a gasolina ou álcool de alta cilindrada ou turbinados.
A configuração de nosso kit é baseada em semi eixos fabricados em aço especial, manga de eixo em aço forjado, 2 rolamentos de dimensionais bem maiores que o único rolamento original por roda, (originais da Toyota Bandeirantes), adequados a suportarem cargas radiais mais elevadas e grande distância entre os rolamentos, que eleva em muito a resistência a esforços axiais.
A manga de eixo especialmente projetada é instalada sobre a ponta da carcaça sendo guiada pelo alojamento original do antigo rolamento do semi eixo, o que garante um centro perfeito, com fixação efetuada por 6 parafusos. Todo o sistema de cubo e fixação da roda são montados sobre esta manga de eixo suportados por 2 rolamentos cônicos.
Os componentes críticos do KIT como manga de eixo e semi eixos são fabricados a partir de blanks de aços especiais conformados pelo processo de forjamento a quente, garantindo homogeneidade no núcleo dos materiais, refletindo em excepcional resiliência, parâmetros primordiais para estes componentes. Os semi eixos sofrem tratamento térmico pelo processo de têmpera por indução, com diferenças de dureza superficial e de núcleo ao longo do corpo, resultando em excelente capacidade de torção. O kit abrange todos os modelos de diferencial traseiro da linha Jipe Willys, Ford, Rural e F75, canelas grossa ou fina.
O kit é composto por todas as peças, acessórios e componentes necessários a completa instalação, tais como semi eixos, cubos, mangas de eixo, suporte das pinças, tulipas, rolamentos, retentores, juntas, travas, pinos guia, parafusos e porcas, sendo necessário a aquisição somente dos discos de freio da F1000 e pinças da S10 por não serem fornecidos no Kit.
ENFER
O site é só um catálogo de produtos, não contém informações técnicas sobre eles. Mas em algumas fotos está escrito: "Pontas de eixo em aço cromo-molibdênio". Foto em anexo.
Para quem está realmente interessado em comprar esses kits, o melhor à fazer é entrar em contato com os fabricantes e pedir maiores detalhes.
O Franco da Ensimec é um "professor" nessa área e tenho certeza que irá informar tudo que desejam saber. Existem "aulas" que ele deu aqui no fórum mesmo.
Também já falei com o pessoal da Enfer e fui muito bem atendido, recebendo todas as informações que pedi. Inclusive ligaram para mim para dar o retorno, coisa rara nos dias de hoje.
O pessoal da Macrotorque ainda não conheço. Mandei um e-mail 3ª ou 4ª para eles, pedindo algumas informações sobre os bloqueios. Ainda não responderam...
Os sites:
www.ensimec.com
www.enfer.ind.br
www.macrotorque.com.br
Só uma coisa... Nenhum deles é "infalível". Semana passada teve um jeep com eixos "ensimec" (semi-eixos, mangas e cubo) que teve as 2 mangas dianteiras quebradas. O cara usa "modestos" pneus 38,5". A Macrotorque "tá garantindo" até 42" num eixo de Willys, fala sério...:rolleyes:
[]'s e bom senso na hora da compra e principalmente, na hora do uso...
o mario da macrotorque é legal porém recebi um e-mail dizendo que eles estão com a parte de flutuantes parados e não tem previsão... se ainda estão parados não sei.
A enfer eu achei bem legal e é possivel fazer um DYI com o sistema deles comprando só os semi-eixos
eu tow quase indo de enfer mesmo
Bom, meu testemunho fica meio falho, pois meu jeep ainda nao andou, mas estou com configuracao original de cambio e motor. Pneus 235/75*15... ou seja nada de muito especial.
Nos precos dos kits completos tem que ver em especial a marca dos rolamentos e retentores que acompanham...pois de um Timken de 95 reais para um chines de R$ 20 da uma diferenca de 100 pilas so nos rolamentos ! Sem contar aqueles retentores de prastico...
A montagem que fiz esta toda documentada no forum. Se me lembro o topico eh ...CJ5 flutuante enfer....
O amigo DIC3 instalou (ja o modelo mais moderno da enfer) e esta usando no jeep dele (eu que vendi eh eh eh) Que me lembre ele tem cx de chevette, motor opala 4 canecos, pneus nao me lembro....mas nao sao aqueles monstros que muitos gostam ! Se bem que agora flutuando ele ja pensa em montrificacoes !!!! (mais um que foi atacado pelo jaques)
Mangas novas (enfer), cubos novos, rolamentos timken, retentores de procedencia boa, graxa SKF, eu usei porcas industriais remodeladas nas roscas, o DIC3 usou porcas padrao....
A instalacao dele esta no album dele.....
Acredito que 50% da falha eh problema de montagem, um rolamento mal colocado no cubo ou um cubo com rebarbas na face v'ao deixar o semi eixo e sob esforco ja de cara....
Daniel Webber
24/05/2009, 21:03
Olá, uso na minha pick-up willys os eixos flutuantes da ensimec, até agora nunca tive problemas. Tenho pneu 33", e o motor é diesel D4-D, ou seja é bem forte. Optei pelos da ensimec pois podem ser montados com o freio original a tambor, enquanto os da macrotorque é necessário o uso de discos da F-1000 , com pinças de S-10, aí é necessário desenvolver um outro sistema para o freio de mão.
Daniel
edubasile
16/03/2010, 18:12
Reativando o topico, alguem esta usando o da Macrotorque? Parece que eles fizeram um conjunto para usar o kit traseiro da SBD e não mais aquele com discos da F1000 e pinças da S-10.
Bom, meu testemunho fica meio falho, pois meu jeep ainda nao andou, mas estou com configuracao original de cambio e motor. Pneus 235/75*15... ou seja nada de muito especial.
Nos precos dos kits completos tem que ver em especial a marca dos rolamentos e retentores que acompanham...pois de um Timken de 95 reais para um chines de R$ 20 da uma diferenca de 100 pilas so nos rolamentos ! Sem contar aqueles retentores de prastico...
A montagem que fiz esta toda documentada no forum. Se me lembro o topico eh ...CJ5 flutuante enfer....
O amigo DIC3 instalou (ja o modelo mais moderno da enfer) e esta usando no jeep dele (eu que vendi eh eh eh) Que me lembre ele tem cx de chevette, motor opala 4 canecos, pneus nao me lembro....mas nao sao aqueles monstros que muitos gostam ! Se bem que agora flutuando ele ja pensa em montrificacoes !!!! (mais um que foi atacado pelo jaques)
Mangas novas (enfer), cubos novos, rolamentos timken, retentores de procedencia boa, graxa SKF, eu usei porcas industriais remodeladas nas roscas, o DIC3 usou porcas padrao....
A instalacao dele esta no album dele.....
Acredito que 50% da falha eh problema de montagem, um rolamento mal colocado no cubo ou um cubo com rebarbas na face v'ao deixar o semi eixo e sob esforco ja de cara....
Bom, é isso mesmo.
Estou rodando com o kit enfer vai fazer um ano e até agora nenhum problema. É bom rodar com a cabeca fria (antes nunca tivesse lido aquele maldito post: cuidado seu semi eixo flutuante pode matar, hahahahaha).
Atualmente estou usando pneus 255 75 r15, a motorizacao é gm151s do opala SS com caixa de chevette 5 marchas.
Só que como disse o mestre Edgar, foi trocado tudo e colocado tudo novo. Eu penso que de nada adiantaria colocar um kit flutuante zero e comprar mangas de eixo no desmanche por ex. Acho economia porca. Verifiquei junto ao meu vizinho que tem um centro de usinagem sobre comprar mangas usadas e examinar por particulas magneticas, segundo ele o custo é mais alto do que peca nova.
O kit por enquanto roda super bem, porem o verdadeiro teste sera a partir desse final de semana. Enfiei o pé na jaca com vontade e estou colocando um jogo de Maxxis Bighorn 35x12,5 e agora vamos ver se o kit cumpre o que promete :mrgreen:.
Como tenho rodas de liga e nao posso "virar o centro" delas, estou fazendo espacadores de 40mm de espessura.
Agora conforme o andar da carruagem vou passando informacoes
Só para registrar, tempos atrás entrei em contato com o pessoal da enfer pelo site questionando as pontas de eixo do kit flutuante para cj, veja a resposta que recebi abaixo:
"BOM DIA SR OSMIR , AGRADECEMOS SEU CONTATO E INFORMAMOS QUE TODOS OS SEMI EIXOS QUE FABRICAMOS SÃO EM AÇO 4140 CROMO-MOLIBDENIO CONFORME JÁ MENCIONADO. SOBRE GARANTIA AS PONTAS DE TOTAL GARANTIA DE DEFEITOS DE FABRICAÇÃO....
CERTOS DE SUA ATENÇÃO DESDE JÁ AGRADECEMOS...."
Portanto pelo que parece o aço de fabricação é igual ao da ensimec e macrotoque, certo? :pensativo:
[]´s
megadeth
17/03/2010, 17:20
Portanto pelo que parece o aço de fabricação é igual ao da ensimec e macrotoque, certo? :pensativo:
[]´s
Se não me engano, foi nessa conclusão que cheguei quando fui comprar o flutuante da minha viatura.
Hoje rodo com um da Enfer, com configuração próxima da do amigo Dic3, porém com pneus 31 e alguma coisa (recapado) e rodas 16, ha um ano pelo menos, e sem problemas até o momento.
Fui ultrapassado pela roda traseira esquerda numa rodovia uns anos atrás (experiência terrível...), e agora com o flutuante fico bem mais tranquilo de pegar a estrada, mesmo pq o Jeep vai pra trilha e vem pro escritório numa buena.
[]s
Caio
matrakaum
21/05/2010, 11:07
Quero colocar um Kit deste no Caroço...ando c/ a esposa e o Minhoca (agora c/ quase 05 anos)...não dá pra descuidar de segurança.
Mas como sou leigo gostaria, se possível, que os amigos me ajudassem nisto.
O caroço tá c/ 7.5 - 16 Candango...não penso em mudar por eqto..talvez algum pouca coisa mais largo no futuro. Motor é o BFão...provavelmente um terá um up para 6cc do Opala...mas soh qdo o Bf não aguentar mais.
Vcs. podem me mandar um check-list do que vou precisar comprar e como montar?
abços,
Mauricio Rotta
21/05/2010, 11:58
Como faço pra comprar esse kit Enfer?
edubasile
21/05/2010, 12:59
Na Gama 4x4 e na Rota 4x4 tem pra vender. Não sei onde tem mais, talvez no site da Enfer tenha os revendedores.
Entre em contato por e-mail ou telefone. Vão esclarecer as dúvidas e podem comprar direto ou de algum revendedor indicado por eles.
Em sampa deve ter alguma loja que tenha o kit.
http://www.enfer.ind.br/site/enfer/portugues/
[]'s
maico lapschies
21/05/2010, 19:01
boa noite
Mauricio, o pessoal aqui da região compra os produtos da enfer na offroadacessorios.com.br, que é da cidade de camaqua, RS, assim como a enfer.
o site tava fora do ar...mas o telefone de lá é 51 36711914 (bugrão)
abraços
Francisco Maciel
22/05/2010, 00:33
Vou comprar o kit da Enfer que ta a venda na Gama 4x4, R$1.599,00. Não tenho grana pra pagar o da Macrtorque ou Ensimec. Sei que Ensimec e Macrotorque são boas marcas, mas será que realmente os kits deles valem mais que R$2.000,00? Será que nesse valor de R$ 2.000,00 boa porcentagem se deve somente a marca do fabricante???
matrakaum
24/05/2010, 10:28
Maciel,
Este da Enfer q vc. está comprando é completo? Quero dizer vc. terá que comprar algo mais para terminar o serviço?
Francisco Maciel
25/05/2010, 18:20
Maciel,
Este da Enfer q vc. está comprando é completo? Quero dizer vc. terá que comprar algo mais para terminar o serviço?
Segundo o anuncio no Gama4x4 é completo. Veja o link abaixo:
http://www.gama4x4.com.br/produto_mostra.asp?cat_descricao=Oportunidade%20da %20semana&subc_descricao=&prod_id=3694
garsonso
25/05/2010, 18:38
bom dia
Eu uso o kit ensimec...uso pneu 38 e motor diesel de hilux ja fiz muitas trilhas inclusive camel..verde..piedade...capeta..90..e ate agora nao deu problema algum..uso eixos de rural..nao sei se tem diferença do willys.
Abraços
matrakaum
26/05/2010, 11:49
Aonde encontro o eixo semi-flutuante novo....quero ponderar pq. 1600 fica salgado pra mim agora.
Francisco Maciel
26/05/2010, 15:11
Aonde encontro o eixo semi-flutuante novo....quero ponderar pq. 1600 fica salgado pra mim agora.
Na enfer você acha também. Da uma olhada nesse link aqui:
http://www.enfer.ind.br/site/enfer/portugues/produtos.asp?pagina=12&idProdutoLinha=34&idProdutoCategoria=15
matrakaum
26/05/2010, 21:19
Uma pergunta imbecil...como é que sei qual modelo é o eixo que tah no Caroço??????????????
Francisco Maciel
27/05/2010, 00:42
Uma pergunta imbecil...como é que sei qual modelo é o eixo que tah no Caroço??????????????
Seu jeep usa eixo orignal ou de rural???
matrakaum
27/05/2010, 11:40
Acho que é original..
Se eu tirar umas fotos ajuda?
matrakaum
27/05/2010, 15:38
Segura !!!!
Agora vai vir um monte de pergunta idiota....mas eu realmente preciso entender isto.
Primeiro qual a diferença entre o eixo semi e o flutuante.
Toh anexando as fotos do meu diferencial para vcs. me ajudarem identificar qual é...ah, não são somente estas perguntas...é que vou com calma para não assustar...ehehehehehe
Francisco Maciel
27/05/2010, 15:42
Acho que é original..
Se eu tirar umas fotos ajuda?
matrakaum,
Se o seu eixo for original, vc vai precisar de uma ponta de eixo longa e uma curta (uma pra direita e outra pra esquerda). Apenas tem que ver se é 10 ou 19 estrias:
Para 19 estrias as referências são:
01 - PONTA EIXO TRAZ.DIR.CURTA 19 ESTRIAS
Código Enfer: 1002679
01 -PONTA EIXO TRAZ.ESQ.LONGA 19 ESTRIAS
Código Enfer: 1002678
Para 10 estrias as referências são:
01 - PONTA EIXO TRAZ.DIR.CURTA 10ESTRIAS
Código Enfer: 1003825
01 -PONTA EIXO TRAZ.ESQ.LONGA 10 ESTRIAS
Código Enfer: 1008207
Francisco Maciel
27/05/2010, 15:52
Segura !!!!
Agora vai vir um monte de pergunta idiota....mas eu realmente preciso entender isto.
Primeiro qual a diferença entre o eixo semi e o flutuante.
Toh anexando as fotos do meu diferencial para vcs. me ajudarem identificar qual é...ah, não são somente estas perguntas...é que vou com calma para não assustar...ehehehehehe
matrakaum, não sou a maior autoridade em mecânica, mas vou explicar o pouco que sei... pelo que pude ver seus eixos são originais sim. Pela última foto vi que o feixe de mola está sob o eixo e fixado no batente original, por tanto é original sim.
Agora como lhe respondi anteriormente, você tem que verificar quantas estrias tem no sua ponta de eixo.
Diferença entre semi-flutuante e flutuante:
No sistema de eixo semi-flutuante, o semi eixo é cônico e chavetado, se por ventura quebrar o semi-eixo existe a possibilidade da roda escapar e na pior hipotese causar acidentes graves com risco de morte.
No sistema flutuante, o semi eixo é travado por uma flange ou manga(como alguns gostam de chamar), se o semi eixo quebrar a roda não sai pois fica preso pela flange/manga.
Dá pra adaptar até roda livre em alguns flutuantes traseiro.
Espero ter ajudado.
Obs.: Da uma lida nesse tópico -> http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915
matrakaum
28/05/2010, 09:24
Francisco vc. acha que para o uso do dia-a-dia e alguns passeios, nada de trilha, nos finais de semana é necessário investir este dinheirão em eixos flutuantes.
Estou falando isto pq. meu pai teve um Jeep 50 e bolinha e rodava c/ o bicho o dia inteiro, inclusive, fez viagens de 1.800 km soh de ida e nunca aconteceu nada. O que quero dizer que, talvez, este eixo semi-flutuante não aguente o tranco de trilhas mas para o uso normal tem um bom rendimento. Vc. não acha?
Agora me explica o que mais preciso comprar para fazer a manutenção deste eixo.
Já sei que tenho que comprar os eixos mas vou precisar de rolamentos e mais coisas...Vc. tem como me informar a lista completa...eu não confio mto em mecânicos.
Abço,
P.S - Soh vou saber se eh 10 ou 19 estrias tirando o eixo, não eh?
matrakaum
28/05/2010, 13:38
matrakaum,
Se o seu eixo for original, vc vai precisar de uma ponta de eixo longa e uma curta (uma pra direita e outra pra esquerda). Apenas tem que ver se é 10 ou 19 estrias:
Para 19 estrias as referências são:
01 - PONTA EIXO TRAZ.DIR.CURTA 19 ESTRIAS
Código Enfer: 1002679
01 -PONTA EIXO TRAZ.ESQ.LONGA 19 ESTRIAS
Código Enfer: 1002678
Para 10 estrias as referências são:
01 - PONTA EIXO TRAZ.DIR.CURTA 10ESTRIAS
Código Enfer: 1003825
01 -PONTA EIXO TRAZ.ESQ.LONGA 10 ESTRIAS
Código Enfer: 1008207
Estas aí são todas semi?
matrakaum
28/05/2010, 14:44
Estes são os valores que a Enfer me passou
Vendas Enfer escreveu: BOA TARDE EVANDRO , AGRADECEMOS SEU CONTATO ..ABAIXO VALORES SOLICITADOS......
1002678 = PONTA EIXO CÔNICA CHAVETADA TRAZ LONGA = R$ 189,60
1002679 = PONTA EIXO CÔNICA CHAVETADA TRZ CURTA = R$ 178,40
PREÇOS LIQUIDOS PGTO A PRAZO.....
Francisco Maciel
28/05/2010, 15:21
Francisco vc. acha que para o uso do dia-a-dia e alguns passeios, nada de trilha, nos finais de semana é necessário investir este dinheirão em eixos flutuantes.
Estou falando isto pq. meu pai teve um Jeep 50 e bolinha e rodava c/ o bicho o dia inteiro, inclusive, fez viagens de 1.800 km soh de ida e nunca aconteceu nada. O que quero dizer que, talvez, este eixo semi-flutuante não aguente o tranco de trilhas mas para o uso normal tem um bom rendimento. Vc. não acha?
Agora me explica o que mais preciso comprar para fazer a manutenção deste eixo.
Já sei que tenho que comprar os eixos mas vou precisar de rolamentos e mais coisas...Vc. tem como me informar a lista completa...eu não confio mto em mecânicos.
Abço,
P.S - Soh vou saber se eh 10 ou 19 estrias tirando o eixo, não eh?
matrakaum, você ta querendo comprar os semi eixos novos porque os seus estão quebrados?? Desculpe a pergunta, mas não entendi quando você fala em comprar eixos novos.
Comprei meu jeep de um cara que surrava ele nas trilhas, e não tem eixo flutuante, do jeito que tá já fiz trilhas, rodei no dia-a-dia e ainda não quebrou, quero comprar esses eixos pois penso em rodar com pneus maiores no futuro, já que conforme você aumenta o tamanho dos pneus mais você força os semi eixos e outros componentes.
Se vc não usa pneus grandes e só vai rodar no dia-a-dia, sugiro você revisar seus diferenciais, desmontalos, checar rolamentos, cubos de roda, semi eixos, coroa e pinhão, isso sem falar nos parafusos que é de praxe.
Estas aí são todas semi?
Aquela relação que te passei é de eixos semi flutuantes, padrão original do jeep, que é composto por um eixo grande e outro pequeno, devido ao fato da bola do diferencial ser deslocado para um dos lados.
Você só precisa checar se seus eixos são com 10 ou 19 estrias. Como fazer a checagem??? Vai ter que tirar os eixos pra verificar as estrias e o estado de conservação.
Francisco Maciel
28/05/2010, 15:28
Estes são os valores que a Enfer me passou
Vendas Enfer escreveu: BOA TARDE EVANDRO , AGRADECEMOS SEU CONTATO ..ABAIXO VALORES SOLICITADOS......
1002678 = PONTA EIXO CÔNICA CHAVETADA TRAZ LONGA = R$ 189,60
1002679 = PONTA EIXO CÔNICA CHAVETADA TRZ CURTA = R$ 178,40
PREÇOS LIQUIDOS PGTO A PRAZO.....
Cara, tô surpreso com o preço. Tá muito barato, muito mais do que eu imaginava que fosse.
Mauricio Rotta
28/05/2010, 15:29
Porém é bom frizar que mesmo com essas pontar de eixo enfer seu jeep ainda continuará com o sistema suicida!
Nem tanto, fazem 18 anos q ando de Jeep e nunca rompi uma ponta de eixo.
Elmer_Jeep
28/05/2010, 16:37
Porém é bom frizar que mesmo com essas pontar de eixo enfer seu jeep ainda continuará com o sistema suicida!
X2 :pipoca:
matrakaum
28/05/2010, 19:38
Como eu não sei como era a manutenção do Caroço eu queria quando abrir já estar com as peças na mão para não ficar c/ ele parado.
Eu realmente fiquei assustado com o Tópico do Leopoldo. Como ando com o filho e a esposa não dá pra arriscar.
Trocando tudo eu tenho como controlar e sei como tah...
André Luiz Rossetim
28/05/2010, 20:23
Cara....essas são peças que não quebram por fadiga, mas sim durente um excesso de carga, ou seja, se forem quebrar vão quebrar numa pancada durante uma trilha, ou buraco numa rodovia, e independente de ser uma peça nova ou usada, vão quebrar do mesmo jeito.
Acho que no topico do Leopoldo é relatada não a quebra de peças, mas sim rolamentos estourados, ai sim... estes quebram por escesso de uso (vida util).
Se quer segurança, investe num eixo flutuante, nem que seja numa proxima pegado.
Ps.: confio mais nas peças originais do que em peças fabricadas atualmente (sabe Deus o material e tratamento termico que usam, etc) as originais já estão em teste à décadas.
Rodrigo Baratti
29/05/2010, 12:03
Cara....essas são peças que não quebram por fadiga
Sem querer polemizar, mas semi-eixo quebra sim por fadiga.
Sou testemunha, foram 2 semis quebrados por fadiga da F1000 (Dana 44 = jeep) do meu coroa e foi roda de um lado e F1000 do outro.
Vale ressaltar que estavam com revisão em dia mas com ~ 400.000 km rodados em 20 anos, mas as trincas não se vê facilmente.
Além da fadiga tem a questão do rolamento, mas isso tudo é assunto pro tópico do Leopoldo.
Agora a verdade é que até hj se fabrica carros com semi-flutuante, mantendo a revisão em dia, pneus originais, respeitando-se os limites do jeep vc pode usar sem medo e pelo que entendi é justamente isso que o matrakaum quer fazer, apenas passeios aos find`s, portanto não acho que vale a pena gastar uma grana na troca.
Ressalto novamente que, desde que se respeite as características e os limites originais do veiculo e a revisão em dia.
Essa é minha opinião.
[]'s
Bom, depois que eu coloquei o eixo flutuante em meu jeep, fiquei mais despreocupado e tranquilo em trafegar em rodovias. Na verdade, eu não comprei nem enfer, nem macrotorque e nem ensimec.:putz: Pois é, fiz um pra mim. Tinha dois eixos chavetados e dois sem ser chavetado aqui, emendei na medida certa, e pedi o torneiro pra fazer o encaixe da ponta, utilizando duas engrenagens de uma caixa satelite. Pra quem vê, acha estranho, porque não é semelhante aos convencionais, mas se comparando a alguns que vejo em sites pos aí, ficou muito bom. Já fiz até trilha com eles é ficou muito bom. Contei tb com a ajuda de um torneiro que é realmente um cirurgião, e faz as coisas com intenção de durar e funcionar. Ele já fez a flange do cambio de chevette pra mim, e ficou 10. Agora é trabalhar o coletor do opala pra injeção eletronica.
Desde que comprei o jeep, em algumas coisas, meti a cara e me aventurei a fazer eu mesmo. Claro que nem tudo dá pra fazer, mas é que a curiosidade se liga muito a se fazer algo com custo mais baixo, sem deixar de pensar na qualidade e segurança. Sempre que posso, economizo fazendo meus equipamentos. E isso aí!:concordo:
matrakaum
30/05/2010, 22:55
É isto mesmo Rodrigo ! Só quero ter certeza que não estou com um já condenado. A minha idéia, além de usar o Jeep no dia-a-dia, é passear aos fins-de-semana.
Um cidadão me disse que só vai um rolamento ali junto deste eixo....na ponta perto da Roda?????? Isto é correto?
Francisco Maciel
30/05/2010, 23:14
Sem querer polemizar, mas semi-eixo quebra sim por fadiga.
Sou testemunha, foram 2 semis quebrados por fadiga da F1000 (Dana 44 = jeep) do meu coroa e foi roda de um lado e F1000 do outro.
Vale ressaltar que estavam com revisão em dia mas com ~ 400.000 km rodados em 20 anos, mas as trincas não se vê facilmente.
Além da fadiga tem a questão do rolamento, mas isso tudo é assunto pro tópico do Leopoldo.
Agora a verdade é que até hj se fabrica carros com semi-flutuante, mantendo a revisão em dia, pneus originais, respeitando-se os limites do jeep vc pode usar sem medo e pelo que entendi é justamente isso que o matrakaum quer fazer, apenas passeios aos find`s, portanto não acho que vale a pena gastar uma grana na troca.
Ressalto novamente que, desde que se respeite as características e os limites originais do veiculo e a revisão em dia.
Essa é minha opinião.
[]'s
X2
Abraços.
Prieto 4x4
31/05/2010, 10:22
Estas fotos, são pra quem ainda não acredita nos riscos...
Nesta época eu ainda estava com pneus Savero 33". Hoje estou com Supertork, que com a recapagem fica com quase 35"...:mrgreen:.
Meu próximo investimento, com certeza, vai ser a instalação de flutuantes.
abs
Cesar
Francisco Maciel
31/05/2010, 11:01
Nesta época eu ainda estava com pneus Savero 33". Hoje estou com Supertork, que com a recapagem fica com quase 35"...:mrgreen:.
abs
Cesar
Prieto, é muito triste ver fotos como essa sua, pois sabemos que, infelizmente, esse sistema semi flutuante possui suas limitações, ainda mais quando usamos nossos jeeps em situações severas e com pneus grandes.
No meu caso, como vou fazer trilhas moderadas a pesadas, por questão de segurança colocarei o sistema flutuante.
No caso do matrakaum, por questões economicas e do tipo de uso (uso leve na cidade), ele trocando os semi eixos, colocando os novos que a enfer vende, revisando os diferenciais (cubo, rolamentos, parafusos e etc) ele não terá esse problema de quebra por fadiga, isso se ele não usar pneus grandes.
Como bom conhecedor de materiais de construção mecânica, pra ele conseguir quebrar um semi eixo novo, construido com aço cromo molibidenio, usando somente na cidade, ele só quebrará se a cidade for totalmente esburacada e usando o jeep com carga acima da capacidade (situação de esforço extremo).
No nosso caso que são trilhas pesadas, concordo com você e com os demais membros do fórum, temos que nos precaver e usar o sistema flutuante, que mesmo assim não garante 100% de segurança qndo usamos pneus maiores que 35 polegadas. Já vi casos aqui no fórum de pessoas com os famosos eixos flutuantes da Ensimec quebrarem com pneus grandes, veja esse tópico a partir da resposta 104: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=32393&page=3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32393&page=3)
Abraços.
matrakaum
31/05/2010, 15:45
Prieto, Impressionante estas fotos!!!
Mas realmente não tenho o interesse em usar pneus tão grandes como os seus...e a carga máximo que o Caroço carrega sou eu (95kg), a esposa (64kg), o Minhoca (19kg), Estepe, Caixa de Ferramentas e Água...
É engracado se nao fosse tragico. Tenho meu Jeep a 10anos e nunca tinha sequer visto algum veiculo com ponta de eixo quebrada.
Bastou instalar o flutuante para ter visto 4 casos, sendo 2 deles ao vivo.
Parece um sinal de Deus isso.
Francisco Maciel
31/05/2010, 16:15
É engracado se nao fosse tragico. Tenho meu Jeep a 10anos e nunca tinha sequer visto algum veiculo com ponta de eixo quebrada.
Bastou instalar o flutuante para ter visto 4 casos, sendo 2 deles ao vivo.
Parece um sinal de Deus isso.
Dic3, qual a dimensão dos pneus que vc usa no seu jeep?
matrakaum
10/06/2010, 15:54
Se eu tirar a tampa do diferencial dá para contar as estrias do eixo???
Pessoal,
alguém aqui usa o kit para usar homocinética da toyo band da enfer para o eixo dianteiro??
Gostaria de ouvir comentários sobre o mesmo.
Grato.
Alan
Zé Renato
10/06/2010, 17:27
abs
Cesar
Putz! :mrgreen: Eixo velho, pneu grande e àgua de esgôto no lugar de óleo tem que quebrar mesmo!!!! :twisted:
Prieto 4x4
05/07/2010, 17:14
Putz! :mrgreen: Eixo velho, pneu grande e àgua de esgôto no lugar de óleo tem que quebrar mesmo!!!! :twisted:
Ohhh, Zé....água de esgoto, não....aquilo lá é a mais pura lama medicinal...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Dic3, qual a dimensão dos pneus que vc usa no seu jeep?
Francisco, eu to usando 35x12,5 r15
All,
Alguém saberia dizer qual o ganho em largura do eixo quando usamos o flutuante?
Vi que o eixo do CJ tem 1,23 e como eu uso espaçador de roda (eca!!!) de 1 polegada, chego a 1,28.
Queria saber se usando o flutuante eu vou poder mandar esses espaçadores para o lixo.
Abs.
Alexandre
São Paulo - SP
XTerra e Samurai
alfreis!
Teoricamente, o kit flutuante não deixa o eixo mais largo.
Mais poderá ficar mais tranquilo com o uso dos alargadores/espaçadores, pois aumenta a resistência do eixo com o aumento de rolamentos usados.
Abraços.
Kim.
O ganho com o enfer é quase despresivel, é apenas a espessura da manga, coisa de no max 1cm.
Mas colocando o flutuante voce pode usar espacadores maiores sem riscos
All,
Obrigado pelas informações.
Engraçado como as vezes temos uma impressão errada!!!
Eu jurava que o eixo ficaria mais largo com o flutuante...
Abs.
Alexandre
São Paulo - SP
XTerra e Samurai
All,
Alguém saberia dizer qual o ganho em largura do eixo quando usamos o flutuante?
Vi que o eixo do CJ tem 1,23 e como eu uso espaçador de roda (eca!!!) de 1 polegada, chego a 1,28.
Queria saber se usando o flutuante eu vou poder mandar esses espaçadores para o lixo.
Abs.
Alexandre
São Paulo - SP
XTerra e Samurai
Alexandre, o Kit da Ensimec vem com uma espécie de bucha ou espaçador de alumínio de 20 mm que é montado junto com o Kit. Da uma olhada no site que voce vai ver o que eu estou falando.
Esse é o único que usa esse sistema que acaba representando algum ganho de largura. :concordo:
[]´s
Murisoca
21/07/2010, 21:04
Pesoal
Se eu colocar esse eixo flutuante da enfer eu vou ter que mudar mais uq para o eixo traseiro aguentar o tranco?
E no dianteiro uq q eu faço para deixalo forte?
matrakaum
12/08/2010, 16:12
Alguém aqui conhece um bom mecânico para revisar meu diferencial na região de Osasco?
megadeth
13/08/2010, 23:34
Alguém aqui conhece um bom mecânico para revisar meu diferencial na região de Osasco?
CJ Checkup, do seu Jair e do Rodrigo CBT daqui do forum.
Abrass
Rodrigão!!!
www.cjcheckup.com.br
se quiser saber mais sobre como é o serviço na pagina 14 ou 15 do topico da minha ssinatura estavam revisando meu diferencial dianteiro (ou mais a frente dessas paginas) serviço 300%
matrakaum
14/08/2010, 19:28
Puts era este mesmo CJ checkup que eu pensei inicialmente mas não lembrava aonde, nome..só sabia que era em Osasco.
É gente de confiança?
Eu estava bem inclinado a comprar o kit flutuante da Ensimec, mas, após ler alguns relatos aqui no fórum de semis que perderam dentes por falta de tratamento adequado e o fabricante se recusou a dar a garantia, parti para o kit enfer.
Pagar mais caro só quando o produto é de qualidade muitoooo superior.
Já fiz serviços sob-medida com a Enfer e me atenderam muito bem!
Abs
Pessoal,
Tópico aberto para relatos de quem usa um dos 3 kits e postar as impressões a respeito deles.
Achei este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=49592 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49592)
Mas fala pouco de comparações entre os kits e não contempla o novo kit da totaltork (que ainda não li nenhum relato a respeito de seu uso).
Quais seriam as vantagens e desvantagens de cada um?
Vamos lá?
Pessoal,
Tópico aberto para relatos de quem usa um dos 3 kits e postar as impressões a respeito deles.
Achei este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=49592 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49592)
Mas fala pouco de comparações entre os kits e não contempla o novo kit da totaltork (que ainda não li nenhum relato a respeito de seu uso).
Quais seriam as vantagens e desvantagens de cada um?
Vamos lá?
Grande Caveso,
Ótimo !!! :palmas:
Aproveitei o link e fundi o antigo tópico com esse e acrescentei o novo flutuante no título.
[]s :concordo:
Editado !!!
Polva,
O tópico é sobre flutuantes e não bloqueios...rsss :parede:
Esse tipo de confusão acabou rolando em alguns primeiros relatos deste tópico.
Mas a fusão é melhor que um novo tópico e ótimo que veio para a área geral! :palmas:
Valeu!
Polva,
Mas a fusão é melhor que um novo tópico e ótimo que veio para a área geral! :palmas:
Valeu!
Putz :parede:
Corrigido :concordo:
[]s
bandoleiro
02/11/2010, 22:15
Eu utilizo flutuante macrotorque em uma toyota bandeirantes. Minha idéia original era comprar um eixo flutuante original para esta viatura, mas tive problemas em encontrar com procedência, para falar a verdade encontrei dois eixos, até mais baratos do que eu gastei no kit, mas desconfiei de suas origens e acabei não fechando negócio.
Acabamento e apresentação da macrotorque achei nota 10 e o atendimento idem. Tive problemas em um dos cubos de roda devido a erro de envio e foi corrigido pelo Sr. Mário imediatamente, me enviando a peça via sedex. Só achei que demorou muito entre eu fazer o pedido e receber o kit, pois este ainda tinha que ser feito. Antes liguei para a Ensimec e pessoalmente não gostei de duas coisas: uma era o preço, que era aproximandamente 1000 reais a mais e outra era que no cubo de roda, o rolamento externo era de willis e não toyota. O vendedor me explicou que isso era para baixar custos do kit pois desta maneira jeeps e toyotas utilizariam o mesmo cubo, cada um com sua respectiva furação. Outra coisa que eu não gostei, mas não tem nada a ver com os kits foi um pequeno deslize de um vendedor da ensimec, que acabou depreciando, sem citar nomes, porém eu entendi, os produtos da macrotorque. Em relação a enfer, a fábrica deles fica em Camaquã, cidade próxima a Porto Alegre e como sou Eng. Agrônomo conheço a fama de suas peças, que são muito boas. Porém conversando com o pessoal da enfer, eu entendi que pelo menos para toyota bandeirantes, o kit flutuante era uma adaptação de uma manga de eixo dianteira torneada para ter o diâmetro interno da tubeira e o resto das peças padrão toyota. O preço final ficaria próximo do da macrotorque. No fim acabei escolhendo o kit macrotorque por dificuldade de encontrar um flutuante com procedência e por achar entre estes kits o mais porrada, principalmente no acoplamento do semi eixo com o cubo de rodas, que utiliza 6 pinos guias e mais seis parafusos allen 12.9. Quanto a durabilidade paguei para ver, agora, só o tempo vai dizer.
Polva,
Valeu!
Li esse tópico todo e não consegui nenhuma informação sobre a parte que importa...Qual semi-eixo aguenta mais carga?
Quebrei hoje o meu e não sei o que colocar. Quero resolver esse problema antes de partir p/ 37"
É uma pena não termos uma revista ou site especializado, que faça esses testes de durabilidade com os acessórios vendidos aqui no BR...
Uso da enfer com 37" no engesa.. até agora não tive problemas algum.. no eixo da frente estou indo de totaltork..
meu irmão está indo de totaltork atraz e frente também..
Quando instalar posto as fotos e comentarios..
Abraços,
bandoleiro
07/11/2010, 20:43
É uma pena não termos uma revista ou site especializado, que faça esses testes de durabilidade com os acessórios vendidos aqui no BR...
É verdade. Me considero "boi de piranha" pois não consegui relatos a respeito dos semi da macrotorque. Vamos ver no que dá.
diego4x4
18/11/2010, 17:23
tem um amigo meu que usa esse kit flutuante da enfer no eixo traseiro, nós fomos anda nesse domingo passado, e ele tem motor ap 2.0 turbo com pneu 33" e a ponta de eixo não aguento, na verdade ela não quebro ela escorreu todas as estrias. eu acho que vou ir de ensimec já que utilizarei v6 4.0 e pneu 35" ou maior. Aqui na região eles falam muito bem da ensimec :concordo:
diego,
uso kit da enfer com motor 4.0 turbo de 150cv e torque de 46kfmg com pneus 37" e não tenho problemas..
diego4x4
19/11/2010, 00:09
poisé agora não sei falei com ele agora poco e confirmei era uma da enfer flutuante ele disse que acha que o bloqueio dele estava com problema já tem até um topico falando sobre esse problema no bloqueio da kaiser que parece que não vai tração para o eixo traseiro mas no fim acabou estragando a ponta de eixo. Magao seu jeep é bloqueado e usa para trilhas pesadas ou apenas leves?
Casa da transmissão4x4
15/04/2011, 18:35
Pessoal reativando o topico, eu tenho bastante tempo que ultilizo as pontas de eixo da enfer com pneus 35 e mwm 2.8 (com bicos de vazão maior) e nunca tive o menor problema, inclusive pouco tempo atras eu retirei as pontas que estavam no meu jipe para vende-las e as estrias estavam intactas, não existia nenhum sinal de desgaste .:concordo:
M-Beltrame
20/06/2011, 20:04
Pessoal blzs?
Eu to querendo colocar um flutuante no meu jeep... Procura daqui pesquisa dali e conversando com o meu meca ele falou q sabe de um cara q vende mas ele nao sabe a marca do flutuante.:shock: Eu falei todas a marcas q eu conheço e ele disse q nao era nenhuma!
Então para agilizar a compra eu quero me informar antes.
O semi da ensimec é feito de aço SAE 4140 e pelo uq eu entendi isso significa as características do metal. Certo? Se sim qual é o número mínimo aceito?(ex: em vez de 4140 pode ser 3941?)
Eu vou na loja amanha então o quanto antes vier a resposta mais vai me ajudar:concordo::concordo:
Obrigado.
T+( quem sabe nao é uma marca nova!!)
M-Beltrame
21/06/2011, 21:47
O cara que o mecanico indicou ñ faz mais os semis:parede:.
Então nos compramos os da enfer.:dance::dance:
T+
up no tópico .
pessoal macrotorque fechou ensimec ta os olhos da cara .o que resta ??
enfer
hd 4x4
macrotorque
com preços mais acessiveis ??
que me dizem quem usa esses kits flutuantes ???
abraxx