Ver Versão Completa : Busina Original
Pessoal, final de semana passado estava colocando a Busina do Snake.
Antes da reforma ela funcionava normalmente, depois da reforma ela apagou, tentei regular ela, mas nada.
Desmontei e aparentemente ta tudo certo, ela vibra normalmente, mas depois q monto ela para de funcionar.
Pensei se não derrubaram algum solvente nela e as espiras da bubina entraram em curto, sei la.
Oq será q aconteceu?
[]'s
Ps. Adoro o som da busina original, por isso quero arrumar.
Alessandro Henrique
20/09/2004, 16:51
Scacca,
Quando você mencionou que a buzina vibra, o queres dizer? Você alimentou a buzina em uma bancada e funcionou?
Você pode começar verificando o aterramento da buzina ou seja, o contato da mesma com a carcaça. Verifique se não há tinta ou outra coisa que possa estar impedindo o contato.
Se você abriu a buzina, como a mesma se apresenta internamente? Sinais de oxidação? Se algum solvente remover o verniz, provavelmente haverá um curto-circuito, onde o fusível acabará por se romper;
Comece revisando as conexões elétricas.
Para ter certeza sobre o funcionamento da buzina, conecte-a diretamente à bateria. Se funcionar, o problema estará na instalação elétrica ou aterramento ou botão de acionamento...
Na verdade liguei em uma bancada.
O terra da buzina original na verdade não é na lata, ele é separado, ja medi os fios e ta normal, o problema realmente é na buzina. Tenho certeza.
Na verdade ela vibra quando esta aberta, quando fecho ela para de funcionar, a impressão q tenho é q quando aperto os parafusos ela não vibra mais o suficiente para sair som.
Será q está em curto e isso diminui o numero de espiras da bubina, diminuindo assim a força da bubina ?
[]'s
Alessandro Henrique
20/09/2004, 17:12
Como está o contato no interior da buzina?
Pode ser que quando você aperta os parafusos da tampa o contato fique aberto interrompendo o circuito. Normalmente existe um parafuso de ajuste para a carga da mola. Como está a mola?
sds.
Tai, não verifiquei isso, vou verificar.
Se não for isso vou ter q desenrolar, ver o numero de espiras e enrolar novamente com fio novo, talvez seja até mais barato comprar uma usada.
Vou verificar, obrigado.
[]'s
Mauro Darezzo
20/09/2004, 21:09
Tá parecendo que a tampa comprime o diafragma e este não vibra. Sem ver fica difícil, mas parece regulagem. Coloque os parafusos de leve, sem apertar e veja se funciona. Caso sim vá apertando aos poucos e vê o que acontece. Sei lá é só uma idéia. Cada um dá um palpite, parece vôo cego!!!! :lol:
Marcos ET
21/09/2004, 12:11
Olha só, vam ve se consigo ajudar:
meu CJ TINHA buzina original (que também adoro, mas foi perdida na oficina TOCA DO 4x4 quando meu jeep tava lá... :x :? :cry: - anida nao descobri por que foram tirar ela de lá... era só pra trocar o motor) e eu já tive problema parecido... (nao sei se existe mais de um modelo de buzina, a minha era pequena em comprimento, com um diafragma enoooorme que fazia ela ter um grande diametro... dava pra ver o diafragma!)
oque aconteceu foi que a buzina original NAO PODE ficar presa diretamente no suporte, ela tem uma espécie de chapinhas que fixam ela na lata do jeep... só que eu fiquei incomodado com o balanço da buzina e resolvi fixar ela diretamente na lata... resultado? parou de funcionar pois ela vibrava, mas nao o suficiente, pois a lataria do jeep nao permitia a vibração...
então eu peguei novamente as chapinhas de metal, fixei na lata do jeep, depois fixei a buzina nas chapinhas e pronto, voltou tudo ao normal! pena que nao tenho mais esta buzina, senao mandava fotos...
ei, alguem sabe onde posso encontrar ela?
veja se sua buzina nao está fixa na lata, se estiver, pode ser isso!
A minha buzina tem a mesma discrição q a sua.
Bom, ela ta presa nas chapinhas q vc falou, são duas laminas de aço 8640 ou 4040, sei la, então o meu problema é diferente do seu.
Se vc achar essa buzina pra vender me da um toque, adoro aquele som característico.
Vou tentar enrolar a minha e ver se funciona, se não vou lá no França, as vezes tem algum jeep pra desmanchar q ainda tenha a buzina.
Se vc realmente quer a buzina original e eu achar te dou um toque.
[]'s
Marcos ET
21/09/2004, 15:05
Valeu Scacca, fico no aguardo, era louco por aquela buzina... fiquei pu$o de raiva quando vi que tinham perdido ela...
bom, se ela tá nas chapinhas e vibra enquando aberta, é pq a bobina dela tá beleza nao eh? você já viu se ela ainda tem aquela junta de papelão (acho que é papel, sei lá) que fica dos dois lados do diafragma? sei lá se é isso que ajuda ela a nao travar quando montamos ela?
Nao creio que seja o tal parafuso, e tomara que nao seja mesmo, pois já fucei nele e NUNCA MAIS :oops: a buzina foi a mesma... é uma afinação minuciosa, eu nao fuçaria nele.... rsrs (trauma), mas convém dar uma olhada na mola se está beleza...
olha tbem se nao houve ruptura nos contatos elétricos... pode ser que na hora que aperta algum parafuso, a deformação na carcaça interrompa algum contato.... (mas como vc mediu a corrende com ela montada, acho que nao é isso, e sim algo que tá impedindo ela de vibrar)
vai olhando estes detalhes pra ver se nao aparece o defeito...
ah! nao sei se me lembro bem, mas parece que ela tem uma posição correta de montagem entre as metades, acho que se nao for desta forma ela nao funciona! as duas metades tem que estar na posição correta, bem como a tira interna do diafragma tem que coincidir com a ponta das bobinas... (acho que era isso, tem mais de seis anos que nao vejo uma buzina destas!)
falowz! grande [] sem buzina, mas com saudades daquele biiiip biiip
Bom, pode ser q seja a junta de papelão, eu fiz outra antes de montar, mas pode ser q seja mais dura q a original. Vou tentar tudo q for possível, se não der vou ver se acho outra buzina no França.
Ha, não tem posição de montagem não, ja verifiquei isso.
Mas valeu pelo apoio.
[]'s saudosos do Biiip Biiip
Mauro Darezzo
21/09/2004, 21:42
Olha só, vam ve se consigo ajudar:
meu CJ TINHA buzina original (que também adoro, mas foi perdida na oficina TOCA DO 4x4 quando meu jeep tava lá... :x :? :cry: - anida nao descobri por que foram tirar ela de lá... era só pra trocar o motor) e eu já tive problema parecido... (nao sei se existe mais de um modelo de buzina, a minha era pequena em comprimento, com um diafragma enoooorme que fazia ela ter um grande diametro... dava pra ver o diafragma!)
Perderam???? Meio suspeito!!!!! :roll:
Tá com cara que alguém gostou da sua buzina e te matou ela (nossa, que concordância!!!! "te matou ela"!!! :lol: ). Não quero te colocar uma pulga atrás da orelha, mas que é suspeito isso é.
Acho q ninguem se queima por tão pouco, essa buzina não tem valor nem muita procura.
Só minha opiniao
[]'s
Mauro Darezzo
22/09/2004, 20:32
Não é pelo valor e sim pela dificuldade de encontra-la. Talves nem o responsável (dono ou gerente) saiba quem foi ou se fizeram isso. Já vi oficina mecânica conceituada, que era dirigida pelo dono com rédeas curtas, trocar peças boas de carros de clientes pelas ruins de alguns funcionários. Isso sem o conhecimento do dono, lógico, e sem o conhecimento dos outros funcionários também. E o que eu podia fazer...nestas horas eu era cego, surdo e mudo, ia peitar os caras????? Eu nem trabalhava lá!!!!! Mas sabe como é, a fofoca corre e sempre alguém dá com a língua nos dentes. (essa oficina já fechou, o dono aposentou e talves já morreu)
Além do mais não disse que fizeram...disse que é suspeito. Se o Jeep foi trocar um motor para que tiraram a buzina??? Não tem sentido. E já que tiraram eles são responsáveis por ela. Sua perda mostrou no mínimo pouco caso. Pode ser que alguém veio de fora e a levou...o que fazer??? Restringir o acesso ou ficar mais atento. Quem sabe tenha sido um cleptomaniaco????
Meu pai levou um Vectra para a 1º revisão e lá "retiraram" a chave de fenda original. Ela vem grudada junto ao estepe. Alguém acha que o dono ou gerentes tiveram conhecimento do fato? Ou se isso pode ser controlado por eles? Infelismente não. Só souberam porque meu pai colocou a boca no trombone e aí deram outra para ele. Cabeças deveriam rolar para evitar que isso se repetisse. Fica muito feio para a empresa e nunca para o funcionário.
Mas agora nada se pode fazer. Cabe ao dono investigar e descobrir o culpado para preservar seu empreendimento. No mínimo ele (o cliente) teria que ser reembolsado. Eu teria ficado pluto da vida.
posso estar falando besteira :oops: mas sera que sua buzina original do jeep ñ é 6 voltz... :?:
posso estar falando besteira :oops: mas sera que sua buzina original do jeep ñ é 6 voltz... :?:
Não era não, 12v mesmo, mas perguntar nao ofende, não é mesmo?
[]'s
Marcos ET
27/09/2004, 01:32
Mauro, "Sumiram ela" foi a meneira mais educada de falar que alguém passou lá e "pegou emprestado" pra nao devolver mais... na VERDADE verdadeira, foi na oficina ao lado da "Toca do 4x4", acho que é o mesmo pessoal, nem mesmo sei se ainda existe.... ficava lá na Av. Ataliba Leonel, perto do Center Norte, de frente pra uma pracinha... eles ficavam na esquina, e a Toca do 4x4 logo ao lado... Levei o Jeep Lá na Toca do 4x4 pra arrumar e eles (da Toca) levaram para esta oficina do lado... só sei que ao chegar nesta outra oficina, quando eu falei que tava faltando a buzina (foi a PRIMEIRA coisa que notei) eles falaram que estavam ABSOLUTAMENTE CERTOS que o carro chegou lá SEM a buzina... aih, como vcs mesmos falaram, nao ia criar briga pcausa de uma buzina, ainda pq o jeep ainda ia ficar lá umas duas semanas... :?
Claro que depois de reclamar, pra fzer "um agrado", eles meteram uma buzina de Del Rey :oops: :x no lugar... e eu nunca mais vi uma buzina igual... (na hora pensei, depois encontro outra igual e coloco no lugar... triste constatação saber que nao se encontram estas raridades por SP)
Agora, Scacca, meu Jeep era 6v com aquela buzina, na hora de trocar para 12V meu avô só trocou o relé... (na hora de acionar a buzina era divertido ver o ponteiro do amperímetro ir até o batente de um lado a outro... hei saudades!) - pelo menos foi oq ele me disse uma vz...
[]'s sem biiip biiip, mas esperando um dia reencontra-lo....
Mauro Darezzo
27/09/2004, 21:41
Para vcs terem uma idéia das coisas que acontecem....
Meu irmão teve o carro roubado e encontrado algumas horas depois. A polícia ligou avisando que o carro estava perto da Raposo Tavares, passaram o endereço e ele foi para lá. Chegando no local ele encontrou junto ao carro uma viatura, não vou falar de qual corporação por motivos óbvios. Ele se apresentou aos policiais e foi passado um "relatório" das condições do encontro. Não é que o guarda disse assim...
_Remos uma geral no carro e descobrimos que os meliantes levaram macaco, triângulo, chave de roda e a mala de ferramentas (ué, como ele sabia que tinha uma mala de ferramentas no carro? Esta não é original do carro?!?!)
e continuou...
_Mas não levaram o estepe. E a propósito, onde fica o estepe?
_Aqui debaixo do assoalho. Respondeu meu irmão.
(ué, se ele não sabia onde estava o estepe como sabia que não tinham levado? Ou eles soltaram os bandidos ou os próprios policiais retiraram as coisas.)
Lógico que não estou generalizando. As grandes maiorias dos policiais são honestos, meu sogro é um deles, é pobre até hoje, pobre, mas honesto, mas infelizmente existem alguns de denegrirem a imagem das corporações policiais. Se na policia acontece isso imagina no resto....
Isso acontece mesmo, se tivessem achado o estepe ele ia pro saco tb.
É normal seu carro ir pro patio e quando vc vai retirar ele ta sem radio ou coisas mais.
Lógico q não vamos generalizar, tem muitos policiais honestos, mas assim como toda profissão temos profissionais canalhas.
[]'s
Mauro Darezzo
28/09/2004, 21:50
O pior é que estava na rua mesmo. Não chegou a ir para o pátio. Lá eu sei que a coisa é brava mas, na rua!!!!!!! No mesmo lugar em que foi encontrado!!!!! Fala sério.
Oi pessoal, no Donatti tem o reparo da Buzina pra vender
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10210
Pra quem se interessar é só entrar no site.
[]'s