Ver Versão Completa : DUVIDA: Relaçao do cambio da band...
Bom, eu estava baixando os manuais da band e reparei q a band com o cambio 3 e 4 sincronizado tem uma relação de marchas diferente com a q o pessoal daqui diz.
Eu pesquisei e constatei q a relação da 1 marcha da band é 4,925:1 , mas no manual mostra q é 5,07:1.
Agora qual é o certo ???
E lembrando q as relações são todas diferentes no manual
Sei q tem muitos topicos a respeito disso, mas essa duvida me pegou todo. kkk
Valeu
Achei no mínimo estranho sua descoberta, qual foi a fonte? Ainda acho que a diferença é entre o câmbio seco e o sincronizado, mas não posso ter certeza. Existe diferença nítida ao se dirigir dois veículos equipados com os diferentes câmbios, talvez seja isto.
Abraços,
Eu achei no site www.toyoteiros.com.br (http://www.toyoteiros.com.br) no manual de serviço da band.
Vou tentar postar aqui...
Valeu
PS: segue o anexo da pagina do manual de serviço.
Caro colega,
O manual que você anexou, pelo que podemos notar na foto, é referente às Bandeirante até 1979, o que eu me refiro, traz as relações dos modelos de 1984 em diante, portanto, é normal haver essa diferença afinal, acredito que não se trata do mesmo câmbio.
Abraços,
joão k. chikui
16/01/2009, 19:48
Onduty
É que teu cambio não tem reduzida , então a primeira obrigatoriamente tem que ser mais reduzida.
As Band acima de 82 passaram a ter a tranferencia com reduzida , e todas as marchas sincronizadas. As antigas tinham a 1ª e 2ª seca.
Jack Jipeiro
16/01/2009, 21:44
Para tirar a Duvida, se o cambio estiver aberto, conta as engrenagens...
Ai tera certeza da relação...
Abraços...
Torezan e João: A minha band é 76 e o cambio é original dela, então essa deve ser a diferença, sem reduzida a primeira tem q ser mais curta o possivel.
Mas me diga uma coisa, suas bands vão até quantos km/h na terceira marcha ??? A minha vai até 50 km/h no maximo.
Jack: Já tentei contar as engrenagens um dia q o cambio foi aberto,mas não consegui pq era uma engrenagem aqui outra ali vai para um conto vai para o outro e aí foi esquente de cabeça, mesmo assim valeu pela dica.
Valeu
mecamaniaco
19/01/2009, 18:22
Qual a velocidade maxima que a sua band chega na 4 marcha? A minha não passa de 90Km/h nem q o motor saia voando do capo!
Vou trocar a relação dos diferênciais essa semana, vamos ver como fica
joão k. chikui
19/01/2009, 22:25
Onduty
Em 3ª passa um pouco de 80 , em 4ª acima de 125 e em 5ª 145 ou pouco mais se o vento não estiver contra.
Torezan e João: A minha band é 76 e o cambio é original dela, então essa deve ser a diferença, sem reduzida a primeira tem q ser mais curta o possivel.
Mas me diga uma coisa, suas bands vão até quantos km/h na terceira marcha ??? A minha vai até 50 km/h no maximo.
Jack: Já tentei contar as engrenagens um dia q o cambio foi aberto,mas não consegui pq era uma engrenagem aqui outra ali vai para um conto vai para o outro e aí foi esquente de cabeça, mesmo assim valeu pela dica.
Valeu
joão k. chikui
19/01/2009, 22:29
Meca
Fora o motor que já é mais moderno , como está o restante da transmissão. Qual tua relação?
Qual a velocidade maxima que a sua band chega na 4 marcha? A minha não passa de 90Km/h nem q o motor saia voando do capo!
Vou trocar a relação dos diferênciais essa semana, vamos ver como fica
mecamaniaco
19/01/2009, 23:01
Meca
Fora o motor que já é mais moderno , como está o restante da transmissão. Qual tua relação?
O câmbio ainda é o original (seco).... Pretendo mudar em breve por um 4m sincronizado.
Acredito que a relação dos diferênciais seja a 9:37 na traseira e 10:37 na dianteira, prq quando aciono o 4x4 no asfalto parece que o eixo da frente quer andar mais que o traseiro, na lama ou estrada de chão não da pra sentir tanto esse efeito. Mas só abrindo pra ter certeza, farei isso na quarta feira.
Meus pneus são remoldados pelo MAMUTE pneus aqui de Curitiba. São 4 pneus iguais 265/70 R16, com travas laterais.
joão k. chikui
19/01/2009, 23:14
Meca , dá para medir a relação sem desmontar .
Mande um pvt para jchikui@uol.com.br que te passo como faço. É super simples.
Se realmente estiver com a relação traseira bem mais curta , explicaria porque teu carro é tão amarrado, pois o normal é chegar a 110 fácil.
Rapaz a minha band dava 111km/h com 2800rpm. a 90 fica com 2200rpm. Pra chegar a essa veloc no plano é um pouco mais demorado , mas na descida rapidamente da no canto eheeh
Valeu
De terceira não me lembro, mas acredito que até uns 70 km/h no máximo e em quarta marcha, eu já consegui colocar 115 km/h mas acredito que ela alcance pouco mais, em função do pedal do acelerador estar com o curso muito pequeno, o problema é o tempo que leva para atingir a velocidade máxima: tem que colar o pé na lata e esperar...
Abraços a todos.
mecamaniaco
21/01/2009, 16:04
Caramba, a minha realmente deve estar com uma relação de 25:1!!!! auehauehauhe Prq não chega a 100 nem a pau! euaheuheuheuh
O mecânico vem aqui em casa hoje para abrir os diferênciais... Depois eu posto oque q deu!
Hum...meio estranho isso.
Minha band q tem os pneus 700-16 cambio seco dá 111km/h no velocimetro!
E a relação do diferencial é 10x37.
Provavelmente sua band deve ter a relação 9x37 para chegar apenas a 90km/h (isso prova q um dente, faz a diferença. hehe).
Mesmo assim vamos ver qual é a relação...
Valeu
mecamaniaco
23/01/2009, 12:42
E ai pessoal,
Descobri a relação do meu diferêncial, no momento está assim olha:
Dianteiro: 9X37
Traseiro: 10X37
Viram só como o ultimo dono era uma ANTA, o cara me coloca relação diferente na dianteira!!!!!!!! Q raiva....
Bom, o fato é que eu uso ela em 4X2 mais de 90% do tempo, porém, mesmo assim ela não passa de 90Km/h na 4 marcha.....
Existe alguma possibilidade dele ter mudado a relação do cambio também? Tem como eu mudar a relação das marchas?
joão k. chikui
23/01/2009, 12:55
Meca
Como vc já falou que pretende trocar teu cambio por um sincronizado , onde terá a mesma 4ª 1:1 , porém dificuldade por ter a saída traseira da reduzida deslocada para a direita , sendo que seu diferencial traseiro ainda deve ser o bola central.
Poderia pensar em Cambio/reduzida de picape Hilux Aspirada , pois tem reduzida , a 5ª é overdrive , a saída traseira é central e a dianteira é deslocada para a direita.
Troque a relação dianteira para ficar com as duas 10:37.
PS: Conseguiu testar sem abrir?
mecamaniaco
23/01/2009, 13:40
Testei sem abrir sim!!! Na verdade fiz assim, marquei a roda e o cardã e ai comecei a girar a roda, dei 20 voltas na roda e contei quantas voltas deu no cardã dai só dividi o número de voltas do cardã por 10! Ai eu tinha relacão certinha!!!! Foi mais dificil de fazer assim mas era mais seguro!
Esse cambio da Hilux é de facil adaptação?
Meca, rapaz acho q o problema é esse seu motor q deve não estar dando todos os 2800rpm...
Quais são os seus pneus ?
Seu velocimetro ta contando certo ??
Podem ser esses os problemas.
Valeu
mecamaniaco
23/01/2009, 17:06
O motor da conta dos giros sem problemas! No momento estou usando pneus recapados de 30" ....
Já achei o cambio da Toy 4 marchas mas o dificil é achar a caixa de transferencia!
Alguém ai já adaptou cambios de outro carro? Tipo Hilux, D20, F1000....???
Como eu não faço trilhas pesadas pois só uso o carro para ir pra chacara e coisas do genero, não me faz falta a reduzida, eu queria mesmo é colocar um cambio bom de 5 marchas e deixar o resto como está! Arrumando só o diferencial dianteiro.
O problema é seus pneus serem 30" se não me engano a da minha band é 31"...
Deve ser por causa disso.
Sobre a caixa de marchas uma opção boa seria o cambio clarck 240V da F1000 q é 5 marchas crawler (1 marcha bem curta e 5 marcha 1:1) e colocar a relação de diferencial 11x35, acho q ficaria bom para pista, mas sobre trilha não sei dizer bem se fica bom.
Valeu
mecamaniaco
23/01/2009, 23:27
Valeu colega! Vou dar uma olhada nos desmanches semana q vem para ver os preços.
E se vc quizer deixar o 4x4 tbm tem a opçao de instalar a t-case da band com reduzida e colocar o diferencial flutuante com a relação 11x35.
Mas tbm acho q ficaria muito caro...
Valeu
mecamaniaco
25/01/2009, 18:26
Eu quero mesmo é deixar o 4x4 funcionando, até prq eu o uso sempre que vou a chacara, pescaria etc....
Vou só esperar semana que vem para começar a correr atrás dessas peças.
Mas aí vc teria q ver qual vale mais a pena.
O cambio clarck 240V + t-case da band com reduzida e diferencial flutuante com relação 11x35, ou o cambio da band 5 marchas com reduzida e o diferencial flutuante com a mesma relação 10x37 ou 11x35, isso vai depender da grana q disponibilizar e a velocidade final q deseja alcançar...
Valeu
mecamaniaco
25/01/2009, 19:10
Eu gostaria de poder viajar a uns 100 ou 120 km/h sem ter que acelerar demais, manter essa velocidade a no maximo uns 2500 rpm.
Eva pensando em colocar o cambio de 4m com reduzida e colocar uma relação mais longa. O problema dessa caixa que eu uso é que, se eu alongar demais eu ficarei com pouca força para subir ladeiras no 4x4 ou então ela ficará muito xoxa na hora que colocar a 4 marcha pois meu cambio é seco e existe uma diferênça ENORME entre a 3 e a 4 marcha, além dela não ter reduzida.
Já pensei em trocar o carro todo, mas não quero me desfazer dela pois adoro ficar fuçando nisso.
Então somos dois.
Estou na mesma situação que vc. kkkk
Ter um carro q ande a 100 ou 120km/h sem forçar muito e nem gastar muito...
Valeu
mecamaniaco
25/01/2009, 20:31
Já tinha esquecido do fato dela ficar bem BEBERRONA com esse cambio reduzido... Mas tenho certeza que no final vai ficar show, independentemente da escolha que eu fizer.
Acho que basta pesquisar antes de executar, até prq não tenho dinheiro sobrando! aeuheuhaueh
Em tempo: Minha band usa pneus Scorpion A/T 245/70 R16 (originais da Ranger). Quando mudei dos antigos 750x16 para esses, não senti diferença significativa em velocidade final, apenas em estabilidade e conforto.
Abraços,
CAPT GOTTLIEB
14/12/2019, 11:14
Caixas de CÂMBIO do TOYOTA Bandeirante:
Relações do câmbio 4 marchas seco: (até 1982) - T-Case só para 4x2 e 4x4, sem reduzida
1ª marcha - 5,41 : 1 (SECA) - TRATOR
2ª marcha - 3,12 : 1 (SECA)
3ª marcha - 1,77 : 1 (sincronizada)
4ª marcha - 1,00 : 1 (sincronizada)
Ré - 5,44 : 1
Diferencial 9x37 (algumas mais antigas e talvez opcional) ou 10x37
Relação do câmbio 4 marchas sincronizado: (de 1983 até 1992) T-Case com Reduzida
1ª marcha - 4,92 : 1
2ª marcha - 2,64 : 1
3ª marcha - 1,52 : 1
4ª marcha - 1,00 : 1
Diferencial 10x37
Relação do câmbio 5 marchas: (a partir de 1993)
1ª marcha - 4,92 : 1
2ª marcha - 2,64 : 1
3ª marcha - 1,52 : 1
4ª marcha - 1,00 : 1
5ª marcha - 0,86 : 1
Diferencial 10x37 (motor Mercedes-Benz e motor 14B)
Diferencial 9x37 (Pickup com câmbio 5 marchas e motor Toyota 14B ou opcional)
Até 81 o Bandeirante vinha com câmbio de 4 marchas e sem reduzida. Esse câmbio tem a 1.ª e 2.ª marchas secas e 3.ª e 4.ª sincronizadas. Por não ter a reduzida, a 1.ª marcha é bem curta (TRATOR). Nessa configuração, o diferencial fica centralizado no eixo traseiro.
A partir de 83 até 92 o Bandeirante vinha com câmbio de 4 marchas todas sincronizadas e T-case com reduzida. O diferencial fica deslocado para a direita no eixo traseiro.
A partir de 93 o Bandeirante recebeu o câmbio de 5 marchas.
T-case (transfer case) - só ganhou Reduzida a partir de 1983
Sem a reduzida acionada a transmissão é 1:1.
Com a reduzida acionada a transmissão do eixo entalhado para T-case e cardãs é de 1 : 1,992. A redução de qualquer marcha quase dobra!
Então a 1ª marcha que tem relação 4,92 : 1 com a reduzida acionada fica 9,8 : 1. Lembrar que a 1ª TRATOR no câmbio seco é de 5,41 : 1. Percebe-se que realmente a reduzida aumenta muito a força do Jipe, pois praticamente dobra a redução de qualquer marcha.
Relações do câmbio de 4 M sincronizado com reduzida engatada
1ª marcha = 4,92:1 / com RDZ = 9,8:1
2ª marcha = 2,64:1 / com RDZ = 5,25:1 (quase igual à 1ª Trator)
3ª marcha = 1,52:1 / com RDZ = 3,0:1
4ª marcha = 1:1 / com RDZ = 1,99:1
Reduzida = 1,992:1
CAPT GOTTLIEB
15/12/2019, 12:12
Câmbio do Caminhão Mercedinho 608D e comparação com Jipe Toyota Bandeirante (4M seco, 4M sinc e 5M)
O Caminhão Mercedes-Benz 608D (1972 – 1988) motor OM-314 tinha a seguinte transmissão:
Diferencial (10x43); relação 4,3:1
Câmbio (5 marchas sincronizadas + RÉ)
1ª Marcha = 7,31:1
2ª Marcha = 4,23:1
3ª Marcha = 2,53:1
4ª Marcha = 1,55:1
5ª Marcha = 1,00:1
Marcha RÉ = 7,14:1
O 608D fabricado na Argentina começou com outro câmbio. Talvez tenha sido usado no Brasil também.
1ª Marcha = 6,71:
2ª Marcha = 3,88:1
3ª Marcha = 2,32:1
4ª Marcha = 1,42:1
5ª Marcha = 1,00:1
Marcha RÉ = 6,55:1
JIPE TOYOTA BANDEIRANTE
Relações do câmbio 4 marchas seco (até 1981):
1ª marcha - 5,41 : 1 (SECA) - TRATOR
2ª marcha - 3,12 : 1 (SECA)
3ª marcha - 1,77 : 1 (sincronizada)
4ª marcha - 1,00 : 1 (sincronizada)
Ré - 5,44 : 1
Diferencial 9x37 (algumas antigas ou opcional)
Diferencial 10x37 ; relação = 3,7:1
Relação do câmbio 4 marchas sincronizado (1982-1992):
1ª marcha - 4,92 : 1
2ª marcha - 2,64 : 1
3ª marcha - 1,52 : 1
4ª marcha - 1,00 : 1
Diferencial 10x37 ; relação = 3,7:1
Relação do câmbio 5 marchas: (1993 até 2001)
1ª marcha - 4,92 : 1
2ª marcha - 2,64 : 1
3ª marcha - 1,52 : 1
4ª marcha - 1,00 : 1
5ª marcha - 0,86 : 1
Diferencial 10x37 (motor Mercedes-Benz e Toyota 14B) ; relação = 3,7:1
Diferencial 9x37 (Pickup motor Toyota 14B ou opcional) ; relação = 4,11
Em 2017 vi uma pick-up Bandeirante num comércio de carros usados em Amparo. Era 1965 e custava R$ 10.000,00. Fui ver de perto e conversar com o vendedor. O veículo estava rodando, tinha tido um só dono, um sitiante idoso que acabara de falecer. Foi retirado da fábrica com tração 4x2 opcional, tinha ainda o velho motor OM324, vulgo “maçarico”, pneus lameiros meia-vida e o estado de conservação era um tanto precário. O câmbio seco havia quebrado muitos anos atrás e o sitiante adaptou um câmbio de 5 marchas, sincronizado do caminhão MB 608D. A pick-up ficou mais de três meses exposta, inúmeras pessoas foram ver, mas ninguém se interessava, pois não era 4x4, além de ter outros problemas. Todavia acabou sendo vendida, provavelmente com redução de preço.
Este câmbio do caminhão 608D deixou a pick-up com 5 marchas sincronizadas, porém muito mais curto que o câmbio seco de 4 marchas. Certamente a 1ª marcha (7,31:1) só deve ter sido usada como TRATOR e muito mais curta que a original (5,41:1). A 2ª marcha (4,23:1) deve ter sido a marcha inicial. Imagino que o sitiante deve ter encontrado um câmbio de 608D usado, por bom preço e decidiu colocá-lo na sua pick-up. Realmente trocou um câmbio de 4 marchas seco por um de 5 marchas sincronizado, porém a 1ª continuou TRATOR (mais curta ainda) e as demais marchas também, exceto a 5ª e 4ª marchas que eram 1:1 nos dois câmbios. E assim esta velha pick-up Band 4x2 rodou por décadas.
Foi vantagem esta adaptação?
570167 Câmbio Toyota Band 4M seco (T-case sem reduzida)
570168 Câmbio Toyota Band 4M sincronizado (T-case com Reduzida)
570169 Câmbio Toyota Band 5M
570170 570171 570172 Câmbio 5M caminhão MB 608D (Não há T-case)
CAPT GOTTLIEB
18/01/2021, 23:33
A maioria dos caminhões MB 608D têm relação coroa/pinhão 10x43. Bem mais curta que o Bandeirante 10x37.
Grand Vinicius
20/01/2021, 12:22
...Este câmbio do caminhão 608D deixou a pick-up com 5 marchas sincronizadas, porém muito mais curto que o câmbio seco de 4 marchas. Certamente a 1ª marcha (7,31:1) só deve ter sido usada como TRATOR e muito mais curta que a original (5,41:1). A 2ª marcha (4,23:1) deve ter sido a marcha inicial. Imagino que o sitiante deve ter encontrado um câmbio de 608D usado, por bom preço e decidiu colocá-lo na sua pick-up. Realmente trocou um câmbio de 4 marchas seco por um de 5 marchas sincronizado, porém a 1ª continuou TRATOR (mais curta ainda) e as demais marchas também, exceto a 5ª e 4ª marchas que eram 1:1 nos dois câmbios. E assim esta velha pick-up Band 4x2 rodou por décadas.
Foi vantagem esta adaptação?...Isso com pneu grandão deve ficar o bicho. A merda porém é a falta do 4x4... :sad:
CAPT GOTTLIEB
20/01/2021, 14:07
Isso com pneu grandão deve ficar o bicho. A merda porém é a falta do 4x4... :sad:
Com a primeira marcha 1:7,31 a reduzida é até dispensável, mas a ausência da tração 4x4 faz muita falta. Por isso ficou mais três meses para vender.
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