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  • #1
    Usuário Avatar de onduty
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    DUVIDA: Relaçao do cambio da band...




    Bom, eu estava baixando os manuais da band e reparei q a band com o cambio 3 e 4 sincronizado tem uma relação de marchas diferente com a q o pessoal daqui diz.

    Eu pesquisei e constatei q a relação da 1 marcha da band é 4,925:1 , mas no manual mostra q é 5,07:1.

    Agora qual é o certo ???

    E lembrando q as relações são todas diferentes no manual



    Sei q tem muitos topicos a respeito disso, mas essa duvida me pegou todo. kkk


    Valeu
    Primeira viagem com a band, dia 28 de abril de 2010.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=42857
    Instalando DH e hidrovácuo

  • #2
    Usuário Avatar de Torezan
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    Achei no mínimo estranho sua descoberta, qual foi a fonte? Ainda acho que a diferença é entre o câmbio seco e o sincronizado, mas não posso ter certeza. Existe diferença nítida ao se dirigir dois veículos equipados com os diferentes câmbios, talvez seja isto.
    Abraços,

  • #3
    Usuário Avatar de onduty
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    Santo antonio de jesus/BA
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    Eu achei no site www.toyoteiros.com.br no manual de serviço da band.

    Vou tentar postar aqui...


    Valeu

    PS: segue o anexo da pagina do manual de serviço.
    Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: doc Doc1.doc (137.0 KB)

      Número de Download 331 .

    4X4 Brasil Razão: anexar o documento
    Primeira viagem com a band, dia 28 de abril de 2010.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=42857
    Instalando DH e hidrovácuo

  • #4
    Usuário Avatar de Torezan
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    Caro colega,
    O manual que você anexou, pelo que podemos notar na foto, é referente às Bandeirante até 1979, o que eu me refiro, traz as relações dos modelos de 1984 em diante, portanto, é normal haver essa diferença afinal, acredito que não se trata do mesmo câmbio.
    Abraços,

  • #5
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    Onduty
    É que teu cambio não tem reduzida , então a primeira obrigatoriamente tem que ser mais reduzida.
    As Band acima de 82 passaram a ter a tranferencia com reduzida , e todas as marchas sincronizadas. As antigas tinham a 1ª e 2ª seca.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #6
    Para tirar a Duvida, se o cambio estiver aberto, conta as engrenagens...
    Ai tera certeza da relação...

    Abraços...

  • #7
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Caixas de CÂMBIO do TOYOTA Bandeirante:


    Relações do câmbio 4 marchas seco: (até 1982) - T-Case só para 4x2 e 4x4, sem reduzida
    1ª marcha - 5,41 : 1 (SECA) - TRATOR
    2ª marcha - 3,12 : 1 (SECA)
    3ª marcha - 1,77 : 1 (sincronizada)
    4ª marcha - 1,00 : 1 (sincronizada)
    Ré - 5,44 : 1
    Diferencial 9x37 (algumas mais antigas e talvez opcional) ou 10x37

    Relação do câmbio 4 marchas sincronizado: (de 1983 até 1992) T-Case com Reduzida
    1ª marcha - 4,92 : 1
    2ª marcha - 2,64 : 1
    3ª marcha - 1,52 : 1
    4ª marcha - 1,00 : 1
    Diferencial 10x37

    Relação do câmbio 5 marchas: (a partir de 1993)
    1ª marcha - 4,92 : 1
    2ª marcha - 2,64 : 1
    3ª marcha - 1,52 : 1
    4ª marcha - 1,00 : 1
    5ª marcha - 0,86 : 1
    Diferencial 10x37 (motor Mercedes-Benz e motor 14B)
    Diferencial 9x37 (Pickup com câmbio 5 marchas e motor Toyota 14B ou opcional)

    Até 81 o Bandeirante vinha com câmbio de 4 marchas e sem reduzida. Esse câmbio tem a 1.ª e 2.ª marchas secas e 3.ª e 4.ª sincronizadas. Por não ter a reduzida, a 1.ª marcha é bem curta (TRATOR). Nessa configuração, o diferencial fica centralizado no eixo traseiro.
    A partir de 83 até 92 o Bandeirante vinha com câmbio de 4 marchas todas sincronizadas e T-case com reduzida. O diferencial fica deslocado para a direita no eixo traseiro.
    A partir de 93 o Bandeirante recebeu o câmbio de 5 marchas.

    T-case (transfer case) - só ganhou Reduzida a partir de 1983
    Sem a reduzida acionada a transmissão é 1:1.
    Com a reduzida acionada a transmissão do eixo entalhado para T-case e cardãs é de 1 : 1,992. A redução de qualquer marcha quase dobra!
    Então a 1ª marcha que tem relação 4,92 : 1 com a reduzida acionada fica 9,8 : 1. Lembrar que a 1ª TRATOR no câmbio seco é de 5,41 : 1. Percebe-se que realmente a reduzida aumenta muito a força do Jipe, pois praticamente dobra a redução de qualquer marcha.

    Relações do câmbio de 4 M sincronizado com reduzida engatada
    1ª marcha = 4,92:1 / com RDZ = 9,8:1
    2ª marcha = 2,64:1 / com RDZ = 5,25:1 (quase igual à 1ª Trator)
    3ª marcha = 1,52:1 / com RDZ = 3,0:1
    4ª marcha = 1:1 / com RDZ = 1,99:1
    Reduzida = 1,992:1
    4X4 Brasil
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #8
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Câmbio do Caminhão Mercedinho 608D e comparação com Jipe Toyota Bandeirante (4M seco, 4M sinc e 5M)

    O Caminhão Mercedes-Benz 608D (1972 – 1988) motor OM-314 tinha a seguinte transmissão:

    Diferencial (10x43); relação 4,3:1

    Câmbio (5 marchas sincronizadas + RÉ)
    1ª Marcha = 7,31:1
    2ª Marcha = 4,23:1
    3ª Marcha = 2,53:1
    4ª Marcha = 1,55:1
    5ª Marcha = 1,00:1
    Marcha RÉ = 7,14:1

    O 608D fabricado na Argentina começou com outro câmbio. Talvez tenha sido usado no Brasil também.

    1ª Marcha = 6,71:
    2ª Marcha = 3,88:1
    3ª Marcha = 2,32:1
    4ª Marcha = 1,42:1
    5ª Marcha = 1,00:1
    Marcha RÉ = 6,55:1

    JIPE TOYOTA BANDEIRANTE

    Relações do câmbio 4 marchas seco (até 1981):
    1ª marcha - 5,41 : 1 (SECA) - TRATOR
    2ª marcha - 3,12 : 1 (SECA)
    3ª marcha - 1,77 : 1 (sincronizada)
    4ª marcha - 1,00 : 1 (sincronizada)
    Ré - 5,44 : 1
    Diferencial 9x37 (algumas antigas ou opcional)
    Diferencial 10x37 ; relação = 3,7:1

    Relação do câmbio 4 marchas sincronizado (1982-1992):
    1ª marcha - 4,92 : 1
    2ª marcha - 2,64 : 1
    3ª marcha - 1,52 : 1
    4ª marcha - 1,00 : 1
    Diferencial 10x37 ; relação = 3,7:1

    Relação do câmbio 5 marchas: (1993 até 2001)
    1ª marcha - 4,92 : 1
    2ª marcha - 2,64 : 1
    3ª marcha - 1,52 : 1
    4ª marcha - 1,00 : 1
    5ª marcha - 0,86 : 1
    Diferencial 10x37 (motor Mercedes-Benz e Toyota 14B) ; relação = 3,7:1
    Diferencial 9x37 (Pickup motor Toyota 14B ou opcional) ; relação = 4,11

    Em 2017 vi uma pick-up Bandeirante num comércio de carros usados em Amparo. Era 1965 e custava R$ 10.000,00. Fui ver de perto e conversar com o vendedor. O veículo estava rodando, tinha tido um só dono, um sitiante idoso que acabara de falecer. Foi retirado da fábrica com tração 4x2 opcional, tinha ainda o velho motor OM324, vulgo “maçarico”, pneus lameiros meia-vida e o estado de conservação era um tanto precário. O câmbio seco havia quebrado muitos anos atrás e o sitiante adaptou um câmbio de 5 marchas, sincronizado do caminhão MB 608D. A pick-up ficou mais de três meses exposta, inúmeras pessoas foram ver, mas ninguém se interessava, pois não era 4x4, além de ter outros problemas. Todavia acabou sendo vendida, provavelmente com redução de preço.

    Este câmbio do caminhão 608D deixou a pick-up com 5 marchas sincronizadas, porém muito mais curto que o câmbio seco de 4 marchas. Certamente a 1ª marcha (7,31:1) só deve ter sido usada como TRATOR e muito mais curta que a original (5,41:1). A 2ª marcha (4,23:1) deve ter sido a marcha inicial. Imagino que o sitiante deve ter encontrado um câmbio de 608D usado, por bom preço e decidiu colocá-lo na sua pick-up. Realmente trocou um câmbio de 4 marchas seco por um de 5 marchas sincronizado, porém a 1ª continuou TRATOR (mais curta ainda) e as demais marchas também, exceto a 5ª e 4ª marchas que eram 1:1 nos dois câmbios. E assim esta velha pick-up Band 4x2 rodou por décadas.
    Foi vantagem esta adaptação?

    -cambio-4m-seco-aab.jpg Câmbio Toyota Band 4M seco (T-case sem reduzida)

    -cambio-4m-sinc-aac.jpg Câmbio Toyota Band 4M sincronizado (T-case com Reduzida)

    -cambio-5-marchas-aac.jpg Câmbio Toyota Band 5M

    -gearbox-608d-1-.jpg -gearbox-608d-2-.jpg -gearbox-608d-3-.jpg Câmbio 5M caminhão MB 608D (Não há T-case)
    4X4 Brasil
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #9
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
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    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    ...Este câmbio do caminhão 608D deixou a pick-up com 5 marchas sincronizadas, porém muito mais curto que o câmbio seco de 4 marchas. Certamente a 1ª marcha (7,31:1) só deve ter sido usada como TRATOR e muito mais curta que a original (5,41:1). A 2ª marcha (4,23:1) deve ter sido a marcha inicial. Imagino que o sitiante deve ter encontrado um câmbio de 608D usado, por bom preço e decidiu colocá-lo na sua pick-up. Realmente trocou um câmbio de 4 marchas seco por um de 5 marchas sincronizado, porém a 1ª continuou TRATOR (mais curta ainda) e as demais marchas também, exceto a 5ª e 4ª marchas que eram 1:1 nos dois câmbios. E assim esta velha pick-up Band 4x2 rodou por décadas.
    Foi vantagem esta adaptação?...
    Isso com pneu grandão deve ficar o bicho. A merda porém é a falta do 4x4...
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #10
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    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Isso com pneu grandão deve ficar o bicho. A merda porém é a falta do 4x4...
    Com a primeira marcha 1:7,31 a reduzida é até dispensável, mas a ausência da tração 4x4 faz muita falta. Por isso ficou mais três meses para vender.
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #11
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    A maioria dos caminhões MB 608D têm relação coroa/pinhão 10x43. Bem mais curta que o Bandeirante 10x37.
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