Ver Versão Completa : Problemas de Direção com suzuki
Alfredo Stavale
28/11/2008, 13:51
Pessoal, estou com um problema na direção do Jimny que não consigo saber o que é.
há um tempo atras venho achando a direção meio pesada e ai resolvi desconectar o amortecedor de direção, melhorou mas não resolveu continua meio pesada. achei que poderia ser bumsteers pela altura do carro, coisa não creio pois nunca tive esse problemas antes e já levantei o carro faz tempo. alem do mais, eu no caminho do trabalho passo por um desnivel que se vier rápido tira as rodas do chão. passo por ali propositalmente rápido na procura do volante ter alguma alteração da trajetória( caracterizando o bumsteers) e o assim volante puxar pra algum lado, mas nada acontece. o fato é se eu passar por quebra molas com as duas rodas ao mesmo tempo nada acontece(quase nada:mrgreen:) se passar com uma roda de cada vez o volante puxa bastante. não estou falando de puxadinha não. falo puxar ao ponto de incomodar mesmo. até mesmo se passar por um bueiro um pouco mais baixo e puxar a direção.
noto que andando na cidade qualquer oscilação do solo meu volante balança, fato que não ocorria. percebo também que ao girar o volante e fazendo uma volta completa , ao soltar a direção ele volta 1/2 volta ou quase isso. reparo tambem que andando em rua inclinada tenho que ficar segurando demasiadamente a direção se não o carro vai descendo indo em direção ao meio fio. certas ruas percebo que seguro quase 1/4 de volta pra compensar a inclinação da pista. olhando de dentro do carro, reparei que para "mexer" as rodas tenho que girar muito o volante e se soltar o volante, volta quase que pra posição original. me parece algo com uma folga ou segurando a direção. imagine 1/4 de volta(algo em torno de 15minutos) e sentir pressão de estar esterçando, mas não do pneu. de alguma coisa lá dentro, e o pneu não se mexe.
eu não sei quais componentes da direção eu posso verificar. alguem tem ideia? o que devo começar a ver? é difícil explicar...
Obrigado quem puder me ajudar!
Tiago & Jimny
01/12/2008, 16:28
Pessoal, estou com um problema na direção do Jimny que não consigo saber o que é.
há um tempo atras venho achando a direção meio pesada e ai resolvi desconectar o amortecedor de direção, melhorou mas não resolveu continua meio pesada. achei que poderia ser bumsteers pela altura do carro, coisa não creio pois nunca tive esse problemas antes e já levantei o carro faz tempo. alem do mais, eu no caminho do trabalho passo por um desnivel que se vier rápido tira as rodas do chão. passo por ali propositalmente rápido na procura do volante ter alguma alteração da trajetória( caracterizando o bumsteers) e o assim volante puxar pra algum lado, mas nada acontece. o fato é se eu passar por quebra molas com as duas rodas ao mesmo tempo nada acontece(quase nada:mrgreen:) se passar com uma roda de cada vez o volante puxa bastante. não estou falando de puxadinha não. falo puxar ao ponto de incomodar mesmo. até mesmo se passar por um bueiro um pouco mais baixo e puxar a direção.
noto que andando na cidade qualquer oscilação do solo meu volante balança, fato que não ocorria. percebo também que ao girar o volante e fazendo uma volta completa , ao soltar a direção ele volta 1/2 volta ou quase isso. reparo tambem que andando em rua inclinada tenho que ficar segurando demasiadamente a direção se não o carro vai descendo indo em direção ao meio fio. certas ruas percebo que seguro quase 1/4 de volta pra compensar a inclinação da pista. olhando de dentro do carro, reparei que para "mexer" as rodas tenho que girar muito o volante e se soltar o volante, volta quase que pra posição original. me parece algo com uma folga ou segurando a direção. imagine 1/4 de volta(algo em torno de 15minutos) e sentir pressão de estar esterçando, mas não do pneu. de alguma coisa lá dentro, e o pneu não se mexe.
eu não sei quais componentes da direção eu posso verificar. alguem tem ideia? o que devo começar a ver? é difícil explicar...
Obrigado quem puder me ajudar!
Alfredo, meu carro tbm é bem sensível o volante cara, sempre que a rua está desnivelada tenho que ficar consertando o carro, mas não chego a fazer força.
inclusive, ao frear o carro, se o asfalto for irregular o carro tende a ir para o lado mais baixo do desnível. Isto é normal do Jimny.
Creio que sua força adicional deva ser pelo pneu maior que pode estar sobrecarrecando a bomba hiodráulica.
Tente trocar o óleo da direção. Ele pode estar bem velho e com bastante partículas. Acoselho tbm limpar a bomba, mas sem desmonta-la, pois se não terá que comprar as juntas da mesma.
Após a limpeza e ter colocado óleo hidráulico próprio veja como ficará.
Meu carro tem um comportamento diferente para um dos lados que eu não consigo me lembrar se é o direito ou o esquerdo agora. Ao esterçar o jogo totalmente, um dos lados volta rápido(normal) mais o outro é mais leve. Acho que isso se dá pelo tipo de conjuto da direção do jimny que pega apenas em uma roda na frente com uma barra ligando as duas por trás do eixo, diferente da land por exemplo que a bomba empurra uma barra ligada as duas rodas.
Seu carro está com estas barras modificadas e por isso pode estar apresentando um comportamento diferente. Agora se antes era macia a direção e agora está dura, sem o carro ter desalinhado ou qualquer outro evento... Pode ir direto na bomba.
ricardo sabóia
01/12/2008, 17:14
A primeira coisa ser feita,é procurar folgas no sistema de direção(caixa,pivôs,rolamentos dos munhões,buchas dos links,panhard),depois conferir o alinhamento.Agora,várias coisas podem fazer com que o carro puxe + p/um lado que outro,desde simples calibragem e desgaste de pneus,até em alguns casos o eixo dianteiro empenado.Esses problemas de instabilidade,shimmy,etc,etc,...só se resolvem com uma verificação "pente fino" e muita paciência !
Abs, Ricardo.
alvaro... isso que vc relata é exatamete o bumbsteer.... quando se passa com as duas num quebra mola o efeito é menos intenso, mas quando se passa na diagonal ( ou seja.. apenas um lado da suspensao trabalha) ae é que sente-se com maior intensidade.. nao tem lero-lero.. vai ter que usar higsteer ou dropped pitman e corrigir a panhard senao nada resolverá... pode usar até amortecedor de direcao de caminhao que vai dar o mesmo problema
quanto a direcao nao voltar apos uma curva isso é efeito do CASTER que deve ter ficado zerado ou até mesmo positivo após o lift da suspensao.. quanto ao caster, a solucao vc já conhece e sabe como conseguir...hehehehehe
Tiago..
o fato do seu jimny puxar p/ um dos lados quando freia nao tem absolutamente nada a ver com o fato da barra de direcao ser ligada diretamente ao munhao direito.. se seu carro tá puchando é pq seu freio tá segurando com mais forca uma das pincas ou as buchas do seu link dianteiro estao estouradas de um lado..
sobre o oleo da bomba hidraulica, se tiver particulas de metal nele nao adianta só trocar.. se tem limalhas é pq algo "moeu" lá dentro ( bomba ou setor) e precisa ser desmontado p/ ver o que desgastou...
T+
T+
Alfredo Stavale
02/12/2008, 11:20
alvaro... isso que vc relata é exatamete o bumbsteer.... quando se passa com as duas num quebra mola o efeito é menos intenso, mas quando se passa na diagonal ( ou seja.. apenas um lado da suspensao trabalha) ae é que sente-se com maior intensidade.. nao tem lero-lero.. vai ter que usar higsteer ou dropped pitman e corrigir a panhard senao nada resolverá... pode usar até amortecedor de direcao de caminhao que vai dar o mesmo problema
quanto a direcao nao voltar apos uma curva isso é efeito do CASTER que deve ter ficado zerado ou até mesmo positivo após o lift da suspensao.. quanto ao caster, a solucao vc já conhece e sabe como conseguir...hehehehehe
Tiago..
o fato do seu jimny puxar p/ um dos lados quando freia nao tem absolutamente nada a ver com o fato da barra de direcao ser ligada diretamente ao munhao direito.. se seu carro tá puchando é pq seu freio tá segurando com mais forca uma das pincas ou as buchas do seu link dianteiro estao estouradas de um lado..
sobre o oleo da bomba hidraulica, se tiver particulas de metal nele nao adianta só trocar.. se tem limalhas é pq algo "moeu" lá dentro ( bomba ou setor) e precisa ser desmontado p/ ver o que desgastou...
T+
T+
Valeu pela dica fabil, mas nome é alfredo.
o caster do meu carro, a ultima vez que eu medi está em 3º15" posso até levantar mais o carro sem problemas de caster pois o normal é 1º50"
quando digo da direção não voltar, não é fazendo curva. eu já medi tou in, toe out. tudo no esquema.
shimmy meu carro nunca teve.
bem, valeu pela ajuda ai pessoal!
assim que eu solucionar vou informa-los.
abraço!
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