Ver Versão Completa : ranger 2000 cd 4x4 turbo diesel
esbaptista
24/11/2008, 14:35
Boa tarde Galera,
Preciso muito da opniao dos amigos experientes. Acabei de comprar uma ranger e ja tive o primeiro problema ! Peguei a pkp na sexta e no domingo a noite tive que coloca-la em um guincho pq parou na estrada !!!
Vinha de Indaiatuba / Campinas (+-20km) quando percebo que o ponteiro do voltimetro caiu e a luz da bateria acendeu. Como nao percebi nenhuma alteracao no carro pensei em chegar até um posto e parar. Quando fui chegando no posto a pkp ficou sem freios e a direção dura pra caramba. Parei, abri a tampa do motor, e parcebi uma correia solta, meio comida/desfiada. Liguei pro guincho e voltei pra casa de carona !!! :parede:
Hoje fui até o estacionamento que me vendeu, em Campinas, para ver o que havia acontecido. O mecanico disse que estourou a bomba d´agua e que isso não da para prever, bla, bla, bla, bla...
Pergunto para os experientes colegas:
1) o que devo revisar neste carro ?
2) o que o estacionamento deve me dar arrumado e o que eu devo pagar?
3) o que fazer e quando fazer para manter esta pkp direitinho?
Muito obrigado !!! :concordo:
DieselPower
24/11/2008, 14:44
1) o que devo revisar neste carro ?
2) o que o estacionamento deve me dar arrumado e o que eu devo pagar?
3) o que fazer e quando fazer para manter esta pkp direitinho?
1- Troque todas as correias, esticadores, óleos (caixa, CT, diferenciais), filtros (óleo do motor, diesel, ar).
2- Desculpe, mas não entendi sua pergunta.
3- Realize manutenção preventiva, seguindo as orientações do manual do proprietário.
Esbaptista!
Também aconteceu comigo: estava na estrada na primeira viagem e a bomba d'água estourou. A polia corre e acaba desfiando a correia poli "V", que é responsável por acionar a bomba d'água, direção hidráulica, ar condicionado e alternador, etc.
Dependendo da quilometragem acontece sim.
Com relação à revisão: depende da quilometragem. A minha tem 150.000 km. Revisões: correia dentada com esticador, correia poli "V", óleos das transmissões (CT, caixa de marcha e diferencial), borrachas da suspensão, amortecedores, embreagem, alinhamento e balanceamento de rodas, freios, rolamentos de rodas, sistema de arrefecimento.
Não dá para fazer tudo de uma vez. Mas dê preferência para a correia dentada porque se arrebentar faz um estrago.
Talvez eu tenha esquecido alguma coisa, mas tenho certeza que os colegas irão acrescentar.
Com relação a o quê fazer e quando, deves consultar o manual. Se não tiveres, dá uma pesquisada no Forum que você encontrará muita coisa.
A segunda pergunta confesso que não entendi.
Abraços.
esbaptista
24/11/2008, 14:52
2- Desculpe, mas não entendi sua pergunta.
Quando vc compra um carro usado imagino que o estacionamento/agência tenha algumas obrigações e como eu não achei nenhuma regulamentação, gostaria de saber a experiência da galera.
Obrigado DP :concordo:
Quando vc compra um carro usado imagino que o estacionamento/agência tenha algumas obrigações e como eu não achei nenhuma regulamentação, gostaria de saber a experiência da galera.
Obrigado DP :concordo:
O que eu posso esclarecer pelo meu pouco conhecimento é que veículo usado só tem garantia de motor e caixa (por três meses se não me engano). Porém motor você deve compreender somente o bloco, ou seja, bomba d'água não tem garantia. Entretanto, não custa fazer uma reclamação junto ao vendedor afinal, o que vier é lucro.
Abraços.
DieselPower
24/11/2008, 15:01
Quando vc compra um carro usado imagino que o estacionamento/agência tenha algumas obrigações e como eu não achei nenhuma regulamentação, gostaria de saber a experiência da galera.
Obrigado DP :concordo:
A maioria das garagens da garantia de 3 meses para motor, caixa e diferencial...
Agora, tem que ver o que você negociou, tem contrato? Se tiver, da uma lidinha...
Caso ele tenha dado esta garantia, da para "tentar" o ressarcimento do valor gasto no conserto.
Abraço.
Carros usados comprados em agências tem garantia de 3 meses de motor e caixa. Portanto eles deveriam arcar com a conta da bomba d'água + correia poli V.
Pequeno jr
24/11/2008, 15:25
) o que devo revisar neste carro ?
Aqui no DF, quando se adquire um carro em boas lojas, elas costumam entregar com uma revisão de correias, tensionadores, óleos de motor e cambio. Além disso, verifique o de praxe como pastilhas, suspensão. A mais que isso é ficar
2) o que o estacionamento deve me dar arrumado e o que eu devo pagar?
No caso, ela tem que arcar com tudo o que ocorreu e ai, acho bom vc já falar também da revisão do carro.
3) o que fazer e quando fazer para manter esta pkp direitinho?
- Oleo +Filtro de Oleo + Filtro de Diesel a cada no máximo 7.000km/rodados. Eu troco a cada 5.000km e meu motor já passou dos 320.000km/rodados sendo ele ainda original.
- Correias e tensionadores paralelos troca a cada 50.000km. Se for originais 80.000
- Oleo de cambio, caixa, diferencial devem ser trocados no que manda o manual;
- Ao ligar e desligar dentro de cidade deixe-a funcionando entre 20 e 30 segundos. Em estradas depois de boas aceleradas é bom deixar 1 minuto ela funcionando para lubrificar a turbina;
- Costume ligar a tração Hi no minimo a cada 15 dias e ande por volta de 30 metros com ela ligada. Pare, acione a Low e ande 5metros depois volte tudo para 4x2. Isso evita possíveis problemas. Se vc vai usar efetivamente a tração nem precisa disso. A minha nunca deu problema nela desde que passei a usar constantemente(para não dizer semanalmente) nos ultimos 4 anos.
No mais é usar mesmo .... esses dai são cuidados básicos.
Tem alguns textos da galera do forum mostrando como deve ser a manuntençao, revisão e outras coisas mais no forum. utilize a ferramenta de busca que vc vai achar muita coisa boa.
Boa sorte com a viatura
-
aoliveira
24/11/2008, 18:15
O que eu posso esclarecer pelo meu pouco conhecimento é que veículo usado só tem garantia de motor e caixa (por três meses se não me engano). Porém motor você deve compreender somente o bloco, ou seja, bomba d'água não tem garantia. Entretanto, não custa fazer uma reclamação junto ao vendedor afinal, o que vier é lucro.
Abraços.
Posso estar enganado, mas até onde eu sei pelo código de defesa do consumidor a garantia é de 90 dias abrangendo TUDO, se a loja oferece 90 dias de motor e caixa esses 90 dias são contados a partir do término dos 90 dias obrigatórios de garantia completa. É claro que as lojas e agências não dizem isso, dizem que é apenas 90 dias de motor e caixa mas se for fazer valer seus direitos eles terão que pagar tudo. Mas tente inicialmente negociar numa boa, se estiverem ruins de jogo procure o PROCON/Tribunal de pequenas causas/AdEvogados...hehehe :concordo:
Na minha opinião defeito da bomba dagua "é motor".
Mesmo porque a primeira consequencia da bomba dagua estragada é o motor na retifica.
Se tivesse fundido vc teria garantia, portanto se vc evitou que fundisse tambem da garantia (e um muito obrigado do lojista).
esbaptista
25/11/2008, 00:27
Posso estar enganado, mas até onde eu sei pelo código de defesa do consumidor a garantia é de 90 dias abrangendo TUDO, se a loja oferece 90 dias de motor e caixa esses 90 dias são contados a partir do término dos 90 dias obrigatórios de garantia completa. É claro que as lojas e agências não dizem isso, dizem que é apenas 90 dias de motor e caixa mas se for fazer valer seus direitos eles terão que pagar tudo. Mas tente inicialmente negociar numa boa, se estiverem ruins de jogo procure o PROCON/Tribunal de pequenas causas/AdEvogados...hehehe :concordo:
Boa noite pessoal,
Muito obrigado por todas as respostas, com certeza, todas me servem :concordo:
Quanto a garantia em carros usados, pesquisei mais a fundo e verifiquei algo parecido com o q AOLIVEIRA relatou. Temos o direito de garantia por 90 dias integral e ainda podemos devolver o carro em 30 dias e receber tudo o que gastamos (manutenção, taxas, etc), mas claro que as revendas não falam isso.
Felizmente a revenda onde comprei vai se responsabilizar manutenção, guincho, etc Agora vou pedir para o mecânico deles revisar os itens q vcs sugeriram e assim que voltar para minha mão vou pedir para o meu mecânico revisar/avaliar novamente. Desta forma acredito que estarei seguro (pelo menos dentro do possível).
Em algum tópico li que o motor 2.5 pode ser melhorado, alguem tem alguma dica?
Pequeno jr
25/11/2008, 11:32
Bicos Rasch.
Pesquisa no forum que tem a receita de bolo.
aoliveira
25/11/2008, 21:34
Bicos Rasch.
Pesquisa no forum que tem a receita de bolo.
Tem gente que só abre um pouco a bomba também, menor desempenho que os bicos Rasch mas beeeeem mais barato...hehehe. O problema de ambas as soluções é a fumaça preta, quem não liga é ótimo, eu não faço porque a fumaça preta me deixa constrangido :putz:
Mas como o Pequeno jr falou, pesquisa no forum que tem muita informação sobre ambas as opções. :concordo:
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