Conectar

Ver Versão Completa : kei-jidosha

cRiPpLe_rOoStEr
15/11/2008, 22:09
populares entre os fazendeiros e transportadores de cargas fracionadas japoneses, e vistos como uma alternativa mais confortável e segura aos quadriciclos, "trucks" kei importados de segunda mão do japão estão conquistando uma parcela do mercado americano de quadriciclos de trabalho e daqueles side-by-side... enquanto no japão já existem equipamentos específicos para melhorar a performance off-road dos modelos, os americanos se viram com peças de quadriciclos... com comprimento limitado pelas leis japonesas a 3,4m, largura de até 1,48m e altura de 2 metros, cilindrada máxima de 660cc e potência de até 64hp nas versões turbo, contam até com versões 4x4 e opção de câmbio automático, capacidade de carga entre 350 e 550 kg e equipamentos de conforto e segurança capazes de dar inveja aos 1.0 brasileiros...

portuga4x4
15/11/2008, 23:28
Aqui vai a minha contribuiçao

akio nishikawa
16/11/2008, 00:06
Eu já tive um desses lá no Japão. Um carrinho muito prático, economico e eficiente. Era versão 4x4 integral (para facilitar o uso na época do inverno, com neve), cambio manual, travas e vidros elétricos de fábrica e ar condicionado tb. de fábrica. Dá de 10 em muitos carrinhos básicos 1000. Os kei-jidousha japoneses são placa amarela, enquanto os veículos maiores são placas branca. Esse carrinho na foto abaixo era o meu, a 3 anos atrás. No estacionameto ao fundo, pode-se notar que a maioria dos veículos são kei.Pena que a legislação brasileira impõe tantas barreiras prá trazer carros usados como estes, tornando inviável essa possibilidade. Tive que doar o meu carrinho....:cry:

cRiPpLe_rOoStEr
16/11/2008, 02:09
dava para aproveitar a época do shaken e trazer ele desmontado como se fosse novo... ja vi uma nissan vanette que foi trazida nesse esquema...

akio nishikawa
16/11/2008, 07:50
Eu pensei em desmontar, trazer a mecanica, mas nao cabia no meu apto.uma pena....Meu irmao mandou uma moto Suzuki RM250 desmontada pelos correios, em caixas. Só não enviou os aros, o quadro ele cortou e quando tudo chegou aqui, ele montou, fez bastante trilhas e depois vendeu.

cRiPpLe_rOoStEr
17/11/2008, 04:56
Eu pensei em desmontar, trazer a mecanica, mas nao cabia no meu apto.uma pena....Meu irmao mandou uma moto Suzuki RM250 desmontada pelos correios, em caixas. Só não enviou os aros, o quadro ele cortou e quando tudo chegou aqui, ele montou, fez bastante trilhas e depois vendeu.

tempos atrás vi um subaru vivio rodando com motor de fiat uno, que continua econômico em função do peso e da faixa de rotação, e seria mais ou menos esse tipo de cabritagem que eu faria se pegasse um kei-jidosha usado, e dependendo da quantidade de alterações que eu fizesse poderia até licenciar como uma réplica nacional e pagar impostos de importação em um número bem menor de componentes... mas uma coisa que eu tenho vontade de fazer é uma réplica da subaru sambar de 1961 usando um motor 2t de alguma moto pequena, já que é FODA encontrar uma original para restaurar... outro modelo que me interessa é o samurai, daqueles primeirões com motor 2t... poucos são os que, fora do japão e da espanha (lá a santana motor chegou a fazer samurais com motor 2t até 550cc), se lembram das origens humildes do samurai...

君が代は
千代に八千代に
さざれ石の
いわおとなりて
こけのむすまで

akio nishikawa
17/11/2008, 12:32
Segue um site que encontrei com alguns desses keis.
http://www.twinriversatv.com/Web%20Pages/inventory.html

Olhem que show os acessórios:
http://www.twinriversatv.com/Web%20Pages/accessories.htm

file:///C:/DOCUME%7E1/AKIONI%7E1/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot.jpg

akio nishikawa
19/11/2008, 23:12
Olha o mini pajero e o pajero junior, belezinhas né!

diniz
23/11/2008, 08:22
Senhores

estou precisando de um carro reserva p/ fazer pequenas entregas e como não posso gastar muito to pensando na Asia Towner, na garagem de casa não caberia outra coisa de tamanho "normal" hehehe... vi que no RJ existe algumas a venda c/ gnv, aqui em SP não vi nenhuma a venda c/ o kit e gostaria de saber se alguem ja andou numa coisinha desses no gnv, se o motorzinho 3 cil dela da conta...

outra coisa, cabe outro motor nela? alguem ja viu alguma adaptada? de repente um APzinho ou 1.nada p/ facilitar a manutenção e possivel perda de potencia no gnv...

abs

cRiPpLe_rOoStEr
23/11/2008, 21:40
Senhores

estou precisando de um carro reserva p/ fazer pequenas entregas e como não posso gastar muito to pensando na Asia Towner, na garagem de casa não caberia outra coisa de tamanho "normal" hehehe... vi que no RJ existe algumas a venda c/ gnv, aqui em SP não vi nenhuma a venda c/ o kit e gostaria de saber se alguem ja andou numa coisinha desses no gnv, se o motorzinho 3 cil dela da conta...

outra coisa, cabe outro motor nela? alguem ja viu alguma adaptada? de repente um APzinho ou 1.nada p/ facilitar a manutenção e possivel perda de potencia no gnv...

abs

a towner é "gêmea" da daihatsu hijet antiga e da piaggio porter... a hijet ja teve versões 1.0 e 1.3 de 4 cilindros, e a porter até uma 1.4 diesel... mas no brasil tem umas towners com motor cht 1.6 e o 1.0 do fiat uno...:concordo:

diniz
24/11/2008, 19:15
a towner é "gêmea" da daihatsu hijet antiga e da piaggio porter... a hijet ja teve versões 1.0 e 1.3 de 4 cilindros, e a porter até uma 1.4 diesel... mas no brasil tem umas towners com motor cht 1.6 e o 1.0 do fiat uno...:concordo:
pois é, andei fazendo umas pesquisas e vi sobre o cht e uno, mas não tinha nada detalhado... inclusive tem um cara aqui no forum que faz uma flange p/ cht, mas ta muito caro, a flange vai custar mais que o motor cht hehehe... vamos ve se acho alguem que colocou o do uno p/ ver se foi mais simples

to pensando tudo isso porque tenho um conhecido que tem uma towner encostada a mais de 5 anos c/ motor fundido e c/ 2 paus de multa... carro p/ pegar a preço de banana

cRiPpLe_rOoStEr
24/11/2008, 20:04
pois é, andei fazendo umas pesquisas e vi sobre o cht e uno, mas não tinha nada detalhado...

eu pensaria no motor 1.3 do fiorino... acho que ficaria bom... tenta ver se acha alguma coisa sobre o lada laika/fiat 124 para ver se descobre um jeito de acoplar o câmbio e o motor...

cRiPpLe_rOoStEr
24/11/2008, 22:53
esse samurai tinha motor 2 tempos de 360cc...

leo cabral
25/11/2008, 00:54
eu pensaria no motor 1.3 do fiorino... acho que ficaria bom... tenta ver se acha alguma coisa sobre o lada laika/fiat 124 para ver se descobre um jeito de acoplar o câmbio e o motor...

cRiPpLe_rOoStEr show de bola o tópico , parabens;

e cortar a parede de fogo e colocar logo motor e cambio de uno (fire) , não seria mais facil?

cRiPpLe_rOoStEr
25/11/2008, 02:23
cortar a parede de fogo e colocar logo motor e cambio de uno (fire) , não seria mais facil?

aí é complicado pq o motor vai transversal no uno, enquanto na towner é longitudinal... dá para usar só o motor ou fazer alguma adaptação para montar o câmbio longitudinalmente, mas é inviável... melhor usar o câmbio original... a propósito: o motor da towner fica embaixo do banco...

cRiPpLe_rOoStEr
26/11/2008, 00:41
outra adaptação possível de ser feita é a do motor suzuki de 970cc feito sob licença pela chang'an, e que equipa as minivans chana... em alguns países chegou a equipar o samurai...

diniz
26/11/2008, 07:18
outra adaptação possível de ser feita é a do motor suzuki de 970cc feito sob licença pela chang'an, e que equipa as minivans chana... em alguns países chegou a equipar o samurai...
interessante, mas o bom mesmo seria colocar um nacional p/ facilitar a manutenção... se um chtzinho ja é economico num gol, imagina num chaveirinho desses...

leo cabral
26/11/2008, 15:27
interessante, mas o bom mesmo seria colocar um nacional p/ facilitar a manutenção... se um chtzinho ja é economico num gol, imagina num chaveirinho desses...

sera que um ap na base do aperto não caberia tb? o bom que tem caixa de marchas tanto para ele em transnversal como em "linha".

acho que os ap 1.0 monoponto usados nos gol special dariam uma otima economia tb ( se caber).

Marcelo A. Marchiodi
26/11/2008, 17:22
esse samurai tinha motor 2 tempos de 360cc...

Há uns 3 anos eu me lembro de ver um Samurai desse no Mercado Livre, era verde e estava bem inteiro, funcionando até se me lembro bem, estava com pneus militares do Jeep 600/16 e lembro que pela proporção pareciam enormes pra ele! :lol:
O cara pedia 45.000!!! Era no sul, não sei se conseguiu vender.

cRiPpLe_rOoStEr
26/11/2008, 17:59
sera que um ap na base do aperto não caberia tb? o bom que tem caixa de marchas tanto para ele em transnversal como em "linha".

acho que os ap 1.0 monoponto usados nos gol special dariam uma otima economia tb ( se caber).

não sei se acontece na towner como nos 1ºs ka, que usavam o motor endura (ohv) pq era o único que cabia debaixo do capô... e é ohv como o cht...

cRiPpLe_rOoStEr
28/11/2008, 23:36
Há uns 3 anos eu me lembro de ver um Samurai desse no Mercado Livre, era verde e estava bem inteiro, funcionando até se me lembro bem, estava com pneus militares do Jeep 600/16 e lembro que pela proporção pareciam enormes pra ele! :lol:
O cara pedia 45.000!!! Era no sul, não sei se conseguiu vender.

meu pai me disse que na época que ele era solteiro tinha uns doidos em manaus que jogavam esses samurais NO LIXO...:parede::parede::parede::parede::parede: vê se pode uma coisa dessas...

cRiPpLe_rOoStEr
28/11/2008, 23:42
a propósito: esse modelo chegou a ser vendido no brasil por importação regular...:pensativo: mas essa transformação inspirada no daihatsu ffc não chegou à produção em série...

diniz
30/11/2008, 00:40
a propósito: esse modelo chegou a ser vendido no brasil por importação regular...:pensativo: mas essa transformação inspirada no daihatsu ffc não chegou à produção em série...
vendo essas coisas a towner ate que fica bonitinha hehehehe

Snow Massao
30/07/2009, 15:40
Pode crer!
Keyzinhos... que saudades...
carros bons, economicos, e td neles são mais baratos, impostos, etc .

a convite do Rooster, vim aqui da meu pequeno Depoimento...
Eu já tive um Jimny turbo (660cc) (aqui no Brasil conhecido por Samurai), excelente carro, paguei uma micharia 25mil yenes, equivalente a 500 reais aproximadamente..
carro pra lama mesmo... pintado por mim e um amigo no spray como pichadores...hahaha
porta malas fechava só por dentro, sem banco traseiro, vidros laterais emperravam... mas pra um carro de trilha ele tava uma beleza, só comigo capotou umas 5 vezes, pra quem conheçe Gunma, na beira do tonegawa!

meu pai já teve um Daihatsu Mira J (660cc) 1989 em 2001, carro completo + rodas e somzera... (hj dia o Brasil mal produz Direção nos populares...)
em 2007 ele trocou um Honda accord 2.2, carraço diga-se de passagem, por um Trios Kid turbo 2000 (660cc) completissimo tbm, com direito a tração integral com bloqueador de diferencial, apesar de ser um jipinho urbano...
e com DVD-Navi (dvd e gps)

Eu tive um placa branca, a Tribute do albúm, mas se fosse comprar outro carro hj em dia pra rodar diariamente, seria um Key!

Em breve eu posto as fotos dos carrinhos, pq meu Hd queimou e eu preciso mandar alguem recuperar, assim que eu conseguir eu venho aqui novamente.

Abraços

Snow Massao
30/07/2009, 16:00
Jimny

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=899&pictureid=5309 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=899&pictureid=5309)

Terios Kid

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=899&pictureid=5308 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=899&pictureid=5308)
Dpois posto o resto

cRiPpLe_rOoStEr
30/07/2009, 23:29
a uns 11 anos atrás a subaru chegou a especular sobre a produção do vivio no brasil... foi na época em que a renault rompeu com o grupo caoa, e teve que pagar uma indenização que poderia ter sido usada na construção de uma fábrica em piracicaba... e a daihatsu tb esteve envolvida num projeto frustrado para nacionalizar um kei-jidosha, mais especificamente o mira, na época em que o motor tinha só 550cc... no caso da versão brasileira, teria uma carroceria de fibra montada num chassi próprio feitos localmente pela puma (anteriormente os japoneses tinham tentado fazer parceria com o saudoso mestre amaral gurgel, mas naquela época ele estava bastante animado com a idéia de produzir os próprios motores), enquanto motor e câmbio num primeiro momento seriam importados do japão, mais ou menos como aconteceu com o mini original na venezuela... de repente se o projeto tivesse sido concretizado teríamos opção de um daihatsu terios kid nacional e com carroceria de fibra, ainda mais leve e à prova de ferrugem... pode parecer estranho, mas a quase totalidade dos kei-jidosha é mais adequada ao mercado brasileiro que os atuais 1.0... ao invés de simplesmente enfiar esses motores em carrocerias pesadas e eventualmente com acessórios acoplados diretamente no motor como ar condicionado e direção hidráulica... mtos kei-jidosha dos mais novos usam direção eletroidráulica ou com assistência 100% elétrica, sem falar que o compressor do a/c eventualmente é acionado por um motor elétrico auxiliar, aí o motor roda mais livre mesmo tendo que mover um alternador mais forte... e ainda por cima nos modelos com turbo, apesar da potência limitada a 64hp o torque chega próximo de alguns 1.4 nacionais... ainda por cima com opções de câmbios automáticos, entre os quais alguns cvt, que permitem um controle mais preciso do torque...

cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 23:07
dados sobre um motor 2t a diesel projetado em 2003 pela daihatsu para usar na hijet: topaz 2cddi http://www.daihatsu.com/brand/motorshow/tokyo02/eco/index.html

google translate:
Deslocamento
Máx. produção (líquida) máx. binário (líquido)
659cc 37kW [50ps] / 3.500 rpm • m 135N [13,8 kg • m] / 1.500 rpm

2-Cycle Motor Diesel

Daihatsu desenvolveu esta próxima geração de motores diesel de injecção directa, especialmente para minivehicles. Sua de injecção directa common rail sistema atinge pendentes combustão desempenho, para as grandes baixa velocidade e torque notável economia de combustível.
Para melhorar a eficiência residual seqüestro de gás, que afeta o desempenho do motor 2-ciclo, esta configuração emprega dupla de escape e um reformado varrimento porto, aumentando assim poder ea redução dos gases de escape. Pistão e combustão câmara formas são otimizados para alto desempenho, alta eficiência e emissões mais limpas. Este avançado motor diesel Japão está pronto para atender a novas regulamentações de emissões 2005.