Conectar

Ver Versão Completa : Funilaria em casa

Daniel Rohde
11/11/2008, 20:05
Buenas, o negócio é o seguinte: a colorada esta vindo do Riogrande e to louco pra meter a mão na massa, digo graxa.
Prefiro eu mesmo fazer cagada do que deixar os outros fazerem (e com o meu dinheiro), por isso resolvi fazer a funilaria em casa, com a ajuda de vcs é claro.

Pra começar, quando vale a pena retirar toda a pintura? o Bruno deixou "na lata" e começou do 0, ja o Santistadoente só consertou o que estava ruim...
a minha pick-up, tem poucos podres e as laterais (que são enormes) estão com umas 3 pinturas, mas a lata esta boa.

usa removedor pastoso ou apenas lixa a tinta velha?

ACB2004
12/11/2008, 21:12
Olá Daniel,

Estou de acordo com vc ,e fazendo o mesmo!! Gastei uma fortuna com um funileiro pintor que dizia ser restaurador de hots,mas o lazarento fez uma tremenda cagada na pintura da minha rural.Bom se vc for pintar a sua novamente,e principalmente se for usar tintas pu ou poliester,convém vc remover toda tinta velha antes e começar o serviço do zero,caso contrário ela vai sair sozinha no formato de bolhas.Foi o que aconteceu comigo.

GuTo_Cerulli
12/11/2008, 22:06
Já fiz alguns trabalhos de funaliria em casa...sinseramente, é o tipo de coisa que pago para fazerem hoje. Faz uma putsa sujeira, mas se quer um conselho, arranca toda tinta, comigo aconteceu a mesma coisa das bolhas na lataria depois da tinta nova...para arrumar tive que "raspar" a porta toda até a lata...
Para remover tinta é fácil: para peças menores manda o solvente pastoso, para áreas maiores uma lixadeira com disco flap é insuperável...:twisted:

[]'s

Dodger
13/11/2008, 00:05
Fala Daniel!!

O negócio é o seguinte;
Se vc gosta de serviços manuais, num tem duas mãos esquerdas, não se importa com sujeira(na sua garagem, nas suas roupas, cabelo, unhas, dentro do nariz, etc) e tem uma boa porção de força de vontade. Manda ver que o negócio é trabalhoso mas muito divertido e recompensador no final das contas.

Num Maverick meu resolvi fazer todo o serviço. Peguei o sucatão na mão de um cara que começou a fazer uma reforma porca e desistiu. Desmontei tudo, raspei o carro todo na lata e refiz tudo em PU. Num ficou a 8ª maravilha do mundo mas ficou muito melhor que a maioria dos funileiros daqui da cidade. E até que saiu barato, de materias e tinta estimo uns 600,00 tudo ou até menos, pq sempre compro material pro carro e acabo usando parte na minha oficina de fibra.

Se o carro tá com um monte de camadas de tita, pode arrancar tudo sem dó. excesso de material que causa problemas com trincas, descascamento e bolhas. Faz tudo denovo que não tem arrependimento. Pode meter lixadeira com cuidado, nos lugares mais dificeis usa removedor pastoso e espátula, mas pode usar removedor em tudo se quiser(é mais demorado e caro, mas o serviço é melhor). Se o carro tem muita massa tem que ser na lixadeira mesmo

Ah, já ia esquecendo. Paciencia tbém é bom. Dá uma olhada como tava meu carro 1 ano e meio atras e com tá hj. A coisa feita em casa é lenta pq nem sempre sobra tempo
http://img139.imageshack.us/img139/6838/s6300046uy5.jpghttp://img291.imageshack.us/img291/9249/mavekoladoauz0.jpghttp://img291.imageshack.us/img291/1072/mavekoladoa2oc1.jpg

André-4WD
13/11/2008, 15:06
Daniel:
Eu estou com a mesma vontade de vc.. apelar para o "FAÇA VOCÊ MESMO", pois uns 6 meses atrás mandei um funileiro tirar uns pontos de ferrugem na rural e agora brotou tudo de novo.
Então, como é pouca coisa, estou pensando em meter a mão eu mesmo, até pq tem umas coisas que são internas, no assoalho, então dá para usar esta parte como aprendizado..hehehehe
Eu estava pensando em procurar algo do tipo manual ou apostila sobre lanternagem e pintura.. vc ja procurou algo assim? Sei que para fibra tem.. inclusive aqui no forum..
abraços
andre

Daniel Rohde
13/11/2008, 19:26
Daniel:
Eu estou com a mesma vontade de vc.. apelar para o "FAÇA VOCÊ MESMO", pois uns 6 meses atrás mandei um funileiro tirar uns pontos de ferrugem na rural e agora brotou tudo de novo.
Então, como é pouca coisa, estou pensando em meter a mão eu mesmo, até pq tem umas coisas que são internas, no assoalho, então dá para usar esta parte como aprendizado..hehehehe
Eu estava pensando em procurar algo do tipo manual ou apostila sobre lanternagem e pintura.. vc ja procurou algo assim? Sei que para fibra tem.. inclusive aqui no forum..
abraços
andre

eae André, ja procurei por tudo e não encontrei nada detalhado sobre funilaria e pintura, apenas esse arquivo, que é mais informativo.
No site da linha de tintas Anjo tb tem um "curso" dos protudos deles
é propaganda, mas da pelo menos pra conhecer mais, vale apena, é que não consegui anexar, mas lá vai o link: http://anjo.com.br/home/index.php?sec=cursos
ou http://anjo.com.br/home/institucional/curso_automotivo.pdf

olha e me diga depois

Allan Nielsen
13/11/2008, 20:00
Anexo manual simples e pratico.

abs

ACB2004
14/11/2008, 19:30
Já temos quase tudo para montagem das oficinas de funilaria e pintura do Brasil 4x4.Por acaso alguém tem algum manual com técnicas de soldagem, a maçarico, de chapas de carroceria?

PedroJordan
25/11/2008, 11:42
vi o curso de solda e de pintura e funilaria no Senai e acho que vale a pena, alias concordo com a pintura, raspar tudo e partir do 0 até mesmo porque se vc nao é o único dono do camburao como vai saber o que tem por debaixo da tinta! Comprei minha rural que estava bem legal qdo comprei, de uns tempos pra cá comecou a sair algumas bolhas, e ja estou descobrindo as maquiagens.

ACB2004
25/11/2008, 19:38
É Pedro a minha também tava assim,mais ou menos boa.Quando o funileiro começou a mexer tinha até remendo tapado com ninho de passarinho e também muita fibra de vidro e massaaa.
Quanto ao curso vê se vc consegue uma apostila.Comprei uma frente da bicuda e estou reformando eu mesmo aqui em casa.Já consegui endireitar os paralamas que é o que estavam mais ruins.Estão ficando bons.Tem ainda bastante serviço de solda pra fazer, mas acho que devagarzinho vou conseguir.

Marcão Volux
26/11/2008, 09:38
É isso aí, galera, a funilaria da minha Rural foi feita em casa. Eu tenho um amigo que é soldador, tem máquina de solda e todas as ferramentas. Um dia ele comprou uma F-75 e meteu a cara, eu e mais alguns amigos ajudamos... Não é que ficou boa:concordo:!!!... Então quando comprei a Rural, pedi ajuda a ele e aos meus amigos, que toparam na hora... Já tá pintada... Inclusive foi ele que fez os para-choques e os estribos tubulares, que ficaram muito bons também;-). Nós nos juntávamos na casa dele depois do trabalho e nos fins de semana para fazer, foi muito trabalhoso, mas valeu a pena, não me arrependo nem um pouco. Ah, detalhe... Ele não me cobrou nada de mão-de-obra, foi tudo na base da cerveja, isso é que é amigo, héin!!!...:palmas::palmas::palmas:

Espero ter colaborado... Valeu... Abçs...

dalmo cruz torres
07/12/2008, 16:05
Pessoal, a funilaria eu não fiz toda, fiz alguma coisa, mas a pintura eu vou fazer sózinho. Alguém tem alguma dica?

ACB2004
07/12/2008, 20:48
Dalmo,

Depois da funilaria,deixe tudo "na lata" se for possivel mande jatear mas logo em seguida aplique um wash primer para não enferrujar.O reação química da ferrugem começa imediatamente após o jateamento/lixamento,por isso é tão importante dar o fundo imediatamente.Depois disso vc pode fazer o restante com mais calma.

ivan.silva
17/12/2008, 10:52
Estou arrancando toda a tinta velha e vou fazer a pintura com PU, que foi a mais indicado pelo Forum, mais gostaria de algumas marcas mais indicadas para ser usada.

Estou também passando acido que remove a ferrugem e transforma ela em ferro, algo bem legal. Gostaria de saber se alguem pode me indicar algum produto para proteger a minha Rural contra a ferrugem, antes de eu passar o fundo e a tinta?

O Alexandre que é integrante do forum encontrou esse produto http://www.masterseriesct.com/ achei bem interessante, porem eles não enviam para o Brasil. Alguem conhece algum similar?

Segue fotos da restauração.
http://picasaweb.google.com/zamoranobanbanban/RestauraODaVovZona#

Att,

Amauri Marques Farias
17/12/2008, 11:13
opa ivan
antes de pasasr o primer , tinta ,verniz , vc tem que passar o wash primer , ai fica perfeito.
nao enferruja . ele pareçe um verniz meio amarelado. e ainda promove maior aderencia entre o primer e a lata
eu ja deixei uma tampa da f-75 toda lixada e so com wash primer mais de um ano ao tempo e nao deu nada de ferrugem

abraços

Amauri Marques Farias
17/12/2008, 11:14
e cuidado com este catalizador de ferrugem para ferro. pra mim isso nao presta . so funciona em portao de garagem..

ivan.silva
17/12/2008, 11:18
Valeu Amauri,

Vou seguir sua dica, essa Wash Primer que tu diz é esse http://www.anjo.com.br/home/index.php?sec=produtos&acao=mais&id=63 ?

Qual a marca de tinta, primer, solventes que você indica e se realmente a PU é a melhor opcao?

Obrigado,

Amauri Marques Farias
17/12/2008, 12:05
essa mesmo e nao custa caro. nem precisa diluir.

Marca de tinta eu gosto da ppg , glasurit em relação ao solvente eu tento sempre comprar da mesma marca , e nao vai naquela do vendendor da loja te empurrar tinta da ppg solvente da maxruber e catalizador da anjo. pode sair até mais barato mas no final pode aparecer tanto problema , como ficar embaçado a tinta sair em pelotas, dar mapa, etc. ai você vai ter que gastar pra tirar mais mao de obra mais dor de cabeça e comprar tudo de novo e vai sair bemm mais caro..

entao independente da marca que voce compre , compre os seus derivados (catalizador solvente tudo da mesma marca e liga para o 0800 da empresa e pergunta qual a quantidade para diluir. nao vai na conversa do vendedor não existe um que entenda.
Nãaaao use massa plastica , isso so serve para colar marmore e granito ..
use massa "PU" tambem, é caro? SIM , mas você ta fazendo o carro para você e nao para vender . certo?

tinta pra jipe a melhor é pu , ela e mais resistente , a arranhoes
mas tudo depende

se voce quer um carro original no caso da rural é tinta sintetica, essa mesma de pintar portao. se voce quer igual de carro de passeio use a poliester+ verniz fica bom quase tao bom quanto PU.

agora se voce quer um carro que parece que tem um vidro em cima da pintura pinta de tinta pu e depois quando ela tiver quase secando manda uma mao de verniz alto solido. na loja de tinta vao te chamar de doido seu pintor vai ficar bravo falar que o pu ja é um verniz que isso nao existe . mas fica ai a dica.

eu sei que escrevo muito errado e não coloco pontuação. mas nao tenho preguiça de ficar lendo denovo.
abraços

Dodger
17/12/2008, 13:35
Se vai pintar em PU, num esquece que tem que usar primer PU, e se for qquer outra tinta, use o PU tbém!! rende muito mais, muito mais poder de cobertura e enchimento e melhor acabamento, num tenho arrependimentos em ter diexado o primer universal de ladoa mais de 3 anos. Tenho usado o da Maxirubber que é alto sólidos, BBB.

Marca de tinta hj em dia a qulaidade dos produtos melhorou muito. Tem as da Lazzuril que eram consideradas 2ª linha e hj são de excelente qualidade e o preço é muto bom. Mas PPG e Dupont tbém uso e são excelentes.

PU com verniz fica duKCT!!! Mas No caso de jeep já quebra uma das qualidades fundamentais do Pu pra ees fim que é a resistencia e praticidade, No PU puro, se arranhar, manchar, etc, que é coisa comum de acontecer(trilhas, oficinas, etc) é só fazer um polimento e boa! se precisa dar um retoquinho, beleza tbém! Mas se tiver verniz aí já era...

ivan.silva
17/12/2008, 14:46
Amauri e Dodger,

Obrigado por suas dicas. Com base nessas informações de vocês procurei sobre as marcas de tinta e percebi que a PPG esta sempre em primeiro lugar. Seguindo a ideia do Amauri vou utilizar a linha de solvente, primer, tinta, verniz tudo da PPG.

A minha Rural estou restaurando para que ela fique o mais original possivel, porém melhorando um pouco a utilização no dia a dia, como: Caixa de direção do Gol - porém o volante é original da Rural. Calço da carroceria de 1'1/2 - 1' a mais que a original mais sem motificar muito a estrutura. O motor é o BF 161 original - mas vou colocar kit GNV. A idéia é ter uma Rural originalzinha externa e interna, porém com itens que me ajudem. Por isso escolhi a PU, para ser mais resistente e próxima da original. As cores utilizadas serao Branco Paina e Azul Báltico (carroceria estilo saia e blusa). Chassis será Vermelho Goya (Cor original do chassis).

Agora eu não sei quais produtos vou precisar e suas etapas, podem me ajudar dinovo?

Obrigado.

Amauri Marques Farias
17/12/2008, 16:31
o dodge falou uma coisa certa.. pu com verniz pra jeep que arranha nao vai ficar legal. a menos que voce queria um SUV para andar an cidade.
uma dica que eu dou nas cores pega o catalgo de cores e vai olhando preço das cores que parecem com as que voce quer. as vezes muda pouco a cor e o preço muda muito..
uma demonstração olha o amarelo que vem no fiat stilo o amarelo indianápolis para o amarelo que vem no gol por exemplo..

vai no orkut , procura a comunidade pintura automotiva..
la tem muita informação.. tudo ja pronta acha muita coisa la.
não é má vontade contigo . é so preguiça de digitar mesmo.

ivan.silva
17/12/2008, 16:52
Opa Amauri,

Já ajudou bastante.

Obrigado. :concordo:

Dodger
17/12/2008, 23:27
Amauri e Dodger,

Obrigado por suas dicas. Com base nessas informações de vocês procurei sobre as marcas de tinta e percebi que a PPG esta sempre em primeiro lugar. Seguindo a ideia do Amauri vou utilizar a linha de solvente, primer, tinta, verniz tudo da PPG.

A minha Rural estou restaurando para que ela fique o mais original possivel, porém melhorando um pouco a utilização no dia a dia, como: Caixa de direção do Gol - porém o volante é original da Rural. Calço da carroceria de 1'1/2 - 1' a mais que a original mais sem motificar muito a estrutura. O motor é o BF 161 original - mas vou colocar kit GNV. A idéia é ter uma Rural originalzinha externa e interna, porém com itens que me ajudem. Por isso escolhi a PU, para ser mais resistente e próxima da original. As cores utilizadas serao Branco Paina e Azul Báltico (carroceria estilo saia e blusa). Chassis será Vermelho Goya (Cor original do chassis).

Agora eu não sei quais produtos vou precisar e suas etapas, podem me ajudar dinovo?

Obrigado.

cara a sequencia é mais ou menos isso:

Raspar tinta velha=> reparos lataria com solda e/ou massa poliester e/ou martelinho e tasso =>Lata nua lisa=> lixa 220 depois 320=> limpeza com desengraxante=> wash primer 2 demãos => primer PU => Tinta

lembrando que na fase do primer PU
, vc vai aplicando primer e catando defeitinhos com massa poliester e fazendo o lixamento com lixas cada vez mais finas tipo 600 ou um pouco mais fina até chegar numa superficie suficientemente lisa para receber então a tinta. Primer PU é barato, tinta não! então tente deixar tudo o melhor possivel ainda no primer pra num ficar jogando tinta fora.

ivan.silva
18/12/2008, 09:32
Dodger,

Muito obrigado pela dica e vou segui-las a risca.

- Remover toda a tinta velha (Acido e Jato de areia);
- Reparos lataria (Solda, Massa poliester, Martelinho e Tasso);
- Lixa 220 depois 320;
- Limpeza com desengraxante;
- Aplicar Wash Primer (2 demão);
- Aplicar Primer PU (PPG); (Arrumando imperfeiçoes na lata com massa poliester e lixa fina 600);
- Aplicar Tinta (PPG).

Só para eu enteder melhor. Não vou aplicar o Verniz, pois só com a tinta PU, já vai ficar resistente e brilhosa o verniz seria para Duco, mais ai riscaria fácil. Isso?

Valeu,:concordo:

gasparrr
21/07/2010, 10:45
pessoal, como faço para baixar estes manuais? não está dando certo...

Alexandre Souto
22/07/2010, 21:44
Vai uma dica ai!!!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=73640

[]´s