Ver Versão Completa : Procedimento para Desligar o motor turbinado
Pessoal
Sei da importância de se deixar a turbina parar de girar antes de desligar o motor para manter a lubrificação dos mancais da mesma mas acontece que no dia a dia a coisas são diferentes e por exemplo estava eu atrasado para um compromisso e tive de fazer uma parada imprevista no meu trabalho e não tinha jeito tinha de chegar e desligar o motor do contrario atrasaria tudo.
Portanto nestas situações não tem como ficar esperando o óleo descer e esperar todo o procedimento para desligar.
Mas a pergunta é a seguinte na Ranger no painel tem o medidor de pressão do turbo que só começa a atuar a partir de uma faixa de rotação 1600 rpm (a 2000 rpm se voce mantiver o pé bem leve), Caso voce mantenha abaixo desta atuação marcada no painel equivale a dizer que a turbina não esta atuando girando e conseqüentemente caso voce pare e desligue o motor de imediato os danos a turbina serão mínimos?
Apareceu esta duvida pois lembro que na Toyota SW4 2000 que tive as instruções eram para que o motor fosse desligado depois de um tempo apenas no caso de voce ter passado da velocidade de 100 km ( se não me engano ) do contrario era desligar na hora.
Procede este meu raciocínio?
duardobruno
11/11/2008, 15:05
Boa pergunta companheiro rangeiro.
Pq no manual e no aviso no parabrisas, diz 30 segundos (para a 2.5).
Eu paro, abro a porta, destranco o portão pequeno, para poder destrancar o grande, abro o portão ( o motorzinho bixou), aí eu dou uma aceleradinha de nada não dá nem pro giro passar dos 1.300, ela entra na garagem. Este procedimento demora mais de 1 minuto. Aí pergunto, será que precisa eu ainda esperar mais 30 segundos pra desligar? :pensativo: Pq eu só dei essa aceleradinha pra entrar na garagem.
Obs: Meio rolha a pergunta, mas é uma curiosidade mesmo.
MarBo! No pára-brisas da Ranger (atrás do quebra-sol) tem uma recomendação de "deixar o motor funcionando em marcha lenta por, pelo menos trinta segundos ao ligar e antes de desligar o motor". Como é recomendação do fabricante, sigo a risca, os compromissos que esperem. Até no posto, ao abastecer, fico esperando o tempo , independentemente da pressa do frentista.
Abs.
Boa pergunta companheiro rangeiro.
Pq no manual e no aviso no parabrisas, diz 30 segundos (para a 2.5).
Eu paro, abro a porta, destranco o portão pequeno, para poder destrancar o grande, abro o portão ( o motorzinho bixou), aí eu dou uma aceleradinha de nada não dá nem pro giro passar dos 1.300, ela entra na garagem. Este procedimento demora mais de 1 minuto. Aí pergunto, será que precisa eu ainda esperar mais 30 segundos pra desligar? :pensativo: Pq eu só dei essa aceleradinha pra entrar na garagem.
Obs: Meio rolha a pergunta, mas é uma curiosidade mesmo.
Duardo! Tem subida para entrar na garagem? Se não é só engatar a primeira e tirar lentamente o pé da embreagem. Aí acredito que não precisa esperar novamente o tempo definido.
Abs.
Pessoal!! Apesar de entrar sem acelerar na garagem, ainda tenho esperado alguns instantes, aproximadamente 30 segundos. Acho que não custa nada realizar este procedimento. Abraço!!:concordo:
RGamaJr_4x4
11/11/2008, 16:19
Sempre que estou me aproximando de casa ou do serviço, já tiro o pé e vou chegando em lenta. Ainda assim espero alguns segundos, mas não os 30s.
Na hora de sair (com motor frio), aí sim, espero os 30s ou até mais.... ligo o carro e vou escovar os dentes.
aoliveira
11/11/2008, 16:28
Eu acho que a recomendação de 30 segundos é quando para depois de estar utilizando normalmente o carro, e principalmente após períodos com o giro alto. Ao manobrar na garagem acho desnecessário esperar mais 30 segundos depois de parar, pois o motor já não estava fazendo muito esforço. Eu geralmente deixo mais uns 15 segundos, só para garantir, os 30 segundos deixo só quando paro direto, fora da garagem.
Na minha ranger também diz para esperar 30 segundos, ela é 2.8, e na defender diz para esperar 10 segundos, por isso acho os 15 segundos que eu deixo suficientes.
RGamaJr_4x4
11/11/2008, 16:32
Há a possibilidade de instalar uma espécie de timer.. ou relê que desliga o motor após um tempo, inclusive conjugado ao controle do alarme). Já vi essa garotada de tunning usando algo desse tipo.
O difícil seria me acostumar a sair do carro deixando-o com o motor ligado.
duardobruno
11/11/2008, 17:00
Duardo! Tem subida para entrar na garagem? Se não é só engatar a primeira e tirar lentamente o pé da embreagem. Aí acredito que não precisa esperar novamente o tempo definido.
Abs.
Tem não. Aliás é só vencer uns 5 cm do meio-fio rebaixado, q já vira até uma decidinha.
duardobruno
11/11/2008, 17:06
Há a possibilidade de instalar uma espécie de timer.. ou relê que desliga o motor após um tempo, inclusive conjugado ao controle do alarme). Já vi essa garotada de tunning usando algo desse tipo.
O difícil seria me acostumar a sair do carro deixando-o com o motor ligado.
Pois é cara, já me falaram isso. Aí fico pensando: eu aciono, saio e vou trabalhar, aí o breguete falha e o carro fica lá o dia todo funcionando, torrando o diesel.
Pessoal
Sei da importância de se deixar a turbina parar de girar antes de desligar o motor para manter a lubrificação dos mancais da mesma mas acontece que no dia a dia a coisas são diferentes e por exemplo estava eu atrasado para um compromisso e tive de fazer uma parada imprevista no meu trabalho e não tinha jeito tinha de chegar e desligar o motor do contrario atrasaria tudo.
Portanto nestas situações não tem como ficar esperando o óleo descer e esperar todo o procedimento para desligar.
Mas a pergunta é a seguinte na Ranger no painel tem o medidor de pressão do turbo que só começa a atuar a partir de uma faixa de rotação 1600 rpm (a 2000 rpm se voce mantiver o pé bem leve), Caso voce mantenha abaixo desta atuação marcada no painel equivale a dizer que a turbina não esta atuando girando e conseqüentemente caso voce pare e desligue o motor de imediato os danos a turbina serão mínimos?
Apareceu esta duvida pois lembro que na Toyota SW4 2000 que tive as instruções eram para que o motor fosse desligado depois de um tempo apenas no caso de voce ter passado da velocidade de 100 km ( se não me engano ) do contrario era desligar na hora.
Procede este meu raciocínio?
Seria interessante as montadoras criarem um sleep para o motor, assim retirariamos a chave, acionariamos o alarme que subiria os vidros e pronto o motor continuaria funcionando por 30 segundos ou 1 minuto sei lá e desligaria sozinho.
Seria interessante as montadoras criarem um sleep para o motor, assim retirariamos a chave, acionariamos o alarme que subiria os vidros e pronto o motor continuaria funcionando por 30 segundos ou 1 minuto sei lá e desligaria sozinho.
Mas aí volta ao problema: e se não desligar, vai ficar ligado até a volta do piloto.
Eu ainda acho que trinta segundos é o tempo de tirar o cinto, desligar as luzes e, principalmente, fazer uma oração e agradecer a Deus o veículo que possuímos :):):).
Abs.
Allan Nielsen
11/11/2008, 17:36
Na parada de um motor turbo, dois aspectos devem ser considerados: a rotação e a temperatura do turbo.
Rotação: quando o motor esta a uma determinada rotação, a turbina esta esta em uma rotação muito mais alta, no momento em que vc desliga o motor, acaba a pressão do oleo lubrificante que lubrifica o mancal da turbina. se ela estiver com giro alto, ela rodará por um tempo até parar sem lubrificação forçada no mancal.
Temperatura: quando o motor esta em alto giro por um tempo, a turbina está acima de 500°C, e se vc desliga o motor, todo esta calor começa a ser dissipado, proximo ao cabeçote sem refrigeração e de forma desequilibrada.
Portanto, a melhor maneira é programar sua parada. Se vc vem em uma estrada em alta velocidade, e vai parar, diminua de forma que leve 2 a 3 min até desligar. Estes cuidados prolongam a durabilidade do conjunto.
abs
Allan, você fala que a turbina gira muito mais rapido que o motor (claro) mas alguem sabe + ou - a RPM da turbina quando ela está cheia?
Allan Nielsen
11/11/2008, 18:44
Allan, você fala que a turbina gira muito mais rapido que o motor (claro) mas alguem sabe + ou - a RPM da turbina quando ela está cheia?
Na ordem de 100.000 rpm. Fala-se de alguns turbos chegar a 200.000 rpm.
abs
Anthoniusnikos
11/11/2008, 19:50
Não lí em nenhum lugar, mas acredito que se você vem rodando na estrada, por uns 100 Km, no máximo a 2.500 rpm (motor) e resolve parar num restaurante ou posto de combustível, o tempo de reduzir para a entrada aos 800 ou 1.000 rpm, entrar no posto e parar, gasta entre 20 e 30 segundos já serão suficientes para a turbina baixar o giro, porém a giros acima dos 2.500 rpm, assim como sugeriu o Allan, para baixar a temperatura, melhor é já na estrada, reduzir a rotação do motor para uns 1.000 rpm, aí chegar, estacionar e desligar o motor, sem precisar ficar esperando nada.
Abs
Anthoniusnikos
duardobruno
11/11/2008, 20:52
Também poderiam criar uma bomba de óleo, elétrica, com timer, que ficasse jogando óleo na turbina por 30 segundos, após a parada do motor.
Na ordem de 100.000 rpm. Fala-se de alguns turbos chegar a 200.000 rpm.
abs
Os turbos podem chegar a 200 mil rpm's.Até essa rotação ta beleza,mas passou disso ja é prejudicial ao turbo!!!!
Por isso que tem as WG,para aliviar!!!
DieselPower
11/11/2008, 22:32
Pessoal,
As "pás" da turbina precisam de pouco fluxo de gases para girarem. Como o Marbo falou, mesmo que o marcador de pressão esteja em zero, ela esta girando, não ao ponto de comprimir, mas esta girando.
Qualquer acelerada é suficiente para faze-la girar. Não custa nada esperar os 30 segundos, se não tiver paciência, instala um "turbo timer". Não instalar pensando que ele pode falhar e não desligar, é como deixar de instalar um alarme porque ele pode falhar e destravar as portas quando você não está perto do veículo...
Basta comprar um bom equipamento, de marca renomada, como em qualquer outra cituação. Se comprar coisa boa, na maioria das vezes é mais caro e costuma não dar problema (e vice-versa).
Abraço.
rogeriomasih
12/11/2008, 12:46
Pois é cara, já me falaram isso. Aí fico pensando: eu aciono, saio e vou trabalhar, aí o breguete falha e o carro fica lá o dia todo funcionando, torrando o diesel.
Estava com essa dúvida um dia desses:
alguém tem idéia do consumo de um motor diesel apenas em marcha lenta?
ou seja, 1 L de diesel seria suficiente para fazê-lo funcionar durante quanto tempo na marcha lenta?
Pessoal
Em outro tópico que abri coloquei a foto de uma revista sul africano a qual anunciava um protetor de turbina
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44135
Daniel08
12/11/2008, 13:57
Também sou adepto a essa regra dos 30 segundos ou mais,
esses 30 seg. eu uso pra colocar o cinto, ligar o som, luzes (se for o caso), geralmente até deixo além dos 30 seg.
E quando chego, não importa qual velocidade estava, mas só o fato de eu ter usado o motor, eu conservo a regra dos 30 seg., sempre pra mantê-lo em boas condições.
Mas em relação para ligar o ar-condicionado, é necessário seguir a risca desses 30 segundo ou mais também? Ou assim que o motor é ligado, já posso acionar o ar-condicionado?
Bom já que foi tocado nesse assunto, me surgiu uma dúvida, me falaram que motor a diesel tinha suas regras, e tinha de ter outros cuidados especiais em relação ao a gasolina.
Então é o seguinte: se eu tou num fila pra entrar num estacionamento, de modo que a fila só ande (em torno de 6 min. em 6 min.). Me falaram que como o espaço de tempo é pequeno não seria bom desligar o motor, pois há um desgaste maior das peças, e era melhor manter o motor ligado, do que ter de desliga-lo e religa-lo.
Desde então, eu sigo isso, sempre deixo o motor ligado.
Então galera isso procede?
:pensativo:
DieselPower
12/11/2008, 16:06
Então é o seguinte: se eu tou num fila pra entrar num estacionamento, de modo que a fila só ande (em torno de 6 min. em 6 min.). Me falaram que como o espaço de tempo é pequeno não seria bom desligar o motor, pois há um desgaste maior das peças, e era melhor manter o motor ligado, do que ter de desliga-lo e religa-lo.
Desde então, eu sigo isso, sempre deixo o motor ligado.
Então galera isso procede?
:pensativo:
Acredito que sim. Também faço sso, não desligo o motor.
Sem falar que acaba economizando diesel, pois para dar a partida é utilizado mais combustível que para manter este pequeno período de tempo funcionando.
Pessoal, para que tanta discussão!
façam como um conhecido meu, um senhor que tem uma D10 turbo!
Na primeira partida do dia, ele pisa fundo, "para o óleo subir mais rápido"!
Para desligar, açulera e desliga, assim "o motor fica cheio e óleo"!
Bem, se funciona eu não sei, mais que o barulho do motor parece um liqüificador cheio e pregos, isso parece!!!!!
Ele fala que sua camionte tem pedigre, pois onde pára, marca o território! hahahaha
SÉRGIO HOLANDA
12/11/2008, 20:22
O marcador é da pressão do turbo...o quanto está gerando de pressão.
Em relação ao tempo, tudo depende de como se está andando, o tempo de deslocamento, o tipo de estrada, etc...
Lembrando que as TGVs já estão girando a 900rpms com pressão e consequentemente giros mais altos...
Sérjão
Pessoal,
As "pás" da turbina precisam de pouco fluxo de gases para girarem. Como o Marbo falou, mesmo que o marcador de pressão esteja em zero, ela esta girando, não ao ponto de comprimir, mas esta girando.
Qualquer acelerada é suficiente para faze-la girar. Não custa nada esperar os 30 segundos, se não tiver paciência, instala um "turbo timer". Não instalar pensando que ele pode falhar e não desligar, é como deixar de instalar um alarme porque ele pode falhar e destravar as portas quando você não está perto do veículo...
Basta comprar um bom equipamento, de marca renomada, como em qualquer outra cituação. Se comprar coisa boa, na maioria das vezes é mais caro e costuma não dar problema (e vice-versa).
Abraço.
SÉRGIO HOLANDA
12/11/2008, 20:25
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Também!!!
Putz...é muita maldade com o motor...uma vez fui vender um caminhão meu e o cara ao ligar o motor acelerou tudo, mandei ele descer e ir PQP!!! disse que não venderia pra ele nem pelo dobro do preço!!! FDP!!!
Pessoal, para que tanta discussão!
façam como um conhecido meu, um senhor que tem uma D10 turbo!
Na primeira partida do dia, ele pisa fundo, "para o óleo subir mais rápido"!
Para desligar, açulera e desliga, assim "o motor fica cheio e óleo"!
Bem, se funciona eu não sei, mais que o barulho do motor parece um liqüificador cheio e pregos, isso parece!!!!!
Ele fala que sua camionte tem pedigre, pois onde pára, marca o território! hahahaha
Tio Eddie
12/11/2008, 20:38
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Também!!!
Putz...é muita maldade com o motor...uma vez fui vender um caminhão meu e o cara ao ligar o motor acelerou tudo, mandei ele descer e ir PQP!!! disse que não venderia pra ele nem pelo dobro do preço!!! FDP!!!
Pois é Serjão,
"Gente boba e estrada ruim, não acaba nunca!!!"
Quanto aos cuidados com os motores td, minha sugestão é sair dos minutos antes pois assim temos 30s ao ligar o motor, 30s para desligar e 1 mim de lambuja...:concordo:
Abraços
Eddie
betojwmf
12/11/2008, 21:19
Numa viagem do Rio para Aracaju - 1900 km, nas paradas busquei sempre respeitar esse tempo, assim como na partida. Mas na oficina ainda vejo essa de ligar e acelerar sem o devido cuidado.
Pessoal, para que tanta discussão!
façam como um conhecido meu, um senhor que tem uma D10 turbo!
Na primeira partida do dia, ele pisa fundo, "para o óleo subir mais rápido"!
Para desligar, açulera e desliga, assim "o motor fica cheio e óleo"!
Bem, se funciona eu não sei, mais que o barulho do motor parece um liqüificador cheio e pregos, isso parece!!!!!
Ele fala que sua camionte tem pedigre, pois onde pára, marca o território! hahahaha
Tinha um senhor amigo meu que fazia questão de acelerar fundo o Gol a ar dele (comprado zero km) "pra limpar as velas".
Quando perguntei quando ele começou a fazer isso, me disse que foi com DKW/Belcar 2 tempos....
Abs!!!
Anthoniusnikos
13/11/2008, 00:51
PQP Kim, acelerar feito uma mula para limpar seja lá o que for, ou para esquentar mais rápido, é coisa de burro, ignorante e preguiçoso. Se um FDP de merdânico, ou outro animal, pensar em acelerar a minha pickup, eu mando primeiro ele TNC, e depois mando ele voltar para a escola para aprender a raciocinar. Apesar do que disse anteriormente, sigo a regra dos 3 min, antes e depois.
Abraços
Anthoniusnikos
SÉRGIO HOLANDA
13/11/2008, 09:39
mesmo quando eu tinha veículos aspirados, ao chegar de uma viagem ou ao parar após deslocamento longo ou em velocidade, sempre deixei o motor funcionando por um tempo antes de desligar...
Tinha um senhor amigo meu que fazia questão de acelerar fundo o Gol a ar dele (comprado zero km) "pra limpar as velas".
Quando perguntei quando ele começou a fazer isso, me disse que foi com DKW/Belcar 2 tempos....
Abs!!!
rodrigocockpit
26/11/2008, 23:20
Boa noite foristas!:concordo:
Certa ocasião, ao fazer manutenção em um marea turbo, aqui na minha cidade, um mecânico especialista em turbo me disse o seguinte a respeito dos 30 segundos: ao se ligar o carro, o oléo demora alguns segundos para ser bombeado até a turbina, ao que se acelerar, a mesma giraria seca, ou seja , sem a devida lubrificação dos mancais, oque certamente acarretaria em danos ao motor e à turbina; já ao se desligar, ocorre que este mesmo óleo que lubrifica, também tem a função de refrigerar, o que no caso, a turbina chega a ficar incandescente, quando solicitada continuamente, no caso de uma viajem, por exemplo, os gases são coletados diretamente do motor, atuam quase como um maçarico, diretamente sobre a turbina, onde a unica refrigeração se dá pelo oléo, dai a necessidade, de se esperar esfria-la, pela diminuiçao da rotação do motor mais a lubrificação da bomba, caso contrário, ocorreria, entre outros problemas, empenamento do eixo mancal, e derretimento dos retentores da turbina!:concordo:
Boa noite foristas!:concordo:
Certa ocasião, ao fazer manutenção em um marea turbo, aqui na minha cidade, um mecânico especialista em turbo me disse o seguinte a respeito dos 30 segundos: ao se ligar o carro, o oléo demora alguns segundos para ser bombeado até a turbina, ao que se acelerar, a mesma giraria seca, ou seja , sem a devida lubrificação dos mancais, oque certamente acarretaria em danos ao motor e à turbina; já ao se desligar, ocorre que este mesmo óleo que lubrifica, também tem a função de refrigerar, o que no caso, a turbina chega a ficar incandescente, quando solicitada continuamente, no caso de uma viajem, por exemplo, os gases são coletados diretamente do motor, atuam quase como um maçarico, diretamente sobre a turbina, onde a unica refrigeração se dá pelo oléo, dai a necessidade, de se esperar esfria-la, pela diminuiçao da rotação do motor mais a lubrificação da bomba, caso contrário, ocorreria, entre outros problemas, empenamento do eixo mancal, e derretimento dos retentores da turbina!:concordo:
up!......... x2:concordo:
Na inspeção dos veículos a diesel aqui em SP, o pessoal que já foi diz que os inspetores "sentam" o pé. O giro vai lá em cima. Dá vontade de matar os fdp. Fazer isso com o carro dos outros deve ser gostoso...
Pequeno jr
28/11/2008, 07:42
mesmo quando eu tinha veículos aspirados, ao chegar de uma viagem ou ao parar após deslocamento longo ou em velocidade, sempre deixei o motor funcionando por um tempo antes de desligar...
x2 !!!
Faço o mesmo não só em carro diesel.
Walter L. L. Casitta
28/11/2008, 07:52
Na inspeção dos veículos a diesel aqui em SP, o pessoal que já foi diz que os inspetores "sentam" o pé. O giro vai lá em cima. Dá vontade de matar os fdp. Fazer isso com o carro dos outros deve ser gostoso...
Eu acho que as bombas injetoras não deixam o motor chegar a uma rotação perigosa, além disso é possível limitar a aceleração no caso de uma vistoria. As bombas injetoras costumam ter um parafuso de ajuste para início e fim de curso do acelerador...
Allan Nielsen
28/11/2008, 08:01
Eu acho que as bombas injetoras não deixam o motor chegar a uma rotação perigosa, além disso é possível limitar a aceleração no caso de uma vistoria. As bombas injetoras costumam ter um parafuso de ajuste para início e fim de curso do acelerador...
Pelo que li dos testes na vistoria, o motor tem que atingir a rotação de corte definido pelo fabricante, se não ocorrer o veiculo não é aprovado. Portanto não tem como limitar a rotação fora do especificado.
abs
Walter L. L. Casitta
28/11/2008, 08:22
Pelo que li dos testes na vistoria, o motor tem que atingir a rotação de corte definido pelo fabricante, se não ocorrer o veiculo não é aprovado. Portanto não tem como limitar a rotação fora do especificado.
abs
A intenção não é limitar a rotação e sim diminuir a possibilidade do motor ultrapassar a rotação máxima pelos golpes no acelerador caso o cara do DETRAN esteja mau intencionado.
Mesmo com o curso acelerador limitado o motor ainda vai atingir a rotação máxima, mas um pouco mais lentamente...
Edintruder
28/11/2008, 10:27
Acredito que todos saibam aonde é o parafuso de ajuste da marcha lenta na BI, no outro lado tem o ajuste da máxima. Basta limitar em 4000rpm.
Se não tiver esse limitador, afrouxa o cabo que não chega ao rpm máximo também.
Em motores diesel o que ajusta a rpm é a posição do acelerador, desse forma é fácil limitar o giro.
Pequeno jr
28/11/2008, 12:21
Edi ... 2009 vai ter essa vistoria no DF ... e a minha´idéia é essa ... limitar o giro e reajustar o cabo do acelerador.
A ranger vai ficar Manca por completo neste dia.. mas pelo menos não vai aos 4000rpm nem fudend* .
Deixa eu falar sobre a vistoria aqui no Rio. O inspetor pede para o condutor do veículo acelerar plenamente e desacelerar por um lapso de tempo com o propósito de medir a emissão de poluentes (fumaça preta). Em março, quando fiz a vistoria para pegar o CRLV de 2008, a Natasha foi aprovada. Depois eu abri a BI e agora, tenho certeza que não vai passar. Mas as acelerações não têm nada a ver com desligar ou ligar o motor porque você está no comando.
Claro que o que estou relatando tem a ver com motores a diesel.
Abs.
andrade2009
01/01/2009, 22:54
acho muiiiiiiiito chato este procedimento, na ranger eletronica tem um aviso de 45 segundos antes de desligar o motor coisa que nunca faço.
cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 00:59
Boa pergunta companheiro rangeiro.
Pq no manual e no aviso no parabrisas, diz 30 segundos (para a 2.5).
Eu paro, abro a porta, destranco o portão pequeno, para poder destrancar o grande, abro o portão ( o motorzinho bixou), aí eu dou uma aceleradinha de nada não dá nem pro giro passar dos 1.300, ela entra na garagem. Este procedimento demora mais de 1 minuto. Aí pergunto, será que precisa eu ainda esperar mais 30 segundos pra desligar? :pensativo: Pq eu só dei essa aceleradinha pra entrar na garagem.
Obs: Meio rolha a pergunta, mas é uma curiosidade mesmo.
tem o mesmo adesivo na f250 de um cliente do meu pai, mas só o meu pai quando pegou a caminhonete emprestada para fazer a mudança quando eu retornei a porto (antes eu morava em floripa) é que esse tempo foi respeitado... nem o dono da caminhonete dava a devida atenção a esse detalhe, nem um filho da puta que se dizia amigo dele para quem ele emprestou a caminhonete para ficar tirando onda na praia respeitava... diga-se de passagem o animal rodou 20000km sem trocar óleo e ainda andou com ela na praia, chegando a molhar por baixo com água do mar só de sacanagem, e quando devolveu tinha levado estepe, macaco, chave de roda, cd-player, só não levou o compressor do a/c pq a correia é polivalente... resumindo: o motor cummins é bom...
cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 01:04
Também poderiam criar uma bomba de óleo, elétrica, com timer, que ficasse jogando óleo na turbina por 30 segundos, após a parada do motor.
seria o mais lógico, afinal as ventoinhas de radiador têm aquele termostato que faz elas girarem ainda por mais um tempo se precisar...
cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 01:12
Pelo que li dos testes na vistoria, o motor tem que atingir a rotação de corte definido pelo fabricante, se não ocorrer o veiculo não é aprovado. Portanto não tem como limitar a rotação fora do especificado.
pode limitar a rotação sem medo que isso não pode te reprovar... o problema é a fumaça, logo, com menos giro há menos chance de ser reprovado...:concordo:
Marco Aurélio R Guimarães
02/01/2009, 11:42
Há a possibilidade de instalar uma espécie de timer.. ou relê que desliga o motor após um tempo, inclusive conjugado ao controle do alarme). Já vi essa garotada de tunning usando algo desse tipo.
O difícil seria me acostumar a sair do carro deixando-o com o motor ligado.
Tinha esse timer instalado na minha Ranger 2003 e instalei também na 2005. Nunca deu problema de ficar ligado. Na caixa do timer há um botão onde se regula o tempo desejado para que o motor desligue. Porgramei as minhas para 45 segundos. Acrescento que também há um botão de emergência para ser acionado caso aja alguma falha.
Acredito que seja também uma questão de segurança pessoal. Respeita-se o tempo da turbina e não ficamos dando "mole" dentro do carro. Quando se chega em casa ou escritório, tudo bem, mas e na rua? Estaciona e fica dentro do caro dando sopa?
Abração a todos!
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