Ver Versão Completa : Dodge Dakota 4x4 "Deep Purple"
Renato Fraga
06/11/2008, 12:00
Olá a todos, faz algum tempo que venho visitando o fórum, e só de alguns meses pra cá é que me sentí realmente integrante do mundo 4x4.
Se me permitirem contarei uma "historinha" !!!!!!
Sou um grande apaixonado por carros, e sempre fui admirador da marca Dodge (é paixão.....) . Possuo um Charger R/T 79 deste 1998, adquirido de um grande amigo que infelizmente já "passou para o andar de cima", e já tive vários outros carros tal como Fusca 74, Gol ap1.8 91, Vectra GSI 95 porém, só me ví realizado e satisfeito em 2001 quando comprei uma DODGE DAKOTA SPORT 98 Preta. Simultâneo à minha aquisição, conhecí mais intimamente o pessoal do Jeepclub de Bauru com atenção especial ao Sr Afonso Carlos, responsável por muitas das coisas que veremos mais adiante.
Assim, logo de início resolví acompanhar o pessoal nos passeios com minha viatura, afinal tinha dado uma "erguidinha" na bichona, e calçado a mesma com rodas 15x10 e pneus bf all terrain 33x12,5x15. Dessa forma achava que estava "equipadíssimo", deixando a vida de "ZEQUINHA" pra tráz e me atrevia a seguir o pessoal.
Não precisa ir longe pra constatar que só dava trabalho, pois brincava que a Dakota era 4x1, afinal, nem diferencial lsd ela possuía.
A brincadeira quase acabou em 2003 quando em um acidente perdí minha Dakota.
Renato Fraga
06/11/2008, 14:28
Pois bem, fiquei à pé durante um ano até que encontrei outra Dakota para comprar. Afinal, tinha tido tantas alegrias com minha camionete anterior que nunca mais passou pela minha cabeça ter outro veículo.
Assim, comprei outra Dakota, agora 99, e de uma cor azul, meio roxo bem diferente do que já tinha visto no mercado. Curioso, peguei o código da cor e tive a surpresa de ver que o nome da mesma era "Deep Blue". Como sou fanático por Rock'n Roll e tenho muito gosto pelo Deep Purple, batizei a nova Dakota dessa forma.
Rapidinho tratei de erguer a suspensão e colocar novamente os pneus que estavam na Dakota anterior.
Agora sim me achava capaz de me atrever pelas trilhas, pois tinha algo que desejava fazia tempo. Hehehe, um diferencial lsd. Agora sim 4x2, e tava contente, heheheeh!!!!!
Com essa configuração fiquei bastante tempo, e fiz muita coisa com ela.
Certa vez saímos de Bauru e fomos até Praia Grande para fazermos a "Trilha do Lelão", quando fui levando grande parte da bagagem (cerveja) da galera que estava distribuída em outros 9 Jeeps.
Cheguei até a ser "Safet Car" com ela, numa prova de velocidade na terra que aconteceu em Bauru em 2005
Renato Fraga
06/11/2008, 14:47
Pra quem tiver paciência vou continuando a "historinha" !!!!!!
PAssado mais um tempinho, já tinha curtido tanto minhas "Dakotas" erguidas, que os pneus já estavam somando algo em torno de 85.000Km e lógico , já em tempo de trocá-los.
Ao visitar a loja de pneus para orçar a compra de pelo menos um par de pneus novos, me deparei com um jogo de Bf All terrain 35x12,5x15, e como nem tudo na minha cabeça funciona bem, saí de-lá com 4 pneus novos, bem maiores e que eu nem sabia se caberia na minha camionete. Mas isso não seria problema.
Não preciso nem falar que os pneus mal entraram para o seu lugar, uma vez que os 33 já se acomodavam com certa dificuldade.
Assim tive a brilhante idéia de confeccionar um kit para erguer a suspensão em 6pol, de forma que os novos pneus caberiam em seus respectivos lugares.
Foi portanto copiando um kit americano, e utilizando algumas soluções próprias, que terminei o kit e pude então desfilar de sapatos novos e maiores.
Renato Fraga
06/11/2008, 14:51
....mais algum fotos !!!!!
Renato Fraga
06/11/2008, 15:31
Muito bem, continuando a "saga", estava feliz e contente com minha Dakotona, tão feliz que não percebia o quanto havia ficado restrita para o uso.
Isso porque a relação final de transmissão havia ficado infinitamente longa, a ponto de 5ªmarcha nunca mais ser utilizada, entre outros probleminhas, tal como "axle rap" absurdo no eixo trazeiro, garagens, estacionamentos e drive thrus que eu não cabia mais, consumo elevado, etc etc etc !!!!!!!
Mas, como sempre dizem, mais vale um gosto que dinheiro no bolso, nunca me preocupei com nada disso.
Foi quando chegou um determinado dia, véspera de carnaval, eu mais uns amigos, reunidos na TT4 enquanto aprontavam uma Toyota para um cliente de São Paulo, e depois de algumas dúzias de cerveja, conversando, divagando e sonhando com uma tração 4x4, foi que o AFONSO me intimou:
- Vou te arrumar um par de eixos de Troller, e consigo até um financiamento pra você comprá-los e realizar o serviço de instalação. Quero ver se você é capaz ou não de fazer???? Agora não tem mais desculpa!!!!!!!!
Pois bem, depois "duma" dessas, tratei logo de providenciar tudo e assim que as peças chegaram, internei a bichona na oficina, e começamos o projeto.
Tive sorte ainda de aparecer uma pessoa interessada (outro louco, hehehe) em comprar o Kit que eu havia confeccionado, o que me ajudou muito, pelo fato de levantar uma graninha com a venda do mesmo. Ao sr Claudio Maggioni, e sua Dakota R/T vermelha o meu muito obrigado.
A primeira etapa seria pensar em como colocar o eixo dianteiro, da forma mais eficiente. Assim, inicialmente foi removido todos os componentes da suspensão bem como seus suportes, deixando a longarina "lisinha". Adaptamos um suporte de molas da F1000 na longarina, um suporte para barra panhard e pontor de fixação para os links que utilizamos os mesmos do troller. Amortecedores dianteiros são os trazeiros da F250 devidamente adaptados, bem como as molas da F100, estas que a meu ver ainda não estão satisfatórias. Ficaram um pouco curtas e duras demais.
Ninja4x2
06/11/2008, 15:46
pô linda d+++, um dia vou ter uma picape dessa hhehehe curto de mais esse estilo! abs.. posta mais fotos... e videos! abraços!!
Renato Fraga
06/11/2008, 15:57
Achando que o serviço estava ficando pronto, uma vez que a intenção era manter o eixo trazeiro original, constatamos que não havia compatibilidade nenhuma do mesmo com o dianteiro, isto referente a bitola, e principalmente relação de coroa pinhão, que o eixo original não aceita nenhuma outra relação existente no mercado.
Decidimos então colocar o trazeiro do Troller, mas agora surgiu outro impasse. Manter o feixe de molas original da camionete, ou manter os suportes originais do eixo e utilizar molas helicoidais ????
Achamos mais "versátil" mantermos o eixo como estava e adaptar os suportes na camionete, tal como apoios de molas, suporte da panhard e fixação dos links também do Troller.
Portanto, utilizamos os amortecedores trazeiros da F250 mais uma vez e em relação às molas, fizemos uma composição de molas comerciais. Cada lado possui duas molas, sendo uma externa, dianteira da Pampa e uma interna, trazeira do gol caixinha. A idéia partiu do princípio de a mola externa possuir comprimento adequado, porém muito branda para o serviço, e a mola interna atuando somente a partir de um ponto, como auxiliar, tal como uma mola de carga, sistema parecido ao utilizado nas Defender 110 e mesmo princípio de alguns feixes de molas que possuem lâminas que atuam somente após um determinado ponto.
Renato Fraga
06/11/2008, 16:18
Para encerrar, faltava apenas o mais essencial. A instalação da caixa de transferencia.
Pois bem, como já havia adquirido uma tcase de Nissan Frontier, e tê-la escolhido pelo tipo de acionamento manual, e por acreditar ser uma caixa resistente, fizemos um "berço" para acomodá-la, e como inicialmente pretendo manter o câmbio original, fizemos a ligação das duas peças por intermédio de um pequeno cardã.
Esta caixa está presa em três pontos estratégicos tentanto estabilizá-la o mais eficientemente possível, anulando torções longitudinais, transversais e combinadas.
Fizemos os cardãns dianteiro e trazeiro, e finalmente concluímos o projeto da Deep Purple, talvês a única Dakota 4x4 do Brasil.
Renato Fraga
06/11/2008, 16:24
Tivemos a oportunidade de fazer um pequeno teste estático com o auxílio de uma empilhadeira e comprovamos a amplitude desejada da suspensão.
Restam detalhes a serem solucionados, tal como linha de freio mais adequada para remover exesso de flexíveis, seleção de uma mola dianteira mais adequada, entre outros detalhes.
Assim, termino a "historinha" da realização de um grande feito, onde eternamente serei grato ao Sr AFONSO e toda sua equipe TT4 que trabalhou comigo neste projeto.
Foram 15 meses de trabalho, que acredito valer pela realização de uma vida.
Um Grande Abraço a todos !!!!!!!!!
Renato Fraga
06/11/2008, 16:32
.....mais fotos.
Eduardo_Coton
06/11/2008, 16:57
Show de bola!!!:palmas::palmas::palmas:
Tive uma R/T vermelha mas não cheguei tão longe. Só cabia uns 33' e mesmo assim pra esterçar era brabo... tinha que queimar pneu e fazer virar na força :twisted:
Só falta agora foto dela na ação...
Abç
Renato Fraga
06/11/2008, 17:10
Show de bola!!!:palmas::palmas::palmas:
Tive uma R/T vermelha mas não cheguei tão longe. Só cabia uns 33' e mesmo assim pra esterçar era brabo... tinha que queimar pneu e fazer virar na força :twisted:
Só falta agora foto dela na ação...
Abç
Fica tranquilo que logo postarei fotos dela em ação.
Abraços
JUNINHO_BITTENCOURT
07/11/2008, 11:57
Bom dia amigo, meus parabens pela dakota, uma viatura sem igual.
Muito bom o serviço de adptação.:concordo:.
Ela esta ai em jaraguá do sul? estais morando ai?
Podemos marcar umas trilhas boas aqui nas redondezas.
Onde e quanto pagasse nestes amortecedores traseiros da f250?
Fim do ano vou modificar a suspenção do CJ5 (molas helicoidais+eixos engesa+4link, ai fica faltando os amortecedores, que estou pesquisando.
Abração
Renato Fraga
07/11/2008, 19:45
Bom dia amigo, meus parabens pela dakota, uma viatura sem igual.
Muito bom o serviço de adptação.:concordo:.
Ela esta ai em jaraguá do sul? estais morando ai?
Podemos marcar umas trilhas boas aqui nas redondezas.
Onde e quanto pagasse nestes amortecedores traseiros da f250?
Fim do ano vou modificar a suspenção do CJ5 (molas helicoidais+eixos engesa+4link, ai fica faltando os amortecedores, que estou pesquisando.
Abração
Olá Juninho.
Pois bem, minha maior aflição no momento é que a bichona está em Bauru ainda. Estou morando em Jaraguá desde Julho. Acredito que só terei oportunidade de trazê-la em Dezembro.
MAs com certeza, faremos muita trilha juntos sim, e vou cobrar, viu, hehehehehe!!!!!!
Com relação aos amortecedores, te digo que comprei em Bauru, e paguei algo em torno de R$90,00 em cada. Detalhe é que são motorcraft. Os cofap são um pouco mais caros.
Optei por estes devido ao curso e carga. Pelo que sei, os trazeiros da S10 têm um curso um pouco maior, porém uma carga menor. Preço nem faço idéia pra te passar. Dependendo do projeto, existe a possibilidade de fazer amortecedores sob medida. Sei que existe uma pessoa que os confecciona de acordo com curso, carga, etc etc etc, mas nem faço idéia de custo, durabilidade, entre outros detalhes.
Um grande abraço, e assim que estiver com a viatura por aquí te dou um toque.
Grande abraço.
Caramba ficou bacana mesmo, parabéns.
Só uma pergunta, porque ao colocar eixos de troller não colocou logo dos modernos, com flutuante atrás? Pelo menos parecem ser das séries de 2001 pra baixo -> 5 parafusos.
Mas ficou show de bola, deve ser muito gratificante realizar um sonho assim, o veículo que gosta da maneira que gosta.
Abraços
Renato Fraga
25/11/2008, 22:48
Caramba ficou bacana mesmo, parabéns.
Só uma pergunta, porque ao colocar eixos de troller não colocou logo dos modernos, com flutuante atrás? Pelo menos parecem ser das séries de 2001 pra baixo -> 5 parafusos.
Mas ficou show de bola, deve ser muito gratificante realizar um sonho assim, o veículo que gosta da maneira que gosta.
Abraços
Pois é, já fui questionado algumas vezes por isso, mas o motivo de ter usado os eixos mais antigos, é bem simples: Preço !!!!! e já possuia as rodas !!!!
Consegui pagar um valor bem acessível nestes, ao contrário dos modernos que são bem mais valorizados.
Fururamente, tenho planos de adaptar flutuantes na trazeira. Não é difícil, basicamente o mesmo processo dos eixos originais do Jeep. Na dianteira também é possível adaptar roda livre e cubos iguais aos trazeiros. Porém é necessário trocar todo o semi eixo inclusive a homocinética.
Só farei isso se os semi eixos não aguentarem o tranco.
Abraços a todos.
Se quiser, me uma autorização (para abastecer e pedágio) que levo para vc com o maior prazer!:concordo:
:mrgreen::mrgreen:
heartland
26/11/2008, 08:59
Renato nunca se desfaça dessa camionete, sempre quis uma, na minha opinião é a melhor que ja apareceu pelo brasil.
Abraços!
MARCELO VITARA SUBMARINO
26/11/2008, 10:54
.....mais fotos.
Cara, Parabens, que disposição, PUTZ.
Só uma duvida, achei que fico meio esquisito este flexivel traseiro, isto é paliativo ou já esta pronto, pareceu-me uns 03 juntos?
Abs
Simplesmente fantástico! Também sou um entusiasta do 4X4 e das Dakotas, tive uma 99 Sport 3.9 V6 CE preta, o melhor carro que ja tive... mas faltava a tração 4by4 para acompanhar os amigos nos passeios nas dunas em forataleza no meu caso...
Seu projeto esta fantástico, parabéns!!! Tá lindona a "depp purple"!
Renato Fraga
26/11/2008, 17:01
Se quiser, me uma autorização (para abastecer e pedágio) que levo para vc com o maior prazer!
Kim, Obrigado pela disposição, vou te passar a senha de espera, ok??? É o 63º da fila, heheeh!!!!
Renato nunca se desfaça dessa camionete, sempre quis uma, na minha opinião é a melhor que ja apareceu pelo brasil.
Abraços!
Simplesmente fantástico! Também sou um entusiasta do 4X4 e das Dakotas, tive uma 99 Sport 3.9 V6 CE preta, o melhor carro que ja tive... mas faltava a tração 4by4 para acompanhar os amigos nos passeios nas dunas em forataleza no meu caso...
Seu projeto esta fantástico, parabéns!!! Tá lindona a "depp purple"!
Heartland e Leojaz obrigado pelos conselhos e elogios !!!!!!
Cara, Parabens, que disposição, PUTZ.
Só uma duvida, achei que fico meio esquisito este flexivel traseiro, isto é paliativo ou já esta pronto, pareceu-me uns 03 juntos?
Abs
Olá Marcelo, te digo que o que foi mais necessário foi realmente disposição e paciência !!!!!!
Você não é o primeiro que comenta a respeito destes flexíveis, hehehehe !!!!
Te digo que já foi alterado e nas fotos estava assim porque tinhamos acabado de concluir a montagem.
Como sempre, muitos detalhes são resolvidos após os primeiros testes. Até então o foco era nas coisas mais groceiras.
Abraços a todos
Carlão Rover
26/11/2008, 20:10
Coloca os flutuantes traseiros o quanto antes...é questão de segurança mesmo...
Parabéns...esta pick up ficou de cinema!!!!
Abraços
Carlão
chicopereiranetto
01/12/2008, 17:28
Renato, obrigado pelo seu trabalho e pela bela publicação. Acho que vc me deu folêgo pra ficar com a minha 3.9 CE/99 mais uns 10 anos...
Estou para fazer um lift de 3" com o Herbert em Curitiba, encontrei seu artigo procurando informações a respeito.
Me ocorreu o seguinte momento de pânico:
Cara, o acidente com sua primeira Dakota não teria sido em função do lift? (perda de estabilidade, quebra de bandeja, ou sei lá mais o que poderia ter sido?)
Sabe dizer que problemas vou ter de diferencial, de bandejas, até de válvulas (devido ao esforço excessivo do motor), embreagem ou o que for, em curto e médio prazo?
Muito obrigado, mesmo!!
Chico.
Paulo_CW
01/12/2008, 18:00
RENATO...
Meus parabens principalmente por meter a cara num projeto destes... e pelo bom serviço q fez...:palmas:
Fiquei na maior fissura de ver ela na trilha...:dance:
Renato Fraga
02/12/2008, 01:45
Renato, obrigado pelo seu trabalho e pela bela publicação. Acho que vc me deu folêgo pra ficar com a minha 3.9 CE/99 mais uns 10 anos...
Estou para fazer um lift de 3" com o Herbert em Curitiba, encontrei seu artigo procurando informações a respeito.
Me ocorreu o seguinte momento de pânico:
Cara, o acidente com sua primeira Dakota não teria sido em função do lift? (perda de estabilidade, quebra de bandeja, ou sei lá mais o que poderia ter sido?)
Sabe dizer que problemas vou ter de diferencial, de bandejas, até de válvulas (devido ao esforço excessivo do motor), embreagem ou o que for, em curto e médio prazo?
Muito obrigado, mesmo!!
Chico.
Olá Chico, tudo bem???
Em primeiro lugar agradeço as considerações, e te digo que o seu "pânico " é saudável, mas pode ficar despreocupado.
Meu acidente ocorreu em circunstâncias que não dependiam da dinâmica do carro. Passei reto numa curva em uma pequena estrada de terra devido a falta total de visibilidade, provocada por combinação de chuva, neblina, baixa luminosidade e vidros embassados. E pior, tudo aconteceu com o carro praticamente parado. Na verdade estava andando a menos de 5km/h, quando ví que estava fora da estrada. Foi quando o baranco sedeu, e fomos juntos pra baixo. O carro deu uma volta completa capotando, parando ribanceira abaixo de pé. O curioso é que não danificou muita coisa, e a parte mecânica ficou intacta, visto que ainda retornei à minha cidade num trajeto de 800km.
O que te digo é que só terá problemas se fizer o lift mau feito. Nunca tive problemas com nada, e nunca poupei minhas Dakotas de nada. Me atrevia a acompanhar o pessoal nas trilhas e nunca tive dó. Fiz de tudo que se pode fazer com uma camionete, e um pouco mais. E mesmo assim , nunca tive nenhum problema com nada. Nada mesmo. Só manutenção básica, tal como óleo , filtros, e pivôs (duraram 120.000km). Sorte ou não, não sei. Foram duas camionetes. MAs que são robustas te garanto. Seu medo de quebrar balança não procede, pelo menos as balanças inferiores são de aço forjado, e não estampado como a ranger por exemplo.
Não quero estimular você e nem ninguém a fazer nada do que fiz. Tinha muita gente que ficava de cara, e cansaram de achar uma judiação o que eu fazia. Porém apesar dos abusos, as Dakotas sempre aguentaram o tranco e nunca deram sinais de fadiga.
Tenho certeza que não será um "liftzinho" de 3 pol que fai afetar uma Dakota.
Em relação aos problemas que poderá ter, mais uma vez, dependerá muito da forma como vai usar. O que mais afeta é o diâmetro dos pneus, pelo fato de alongar a relação. Com pneus 33, apesar de mudar bem o comportamento do carro, não era nada absurdo. Chegou a ficar melhor pra andar na estrada. Porém quando coloquei os 35, a mudança foi mais radical, a ponto de 5º marcha virar algo impossível de usar. O ideal seria trocar a coroa e pinhão pela da Diesel ou 4 cil (4,10:1).
Se eu entendí bem, você está disposto a fazer o serviço em Curutiba, é isso???? Se tiver interesse, o kit que eu fiz está com uma pessoa que mora em Guarulhos, e está querendo vendê-lo. É um pouco maior do que você está pretendendo, mas se for usar pneus 33 dá pra chegar ao meio termo. Se tem intensão de usar 35 é o ideal. TE aconselho a conversar com o atual dono pra tirar as suas conclusões. Chama-se Cláudio MAgione, ele participa aqui do fórum também. Se precisar te passo os contatos dele.
Ok? TE AJUDEI OU PIOREI SUA DÚVIDA????? Bom, espero ter ajudado. Qualquer coisa dá um toque.
Abraço a todos
Alexandre Souto
02/12/2008, 01:59
Cara.... eu sabia do poder do Afonso, mas nao sabia que podia chegar a tanto!!!
Tb tenho os eixos de Trolha, comprados nas maos do Afonso e seus diabinhos de ombro, alem de ser um otimo profissional o kra eh muito fino, muito gente fina!!!
[]'s amigo e grande abraço pro pessoal de Bauru, jah prometi uma visita ao Afonso assim que a FOrDINHA ficar pronta!!!!!!!!!!
tudibao!!!!
chicopereiranetto
17/12/2008, 12:32
Renato, espetacular resposta... muito obrigado, sem palavras.
Interessa sim o kit do Claudio Magione. Já dei uma procurada no contato dele aqui no Forum e não encontrei.
Se tiver o e-mail fácil aí, pfavor me comunique, ou pode passar o meu pra ele.
Outras sugestões de instaladores de lift em geral em SP são muito bem vindas...
chicopereiranetto@hotmail.com
Obrigado de novo, espero que esteja td sob controle aí em Jaraguá.
Se pegou a chuva, tenho certeza que agora seu carro teria mostrado a que veio...
Valeu, abração.
Supercharger
17/12/2008, 15:05
talvês a única Dakota 4x4 do Brasil.
Pergunto por puro desconhecimento: Não foram comercializadas versões 4x4 de fábrica? No mais, parabéns pela pickup, está muito bacana.
Saudações,
Gustavo.
Renato Fraga
17/12/2008, 18:12
Renato, espetacular resposta... muito obrigado, sem palavras.
Interessa sim o kit do Claudio Magione. Já dei uma procurada no contato dele aqui no Forum e não encontrei.
Se tiver o e-mail fácil aí, pfavor me comunique, ou pode passar o meu pra ele.
Outras sugestões de instaladores de lift em geral em SP são muito bem vindas...
chicopereiranetto@hotmail.com
Obrigado de novo, espero que esteja td sob controle aí em Jaraguá.
Se pegou a chuva, tenho certeza que agora seu carro teria mostrado a que veio...
Valeu, abração.
Olá Chico, o email dele é claudio_maggione@yahoo.com.br
O seu email eu já passei pra ele.
Em relação a outras sugestões aí de São Paulo, te digo que não tenho referências pra te passar.
E obrigado pela preocupação. Aqui em Jaraguá felizmente não houveram grandes transtornos, exceto um único incidente, mas nada comparado ao caso de Itajaí e Blumenau.
Grande Abraço
Renato Fraga
17/12/2008, 18:30
Pergunto por puro desconhecimento: Não foram comercializadas versões 4x4 de fábrica? No mais, parabéns pela pickup, está muito bacana.
Saudações,
Gustavo.
Pois é Gustvo, infelizmente 4x4 só nos EUA. Aqui não fomos previlegiados com isso. A boa notícia é que as Dakotas que foram fabricadas por aqui são idênticas aos modelos 4x4 delá. A maioria dos modelos 4x2 americanas possuem suspensão bem diferente, utilizando molas helicoidais.
Portanto, com um pouco de dinheiro e paciência até é possível fazê-la 4x4 de uma forma mais próxima do original, usando componentes da Ranger. Cheguei a pensar nesta possibilidade, mas decidí em fazer da forma que fiz por querer algo mais robusto e eficiente para o off road
Abraços a Todos
Alexandre Souto
17/12/2008, 21:06
eh, ta uma monster truck home-made de primeira!!!
Parabens pela camioneta!!!
[]'sss
Renato Fraga
18/12/2008, 00:02
eh, ta uma monster truck home-made de primeira!!!
Parabens pela camioneta!!!
[]'sss
É isso aí Alexandre, obrigado pelos comentários
Grande Abraço
juliano muller
23/12/2008, 21:23
Tua pick-up ficou muito bacana! São poucas as pessoas que tem coragem de por um sonho em pratica!
Abraço...:palmas::palmas::palmas:
juliano muller
23/12/2008, 21:31
O Herbert e o Eduardo(é quem faz o BL), são amigos meus aqui em Curitiba, se tiver alguma duvida quanto ao serviço que eles executam, posso te esclarecer...Inclusive a minha atual, levantei(eu mesmo) lá na Pró-Muller, ainda sinto dor nas costas, heheheh....:dance:
www.promuller.com.br (http://www.promuller.com.br)
Abraço...:grin:
Barão Vermelho
26/12/2008, 11:42
Camarada ficou muito show esta Dakota, me ofereceram uma na troca elo meu JPX, mas por não ser 4x4, tinha descartado a ideia apesar de ter ag]chado a caminhonte animal, qual é o custo para fazer esta adaptação pode ser estimado so para eu ter noção se vale a pena para mim, quanto a confiabilidade como ficou da para viajar tranquilo, um abraço e feliz natal .
Renato Fraga
29/12/2008, 00:35
Camarada ficou muito show esta Dakota, me ofereceram uma na troca elo meu JPX, mas por não ser 4x4, tinha descartado a ideia apesar de ter ag]chado a caminhonte animal, qual é o custo para fazer esta adaptação pode ser estimado so para eu ter noção se vale a pena para mim, quanto a confiabilidade como ficou da para viajar tranquilo, um abraço e feliz natal .
Olá, com certeza a Dakota é uma excelente pick up, apesar de haver muita controversa.
Em relação a adaptação o custo ficou em torno de R$14000,00. Existe uma forma mais simples mas não sei se seria muito mais barato não. A vantagem seria o fato de não precisar mexer nas suspensões, mantendo mais a originalidade, porém, com mais limitações, tal como uma Ranger 4x4 ou S10 4x4 original. Na verdade seria adaptar um eixo dianteiro tal como nas pick ups citadas.
Com relação a dinâmica e confiabilidade, te digo que não notei grandes diferenças, e digo ainda que a pick up ficou mais firme e macia que a original, quando levantada na regulagem da barra.
Abraços a todos
SERGIO AUGUSTO
24/01/2009, 13:10
Parabens Renato!
Primeiramente pela coragem e audacia de realizar um projeto destes, e tambem pelo conhecimento de causa que demonstrou, ao se propor a realiza-lo. Nao vou deixar de parabenizar ao sr. Afonso e sua equipe pela execucao do projeto. Praticamente irretocável, nao é atoa que ja troquei alguns emails com o sr. Afonso, e levarei a minha DAKOTA, para que ele troque o trem de forca.Vamos colocar um Cummins Max Power com um cambio ZF 6S 650P (seis marchas). Por enquanto tou fora do universo "OFF ROAD", mas depois de ver a possidilidade concreta de colocar 4X4 na DAK, quando eu concluir o projeto na minha, quam sabe pro ano que vem, corro atras de outra , pra transforma-la numa 4x4.
Abraco!
Renato Fraga
24/01/2009, 15:56
É isso aí Sergio, o negócio é colocar os projetos em prática e realizar os sonhos !!!!!!!!!
VAleu pelas considerações e pode confiar no serviço do Afonso que você só vai ter alegrias.
Grande abraço.
SERGIO AUGUSTO
29/01/2009, 09:34
É isso aí Sergio, o negócio é colocar os projetos em prática e realizar os sonhos !!!!!!!!!
VAleu pelas considerações e pode confiar no serviço do Afonso que você só vai ter alegrias.
Grande abraço.
Bom dia Renato:
Saka só o que o cara fez da DAK, la nos EEUU.
Abraco
Renato Fraga
30/01/2009, 00:20
Belo trabalho, e imagino a estupidês desse motor na Dakota !!!!!!!
MAs particularmente falando, de diesel, eu não gosto nem do cheiro !!!!!!!!!
Sou muto mais um V8tão, hehehhe !!!!!!!!!
Abraços a todos
Alexandre Souto
30/01/2009, 09:17
Belo trabalho, e imagino a estupidês desse motor na Dakota !!!!!!!
MAs particularmente falando, de diesel, eu não gosto nem do cheiro !!!!!!!!!
Sou muto mais um V8tão, hehehhe !!!!!!!!!
Abraços a todos
Tb prefiro o oitão roncando, mas para viagens a trabalho vou ser obrigado a andar de diesel... mas nem tudo são flores :mrgreen:
Renato, vc deixou e escape original, com abafadores?!
[]'s e bom dia a todos..
LopeS4x4
04/04/2009, 17:21
parabens pela empreitada!!
muito mooonstrona a vitura!!
Afonso Carlos
24/04/2009, 01:34
OK, galera agora vou dar o meu pitaco, kakakaka!!!
Dakota Deep Purple: uma senhora pickup, agora 4x4 melhor ainda, porém esse projeto não aprezenta nenhum segredo, simplesmente foi bem executado, acessivel a qualquer entusiasta.
Estamos muito satisfeitos com o resultado principalmente em relação ao desempenho Off Road, pois no primeiro teste, mesmo com Pneus All Terrain 35 e chuva antes e durante o trajeto a Dakota nos surpreendeu e a todos os que estavam presentes e olha que tinhamos carros neste dia com preparações pra lá de Hard, porém o meu maior orgulho foi ver o sorriso do Renato (conhecido por aqui, como Natão) passando por lugares que ele nunca tinha imaginado antes, obviamente tive que fazer uma pressãozinha no começo, mas ao fim de cada obstaculo transposto eram só aplausos.
Cena Hilária foi ver o Doutor Natão re-conectando as barras estabilizadoras ao fim da trilha, de baixo de chuva!!! kakakakakaka!!!
ON ROAD: Outra coisa muito importante que deve ser sempre levado em consideração, e neste projeto atingiu seu objetivo plenamente e me deixou muito satisfeito, foi sua dinãmica ON ROAD, continua perfeita para uma pickup pois o carro continua estavel, firme, sem vibrações ou barulhos de qualquer natureza, podendo ser conduzido por qualquer pessoa como se fosse um carro original.
Ou seja continua sendo um carro delicioso de se dirigir em situações ON ROAD, tanto na cidade quanto na estrada, o motorista só tem que prestar um pouco mais de atenção em Drives, kakakaka!!!
Natão muito obrigado pela confiança depósitada em nós, nosso maior objetivo é a satisfação de nossos clientes!
Um grande Abraço, Afonso e equipe TT4.
Renato Fraga
01/05/2009, 00:52
Pô Afonso, desse jeito eu choro meu !!!!!!!!!
Mas você me fez lembrar que no dia da "estréia" eu tava tão nervoso e concentrado nas reações do carro, que ao passarmos por uma possa de lama o prara brisas ficou todo sujo de modo que não tinhamos nada de visibilidade. O carro continuava andando a cerca de 50km/h, num tava enchergando absolutamente nada, Hehehe, e a minha tensão era tão grande que eu cheguei a falar com um certo ar de desespero:
-PUTA MERDA E AGORA ????? NUM TO ENCHERGANDO NADA !!!!!!!!!!!!
e o Afonso com toda a calma do mundo, batendo a cinza do cigarro ne respondeu:
- LIGA O LIMPADOR CARAMBA !!!!!!!!!!!
Alguns segundos de silêncio, o limpador trabalhando e de repente caio na gargalhada indignado com minha trapalhada e achando muito comédia a forma como ele me chamou a tenção hahahahahahahah!!!!!!!!!!!!!
Lógico que o Afonso também se matou de rir com a situação, e seguimos trilha adiante !!!!!!!!!!!!
Valeu mais uma vez véio, sou eternamente grato pelo serviço que fez.
Grande abraço.
Afonso Carlos
04/05/2009, 15:08
Pô Afonso, desse jeito eu choro meu !!!!!!!!!
Mas você me fez lembrar que no dia da "estréia" eu tava tão nervoso e concentrado nas reações do carro, que ao passarmos por uma possa de lama o prara brisas ficou todo sujo de modo que não tinhamos nada de visibilidade. O carro continuava andando a cerca de 50km/h, num tava enchergando absolutamente nada, Hehehe, e a minha tensão era tão grande que eu cheguei a falar com um certo ar de desespero:
-PUTA MERDA E AGORA ????? NUM TO ENCHERGANDO NADA !!!!!!!!!!!!
e o Afonso com toda a calma do mundo, batendo a cinza do cigarro ne respondeu:
- LIGA O LIMPADOR CARAMBA !!!!!!!!!!!
Alguns segundos de silêncio, o limpador trabalhando e de repente caio na gargalhada indignado com minha trapalhada e achando muito comédia a forma como ele me chamou a tenção hahahahahahahah!!!!!!!!!!!!!
Lógico que o Afonso também se matou de rir com a situação, e seguimos trilha adiante !!!!!!!!!!!!
Valeu mais uma vez véio, sou eternamente grato pelo serviço que fez.
Grande abraço.
OK bem lembrado essa do limpador, hahahahahahahahahahahahahahahahhaa!!!!!!
Abração.
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 01:30
qual é o motor da deep purple?
Renato Fraga
31/07/2009, 09:00
Original, V6 3.9 gasolina !!!!!!!!!!
Abraços
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 21:57
das dakotas nacionais eu gosto bastante das v8, mas para ter uma dessas seria melhor ter um poço de petróleo no quintal... a propósito: agora que a ram veio para revitalizar a marca dodge será que não compensava voltar a produzir a dakota em campo largo? e obviamente com versões 4x4 originais...
Renato Fraga
31/07/2009, 22:43
Então já que você tocou no assunto, por conta da fusão a Chrysler com a Fiat, está em ênfase novamente a volta da Dakota por aqui, mas será produzina na Argentina a exemplo das Rangers, e Hillux.
Assim foi a notícia que eu lí no Web Motors.
Já foi flagrada uma Dakota 2009 rodando por Betim, e era a tal equipada com o V8 4.7 flex. A cogitação para a versão diesel é o motor idêntico ao que equipa o STARK por ser o mais moderno disponível na linha da Fiat, uma vez que a Chrysler parece não ter uma versão com esse combustível.
Abraços
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 22:52
Então já que você tocou no assunto, por conta da fusão a Chrysler com a Fiat, está em ênfase novamente a volta da Dakota por aqui, mas será produzina na Argentina a exemplo das Rangers, e Hillux.
Assim foi a notícia que eu lí no Web Motors.
Já foi flagrada uma Dakota 2009 rodando por Betim, e era a tal equipada com o V8 4.7 flex. A cogitação para a versão diesel é o motor idêntico ao que equipa o STARK por ser o mais moderno disponível na linha da Fiat, uma vez que a Chrysler parece não ter uma versão com esse combustível.
Abraços
acho mais provável um motor 3.0...
Renato Fraga
31/07/2009, 23:02
Dá uma lida aqui : nova dodge dakota aqui no Brasil (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Segredos_Conteudo.vxlpub?hnid=42672)
Abraços
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 23:18
Dá uma lida aqui : nova dodge dakota aqui no Brasil (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Segredos_Conteudo.vxlpub?hnid=42672)
Abraços
ja li, mas acredito que em função do mercado estar bastante focado em cilindradas próximas ao 3.0 nas caminhonetes a diesel a dakota acabará ficando mais competitiva com um motor nessa faixa de cilindrada...
Renato Fraga
31/07/2009, 23:40
Correto, apesar da nova Nissan Frontier não ter seguido essa tendência.
O fato é que esse tal motor já atende as normas EURO III e tem previsões para EURO IV e V.
Mas já cagaram uma vez no motor Diesel da Dakota e tomara que não façam o mesmo novamente.
Abraços
supimpa a dakotona!!! alias, tô vendo que vc é Dodgeiro de carteirinha..heheh ví as fotos do charger tb..
T+
Renato Fraga
28/01/2010, 12:18
Opa, valeu pelas considerações !!!!!!!!
Na verdade, dodge pra mim e religião, heheheheheeehheh!!!!!!!!
Abração
Renato, moro em Joinville, mas meus pais moram em Jaraguá. Gostaria muito de conhecer a Deep, seria possível? Vamos marcar uma lama aí, deve ter ficado fantástica!
Tem umas fotos dela no off road?
Abraços!
Renato Fraga
28/01/2010, 16:47
Olá, pois bem , que bom saber que tem forista aqui perto de mim.....
A hora que você quizer conhecer minha Dakota é só falar......Mas avise com antecedência Ok?????.....5 minutos é o suficiente, hehehehehh!!!!!
Se quiser, pode me ligar, meu cel é 99027323.
Em relação às fotos, eu lamento não tê-las, pois admito que nas ocasiões em que fiz trilhas com ela, não tinha um bom samaritando fotografando ou filmando.....
Outro detalhe é que moro em Jaraguá a questão de 1 ano e 8 meses, mas a Dakota só veio pra cá ha 4 meses. Fiquei mais de um ano longe dela.
Pra andar decentemente nas trilhas daqui, preciso adquirir um jogo de pneus adequados. Em Bauru, onde morava, conseguia andar com certa satisfatoriedade mesmo de BF AllTerrain.
Só que não tive $tempo$ ainda pra providenciar isso.
Bom, mas como já disse, a hora que quizer me encontrar, é só dar um toque.
Abraços
Sábado é aniversário da minha mãe, estarei aí em Jaraguá.
Tenho uma câmera boa, podíamos jogar a monstrinha na lama e fazer uma sessão de fotos, hein?
Abraços!
Renato Fraga
28/01/2010, 19:57
Opa, podemos combinar sim.....
Na parte da manhã estarei trabalhando, mas à tarde estarei livre.
Moro na Barra do Rio Cerro, próximo do Parque Malwee. Aqui perto tem um loteamento com algumas erosões que acredito ser um cenário bacana para fotos.
Abraços
cRiPpLe_rOoStEr
29/01/2010, 00:19
faz algum tempo que eu não vou em jaraguá do sul, pelo menos uns 11 anos.........
Juliano Nitsch
29/01/2010, 18:56
Fala Natão... como vão as coisas por aí ??
E a adaptação do álcool, como esta se comportando ??
Grande abraço e até mais.
Renato Fraga
29/01/2010, 21:33
Fala Lupa, belezinha??????
Pois é, a bichona tá uma beleza no álcool, bebendo bem, mas tá valendo a pena ainda.....
A questão de umas 3 semanas comecei a notar uma oscilação estranha no manômetro da pressão do óleo. Sem pestanejar troquei o óleo e o filtro. Passado alguns dias, o problema se repetiu, e então resolví encostar a bichona e abrir o carter.
Dito e feito, borra de óleo pra todo lado entupindo a peneira do pescador e acumulada por todo o motor.
Aproveitei pra fazer uma limpeza geral por dentro do motor e espero que agora não ocorra mais isso.
Definitivamente, depois dessa, mesmo pagando mais caro, não abro mão do álcool.
Abração e até breve.
Tenho uma dodge dakota(cabine simples) gostaria de saber como possso aumentar a minha dakota + ou - do tamanho da sua?????
tenho uma dakota e gostaria de saber oque eu presiso fazer para aumentar ela......peças, sites.......tudo(icaroferracini@hotmail.com) obrigado!
Juliano Nitsch
30/01/2010, 18:35
Fala Natão...
Quanto ao consumo, o único sensor que interfere bastante é a sonda. Na caixinha do conversor tem uma luz verde e uma vermelha certo !? Confira se elas se alternam com o motor em funcionamento. Se a sonda estiver ok elas vão se alternar, agora se vc quiser mais precisão mede com o multimetro... tem que oscilar de 0,1 a 1V.
Outro detalhe para o consumo não estar muito bom é a baixa taxa de compressão desses motores, vc sabe né... Dodgão americano... rsrsrsrs
Quanto a borra, ainda bem que vc é detalhista, se não podia prejudicar bem o motor. Oque causa muita borra é o pouco uso, o motor não chega na temp. de trabalho. A viagem que vc fez e o uso do álcool (que tem propriedades detergentes) ajudaram a soltar essa borra. Pode ficar sossegado... se vc continuar usando álcool vai ser difícil um novo acumulo desta borra.
Bom, vê lá o negócio da sonda e depois me dá um toque.
Abração e até mais.
Renato, estou em Jaraguá. Vamos inventar alguma (de preferência pra ver a Deep bem suja) amanhã?
Abraços!
Renato Fraga
31/01/2010, 13:47
Opa beleza.....
Tô em casa sem fazer nada.......
Dá um toque
Abraços
Renato Fraga
17/02/2010, 23:16
Durante o Carnaval, entediado de não fazer nada, fui dar uma brincadinha numas erosões de um loteamento próximo a minha casa....
As fotos não ficaram muito boas, e não transmitem toda a dificuldade que os obstáculos ofereciam, mas são as poucas que tenho da minha Dakota em ação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=8453
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=8452
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=8451
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=8446
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=8447
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=8448
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=8449
Abraços a todos
JUNINHO_BITTENCOURT
18/02/2010, 12:02
Cade as fotos Renato? hehe
Cara temos que marcar uma trilha logo.
Se quiser dar umas voltas ai, fale também com o Camilo JR aqui do forum, é dai, gente fina e tem um CJ3B monstrinho.
Abraço.
Renato Fraga
23/02/2010, 14:22
Opa Juninho, beleza????
Pois é, temos que marcar essa trilha logo, heheehehe!!!!
Esse Camilo é daqui de Jaraguá, é isso????
Conhecí o pessoal do Jeep Clube daqui a pouco mais de 1 mês, mas ainda não me familiarizei com todos....
Mudando o assunto de pato pra "mareco", ganhei um presentinho de um primo meu:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=286&pictureid=8554
Valeu Kikão pela criatividade e pela lembrança!!!!!
Abraços a todos
sergiopincelli
25/03/2010, 15:10
Renato, li seu tópico a vi que vc colocou a t-case da frontier. Pergunto, está aguentando o tranco deste motorzão V6?
Renato Fraga
28/03/2010, 18:24
Olá Sérgio, você tem algum relato que desabone essa tcase????
Bom, o meu raciocínio para escolher essa peça foi pelo fato de ter acionamento totalmente mecânico, a redução é por carretel de engrenagens, ter aparência parruda, e equipar um veículo que tem um motor bem forte também, tal como o 2.8 MWM.
É a mesma tcase que equipa as Pathfinter que também usam motores V6.
Até o presente momento, não tive nem vestígio de problemas.
Abraços
Alexandre Souto
28/03/2010, 21:26
Loca demas as fotos em ação Renato!!!
Gostei de ver... gosto de picapes offroad!!!
Abs e td de bom ae!!!
Renato Fraga
29/03/2010, 00:36
Esses dias conversando com amigos, me recomendaram a instalação desse forramento impermeável.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=9020
Alguém usa algo parecido?????
Tem algum comentário a fazer????
Vale a pena o investimento????
Abraços
sergiopincelli
29/03/2010, 13:24
Renato, fiz esta pergunta porque já vi um tópico de um forista dizendo que o calcanhar de aquiles da Frontier era cambio e t-case. Já tive frontier e sou um grande defensor desta PKP, pois gosto muito.Infelizmente tive de vendê-la mas tive a sorte de encontrar um hilux sr5 com apenas 52.000km, (isto em 2007) e estou até hoje com ela .
Renato Fraga
31/03/2010, 21:56
Poxa Sérgio, te confesso que pra mim é novidade essa do calcanhar de Aquiles a transmissão da Frontier.
De vários conhecido e amigos que são proprietários, desde os mais cautelosos até os mais desleixados, te confesso que nunca ví ninguém reclamar disso....e por aqui também admito não ter lido nada do tipo.
Mas valeu pelo toque.......em relação à sua Hilux, tá montado hein, confesso que essa seria minha segunda paixão.
Abraços
BoaTrilha
27/05/2010, 12:51
Poxa Sérgio, te confesso que pra mim é novidade essa do calcanhar de Aquiles a transmissão da Frontier.
De vários conhecido e amigos que são proprietários, desde os mais cautelosos até os mais desleixados, te confesso que nunca ví ninguém reclamar disso....e por aqui também admito não ter lido nada do tipo.
Mas valeu pelo toque.......em relação à sua Hilux, tá montado hein, confesso que essa seria minha segunda paixão.
Abraços
Essa t-case que vcs se referem é enorme perante as outras comuns do mercado. Duvido que quebre até mesmo com um V8.
Eu acho que o condutor tem que ser muito cavalo pra conseguir quebrar isso, mesmo assim, chuto que outras coisas quebrariam antes, como ponta de eixo e diferenciais.
Eu tenho uma dessa aqui, e sinceramente eu sofro muito mais pra erguer ela do que qualquer outra, pois é muito mais parruda.
pretendo vende-la (eu acho.... vai que ideias surgem, né?)
Abraços
Renato Fraga
31/05/2010, 21:18
Muito bem amigos;
Quanto mais eu ando com minha Dakota, mais apaixonado eu fico por ela....
Na última 5ªfeira saí de Jaraguá do Sul SC e fui até Araçatuba SP. Em seguida fui até Bauru e no domingo retornei para Jaraguá do Sul, totalizando 1700km.
Nem preciso falar que minha única preocupação foi de manter o tanque sufucientemente abastecido.
Nenhum vestígio de problemas nem mesmo comportamento dinâmico inadequado devido às alterações drásticas que realizei.
Prova de que se pesquisar, estudar e trabalhar corretamente, qualquer alteração vale muito a pena.
Abraços a todos
Juliano Nitsch
31/05/2010, 22:03
Grande Natão...
Sua Dakota ficou show mesmo !!
Vai estar na Fenajeep né !? Sexta-feira vou estar por lá !
Vai ter novidades para o eixo do Troller lá... Macrotorque vai realizar o sonho de muita gente, só quero ver quanto vai custar.
Até mais.
Afonso Carlos
01/06/2010, 14:25
Muito bem amigos;
Quanto mais eu ando com minha Dakota, mais apaixonado eu fico por ela....
Na última 5ªfeira saí de Jaraguá do Sul SC e fui até Araçatuba SP. Em seguida fui até Bauru e no domingo retornei para Jaraguá do Sul, totalizando 1700km.
Nem preciso falar que minha única preocupação foi de manter o tanque sufucientemente abastecido.
Nenhum vestígio de problemas nem mesmo comportamento dinâmico inadequado devido às alterações drásticas que realizei.
Prova de que se pesquisar, estudar e trabalhar corretamente, qualquer alteração vale muito a pena.
Abraços a todos
OK pelo jeito tu chegou bem, estava só imaginando a ressaca depois do sabado!!! kakakakakakakakaka!!!
O churras tava demais!
Abração veio!
Renato Fraga
01/06/2010, 16:17
OK pelo jeito tu chegou bem, estava só imaginando a ressaca depois do sabado!!! kakakakakakakakaka!!!
O churras tava demais!
Abração veio!
Afonso meu irmão;
Te confesso que os primeiros 150km da volta foram tenebrosos, hehehehehhe!!!!!!!!
Me recordava de cada gole de cachaça que havia tomado no sábado!!!!!!!!
Achei que não aguentaria, hahahaha, mas aos poucos a ressaca foi passando.
Foi muito bom poder te rever, bem como outros tantos que estiveram em casa.
Só espero fazer isso com mais frequencia.
Grande abraço
Vai ter novidades para o eixo do Troller lá... Macrotorque vai realizar o sonho de muita gente, só quero ver quanto vai custar.
Até mais.
:pipoca: :pipoca: :pipoca:
Flutuante????
Afonso Carlos
01/06/2010, 17:11
Afonso meu irmão;
Te confesso que os primeiros 150km da volta foram tenebrosos, hehehehehhe!!!!!!!!
Me recordava de cada gole de cachaça que havia tomado no sábado!!!!!!!!
Achei que não aguentaria, hahahaha, mas aos poucos a ressaca foi passando.
Foi muito bom poder te rever, bem como outros tantos que estiveram em casa.
Só espero fazer isso com mais frequencia.
Grande abraço
OK kakakakakakakaka!!!!
Não esquece da pescaria!
Abração.
Juliano Nitsch
01/06/2010, 18:23
:pipoca: :pipoca: :pipoca:
Flutuante????
Não !! Isso aí já tem bastante !
Pelas fofocas, o Mario vai lançar os tão sonhados "eixos pórticos", por enquanto parece que para Troller e Toyota.
Até mais.
Renato Fraga
01/06/2010, 18:29
Poxa, que legal Juliano.....
Algum tempo atraz num programa que passa no canal rural o Chacal mostrou um Wrangler com eixos de troller onde ele instalou os pórticos. O cara é de Joinville.
Seria uma revolução do mercado, no mundo só tem 3 ou 4 empresas que vendem como kit os portais.
Abraços
ps.: com portal, não precisa do flutuante
Rogers Assis Rocha
03/06/2010, 14:57
Renato
Lendo hoje o seu feito estamos admirados pelo bom trabalho realizado, temos uma dakota 2.5 turbo diesel 4portas e queremos colocar uma tração 4x4 e gostaria de saber se vc pode nos auxiliar enviando para nós a lista de peças necessárias e medidas das adaptações de berços e etc.
Abraço
Renato Fraga
20/09/2010, 01:14
Amigos;
Depois de muito tempo consegui fazer alguns ajustes na minha Deep Purple.
Desde sempre achava as molas muito duras, eram da F1000.
Agora, com a ajuda de um amigo que mora na Venezuela, comprei um par de molas para Cherokee XJ com lift de 3 pol. Ou seja, a mola tem alguns cm a mais que a original.
Visualmente ela tinha quase o dobro do tamanho da mola de F1000 que estava no lugar.
Porém pelo fato de ser mais branda, ela sedeu deixando a frente na mesma altura que estava com a mola antiga.
O resultado é que agora sim eu tenho suspensão dianteira. O carro ficou muito mais macio e certamente o curso da suspensão será otimizado.
Vou fazer alguns testes e tirar algumas fotos.
O próximo passo é fazer novos amortecedores dianteiros, estou em contato com a OffLimits.
Pra concluir, uma leve alteração no visual com a adição de faixas na trazeira.
Abraços
Renato Fraga
02/11/2010, 00:48
Esse fim de semana nosso Jeep Clube foi convocado a ficar à disposição da Justiça Eleitoral.
Por conta disso, nos reunimos na chácara de um amigo para atendermos um possível pedido.
Enquanto isso, aproveitamos o tempo, hehehehhe!!!!!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=252451&d=1288664243
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=252452&d=1288664314
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=252453&d=1288664397
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=252454&d=1288665941
Ta faltando um bloqueio dianteiro hein!!
Veja meu topico, muita coisa que executei em meu carro aprendi com voce!
Renato Fraga
02/11/2010, 21:50
Poxa Zeca nem me fala a respeito de bloqueio, hehehheeh.
Além de bloqueio, preciso de pneus urgentemente....O pessoal aqui tira sarro em mim por conta dos all terrain.
É impressionante o quanto é liso o barro argiloso daqui. Essa subidinha aí só conseguí vencer levando a Dakota até o limite. Terceira marcha reduzida até o corte de giro!!!!!!!
Mas logo meu sofrimento vai acabar.....
Grande abraço
JUNINHO_BITTENCOURT
03/11/2010, 07:18
É impressionante o quanto é liso o barro argiloso daqui. Essa subidinha aí só conseguí vencer levando a Dakota até o limite. Terceira marcha reduzida até o corte de giro!!!!!!!
Fala Renato. Show a Dakotona.
Eu sempre fiquei matutando, pois vejo mto o pessoal em SP fazendo trilhas médias/pesadas usando pneus mud, o que aqui provavelmente não passaria da primeira subida sem o guincho. Porém vejo que realmente tem diferenças. :pensativo:
Me manda teu e-mail, quero te passar o convite da nossa trilha aqui em Porto Belo dia 20/11. Abraço.
Poxa Zeca nem me fala a respeito de bloqueio, hehehheeh.
Além de bloqueio, preciso de pneus urgentemente....O pessoal aqui tira sarro em mim por conta dos all terrain.
Mas logo meu sofrimento vai acabar.....
Grande abraço
Nobre,
Nao sei se te interessa, mas eu estou vendendo os 35' Goodyear mud que eu usava...
Qualquer coisa me dá um alô!
Falando em bloqueio, eu vi sua opinião sobre bloqueio nums topicos ai... rsrsrs
meu relato:
voce sabe que eu uso Macrotorque na traseira e Kaiser na dianteira né?
bom... do Macro nao tenho o que reclamar, logo q comprei tive um problema no acionamento mas foi prontamente resolvido com o pessoal da fabrica.
o Kaiser nao me deu problema, mas eu simplesmente nao confio nele :pensativo:
uvantuil
03/11/2010, 11:01
Deep purple ta showw visual matador!!!!
Parabens pela vtr
Renato Fraga
03/11/2010, 14:05
vejo mto o pessoal em SP fazendo trilhas médias/pesadas usando pneus mud, o que aqui provavelmente não passaria da primeira subida sem o guincho.
Me manda teu e-mail, quero te passar o convite da nossa trilha aqui em Porto Belo dia 20/11. Abraço.
Olha Juninho, uma coisa eu te garanto: Eu notei uma diferença enorme na preparação dos Jeeps daqui com os de São Paulo.
Aqui vejo muitos com suspensão original, a maioria com motor e câmbio original, entretanto sempre muito bem calçados em sua grande maioria com pneus Dynatorque.
Por lá, suspensões mais elaboradas, motores maiores, mais modernos e mais potentes, transmissões também mais reforçadas e na questão dos pneus, realmente mud é o que vemos na grande maioria dos Jeeps além de diâmetros e larguras mais avantajadas.
Mas o solo delá não é escorregadio como o daqui. Além de também não ser tão úmido como aqui. Na região onde morava esse pneu all terrain com 16psi faziam o serviço perfeitamente. É curioso no mínimo, hehehehhe!!!!!!!!!
Em relação ao email, pode mandar em nataofraga@terra.com.br.
Zeca, em relação aos pneus, se puder mandar por MP uma idéia do valor, podemos negociar. Tenho interesse sim afinal meus All Terrain estão chegando ao fim.
Em relação ao bloqueio, bom, quem anda de pick up no dia a dia sente algumas necessidades diferentes, bom falo por mim ao menos.
Estou inclinado a adquirir o "True Track" da Eaton, faz muito tempo que namoro com um desses. Pela funcionalidade eu acredito ser o modelo que mais atenda minhas necessidades. Vou comprar um primeiro, instalar na trazeira e dependendo de como for, logo logo coloco outro na dianteira ou compro um melhor para a trazeira posteriormente.
Sentí uma diferença absurda no comportamento da viatura depois de remover o diferencial LSD original da Dakota para instalar o eixo do Troller com diferencial simples.
Por mais que digam o contrário, a Pick Up fica muito mais estável com o diferencial LSD.
Agora um Kaiser ou mesmo um Track Lock eu já acredito estar comprando problemas adicionais para o carro de uso diário.
Abraços a todos
Renato Fraga
14/11/2010, 02:17
Recentemente notei que meu diferencial trazeiro começou a "cantar".
Levei ao mecânico e pedí para que desse uma verificada no diferencial.
Com a coroa e pinhão tava tudo beleza, mas olha o estado do pino das satélites:
http://i628.photobucket.com/albums/uu10/renatofraga/IMG_4197.jpg
http://i628.photobucket.com/albums/uu10/renatofraga/IMG_4198.jpg
http://i628.photobucket.com/albums/uu10/renatofraga/IMG_4201.jpg
http://i628.photobucket.com/albums/uu10/renatofraga/IMG_4200.jpg
As satélites desgastaram o pino, pressionaram as planetárias contra o berço que acabou consumindo as arroelas de encosto bem como o próprio berço.
O mais curioso é que não havia sintoma algum disso. Nada de barulho, folgas, ou trancos. Só o óleo que estava parecendo grafite de tanta limalha. Isso acabou gerando um desgaste prematuro na coroa e pinhão que apesar dos ajustes não parou de "cantar".
Abraços
Juliano Nitsch
16/11/2010, 10:18
Fala Natão...
Será que o seu eixo não esta torto ?? Unica coisa que força as planetárias seriam os semi eixos desalinhados.
Seria interessante montar os semi eixos sem o berço... aí dá para vc ver se as pontas estriadas estão alinhadas, entendeu ???
Até mais.
Renato Fraga
16/11/2010, 11:54
Sim sim, entendí perfeitamente sua observação, mas o caso aqui foi desgaste das satélites no eixo.
As planetárias soferam consequencia por conta desse problema. As costas delas é que ficaram marcadas devido à pressão excessiva que sofreram contra as arroelas de encosto e a carcaça.
Tudo mais foi verificado e aparentemente não existem maiores problemas.
Aproveitando o seu contato, estou enviando uma MP para tratar de outros assunto, heheheh!!!!!!
Abração
Juliano Nitsch
16/11/2010, 22:35
BLZ.... tá respondida...
israel007
17/11/2010, 01:20
Parabens pela viatura show de bola!
Abraços
antonio umino
17/11/2010, 12:54
Renato Fraga: quando o pino satelite, fica gasto tal como está, nos caminhões mercedes sempre vejo isso não nesta proporção de desgaste, tenho reparado que geralmente os pneus estão novos de um lado e bem lisos de outro. Isto faz com que as engrenagens satelites fique o tempo todo girando como se estivesse fazendo curva. dai surge este tipo de desgaste. pergunto os pneus é do mesmo tamanho neste eixo ? ou as medidas dos pneus são diferentes? sendo causa este tipo de desgaste. Também pode acontecer de estar patinando as rodas o tempo todo no uso do off road. espero ter ajudado............
Renato Fraga
17/11/2010, 13:59
Pois é, realmente esse tipo de desgaste tá diretamente relacionado com a atividade intensa das planetárias e satélites.
Os pneus são idênticos e com o mesmo tempo de vida útil.
MAs por não possuir nenhum tipo de bloqueio no diferencial e ter a trazeira muito leve admito que as rodas trazeiras vivem patinando mesmo que no asfalto.
Agora, tem uma coisa, esse eixo está comigo faz apenas 3 anos. Sabe-se lá tudo o que ele suportou antes de eu adquirí-los?????
Abraços a todos
Renato Fraga
09/12/2010, 22:52
Atualizando o tópico, recentemente fiz alguns ajustes na DeepPurple...
Desde a sua finalização estou adiando para fazer tais serviços.
O fato é que não dava mais pra esperar.
O cardã trazeiro insistia em vibrar por conta da angulação inadequada do eixo.
Portanto, foi confeccionado um sistema de regulagem para o ajuste fino da angulação do eixo....
http://lh4.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsk3RcM8I/AAAAAAAAAzE/B_PEt9Gs7bo/s640/IMG_4287.JPG
http://lh3.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsiNXuslI/AAAAAAAAAy8/INTIgURpprA/s640/IMG_4285.JPG
Posteriormente, a ventoinha elétrica que adaptei, andava não dando conta do serviço.
Ao examiná-la notei uma certa folga na hélice, resultado de folga no eixo do motor elétrico. Diante disso tratei de providenciar uma nova
Aproveitando o ensejo resolví melhorar a adaptação uma vez que da forma que estava instalada anteriormente a ventilação não era devidamente eficiente.
Portanto comprei uma ventoinha frontal do Peugeot 206....
http://lh3.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TP74BiWqChI/AAAAAAAAAoI/fboNSr3jrd0/s640/IMG_4272.JPG
http://lh5.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TP739Z_lyrI/AAAAAAAAAoE/4B_34fAfeFM/s640/IMG_4271.JPG
O problema da instalação anterior era de que sobrava muito espaço entre a hélice e a coifa...
http://lh3.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TP74KpG2cXI/AAAAAAAAAoY/L4k6q0Y6cN8/s640/IMG_4266.JPG
Como não encontrei uma ventoinha de tamanho compatível, tive que bolar uma redução da abertura da coifa. Quebrando a cabeça, encontrei uma tampa de "bombona" que vestiu certinho na abertura da coifa...
http://lh6.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TP732c0GyVI/AAAAAAAAAn8/u2JYgBNNVXY/s640/IMG_4267.JPG
http://lh4.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TP7463NyUVI/AAAAAAAAApk/4uzYcRSvPTc/s640/IMG_4269.JPG
Fiz uma abertura central no diâmetro da nova ventoinha...
http://lh4.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TP73xJ2xSQI/AAAAAAAAAn0/3Dvcjw7chh8/s640/IMG_4270.JPG
...e prendi essa peça na coifa para receber a ventoinha...
http://lh4.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TP74QRJQedI/AAAAAAAAAog/mlVTUeEG8hI/s640/IMG_4274.JPG
http://lh3.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TP7365HJEhI/AAAAAAAAAoA/1L27GqGoauI/s640/IMG_4273.JPG
A coifa foi presa ao radiador...
http://lh4.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsSJATsKI/AAAAAAAAAzs/q9Kuq1mAVyU/s512/IMG_4277.JPG
....e voltou para o seu devido lugar...
http://lh4.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsWfgOdWI/AAAAAAAAAyg/-vDk20NHgT0/s640/IMG_4279.JPG
http://lh4.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsUZYaktI/AAAAAAAAAyc/5SE0HC48o2I/s640/IMG_4278.JPG
http://lh6.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsZNixkvI/AAAAAAAAAyo/TkMxhY8kPHs/s640/IMG_4281.JPG
http://lh6.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsfNxh5OI/AAAAAAAAAy0/R9Ke5kY0NEQ/s640/IMG_4283.JPG
O resultado foi surpreendente. Antes a ventoinha ligava e chegava a ficar mais de um minuto para desligar.
Agora a ventoinha liga e fica apenas 15 segundos ligada.
Já o cardã, melhorou muito a vibração, vou tentar fazer um ajuste mais fino, apesar de eu suspeitar de outro desajuste, a angulação longitudinal da caixa de transferência.
Ela não está devidamente alinhada ao longo eixo do carro, e só notei isso durante os últimos ajustes....
Vamo que vamo, aos pouco vou resolvendo os detalhezinhos pendentes!!!!
Abraços a todos
Renato Fraga
16/12/2010, 14:33
Poxa, quebrando a cabeça pra instalar uma alavanca seletora da tração!!!!
Chega de sujar os joelhos toda vez que preciso usar o 4x4.
victor massinha
17/12/2010, 11:31
A cachaça Seleta das fotos acho que ta sendo pouco pra vc encontar uma solução! :mrgreen: hehe
Renato Fraga
18/12/2010, 01:59
Nem fale, heheheeh!!!!
O duro é que começo a tomar uns goles pra ter inspiração e daí já viu né.....
Mas o lance tá caminhando!!!
Renato Fraga
12/01/2011, 01:07
Muito bem amigos, neste Domingo, retornei de uma viajem de mais de 3000km com minha Dakota.
Saí de Jaraguá do Sul SC, fui até Umuarama PR, em seguida até Bauru SP, depois São Paulo SP para então retornar a Jaraguá do Sul.
Confesso que foi só alegria, a Deep Purple se comportou maravilhosamente bem, só não foi perfeito por um problema que tive que resolver em plena estrada.
Após uma breve parada para tirar algumas fotos, retomei a viagem e antes de conseguir atingir a velocidade de cruzeiro, notei o manômetro da pressão de óleo cair a Zero.
Imediatamente desliguei o motor e andei no embalo até um posto abandonado que estava bem próximo. Parei a Deep Purple numa valeta e tratei de remover o cárter certo de que a peneira do pescador estava obstruída.
Após a limpeza da peneira e do fundo do cárter, parafusei tudo no lugar, coloquei óleo novo e pau na máquina. Detalhe, isso ocorreu nos primeiros 200km da viagem. Felizmente depois disso nada mais aconteceu. Pra minha sorte isso tudo ocorreu num local onde pude trabalhar tranquilo e consegui comprar óleo novo para repor o descartado.
Antes de maiores questionamentos, troquei óleo e filtro 3 dias antes de sair de viagem.
Essa maldita borra que insiste em acumular no motor. Ao que me pareceu, depois da subida da serra de Curitiba, devido ao aquecimento maior do motor, as impregnações começaram a se soltar da parte alta do motor, e vai se misturando ao óleo obstruindo a peneira.
Não é a primeira vez que isso acontece, mas sempre a pressão de óleo se restabelecia após o motor esfriar. Dessa vez nada disso ocorreu. Sorte estar com minha caixa de ferramentas à mão.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12837
Removendo o cárter e tomando um banho básico de óleo!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12832
Meu ajudante!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12833
Olha o estado da peneira. Uma pequena porção eu já havia limpado pouco antes da foto. Inicialmente estava repleto de sujeira.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12834
Felizmente, após uns 40 minutos de trabalho, estava de volta à estrada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12831
Aqui já em Londrina, no trajeto entre Umuarama e Bauru
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12835
E por último, em Curitiba já retornando pra casa...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=962&pictureid=12836
Abraços a todos
show de bola Renatão... a viatura ta muito bonita!
com essa altura, como ficou a dirigibildade?
bumpsteer, caster, CG.... ?
meu troller ainda nao ta manso pra rodar no asfalto como eu gostaria :-x
Renato Fraga
12/01/2011, 19:15
Beleza Zeca, como foi de STATES????
Bom, apesar da altura, a Deep Purple é fantástica na estrada.
Quando fiz a adaptação toda tomei muito cuidado com todos os detalhes da geometria da suspensão dianteira. Track Bar e Drag Link milimetricamente paralelizadas anulando qualquer possibilidade de Bumpsteer. Cáster foi corrigido alterando o tirante longitudinal da suspensão. Ná máquina de alinhamento está dando o mesmo valor recomendado para o Troller.
Já o CG, hehehe, tá bem mais elevado que o original, mas longe de tirar as rodas do chão mesmo nas curvas mais fechadas.
Abraços
RoadRunner
13/01/2011, 00:35
Olá Renato
Por curiosidade de um "mexanico" :oops: com longa experiencia em andar de bicicleta e jogar video game :lol:
Os cabeçotes dela criam alguma borra?
Existe a possibilidade de instalar um termometro de óleo e um radiador de óleo no motor?
Isto é comum neste modelo de motor?
Existe algum óleo "extra" que possa amenizar isto?
Mal por te importunar com perguntas de novato
Renato Fraga
13/01/2011, 00:56
Pois bem, vou tentar responder suas perguntas:
É muito comum a formação de borra nesses motores, fato é que muitos conhecidos inclusive perderam o motor por conta disso. O local onde a meleca fica acumulada é justamente na tampa do cabeçote e sob o coletor de admissão.
A instalação de termômetro e radiador de óleo é possível, eu mesmo estou pensando em fazer isso em conjunto com um novo cárter com maior capacide de óleo. Originalmente cabe apenas 3,5 litros com o filtro vazio, mas não sei onde isso poderia colaborar.
O que eu observo é que deve haver algum problema com o sistema de ventilação do bloco desse motor. Essa maldição de borra é formada pela contaminação do óleo com vapores da gasolina. Atualmente só utilizo álcool por conta disso. Entretanto, onde o óleo circula com mais velocidade e pressão, ela não se aglutina.
O problema que vejo é justamente que após um período de esforço maior do motor, provavelmente por conta do aquecimento, crostas que estão presas nas partes de cima do motor, se soltam. Já ocorreu mais de uma vez isso. Maioria em trilhas, ao longo de subidas íngremes. Bastava parar, adicionar um pouco de óleo, esperar o motor esfriar um pouco e tudo voltava ao normal.
Peo que soube, não existe óleo algum capaz de prevenir a maldita borra.
Acho que o cuidado mais importante é vez ou outra abrir o motor e fazer uma bela limpeza das partes incrustadas.
Abraços
JUNINHO_BITTENCOURT
13/01/2011, 07:01
Fala Renato blz?
Show a viajem, mto bom poder rodar com um monstrinho desta forma.
Te convido para participar do 2º Desafio Radical de Blumenau, é show, em duplas de 4x4s, faça uma dupla por ai e se inscreva, não danifica a viatura e vai brincar pra valer, premiação em dinheiro. hehe
As inscrições abriram ontem as 14:00 hrs e é limitada a 30 equipes, 21 ja estão inscritas. :concordo:
Veja ai: http://www.scracing.com.br/novo/portal/index.php?DESAFIO/3/93/DESAFIO+RADICAL+2011/
O Camilo do CJ3B verde aqui do forum ai de Jaraguá ja esta inscrito.
Abraço.
Renato Fraga
13/01/2011, 12:06
Opa juninho, valeu pelo convite.
Vamos fazer o possível para prestigiar esse evento.
Abraços e obrigado.
Renato Fraga
14/01/2011, 19:53
Opa, Juninho, ontem tivemos reunição do nosso Jeep Clube, e decidimos ir em peso prestigiar o evento. Temos apenas uma equipe inscrita por enquanto, Camilo e Cleber, entretanto havíamos marcado para esse dia um acampamento e po razão do evento decidimos fazê-lo lá.
Acho que será bacana.
Abraços e espero conhecê-lo pessoalmente
RoadRunner
14/01/2011, 23:21
Olá Renato
A sugestão do termometro é para ter certeza sobre a temp de trabalho do óleo lub. Nos diesel antigos fala-se entre 90...100 graus para que em teoria, ele evapore as impurezas contidas óleo, como combustível, água...
Se neste motor o oléo trabalhar c/uma temperatura acima do recomendável, a sugestão do radiador de oléo resolveria a questão.
Motores rodando no alcool não costumam ter danificar o oléo do motor como no caso dos a zagolina.
O motor continua "gerando" mais dela ou alguma chance dessa borra estar escondida no motor dos tempos de rodar a gazolina e agora c/alcool ela se soltar aos poucos, já que o oleo lub sofre menos no alcool sobrando forças para "limpar um pouco mais" ?
Você já desmontou este motor por completo e levou em alguma retificadora para a "lavagem química" feita no tacho ou maq 'lavadeira'?
Outra solução seriam as limpezas períodicas do carter até o motor se "auto" limpar pro completo.
Voce poderia postar a marca e a especificação do oleo lub (sae, api)?
Renato Fraga
15/01/2011, 00:51
Amigo, é exatamente o que você questionou que esá ocorrendo: Aos poucos a meleca está se soltando, remanescente da época que eu só usava gasolina. Álcool não danifica o óleo.
Já abrí o motor para limpá-lo, entretanto não o desmontei por completo. Removí apenas a tampa do cabeçote e o cárter. Mas eu sei que sob o coletor de admissão é um dos locais que mais acumula borra.
Utilizo óleo 20W50 SL Lubrax. O termômetro e o radiador seriam bem vindos, mas um motor original presumo que seja desnecessário qualquer cuidado desse tipo.
Abraços
Andrebkon
15/01/2011, 21:58
Eai tche tudo bom?
Cara tenho uma dakota vermelha ano 99 e quero tracionar ela,O que exatamente eu preciso?
Quais as pecas tu usou na tua?
tonimontana
15/01/2011, 22:23
Olá Renato, muito legal sua dakota, uma pena nao ser v8 heheheh
cara, sera q nao ficaria mais legal c pneus 35 ou 37 mud? abraço
JUNINHO_BITTENCOURT
16/01/2011, 11:28
Opa, Juninho, ontem tivemos reunição do nosso Jeep Clube, e decidimos ir em peso prestigiar o evento. Temos apenas uma equipe inscrita por enquanto, Camilo e Cleber, entretanto havíamos marcado para esse dia um acampamento e po razão do evento decidimos fazê-lo lá.
Acho que será bacana.
Abraços e espero conhecê-lo pessoalmente
Po Renato que show :concordo:
Será mto legal, o primeiro que foi menor ja foi mto divertido. Esse ctz sera maior e melhor. Vamos com 5 equipes daqui .
Se falamso sim, quero ver essa Dakotona com detalhes :-D
Bom domingo. :concordo:
Renato Fraga
17/01/2011, 02:53
Eai tche tudo bom?
Cara tenho uma dakota vermelha ano 99 e quero tracionar ela,O que exatamente eu preciso?
Quais as pecas tu usou na tua?
Dá uma lida desde o início deste tópico que tem a histórinha completa dela, citando todas as peças e soluções adotadas.
Abraços
Renato Fraga
17/01/2011, 02:56
Olá Renato, muito legal sua dakota, uma pena nao ser v8 heheheh
cara, sera q nao ficaria mais legal c pneus 35 ou 37 mud? abraço
Pois é, a questão é que eu uso o carro diariamente. Pneus 37 a deixariam com a relação muito longa e aumentaria o risco de quebras.
Já os pneus mud, tenho um jogo exclusivo para Off Road mais radical.
Os All Terrain são excelentes em todas as cituações, na minha opinião o melhor pneu que pode ser instalado em uma pick up. Só peca na lama, mas mesmo assim em muitas cituações off road cumpre bem o papel.
Abraços
Beleza Zeca, como foi de STATES????
Bom, apesar da altura, a Deep Purple é fantástica na estrada.
Quando fiz a adaptação toda tomei muito cuidado com todos os detalhes da geometria da suspensão dianteira. Track Bar e Drag Link milimetricamente paralelizadas anulando qualquer possibilidade de Bumpsteer. Cáster foi corrigido alterando o tirante longitudinal da suspensão. Ná máquina de alinhamento está dando o mesmo valor recomendado para o Troller.
Já o CG, hehehe, tá bem mais elevado que o original, mas longe de tirar as rodas do chão mesmo nas curvas mais fechadas.
Abraços
Renatão,
esqueci de responder sua msg...
entao, a viagem foi massa! consegui trazer na mala tudo que queria, sem problema com os homi :mrgreen:
só to triste pq os correios atrasaram a entrega das rodas livres que eu ia adaptar no troller... essa novela ta me consumindo, to brigando com o dono da casa que alugamos pra enviar aqui pro BR :-x
por acaso voce teria essas medidas anotadas?? como havia dito, meu carro ainda nao está com a direção totalmente domada, do jeito que eu gostaria.
Paulo Victorino
19/01/2011, 16:12
Boa tarde, renato.
Simplesmente linda sua dakota, tive uma dakota 99/99 com pneus 31. ja achava demais, sem duvida foi a melhor pick-up q tive. Mas essa sua ta sensacional.
Ja pensou em colocar um santo antonio com alguns milhas, acho que ficari interessante.
Renato Fraga
19/01/2011, 16:36
É, eu já pensei nisso, entretanto já tenho dificuldades para entrar com ela em determinados lugares, e com algo ainda mais saliente temo ter mais problemas ainda.
Abraços
Mestre!
tava passeando pelo youtube e achei essa dakota monstro no transparana 2011...
ai pertinho de vc, conheçe??
http://www.youtube.com/watch?v=zD5JtiCHi1Q&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=S2TwuWFVNIg&feature=related
Massa hein!!!
JUNINHO_BITTENCOURT
27/01/2011, 23:49
O desenho do meu bead lock ta famoso hehe
Show de Dakota, quero ver mais infos. :concordo:
Renato Fraga
28/01/2011, 01:52
Poxa, até que em fim eu ví uma imagem dessa Dakota.
Tenho um amigo em Curitiba que é domo de um centro de vistoria técnica, e um belo dia ele me ligou dizendo que havia feito uma vistoria numa Dakota asim assim assado!!!!!
MAs que devido à alteração radica que havia feito, não conseguiu legalizar a bichona, a começar dos parachoques etc e tal.
Não soube me passar maiores informações, mas pelo pouco que dá pra ver nos vídeos sobrou pouco de uma Dakota ali.
Eixos aparentemente de F250, motor diesel que certamente também não é dela.
Resta saber a ficha técnica.....
Também fiquei curioso.
Acredito ser de Curitiba.
Abraços a todos
Marisco Off Road
28/01/2011, 08:47
Pessoal,
Dakota aqui de Curitiba mesmo.
Mecânica completa de F250 4x4, motor 6 cil MWM.
Abs,
Show de bola!
e ai mestre.. Já ta matutando algum upgrade inspirado nesse monstrinho???
Me parece projeto de Ado Jensen, alguem confirma?
Essa belezinha deve ta andando feito um satanás!
Renato Fraga
28/01/2011, 14:08
É, dá coceira, mas meu carro é pra outra utilização.
Essa Dakota tá show, mas eu gosto muito do motor original dela e quero tê-la para uso diário.
Uma modificação assim já deixa o carro exclusivo para trilhas e competições.
Mas que eu babei eu babei !!!!!
Renato,
Parabéns pela Dakota!!!
A tempos acompanho seu tópico, mas nunca me manifestei.
Adoraria comprar uma Dakota e encarar uma transformação igual a da Deep Purple, pena que me falta coragem para enfrentrar uma empreitada dessas.
Acho que não tenho disposição para ficar correndo atrás de peças, soluções de suspensão, enfim, ter todo o trabalho que você teve.
O ideal seria comprar uma pronta..... se um dia você colocar a sua a venda sou o primeiro da fila. hehe
Mas uma vez parabéns pela viatura!!!
[]'s
lancillott
30/03/2011, 04:09
Amigos,por primeira vez no topico,escrevendo da maravilha mecanica que o Brasil,infelizmente deixou de produzir,a marca DODGE.
Mias deixando o passado,comprei um DAKOTA diesel,2.5 de um "amigo"o qual vendeu a mesma co o motor detonado,e outras cositas mas,como vivo em MS,em Dourados,imaginam que dificel e conseguir as peças por aqui,entao minha soluçao foi colocar um motor de S 10 aima dela,bom,serviço quasi bem feito,ja que algumas coisas de eletricidade ainda nao funcionaram,ou seja,o consumo de combustivel medido no teto so chega ate 1o km litros...ate ai tudo bem...me deparei tbm com alguns problemas que ja vi postados aqui no fuorum,como pinhao,coroa etc,etc..e que me fez ficar expert no assunto...a minha DAKOTA ,melhor falado,os modelos a diesel foram equipados com o diferencial DANA 44.4 , que nao tem substituiçao,ou seja nehum modelo compativel da certo nele,nem FORD nem CHEVROLET,ate a coroa e a mesma mais o pinhao e totalmente diferente..moral da historia..fui comprar la na terrinha,em buenos aires pela metade do preço do brasil,e pior..ORIGINAL 100%..!!Alem de tudo,foi colocado com a relaçao de 11x39 que equipa as de gasolina,e que fez o cambio mais longo,e por logica rendimento maior de combustivel na estrada,ja que ganhou alguns cavalos de força pelo motor MWM,que passou a ser 2,8 dos 2,5 originais....entao,queria les informar que se precissam qualquer peça das DAKOTAS,tanto de motor,caixa ou seja outras,podem ligar no numero de celular 67 9997 0888 que informarei endereços dos fornecedores de peças la em Buenos Aires..sera de maior agrado..Ok??abraçosssssssss!!!
JUNINHO_BITTENCOURT
30/03/2011, 08:08
Renato e a Praia Triste??
Estou a pé com um semi desbangelado :putz:
Abraço.
Renato Fraga
30/03/2011, 15:54
Opa Juninho, desculpa não ter te colocado informado....
Eu estive um pouco afastado das atividades do Jeep Clube daqui devido a compromissos profissionais e portanto fiquei sem saber da programação.
Ainda não sei se vai rolar, eu estou disposto!!!!!!
Nesta 5ª feira teremos reunião e acredito que saberei das definições.
Abraços
Renato e a Praia Triste??
Estou a pé com um semi desbangelado :putz:
Abraço.
Denovo????
Renato Fraga
31/03/2011, 01:17
Opa, hoje fui surpreendido na garagem da miha casa pelos 2 pneus que enviei para a Genius Tires de volta.
Agora o "calçamento" está completo!!!!!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=273408&d=1301545012
Usarei 2 pares distintod de pneus.
Na dianteira o Genius Sem Limites.
Na trazeira o Genius Lodo.
Vamos ver no que vai dar.
Abraços a todos
JUNINHO_BITTENCOURT
31/03/2011, 07:02
Denovo????
Hahaha, quebrei de burro, deu uma pegada de carro de arrancada de 2º. :discordo::parede:
Me avisa dpos como ficou, vai ser dificil eu conseguir ir agora pois to sem o CJ e na outra semana viajo, se for para depois da páscoa seria blz. Veja como ficou, abraço.
Colega parabéns pela sua dakota, um sonho!! :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Blz...Parabens pela picape, show. Dá até vontade de trocar a band por uma camionete 4x4.....
Guterres
09/04/2011, 16:43
Amigos,por primeira vez no topico,escrevendo da maravilha mecanica que o Brasil,infelizmente deixou de produzir,a marca DODGE.
Mias deixando o passado,comprei um DAKOTA diesel,2.5 de um "amigo"o qual vendeu a mesma co o motor detonado,e outras cositas mas,como vivo em MS,em Dourados,imaginam que dificel e conseguir as peças por aqui,entao minha soluçao foi colocar um motor de S 10 aima dela,bom,serviço quasi bem feito,ja que algumas coisas de eletricidade ainda nao funcionaram,ou seja,o consumo de combustivel medido no teto so chega ate 1o km litros...ate ai tudo bem...me deparei tbm com alguns problemas que ja vi postados aqui no fuorum,como pinhao,coroa etc,etc..e que me fez ficar expert no assunto...a minha DAKOTA ,melhor falado,os modelos a diesel foram equipados com o diferencial DANA 44.4 , que nao tem substituiçao,ou seja nehum modelo compativel da certo nele,nem FORD nem CHEVROLET,ate a coroa e a mesma mais o pinhao e totalmente diferente..moral da historia..fui comprar la na terrinha,em buenos aires pela metade do preço do brasil,e pior..ORIGINAL 100%..!!Alem de tudo,foi colocado com a relaçao de 11x39 que equipa as de gasolina,e que fez o cambio mais longo,e por logica rendimento maior de combustivel na estrada,ja que ganhou alguns cavalos de força pelo motor MWM,que passou a ser 2,8 dos 2,5 originais....entao,queria les informar que se precissam qualquer peça das DAKOTAS,tanto de motor,caixa ou seja outras,podem ligar no numero de celular 67 9997 0888 que informarei endereços dos fornecedores de peças la em Buenos Aires..sera de maior agrado..Ok??abraçosssssssss!!!
Lancillot, passa pra nós o endereço das lojas em Buenos Aires para se adquirir peças da Dakota.
Um abraço.
Renato Fraga
12/04/2011, 00:09
Olá a todos, finalmente arrumei tempo para fazer essa postagem!!!!
No último dia 02/04 saimos de Jaraguá do Sul em direção à Bombinhas mais precisamente a Praia da Tainha onde alugamos uma casa para alojar nossas esposas e filhos além de servir de ponto de apoio para nossa equipe.
Por volta das 9:00h saimos em direção a Zimbros para pegarmos a entrada da Trilha da Praia Triste. Apesar de ser um dia ensolarado, choveu a semana toda e isso trouxe dificuldades adicionais para nossa equipe. Nos deparamos com erosões enormes bastante lama ao longo de todo o trajeto.
A espectativa para um bom desempenho na trilha era grande e diante do cenário difícil ficamos bem apreensivos evitando problemas.
Seguimos a trilha até nos depararmos com uma monstruosa erosão que impossibilitou nossa equipe seguir adiante. De triste, ficou o fato de não conseguirmos chegar nem na primeira praia. Como já estava começando a escurecer e nossos suprimentos estavam se esgotando, decidimos dar meia volta e retornarmos.
Agora estamos planejando uma nova edição quando iremos mais preparados para fazer a trilha toda.
Segue algumas fotos:
http://www.youtube.com/watch?v=a0HzEgELs4Y
https://lh5.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOWtiC_L6I/AAAAAAAAAso/eMPbMmLgkIQ/DSC03808.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOWn3gGrEI/AAAAAAAAAsk/-IP7HsWXmxQ/DSC03807.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaORekt-YqI/AAAAAAAAAlE/s84GSEwkQMI/DSC00505.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOWxfEs10I/AAAAAAAAAss/rv8P7fyy2E4/DSC03809.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaORijc6YTI/AAAAAAAAAlU/zZmVBvUFWNU/DSC00508.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaORlG2LEtI/AAAAAAAAAlY/sXzpdW51thc/DSC00509.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOSdYzt0QI/AAAAAAAAAnU/XkPUQYlO2fU/s640/DSC00999.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOSeLHICkI/AAAAAAAAAnY/vnymWz0aTgc/DSC01004.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOSp9SKYQI/AAAAAAAAAnk/OYNh555-Ypo/s640/DSC01006.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOTfZXDa9I/AAAAAAAAAog/VlilUoqk39I/s640/DSC01018.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOXNqh2BnI/AAAAAAAAAtI/btKan2TB4bs/DSC03828.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOXVkZapdI/AAAAAAAAAtU/qWtbKAbubas/DSC03834.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOXhSamq3I/AAAAAAAAAtw/DriwINckeGU/DSC03852.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOXhnbetlI/AAAAAAAAAt0/VC7GKug81Io/DSC03851.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOXhxFzs5I/AAAAAAAAAt4/FHFTiDaWbYo/DSC03853.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOXjeoAAuI/AAAAAAAAAt8/hboxlIHAGtA/DSC03855.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOUEVM-k8I/AAAAAAAAApM/dlo7adeA37E/s640/DSC01030.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOXo6HpzgI/AAAAAAAAAuQ/T6zp4Ml7p3g/DSC03890.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOXszs2lkI/AAAAAAAAAuU/XK3Aipr9ya4/DSC03891.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOUmXXyCgI/AAAAAAAAAqI/z-jUlBgKHIw/DSC01045.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOUzR7bHmI/AAAAAAAAAqc/roHBbGQyaSw/s640/DSC01046.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOVLyW9S7I/AAAAAAAAAq0/AttP7o1YhK4/s640/DSC01054.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOXzqPDxLI/AAAAAAAAAuo/CXi7iO70fc0/DSC03934.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOYLCH4KiI/AAAAAAAAAvU/kSHGb4mclyA/DSC03982.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TZ37VvCy82I/AAAAAAAAAQs/X5t4IuoZU78/s640/OAAAAMYaMmdb1LS5jx7CMglZ79eqSOPrObcX2REgLLSKcmaO2x ug7Ds88Db1BEvxrSKFc99omfDmZLbCZhg-6VJYResAm1T1UO5pG-dHXCI4t72oXxaY_gEUZHic.jpg
O que eu gostei é que minha Deep Purple se comportou muito bem, mostrando um desempenho excelente.
Outra observação é que estava aproveitando a oportunidade para fazer uma experiência, usando pneus dianteiros diferentes dos trazeiros.
A conclusão que tirei foi excelente, os pneus fizeram a diferença, apesar de estar usando com uma pressão muito alta, cerca de 30 psi. Acredito que com cerca de 15psi eles ofereceriam uma aderência muito melhor, mas admito que estava com medo que algum deles destalonase da roda.
Já estou providenciando Bead Lock para as rodas.
Bom, por hora é isso, vamos aos comentários e logo teremos os vídeos para postar.
Abraços a todos
ps.: Segue link para o álbum com todas as fotos: https://picasaweb.google.com/108558549108873806095/TrilhaDaPraiaTriste?feat=directlink
Alexandre Souto
12/04/2011, 00:28
UMA MONSTRA DAS TRILHAS!!!!!!
Então ficou realmente satisfeito com os desenhos né?
Desculpe Renato, mas qual o tamanho dos pneus seus mesmo?
Penso em fazer um remold de um destes desenhos futuramente em um dos jogos....
EDIT:Acho que alem das beadlock's ela tb merece um par de parachoques offroad.... hemmm???
Bruta hemmmm!!!!! :palmas:
Renato Fraga
12/04/2011, 08:20
Heehe, monstra mesmo Alexandre !!!!!!!!!!!!!!!
Os pneus que usei são montados em carcaças de um BF 33x12,5x15.
Está nos meus planos alguns acessórios para ela, tal como Parachoques, guinchos, RockSliders, entre outros. O meu problema é tempo para fazer isso tudo.
Segue os vídeos da Trilha:
http://www.youtube.com/watch?v=-xILKlu--oE&feature=mfu_in_order&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=_ncYC-cdkhk
Abraços a todos
Olá a todos, finalmente arrumei tempo para fazer essa postagem!!!!
No último dia 02/04 saimos de Jaraguá do Sul em direção à Bombinhas mais precisamente a Praia da Tainha onde alugamos uma casa para alojar nossas esposas e filhos além de servir de ponto de apoio para nossa equipe.
Por volta das 9:00h saimos em direção a Zimbros para pegarmos a entrada da Trilha da Praia Triste. Apesar de ser um dia ensolarado, choveu a semana toda e isso trouxe dificuldades adicionais para nossa equipe. Nos deparamos com erosões enormes bastante lama ao longo de todo o trajeto.
A espectativa para um bom desempenho na trilha era grande e diante do cenário difícil ficamos bem apreensivos evitando problemas.
Seguimos a trilha até nos depararmos com uma monstruosa erosão que impossibilitou nossa equipe seguir adiante. De triste, ficou o fato de não conseguirmos chegar nem na primeira praia. Como já estava começando a escurecer e nossos suprimentos estavam se esgotando, decidimos dar meia volta e retornarmos.
Agora estamos planejando uma nova edição quando iremos mais preparados para fazer a trilha toda.
Segue algumas fotos:
http://www.youtube.com/watch?v=a0HzEgELs4Y
https://lh5.googleusercontent.com/_E0ZYn7NPP4w/TaOWtiC_L6I/AAAAAAAAAso/eMPbMmLgkIQ/DSC03808.JPG
O que eu gostei é que minha Deep Purple se comportou muito bem, mostrando um desempenho excelente.
Outra observação é que estava aproveitando a oportunidade para fazer uma experiência, usando pneus dianteiros diferentes dos trazeiros.
A conclusão que tirei foi excelente, os pneus fizeram a diferença, apesar de estar usando com uma pressão muito alta, cerca de 30 psi. Acredito que com cerca de 15psi eles ofereceriam uma aderência muito melhor, mas admito que estava com medo que algum deles destalonase da roda.
Já estou providenciando Bead Lock para as rodas.
Bom, por hora é isso, vamos aos comentários e logo teremos os vídeos para postar.
Abraços a todos
ps.: Segue link para o álbum com todas as fotos: https://picasaweb.google.com/108558549108873806095/TrilhaDaPraiaTriste?feat=directlink
Renatao,
Os beadlocks pesam muito?
penso em colocar numas rodas de ferro que tenho aqui, mas tenho medo de ficar muito pesado 37' + roda de ferro + Beadlock. o que vc acha??
Minha preocupacao com o peso é por causa do eixo semi-flutuante e o cubo de ranger da dianteira...
Renato Fraga
12/04/2011, 15:13
É pesar pesa sim, mas não sei se a ponto de comprometer tanto assim....
Conheço mais de um que tem rodas com BeadLocks em Cherokee e não tem relato de problemas.
É possível fazer em alumínio também, mas o custo pode tornar proibitivo.
Um amigo fez bead lock em roda de metal, usando aço apenas no anel fixo à roda, e os outro anel ele fez em alumíno.
Já ví gente fazer também em roda de liga, tudo em alumínio, mas ficou bem caro.......
Abração
espetacular essa trilha da praia triste hein? :palmas:
mas de tristesa nao ví nada.. só alegria...hehehe
JUNINHO_BITTENCOURT
13/04/2011, 00:00
Fala Renato, po que show que fora na Praia Triste, aposto que se gostaram muito, sou apaixonado por este trajeto.
Quantas viaturas foram? Acharam facil a entrada?
Em qual ponto voces pararam? naquele buracão atravesado no final de uma descida? (Nao conseguir ver todo o video, aqui esta travando tudo (Adsl de hotel)). Se for onde penso teria somente mais um atoleiro que nao passa nada e chegariam na Praia Triste, depois mais a pedreira ate chegar em Zimbros.
Como esta abrindo bonito a suspa da sua picape, lindas fotos. :concordo:
Renato Fraga
13/04/2011, 01:09
Olá Juninho, pois bem fomos em 4 viaturas. Um Willys, uma Land Soft Top, um Samurai e minha Dakota.
O pessoal já conhecia a trilha apesar de fazer algum tempo que não passavam por lá.
O vídeo não mostra o ponto crítico de onde tivemos que voltar, mas pra você que conhece bem, foi pouco antes de chegar na Praia. Já avistavamos o mar no horizonte e ouvíamos o barulho das ondas. Logo após uma descida com bastante erosões em forma de fenda \ /. Depois de passarmos todos os carro, fomos sondar um ponto crítico numa curva à esquerda e um pessoal resolvel descer um pouco mais para verificar. A cratera era imensa, até que se bem trabalhado, poderíamos passar, mas a água já estava acabando, a comida bem pouca e com o anoitecer, aproveitaríamos muito pouco da paisagem.
Segundo os que conheciam a trilha, o pior ainda estava por vir, e temendo o pior, resolvemos voltar.
Minha Pick Up surpreendeu a todos que duvidavam de suas virtudes, Provei que não é carro pra desfilar na cidade. Quando montei ela pensei em todos os detalhes afim de deixá-la um carro bem versátil. Caprichei na suspensão e ainda tem muito pra melhorar.
MAs antes preciso providenciar acessórios indispensáveis, tal como Rock Sliders, ParaChques, Pontos de Ancoragem, Guincho, bead Lock e talvez até uma dual case.
Percebí que nas subidas mais técnicas, devido ao trabalho eficiente da suspensão, se eu conseguisse andar mais lentamente com ela, eu teria menos problemas. Minha embreagem chegou a preocupar, e se soltasse ela a velocidade maior fazia que ela escorregasse sem dar tempo para as devidas correções.
Uso uma Tcase de Nissan Frontier/Patfinter divirciada do câmbio e espaço tem de sobra pra instalação de mais um conjunto redutor.
Houve até quem me orientasse em colocar uma tcase inteira de Hilux, daquelas que a saída para o eixo dianteiro é do lado do carona, e aproveitar a saída da tração para tomada de força do guincho mecânico.
Seria uma boa se não fosse uma arapuca monstra..............
MAs na minha opinião , esse é só o começo.
Essa Trilha foi a primeira que pude fazer pras bandas de cá. Até então trilhas só em São Paulo e já fazia tempo. Estava bem inferrujado!!!!!!!!
Abraços
Renato Fraga
15/04/2011, 12:05
Opa, mais um video da DeepPurple.....
....agora é só dela!!!!!!!!!
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zGNplwrZVuc&gl=BR
Logo tem mais!!!!!!!
Abraços
Juliano Nitsch
18/04/2011, 21:49
Show de trilha Natão !!
Pena que é longe, se não já ia me convidar. Muito bom mesmo.
Até mais.
JUNINHO_BITTENCOURT
18/04/2011, 22:25
Show Renato, gostei dos videos, me deu uma coceira para ir andar la, eita lugarzinho bom.
Sei sim o lugar onde pararam, em Dez. ja estava bem ''comido'' .
A Dodge foi muito bem, quando por bloqueios nela vai ficar o bixo, para esta trilha principalmente se torna outro carro.
Bemdito seja o guincho mecanico :mrgreen::mrgreen:
M-Beltrame
19/04/2011, 14:35
Bemdito seja o guincho mecanico
Amem:mrgreen::mrgreen:
Renato a dakota ta show:palmas:
Parabéns
T+:concordo:
JUNINHO_BITTENCOURT
19/04/2011, 21:56
Renato a coisa ta preta mesmo na Praia Tirste, olha todas estas fotos:
http://www.patoroco.com.br/foto.php?cod=56
:shock::shock::shock: Meu deus a agua roeu tudo. To ate com medo de voltar la hehe , vai ter que ser bem trabalhado na ultima descida, pq cabe uma carreta la dentro. :putz:
ajmacedo
28/06/2011, 14:57
Parabéns pela trilha, pela Dakota , pelo post muito bem feito!
Legal seu projeto, acho que de fato é a única Dakota 4x4 em terras tupiniquins...
Abs
Aluísio
Renato Fraga
27/10/2011, 00:58
Amigos, pra quem puder, dia 05/11 estaremos realizando o nosso Trilhão aqui em Jaraguá do Sul
Maiores informações, Jeep Club Jaragua (http://www.jeepclubjaragua.com.br)
Vou postar algumas fotos do dia em que fomos abrir a trilha do evento:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317752&d=1319684532
Meu companheirão de trilhas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317753&d=1319684532
É Rock !!!!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317754&d=1319684532
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317755&d=1319684532
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317756&d=1319684532
Renato Fraga
27/10/2011, 01:21
Mais algumas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317757&d=1319685616
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317758&d=1319685616
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317759&d=1319685616
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317760&d=1319685616[img]
[img]http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317761&d=1319685616
Renato Fraga
27/10/2011, 11:01
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317782&d=1319716992
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317783&d=1319717044
Uma erosãosinha inocente!!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317784&d=1319717088
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317785&d=1319717139
Cade meu SPOTER?????
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317786&d=1319717185
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317788&d=1319717469
Põe de pé de novo pra seguir adiante...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317789&d=1319717616
Nem amassou, hehehehe, só uns aranhõezinhos!!!!!!!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317790&d=1319717616
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317791&d=1319717663
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317792&d=1319717818
Esse é meu parceirão.........Fim de mais uma aventura!!!!!
Muito legais as fotos.
Não vejo a hora do meu filhote tb ficar maiorzinho, pois hoje ele tem 3 anos só...
Abração,
Grélo.
Show de bola Renatao!
Comecei a fazer trilha com meu pai +/- nessa idade. Cuidado pra nao viciar ele desde cedo, senao ja sabe neh..
Aqui na garagem tem um adesivo assim "Nao faca seu filho um jipeiro... ...a vitima pode ser voce" rsrsrs
A Deep Purple continua mto bonita e boa de trilha hein!!!
Esse fds agora vamos testar pela primeira vez a F75 na trilha!!!
Renato Fraga
27/10/2011, 23:22
É isso aí, é de pequeno que se ensina!!!!!! hehehehehe
Zeca, boa sorte na estreia do seu monstrinho!!!!
Abraços a todos
thiagomartins
24/12/2011, 01:54
Bom dia Renato.
Desculpe-me pela ignorância, mas não entendo muito bem do assunto e creio que vc possa me responder.
Possuo uma Dakota R/T 00/01 (meu sonho de criança), e estive lendo em seu tópico acerca do diferencial LSD (auto-blocante).
Qual exatamente é a função dele? Pergunto pois hoje ao dar uma acelerada na grama reparei que somente 01 roda traseira traciona, e a outra não.
Se fosse auto-blocante deveria tracionar as duas rodas? A minha Dakota não é auto-blocante? Ou será que já foi "mexida" e acabaram fazendo alguma gambiarra?
Obrigado pela força e boas festas.
NestorRNeto
24/12/2011, 03:20
dificiu não viciar em! hoje tenho 17 anos de idade, primeira vez q meu pai me levou em uma trilha não lembro pq eu tinha 1 mes de vida. foi algo bem tranquilo segundo ele e a unica coisa q tenho pra lembrar sao fotos. o veiculo era uma bandeirante 86 jeep curto. desde então começei a acompanhar meu pai e sinceramente não penço nem um poco em parar. no momento estou de intercambio no México, e to comprindo meu maior periodo sem fazer uma trilhinha desde então ( quase 5 meses). ja fiz trilha de jeep, de moto de gaiola, ja participei da fenajeep dois anos consecutivos porem em indoor, tenho uma gaiola e agora to montando um jeep, pra construilo eu mesmo que estou fazendo com ajuda do meu pai é claro e meu amigo Ado, proprietario da Ado Jensen. sinceramente não aguente ficar muito tempo longe de um barrinho. hahahahah . sempre acompanhei meu pai e algunas veses ele não podia ir entao ia com um amigo ou alguem. E aos pais q não se preocupem, pois sim vicia, ao menos eu não posso dizer q é um vicio mais sim uma paixão!!! mesmo q um vicio não é prejudicial a saude, pelo contrario. faz muito bem a saude!!! e se me perguntarem o q eu diria a meu pai por ser o responsavel por isso, a resposta é simples!!!! MUITO OBRIGADO :D
boa sorte a todos, e q seus filhos sejam companheiros pra vcs como eu acredito ser pro meu pai ;)
Filipe Pinhati
28/12/2011, 15:43
Linda Dakota.
Linda mesmo.
Parabéns pelo projeto.
Filipe Pinhati
28/12/2011, 16:13
Olá a todos, faz algum tempo que venho visitando o fórum, e só de alguns meses pra cá é que me sentí realmente integrante do mundo 4x4.
Se me permitirem contarei uma "historinha" !!!!!!
Sou um grande apaixonado por carros, e sempre fui admirador da marca Dodge (é paixão.....) . Possuo um Charger R/T 79 deste 1998, adquirido de um grande amigo que infelizmente já "passou para o andar de cima", e já tive vários outros carros tal como Fusca 74, Gol ap1.8 91, Vectra GSI 95 porém, só me ví realizado e satisfeito em 2001 quando comprei uma DODGE DAKOTA SPORT 98 Preta. Simultâneo à minha aquisição, conhecí mais intimamente o pessoal do Jeepclub de Bauru com atenção especial ao Sr Afonso Carlos, responsável por muitas das coisas que veremos mais adiante.
Assim, logo de início resolví acompanhar o pessoal nos passeios com minha viatura, afinal tinha dado uma "erguidinha" na bichona, e calçado a mesma com rodas 15x10 e pneus bf all terrain 33x12,5x15. Dessa forma achava que estava "equipadíssimo", deixando a vida de "ZEQUINHA" pra tráz e me atrevia a seguir o pessoal.
Não precisa ir longe pra constatar que só dava trabalho, pois brincava que a Dakota era 4x1, afinal, nem diferencial lsd ela possuía.
A brincadeira quase acabou em 2003 quando em um acidente perdí minha Dakota.
Só uma correção.
Ao que me consta, e eu tenho 99,99% de certeza, toda dakota vem com diferencial de deslizamento limitado, ou o popular autoblocante.
Então, sem essa da Dakota ser 4 x 1.
Renato Fraga
30/12/2011, 01:54
Amigão, nem toda Dakota vem equipada com diferencial LSD.
A forma mais fácil de verificar isso é observar na etiqueta presente na parte interna do Porta Luvas.
Lá deve constar ANTI SPIN DIF, entre tantas outras informações do veículo.
Por outro lado, antes da Deep Purple, eu tinha uma Dakota 98/99 preta. Essa não tinha LSD.
Posteriormente, instalei o kit de suspensão que desenvolvi em uma Dakota R/T 2000 que também não tinha.
Não existe um critério definido, mas 100% de certeza que nem todas as Dakotas vieram com diferencial LSD.
Bom dia Renato.
Desculpe-me pela ignorância, mas não entendo muito bem do assunto e creio que vc possa me responder.
Possuo uma Dakota R/T 00/01 (meu sonho de criança), e estive lendo em seu tópico acerca do diferencial LSD (auto-blocante).
Qual exatamente é a função dele? Pergunto pois hoje ao dar uma acelerada na grama reparei que somente 01 roda traseira traciona, e a outra não.
Se fosse auto-blocante deveria tracionar as duas rodas? A minha Dakota não é auto-blocante? Ou será que já foi "mexida" e acabaram fazendo alguma gambiarra?
Obrigado pela força e boas festas.
Parte da sua pergunta, eu acho que já respondi. Mas complementando, a função desse diferencial é tentar igualar a rotação e a força entre as duas rodas trazeiras. Funciona bem mas não para off road.
Se o carro tem o equipamento, certamente ambas as rodas trazeiras devem patinar num gramado como o exemplo que citou.
Abraços
M-Beltrame
30/12/2011, 16:19
Eu não tenho Dakota mas tenho troller e ele vem originalmente com esse "bloqueio". E posso te dizer, são poucas ocasiões q ele funciona e ele não é "constante" por ex: eu já fiquei na grama em 4x2 e ele não funcionou e já derrapei na grama e ele funcionou ( quando ele funciona da para perceber por que ele trava e solta trava e solta) as duas vezes foi em uma subida de ré. Então pode ser q ele não tenha travado quando vc precisou.
Pra ter certeza que ela tem, tem mais não funciona ou não tem va em algum lugar que tenha um macaco jacaré (borracharia mecânicos) e levante só uma das rodas treseiras e tente sair com o carro ( devagar se não ele cai do macaco) se ele andar só um pouquinho q seja o bloqueio esta funfando. A tem que ser macaco jacaré em!!! não vai me fazer isso com um garrafa q o carro vai cair.
T+ E feliz ano novo.
Renato Fraga
31/12/2011, 01:18
Só tentando colocar as informações corretamente:
Diferencial LSD que equipa as Dakotas, Trollers, e tantos outros veículos, em sua maioria funcionam como uma embreagem. Existem discos de fricção que tentam impedir que um semi eixo vire mais rápido que outro. Apesar de existir uma pré carga nessa fricção, gerada pelas molas do bloqueio, quando o eixo cardã aplica torque no conjunto coroa e pinhão, ocorre um aumento significativo na pressão sobre o conjunto de discos de fricção que acabam travando o diferencial.
Se uma das rodas está fora do chão, a força que o conjunto de engrenagens recebe é bem menor, e a fricção acaba sendo obrigada a trabalhar apenas com a pré carga. Diante disso, é comum ocorrer desgaste prematuro dos discos quando o carro é muito exigido no off road.
Um bloqueio LSD atua de forma suave e silenciosa. Se qualquer coisa difere desse quadro, certamente existe problemas com o conjunto de discos.
Num gramado molhado é pra funcionar belezinha. Se ocorre o contrário, pode verificar que tem problemas.
Detalhe importante, é que o óleo utilizado nesse tipo de diferencial é diferente do normal. Se usar o comum, o bloqueio não funciona corretamente e vai desgastar prematuramente.
thiagomartins
12/01/2012, 20:46
Renato e M-Beltrame. Obrigado pelas respostas, foram muito úteis sim.
Eu vou verificar certinho se a minha é LSD ou não.
Se bem que, por mais que seja e esteja ruim, eu não faço OFF ROAD mesmo, uso somente na estrada. Creio que não deve haver problemas.
Perguntei para um rapaz que "disse" conhecer de diferencial, e o mesmo me afirmou que esse bloqueio só funciona por uns 20.000kms, e que depois disso o desgaste e falha é inevitável...
Bem, o jeito é ir levando assim, hehehehe... Mal não está fazendo...
Agradeço novamente, um forte abraço e bom ano para todos...
Só tentando colocar as informações corretamente:
Diferencial LSD que equipa as Dakotas, Trollers, e tantos outros veículos, em sua maioria funcionam como uma embreagem. Existem discos de fricção que tentam impedir que um semi eixo vire mais rápido que outro. Apesar de existir uma pré carga nessa fricção, gerada pelas molas do bloqueio, quando o eixo cardã aplica torque no conjunto coroa e pinhão, ocorre um aumento significativo na pressão sobre o conjunto de discos de fricção que acabam travando o diferencial.
Se uma das rodas está fora do chão, a força que o conjunto de engrenagens recebe é bem menor, e a fricção acaba sendo obrigada a trabalhar apenas com a pré carga. Diante disso, é comum ocorrer desgaste prematuro dos discos quando o carro é muito exigido no off road.
Um bloqueio LSD atua de forma suave e silenciosa. Se qualquer coisa difere desse quadro, certamente existe problemas com o conjunto de discos.
Num gramado molhado é pra funcionar belezinha. Se ocorre o contrário, pode verificar que tem problemas.
Detalhe importante, é que o óleo utilizado nesse tipo de diferencial é diferente do normal. Se usar o comum, o bloqueio não funciona corretamente e vai desgastar prematuramente.
RENATO DE FREITAS
20/01/2012, 18:07
Ola renato boa noite !!
Tenho uma dakota 4x2, quero colocar pneus 35x12,5 gostei muito dessa adapitação na dianteira e isso que quero fazer poderia me dar umas dicas.
Um abraço e boa noite
renato de freitas
fabiano carraro
20/01/2012, 21:30
um rapaz que "disse" conhecer de diferencial, e o mesmo me afirmou que esse bloqueio só funciona por uns 20.000kms, e que depois disso o desgaste e falha é inevitável...
entrando de gaito no topico...kkkk
é verdade isto,pois o sistema trabalha com disco parecidos com os de embreagem,os quais se desgastam e some a carga,ai só instalando novos discos pro sistema voltar a funcionar novamente...a vantagem é que os discos sao baratos e a mao de obra geralmente tambem.
mas tem que retirar as pontas de eixo pois só abrindo o bojo nao da pra trocar.
e se o cidadao quiser trancar 100% tambem é facil ,só fabricar um anel de poliamida um pouco mais grosso e instalar junto.
valeu.
Renato Fraga
21/01/2012, 16:48
Ola renato boa noite !!
Tenho uma dakota 4x2, quero colocar pneus 35x12,5 gostei muito dessa adapitação na dianteira e isso que quero fazer poderia me dar umas dicas.
Um abraço e boa noite
renato de freitas
Olá Chará, tudo bem????
Dakota para usar pneus 35 precisa mexer um pouquinho.
Eu fiz para a dianteira um kit para elevar a suspensão em 15cm. O segredo é que além de subir o carro, joga as rodas ligeiramente para frente e para fora. Isso permite com que o pneu não esbarre em lugar algum.
Esse kit eu confeccionei na garagem de casa e acabei vendendo para um amigo.
Recentemente, outro amigo, confeccionou um kit semelhante e está comercializando. Entre em contato com ele, é forista aqui também, o Sandro Adams.
Finalmente, um outro problema que você vai adquirir é referente a relação de marchas. O diferencial original da Dakota V6 e V8 é 3,55:1. Com pneus 35, vai ficar longo demais, a ponto de praticamente não conseguir usar a 5ª marcha. Tratando-se de um diferencial exclusivo que ela usa, é bem difícil encontrar uma relação de coroa e pinhão para trocar. A alternativa é usar a 4,10:1 que equipa as Dakotas diesel e 4 cil gasolina.
Na minha é essa a relação que eu uso e ficou bom, apesar de ainda um pouco mais longa que a configuração original.
Qualquer dúvida entre em contato.
Abração
thiagomartins
24/01/2012, 19:24
Opa Fabiano, e sabe me dizer onde se compram esses discos? O mesmo rapaz falou que para arrumar ia gastar em torno de R$ 1000,00. Achei um absurdo.
E o que vc quer dizer com "trancar 100%"? É deixar a tração sempre puxando nas duas, a todo instante
Obrigado e abraços.
Thiago
entrando de gaito no topico...kkkk
é verdade isto,pois o sistema trabalha com disco parecidos com os de embreagem,os quais se desgastam e some a carga,ai só instalando novos discos pro sistema voltar a funcionar novamente...a vantagem é que os discos sao baratos e a mao de obra geralmente tambem.
mas tem que retirar as pontas de eixo pois só abrindo o bojo nao da pra trocar.
e se o cidadao quiser trancar 100% tambem é facil ,só fabricar um anel de poliamida um pouco mais grosso e instalar junto.
valeu.
thiagomartins
24/01/2012, 20:40
Pessoal, me desculpem pela pergunta que vou fazer neste tópico, mas não achei nada específico no Fórum. Até se alguém souber e puder indicar agradeço.
Como no momento rodo direto com minha Dakotona, infelizmente não posso ficar somente na gasolina.
Já possuo GNV de 3ª geração, e como vou ter que revisá-lo, pensei em instalar um de 5ª geração.
Alguém tem instalado o kit de 5ª geração na Dakota V8?
Por onde eu leio e busco informações falam que o de 5ª geração é muito superior ao de 3ª geração. Até hoje, quando um instalador foi sincero e me disse que a diferença de consumo e potência seriam muito poucos a ponto de não compensar o investimento.
Aí surgiram as dúvidas: será que o investimento compensa já que possuo um de 3ª geração instalado? Vai melhorar meu consumo? Vai ganhar mais potência?
Por favor pessoal, alguém que possui uma V8 ou até mesmo V6 com 5ª geração me diga se é bom ou não, se vale a pena ou não.
Qualquer informação tá valendo, pois até hoje não conheci ninguém que tenha uma Dakota V8 com kit de 5ª geração para poder dar uma opinião real.
Agradeço a atenção, e mais uma vez desculpa pela pergunta aqui no tópico.
ninomorais
31/01/2012, 14:16
muito bonito o projeto! Parabens!
Comprei uma Dakota 2002. Ela estava bastante ruim de funilaria.
Tinha a intensão de aproveitar o motor (V6) e câmbio (Autom.) para coloca-los
em um jeep CJ3. Depois de coloca-lo, vi que o projeto deveria ter sido mais planejado.
O espaço não foi suficiente para tudo o que seria necessário.
De qualquer forma, poderia ter sido resolvido. O que mais atrapalhou é que o meu jeep não
poderia ficar 4x4. Uma pena.
Teria como instalar a tração neste caso?
O meu jeep ainda está parado, aguardando alguma definição.
Se tiver alguma idéia do que eu devo fazer, agradeceria muito.
Renato Fraga
31/01/2012, 23:39
muito bonito o projeto! Parabens!
Comprei uma Dakota 2002. Ela estava bastante ruim de funilaria.
Tinha a intensão de aproveitar o motor (V6) e câmbio (Autom.) para coloca-los
em um jeep CJ3. Depois de coloca-lo, vi que o projeto deveria ter sido mais planejado.
O espaço não foi suficiente para tudo o que seria necessário.
De qualquer forma, poderia ter sido resolvido. O que mais atrapalhou é que o meu jeep não
poderia ficar 4x4. Uma pena.
Teria como instalar a tração neste caso?
O meu jeep ainda está parado, aguardando alguma definição.
Se tiver alguma idéia do que eu devo fazer, agradeceria muito.
Espera, deixa eu entender, você comprou uma Dakota para aproveitar motor e câmbio para um Jeep, e depois de instalar tudo viu que não tem espaço para o powertrain e não previu a instalação de uma transfer case?????
Poxa, que pena.
Põe fotos da sua obra de arte....
Só assim para poder ajudar
Abraços
ninomorais
06/02/2012, 11:13
É mais ou menos isto sim...
Comprei a dakota por ter sido uma oportunidade.
Só poderia aproveitar desta forma. Como eu estava montando um jeep, me pareceu legal
ter o motor V6 desta dakota no jeep. Sabia que não poderia colocar tração no jeep (imaginei),
então estava convencido que teria um jeep com um motor bastante potente mas sem a tração.
Qdo encontrei aqui no forum o que fez com sua dakota, tive uma esperança.
O meu projeto do jeep ficou um pouco parado, aguardando saber o que eu faria.
O que disse sobre não caber, estava falando de várias outras peças na dianteira:
Radiador, filtro de ar, tubagem, etc...
Claro que com um pouco de jeito, tudo será resolvido. Preciso apenas decidir se sigo adiante com
a idéia de colocar mesmo o motor e o câmbio da dakota.
Se conseguir instalar tração, sigo em frente com BASTANTE alegria.
Tenho algumas duvidas:
Meus eixos são de F75.
O traseiro tem o cardã centralizado e o dianteiro fica levemente à esquerda.
Preciso saber o que fazer para instalar motor e câmbio para que a tração possa tbm ser
instalada.
Não tenho muito conhecimento.
Estes nomes complicados não sei do que se trata.
Tento ligar na TT4 para falar com eles. Tentar saber como posso resolver meu problema.
Saber o que preciso fazer, antes de mandar lá para eles instalarem a tração para mim, mas
infelizmente não consigo. Eles não me atendem.
Pode me ajudar?
Abraço
Renato Fraga
09/05/2012, 21:22
Finalmente, depois de longos anos a espera, criei coragem e mandei fazer um parachoque dianteiro decente para minha Dakota.
Tinha esperança que o Giovani da Power Off Road fizesse um pra mim, mas como ele mesmo disse, " Essa vida solitária deve ser soda...hehehe "
Portanto, solicitei a um amigo, o Alex, que fizesse um parachoque robusto, com mesa para guincho, pontos de ancoragem, apoio para High Lift, etc etc etc...
Tá saindo.....
346540
346545
346542
346546
346543
346544
Abraços a todos
Edintruder
10/05/2012, 10:26
Muito show!
Parabéns pelo bom gosto!
Edintruder
13/05/2012, 22:46
Renato, eu coloquei na minha F1000 uma CT divorciada, porém coloquei uma luva deslizante entre as cruzetas. O problema é que esse sistema que fiz deixou as caixas muito afastadas uma da outra. Olhando o sistema que montasses na Dakota, me diz uma coisa, esse cardanzinho está apenas encaixado ou tem algum parafuso em um dos flanges? Outra coisa, gera alguma vibração nesse sistema ou não? Pergunto isso pois colocarei uma CT original da F1000 mas colocarei divorciada também.
E para terminar, o suporte da CT é de barra maciça?
Renato Fraga
13/05/2012, 23:14
Opa, vamos por partes, acho que posso te ajudar:
A distância entre as caixas não é para ser problema. Na minha, o cardã está fixo em um dos lados, o da Tcase, e "solto" do outro lado, onde existe a luva deslizante do próprio câmbio.
Relativo a vibração, só ocorre nas arrancadas mais fortes, mas simplesmente porque os coxins da Tcase são bem rígidos e os do câmbio são bem flexíveis. Em todas as outras situações, funciona tudo normal.
O suporte foi feito com uma barra maciça.
Abraços
Renato Fraga
28/05/2012, 21:24
Tá quase pronto !!!!!!
350059
350060
350061
350062
Agora tá pronto para enviar para a pintura a pó.
Depois, instalar o farol de neblina e colocar no lugar !!!!
Abraços a todos
Edintruder
28/05/2012, 21:50
Tá tri bacana! Acho que a Femil vai ganhar uma cópia dessas... ahaahah!!!
Henrique Josino
05/07/2012, 21:29
Que esta achando dos pneus?
Renato Fraga
06/07/2012, 00:57
Os Genius????
Não estou mais com eles, acabei passando para um amigo em troca de um negócio.
Mas não tenho o que reclamar.
Os Lodo tracionam muito, e o Sem Limites então, nem se fala.
Os lodo achei melhor para os deslocamentos, e certamente resistem melhor ao desgaste no asfalto.
Os Sem Limites, trepidam um pouco e derretem no asfalto.
Abraços
jlguimarães
14/07/2012, 13:25
Show de bola ficou muito bom
jlguimarães
14/07/2012, 18:13
Boa noite
Gosto muito dessa pick up mas não tinha me interessado pela falta da opção do 4x4 mas com essa sua modificação tudo mudou já estou pensando nessa nova aquisição.
Renato Fraga
19/07/2012, 21:21
A tempos querendo colocar uns faroletes decentes na minha Dakota, na Fenajeep fui a caça.
E assustei com os preços dos Faróis auxiliares da Warn, outros mais comuns, não me agradaram....
Até que encontrei esse modelo:
https://lh6.googleusercontent.com/-Hc_CkQaXKdQ/UAicy2aiwQI/AAAAAAAACqo/jyuTQcik_Oo/s640/SAM_2619.JPG
O bichão é grande e vistoso:
https://lh3.googleusercontent.com/-LgBp58ZfDq8/UAiczLzq2QI/AAAAAAAACqk/iK5OVjrPSnk/s640/SAM_2620.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-9eFsmLCYGXA/UAic0cerVVI/AAAAAAAACq0/hin4lI8pI7s/s640/SAM_2621.JPG
Mas ao testar, percebi que a lâmpada H3 de 50W fica um tanto fraca, e como a lente é de vidro, se colocar lâmpadas mais potentes, existe o risco de trincar a lente.
Como eu tinha um par de lampadas XENON sobrando em casa, me veio a brilhante idéia:
https://lh5.googleusercontent.com/-9WrD7Ia2F44/UAidHHLIAOI/AAAAAAAACtE/jYTbXa7e9Yk/s512/SAM_2622.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-MTsjLVzqwMw/UAidIjew0eI/AAAAAAAACrQ/Q7PtimTA8OE/s640/SAM_2624.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-JYpHXkINwl8/UAidY2QoF0I/AAAAAAAACrY/DDOsDt16iAw/s640/SAM_2625.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-6wLn3lgmPkw/UAiddB0ZfnI/AAAAAAAACrg/QLFk4nvyQ84/s640/SAM_2627.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-E7rBmpbN39s/UAiddgBNewI/AAAAAAAACro/6pyAUxpXYdg/s640/SAM_2628.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-msnAEyDWMiw/UAidyRPoh9I/AAAAAAAACr0/hZbrbIjdD_k/s640/SAM_2631.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/--uWXBdGot3g/UAid3kGeihI/AAAAAAAACsE/sTQMtW1wylg/s640/SAM_2633.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-43kbgYEYOFE/UAieF96SFYI/AAAAAAAACsQ/Vjvpcpu7QN4/s640/SAM_2634.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-1x-txVDFkAE/UAieLFa45eI/AAAAAAAACsY/hNQLKqGD9_k/s640/SAM_2635.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-sXUDmPjwKvw/UAieL_4BQ2I/AAAAAAAACsg/LrmnLCIPQHM/s640/SAM_2636.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-iLus2o4GqvM/UAiebCGqnuI/AAAAAAAACss/06swWHkbIBo/s640/SAM_2637.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-OyYlizcFPTY/UAieddp5jyI/AAAAAAAACs0/6Oeg5471DcA/s640/SAM_2638.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-olbPaE2bj54/UAieeuuOKWI/AAAAAAAACs8/j1EJbf9uB6Y/s640/SAM_2639.JPG
Com um reator do modelo SLIM, consegui colocar tudo dentro da carcaça do farol, tem bastante espaço.
Lampadas XENON aquecem menos e oferece mais LUMENS que as lâmpadas halógenas.
A lampada XENON utilizada é de 4300K, de coloração semelhante às lâmpadas convencionais, passa tranquilamente por uma lâmpada halogena super branca.
Agora é instalar no parachoque, e ver a noite virar dia !!!!!
Abraços a todos
JUNINHO_BITTENCOURT
20/07/2012, 12:24
Renato, belos milhas. Onde comprou? Abração.
Renato Fraga
20/07/2012, 14:03
Renato, belos milhas. Onde comprou? Abração.
Comprei na Fenajeep, loja aerowillys4x4.com
A loja é de Curitiba, se ligar lá, eles te enviam.
R$200,00.
Abração
R$200,00.
Abração
Renatao,
ja ligou. O resultado é bom?
JUNINHO_BITTENCOURT
21/07/2012, 17:59
R$200,00.
Abração
Renato, 200 cada certo?
Se nao for pedir demais, qual diâmetro e profundidade deles? Abraçao
Renato Fraga
21/07/2012, 20:26
Juninho, R$200,00 o par.
O farolete mede 7,5 pol de diâmetro e 5 pol de profundidade.
Zeca, ainda não consegui montar no carro, mas testando o bichão na mão, ficou forte hein !!!!!! O faixo vai muito longe...
Abraços a todos
JUNINHO_BITTENCOURT
21/07/2012, 21:05
Caramba, que barato..Vou conferir amanha as medidas na picape. Obrigado.
Logo vai ter mais uma Dodge aqui no frota, comecei hoje a carnificina na Ram hehehe
Abraco.
Renato Fraga
22/07/2012, 00:15
Opa, agora fiquei curioso pra ver o resultado dessa carnificina....
Abração
Renato Fraga
24/09/2012, 23:13
Surprezinha ingrata no fim da semana que passou.
Um vazamento de óleo melando o pneus traseiro direito, me obrigou a levar a DeepPurple à oficina. Certamente problemas com o rolamento....
Mas ao abrir a tampa do diferencial, uma desagradável surpresa:
https://lh5.googleusercontent.com/-JbNi5yyPU8s/UF_QIskfYJI/AAAAAAAACuQ/FiIK1b22w9g/s640/SAM_3101.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-yKKAbGbUFRs/UF_PztV65JI/AAAAAAAACts/0BPzFSqWNj0/s640/SAM_3104.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-mFlCxZuU-3g/UF_PzkKf9jI/AAAAAAAACuk/4S0edUic7vg/s512/SAM_3105.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-_c-WOEvZd6w/UF_Pz0GoCWI/AAAAAAAACt0/6JaUg_Z8bjE/s640/SAM_3107.JPG
A coroa estava com vários dentes quebrados e muitos trincados.
As planetárias todas mastigadas, e a caixa de satélites avariada. Estrago geral !!!
O melhor de tudo que não tinha barulhos, vibrações ou qualquer outro sinal de problema.
Mas como todo mau vem pra bem, aproveitei para instalar um Elocker e uma relação mais curta, saiu a 4,10:1 e entra a 4,89:1.
https://lh6.googleusercontent.com/-GbuVetiwPug/UF_QI_MvAWI/AAAAAAAACuU/IdXjHhWubqA/s640/SAM_3103.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-rJaxCIRKoAA/UF_QImW6QuI/AAAAAAAACuM/WwiwettBwDo/s640/SAM_3100.JPG
O carro sempre teve a relação muito longa por conta dos pneus 35, agora finalmente está adequado.
Falta ainda chegar a relação dianteira, o tal diferencial reverse cut, só nos EUA.
Abraços a todos
Cara, muito bom!!!
Sempre acompanhando caro Renato!!!
Um grande sorte não ter travado, deveria ter pedaços de coroa junto ao óleo!
Renato Fraga
25/09/2012, 00:57
Tava uma caqueira só, mas o que todo mundo não entende, é o porque dessa fratura...
Falta de ajuste não poderia ser, não havia folgas nos rolamentos...
Tô desconfiado do óleo
O meu mecânico disse que o aspecto tá muito estranho. Suspeitei que fosse algum tranco, a caçamba é leve, qualquer patinada, a traseira pula...
Mas ele me disse que quando e por esse motivo, os dentes quebram de dentro para fora, e no meu caso, ocorreu de fora para dentro...
Abração
Tava uma caqueira só, mas o que todo mundo não entende, é o porque dessa fratura...
Falta de ajuste não poderia ser, não havia folgas nos rolamentos...
Tô desconfiado do óleo
O meu mecânico disse que o aspecto tá muito estranho. Suspeitei que fosse algum tranco, a caçamba é leve, qualquer patinada, a traseira pula...
Mas ele me disse que quando e por esse motivo, os dentes quebram de dentro para fora, e no meu caso, ocorreu de fora para dentro...
Abração
Renato, desculpa mudar o assunto, mas como está o escape dela? Achei bacana o ronco. Poderia passar a receita?
Abço
CZ
Renato Fraga
25/09/2012, 20:19
No escapamento, eu retirei o catalizador e o silenciador original, quando estragaram, e coloquei um silenciador de F4000 turbo.
É compridão, ocupa o espaço dos dois componentes retirados.
Abração
No escapamento, eu retirei o catalizador e o silenciador original, quando estragaram, e coloquei um silenciador de F4000 turbo.
É compridão, ocupa o espaço dos dois componentes retirados.
Abração
Legal, vou guardar a dica pra quando for mexer no meu da XJ. Parabéns pela viatura.
abraço
CZ
Renato Fraga
25/09/2012, 20:40
Hehehe, acho que não vai caber na XJ !!!!
O negício é grande....
Experimenta o Draw Master, cópia dos famosos flow master americanos.
Abração
Hehehe, acho que não vai caber na XJ !!!!
O negício é grande....
Experimenta o Draw Master, cópia dos famosos flow master americanos.
Abração
Ok, vou dar uma procurada...
Valeu!
CZ
Renato Fraga
18/10/2012, 18:15
Pois é, tô numa dúvida danada se mantenho minha relação de diferencial em 4,88:1.
A relação original dela era 3,55:1 quando usava os pneus 235/75/15.
Cheguei a usar os pneus 35 nela com essa relação, e lógico que ficou longa demais.
Pelas minhas contas, a relação ideal para usar os 35 seria a 4,26:1, no objetivo de manter a mesma relação final.
Essa relação que quebrou, era 4,09:1, um pouco longa ainda, era difícil manter a velocidade em 5ª marcha na estrada.
Ocorreu que eu na pressa de escolher qual relação colocar na hora de trocar, acabei optando pela 4,88:1 tendo a 4,56:1 em vista também.
O carro ficou esperto, leve, mas temo que tenha ficado curto demais, mantendo o giro muito alto durante viagens.
O motor gira até 5000rpm. Originalmente, ela é limitada a 180km/h e em 4ª marcha isso ocorria a 4300rpm.
Agora em 4ª, ela corta no giro a 140km/h. Em 5ª, acredito que irá perto dos 180, apesar de eu não desejar chegar nisso nunca.
O que percebi é que, antes, o carro era projetado para dar todo o seu desempenho ainda em 4ª marcha, e a 5ª marcha, ficava apenas para economia de combustível.
No aspecto atual, ela está dando todo o desempenho em 5ª marcha, sem opção de fazer uma condução mais econômica.
No geral, o consumo não mudou muito, mas ainda não consegui fazer nenhuma viagem longa com ela para sentir a real.
Ando semanalmente, uns 150km, a maioria deles em trecho de rodovia, porém em velocidade máxima possível de 90km/h devido ao transito.
Tenho uma viagem programada em novembro de aproximadamente 1600 km. Acho que só aí é que eu vou ter uma noção melhor.
Conversando com amigos, o que todo mundo releva é que o consumo não deve alterar muito, pois apesar da relação estar mais curta, o motor está trabalhando mais solto, levando em conta o tamanho e peso adicional dos pneus, e isso certamente vai permitir um desempenho melhor.
Outra vantagem de manter assim, é a possibilidade de usar pneus 37 num futuro próximo.
Toda minha preocupação em fazer a escolha certa é para definir a aquisição do conjunto de coroa e pinhão do eixo dianteiro, que terei que importar, é um modelo exclusivo e não dá para intercambiar com nenhum outro veículo.
Abraços a todos
jaime_sandim
11/03/2013, 16:07
Atualizando o tópico, recentemente fiz alguns ajustes na DeepPurple...
Desde a sua finalização estou adiando para fazer tais serviços.
O fato é que não dava mais pra esperar.
O cardã trazeiro insistia em vibrar por conta da angulação inadequada do eixo.
Portanto, foi confeccionado um sistema de regulagem para o ajuste fino da angulação do eixo....
http://lh4.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsk3RcM8I/AAAAAAAAAzE/B_PEt9Gs7bo/s640/IMG_4287.JPG
http://lh3.ggpht.com/_ExjDUGjJZqM/TQBsiNXuslI/AAAAAAAAAy8/INTIgURpprA/s640/IMG_4285.JPG
Renato primeiro parabéns pela Dakota esta linda e exclusiva.
segundo gostaria de mais alguns detalhes sobre essa regulagem do link que voce fez.
to colocando molas maiores no troller e acho que vou precisar de algum sistema parecido(igual :D)
pois bem voce só mexeu nessa barra inferior do link né? a barra superior do link ficou original ?
voce se lembra em quantos cm aproximadamente aumentou?
com isso voce resolveu o problema do caster fora do padrão correto?
abs e obrigado pela ajuda
Vitão franciosi
01/05/2013, 18:51
Boa noite, vi sua Dakota e achei linda...tenho uma na mesma cor da sua, só q é cabine estendida, gostaria de erguer ela, assim como a sua, não vou colocar na trilha, apenas estética... qual o gasto aproximado para tal ação, e o q vc me diz de pontos negativos realizando esta operação na baita?
abraços.
Renato Fraga
19/05/2013, 23:11
Pois bem, depois de muito tempo, concluí os ajustes e reparos na minha Deep Purple !!!!
Em Novembro eu saí de Jaraguá do Sul-SC e fui até Bauru-SP com a bichona, e confirmei minha suspeita. O carro estava com a relação curta demais, fez uma média de 5,4km/l na estrada. Numa viagem de 1600km, pesou bastante !!!!
Desde então me convenci que deveria colocar uma relação um pouco mais longa.
Encomendei a relação dianteira 4,56:1 (9x41). Em Janeiro ela chegou. Comecei a ter dificuldades para encontrar a relação traseira que era para ser fácil de encontrar por aqui, afinal equipa mais de um veículo.
Comprei uma usada, que depois de um mês perdida no correio, chegou em minhas mãos e tive a grata surpresa que estava usada demais. Desfiz o negócio e então só encontrava uma relação Motive Gear (11x50)na faixa de R$700,00. Dava uma pequena diferença na relação, uma é 4,55555, a outra 4,5454545, mas tava valendo. Apesar de uma oferta relativamente grande, ninguém tinha a peça à pronta entrega. Até que resolvi consultar uma loja de peças usadas vizinha da minha casa. Recalcado por sempre escutar valores exorbitantes por peças que procurei nessa loja, nem cogitei a hipotese de procurar lá, mas na ansiedade de colocar o carro em ordem, venci meu recalque e fui lá. Tinha a relação, retirada de uma Ranger 4 cil gasolina, Spicer, e me pediram R$1000,00 pela peça. Não pensei duas vezes e comprei.
Chegou a hora de montar. Passei meu Elocker para a dianteira e instalei um TrueTrack na traseira.
O resultado foi surpreendente. O carro voltou ao normal, e o que mais me surpreendeu foi a melhora na estabilidade. Antes o carro balançava demais em curvas, quicava quando patinava, tudo isso desapareceu. Muito firme em curvas e nada de patinar à toa agora...
5 dias depois da instalação, Trilha para testar:
412102412103
Segundo Trilhão Corupá - Natão e Giovanni - YouTube (http://youtu.be/DcW_0FJScgI)
A trilha foi leve e eu não consegui notar o que realmente havia melhorado no narro, nem mesmo o Elocker dianteiro eu consegui usar.
Passado mais um mês, nova trilha, agora com chuva e muita lama num terreno argiloso extremamente liso.
Todos os recursos foram necessários, e o desempenho foi excelente, nunca tive um carro tão na mão em uma trilha.
Estou usando pneus recapados VJ910 em carcaça de BF 35 polegadas. Usando 12 PSI na trilha, foi fantástico.
Agora é só alegria !!!!
41210741210641210541210441210941210841211341211241 2111412110412114
Logo tem mais...
Renatão!
Nada como a satisfação de ter acertado o setup do carro! Principalmente quando não se tem carros parecidos pra usar como base. Parabens!!
Me diz uma coisa, voce vai pra Fenajeep?
Renato Fraga
20/05/2013, 15:50
Vou sim, Zeca, tem que ir, né, hehehehe, pertinho de casa, como não prestigiar????
Mas confesso que ainda não sei como farei. Todo ano vou e fico acampado lá, aproveitamos pra fazer bastante bagunça, mas esse ano estou com um nenê de 3 meses, e além de não poder levá-lo, também não posso ficar longe de casa muito tempo.
Até lá decidirei como farei.
Abração
Juliano Nitsch
21/05/2013, 10:36
Fala Natao... A Dakota ta kda vez mais show. Aproveitando o post parabéns pelo cacula. Ate mais.
Renato Fraga
21/05/2013, 12:09
Valeu Lupa, brigadão !!!
Quanto à Dakota, ainda tem bastante coisa pra fazer...
O próximo passo é fazer um upgrade na suspensão.
Meu plano é fazer 4 link paralelo na dianteira e whish bone na traseira...
Aos poucos vou concluindo...
Abração
Valeu Lupa, brigadão !!!
Abração
Começa logo esse negocio!!! :euforico::dance:
Renato Fraga
21/05/2013, 15:32
HAhahaha, pois é , infelizmente essas coisas pra mim tomam um tempo enorme....
Não posso parar o carro, uso ele diariamente, e muita coisa que preciso de oficina, tenho que entregar tudo mastigadinho pra galera só soldar no lugar....
Estou quebrando a cabeça já tem uns bons dias.
Abração
Juliano Nitsch
21/05/2013, 22:43
Vai ficar show. Não sei se vc lembra da Cherokee do Luiz Fernando... No ano passado tive a oportunidade de fazer a suspensao traseira com molas helicoidais, porem escolhemos o sistema com braço A pelo custo/beneficio, ficou com um curso excelente. Deu muito trabalho para acertar as medidas dos bracos inferiores, braço A e etc..., não é só soldar tudo e pronto. Aprendi muita coisa fazendo esta suspensão. Acho que tenho algumas fotos. Vou procurar e posto aqui. Grande abraco.
Valeu Lupa, brigadão !!!
Abração
Renato Fraga
22/05/2013, 00:29
Opa, compartilha sim....
Eu vi um vídeo onde deu para notar a alteração na suspensão traseira da cheroka...
Fiquei curioso pra saber como foi feito.
Abração
xxxtripod
08/06/2013, 20:13
Renato a Deep tem uma irmã heim:
https://lh4.googleusercontent.com/-Q0v0Y9mmBA0/UbO6ZRLKXNI/AAAAAAAADLk/IHqPXfE60-s/w737-h553-no/Dakota+4x4.jpg
4x4 tb
Edintruder
08/06/2013, 21:23
Eixos de Ram?
xxxtripod
09/06/2013, 10:24
Eixos de Ram?
Olhando melhor Edin é uma Dodge Ram antiga, a Dakota o capo não é tão desnivelado do para-lamas, é menor na Dakota, é uma Ram antiga 2001 por ai, irmã parruda hehehe!!
Juliano Nitsch
09/06/2013, 12:34
Fala Natao. Tirei algumas fotos da suspensao da Cherokee na trilha.
Renato Fraga
09/06/2013, 19:22
Poxa Lupa, ficou Show.
Gostei do terminal que usou no wish bone, do que é??? Ele tem uma bucha que permite torção, é isso????
Agora me responde uma coisa: Você aproveitou as buchas originais do troller. Numa arrancada o eixo não gira muito não???
Essas buchas no meu carro, com a configuração igual a do troller, deixam o eixo girar muito, elas precisam ser flexíveis para deixar a suspensão trabalhar adequadamente, mas isso se vale apenas num sistema de radius arm. Num 4 link com wishi bone, elas não precisam se flexionar para a suspensão trabalhar adequadamente.
Dá uma observada nisso. Eu não vejo a hora de fazer esse up grade na Dakota.
Abração
Renato Fraga
09/06/2013, 19:28
Olhando melhor Edin é uma Dodge Ram antiga, a Dakota o capo não é tão desnivelado do para-lamas, é menor na Dakota, é uma Ram antiga 2001 por ai, irmã parruda hehehe!!
Isso mesmo, essa é uma ram 97/98, com eixos de F250 provavelmente.
Abraços
Qnd estava procurando um troller pra comprar em 2004 vi e andei numa ram 98 em vtoria/es e fiquei impressionado com o carro! Muito maneira!
Isso mesmo, essa é uma ram 97/98, com eixos de F250 provavelmente.
Abraços
Pneus 40' recapados, V8 5.2 preparado..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/119238-vendo-dodge-ram-v8-5-9-para-trilha.html
[]'s
Juliano Nitsch
10/06/2013, 22:34
Fala Natao... Usei o terminal do wish bone da Defender. Não é difícil achar, não é muito caro e é bem resistente. Para evitar sobrecarregar o terminal fiz esta bucha, rotaciona mesmo que o terminal chegue no final de curso, tem regulagem para tirar possíveis folgas com o uso e bico graxeiro. Usei as buchas do Troller sim. Não notei o eixo girar... mas vc diz na torcao da suspensão ou na arrancada ? E a Fenajeep como estava este ano ? Grande abraco.
Poxa Lupa, ficou Show.
Gostei do terminal que usou no wish bone, do que é??? Ele tem uma bucha que permite torção, é isso????
Agora me responde uma coisa: Você aproveitou as buchas originais do troller. Numa arrancada o eixo não gira muito não???
Essas buchas no meu carro, com a configuração igual a do troller, deixam o eixo girar muito, elas precisam ser flexíveis para deixar a suspensão trabalhar adequadamente, mas isso se vale apenas num sistema de radius arm. Num 4 link com wishi bone, elas não precisam se flexionar para a suspensão trabalhar adequadamente.
Dá uma observada nisso. Eu não vejo a hora de fazer esse up grade na Dakota.
Abração
Renato Fraga
11/06/2013, 20:59
Poxa, gostei do lance do eixo com bucha no terminal. Realmente colabora muito com o trabalho do terminal rotular. Esse terminal é fácil sim de adquirir, aqui na minha terra ao menos, tem land rover aos montes. E com esse sistema, o terminal acaba tendo uma vida útil bem maior.
A fenajeep esse ano pra mim foi uma tristeza, peguei uma forte gripe e não pude aproveitar o evento. Espero o ano todo por isso pra perder por causa de uma gripe FDP !!!!! hahah
O comentário que eu foz a respeito das buchas do troller é pelo seguinte:
No troller, em sua configuração original, se essas buchas não se deformarem, o eixo não trabalha alternadamente. Por isso elas são bem maleáveis.
Numa suspensão com wish bone, as buchas tem tarefa bem mais branda, e por isso podem e devem ser mais resistentes.
As buchas do wish bone principalmente, recebem uma tensão bem grande na hora de estabilizar o eixo centralizado. Pode acontecer da amplitude grande de flexão delas permitir um "passeio" grande do eixo lateralmente, o que não é desejado.
Na verdade essas buchas precisam apenas amortecer as vibrações e impactos, nada além disso.
Portanto, eu só observei que as tais buchas do troller têm uma finalidade e função diferente daquela que a configuração dessa suspensão necessita.
Mas se o resultado está satisfatório, isso é o que importa.
Abração e manda lembranças para os baurulinos aí !!!! Saudades de todos....
F. Oliveira
24/08/2013, 10:26
Passando aqui pra assinar o tópico do meu maior incentivador na compra de minha viatura....heheheheheh
Renato Fraga
26/08/2013, 00:38
É isso aí, heehehehe !!!!
Abração
Renato Fraga
09/10/2013, 00:47
Vídeo da trilha do último fim de semana
Dakota do Natão 05-10-13 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=DGLBIj3ZugE)
agora, on board !!!
Trilha da Tupi - Dodge Natão 05-10-2013 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=O7rG7fBOTk0)
Como a torcida é grande pra ver meu carro atolado, pedi para um amigo meu bolar um adesivo que vou colar na lataria:
Vídeo da trilha do último fim de semana
Dakota do Natão 05-10-13 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=DGLBIj3ZugE)
agora, on board !!!
Trilha da Tupi - Dodge Natão 05-10-2013 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=O7rG7fBOTk0)
Como a torcida é grande pra ver meu carro atolado, pedi para um amigo meu bolar um adesivo que vou colar na lataria:
Fodástico, não aguento mais de ansiedade pra fazer uma trilha...
[]'s
Juliano Nitsch
09/10/2013, 12:05
Boa Natao. Adesivo interessante este... rsrsrsrs
Boa Tarde
estou reconstruindo uma Dodge dakota 2002 que comprei a 12 meses ja retifiquei motor e caixa de marcha, e gostaria de uma ajuda dos amantes de dogde aqui do site . Renato teria como vc me mandar as medidas deste parachoque que vc esta construindo para sua dodge? moro em Roraima e infelizmente aqui tenho poucos recursos para pagar um profissional p confecçionar esta peça, se ja tivesse as medidas iniciais ja ajudaria muito p eu mesmo confeccionar a mesma.
Muito Obrigado pela atenção
Abraços
Paulo Mucci
ivanbenasso
30/12/2014, 11:11
Olá Renato, bom dia! tenho uma Dakota v6 e estou desesperado atras de um jogo de rodas como o seu, o modelo seria o "Daytona"? onde encontrou essas rodas com a furação da dakota? poderia me dar uma luz? se souber de alguem, tenho um jogo de rodas de liga originais da sport com calotas e tudo em perfeito estado para colocar numa possível troca. Sua dakota está exatamente como eu queria a minha, poderia me recomendar alguem em sp para um kit de lift de umas 3 ou 4''? abraço!
Renato Fraga
19/01/2015, 17:40
Compre rodas para a ranger ou cherokee e refaça a furação. O fato de ser em aço estampado facilita essa tarefa.
Não vai achar com com a furação específica para ela !!!
Dakota Sport CD 4x4
01/04/2015, 04:17
Geeeente...
Tá bem que foi a sete anos atrás (agora 2015), mas fiquei estupefato!
Que pecado!!!
Pelo menos, a vítima ñ é cabine estendida!
Aqui vai o conselho de quem é Dakoteiro desde maio de 2005, sempre com a mesma Dakota 2001:
- Nunca, mas NUNCA MESMO, substitua fecho de molas e barras de torção, por molinhas coloidais!!
Seu carro vai virar uma geleia nas ruas!!
Zero em estabilidade, direção e frenagem acima de 40km/h!!
Fora o aspecto segurança (que nem vou discutir), ainda tem o aspecto legal, em que se tratando de vistoria anual ou CSV, NUNCA MAIS vcs pegarão o documento (CRLV) na mão fazendo uma coisa destas!!
Nenhuma empresa associada ao INMETRO vai liberar isso!
Se dá um acidente com fatalidade (e tem tudo pra dar), o engenheiro que assinou, pode dar adeus a carteira do conselho, ao diploma, e a carreira. Basta o advogado da vítima, ser só mais ou menos razoável no processo. Para aumentar o valor da indenização, ele VAI pedir estas sansões!
A Dakota terá status de gaiola. Na rua; só em cima de carretão!
Não preciso nem dizer, que os "embusteiros de plantão", não vão perder a magnífica oportunidade de trollar os proprietários e suas Dakotas, se por azar eles os verem circulando nas BR's por aí a fora!!!
Trabalho, engenharia, risco e ga$to desnecessários!
A única coisa do Troller que serve razoavelmente bem na Dakota, são os discos e pinças de freios traseiros, e ainda assim, a pressão do freio de estacionamento, fica no limite p rodar na vistoria! Tem que andar com trava holandesa (cunha que nem caminhão) junto para ajudar a calçar uma roda, qdo estacionado em aclive/declive. Vai ficar nas observações do CSV, que isto passa a ser acessório obrigatório, da mesma forma que triangulo etc...
quanto ao freio de serviço, tudo bem, já que o sensor do ABS é no semi-eixo.
Eu fiz e regularizei esta adaptação.
Quanto a tração 4x4...
É só comprar um kit de um Mitsubishi Pagero Montero V6 3.0!
Tendo as notas -no aspecto legal- faz-se a vistoria e nem se discute, por que o kit (isto me foi informado na vistoria) é exatamente o mesmo usado pela Dodge Dakota nos USA!
Fica tudo o que é original, e vcs só vão adaptar uma furação no chassis, para fixação dos suportes da caixa do diferencial, e dos semi-eixos dianteiros.
Até as juntas homocinéticas cabem nos rolamentos dianteiros da Dakota.
Se por acaso ñ forem mais os rolamentos originais, e colocaram um liso, o rolamento com cubo dianteiro da marca Vober, cód.: 43030087, tem as estrias iguais ao original.
No meu caso, pediram para colocar ainda, um amortecedor na barra de direção. Até hj ñ entendi pra quê! Mas enfim...
Já é a segunda adaptação de 4x2 para 4x4 que eu faço, a outra foi numa Tempra SW 1997, em que coloquei o kit do Subaru Impreza SW 1993/94 e adicionei o diferencial central do Tipo Sedicivalvole para ter uma relação mais loga (120km/h à 2.300 RPM). Por fora, tudo igualzinho a uma Tempra SW original.
Descobri, que na Itália, elas eram 4x4 e fui atras para investigar. Dizem, que na Argentina tem umas Tempras SW 4x4 a diesel. Nunca vi.
Mas conto isto por quê, foi daí que entendi, que as montadoras inter-cabeiam tecnologias.
Então caros colegas, quando forem procurar adaptações, tenham em mente que: o que vcs querem fazer, provavelmente já existe, é só procurar com atenção, e deixar para inventar "moda", só mesmo em ÚLTIMO CASO!
Minha Dakota é cabine estendida, e usa pneus BF Gooderich 33x12,5 R15, foi levantada apenas usando os recursos originais da suspensão, sem nenhum tipo de calço ou flange ou extensor etc...
Ficou realmente alta, e graças aos dois cilindros GNV de 25m³ cada, ela é "plantada" no chão, faz cuvas bem fechadas em velocidades elevadas e nem arrasta pneus (cantar pneu)!
Agora... rodízio e geometria a cada 5.000km (ou no trimestre), é essencial! Trocar pivôs anualmente tb! Terminais de direção, axiais, pitman e auxiliar do pitman, especialmente reforçados. Embuchamento é PU!!! Nem se discute, fazendo manutenção (graxa), ñ faz barulho... é lenda!
Meu Dodjão, eu ñ vendo mais...
Casei!!!
E se tivemos sorte, qdo eu ñ puder mais dirigir, vou doar p o museu do automóvel da ULBRA, ou para o maior na época!
Já estivemos de Porto Alegre/RS à Boa Vista/RR, Rio Branco/AC e tem projeto para João Pessoa/PA, justamente pelas 4 capitais extremas do Brasil, para ter história e ser aceita no museu com as fotos e registros. O GNV faz parte da história de sua época, então fica!
Espero ter sido útil!
Agradeço a atenção de todos!
Marcello
Jurista, Psicólogo, Filósofo e "customizador de plantão"
.....mais fotos.
Dakota Sport CD 4x4
01/04/2015, 04:21
Em Manaus, tem este cara:
Mano-mano
F.: (92) 9.9299-5212
Faz até em aço inox se vc pedir.
Renato Fraga
01/04/2015, 21:59
Não vou nem perder tempo em debater a sua postagem....
Se quiser, marcamos uma trilha você vai com a sua e eu com a minha...
Poderemos tirar melhores conclusões...
Por detrás de um teclado, todo mundo é macho e sagaz...
Tem muito o que aprender ainda neste fórum.
Sem mais
Edintruder
02/04/2015, 11:11
Marcello,
Na boa, demonstra um pouco de humildade e não chega metendo pedra no pessoal. Assim vais quebrar a cara.
Qualquer CSV faz a alteração sim, tanto que fizeram! O pessoal durante a vistoria testa a suspensão e sistemas relacionados e aprova ou não. Na minha F1000 aprovaram! Na Dakota com molas "coloidais" também aprovaram! Ninguém aqui sabe de que buraco saísses para vir cantando marra assim.
Pelo visto és expert em alterações de veículos. Então em vez de tentar pregar sermão de cuecas, experimenta trocar experiências com o pessoal, pois é assim que se faz um fórum.
Se és psicólogo sabes que não é assim que se chega num fórum aonde existe a troca de experiências. Como filósofo dá um bom DITADOR, pois pelo que deu para entender de ti, SÓ TU ÉS DONO DA VERDADE. Creio que deve ser insuportável conversar contigo, pois sem um ponto de humildade para entender o projeto, não existe diálogo...
Estranho que a suspensão do troller está dando conta do recado há quase 7 anos, freia bem e faz muita curva. Molas espirais são tão ruins que as F150 modernas, Ram 1500, Silverados 1500 usam as molas espirais na dianteira e na traseira nos EUA. Mas como és um hipermegassuper sabidão de engenharia mecânica, daí só tu sabes que não freia ou não faz curvas....
Lamento ter lido tudo o que li!
Geeeente...
Tá bem que foi a sete anos atrás (agora 2015), mas fiquei estupefato!
Que pecado!!!
Pelo menos, a vítima ñ é cabine estendida!
Aqui vai o conselho de quem é Dakoteiro desde maio de 2005, sempre com a mesma Dakota 2001:
- Nunca, mas NUNCA MESMO, substitua fecho de molas e barras de torção, por molinhas coloidais!!
Seu carro vai virar uma geleia nas ruas!!
Zero em estabilidade, direção e frenagem acima de 40km/h!!
Fora o aspecto segurança (que nem vou discutir), ainda tem o aspecto legal, em que se tratando de vistoria anual ou CSV, NUNCA MAIS vcs pegarão o documento (CRLV) na mão fazendo uma coisa destas!!
Nenhuma empresa associada ao INMETRO vai liberar isso!
Se dá um acidente com fatalidade (e tem tudo pra dar), o engenheiro que assinou, pode dar adeus a carteira do conselho, ao diploma, e a carreira. Basta o advogado da vítima, ser só mais ou menos razoável no processo. Para aumentar o valor da indenização, ele VAI pedir estas sansões!
A Dakota terá status de gaiola. Na rua; só em cima de carretão!
Não preciso nem dizer, que os "embusteiros de plantão", não vão perder a magnífica oportunidade de trollar os proprietários e suas Dakotas, se por azar eles os verem circulando nas BR's por aí a fora!!!
Trabalho, engenharia, risco e ga$to desnecessários!
A única coisa do Troller que serve razoavelmente bem na Dakota, são os discos e pinças de freios traseiros, e ainda assim, a pressão do freio de estacionamento, fica no limite p rodar na vistoria! Tem que andar com trava holandesa (cunha que nem caminhão) junto para ajudar a calçar uma roda, qdo estacionado em aclive/declive. Vai ficar nas observações do CSV, que isto passa a ser acessório obrigatório, da mesma forma que triangulo etc...
quanto ao freio de serviço, tudo bem, já que o sensor do ABS é no semi-eixo.
Eu fiz e regularizei esta adaptação.
Quanto a tração 4x4...
É só comprar um kit de um Mitsubishi Pagero Montero V6 3.0!
Tendo as notas -no aspecto legal- faz-se a vistoria e nem se discute, por que o kit (isto me foi informado na vistoria) é exatamente o mesmo usado pela Dodge Dakota nos USA!
Fica tudo o que é original, e vcs só vão adaptar uma furação no chassis, para fixação dos suportes da caixa do diferencial, e dos semi-eixos dianteiros.
Até as juntas homocinéticas cabem nos rolamentos dianteiros da Dakota.
Se por acaso ñ forem mais os rolamentos originais, e colocaram um liso, o rolamento com cubo dianteiro da marca Vober, cód.: 43030087, tem as estrias iguais ao original.
No meu caso, pediram para colocar ainda, um amortecedor na barra de direção. Até hj ñ entendi pra quê! Mas enfim...
Já é a segunda adaptação de 4x2 para 4x4 que eu faço, a outra foi numa Tempra SW 1997, em que coloquei o kit do Subaru Impreza SW 1993/94 e adicionei o diferencial central do Tipo Sedicivalvole para ter uma relação mais loga (120km/h à 2.300 RPM). Por fora, tudo igualzinho a uma Tempra SW original.
Descobri, que na Itália, elas eram 4x4 e fui atras para investigar. Dizem, que na Argentina tem umas Tempras SW 4x4 a diesel. Nunca vi.
Mas conto isto por quê, foi daí que entendi, que as montadoras inter-cabeiam tecnologias.
Então caros colegas, quando forem procurar adaptações, tenham em mente que: o que vcs querem fazer, provavelmente já existe, é só procurar com atenção, e deixar para inventar "moda", só mesmo em ÚLTIMO CASO!
Minha Dakota é cabine estendida, e usa pneus BF Gooderich 33x12,5 R15, foi levantada apenas usando os recursos originais da suspensão, sem nenhum tipo de calço ou flange ou extensor etc...
Ficou realmente alta, e graças aos dois cilindros GNV de 25m³ cada, ela é "plantada" no chão, faz cuvas bem fechadas em velocidades elevadas e nem arrasta pneus (cantar pneu)!
Agora... rodízio e geometria a cada 5.000km (ou no trimestre), é essencial! Trocar pivôs anualmente tb! Terminais de direção, axiais, pitman e auxiliar do pitman, especialmente reforçados. Embuchamento é PU!!! Nem se discute, fazendo manutenção (graxa), ñ faz barulho... é lenda!
Meu Dodjão, eu ñ vendo mais...
Casei!!!
E se tivemos sorte, qdo eu ñ puder mais dirigir, vou doar p o museu do automóvel da ULBRA, ou para o maior na época!
Já estivemos de Porto Alegre/RS à Boa Vista/RR, Rio Branco/AC e tem projeto para João Pessoa/PA, justamente pelas 4 capitais extremas do Brasil, para ter história e ser aceita no museu com as fotos e registros. O GNV faz parte da história de sua época, então fica!
Espero ter sido útil!
Agradeço a atenção de todos!
Marcello
Jurista, Psicólogo, Filósofo e "customizador de plantão"
Dakota Sport CD 4x4
06/04/2015, 19:30
Sinto muito por aqueles que possam ter se sentido de alguma maneira diminuídos.
Mas ñ é um problema a se discutir aqui.
A questão gira em torno de experiências, onde se procura o melhor resultado geral, com o menor esforço e/ou gasto.
É portanto, uma relação de custo-benefício!
Trouxe aqui dados (inclusive com nº de peça), p ajudar alguém que REALMENTE queira ou precise, por tração num Dodge Dakota, e que esteja preocupado, em ñ tirar do carro, sua utilidade como automóvel de confiança no uso diário!!
E isso, sem passar por uma via-crussius de invenções e decepções.
Para isto SIM, entendo que serve um fórum!
Pesquisar é um processo CIÊNTIFICO!
Já o processo de conhecimento comum, vai pelo caminho do acerto e do erro mesmo, aí ñ precisa de internet!
Agora...
Tem gente pra tudo!
Aqueles que alteram os carros p ficarem bonitos a seu gosto, e o resto... azar!
Aqueles tem três ou quatro carros, ou seja, se quebrar pega outro, aí fica um mês na oficina...
Aqueles que só andam fim-de-semana fazendo trilha uma vez por mês...
Ai funciona...
Agora dia-a-dia, ou fazer RS/RJ só botando combustível, sem se preocupar com nada, é outro assunto!
E eu sinceramente DUVIDO que no RS, que é o lugar onde o estado mais ATERRORIZA na fiscalização do trânsito, que tacos, calços ou qq coisa que os valham, passem num CSV, inclusive pq tem resolução específica para esta proibição!
A resolução 479, que revoga o art. 6ª da resolução 292, NÃO revoga de maneira alguma, o art. 8º inciso IV desta última.
Que diz:
"art. 8º - Proíbe:
IV – A alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão."
Existiu durante um tempo uma exceção, p instalação de tração, somente no eixo dianteiro. Mas que já é revogada desde o advento do CTB.
Ñ sou eu que estou dizendo, é o que é!
Um bom tira-teima, é tentar atravessar a BR290 entre Porto Alegre e Osório, aí vc vai ver quem é o ditador!
Qualquer coisa, que o policial rodoviário federal, SÓ ACHE que ñ está bem, ele recolhe o veículo, mesmo com as observações no documento, e refazem a vistoria sem ninguém para intervir, como despachantes e etc... fora as pelo menos, duas multas que ele vai dar, p se justificar.
E já vi muito Troller, de gente com grana, ser trollado pela PRF na BR290, só por causa de pneus largo e/ou alto, e só saírem do depósito, com pneuzinho (pequeninho) original e todas multas pagas!
Bom, isso foi só p falar do aspecto legal, como já disse, o aspecto técnico nem vou discutir, pq é óbvio!!
Paguei duas das minhas faculdades como analista de risco veicular.
Tenho cursos técnicos de mecânica e elétrica de automóvel, reconhecido pelo MEC, e com media geral acima de 9,0.
Tive ASE (provas de excelência em serviços automotivos) quando existia no Brasil, em três áreas, entre elas sistemas de suspensão e freios.
Acho que dá pra dizer, que sei minimamente o que dá certo, e o que apenas fica funcional.
Minha finalidade aqui, foi somente passar adiante informações responsáveis, e que possam ser úteis!
Vai que alguém queira um Dodge Dakota 4x4, e seja exigente???
Se esta pessoa pesquisar na internet, agora vai achar uma solução prática, segura, rápida e no final das contas barata.
Aaa... esqueci de dizer, que também dá pra por o kit do Dodge Durango, sem adaptar um parafuso sequer!!!
Só que aí fica automático, e por enquanto, ñ muito barato.
Pra mim, câmbio é mecânico! (Opinião)
E como Psicólogo, posso dizer que o perfil de quem procura este tipo de informação que estou passando, ñ é o mesmo de jipeiros, trilheiros e etc... é só prestar um pouquinho de atenção!
Se meu Dodge Dakota Sport CD 4x4 cabine estendida, cai numa trilha, eu sou capaz de infartar!!
Pra isso, parece que uma efemir serve!
Espero ter sido útil!
Marcello
__________________________________________________ _________________
Marcello,
Na boa, demonstra um pouco de humildade e não chega metendo pedra no pessoal. Assim vais quebrar a cara.
Qualquer CSV faz a alteração sim, tanto que fizeram! O pessoal durante a vistoria testa a suspensão e sistemas relacionados e aprova ou não. Na minha F1000 aprovaram! Na Dakota com molas "coloidais" também aprovaram! Ninguém aqui sabe de que buraco saísses para vir cantando marra assim.
Pelo visto és expert em alterações de veículos. Então em vez de tentar pregar sermão de cuecas, experimenta trocar experiências com o pessoal, pois é assim que se faz um fórum.
Se és psicólogo sabes que não é assim que se chega num fórum aonde existe a troca de experiências. Como filósofo dá um bom DITADOR, pois pelo que deu para entender de ti, SÓ TU ÉS DONO DA VERDADE. Creio que deve ser insuportável conversar contigo, pois sem um ponto de humildade para entender o projeto, não existe diálogo...
Estranho que a suspensão do troller está dando conta do recado há quase 7 anos, freia bem e faz muita curva. Molas espirais são tão ruins que as F150 modernas, Ram 1500, Silverados 1500 usam as molas espirais na dianteira e na traseira nos EUA. Mas como és um hipermegassuper sabidão de engenharia mecânica, daí só tu sabes que não freia ou não faz curvas....
Lamento ter lido tudo o que li!
Dakota Sport CD 4x4
06/04/2015, 20:55
Ñ é, nem foi minha intenção dizer como fazer um carro p trilha.
Deus me livre de por meu Dodjão numa trilha!!
Eu infarto literalmente!
Agora...
Existe muita gente querendo por tração, e ñ limitar o carro a ficar no mato!
Big Foot ñ anda livremente nas ruas. Tem que ficar pegando autorização, com data, trajetos e horários cada vez que sai. Isto é o correto! Sem isto, se der azar de pegar um embusteiro, mesmo com o laudo do Inmetro nas observações do documento, é recolhimento imediato!
Quem quiser que pergunte nos Detrans, ou mande um e-mail p a polícia do Contran!
A questão aqui é entender a diferença entre categorias!
É o mesmo absurdo, eu te desafiar a ficar circulando na BR290, entre PoA e Osório, ou ir para SP numa sentada, só parando p por combustível na Dakota da foto, que vc vir com papo de trilha...
Nada a ver!
Nem todo mundo quer trilhar, ou vai dispor um carro-vítima só para isso!
Meu carro serve p o dia-a dia, e também isso:
Entre Ji-Paraná/RO e Manaus/AM, pela BR319, me meti em situações realmente de testar o cara e o carro!
Sei lá se isso é ser "macho e sagas", mas NUNCA MAIS!! Prefiro continuar sendo só homem então.
Coisa de levar +120L gasolina, usar cinta de elevação, guincho e patesca, e com o auxílio do Hi-lift ainda por cima.
São só 1.300km! (No conta-quilômetro aparece quase 1.500km/r, mas é por causa da lama.)
E depois de Humaitá véio... Já era! Duas semanas p atravessar! Sem ver ninguém além dos teus.
E de tanta coisa errada que dá (chega a gastar a correia da moto-serra), ñ dá pra se dar ao luxo de ter falhas nem panes mecânicas.
Situações REAIS!
Agora... o cara ñ vai ficar metendo o carro à subir palmeira e descer cachoeira... bico de pedra, procurar o pior caminho possível!
Trilha são outros 500!
Marcello
__________________________________________________ ________________________
Não vou nem perder tempo em debater a sua postagem....
Se quiser, marcamos uma trilha você vai com a sua e eu com a minha...
Poderemos tirar melhores conclusões...
Por detrás de um teclado, todo mundo é macho e sagaz...
Tem muito o que aprender ainda neste fórum.
Sem mais
Edintruder
06/04/2015, 21:43
Marcello, infelizmente não cago dinheiro como tu, e que pode sair importando peças dos EUA como bem queira... Nós aqui na maioria vivemos do nosso esforço e do nosso suor, e às muitas custas fazemos dos NOSSOS veículos o que deles NÓS desejamos.
Trabalho com trânsito desde 2007, conheço o CTB muito bem, tanto que transito pelas ruas do RS DIARIAMENTE, e seguidamente ando por POA. Tenho a minha F com suspensão erguida com 6" e aprovada pelo CSV. Vivo sendo parado pelas polícias rodoviárias estadual e federal e NUNCA tive problemas pois a minha picape está devidamente documentada. Aliás, ela está segurada pelo Banco do Brasil Seguros, assim com está, suspensão alterada e APROVADA.
Não vou dizer que não sabes droga nenhuma pois está claro que conheces sim, porém não vem criticar os demais foristas que encontram soluções funcionais e seguras para seus veículos a fim de adaptarem aos nossos gostos.
Aqui, o princípio é a troca de experiências, e não ficar apontando erros ou acertos de ninguém. Se cagas dinheiro, bom para ti! Então importa qualquer desses peças com dólar além dos 3,20 e mais os impostos absurdos que a Dilmerda cobra.
Quem dera pudesse sair importando peças de dodge durango como se fosse a coisa mais simples desse mundo...
Edintruder
06/04/2015, 21:49
Ñ é, nem foi minha intenção dizer como fazer um carro p trilha.
Deus me livre de por meu Dodjão numa trilha!!
Eu infarto literalmente!
Agora...
Existe muita gente querendo por tração, e ñ limitar o carro a ficar no mato!
Big Foot ñ anda livremente nas ruas. Tem que ficar pegando autorização, com data, trajetos e horários cada vez que sai. Isto é o correto! Sem isto, se der azar de pegar um embusteiro, mesmo com o laudo do Inmetro nas observações do documento, é recolhimento imediato!
Quem quiser que pergunte nos Detrans, ou mande um e-mail p a polícia do Contran!
A questão aqui é entender a diferença entre categorias!
É o mesmo absurdo, eu te desafiar a ficar circulando na BR290, entre PoA e Osório, ou ir para SP numa sentada, só parando p por combustível na Dakota da foto, que vc vir com papo de trilha...
Nada a ver!
Nem todo mundo quer trilhar, ou vai dispor um carro-vítima só para isso!
Meu carro serve p o dia-a dia, e também isso:
Entre Ji-Paraná/RO e Manaus/AM, pela BR319, me meti em situações realmente de testar o cara e o carro!
Sei lá se isso é ser "macho e sagas", mas NUNCA MAIS!! Prefiro continuar sendo só homem então.
Coisa de levar +120L gasolina, usar cinta de elevação, guincho e patesca, e com o auxílio do Hi-lift ainda por cima.
São só 1.300km! (No conta-quilômetro aparece quase 1.500km/r, mas é por causa da lama.)
E depois de Humaitá véio... Já era! Duas semanas p atravessar! Sem ver ninguém além dos teus.
E de tanta coisa errada que dá (chega a gastar a correia da moto-serra), ñ dá pra se dar ao luxo de ter falhas nem panes mecânicas.
Situações REAIS!
Agora... o cara ñ vai ficar metendo o carro à subir palmeira e descer cachoeira... bico de pedra, procurar o pior caminho possível!
Trilha são outros 500!
Marcello
__________________________________________________ ________________________
Mas tu fala merda, em??? Bah, nunca li tanta asneira em tão curto espaço de texto...
Achas que é só o teu carrinho que encara viagens longas??? Acho que estás no lugar errado! Volta pro teu EGO!
Quanta besteira esse cara fala...nossa, se puxou.
A minha ex-Ranger passou no Inmetro e nunca foi recolhida por nenhuma polícia.
5 anos rodando em Porto Alegre sem problemas algum.
Esse cara só pode ter bebido e decidido postar no Fórum. Não tem outra explicação...
Matheus C.
06/04/2015, 21:57
Tem cara que não tem o que fazer, só pode! hahahaha! Deep Purple ta sensacional!
Dakota Sport CD 4x4
07/04/2015, 00:43
É como eu disse...
Saindo uma vez lá q outra, estatisticamente, cara até pode se safar da fiscalização.
Mas vai usar direto pra ver!
Me mudei do RS só por causa disso.
Ñ dá pra ir a praia, q do Mampituba pra baixo, os caras da PRF fazem valer a lei até na vírgula!
Cara ñ pode rodar em paz!
E isso com tudo certo! Imagina com a projeção de água e cascalho que esse carro da foto deve fazer! Vendo só a foto, dá pra dar umas seis autuações e recolher se quiser!
Como disse outro integrante do fórum, teclar é fácil...
Quero ver na Free-Way, BR290!
Boa sorte!
Nas fotos dá pra ver q quase ñ rodavas!
Eu tenho 218000 km/r no Dodge Dakota!
Acabo de entrar no 4º jogo de BF 33x12,5!
E até para por um pneu maior que a medida 31x10,5, tive que fazer vistoria e alterar uma porção de coisinhas (aferir velocímetro por ex) se eu quisesse o OK!
Estranho muito que na mão-grande, como se diz, tá todo mundo se dando bem!
Vai ver q o azarado sou eu!
Quem quiser que siga os passos dos sortudos!
Meu conselho pra quem estiver começando, é ir atras da informação no Contran!
Ñ precisam acreditar em mim!
Cabe ao livre arbítrio de cada um, ir atras desses caras que indiscutivelmente deixam os carros muito bonitos, mas já legais e seguros para o uso diário, no perímetro urbano e nas estradas, aí é outro assunto!
Muito linda a Ranger!
Mas como sou azarado, eu acho que ñ chego em SP com ela sem a PRF me trollar!
Marcello
__________________________________________________ ___
eira;2261979]Quanta besteira esse cara fala...nossa, se puxou.
Esse cara só pode ter bebido e decidido postar no Fórum. Não tem outra explicação...[/QUOTE]
Dakota Sport CD 4x4
07/04/2015, 00:49
Cara...
Ñ comprei nadinha fora do Brasil!
Tudo de ferro-velho!
Dakota Sport CD 4x4
07/04/2015, 01:29
E outra coisa...
Ñ estou criticando ninguém!!!
Os carros ficam bonitos com certeza.
Cara se quiser botar turbina de profundor de DC10 no carro q vá em frente!
Agora, acredito, que tem que ter alguém no fórum, que informe para as pessoas que forem pesquisar na internet, que muitas alterações aqui, são sim ilegais, e algumas atentam à segurança no trânsito, indiscutivelmente!
Como já disse:
- Ñ aceditem em mim... Perguntem no Contran e no Denatran!
Tb sou contra 90% dessas leis mercantilistas do trânsito! Mas elas estão aí, fazer o quê? Tapar o Sol com a peneira?
Galera fica "noiada" com o regulamento e qq um que lembre dele, vira bode-espiatório!
KKKKK!
Mas tu fala merda, em??? Bah, nunca li tanta asneira em tão curto espaço de texto...
Achas que é só o teu carrinho que encara viagens longas??? Acho que estás no lugar errado! Volta pro teu EGO!
Renato Fraga
07/04/2015, 11:09
Meu Deus, o cara se inscreveu no fórum só pra vir falar merda, só pode !!!!
Como disse anteriormente, não vou nem debater suas postagens...
Tá evidente o seu perfil, não combina com o meu, não tenho o que discutir contigo.
Meu carro me leva para todo lugar que tenha gasolina... Nunca me deixou na mão que não fosse por um pneu furado ou por uma bateria arriada...
Meus sentimentos...
ps.: o que você se refere quando diz ter uma Dakota Sport CD cabine estendida????? Em tempo, coloca fotos da tua obra de arte??? Teve o trabalho de vir aqui pra mostrar como é o certo a ser feito, mas só escreveu e não mostrou nada.... assim fica fácil, não é???
Edintruder
07/04/2015, 11:26
Quanta besteira esse cara fala...nossa, se puxou.
Esse cara só pode ter bebido e decidido postar no Fórum. Não tem outra explicação...
Eu ando com picapes levantadas desde 2004. São mais de 10 anos. A minha mãe tem apartamento em Porto Alegre, então rodo muito entre a zona sul e a capital. Morei no MS em 2009, então rodei pelo centro oeste também, e NUNCA tive problemas com isso, nunca fiquei pelo caminho e nunca me acidentei ou causei acidentes por conta das alterações que fiz nas minhas caminhonetes. Esse cara só tem 218.000km?
Ainda vai ter que rodar muito para me alcançar...
Turbina de profundor de DC10??? O cara tá parado no tempo, pois o DC10 foi substituído pelo MD11 ainda na década de 80!!! Turbina de profundor? Não seria a turbina de cauda? O cara vem com umas coisas "diferentes" achando que ele tá falando com pessoal leigo! Amigo, eu tenho Brevê, sou piloto comercial checado em 2001, porém a vida me levou para outros caminhos (graças a crise da Argentina de 2000....) e não segui na aviação, mas até nisso tu vais perder por aqui.
Aguardando :pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:
[]'s
Matheus C.
07/04/2015, 13:32
Cara, de coração, começa de novo vai?! Faz outra conta e tenta discutir de forma saudável, antes de criticar conversa, pergunta sobre o que você tem duvida, o fórum ta aqui pra isso.
Assim como seus 33" estão legalizados, a suspensão do pessoal também está.
Abraço!
Edintruder
07/04/2015, 16:39
Matheus,
Se ele soubesse da legislação, saberia que os 33" dele estão fora de parâmetro há muito tempo, visto que essa alteração saiu de vigor em 2012 se não me engano. Atualmente a alteração de tamanho de pneu é de 2% apenas. Se ele vender a Dakota, essa alteração sumirá dos documentos e o novo proprietário que se vire, pois não existe esse lance de direitos adquiridos sem brigar na justiça com o Detran.
Mas 33", sendo 13% maior que os pneus originais da picape dele, com certeza perderão 13% de eficiência dos freios e 13% de torque nas rodas...
Mas esse detalhe não comenta pois o que importa é botar areia na alteração dos outros pois quem sabe tudo aqui sou "eu"!
Uso pneus 35", porém a PRF não recolhe os meus documentos para ajuste pois eu TENHO HUMILDADE para tratar com quem me inquere. Está errado? Sim, mas os policiais não são cães raivosos como o Marcello (com dois éles) prega. Tão pouco sairei do meu estado por conta da ação da polícia. Afinal, mesmo com muitos problemas, o RS me proporciona tudo o que eu preciso. Tem quem reclame que a policia atua pouco, pouca segurança e tal, porém reclamar da ação correta, daí e sinal de atos ilícitos.
É bom me cuidar pelo que eu ando falando...
Matheus C.
07/04/2015, 18:09
Exato Edin, tudo é uma questão de bom senso, humildade e respeito.
Agora sei lá, mudar de estado por causa de policia cumprindo a lei? Qual a lógica?
Mas bola pra frente.
Renatão, a quantas anda a Deep, novidades?
Abraço.