Ver Versão Completa : Baja SAE 2009
Denis Takashi
05/11/2008, 20:57
All,
Bom, decidi criar esse tópico como uma maneira de integrar os foristas que também desenvolvem o projeto em suas faculdades, ou tem parentes, conhecidos que participam dos eventos da SAE.
Para quem não conhece, o BAJA SAE é uma competição estudantil organizada pela SAE Brasil, onde os estudantes de engenharia são desafiados à projetar, construir e testar veículos off road monopostos capazes de vencer os mais diversos terrenos, seguindo rígidas normas de segurança, visando a produção em massa, baixos custos, praticidade de manutenção, conforto e etc ...
Apenas me apresentando : Sou aluno de Engenharia mecânica da Unesp-Guaratinguetá e desde o ano passado faço parte da equipe Piratas do Vale Baja SAE, apesar de ter uma "bagagem" imensa que aprendi com os CJ´s, ainda estou aprendendo muito com o desenvolvimento de nosso novo projeto. :mrgreen:
()´s
Elmer_Jeep
06/11/2008, 11:47
Fala Denis
Tem alguns topicos sobre o assunto e pode ser que vc encontre mais pessoas interessadas em compartilhar as experiencias:
Saiba tudo sobre o MiniBaja (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11483)
Mini Baja! Ajuda? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26507)
medidas de suspensao para um mini-baja (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39182)
[]'s
Denis Takashi
06/11/2008, 21:20
Então Elmer,
Minha intenção à princípio é fazer igual aos tópicos do pirate, onde todo ano rola um tópico com o pessoal trocando informações do projeto, mostrando o desenvolvimento do mesmo e comentários á respeito da competição..... É quase um reality show .... Por isso a abertura de um novo tópico e não a continuação do mesmo...
Aliás, se quiser arrumar confusão com a galera, é só transferir o tópico para a secção de "Gaiola" ou chamar o protótipo de "carrinho" :mrgreen: creio que não é só aqui na minha equipe que o pessoal fica na fúria quando são usadas essas denominações ...
Abraço
Olá Denis, eu estou pensando em entrar para a equipe de minha faculdade, só não sei se posso contribuir com muita coisa... Apesar que só por já ter um certo conhecimento off-road acho que ajuda. Só não entrei ainda porque provavalmente só ficaria lavando o baja depois da corrida!! :mrgreen:
Gostaria de saber se você acha que vale ou não a pena participar de uma equipe de baja pelo que aprende/contribui.
Eu estudo na FEI e pelo que vejo eles tem muitos títulos inclusive 2 últimos mundiais, não sei se realmente os caras são brilhantes, mas parece que a faculdade não polpa investimentos...
[]s
Denis Takashi
11/11/2008, 20:51
Olá Denis, eu estou pensando em entrar para a equipe de minha faculdade, só não sei se posso contribuir com muita coisa... Apesar que só por já ter um certo conhecimento off-road acho que ajuda. Só não entrei ainda porque provavalmente só ficaria lavando o baja depois da corrida!! :mrgreen:
Gostaria de saber se você acha que vale ou não a pena participar de uma equipe de baja pelo que aprende/contribui.
Eu estudo na FEI e pelo que vejo eles tem muitos títulos inclusive 2 últimos mundiais, não sei se realmente os caras são brilhantes, mas parece que a faculdade não polpa investimentos...
[]s
Zé,
Bom cara, vc deve saber que ninguém entra nas equipe já projetando, fazendo peças e etc... sempre tem um período de aprendizagem, para a galera se familiarizar com o projeto, as instalações e etc.... na minha equipe mesmo, eu já praticava off road à muito tempo e tive de começar do zero quase... diferentemente de um Jeep, o baja é muito mais exigente na qualidade dos serviços e etc... Mas isso é todo mundo, muitos outros membros da equipe já haviam trabalhado como mecanicos profissionais, com metalurgia e etc... isso não os livrou de ter de lavar o carro :mrgreen:
Sou suspeito para falar, mas aprendi muito na equipe, não apenas na parte de projetos em si, mas também com o desenvolvimento em geral.... sabe como é : instituição do estado não é muito fã de apoiar tais projetos... aí toca a galera correr atrás de patrocínio, pesquisa de preços, soluções... enfim, ao meu ver é uma simulação real do que se vê no mercado de trabalho...
Pô, sacanagem, né ??? FEI é covardia... :mrgreen: não bastanto os investimentos ( umas 5 vezes( ou mais) maior do que o da maioria das equipes), o curso voltado para a área de automobilística ajuda muito..... Mas em relação à outras equipes "top" eles são bem simpáticos .... hahaha
abraço
Pedro Bachir
11/11/2008, 21:16
olá,
estamos reativando o projeto na nossa faculdade agora, desde o começo do ano, estamos projetando e correndo atraz d patrocinio... como o Denis disse, nas faculdades publicas é mais complicado arrumar grana... pra nossa equipe que esta começando agora intão nem se fala...
zé lucas,
com certeza vale a pena... aprende-se muito! calculos de projeto que nem imaginava, trabalho em equipe e uma coisa que axo muito legal que é treinar bastante a parte administrativa.. vc corre atraz d patrocinio, conversa com várias pessoas, corre atraz de preços melhores...
estamos a todo vapor aqui tentando ter o carro pra março! infelismente estamos meio agarrados por causa de $$...
esta sendo uma experiencia e tanto!
abraços
Denis Takashi
12/11/2008, 00:41
olá,
estamos reativando o projeto na nossa faculdade agora, desde o começo do ano, estamos projetando e correndo atraz d patrocinio... como o Denis disse, nas faculdades publicas é mais complicado arrumar grana... pra nossa equipe que esta começando agora intão nem se fala...
zé lucas,
com certeza vale a pena... aprende-se muito! calculos de projeto que nem imaginava, trabalho em equipe e uma coisa que axo muito legal que é treinar bastante a parte administrativa.. vc corre atraz d patrocinio, conversa com várias pessoas, corre atraz de preços melhores...
estamos a todo vapor aqui tentando ter o carro pra março! infelismente estamos meio agarrados por causa de $$...
esta sendo uma experiencia e tanto!
abraços
Pedro,
Bom, pelo jeito teremos mais uma federal mineira participando, além da UFMG e UniFEI .... E quanto aos prazos, não se preocupe, que boa parte das equipes deixam pra acertar os últimos detalhe no dia da competição mesmo.... (Ou vocês acham que o fluído de freio é o ano inteiro mais caro em piracicaba ??:mrgreen:)
Não bastando ser mais "curta", a verba em instituições públicas é bem mais complicada de gastar... prazos, notas, processos, ...tudo isso toma muito mais tempo e atenção do que se imagina.....
Qualquer novidades é só postar por aqui....
Abraço
Pedro Bachir
12/11/2008, 22:19
Não bastando ser mais "curta", a verba em instituições públicas é bem mais complicada de gastar... prazos, notas, processos, ...tudo isso toma muito mais tempo e atenção do que se imagina.....
com certeza!! jah temos a verba para as partes basicas do carro (ferramentas, motor, cvt, roll cage...), mas pra poder usar essa verba, temos que pegar orçamento de pelo menos 3 lugares diferentes, cheio das burocracias....
a, e temos que gastar essa verba antes do ano que vem tb! se não fosse a quantidade de exigencias seria fácil, mas com toda essa burocracia fica demorado...
o cvt tb é complicado por ser importado...
mas se Deus quizé em março estaremos competindo lá! estamos lutando por isso!
[]'s
Denis Takashi
12/11/2008, 23:22
com certeza!! jah temos a verba para as partes basicas do carro (ferramentas, motor, cvt, roll cage...), mas pra poder usar essa verba, temos que pegar orçamento de pelo menos 3 lugares diferentes, cheio das burocracias....
a, e temos que gastar essa verba antes do ano que vem tb! se não fosse a quantidade de exigencias seria fácil, mas com toda essa burocracia fica demorado...
o cvt tb é complicado por ser importado...
mas se Deus quizé em março estaremos competindo lá! estamos lutando por isso!
[]'s
Putz !! Pelo jeito a novela só muda de lugar .... quando as compras são por adiantamento tem toda essa burocracia de descrever a nota, pesquisas, telefones, nomes, preços.... mas o pior de tudo é quando é por licitação .... certo que é o financeiro da facul que corre atrás, mas se a descrição estiver pouca coisa errada as peças já vem erradas... sem contar que a empresa tem que ter CNPJ limpo e etc....
Como o nosso CVT "explodiu" no ultimo enduro, estamos correndo atrás da CVTech pro programa de apoio às equipes...... o problema é que se dermos sorte, ele só chega em janeiro ... aí já imaginou né ?? Carro pode até estar pronto, mas sem o CVT não roda....
Esperamos estar em Piracicaba em março também... projeto novo em desenvolvimento...
abraço
Pedro Bachir
13/11/2008, 11:21
Putz !! Pelo jeito a novela só muda de lugar .... quando as compras são por adiantamento tem toda essa burocracia de descrever a nota, pesquisas, telefones, nomes, preços.... mas o pior de tudo é quando é por licitação .... certo que é o financeiro da facul que corre atrás, mas se a descrição estiver pouca coisa errada as peças já vem erradas... sem contar que a empresa tem que ter CNPJ limpo e etc....
Como o nosso CVT "explodiu" no ultimo enduro, estamos correndo atrás da CVTech pro programa de apoio às equipes...... o problema é que se dermos sorte, ele só chega em janeiro ... aí já imaginou né ?? Carro pode até estar pronto, mas sem o CVT não roda....
Esperamos estar em Piracicaba em março também... projeto novo em desenvolvimento...
abraço
estamos atraz do cvtech tb! estive olhando um comet numa loja lah dos EUA fica numas 1000 doletas pra trazer... :parede:
Denis Takashi
13/11/2008, 22:32
estamos atraz do cvtech tb! estive olhando um comet numa loja lah dos EUA fica numas 1000 doletas pra trazer... :parede:
Os comet 780 e 770 tem até no Brasil, na Askby .... mas acho que só por encomenda... Mas o CVTech é bem melhor $$$ :mrgreen:, além de ser projetado( segundo eles) especialmente para o baja ...... Pena que o envio é um pouco burocrático.....
Elmer_Jeep
14/11/2008, 10:15
Não confiem na ASKBY, já deu muito problema com vários foristas, eu mesmo tomei calote.
[]'s
Pedro Bachir
14/11/2008, 17:26
etivemos olhando o 780 mesmo...
axo q vai sair a grana pro cvtech!
Elmer, vlw pelo toque! :concordo:
Denis Takashi
16/11/2008, 01:45
etivemos olhando o 780 mesmo...
axo q vai sair a grana pro cvtech!
Elmer, vlw pelo toque! :concordo:
Elmer,
Bom, já tinha ouvido cometários à respeito da Askby, mas como não tinha certeza de nenhum deles, preferi não cometar...
Pedro,
O CVTech, por ter um programa de apoio ao baja, se não me engano é paga apenas uma taxa simbólica pelo conjunto ( Motora, movida, correias), a maior dificuldade mesmo é o transporte ... é uma burocracia razoável... Chegamos até em cogitar alguém que morasse nos EUA ou Canadá pra ser nosso "intercessor", mas conseguimos um pessoal para fazer o envio EUA-Brasil
Abraços
cRiPpLe_rOoStEr
16/11/2008, 02:55
o cvt é obrigatório nesses mini bajas?
Denis Takashi
16/11/2008, 21:12
o cvt é obrigatório nesses mini bajas?
Obrigatório não é, mas boa parte da galera usa, outros usam um "cambio" de moto acoplado ao motor briggs ... aí vai do gosto e bolso de cada um... o CVT é mais prático, leve e tem infinitas marchas.. no cambio não vejo muita vantagem à não ser um desempenho maior por poder "controlar" melhor as coisas...
Abraço
Denis Takashi
25/01/2009, 22:02
Galera,
Isso daqui estava um pouco parado, falta de tempo mesmo :mrgreen:
Pra variar estamos atrasados no cronograma, dinheiro faltando, tudo contra, bem ao estilo bajeiro, mas no final esperamos que tudo dê certo....
Algumas fotos...
1- No solid tá bonito pelo menos...:mrgreen:
2- Parecido ??
3- Não conheço esse indivíduo hahaha
4- Após um dia inteiro de construção, o resultado ...
cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2009, 22:08
No solid tá bonito pelo menos...:mrgreen:
o banco parece bom, me lembra o recaro...
Denis e Pedro,
Estava lendo este tópico e não pude deixar de escrever alguma coisa.
Sou da turma de formando da FEI-São Bernardo do Campo (Eng. Mecânica) de 1998 e na época, não participei da equipe do mini baja, mas dei uma força para a galera, pois na época era estagiário da COFAP e caí de paraquedas no projeto da suspensão.
Se eu não estou enganado, 1998 foi a 1° competição de mini baja do Brasil e na época o projeto era um catadão de peças e uma porção de problemas :parede:.
Mas, o que mais chamou a atenção é que agora vocês estão falando de CVT's em mini baja :shock::shock::shock:...
Que saudades de quando escolhemos colocar os amortecedores de moto Honda, pois os mesmos já tinhão mola com regulagem de altura na carcaça roscada :putz:...
Abraços e boa sorte no projeto.
OBS.: Depois deste projeto, os duendes entraram no sangue e a única coisa que mudou foi o tamanho dos briquedos...
Segue a foto do meu baja que tomou fermento... Ainda apanhando do projeto da suspensão...
Abraços na :pipoca:.
Dirceu
andres-tavares
25/01/2009, 23:15
Legal este topico
Eu vou entar na FEI agora, e tenho interesse em fazer parte da equipe da formula SAE (claro mais na frente) ... deve ser bem legal, mas tenho muito que aprender ainda porque eu nao sei nada!
Boa sorte na competicao!
Denis Takashi
25/01/2009, 23:23
Denis e Pedro,
Sou da turma de formando da FEI-São Bernardo do Campo (Eng. Mecânica) de 1998 e na época, não participei da equipe do mini baja, mas dei uma força para a galera, pois na época era estagiário da COFAP e caí de paraquedas no projeto da suspensão.
Se eu não estou enganado, 1998 foi a 1° competição de mini baja do Brasil e na época o projeto era um catadão de peças e uma porção de problemas :parede:.
Mas, o que mais chamou a atenção é que agora vocês estão falando de CVT's em mini baja :shock::shock::shock:...
Que saudades de quando escolhemos colocar os amortecedores de moto Honda, pois os mesmos já tinhão mola com regulagem de altura na carcaça roscada :putz:...
OBS.: Depois deste projeto, os duendes entraram no sangue e a única coisa que mudou foi o tamanho dos briquedos...
Segue a foto do meu baja que tomou fermento... Ainda apanhando do projeto da suspensão...
Dirceu
Dirceu,
Pô, legal que você foi ex bajeiro... pelo jeito ainda do tempo das competições em Interlagos, ou como dizemos aqui, um "dinossauro"...:mrgreen:
Na verdade, muitas equipes ainda usam componentes comerciais nos carros, aí a imaginação é o limite, né ?? Mola de gol, de moto, " Bengalas" de moto e por aí vai ..... Em compensação, muita gente desenvolve( leia-se as tops) tudo do "zero"... susp à ar, corpo de amortecedores em alumínio... mas marcas como Fox e öhlins também estão presentes....
1998 que não foi a primeira... A próxima competição será a 15ª, portanto, a primeira acho que foi em 95 ....
Bom, estagiário da Cofap, rola uns contatos, consultoria, ajuda nos momentos de crise ??? :mrgreen:
Comigo foi o contrário, comecei com "brinquedões" e hj estou até pensando em fazer um CJ lightweight hahaha...... Mas o pior era ver meu pai pensando em fazer uma gaiola( com meus 15/16 anos) e dizer : " Gaiola é coisa pra desgraçado, nunca vou me envolver com isso.." como diz o ditado : " Quem cospe pra cima, cai na testa"
Abraço
cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2009, 23:33
comecei com "brinquedões" e hj estou até pensando em fazer um CJ lightweight
como seria esse cj lightweight? talvez tu possa dar algumas sugestões para o autor desse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51373
Dirceu,
Bom, estagiário da Cofap, rola uns contatos, consultoria, ajuda nos momentos de crise ??? :mrgreen:
Abraço
Denis,
Não tenho mais nenhum contato da galera da COFAP. Faz dez anos que eu saí de lá...
Abraços,
Dirceu
Muito bom encontrar um tópico sobre o mini Baja, pois ta ai um projeto estudantil qe vale a pena, da muito trabalho, num ganha porcaria nenhuma, toma pau de tudo quanto é matéria mas graças a ele se leva algum conhecimento da faculdade e se fazem muitos amigos!!!
Dentro de minha profissão o ofício que xerço é graças a esse projeto e aos amigos que conheci durante eles.
Não vou me extender mais pois não quero ficar mais piegas, mas fica ai um estímulo de um ex-bajero da UFSCar, ou melhor não mais membro de nenhuma equipe, pois ex-bajero é que nem ex viado, não existe!
Abraço a todos
Denis Takashi
29/01/2009, 10:29
Muito bom encontrar um tópico sobre o mini Baja, pois ta ai um projeto estudantil qe vale a pena, da muito trabalho, num ganha porcaria nenhuma, toma pau de tudo quanto é matéria mas graças a ele se leva algum conhecimento da faculdade e se fazem muitos amigos!!!
Dentro de minha profissão o ofício que xerço é graças a esse projeto e aos amigos que conheci durante eles.
Não vou me extender mais pois não quero ficar mais piegas, mas fica ai um estímulo de um ex-bajero da UFSCar, ou melhor não mais membro de nenhuma equipe, pois ex-bajero é que nem ex viado, não existe!
Abraço a todos
Boa Chiari !!
Realmente o Baja proporciona experiencias únicas, além de todas essas que você citou ainda posso lembrar : Ficar até 2 da manhã na faculdade, não ter férias, andar sujo pelos corredores do campus, aprender à ter "cara de pau" de pedir patrocínio, viver durante semanas à base de pão com mortadela de tubaína.... Mas também é onde se desenvolvem as maiores amizades, pois se é obrigado à viver com 15 pessoas diferentes, durante 12/14 horas por dia ou até mais, mediante situações de extremo stress e etc..
Abraço
Denis Takashi
29/01/2009, 10:36
Bom,
Após uma semana meio parada em virtude de relatórios, documentações e afins, recomeçamos a construção do carro...
Ontem foi possível fechar a traseira, só não conseguimos fazer mais pois não achamos um perfil que será usado no suporte do motor.... caso contrário, a tubulação da estrutura estaria pronta ... Fica pra semana que vem....
1- Tá ficando bom.... eu acho....
2- Nem todos os membros da equipe estão nesta foto, muitos preferiram ficar de fora por serem procurados pela justiça :mrgreen:
Leandro Beudo
11/02/2009, 14:31
All,
Apenas me apresentando : Sou aluno de Engenharia Mecâtronica da Unip-São Jose dos Campos - SP e desde o ano passado faço parte do projeto de construção de mini bajs "Deveredas Vale Mini Baja", não tenho muito conhecimento nessa area e estou com duvidas pois ainda estou aprendendo muito com o desenvolvimento de nosso novo projeto.
Leandro
Denis Takashi
15/02/2009, 09:45
All,
Apenas me apresentando : Sou aluno de Engenharia Mecâtronica da Unip-São Jose dos Campos - SP e desde o ano passado faço parte do projeto de construção de mini bajs "Deveredas Vale Mini Baja", não tenho muito conhecimento nessa area e estou com duvidas pois ainda estou aprendendo muito com o desenvolvimento de nosso novo projeto.
Leandro
Blz Leandro, pelo jeito teremos mais uma equipe do Vale na competição... Qualquer coisa é só entrar em contato que a galera aqui da FEG está disposta à ajudar
PS : Em SJC é cadela que vcs falam ou é cachóóra quem nem mais pra frente :mrgreen:
Abraço
Pedro Bachir
15/02/2009, 11:06
vich!!!!!!! tinah até esquecido do tópico!!! :parede:
Denis e Pedro,
Dirceu
maneiro! suspensão é uma das partes q eu axo mais legal do projeto, é uma das coisas q mais influencia na dirigibilidade do baja.... 8)
hahahahahaha faço idéia como era no começo... lah na faculdade tem um baja da década d 90 tb... jesuis toma conta, o baja era grande di mais da conta! devia pesar uns 400 kg.. o povo fala q na época tinha até ré... :lol:
quanto aos amortecedores de moto tem lugar q não mudou muito não... =P hahahahaha como estamos começando agora e com pouco dinheiro provávelmente usaremos amortecedores de XL 125 com molas traseiras de gol... hahahahaha
é, a suspa de um rock crowler é bem diferente da de um baja mesmo... de um duplo A pra um 4 link... hahahahah
abraço
Legal este topico
Eu vou entar na FEI agora, e tenho interesse em fazer parte da equipe da formula SAE (claro mais na frente) ... deve ser bem legal, mas tenho muito que aprender ainda porque eu nao sei nada!
Boa sorte na competicao!
fórmula SAE é mto legal tb, mas por ser mais recente e pelo motor naõ ser padronizado eu imagino q não seja tão competitivo... a equipe q tiver mais dinheiro jah fika muuuuito na frente das outras... e nesse caso de ter dinheiro a FEI é campeã... =P
Bom,
Após uma semana meio parada em virtude de relatórios, documentações e afins, recomeçamos a construção do carro...
Ontem foi possível fechar a traseira, só não conseguimos fazer mais pois não achamos um perfil que será usado no suporte do motor.... caso contrário, a tubulação da estrutura estaria pronta ... Fica pra semana que vem....
1- Tá ficando bom.... eu acho....
2- Nem todos os membros da equipe estão nesta foto, muitos preferiram ficar de fora por serem procurados pela justiça :mrgreen:
vich!!! tah ficando muito massa a gaiola!!! :palmas:
nó!!!! 3 mulheres!!! que fartura!!! :lol: na nossa equipe é só uma... :evil:
oce é o japoneis realmente japoneis ae na foto?
abração
Denis Takashi
15/02/2009, 19:07
vich!!! tah ficando muito massa a gaiola!!! :palmas:
nó!!!! 3 mulheres!!! que fartura!!! :lol: na nossa equipe é só uma... :evil:
oce é o japoneis realmente japoneis ae na foto?
abração
Eita nóis hein mineirinho ?? Vão pra pira ??? à cada segundo que passa o stress vem aumentando ... 14 horas de serviço por dia, tá punk ....
Viu só ?? 3 Mulheres e mais alguns membros que são meio afeminados hahahahah... pra compensar, né ?? nos últimos anos éramos só homens na oficina, passar 4 dias com 8 negos sem tomar banho na competição já era sofrimento demais...... Sou o de preto na foto
Srs. moderadores : Sacanagem, hein ?? Gaiolinha, carrinho... Xinga a mãe que ofende menos pô !! mover o tópico é golpe baixo :mrgreen:
Abraço
Eita!! Coisa boa ver um tópico sobre o projeto Baja aqui :mrgreen:
Vou começar meu curso de Eng Mecânica na UFPR esse ano (sou caloura ainda, heheheh)... mas já estou bem empolgada pra fazer parte da Equipe da Federal aqui...
Queria saber em qual ano/período vocês entraram na equipe... :pensativo:
[ ]'
Denis Takashi
15/02/2009, 21:59
Vou começar meu curso de Eng Mecânica na UFPR esse ano (sou caloura ainda, heheheh)... mas já estou bem empolgada pra fazer parte da Equipe da Federal aqui...
[ ]'
Olha só.... Bixete nova na área Pedrão .. hahahaha
Rapha, bem vinda ao inferno, digo, à engenharia :mrgreen:, conheci de passagem a galera da UFPR, o prof. orientador deles é amigo do nosso, então sempre rola um comentário de como andam os projetos, apoios e etc...
Então, eu entrei no 1º ano de facul mesmo, mas esta é uma política de nossa equipe, pois nos idos de 2003/2004 estávamos com um projeto até que bom, porém com uma equipe composta basicamente por galera do 5º ano, então em 2005 restaram apenas 3 pessoas, sendo que apenas uma havia experiencia de baja... resumindo : A equipe quase acabou, após isto estamos nos reerguendo aos poucos.Por isso a importancia de manter uma continuidade na equipe : O cara aprende, desenvolve, passa o conhecimento pra outro e se forma.
Após o bienio 2007/2008, estamos partindo para um novo projeto, com muita gente nova na equipe e etc, talvez os resultados não sejam os melhores este ano, mas quem sabe num futuro próximo estejamos bem melhores que atualmente.
Mas vai fundo nessa rapha, ( certo que sou suspeito pra falar) pq o baja é uma excelente maneira de se tornar não só um profissional melhor, ams um ser humano em si.
Abraços
Pois é Denis! Eu estava vendo, e aqui na UFPR pra entrar nos projetos (AeroDesign, Mini-Baja, Consultoria JR) tem que passar pelo exame seletivo...
Se eu conseguir passar, já vou começar dese o primeiro período mesmo... imagino o quão legal deve ser participar dos projetos, fazer as peças, testar, quebrar a cabeça, sofrer no dia da competição, correr atrás de patrocínio e tudo mais...
Acho que um dos fatores determinantes pra escolha do curso foi a possibilidade de entrar no projeto...
Agora é esperar as aulas começarem (dia 2/3) e estudar mais do que já estudei em toda minha vida o_o
[ ]'
Pedro Bachir
16/02/2009, 12:23
[ ]'
vich!!!!!! q caso mais isolado!!!!!!!!!!!!!!!! mulher no fórum, em engenharia mecânica e no baja, assim eu apaixono! kes q jah começa miguésano.... :mrgreen: mas vai acostumano q nego q faz engenharia é td tarado... :lol:
calooooura!!! parabéns e bem vinda a engenharia! :concordo:
eu entrei no baja no fim do 3º período (agora to no 5º), mas tipo, estamos começando agora, ainda não participamos de competição e nessa de março infelizmente ainda não participaremos...
Pedro Bachir
16/02/2009, 13:01
Eita nóis hein mineirinho ?? Vão pra pira ??? à cada segundo que passa o stress vem aumentando ... 14 horas de serviço por dia, tá punk ....
Viu só ?? 3 Mulheres e mais alguns membros que são meio afeminados hahahahah... pra compensar, né ?? nos últimos anos éramos só homens na oficina, passar 4 dias com 8 negos sem tomar banho na competição já era sofrimento demais...... Sou o de preto na foto
Srs. moderadores : Sacanagem, hein ?? Gaiolinha, carrinho... Xinga a mãe que ofende menos pô !! mover o tópico é golpe baixo :mrgreen:
Abraço
ooospra!!
uai rapaiz, to mei doido com isso aqui, tamo tendo dificuldade de conseguir com a facul um meio de transporte... :(
lugar pra dormir a gente jah vai ter q rumar tb por nossa conta um ginásio, camping, qualquer coisa, ae vem eles e ainda complicam o transporte... assim quebra as pernas.... :parede:
mas tamo batalhano aqui pra conseguir ir sim!
faço idéia a correria que vcs estão ae memso... mas acaba q é bão!! :-D
hahaahahahahaha na época q não tinha mulheres oceis se viravam com os membros afeminados mesmo? :pensativo:
8 homi sem tomar banho é fhoda mesmo... mto melhor 3 moças sem tomar banho! :mrgreen:
oce é o japoneis misturado intão! hahahaha depois vou postar uma foto da nossa equipe tb!
Olha só.... Bixete nova na área Pedrão .. hahahaha
Rapha, bem vinda ao inferno, digo, à engenharia :mrgreen:, conheci de passagem a galera da UFPR, o prof. orientador deles é amigo do nosso, então sempre rola um comentário de como andam os projetos, apoios e etc...
Então, eu entrei no 1º ano de facul mesmo, mas esta é uma política de nossa equipe, pois nos idos de 2003/2004 estávamos com um projeto até que bom, porém com uma equipe composta basicamente por galera do 5º ano, então em 2005 restaram apenas 3 pessoas, sendo que apenas uma havia experiencia de baja... resumindo : A equipe quase acabou, após isto estamos nos reerguendo aos poucos.Por isso a importancia de manter uma continuidade na equipe : O cara aprende, desenvolve, passa o conhecimento pra outro e se forma.
Após o bienio 2007/2008, estamos partindo para um novo projeto, com muita gente nova na equipe e etc, talvez os resultados não sejam os melhores este ano, mas quem sabe num futuro próximo estejamos bem melhores que atualmente.
Mas vai fundo nessa rapha, ( certo que sou suspeito pra falar) pq o baja é uma excelente maneira de se tornar não só um profissional melhor, ams um ser humano em si.
Abraços
é!!! mais uma pra da uma movimentada no tópico tb! hahahaahaha
baja, aero design, fórmula SAE, etc. é o que há!!!
Denis Takashi
20/02/2009, 23:22
Pois é Denis! Eu estava vendo, e aqui na UFPR pra entrar nos projetos (AeroDesign, Mini-Baja, Consultoria JR) tem que passar pelo exame seletivo...
Se eu conseguir passar, já vou começar dese o primeiro período mesmo... imagino o quão legal deve ser participar dos projetos, fazer as peças, testar, quebrar a cabeça, sofrer no dia da competição, correr atrás de patrocínio e tudo mais...
Acho que um dos fatores determinantes pra escolha do curso foi a possibilidade de entrar no projeto...
Agora é esperar as aulas começarem (dia 2/3) e estudar mais do que já estudei em toda minha vida o_o
[ ]'
Rapha,
Como já disse antes, isso tudo parece muito com uma empresa, tem até entrevista pra entrar ..hahahha... Mas a coisa é séria msm, a gente lê as fichas que a galera manda e se acha alguma "escorregada" do cara, detona em cima, pra ver se o ele tá preparado msm....
bom, se vc não se importa de ficar 14 horas por dia na oficina já é meio caminho andado... pra ter uma noção, essa semana me acharam durmindo num colchonete velho num canto da oficina, de boa, nem eu aguentei... :mrgreen:
Estudar ?? Como assim ?? Tem que estudar na engenharia ?? Magina !! É facinho :mrgreen:
Ah, como diz meu capitão : " Quarta feira recomeça o bloco Baja lêlê" ahhah
Denis Takashi
20/02/2009, 23:36
ooospra!!
uai rapaiz, to mei doido com isso aqui, tamo tendo dificuldade de conseguir com a facul um meio de transporte... :(
lugar pra dormir a gente jah vai ter q rumar tb por nossa conta um ginásio, camping, qualquer coisa, ae vem eles e ainda complicam o transporte... assim quebra as pernas.... :parede:
mas tamo batalhano aqui pra conseguir ir sim!
faço idéia a correria que vcs estão ae memso... mas acaba q é bão!! :-D
hahaahahahahaha na época q não tinha mulheres oceis se viravam com os membros afeminados mesmo? :pensativo:
8 homi sem tomar banho é fhoda mesmo... mto melhor 3 moças sem tomar banho! :mrgreen:
oce é o japoneis misturado intão! hahahaha depois vou postar uma foto da nossa equipe tb!
é!!! mais uma pra da uma movimentada no tópico tb! hahahaahaha
baja, aero design, fórmula SAE, etc. é o que há!!!
ô mineiro...
Complicado mesmo esse lance do transporte, ano passado o transporte não foi o maior problema ( liberarram a spinter da facul pra galera e a kombi pro baja e ferramentas), mas como a nossa grana tava mais curta do que " coice de porco", o esquema foi acampar no ECPA msm, pra ter uma idéia, da verba que a gente tinha pra competição, deu só até comprar o café da manhã do domingo, o almoço foi a gnt msm que pagou ...Mas foi uma baita aventura: acampar, barracas cheias de água, um chuveiro só pra uns 100 negos que tavam lá acampados, comer bolacha molhada ..... O que foi dito num dos [Ibriefings[/I] é que o acampamento seria proibido esse ano, pois no domingo os banheiros, gramado e etc do ECPA estavam sempre bem degradados... não que a galera tenha culpa, mas é que é muita gente usando aquilo lá ...
Ah, de japoneis misturado não é só eu naum, tem o Honda tbm, o de 'verdade" é o azeitona, chacota oficial da equipe :mrgreen:
Abraço
Acabei me decidindo pelo projeto Mini-Baja mesmo, hoje fui falar com os caras e eles falaram que é pra eu sussegar porque a competição tá chegando e eles não tem tempo nem pra respirar :shock:... mas que começo de Abril vão colocar em edital o dia da realização do processo Seletivo... :mrgreen:
Mas bem... hey! O projeto de vocês é com transmissão CVT? Ouvi que a grande maioria das equipes usa essa coisa... tem como falar mais um pouquinho pra caloura burra? :oops:
[ ]'
cRiPpLe_rOoStEr
05/03/2009, 20:02
Acabei me decidindo pelo projeto Mini-Baja mesmo, hoje fui falar com os caras e eles falaram que é pra eu sussegar porque a competição tá chegando e eles não tem tempo nem pra respirar :shock:... mas que começo de Abril vão colocar em edital o dia da realização do processo Seletivo... :mrgreen:
Mas bem... hey! O projeto de vocês é com transmissão CVT? Ouvi que a grande maioria das equipes usa essa coisa... tem como falar mais um pouquinho pra caloura burra? :oops:
[ ]'
basicamente tem umas polias cônicas ligadas por uma correia que de acordo com a rotação do motor ajusta a melhor relação de marcha...
/\--------\/ mais ou menos assim...
Pedro Bachir
05/03/2009, 20:17
[ ]'
hahahahaha tah td mundo meio doido mesmo!!!
a graaande maioria é cvt sim! o nosso projeto é com cvt tb...
o cvt usado nos bajas é isso memso q o amigo ae em cima falou, mas existem outros tipos de cvt tb... tem o toroidal q são dois "discos" (não é bem um disco) e 2 rolamentos entre os "discos" q variando a inclinação fazem as relações e tem também o cônico (nem vou explicar, é o terceiro vídeo).
da uma olhada nos vídeos q da pra ver o cvt funcionando:
YouTube - Mini Baja DriveTrain
YouTube - Dodge CVT Animation
YouTube - Transmision CVT
Que tesão!!!! Orraaaaaaa ver o trem funcionando é bem mais fácil de entender o que é! :pensativo: VALEU PELOS VÍDEOS!! Show mesmo... :palmas:
Pedro Bachir
06/03/2009, 11:31
Que tesão!!!!
ô loko!! :shock:
Orraaaaaaa ver o trem funcionando é bem mais fácil de entender o que é! :pensativo: VALEU PELOS VÍDEOS!! Show mesmo... :palmas:
hahahaha poizé... precisano... :concordo:
negreira
06/03/2009, 18:07
Fusqueta básico
http://4.bp.blogspot.com/_lPaNP5uSVko/RxqTk2nU0tI/AAAAAAAAAlU/xCrSWWBRSa4/s400/super_fusca_guerra.jpg (http://4.bp.blogspot.com/_lPaNP5uSVko/RxqTk2nU0tI/AAAAAAAAAlU/xCrSWWBRSa4/s1600-h/super_fusca_guerra.jpg)
cRiPpLe_rOoStEr
06/03/2009, 20:50
Fusqueta básico
http://4.bp.blogspot.com/_lPaNP5uSVko/RxqTk2nU0tI/AAAAAAAAAlU/xCrSWWBRSa4/s400/super_fusca_guerra.jpg (http://4.bp.blogspot.com/_lPaNP5uSVko/RxqTk2nU0tI/AAAAAAAAAlU/xCrSWWBRSa4/s1600-h/super_fusca_guerra.jpg)
esse fiat 600 ficou show... é comum na argentina e uruguai, mas esse cabritão ficou parecendo paraguaio...:mrgreen:
Pedro Bachir
06/03/2009, 22:50
Fusqueta básico
affff..... :parede: só não intendi poque vc foi postar isso aqui... :pensativo:
sem contar q não é um fusca...
Flávio Cadore
06/03/2009, 23:14
Faz parte da salada.... carroceria Fiat, símbolo VW e num chassis JEEP... só poderia cair no Baja SAE...hehehheehe...até rimou
Pedro Bachir
06/03/2009, 23:45
Faz parte da salada.... carroceria Fiat, símbolo VW e num chassis JEEP... só poderia cair no Baja SAE...hehehheehe...até rimou
é....:pensativo: não tinha pensado por esse lado... agora fez sentido! :concordo: :lol:
a! e ae pra traz eu dei uma informação errada! vamos usar mola de honda XL com amortecedor de variant... :mrgreen:
cRiPpLe_rOoStEr
07/03/2009, 00:23
o irmão mais velho daquele meu primo que está fazendo medicina em santa maria participou do projeto dos minibajas que a ufsc fez em 2004, 1 com suspensão independente nas 4 rodas e outro com eixo rígido traseiro... o display do painel era igual ao que tem nos telefones públicos onde aparece o número discado...
Denis Takashi
07/03/2009, 21:25
[ ]'
Eita !!! Tá afobada hein ??? Meu, se quiser ser feliz na vida, não fale com um bajeiro até a competição.... boa parte da galera tá no stress..... eu por exemplo :mrgreen:
A empresa que ia fazer a usinagem da maioria de nossas peças avisa nessa semana que não vai dar pra fazer .... ou seja, faltando 15 dias pra competição a gente tava sem quem usinasse as peças.... ainda bem que a gente arrumou uma outra empresa que topou a parada... mas mesmo assim, só no meio da semana que as peças chegam.,... e precisamos delas pra terminar suportes e afins.... essa semana vai ser punk
Ah, só pra constar Rapha: em geral mulheres passam direto pelo processo seletivo do baja(pq será ??), mas por incrível que pareça, ano passado a gente recusou umas duas hahahah
Abraço galera !!
Denis Takashi
07/03/2009, 21:27
Orras, tá ofendendo, hein ??? Na real o objetivo é projetar e executar as peças.... mas sabe como é né..... pra que perder tempo com algo que alguém já fez hehehehehe
Abraço
Denis Takashi
07/03/2009, 21:37
é....:pensativo: não tinha pensado por esse lado... agora fez sentido! :concordo: :lol:
a! e ae pra traz eu dei uma informação errada! vamos usar mola de honda XL com amortecedor de variant... :mrgreen:
ô Mineiro...
Arrumou carro pra vir ??? Ou vai chavecar uma carona com a galera da UNIFEI ?? hahahha Caso precise de lugar pra ficar, alugamos uma chácara em pira... desde que vcs cozinhem, lavem a louça, limpem a bagunça eacampem no quintal, podem ficar conosco :mrgreen:
Os nossos amortecedores chegaram... corpo roscado e etc... mas eu já achei um pouco pesado.... tô vendo que depois de pira o corpo dele vai parecer um queijo suíço hahahahha
Abraço
Flávio Cadore
08/03/2009, 10:20
Orras, tá ofendendo, hein ??? Na real o objetivo é projetar e executar as peças.... mas sabe como é né..... pra que perder tempo com algo que alguém já fez hehehehehe
Abraço
Denis, em hipótese alguma quiz ofender com o meu comentário...me referí à miscelânea de fabricantes e na postagem no tópico totalmente diferente.
Eu também sou do ramo...hehhehe...olha duas das gaiolas que fiz...
Denis Takashi
10/03/2009, 14:12
Denis, em hipótese alguma quiz ofender com o meu comentário...me referí à miscelânea de fabricantes e na postagem no tópico totalmente diferente.
Eu também sou do ramo...hehhehe...olha duas das gaiolas que fiz...
Não fiquei bravo não Flávio... eu sei muito bem como é esse meio... além de bajeiro, tenho Cj´s aí já viu né ??? O pior de tudo é chegar no dpto de compras da facul e pedir uma lista com 30 peças de tudo quanto é coisa que se imagine... aí já sabem poruqe o pessoal de lá nos "ama" :mrgreen:
Apenas atualizando : Acho que hoje até a noite as peças que ficaram para ser usinadas devem chegar, assim já conseguiremos realizar os ultimos suportes e etc que faltam .... na melhor das hipóteses sábado o bixo roda...... Na pior a gente fica sabendo disso em pira....hahahah
()´s indo trabalhar..
Denis Takashi
18/03/2009, 15:46
Serei breve :
Após um fds com um turno de 24 hs, ontem finalmente rodamos com o carro..... hoje apenas restam os ultimos acabamentos para serem feitos..... e teremos de desmontar o carro para embarcar .... a van da faculdade quebrou, a kombi não está disponível e só nos restou levar o baja no bagageiro do Onibus .... Nesta madrugada embarcamos pra Pira .....
Se possível atualizarei as ultimas novidades por aqui....
Pra quem for de perto : O Enduro é aberto ao público e ocorre na manhã de domingo, o ingresso é 1 Kg de alimento :concordo:
Boa sorte à todas as equipes .....
Abraços
Pedro Bachir
18/03/2009, 15:48
aooooooooooo denis!!!! a gente vai na competição!! vamos chegar sabado de madrugada em pira!
leobnaval
19/03/2009, 01:12
Ae pessoal eu sou de Pira tambem faço eng. mecânica e provavelmente vou ser voluntário da organização, as apresentações começão quinta...
De qualquer forma domingo estarei lá.
Se precisarem de alguma coisa ou contato aqui em pira, posso ajudar...
Abraços, Leo
Denis Takashi
19/03/2009, 03:19
aooooooooooo denis!!!! a gente vai na competição!! vamos chegar sabado de madrugada em pira!
Galera....
Estaremos saindo em pouco de Guara_tá, creio que até o almoço no máximo estejamos no ECPA......
Pedro, qq coisa nosso carro é o0 34, ok ???
Abraço moçada...
Denis Takashi
23/03/2009, 08:47
All,
Após 3 semanas durmindo 4 horas por noite, comendo pouco, vivendo sujo .... acabou-se !! haha
No geral a competição foi bem puxada .... a nova prova do suspension and traction dificultou muito a vida das equipes .. até mesmo equipes de ponta penaram muito para completar ...,.
Já o enduro seguiu a mesma lógica dos dias anteriores ... muito mais costelas, buracos, morros fortes ... posso estar enganado, mas acho que este ano haviam muita mais carros quebrados nos boxes e pista do que anteriormente.
As surpresas ficaram por conta da U.F. de Santa catarina que se não me engano foi a vencedora do enduro, e a U.F. de Pernambuco, que conseguiu ir para as finais de projeto com os dois veículos, demonstrando assim extrema competência na elaboração e apresentação de relatórios.
E qual não foi a minha surpresa quando no sábado eu escuto um " Déénis " e quando olho um doido com um camera na mão " PêBachir ládiminas" .... hahaha ...Galera nota 10 da Fed. de Juiz de fora ... E quase ficaram sem casa, pois estavam Juntos da EESC e estes quase foram expulsos da chácara por trabalharem nos carros em turnos de 24 horas haa
Minha equipe nõa foi tão bem no geral, as qeubras no enduro nos tomaram muito tempo e pontos .. mas tivemos uma melhora significativa em relatório, e fomos relativamente bem nas provas de aceleração, velocidade e conforto .... Pena que perdemos alguns pontos na prova de segurança em virtude da fixação do cinto de segurança ( coisa que muita gente levou re check)
Por enquanto é só ....
Abraços e até uma próxima competição
Marcelo A. Marchiodi
23/03/2009, 09:35
Denis, tem algum mini baja 4x4 com eixo rígido no Brasil?
leobnaval
23/03/2009, 10:30
All,
Após 3 semanas durmindo 4 horas por noite, comendo pouco, vivendo sujo .... acabou-se !! haha
No geral a competição foi bem puxada .... a nova prova do suspension and traction dificultou muito a vida das equipes .. até mesmo equipes de ponta penaram muito para completar ...,.
Já o enduro seguiu a mesma lógica dos dias anteriores ... muito mais costelas, buracos, morros fortes ... posso estar enganado, mas acho que este ano haviam muita mais carros quebrados nos boxes e pista do que anteriormente.
As surpresas ficaram por conta da U.F. de Santa catarina que se não me engano foi a vencedora do enduro, e a U.F. de Pernambuco, que conseguiu ir para as finais de projeto com os dois veículos, demonstrando assim extrema competência na elaboração e apresentação de relatórios.
E qual não foi a minha surpresa quando no sábado eu escuto um " Déénis " e quando olho um doido com um camera na mão " PêBachir ládiminas" .... hahaha ...Galera nota 10 da Fed. de Juiz de fora ... E quase ficaram sem casa, pois estavam Juntos da EESC e estes quase foram expulsos da chácara por trabalharem nos carros em turnos de 24 horas haa
Minha equipe nõa foi tão bem no geral, as qeubras no enduro nos tomaram muito tempo e pontos .. mas tivemos uma melhora significativa em relatório, e fomos relativamente bem nas provas de aceleração, velocidade e conforto .... Pena que perdemos alguns pontos na prova de segurança em virtude da fixação do cinto de segurança ( coisa que muita gente levou re check)
Por enquanto é só ....
Abraços e até uma próxima competição
É Denis sei bem do que esta falando, fiquei de comissário no suspension and traction na parte do degrau, :-(:shock:...
E quanto a análise da segurança acho que tambem estava lá o seu baja era o numero 34 um vermelho da unesp?
Se tudo der certo ano que vem vou estar competindo tambem...
E quanto a pergunta do Marcelo na competição não teve nenhum baja com tração 4x4, nem com tração diant., mas possuia baja com eixo rígido na tras.
Abraços, Leo
Marcelo A. Marchiodi
23/03/2009, 10:48
Perguntei pois vi uma vez no Pirate, num tópico sobre baja SAE de 2007 ou 08 acho, um com eixos rígidos na frente e atrás, parecia um mini rock-crawler!!!
No youtube tem um video dele em ação.
Segue fotos.
Denis Takashi
23/03/2009, 12:39
É Denis sei bem do que esta falando, fiquei de comissário no suspension and traction na parte do degrau, :-(:shock:...
E quanto a análise da segurança acho que tambem estava lá o seu baja era o numero 34 um vermelho da unesp?
Se tudo der certo ano que vem vou estar competindo tambem...
E quanto a pergunta do Marcelo na competição não teve nenhum baja com tração 4x4, nem com tração diant., mas possuia baja com eixo rígido na tras.
Abraços, Leo
Exato Leo, carro 34 da Unesp - vermelho... Não subi pra segurança, fiquei nos boxes pra apoio...... na real fico nervoso pacas com a prova se segurança
Aliás, qual é sua faculdade ??
Quanto à pergunta do Marcelo :
Meu, no Brasil as provas ( até esse ano) pareciam velocidade na terra, então todo mundo fazia carros com uma dinamica de suspensão bem legal, muito leves, e até certo ponto, frágeis. Por isso ninguém usava tração 4x4. Mas acho difícil essa moda pegar por aqui, uma vez que o rock crawling não é tão difundido como nos US.
Os carros com eixo rígido traseiro ( tipo balança) existem, mas não são maioria, apesar de parecerem dinamicamente inferiores, em 2007 a FEI foi campeã mundial com um carro de eixo rígido tras...
Esse baja gringo eu acompanhei a construção, se não me engano eles foram com essa configuração em 2007, mas como foram bem apenas no rock crawling, decidiram partir para algo menos "bruto" no ano seguinte : 4x4 com eixo rígido traseiro ( um mini diferencial) e dianteiro duplo A... igual á maioria das pick ups 4x4
tópicos à respeito :
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=665791
http://www.rockhardxj.com/viewtopic.php?f=3&t=1627
Abraços galera
leobnaval
23/03/2009, 13:43
Esse aí eu já conhecia Marcelo, muito interessante, mas na prova nossa feita aqui no brasil não tinha nem algo parecido...
Pois é Denis, inclusive tenho fotos da sua equipe consertando a susp., a bandeja tras. quebrou em duas partes e vocês isolaram a linha de freio do lado direito, eu e o juiz que fomos verificar pra liberar vocês...
Se você quiser posso postar as fotos ou enviar pra você acho que são só duas.
Eu faço eng. mecânica na EEP ( Escola de Engenharia de Piracicaba) então achei melhor ser comissário conhecer bem o que é exigido para quem sabe ano que vem apresentar um bom mini baja.
Abração
Denis Takashi
23/03/2009, 19:01
Esse aí eu já conhecia Marcelo, muito interessante, mas na prova nossa feita aqui no brasil não tinha nem algo parecido...
Pois é Denis, inclusive tenho fotos da sua equipe consertando a susp., a bandeja tras. quebrou em duas partes e vocês isolaram a linha de freio do lado direito, eu e o juiz que fomos verificar pra liberar vocês...
Se você quiser posso postar as fotos ou enviar pra você acho que são só duas.
Eu faço eng. mecânica na EEP ( Escola de Engenharia de Piracicaba) então achei melhor ser comissário conhecer bem o que é exigido para quem sabe ano que vem apresentar um bom mini baja.
Abração
Putz, então acho que a gente se trombou por lá então.. eu fui o primeiro apoio à descer pra consertar ... Aí depois de subir com um pneu nas costas até o box, a equipe me proibiu de descer :mrgreen: " Pô japonêis, larga mão de ser doido"... na real, o sol não tava perdoando... O bom que desceu o piloto "oficial" e o de dinamicas, que trouxe o carro e terminou o enduro ( 10 Kg à menos que ajudaram bem ).
Pô, a galera da EEP estava com um carro alto demais meu , aliás, essa deve ser a tendencia nos próximo anos .
Se puder manda as fotos pra mim, ok ??? :concordo:
Ah, manda os muquiranas da SAE darem pelo menos camiseta pro apoio caramba !!! O Coletinho verde era trash,hein ?? ahahha
Abraço
leobnaval
24/03/2009, 11:02
Putz, então acho que a gente se trombou por lá então.. eu fui o primeiro apoio à descer pra consertar ... Aí depois de subir com um pneu nas costas até o box, a equipe me proibiu de descer :mrgreen: " Pô japonêis, larga mão de ser doido"... na real, o sol não tava perdoando... O bom que desceu o piloto "oficial" e o de dinamicas, que trouxe o carro e terminou o enduro ( 10 Kg à menos que ajudaram bem ).
Pô, a galera da EEP estava com um carro alto demais meu , aliás, essa deve ser a tendencia nos próximo anos .
Se puder manda as fotos pra mim, ok ??? :concordo:
Ah, manda os muquiranas da SAE darem pelo menos camiseta pro apoio caramba !!! O Coletinho verde era trash,hein ?? ahahha
Abraço
Então eu vi você com o pneu nas costa, pensei que cara louco e o pior é que tava correndo ainda...:-D O sol tava forte mesmo voltei vermelho pra casa:mad:.
O carro da EEP tava alto só na diant. na tras. aquela balança tras.:parede:tava quase arrastando no chão.
O pessoal da SAE sem comentários até o lanche do pessoal era controlado um só pra trabalhar o dia todo sem receber mais nada, fora outras coisas que faltaram...
As fotos posso postar aqui no fórum mesmo?
Abraços
Denis Takashi
24/03/2009, 15:09
Então eu vi você com o pneu nas costa, pensei que cara louco e o pior é que tava correndo ainda...:-D O sol tava forte mesmo voltei vermelho pra casa:mad:.
O carro da EEP tava alto só na diant. na tras. aquela balança tras.:parede:tava quase arrastando no chão.
O pessoal da SAE sem comentários até o lanche do pessoal era controlado um só pra trabalhar o dia todo sem receber mais nada, fora outras coisas que faltaram...
As fotos posso postar aqui no fórum mesmo?
Abraços
Rapaz, ainda bem que o sol deu uma sossegada depois da primeira hora de enduro, pq tava muito forte mesmo..... o ruim é que nessa vi algumas pessoas passando mal em virtude do calor...
mas não era só o EEP que tava com a traseira no chão, o EESC semi trailing estava do mesmo modo...
Meu, posta as fotos por aqui mesmo..
Abraço
leobnaval
25/03/2009, 00:06
Achei estas 4 que aparece o mini baja da sua equipe...e 1 do final
abraços, Leo
leobnaval
25/03/2009, 00:10
Ops foi 2 erradas segue as fotos corretas...
Cara esse evento deve ter sido muito bom pelas fotos hehe
os progetos então hehe um melhor que o outro heh
abss..
Denis Takashi
25/03/2009, 12:00
Achei estas 4 que aparece o mini baja da sua equipe...e 1 do final
abraços, Leo
Valeu Leo...
Putz, só de lembrar desse trecho do S&T já me dá um arrepio ...
Acho que pra semana a galera passa as fotos pro PC da oficina aí eu vou postando por aqui ....
Vi as fotos da galera da AEDB e lembrei : eles estavam do nosso lado e invenataram de ligar o motor... só que o carro estava engatado e com o afogador puxado... pior esram os caras tentando segurar o carro no braço ao invés de usar o kill switch :parede:
Abraço
Posta As novas fotos ae hehe :pipoca:
Denis Takashi
09/06/2009, 20:33
Cof cof....
Olha só... o tópico praticamante abandonado .....
Bom, as fotos darão um bom trabalho pra postar por aqui, já que terei que reduzir o tamanho ..... Bom serviço para os calouros (vulgos bixos) da equipe
Como a conclusão do projeto anterior foi comprometida, estamos trabalhando nele agora, creio que até o fim do mês possamos estar rodando com ele para nos prepararmos para o regional em Setembro ....
Fotos em breve heheheh
Pedro Bachir
10/06/2009, 09:43
putz!!!! tinah esquecido desse tópico!!!!
Denis,
saiu mais R$14000,00 pra gente! =D espero q em julho estejamos construindo o baja!
tudo de bom e boa construção pra vcs!
Denis Takashi
11/06/2009, 01:42
Pô Pedrão, agora vai, hein ???
Pior que pra construir um carro top do zero, vai-se mais de 25 k com certeza... o jeito é correr atrás de patrocinadores pra execução de serviços e de matérias primas .... Aliás, se souber de alguma empresa de usinagem "gente boa" avisa, tá ??? Estamos com um monte de 8620 pra frezar as engrenagens desde fevereiro num patrocinador e até agora nada.... pior que o cara não entende que depois de tudo isso tem que estriar, cementar pra daí montar a caixa de transmissão e posicionar a susp. traseira...
Abraço
Só eu que vou pro Baja Sul, né? Eita... porcaria. :cry:
[depois de trezentos meses, e volto a postar aqui ^^ e sim! fui "efetivada" na equipe :D]
Rodolfobpavan
25/07/2009, 17:07
E ai bajeiros,
Sou novo no forum então vou começar me apresentando.
Sou integrante da equipe UFSC Baja SAE, enquanto pesquisava algumas baboseiras sobre baja SAE encontrei o tópico.
Fico feliz em ver a evolução das equipes e o crescimento de fóruns como este.
Estou na equipe desde minha primeira fase na faculdade em 2006. Naquela época a idéia de trocar dados sobre projeto com outras equipes era uma traição...:parede:
Este ano tivemos a oportunidade de competir nos EUA, é incrível como as equipes de lá estão abertas a discussões de projeto. Não existe o medo que vemos nas competições brasileiras em alguém copiar suas idéias...
Como curiosidade estou postando este link do fórum norte americano de Baja SAE. Existe muita coisa boa ali:
http://forums.bajasae.net/forum/ (http://forums.bajasae.net/forum/)
Rafa, vocês da UFPR estarão este ano no BAJA SUL? Sabem de alguma informação quanto ao local e data? Por enquanto tudo o que sabemos é aquele e-mail do Leandro Sanco...
Abraços
Denis Takashi
25/07/2009, 20:47
E ai bajeiros,
Sou novo no forum então vou começar me apresentando.
Sou integrante da equipe UFSC Baja SAE, enquanto pesquisava algumas baboseiras sobre baja SAE encontrei o tópico.
Fico feliz em ver a evolução das equipes e o crescimento de fóruns como este.
Estou na equipe desde minha primeira fase na faculdade em 2006. Naquela época a idéia de trocar dados sobre projeto com outras equipes era uma traição...:parede:
Este ano tivemos a oportunidade de competir nos EUA, é incrível como as equipes de lá estão abertas a discussões de projeto. Não existe o medo que vemos nas competições brasileiras em alguém copiar suas idéias...
Como curiosidade estou postando este link do fórum norte americano de Baja SAE. Existe muita coisa boa ali:
http://forums.bajasae.net/forum/ (http://forums.bajasae.net/forum/)
Rafa, vocês da UFPR estarão este ano no BAJA SUL? Sabem de alguma informação quanto ao local e data? Por enquanto tudo o que sabemos é aquele e-mail do Leandro Sanco...
Abraços
Rodolfo,
Primeiramente gostaria de dizer que este tópico não se destina aos carros da UFSC, procure um tópico do aerodesing, pois como ambos estavam mais voando do que andando em Pira...:mrgreen:
Brincadeiras à parte, cheguei à ver vocês enfileirados na prova de conforto este ano e vi o sufoco que passaram para sangrar os freios e no dia seguinte acompanhei um pouco do enduro ( Apoio de pista não curte nada haha)... Só queria saber se o carro de vocês é feito de kriptonita ou algo do gênero, pois só de imaginar a quantidade de trancos que levava aquela suspensão ....
Bom, quando criei este tópico a intençao era fazer algo igual à comunidade do orkut, com troca de idéias e etc, além de apresentar o projeto para a comunidade off road
Apenas atualizando : Finalmente nosso carro rodou!!! Infelizmente não estava na faculdade para ver... Semana que vem apareço por lá para ver o "filho"
Abraço
Denis Takashi
28/07/2009, 21:32
Pessoal,
Alguns videos da criação viva :
Primeira volta :
YouTube - Red Jack nascendo
Zerinho do capitão :mrgreen:
YouTube - Red Jack
Teste de rampa;
YouTube - Red Jack teste de rampa
Detalhe que nessa hora o motor estava com um balanceiro de válvula solto, então a potencia era apenas metade da ultil... depois que o motor apagou, que levamos uma surra pra fazer funcionar novamente que a potencia ficou plena
E por fim :
Testamento de um piloto :
YouTube - Red Jack teste de rampa
Bom, pelo jeito teremos mais uma ou duas semanas de "férias" para se dedicar somente ao projeto, a gripe suína nesse aspecto ajudou o baja hahahha
Abraço
Denis Takashi
07/09/2009, 00:19
Galera,
Bom, fazia um bom tempo que não postava aqui... Desde então a gripe suína deixou de ser apenas uma ameaça e passou á ser uma aliada dos bajeiros :mrgreen: , afinal "ganhamos" mais 2 semanas de trabalho integralmente ao projeto...
Finalmente nosso carro está pronto ; estamos apenas trabalhando na fabricação de algumas peças que apresentaram algum tipo de problema em nossos testes realizados dentro do campus.
Como havia dinheiro da reitoria da UNESP investido em nosso projeto, decidimos fazer uma inauguração do carro à altura da confiança em nós depositada. Assim, durante o encerramento da semana da ciencia e tecnologa do campus, nosso carro foi apresentado à todos, inclusive ao palestrante: Sr. Ozires Silva, fundador da Embraer.
A cobertura completa está no site da equipe : http://bajapiratas.wordpress.com/
Quinta feira à noite embarcaremos para Sarzedo rumo à competição regional... se possível manterei-os atualizados :concordo:
Abraços