Conectar

Ver Versão Completa : comando bravo motor georgia 2.3

Vinicius Hauagge
10/09/2004, 13:55
Pessoal, em outro topico sugeriram a colocacao de um comando mais "bravo" no motor ohc, o que resultaria no ganho de alguns cavalos....
Será que realmente vale a pena?
Alguem sabe onde encontro tal comando e qual é o preço do mesmo?
Qual será o mais adequado, pois nao entendo nada de preparação de motor!
Obrigado,
Vinicius!

Elmer_Jeep
10/09/2004, 23:54
Sempre vejo anúncios em revistas de preparação e arrancada de fabricantes de comandos de válvula, já andei trocando uma idéia com o pessoal da SAMACAR aí em Sampa eles podem te indicar um comando que vai favorecer alguma melhora no desempenho do OHC e pra vc ter idéia o custo de fabricação de um comando 'sob encomenda' é na casa dos 300 reais.
Não sei te dizer qual a graduação ideal mas os caras lá devem ter alguma experiência já com o motor OHC visto que esses motores são utilizados em arrancada.
8)

Sukys
11/09/2004, 00:13
A Aerocar (www.aerocar.com.br) desenvolve comandos, talvez até tenha alguma coisa para o OHC.

Luca
11/09/2004, 08:04
Vinícius,
Cuidado com receita de preparação de motores mais bravos, para carros de arrancada e velocidade. Essa turma usa comandos com ângulo de permanência maior e/ou levantamento de válvulas maior, que permitem que o motor "respire" melhor. Sim, eles ganham em potência, mas é em giro alto, com o motor cheio. Pode ver que motores muito preparados, "embaralham" em baixa rotação, e às vezes "morrem" quando neguinho tá manobrando o veículo :D . Normalmente, o que se quer em veículos prá lama ou trilha, é o torque em baixa rotação, daí uma das vantagens do motor diesel. Converse bem com quem fabrica o comando, ou com algum preparador amigo, e veja se o que vc deseja vai ser atendido.
[]´s

Wallace
11/09/2004, 11:24
Torque em baixa é coisa de motor grande.
Seja qual for o combustível.
Motor grande a gasolina só tem a desvantagem de gastar com combustível. No resto é melhor em tudo, incluindo no menor peso.

Sukys
11/09/2004, 15:03
Além do que troca de comando não é necessáriamente uma preparação brava e desde que o comando seja adequadadamente trabalhado consegue-se melhoras no desempenho para uso "de rua".

Citei a Aerocar justamente levando isto em conta, já que além de trabalhos de preparação "pesada" também fazem trabalhos para usos específicos, como é o caso do kit para o Niva.

.

Aurélio
01/07/2005, 18:33
Pessoal,

Revivendo o tópico.

Num artigo da Best Cars sobre preparação de motores o autor, ciente da necessidade de mais torque no Jeep, indicava um " comando com 10° a mais de duração e 1,0 mm a mais de levantamento, o que não eleva em muito os regimes e melhora bem o enchimento dos cilindros, por consequência o torque "
Além disso, considerava " o aumento da taxa de compressão em um ponto, passando dos atuais 7,8:1 para 8,8:1, o que é mais compatível com nossa gasolina atual " e a " troca do carburador por um 3E ou equivalente. " finalizando com a indicação de "coletor de escapamento dimensionado, que apesar de elevar os regimes de giro, é necessário para adequar a exaustão ao patamar exigido pelo novo carburador e comando"
Bem mediante isso, as perguntas são:

1) O comando de válvulas do motor 4cil da Ranger Argentina já não teria esse ângulo?

2) Para conseguir esse um ponto a mais na taxa de compressão o quanto se deve rebaixar o cabeçote?

3) Qual carro é equipado com o carburador 3E e qual seria o seu equivalente?

Essa é para os mestres 8)

[]'s

Gomes Neto
02/07/2005, 12:13
Baixa o cabeçote e "carbura" nele :wink:
Já dá uma baita diferença!!!

ramiro_eli
04/07/2005, 00:20
Aurélio,

O 3E equipou Santana/Versailles 2.0, Monza/Kadett 1.8 e 2.0, e tambem os Opala/Caravan acima do ano 90, mas estes têm os difusores maiores.
Ótimo carburador....mas acho ele pequeno p/ um 2.3 onde se quer ganhar potência. Acredito que uma Weber 40 IDF seria um melhor opção. :wink:

fontana
04/07/2005, 16:22
pessoal me desculpem eu me meter no assunto, eu sou cadastrado no forum ja faz algum tempo, mas por falta de tempo eu não aparecia aqui...hehehe
bom eu montei um motor de Maverick 4cil semana passada, com comando preparado, não lembro a graduação, mas era algo me torno de 280º, o motor fica muito xoxo na baixa, recomendo pro motor OHC taxa muita taxa, 2mm no cabeçote e um carburador DFV446, e se possivel retrablhar o coletor de admissão e os dutos do cabeçote, claro q junto com um coletor de escape dimensionado...
ja o comando da Ranger é roletado, tem q adaptar mas fica excelente...

abraços...
fontana

Aurélio
05/07/2005, 17:15
Ramiro,

Obrigado pela explicação.

Fontana,

Valeram as dicas.

[]´s

Carlos_bass
07/07/2005, 13:43
O meu motor era a gasolina, fiz a retifica passando para alcool, trocando os pistões (Coloquei os origimais a alcool 0,51), rebaixando o cabeçote. (1,5 mm)

E coloquei o carbura 3E a alcool, e esta respondendo bem.

Tambem estou querendo trocar o comando.

Aurélio
18/07/2005, 17:53
Carlos_bass,

A Aerocar prepara o comando do OHC com permanencia de 255° e levante de 6,5mm.
Custa R$250,00.
Contato: Gilberto Perrella
Aerocar Peças e Serviços Ltda.
011 6909-1701 6909-1507
aerocar@aerocar.com.br
www.aerocar.com.br

[]'s

Carlos_bass
19/07/2005, 09:05
aurelio,

Ainda tenho algumas duvidas sobre o comando

Para fazer este comando é preciso eu enviar o meu comando?

Quanto +ou- vai aumentar o torque e a potencia?

O motor vai ficar muito quadrado na marcha lenta e baixas rotações?

Marcos Arcosy
19/07/2005, 12:04

Não, :discordo: o comando será fabricado por eles de acordo com a sua necessidade. Na minha opinião, para um veículo fora de estrada a graduação, abertura, lob center, etc deverão estar de acordo para o motor ter maior torque em rotações mais baixas.

Só a troca do comando não irá surtir o efeito desejado sem pelo menos um trabalho no cabeçote e carburação.

Espero ter ajudado, :mrgreen:

Abraços,

Aurélio
19/07/2005, 12:45
Sim.

Quanto +ou- vai aumentar o torque e a potencia?

De acordo com o sujeito que deu a receita de preparação acima, comparando com o orginal, o desempenho simulado seria:

Potência máxima
Original 91 cv
Preparação aspirada 116 cv

Rotação de potência máxima
Original 5.000 rpm
Preparação aspirada 5.800 rpm

Rotação à velocidade máxima
Original 4.500 rpm
Preparação aspirada 4.850 rpm

Torque máximo
Original 17,0 m.kgf
Preparação aspirada 18,6 m.kgf

Rotação de torque máximo
Original 3.000 rpm
Preparação aspirada 3.500 rpm

O motor vai ficar muito quadrado na marcha lenta e baixas rotações?
Não sei :shock:

[]'s

Carvalho
23/07/2005, 22:18
Acho muito pouco o aumento do torque para tanta "mexida" . Coloquei o carburador original(duplo) do Maverick 4c e rebaixei o cabeçote em 1mm. O mecânico trocou o difusou e mexeu na giclagem . ficou beeem melhor! .....e barato.

xisla
23/09/2005, 14:08
Ola..

Tenho um maverick 4cil. 2.3, e fiz as alterações que tanto se fala.. melhorou bastante e agora estou atras de um coletor de escape dimensionado, nao pode ser o do willy, pq no maverick tem as torres de suspensao...

Bom o que eu fiz:

1ª coisa tirei a maldita gaxeta, coloquei um retentor das F100 parou o vazamento de oleo
2ª coisa foi trocar o carburador por um DFV 446 do opala
3ª abri os dutos de entrada e saida, alem de quebrar umas astes dentro do coletor de admissao que separa o 1ºe4º cil do 2ºe3º..
4ª comando de valvula 278° comprei jeeparts paguei 180 pila
5ª troquei os silenciadores originais por silenciadores sem restricao
6ª rebaixei a tampa de cilindro em 2mm isso mesmo 2mm ficou com taxa de 10:1.. Estou rodando na gasolina a 2 anos com ele assim...
7ª filtro de ar olho de mosquito aquele triangular cromado

o que fiz de errado para jeepeiros foi trocar o diferencial de 3,92 curto para 3,71 longo.. na estrada 140km/h é piada... vai tranquilo sem forçar.. mas tem seus inconvenientes.. por causa do comando ele pipoca muito...
a lenta já era.. parece que está sempre falhando e fica meio ruim andar em baixa rotacao.. ele fica dando socos....

Mas melhorou 100%...

OBS: eu fiz reforma completa, se quiserem posso indicar quem faz isso e quanto gastei na reforma que foi dia 26/06/2005

PS: fiquei sabendo que em SP, tem uma empresa que faz coletores por R$ 300 e ainda parcela 2x no cartão.. e não é o GIBA escapamentos...

um abração
Daniel Scislewski
daniel@xisla.com.br

fotos do maveco:
http://www.xisla.com.br/index.php/item/326

xisla
23/09/2005, 14:11
Outra coisa... mudando comando de valvulas ou coletor de escape o torque se desloca para rotacoes mais altas.. ou seja, tem que acelerar mais para entrar na faixa do torque...

maior torque aumenta o carburador.... o original é um Solex H34 ou 34mm cada boca
usa o DFV446 que é 36mm... melhora ...

Carlos_bass
25/09/2005, 18:20
1ª coisa tirei a maldita gaxeta, coloquei um retentor das F100 parou o vazamento de oleo

Fale mais sobre este retentor.

A F100 usa o mesmo motor OHC e tambem usa graxeta.

Ja troquei a graxeta do meu ohc duas vezes e ja ta vazando outra vez.
Ja pensei em fazer alguma adaptação para resolver este problema.

Carvalho
25/09/2005, 19:30
Coloquei o retentor do Passat antigo, se não me engano ano 78. Acabou-se vazamento. Porém, me arrependo em ter investido nesse motor.