Conectar

Ver Versão Completa : Pneus 33 raspando no paralama do CJ5

PCLEITE
26/10/2008, 22:23
Pessoal preciso de uma ajuda :parede:. Comprei pneus 33 (savero) e pus nas minhas rodas 15 x 8" do meu CJ5. Os pneus, quando nas trilhas, raspam nas bordas dos paralamas traseiros ao lado das portas. Do lado de cima dos paralamas eles estão a mais de um palmo (quase 2).

Os paralamas já estão amassados nas beiradas. O que fazer ???

Cortar os paralamas ?? :shock: ----R$

mecher na suspensão ?? :x ++++R$

Estou com calços de 2" e jumelos maiores que os originais. Alguem ja resolveu isto ???

grato

Cacá
27/10/2008, 01:08
Pessoal preciso de uma ajuda :parede:. Comprei pneus 33 (savero) e pus nas minhas rodas 15 x 8" do meu CJ5. Os pneus, quando nas trilhas, raspam nas bordas dos paralamas traseiros ao lado das portas. Do lado de cima dos paralamas eles estão a mais de um palmo (quase 2).

Os paralamas já estão amassados nas beiradas. O que fazer ???

Cortar os paralamas ?? :shock: ----R$

mecher na suspensão ?? :x ++++R$

Estou com calços de 2" e jumelos maiores que os originais. Alguem ja resolveu isto ???

grato

Simples, PC: primeiro coloque o post na seção dos CJs, vc colocou no Geral Off Topic.
Depois, vá até algum posto de molas e coloque batentes maiores para limitar o curso da suspensão. Pronto. Resolvido.

:concordo:

Ops, vc disse batendo no paralama perto da porta???? Xi, cara, alguma coisa tá errada na sua suspensão. O que é esse calço de 2' que vc falou? Calçou aonde?

PCLEITE
27/10/2008, 21:21
é realmente postei errado !! e preciso fuçar p/ descobrir como e se dá p/ mover p/ o local certo.....

Tentando melhorar a explicação do jeep....os pneus traseiros quando pegam algum obstáculo raspam e amassam as bordas dos paralamas traseiros. Olhando o jeep de lado (de frente p/ a roda traseira) raspam e amassam o paralama no lado esquerdo...

A idéia do calço limitaria a suspensão na subida da roda...é isto ??

Os calços que falei são os de carroceria que usei os de 2" p/ deixar o jeep mais alto.

abçs

Cacá
27/10/2008, 21:33
PC, só o moderador pode mover o topico, manda uma MP pra algum deles.

Bom, quanto as rodas, agora entendi. Eu tenho calço de opala no meu CJ, dá 2" ou quase isso, com BF 31. MAs no seu caso, acho que o que tá pegando é o offset da roda. Ela tem que ir um pouquinho mais pra dentro, de modo e entrar na caixa de roda. O normal é raspar um pouco por dentro do paralama, naquela lata que faz divisa com o assoalho. Fiz-me entender? Acho que pra usar esse pneu, a solução é dar uma positivada na sua roda.

:concordo:

PCLEITE
27/10/2008, 22:31
Cacá os pneus estão quase 5 cms p/ fora do paralama (comprei até uns alargadores de paralama de fibra que ainda vou colocar...joga barro por dentro do parabrisa....)...ou eu mantenho os pneus mais longe dos paralamas ou corto os paralamas na lateral...só não sei se depois vai começar a pegar em outros lugares do paralama....

por dentro da caixa do paralama ja percebi que esta raspando na suspensão....tá tudo raspado....a me....é o paralama que esta levantando toda a borda que o pneu repuxa ..isto preciso dar um jeito !!

alguma idéia ?? Amanhã vou passar na minha garagem/oficina (alugo vaga num estacionamento perto...moro em prédio..) e tiro umas fotinhos de celular do paralama arrebitado e martelado de volta....

abç

Elmer_Jeep
28/10/2008, 11:21
Vei, pneu grande com suspensão original não dá né.

Aí só cortando a lata ou colocando feixes novos, ou as duas coisas juntas.

[]'s

PCLEITE
28/10/2008, 11:58
Elmer vc acha que só arqueando as molas resolveria ???

grato

PCLEITE
28/10/2008, 12:35
cacá Os Pneus Estão Quase 5 Cms P/ Fora Do Paralama (comprei Até Uns Alargadores De Paralama De Fibra Que Ainda Vou Colocar...joga Barro Por Dentro Do Parabrisa....)...ou Eu Mantenho Os Pneus Mais Longe Dos Paralamas Ou Corto Os Paralamas Na Lateral...só Não Sei Se Depois Vai Começar A Pegar Em Outros Lugares Do Paralama....

Por Dentro Da Caixa Do Paralama Ja Percebi Que Esta Raspando Na Suspensão....tá Tudo Raspado....a Me....é O Paralama Que Esta Levantando Toda A Borda Que O Pneu Repuxa ..isto Preciso Dar Um Jeito !!

Alguma Idéia ?? Amanhã Vou Passar Na Minha Garagem/oficina (alugo Vaga Num Estacionamento Perto...moro Em Prédio..) E Tiro Umas Fotinhos De Celular Do Paralama Arrebitado E Martelado De Volta....

Abç141702

141703

141704

141705

Elmer_Jeep
28/10/2008, 12:36
Não cara, por favor, não faça isso. Arquear molas é perder tempo e dinheiro.

[]'s

victor massinha
28/10/2008, 14:59
arquear molas é apenas uma soluçao temporaria que vai te deixar nervoso depois! ja que vc ja tem os alargadors de fibra faça o seguinte, corte a lata e os coloque por cima nem dara para notar a diferença! ou troque suas molas por umas de toyota!
mas pelo o que pode se notar pelas fotos, o que acontece no seu caso deve ser algum problema no posicionamento no eixo pq ele nao esta bem no centro. meu jeep tbm tem pneus 33 e molas originais e o maximo que acontece e raspar por dentro quando se torce bastante a suspensao, mas que este problema sera resolvido com a instalaçao do flutuante que deixara a roda um pouquinho mais para fora o suficiente para nao pegar por dentro!
abraço...

Cacá
28/10/2008, 15:02
Oi Vitor, o seu não raspa, mas tem essa roda offsetada assim, como a dele?

abs,

victor massinha
28/10/2008, 15:16
minhas rodas sao da mesma medida das dele tendo o mesmo offset. bem deve se levar em conta que o meu paralama é redondo...

WOT
28/10/2008, 16:01
Pelo q eu vejo o problema não é de offset, me parece mais um eixo fora de centro.
Será q esse jumelo maior não fez o eixo ir um pouco mais p/ frente?

Abraço

TOBIAS
28/10/2008, 17:18
Senhores boa tarde,

Pegando carona neste topico gostaria de saber dos de plantão se é aconselhavel colocar os pneus traseiros mais largos que os dianteiros, Exemplo: atras um medindo 31x10,5R15 que é mais gordinho e na frente que é mais magrinho o 255x75R15 para nao atrapalhar o curso.

Quais as desvantagens e vantagens.

Abraços.

Cacá
28/10/2008, 17:23
Senhores boa tarde,

Pegando carona neste topico gostaria de saber dos de plantão se é aconselhavel colocar os pneus traseiros mais largos que os dianteiros, Exemplo: atras um medindo 31x10,5R15 que é mais gordinho e na frente que é mais magrinho o 255x75R15 para nao atrapalhar o curso.

Abraços.

Salve Tobias. Sei não, acho que vc pode ter uma diferença final de giro dos cardãs quando estiver traçado. Aí vai dar bug na transmissão... Diga: pq vc quer fazer isso?

Abs,

victor massinha
28/10/2008, 17:28
tobias eu tbm nao aconselharia isso, pode acontecer isso ai que o caca falou...
geralmente os jeep que vc ve com pneus maiores atras sao de arrancadao na lama e só. coloca os 31 na frente e atras que fica bala!
abraço...

victor massinha
28/10/2008, 17:29
Senhores boa tarde,

Abraços.

pode ter acontecido isso mesmo que vc mencionou!
"suspeitei desde o principio" rsrs

PCLEITE
28/10/2008, 17:49
Massinha me pediram R$ 1.300 (suspensão do toyota)..Só as molas resovem ?? ---R$ ??

A idéia do paralama me parece interessante embora onde o pneu pega não há muita lata p/ dobrar (acho que uns 2 a 3 cm e já vem as travessas do assoalho....Vou conversar com o Jamil funileiro o que dá p/ fazer ..!!

abçs

Sergio Rocha
28/10/2008, 18:43
Senhores boa tarde,

Abraços.

pode ter acontecido isso mesmo que vc mencionou!
"suspeitei desde o principio" rsrs

A vantagem é que vc vai economizar na tração dianteira.:mrgreen:Porque com pneus diferentes ela não vai funcionar.A desvantagem é que seu jipe vai virar 4x2.

Brincadeiras a parte, não se pode usar pneus diferentes as rodas dianteiras vão girar com rotação diferente das traseiras e daí sua t case vai quebrar.

[]':discordo:

rctorrezam
28/10/2008, 19:24
a........... meu jeep tbm tem pneus 33 e molas originais e o maximo que acontece e raspar por dentro quando se torce bastante a suspensao, ........

O meu também tem pneus 33 e as rodas são mangels acredito que na mesma medida das suas (pelas fotos) e ocorre como o victor falou, só quando torce.

No meu foi colocado uns calços a mais no batente entre a carroceira e eixo para limitar e não raspar tanto e também tem os calços de carroceria.

rubensx
28/10/2008, 19:28
Massinha me pediram R$ 1.300 (suspensão do toyota)..Só as molas resovem ?? ---R$ ??

A idéia do paralama me parece interessante embora onde o pneu pega não há muita lata p/ dobrar (acho que uns 2 a 3 cm e já vem as travessas do assoalho....Vou conversar com o Jamil funileiro o que dá p/ fazer ..!!

abçs

Olha eu aconselho mexer na suspensão sem duvida alguma pois vc mexe na lata depois com certeza vc vai suspender mexer em tudo, vc poderia ou fazer um SPOA (chama o bill que ele te explica o que é) ou colcoar as molas de TOYOTA

eu aconselho as molas de toyota o investimento vale a pena pelo conforto e pelo curso de suspensão bem legal...

rctorrezam
28/10/2008, 19:33
Galera, esse papo de mexer na suspensão para resolver definitivamente o problema me interessa.

SPOA não vai fazer o jeep ficar muito alto, já que ele já está com calços de carroceria?

A suspensão de toyota não vai dar na mesma uma vez que o problema pode ser quando o jeep torce a suspensão?

PCLEITE
28/10/2008, 20:37
Senhores boa tarde,

Abraços.

Tobias tive uma Cherokee (4x4 full time) e comprei 2 pneus de Pajeto (perfil mais alto que os da Cheroca) e coloquei nas rodas traseiras. Ficou bonita.....mas o carro começou a cantar pneus no asfalto em linha reta...quase estourou os diferencias...corri e comprei mais 2 pneus p/ a diamteira e ...ufa ..tudo resolvido..

Pneus mais "gordinhos" se não alterar a relação de rodagem entre os eixos traseiro e dianteiro quando no 4x4 não deve dar problema, mas se tiverem diferença de diametro ou relação estoura a caixa de transferência !! Pelo menos foi o que meu amigo mecânico me disse entre um chingamento e outro.....

[]s

rubensx
28/10/2008, 20:42
Galera, esse papo de mexer na suspensão para resolver definitivamente o problema me interessa.

SPOA não vai fazer o jeep ficar muito alto, já que ele já está com calços de carroceria?

A suspensão de toyota não vai dar na mesma uma vez que o problema pode ser quando o jeep torce a suspensão?

Sim SPOA levanta muito o jeep mas ai vc pode compensar colcoando alargadores de roda que vai melhorar um pouco

a suspensão de toyota melhor mas será mais caro do que SPOA se for assim

mas eu particularmente ia de suspençãod e toyota

PCLEITE
28/10/2008, 21:17
Pessoal muito obrigado....

quantas idéias e dicas....so não sei o que é SPOA ??? to com meu cartão de crédito sobre auditoria da patroa que tá dizendo que se eu tivesse uma amante seria mais barato que o jeep ....esta tal de Spoa é mais baratinho ???

[]s

rctorrezam
28/10/2008, 22:09
O feixe de mola original do CJ passa por baixo do eixo. certo? então é SPUA (Suspension Under Axis)

Na prática, SPOA (Suspension Over Axis) é você passar o feixe de mola para cima do eixo.

Se digitar SPOA na pesquisa aparecem inúmeras ocorrências.

PCLEITE
28/10/2008, 22:53
Grato !! simples e direto !! vivendo e apredendo...vou fuçar p/ ver prós e contras...parece facil de faser e sem muitos R$.....

[]s

PCLEITE
28/10/2008, 23:37
Pessoal, li sobre SPOA e SPUA e achei que há muita coisa p/ fazer e cuidados p/ tomar que não me atrairam muito...

As molas de toyota já resolveriam esta raspada na lateral do paralama antes que um solavanco maior estrague de vez o paralama ?

Alguem sabe quanto +/- custa ?

Algum mecanico na ZN em SP que conheça ??

[]s

victor massinha
29/10/2008, 10:55
mecanico ZN? acho que o rubens conhece...

victor massinha
29/10/2008, 10:58
SPOA melhora a performance do jeep em erosoes por causa do curso que ficara maior e ate em atoleiros por incrivel que pareça!
agora é uma modificaçao que se dve tomar cuidado para nao exagerar pois o jeep vai ficar menos estavel. as molas de toyota sao otimas e vale a pena o investimento.
o massinha quero spoar e colocar molas de toyota tudo junto, mas so que agora estou esperando para ver se ponho eixo de rural ou nao...
abraços.

PCLEITE
10/11/2008, 23:02
Pessoal por enquanto resolvido !!!

Cortei o paralama, +/- uns 3 cm que era o que dava até a borda do paralama !! Pus também uns alargadores de 2" e não esta mais pegando nem dentro, nem na borda !!!

Dei umas voltas numas trilhas e nem encostou na lata !! Pus também uns alargadores de paralama de fibra e não joga mais barro pra dentro do jeep !!

Por enqunato só alegria ...!!!

abçs

pc

rctorrezam
11/11/2008, 10:28
PC,

Dá para colocar umas fotos do corte e como ficou com os alargadores de eixo.

O meu tem o mesmo problema e não consegui visualizar tua explicação. Esta deve ser a solução para mim também!

Valeu!

PCLEITE
11/11/2008, 21:13
RC ontem enquanto esperava p/ jogar uma aguinha no Jeep fiz um pequeno filminho que da para ver/ter uma idéia.

Veja no:
http://qik.com/video/552274

O Jeep fica em um estacionamento....amanhã vou tentar tirar umas fotos decentes do corte e ponho aqui !!

abçs
pc

PCLEITE
15/11/2008, 18:07
RC, desculpe a demora mas só hoje consegui tirar as fotos....a semana foi de f...!!!

Na foto 284 dá para ver as marcas que o pneu deixou por dentro do paralama (marcas pretas do pneu raspando). Com o alargador (3 cm) não esta mais raspando por dentro e com o corte da borda do paralama (tirou o que deu, uns 3 cms) também parou de raspar a borda do paralama.

Segue foto também do alargador que comprei na Garra 4x4 !

Segue, espero que ajude !!! :)

[]s

pc

rctorrezam
15/11/2008, 22:41
Beleza PC!

TEnho receio de usar os espaçadores por achar que vão causar um grande desgaste dos rolamentos, munhão, ponta de eixo, etc, mas acho que será a solução.

PROBLEMA: fim de semana passada fazendo uma trilha, numa manobra onde o chasi deu uma torcida combinado com forte curva, adivinha! O pneu dianteiro direito rasgou por dentro por ter raspado no parafuso do amortecedor. Os espaçadores seao a solução!

Gustavo de Olliveira
17/11/2008, 08:18
Quando coloquei os 33 e rodas rodabras ( off set -44 ) o jipe ficou show ...mas tambem ficou pegando na lata igual ao do PCLEITE . Minha suspensão já é modificada , uso as molas da Blazer na traseira , com a mesma distãncia entre eixos original . A solução no meu caso foi refurar as molas puxando o eixo pra tras 1,5 poledadas .
A principio tudo deu certo mas na trilha percebi que agora ta´dando uma raspadinha na parte de tras do paralama , pra ser mais exato apenas no alargador de paralama. com uma lixadeira retirei cerca de 1,5 cm e agora ta ok.

PCLEITE
17/11/2008, 14:54
Beleza PC!

TEnho receio de usar os espaçadores por achar que vão causar um grande desgaste dos rolamentos, munhão, ponta de eixo, etc, mas acho que será a solução.

PROBLEMA: fim de semana passada fazendo uma trilha, numa manobra onde o chasi deu uma torcida combinado com forte curva, adivinha! O pneu dianteiro direito rasgou por dentro por ter raspado no parafuso do amortecedor. Os espaçadores seao a solução!

É meus pneus dianteiros ficaram riscados pelos parafusos dos amortecedores. Cortei a sobra dos parafusos e agora com os espaçadores já não preciso fazer curva de carreta usando 2 a 3 pistas e assustando os carros do sentido contrario !!!

Quanto aos desgastes daqui a um tempo saberei......pois a mer....já tá feita !!! :)

[]s

rctorrezam
17/11/2008, 15:03
é Isso Aí,

Vou Providenciar O Corte Dos Parafusos.

Garra4x4
17/11/2008, 23:29
PCLeite,

Que bom que resolveu seu problema ! Precisando estamos por aqui.

Vc ficou assustado quando falei pra cortar a lata ? Foi a saida mais simples e eficiente para o problema.

Att.

Santoro
17/11/2008, 23:46
Quando coloquei os 33 e rodas rodabras ( off set -44 ) o jipe ficou show ...mas tambem ficou pegando na lata igual ao do PCLEITE . Minha suspensão já é modificada , uso as molas da Blazer na traseira , com a mesma distãncia entre eixos original . A solução no meu caso foi refurar as molas puxando o eixo pra tras 1,5 poledadas .
A principio tudo deu certo mas na trilha percebi que agora ta´dando uma raspadinha na parte de tras do paralama , pra ser mais exato apenas no alargador de paralama. com uma lixadeira retirei cerca de 1,5 cm e agora ta ok.

gustavo que molas ta usando na dianteira ? como ficou o curso de suspensçao com as molas da blazer atras ?

Gustavo de Olliveira
18/11/2008, 07:48
Olá Santoro , o fato das molas da blaser serem maiores que as originais ( no caso utilizei aquela versão em que a blaser originalmente usa apenas 2 molas por feixe) ficou muito bom o curso de suspensão , além de super macio prá andar.
Na dianteira utilizo feixes de totota (3 laminas).
O conjunto ficou muito bom, quem anda no meu jipe sempre comenta "nem parece jipe"
ou "parece um carro" , no sentido de conforto.

Santoro
18/11/2008, 08:42
blz ! acho que ja falamos sobre isso rs pois estou adaptando no meu cj os feixes da blazer tb , na traseira e na dianteira , primeiramente na traseira, vou fazer isso agora essa semana , ja esta tdo pronto eh so arrancar o outro e botar o novo, dps na dianteira que terei que alongar um pouco o chassi para poder ficar legal . tb estou usando os feixes com 2 laminas. quando vc coloca carga(peso) no carro ele aguenta bem ? pois tenho 2 cilindros de gnv atras do cj .

PCLEITE
18/11/2008, 21:08
PCLeite,

Que bom que resolveu seu problema ! Precisando estamos por aqui.

Vc ficou assustado quando falei pra cortar a lata ? Foi a saida mais simples e eficiente para o problema.

Att.

É Rodrigo valeu mesmo. Foi a decisão certa e por enquanto só alegria !! Depois perder um "pneusinho" savero 33" que comprei naquela promoção na Garra, leve 4 e pague 3 ....!!! :lol: nunca mais !!! A próxima melhoria será um freio a disco.

[]s

Gustavo de Olliveira
19/11/2008, 07:54
Santoro , respondendo a resistencia das molas da blaser quanto ao peso , posso afirmar que suportam bem , mas fica uma ressalva , vc terá de "calibrar" sua suspensão conforme o resultado depois de tudo montado , e com os cilindros cheios.
Penso que uma mola a mais será bem vinda.

Santoro
19/11/2008, 09:03
blz , irei fazer isso ! sabe me dizer se essa mola a mais , seria complicado achar ? ou qlq moleiro tem ? pois vou querer colocar uma a mais na frente tb por causa do motor e do futuro guincho .

Garra4x4
20/11/2008, 11:07
PcLeite,

A caixa de roda do jeep ( paralama traseiro ) foi projetado para pneu 600x16 , não adianta fazer magica, tem que recortar , é a melhor solução para o pneu. Mas se a intenção é levantar o jeep para trilha ou estética , ai tudo bem , já resolve 2 problemas levantando o carro.

Por isso eu prefiro conversar com o dono do carro e ver o que ele pretende fazer com o jeep , hoje e mais pra frente.

Abs