LUCIANO L200 TRITON M/T
21/10/2008, 13:00
Euro 4: montadoras podem ficar com a culpa
Por qual motivo a norma 4 não entrará em vigor?
http://transportemundial.terra.com.br/img/Fotos/2008/138x88/Diesel2_138x88.jpg
Não temos diesel para Euro 4
Mais
Até que tudo seja resolvido é compreensível que as fabricantes de caminhões e ônibus não façam comentários sobre o adiamento da entrada em vigor da norma do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) Fase VI, equivalente à Euro 4, prevista inicialmente para 2009 e mais rigorosa em relação às emissões de poluentes.
No momento, está praticamente certo que esta norma passe a vigorar somente em 2012, provavelmente, já em uma fase adiante, equivalente à Euro 5, que entrará em vigor na Europa em 2009. Mas se as empresas não quiserem deixar uma imagem de manipuladoras, é bom que elas venham a público explicar os motivos deste adiamento. Isso porque, a imprensa generalista tem passado a idéia de que elas não respeitam as leis brasileiras e estão utilizando de seu poder econômico para conseguir que o governo faça o adiamento do Conama Fase VI. E não é só isso: jornais já publicaram comentários de ambientalistas sugerindo que "os cidadãos que morrerão entre 2009 e 2011 em decorrência da poluição causada pelos caminhões e ônibus não-Euro 4 serão mortos por causa deste fato", por mais absurdo que pareça. E a culpa é de quem? Não é da imprensa, porque quando elas fazem contato com as montadoras para ouvi-las, a resposta que recebem é; "não vamos comentar este assunto", conforme publicado na Folha de S.Paulo desta quinta-feira. Já não diz o velho ditado: "quem cala consente"?
A imprensa especializada em transportes sabe que para desenvolver os caminhões e homologá-los no Brasil é preciso ter o diesel de 50 ppm (partes por milhão) disponível em todo o país, o que não ocorre ainda. A tecnologia Euro 4 já está pronta e em uso na Europa, portanto, não é esta a dificuldade. O problema mesmo é o diesel brasileiro, inferior ao europeu e impossível de ser utilizado para atender as futuras normas do Conama. E, até onde é de conhecimento de todos, as montadoras não fabricam diesel. Mas alguém precisa dizer isso para a imprensa não-especializada para que Mercedes-Benz, Volvo, Scania, Volkswagen, Ford, Iveco e Agrale não fiquem como os vilões desta história. Aliás, quando se cala, da-se espaço para a oposição falar (leia-se ambientalistas, eco-chatos, ecologistas etc.).
Marcos Villela
quem tiver mais informaçõe que colabore!!!
Por qual motivo a norma 4 não entrará em vigor?
http://transportemundial.terra.com.br/img/Fotos/2008/138x88/Diesel2_138x88.jpg
Não temos diesel para Euro 4
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Até que tudo seja resolvido é compreensível que as fabricantes de caminhões e ônibus não façam comentários sobre o adiamento da entrada em vigor da norma do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) Fase VI, equivalente à Euro 4, prevista inicialmente para 2009 e mais rigorosa em relação às emissões de poluentes.
No momento, está praticamente certo que esta norma passe a vigorar somente em 2012, provavelmente, já em uma fase adiante, equivalente à Euro 5, que entrará em vigor na Europa em 2009. Mas se as empresas não quiserem deixar uma imagem de manipuladoras, é bom que elas venham a público explicar os motivos deste adiamento. Isso porque, a imprensa generalista tem passado a idéia de que elas não respeitam as leis brasileiras e estão utilizando de seu poder econômico para conseguir que o governo faça o adiamento do Conama Fase VI. E não é só isso: jornais já publicaram comentários de ambientalistas sugerindo que "os cidadãos que morrerão entre 2009 e 2011 em decorrência da poluição causada pelos caminhões e ônibus não-Euro 4 serão mortos por causa deste fato", por mais absurdo que pareça. E a culpa é de quem? Não é da imprensa, porque quando elas fazem contato com as montadoras para ouvi-las, a resposta que recebem é; "não vamos comentar este assunto", conforme publicado na Folha de S.Paulo desta quinta-feira. Já não diz o velho ditado: "quem cala consente"?
A imprensa especializada em transportes sabe que para desenvolver os caminhões e homologá-los no Brasil é preciso ter o diesel de 50 ppm (partes por milhão) disponível em todo o país, o que não ocorre ainda. A tecnologia Euro 4 já está pronta e em uso na Europa, portanto, não é esta a dificuldade. O problema mesmo é o diesel brasileiro, inferior ao europeu e impossível de ser utilizado para atender as futuras normas do Conama. E, até onde é de conhecimento de todos, as montadoras não fabricam diesel. Mas alguém precisa dizer isso para a imprensa não-especializada para que Mercedes-Benz, Volvo, Scania, Volkswagen, Ford, Iveco e Agrale não fiquem como os vilões desta história. Aliás, quando se cala, da-se espaço para a oposição falar (leia-se ambientalistas, eco-chatos, ecologistas etc.).
Marcos Villela
quem tiver mais informaçõe que colabore!!!