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Ver Versão Completa : Não Entrará Em Vigor O Euro Iv Em 2009



LUCIANO L200 TRITON M/T
21/10/2008, 13:00
Euro 4: montadoras podem ficar com a culpa


Por qual motivo a norma 4 não entrará em vigor?


http://transportemundial.terra.com.br/img/Fotos/2008/138x88/Diesel2_138x88.jpg
Não temos diesel para Euro 4

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Até que tudo seja resolvido é compreensível que as fabricantes de caminhões e ônibus não façam comentários sobre o adiamento da entrada em vigor da norma do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) Fase VI, equivalente à Euro 4, prevista inicialmente para 2009 e mais rigorosa em relação às emissões de poluentes.
No momento, está praticamente certo que esta norma passe a vigorar somente em 2012, provavelmente, já em uma fase adiante, equivalente à Euro 5, que entrará em vigor na Europa em 2009. Mas se as empresas não quiserem deixar uma imagem de manipuladoras, é bom que elas venham a público explicar os motivos deste adiamento. Isso porque, a imprensa generalista tem passado a idéia de que elas não respeitam as leis brasileiras e estão utilizando de seu poder econômico para conseguir que o governo faça o adiamento do Conama Fase VI. E não é só isso: jornais já publicaram comentários de ambientalistas sugerindo que "os cidadãos que morrerão entre 2009 e 2011 em decorrência da poluição causada pelos caminhões e ônibus não-Euro 4 serão mortos por causa deste fato", por mais absurdo que pareça. E a culpa é de quem? Não é da imprensa, porque quando elas fazem contato com as montadoras para ouvi-las, a resposta que recebem é; "não vamos comentar este assunto", conforme publicado na Folha de S.Paulo desta quinta-feira. Já não diz o velho ditado: "quem cala consente"?
A imprensa especializada em transportes sabe que para desenvolver os caminhões e homologá-los no Brasil é preciso ter o diesel de 50 ppm (partes por milhão) disponível em todo o país, o que não ocorre ainda. A tecnologia Euro 4 já está pronta e em uso na Europa, portanto, não é esta a dificuldade. O problema mesmo é o diesel brasileiro, inferior ao europeu e impossível de ser utilizado para atender as futuras normas do Conama. E, até onde é de conhecimento de todos, as montadoras não fabricam diesel. Mas alguém precisa dizer isso para a imprensa não-especializada para que Mercedes-Benz, Volvo, Scania, Volkswagen, Ford, Iveco e Agrale não fiquem como os vilões desta história. Aliás, quando se cala, da-se espaço para a oposição falar (leia-se ambientalistas, eco-chatos, ecologistas etc.).
Marcos Villela


quem tiver mais informaçõe que colabore!!!

Edintruder
21/10/2008, 18:36
Está faltando esforço político para ter no mercado diesel de 50ppm no Brasil todo. As montadoras fazem a sua parte, conseguem distribuir o mesmo veículo no país inteiro, e a Petrobrás? Diesel Pódium eu só conheço no fórum!

Fxavier
21/10/2008, 19:05
Que deve achar otimo e a mit Brasil que pode continuar com os motores 2.5 das l200.....

shimomoto
21/10/2008, 20:36
A International já tem os motores prontos para Euro IV. Inclusive o NGD não precisará nem de sistema de pós tratamento de gases com Uréia...É só visitar o site da epresa e ver os produtos.

A Cummins, embora não divulgue, tambem deve ter, assim como a Toyota, a Mit (esta inclusive tem um 4D26 2.5L Common rail....)

Abs!!!

Marcelo(Natal-RN)
22/10/2008, 11:29
Que deve achar otimo e a mit Brasil que pode continuar com os motores 2.5 das l200.....


E a Toyota pode continuar com o 1KZT na Prado!

Rogerrm
22/10/2008, 14:50
Diesel Pódium eu só conheço no fórum!

E eu nem sei pra que que serve isso :roll:

Raposo
22/10/2008, 15:34
E eu nem sei pra que que serve isso :roll:
Eu sei para que serve: para arrombar o bolso do peão na hora de abastecer :parede::parede: