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Ver Versão Completa : Veículo de Transporte Subterrâneo com Mecânica Diesel



Hemi.426
20/10/2008, 11:56
Olá, trabalho em uma mina de carvão no Paraná e necessito projetar um carro de transporte subterrâneo para levar o pessoal para as frentes de serviço, me basearei no desenho deste carro: 140646

Maiores informações em www.damascuscorp.com/vehicles/mac10d.html (http://www.damascuscorp.com/vehicles/mac10d.html) , minha idéia inicial era de utilizar a mecânica da kombi diesel, contudo após ler muitos relatos falando mal deste motor acredito que este não me atenderia, agora estou pensando em utilizar um motor VW 1.9 TD, juntamente com a caixa e trasmição da kombi diesel, gostaria de receber informações necessárias sobre esta adaptação, onde poderia encontrar esta mecânica, custos, se é possível e viavel.
Teria como se adaptar uma tração 4x4 integral neste veiculo?
Outras informações relevantes são: O motor deve ser obrigatoriamente a diesel por motivos de legislação, o ambiente é rico em poeira, terreno acidentado e trechos com lama, rampa de 800 metros a 15° de inclinação, altura máxima da cabeça dos ocupantes deve estar a 1,20m do solo(altura mínima das galerias), a velocidade max no interior da mina não passará de 30 km/h.
Devido a baixa altura do veiculo, o motor deverá ser traseiro para facilitar o campo de visão do motorista.
Qualquer sugestão e dica quanto a mecânica, suspenção, direção é mt bem vinda, desde já agradeço.

Atenciosamente
Alexandre Porto Bonow
Engenheiro Mecânico
bonow.climb@gmail.com

Francisco Lomonaco
20/10/2008, 12:18
A Troller faz veículos para essa finalidade, pois quando visitei a fabrica algum tempo atrás tinha alguns deles na linha de produção para uma mineradora. https://www.troller.com.br/site.php?area1=veiculosespeciais&area2=nao


Era a mesma plataforma do Troller com algumas modificações mecânicas, tinha duas machas ou coisa assim, pois não era para correr e sim para uma velocidade máxima baixa. A carroceria era baixa e aberta, parecendo uma jardineira de transporte turístico.

Abraço
Chico

Elmer_Jeep
20/10/2008, 19:00
kombi diesel...vei esquece isso, quer deixar teus funcionários a pé no meio do trecho?


Afinal vai ser um veículo de carga em terreno acidentado, tem que ter uma mecanica bastante robusta e confiável.

Compartilho a mesma idéia postada acima pelo Francisco.

[]'s e boa sorte na empreitada

dudu83
20/10/2008, 20:06
aqui em rondonia temos alguns exemplares de engenharia de ultima geracao :dance:...

o pessoal usa motor estacionario com chassis de jeep, rural, toyota etc...

tem muita forca e velocidade reduzida...

ZCC
21/10/2008, 02:23
A subaru fez um motor boxer a diesel, não é? esse tipo de motor é extremamente confiavel, com muito torque e perfil baixo... daria até mesmo pra ser instalado na frente do seu carro.

Faz a tração 4x4 usando transmissões de kombi interligadas como em certas gaiolas, o importante é ter suspenção independente nas 4 rodas

outra solução, é você usar um pequeno motor a diesel para movimentar uma bomba de óleo e cada roda teria seu próprio motor hidraulico, do tipo usado em certas maquinas agricolas/construção ... nesse caso é bom incorporar valvulas pra que a pessoa possa escolher quais rodas terão tração e quais ficarão livres, do contrario será dificil fazer curvas

PS: a solução da bomba de oleo pode ser trocada por um gerador no motor e motores eletricos independentes nas rodas e a direção pode ser feita também inteiramente via controle de tração, como em um tanque de guerra

RABUGENTO
21/10/2008, 09:43
Diesel?

Normalmente os equipamentos que já vi funcionando em áreas pouco ventiladas são elétricos ou a GLP.

BoaTrilha
21/10/2008, 13:21
bom amigo, acredito que vc já tenha pensado nisso...

mas como ficará a poluição e o consumo de oxigenio em uma area em que a ventilação é deficitária?


Será que não é mais indicado um veiculo eletrico?


confeso que fiquei um pouco curioso com isto! abraços

Cláudio Brasília
21/10/2008, 18:22
Pode ser que motor elétrico, se não for blindado, pode ocasionar faisca, em ambiente que poderá conter outros gases, até mesmo explosivos. Já pensou...

RABUGENTO
22/10/2008, 07:49
Pode ser que motor elétrico, se não for blindado, pode ocasionar faisca, em ambiente que poderá conter outros gases, até mesmo explosivos. Já pensou...



Mais que um motor a explosão?

Hemi.426
22/10/2008, 16:36
Ok, obrigado pela dica, entrei em contato com a fabrica e estou aguardando a resposta, valew

Hemi.426
22/10/2008, 17:24
aqui em rondonia temos alguns exemplares de engenharia de ultima geracao :dance:...

o pessoal usa motor estacionario com chassis de jeep, rural, toyota etc...

tem muita forca e velocidade reduzida...
Olá, estou a pouco mais de um mês na empresa, conversando com um funcionário mais antigo, este me falou que um motor estacionário foi colocado em um outro veiculo só que não deu mt certo, diz ele que por causa do ambiente rico em poeira o motor nunca pegava.
Mas valeu, vou estudar a possibilidade de colocar um motor destes na na traseira do nosso veiculo.

ZCC
23/10/2008, 01:15
Pra poeira monta um sistema de filtragem banhado a óleo bem grande e com estágios de filtragem

mecamaniaco
23/10/2008, 05:09
Olá colega,

Aqui vai a minha dica, caso queira algo confiável, com um bom desempenho dê uma olhada nos motores da agrale ou até mesmo da mwm, ele não precisará ter mais de 50cv!

Caso queira 4x4 dê preferência por um sistema hidráulico, por você poderá inclusive usar essa força para outros fins e não apenas o transporte!

Como nosso amigo disse, se o ambiente for muito rico em poeira, você pode usar filtro a óleo ou até mesmo uma combinação de filtro a óleo + filtro de espuma banhado a óleo.

Edintruder
28/10/2008, 08:58
Hemi, acredito por estarmos falando em mireração e espaços confinados, o melhor combustível para utilizar seria o GNV ou até mesmo um motor Opala 6 cilindros com GLP pois detém níveis de CO bem abaixo do diesel.
Em relação à poeira, basta utilizar estágios como o meca falou, planeja um filtro primário de papel com ciclone e separador de partículas. Com certeza um motor diesel está mais sucetível aos inconvenientes da poeira no filtro do que um motor à gasolina. Podes utilizar a mecânica de empilhadeira Clark CGY ou CGP45 que utiliza um V6 4.3 da S-10 com rodagás, e a transmissão eletro-hidráulica com 2 velocidades. Monta o conjunto atrás e para frente só vai um cabo de acelerador, um chicote de fios e dois tubos hidráulicos do comando do freio (na própria transmissão). É só montar tudo num chassis que está pronto o teu carro. Nesse conjunto de força, já terás o ventilador para trás, pouco consumo de GLP, transmissão e freios simples de de grande torque, excelente durabilidade, poucos problemas de funcionamento e adaptação e baixo nível de ruído aonde em operação normal não chega a 80 Db. Coloca 4 pneus no eixo traseiro (tração) que terás grande capacidade de tração e frenagem com esse modelo. Nesse esquema, o motor ficará atrás do último eixo, porém o sistema pode ser montado invertido pois a transmissão tem mesma capacidade tanto à frente como à ré, bastando inverter dois fios para definir o que é frente e o que é ré.

Em relação aos funcionários, eles utilizam que tipo de proteção respiratória para poeiras?

A Leoni
03/11/2008, 21:36
Literalmente falando, em se tratando de veículos para minas o buraco é mais em baixo....

A simples adaptação de veículos, como aconteceu com os Troller, não é nada fácil. Como foi citado pelo colega Francisco Lomonaco no post #2, tentaram limitar a velocidade mantendo apenas 2 ou 3 marchas e o resultado não foi bom, pois fora da mina os motoristas acabavam usando o motor sempre no limite de rotação para tentar manter uma velocidade razoável em deslocamentos, e o resultado..... Construir um equipamento como este não é tão simples como pode parecer, pois estamos falando de um ambiente muito agressivo(poeira, água, topografia, etc...) e que exige certas proteções/características muito específicas e que são diferentes, por exemplo, se compararmos uma mina de carvão com uma de cobre.
Existem equipamentos que são construidos exatamente com essa finalidade, só que são importados e custam $$$$$$$$$$$$. Por exemplo o do link abaixo(clique depois em "Transport" e depois em "Man riding transport"), um equipamento para 16 pessoas, que pode transportar operários e trocando a "carroceria", de forma automática, pode também levar carga, betoneira para concreto, comboio de lubrificação, tanque de combustível, etc.

http://www.normet.fi/inet/normet/akp.nsf/frameset/Frameset?OpenDocument&left=/inet/normet/akp.nsf/WEB_Nav?OpenView&navcat=Products&main=/inet/normet/frontpage.nsf/0/CA054707C02BF9BCC2257463001E6D97?opendocument

Antes de tentar fazer qualquer adaptação ou construi seu próprio equipamento, levante todas as exigências que a operação dentro dessas minas exige (tipo de combustível, catalizador??, proteção para ocupantes/equipamento, dimensões internas do túnel, freios, iluminação, capacidade de manobra, velocidade, etc, etc....).
Com todas essas informações, fica mais fácil ao pessoal daqui do forum "palpitar" sobre o seu projeto.

[]'s e pode contar com todo o nosso apoio.