Ver Versão Completa : Soldadura
KaosChaos
04/09/2004, 11:35
Há algum tempo postei um tópico sobre MIG, mas pelo que vi não teve muita "saida"....
Aproveito agora para postar um sobre soldadura a elétrodos (a dita soldadura "normal"), talvez seja de maior interesse.
Começo desde já por dizer que soldar a electrodo apesar de ser muito mais comum do que com MIG, é significativamente mais dificil de conseguir uma soldadura de "qualidade". Aliás grande parte das soldaduras feitas com electrodos que por aí se vêem são de baixissima qualidade e resistencia(pelo menos cá em Portugal)....
Deixo aqui algumas dicas, algumas tiradas da minha própria experiencia e outras tiradas de livros e da web.
1. Isto é óbvio mas nunca é demais lembrar, mas nunca soldem sem máscara! E cuidado com os vidros dá máscara partidos, qualquer racha já deixa passar bastante radiação U.V.
Quem já soldou sem máscara ou com o vidro rachado sabe do que falo, o ardor que fica nos olhos passadas algumas horas é mesmo horrivel, nem se consegue olhar para á luz. É mesmo horrivel!
2. Para começar a soldar deve ser dado um leve toque com o eletrodo na peça a soldar e logo de seguida o electrodo deve ser afastado da peça de modo a criar "arco" e não ficar "colado".
3. Esta parte é muito subjectiva, o cumprimento do "arco" (a distancia do eletrodo ao metal a soldar), já ouvi várias opiniões mas tenho-me seguido "mais coisa menos coisa" por esta regra: para eléctrodos mais largos soldar com ele mais afastado, com électrodos mais finos mais perto da peça. Há até quem diga que o cumprimento do "arco" deve ser igual ao diametro do electrodo.
4. Em relação á corrente, é uma coisa que varia conforme a espessura do metal a soldar e o diametro do elétrodo.
Para um elétrdo de maior diametro deve ser usada mais corrente, enquanto que para um eletrodo de diamentro menor deve ser usada menos corrente senão eletrodo vai-se gastar muito rapidamente dando horrigem a uma má soldadura.
Em relação á pespessuar do metal a soldar a regra é a mesma que para a espessura do eletrodo, mais corrente para metal mais grosso e menos corrente para metal mais fino. Corrente em excesso num metal muito fino em vez de soldar vai apenas derreter o metal causando "buraco", corrente a menos vai fazer com que a soldadura não tenha penetração sufuciente fazendo dela uma soldadura basntante fraca.
5. Em relação á máquina de soldar recomendo que tenha uma corrente máxima igual ou superior a 170 amperes.
Espero que estas dicas vos sejam uteis, mas como já se sabe com a expeciencia é que se consegue tudo.
E antes de soldarem qualquer coisa que vá segurar todo o peso do vosso jipe(berços de mola por exemplo para SPOA) ou que seja suposto salvar a vossa vida, (por exemplo uma gaiola(rollcage)). Aprendam a soldar correctamente em coisas simples.
Claro está que para a construção de uma gaiola(rollcage) ou outra coisa do género é sempre preferivel solda MIG, apaesar de um bom soldador também conseguir muito bons resuldados com electrodo.
Cumprimentos do outro lado do Atlantico
António Costa
marcelino
04/09/2004, 11:39
Prezados amigos
O assunto é interessante, será que voce não pode indicar algum livro ou apostila que nos de maiores informações sobre o assunto?
Obrigado
KaosChaos
04/09/2004, 11:41
Gostava de ver aqui expressadas outras opinões sobre este tema que penso que seja do interesse de todos nós. Se encontrarem algum erro no que escrevi por favor corrijam.
E claro quem tiver dúvidas está á vontade para perguntar o que quiser, se eu souber respondo....
Cumprimentos
KaosChaos
04/09/2004, 11:45
Caro marcelino,
Recomendo-le o seguinte, "welding fabrication and repair: questions and answers" que está disponivel na amazon, é um livro muito bom, mesmo excelente!
Depois existem várias páginas dedidacas a este tema espalhadas pela web, basta procurar no google por "arc welding".
Cumprimentos
3. Esta parte é muito subjectiva, o cumprimento do "arco" (a distancia do eletrodo ao metal a soldar)
O comprimento do arco tem muito a ver com as características do equipamento de solda, mais especificamente com a tensão "em aberto" (tensão presente nos eletrodos) antes do inicio da solda, e quanto maior for esta tensão maior será a garantia de um inicio de fusão adequado.
Para quem tem equipamento bi-volt, uma dica: sempre que possível faça uso da tensão de alimentação mais elevada, ou seja, se existe à disposição 110 e 220 Volts sempre faça uso da segunda tensão, garantindo assim uma tensão em aberto mais elevada.
Há quem diga que os equipamentos com retificador são melhores para este quesito, coisa que não pude comprovar uma vez que meu equipamento é AC.
O eletrodo também tem sua parcela de "culpa" na criação do arco, que vai desde a sua qualidade, estado geral do eletrodo e até forma de armazenamento, que deve evitar ao máximo a umidade.
No mercado existem dezenas de tipos diferentes de eletrodo e cada qual tem uma característica ou aplicação específica. Utilizar um eletrodo não compatível com o material pode até resultar em uma solda com aspecto adequado, só que neste caso o visual não é uma garantia de durabilidade.
Com a prática cada um desenvolve um método para inicio de solda e o método que costuma dar melhores resultados é iniciar o arco com o eletrodo levemente inclinado (em relação à peça a ser soldada). Desta forma, a capa do eletrodo (que é isolante) serve como guia e garante uma aproximação mais precisa.
Outra boa prática é dar uma volta com o cabo elétrico do eletrodo sobre o antebraço. Isso faz com que o peso do cabo fique distribuído no braço e não totalmente sobre o punho, melhorando a firmeza e a precisão.
O assunto é interessante, será que voce não pode indicar algum livro ou apostila que nos de maiores informações sobre o assunto?
O Senai tem uma apostila muito boa sobre o assunto, e se houver interesse também por solda de acetileno recomendo o livro Solda Oxiacetilênica, da editora Hemus.
Quando eu reformei o meu Jeep Willys resolvi fazer absolutamente tudo em casa, da funilaria à tapeçaria, não só como passatempo como também para aprender, e um pouco de teoria sobre soldas foi fundamental para executar um trabalho de qualidade.
Ah, antes de derreter e esburacar o Jeep, eu derreti e esburaquei muito retalho de chapa até "pegar a mão". Teoria é ótimo, mas na prática a teoria é beeeeeeem outra! :lol:
Abraços,
KaosChaos
05/09/2004, 11:34
Obrigao pela correcção Sukys, tem toda a razão.
Peço desculpa pelo erro.
Em relação a livros é me dificil recomendar alguma coisa pois não sei o que existe aí no Brasil, só mesmo cá em Portugal.
Aproveito para postar fotos do aspecto de boa e má soldadura, claro está que estas imagens só demonstram o aspecto e não a resistencia mas acho que tem a sua utilidade.
Cumprimentos do outro lado do Atlantico.
António Costa
KaosChaos
05/09/2004, 11:40
Por algum motivo não consigo postar a imagem...
Não fiz nenhuma correção, António, apenas complementei, mesmo porque além das características do equipamento conta muito a experiência de cada um.
Quanto aos livros, por aqui já não existe muita coisa quando o assunto é mecânica, quem dirá para algo mais específico, como é o caso da solda.
Deixando de lado a literatura utilizada em cursos técnicos ou faculdade o que sobra é muito pouco, normalmente traduções de títulos americanos ou europeus.
Abraços,
equipeminas4x4
06/09/2004, 09:54
Começo desde já por dizer que soldar a electrodo apesar de ser muito mais comum do que com MIG, é significativamente mais dificil de conseguir uma soldadura de "qualidade". Aliás grande parte das soldaduras feitas com electrodos que por aí se vêem são de baixissima qualidade e resistencia(pelo menos cá em Portugal)....
Prezado António,
Vc tem razão em dizer que é mais difícil conseguir uma solda de qualidade, pois a maioria dos "soldadores" aprendeu na prática. Com isso torna-se mais fácil encontrar um solda mais bem acabada, qd é feita por MIG. Isso não quer dizer que esta solda mais bem acabada é uma solda de qualidade. O importante a saber é que os 2 métodos são excelentes, e atendem perfeitamente, desde que feitos por pessoas qualificadas.
Como o Sukys citou o SENAI, além de excelentes apostilas, oferece curso completo de soldador teoria e prática.
[]´s
marcelino
08/09/2004, 07:57
Senhores
Já pesquisei aqui em SP e os cursos de Solda Elétrica e Acetilenica estão voltados mais para o interior do estado. Existem alguns cursos em cidades da grande SP porém está patrocinados e voltados para algumas empresas da região....
Infelizmente parece-me que os independentes, aqueles que gostam de fazer acontecer tem que se virar sozinhos....uma pena...
Um abraço
KaosChaos
08/09/2004, 11:36
desde que feitos por pessoas qualificadas
Concordo plenamente consigo, mas infelizmente existe muita gente não qualificada e sem qualquer tipo de informação sobre aquilo que está a fazer, podendo por em risco a vida de quam confia nos seus serviços...
Pelo menos aqui em Portugal...
Cumprimentos
KaosChaos
08/09/2004, 11:39
Caro Marcelino,
Não sei se vc se entende bem com o inglês, mas se se entender terei todo o gosto em lhe enviar vários livros e documentos técnicos que aqui tenho em formato .pdf, alguns deles em portugues mas a maioria deles em ingles.
Para isso basta que me envie a sua morada para a.costa89@sapo.pt, que terei todo o gosto em enviar-lhe um cd com os referidos documentos gratuitamente.
Cumprimentos
marcelino
08/09/2004, 11:50
Prezado Khaos
As informações foram enviadas, agradeço a atenção.
Um abraço
o tema nao tem muito haver com solda, apenas com corte de metais mas eh muito interessante.
http://www.bc4x4.com/pr/2003/hypertherm/
Mauro B.
11/09/2004, 01:31
Há quem diga que os equipamentos com retificador são melhores para este quesito, coisa que não pude comprovar uma vez que meu equipamento é AC.
Eu e meu irmão (quem solda) lemos várias coisas a respeito e realmente é dito que as máquinas CC são superiores às CA nos quesitos de:
:arrow: abertura do arco
:arrow: escolha da polaridade (maior ou menor penetração e deposição)
:arrow: manutenção do arco (mais estabilidade)
:arrow: e pelos motivos acima, a possibilidade de soldar com amperagens mais baixas (em chapas mais finas por exemplo)
Diante disse resolvemos transformar nossa máquina CA (uma Balmer BM-1 de 150A) em CC. Já fizemos o retificador, e o "filtro" (que consiste em um capacitor, um resistor ). Falta o indutor apenas . É justamente neste último que paramos, pois eh o elemento mais pesado do sistema e sobre o qual não temos nenhuma informação de como deve ser construído. Espero que quando ficar pronto nós obtenhamos sucesso! :wink:
Qualquer dica a respeito do indutor (principalmente quanto a indutância) será muito bem vinda! :D
Em anexo o circuito para "retificar" uma máquina de solda CA ! :wink:
[]'s
Não tenho nenhuma familiaridade com circuitos do tipo mas dá para imaginar que o indutor sirva para "segurar o tranco" do pico de corrente, poupando a ponte retificadora, logo, qualquer detalhe que fique de fora para o cálculo da indutância pode fritar a ponte ou prejudicar a qualidade da solda.
Como o custo para enrolar coisa do tipo deve ser relativamente volumo$o :?
talvez seja mais prático e barato procurar por este indutor em depósitos de sucata industrial. Aqui em São Paulo já encontrei muita coisa interessante em depósitos do tipo e acredito que aí em Poa não deva ser diferente.
A minha ultima aquisição foi um antigo motor estácionário de 50cc QUATRO TEMPOS, fabricado na Inglaterra. Prá quem gosta de mecânica é uma coisa bonita de se ver, só não sei o que vou fazer com ele... :lol:
Abraços,
Elmer_Jeep
11/09/2004, 09:32
A minha ultima aquisição foi um antigo motor estácionário de 50cc QUATRO TEMPOS, fabricado na Inglaterra. Prá quem gosta de mecânica é uma coisa bonita de se ver, só não sei o que vou fazer com ele... :lol:
Abraços,
Falando nisso eu também sou um admirador de engenhosidades, recentemente passeando num ferro velho encontrei um dos carburadores do avião DC3 totalmete revisado, lacrado e jogado :shock:
Como o dono do ferro velho é amigo do meu pai me deu o carburador, fiz uma base de madeira envernizada e hj ele está de enfeite aqui no meu escritório :)
...recentemente passeando num ferro velho encontrei um dos carburadores do avião DC3 totalmete revisado...
Buáááá.... :lol: de avião antigo eu só tenho o reservatório de descongelante, em aluminio, 20 litros, com marcador de volume.
No tempo do meu Willys ele servia de camburão! :lol:
Pedro Bachir
11/09/2004, 21:29
Daqui a pouco jah da pra montor um avião, jah tem o carburador e o reservatório de descongelante!!!!! :lol:
Trilha4x4
02/02/2005, 10:03
Pessoar...
Eu to com algumas chapas de aluminio, tipo chão de onibus, e pretendo fazer algumas coisas (que depois eu mostro aqui) p/ a futura F75.
São peças pequenas, como eu posso soldar esses aluminios?
pode ser com esses trecos:
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=24973774
O que eu posso usar como material de solda??
Alessandro Henrique
02/02/2005, 10:13
Pessoar...
o que eu posso usar como material de solda??
Procure efetuar dobras quando possível.
Como material de adição, utilize alumínio.
Sds.
Trilha4x4
02/02/2005, 10:19
TKS!
Vai ter partes que não tem jeito, mas quando der p/ dobras, é melhor esquentar o aluminio ou vai a frio mesmo?
Alessandro Henrique
02/02/2005, 10:33
TKS!
Vai ter partes que não tem jeito, mas quando der p/ dobras, é melhor esquentar o aluminio ou vai a frio mesmo?
Vai depender do ângulo e espessura da chapa.
No caso desta de ônibus acredito que nem precise aquecer se você utilizar uma dobradeira (destas que se encontra em serralherias).
Se quiser facilitar as coisas você pode dar uma leve aquecida na zona de dobra, mas veja bem, uma leve aquecida! O alumínio possui baixo ponto de fusão e você pode derreter a peça facilmente...
Boa sorte!
Sds.
sachetjr
02/02/2005, 13:05
Pelo que eu me lembre do meus tempos de bancos escolares, para se soldar alumínio você deve utilizar solda TIG com vareta de alumínio também.
Abraços
Sérgio - Floripa
Band Curta 87 - agora calçada com fronteira
Alessandro Henrique
02/02/2005, 13:45
Pelo que eu me lembre do meus tempos de bancos escolares, para se soldar alumínio você deve utilizar solda TIG com vareta de alumínio também.
Com certeza Tig é o melhor processo para se soldar peças de alumínio, mas para uma mísera chapa de assoalho de ônibus, sem função estrutural é muito luxo . :D
Sds.
Trilha4x4
02/02/2005, 15:43
É.... é mais para "detalhes" no interior da F75....
Edintruder
02/02/2005, 18:41
A solda Tig para isso seria o ideal, mas o soldador deve ser muito bom para não fazer merda e estragar todo o trabalho, a outra opção é solda elétrica com eletrodo de alumínio, mas também é problemática em chapas finas como essa. Não tens como fazer peças diferentes que se encaixem? Se conseguires manter o acabamento, ficará melhor encaixado do que soldado, pois o acabamento depois da solda não fica bonito.
Falow! :D
equipeminas4x4
03/02/2005, 14:03
Não precisa esquentar pra dobrar esta chapa. Dependendo da espessura não compensa soldar, é melhor usar cantoneira de alumínio e rebite pop.
[]´s
Não precisa esquentar pra dobrar esta chapa. Dependendo da espessura não compensa soldar, é melhor usar cantoneira de alumínio e rebite pop.
[]´s
O Marcel entende de piso de ônbus :D :D :D
Elmer_Jeep
21/09/2007, 16:40
Aproveitando o tópico não sei se isso já foi comentado em outro mas gostaria de saber dos que tem experiencia nessa área sobre as máscaras de escurecimento automático.
Pesquisando no google e no mercado livre encontrei vários fabricantes nacionais e vários preços, de 300,00 à 2000,00 reais.
Alguém sabe indicar qual seria o modelo básico, no meu caso é pra solda arco elétrico mesmo, eventualmente fazemos alguns serviços aqui e estou pensando em comprar uma.
[]'s
leopoldo
21/09/2007, 19:49
Eu uso uma SpeedGlas 9000.
www.infosolda.com.br , tem tdo que vc precisa .
leopoldo
21/09/2007, 20:04
essa limitações de site são um saco !
não consigo mandar as apostilas
:evil::evil::evil::evil::evil::evil::evil::evil::e vil::evil::evil::evil::evil:
p/ quem for soldar é bom cobrir todo o corpo, não so os olhos, não é nem tanto por causa dos respingos e sim pela luz... eu tenho costume de soldar de bermuda e camiseta e varias vezes fiquei c/ queimaduras nos braços e pernas por causa daquela luz, fica igual queimadura de sol, fica igual camarão hehehehe
Elmer_Jeep
22/09/2007, 11:44
Eu uso uma SpeedGlas 9000.
essa http://www.dutramaquinas.com.br/canais/loja/detalhes.asp?codDutra=010.1859 :?:
[]'s
Marcelo A. Marchiodi
22/09/2007, 12:04
essa limitações de site são um saco !
não consigo mandar as apostilas
:evil::evil::evil::evil::evil::evil::evil::evil::e vil::evil::evil::evil::evil:
Leopoldo, arquivos zipados até 4,77 mb podem ser anexados, essas apostilas são maiores que isso?
Se for, poderia colocar num desses sites que hospedam arquivos, tipo rapidshare, mega upload, ou este http://www.4shared.com/ que acho o mais simples de todos, basta um cadastro e é só fazer o upload dos arquivos! :concordo:
As máquinas de solda elétrica com corrente DC, tem um desempenho superior devido a não terem seu regime de trabalho interrompido 60 vezes à cada segundo. A interrupção acontece a cada troca de ciclo, o que não existe na corrente contínua.
A diferença é sensível.
Abraço à todos.
Rodrigo Ribeiro
07/01/2008, 20:33
Não precisa esquentar pra dobrar esta chapa. Dependendo da espessura não compensa soldar, é melhor usar cantoneira de alumínio e rebite pop.
[]´s
Realmente nosso amigo equipeminas4x4 tem razão...
Aproveitando para um adendo, só se solda materiais "similares"... Ex: Aço com aço, Alumínio com alumínio; inox com Inox e por aê vai... Acredito que esse não é o caso... Acredito que essa chapa de alumínio estará sendo sobreposta ao fundo do veículo feito de aço, não ???
Nesse caso o melhor mesmo é o famoso rebite pop...
Quem quiser saber um pouco mais sobre soldagem ou até mesmo tirar algumas dúvidas relacionados ao tema é só entrar em contato....
Sds
Rodrigo..
sabe me dizer o pq nao encontro aqui no brasil nenhuma maquina MIG que funcione a 110v ( aquelas portateis que vendem nos USA).. ?
T+
Elmer_Jeep
08/01/2008, 12:42
Rodrigo gostaria que postasse sua opinião sobre a seguinte dúvida na pagina anterior:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=461478#post461478
obrigado.
Rodrigo Ribeiro
30/11/2008, 19:50
Olá pessoal...
Não sei se é aqui o lugar certo para postar esse tipo de tópico, mas se necessitar movam esse tópico ao lugar devido...
Minha intenção com esse tópico é poder auxiliar a todos os membros nas dúvidas referentes a qualquer tipo de aplicação de soldagem utilizada nos veículos off roads... Sejam para fabricação ou manutenção...
Muitos membros desse forum tem me contatado e na medida do possível busco auxiliar a todos... e quero extender essa ação a todos os membros desse forum...
Desde já agradeço a atenção, e fiquem a vontade para apresentar suas dúvidas.
Rodrigo Ribeiro
30/11/2008, 19:57
Rodrigo..
sabe me dizer o pq nao encontro aqui no brasil nenhuma maquina MIG que funcione a 110v ( aquelas portateis que vendem nos USA).. ?
T+
Desculpe a demora da resposta...
Não existe máquina a 110 VAC aqui no Brasil devido a construção interna dos componentes de uma fonte de soldagem... Aqui no Brasil, economicamente falando, não é viável se construir uma máquina nessas condições... O índice de reparo seria muito grande...
Espero ter ajudado...
Rodrigo Ribeiro
30/11/2008, 20:02
Aproveitando o tópico não sei se isso já foi comentado em outro mas gostaria de saber dos que tem experiencia nessa área sobre as máscaras de escurecimento automático.
Pesquisando no google e no mercado livre encontrei vários fabricantes nacionais e vários preços, de 300,00 à 2000,00 reais.
Alguém sabe indicar qual seria o modelo básico, no meu caso é pra solda arco elétrico mesmo, eventualmente fazemos alguns serviços aqui e estou pensando em comprar uma.
[]'s
Existem máscaras de escurecimento automático que são muito boas, outras nem tão boas... Mas o mais importante é que essa máscara lhe propicie toda a segurança necessária para seus olhos e face.
Recomendo essa máscara para a sua devida necesidade:
http://www.millerwelds.com/products/weldinghelmets/prohobby.php
Estão saindo por volta de 650 reais...
Posso te passar onde vc poderá comprar, se lhe interessar...
Olá pessoal...
Não sei se é aqui o lugar certo para postar esse tipo de tópico, mas se necessitar movam esse tópico ao lugar devido...
Minha intenção com esse tópico é poder auxiliar a todos os membros nas dúvidas referentes a qualquer tipo de aplicação de soldagem utilizada nos veículos off roads... Sejam para fabricação ou manutenção...
Muitos membros desse forum tem me contatado e na medida do possível busco auxiliar a todos... e quero extender essa ação a todos os membros desse forum...
Desde já agradeço a atenção, e fiquem a vontade para apresentar suas dúvidas.
Já que se ofereceu... Isso aqui presta?
http://www.dutramaquinas.com.br/canais/loja/detalhes.asp?codDutra=MIG200
E isso?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85541900-mascara-solda-automatica-eletrnica-reg-3-contrl-din-9-a-13-_JM
Sei que nenhum dos dois é para uso profissional, mas penso em algo para aqueles reparos que a gente tem que fazer de vez em quando...
[]´s :concordo:
a primeira ,
Vem ca , solda mig sem gás ? essa pra mim eh nova rs .. tdo bem que a maquina n deve ter ligação pra gás , mas vc liga independente, mas falar que não precisa gás ai eh foda rs .
procure maquinas da miller, esab,kemppi,lincon são as mais conceituadas .
a segunda , recomendo , tenho uma , eh muito boa , mas a minha eh da jackson
BoaTrilha
01/12/2008, 01:52
se eu não me engano,
m.i.g não é abreviação de magnesio inerte gas?
achei até curiosos a descrição 'dispensa o uso de gas' ...
estranho né? queria aprender mais sobre isso
abraços
só nao entendi o pq do "indice de reparo seria muito grande..." ??
pelo que entendi uma 110v estragaria muito mais do que uma de 220v?? pq? seria algo relativo a qualidade da nossa rede 110v? ou uma deficiencia operacional dos componentes da maquina em 110v ? se o problema for da maquina, pq as gringas nao estragam quando operadas em 110v?
desculpa e enxurrada de perguntas, mas é que estou querendo comprar uma hobart 140 ou uma linconl 140 na gringolandia, que funcionam a 110v... inclusive tem um modelo bi-volt mas essa custa bem mais caro...
T+
nao é que ela "dispensa" o gás... no caso é o ARAME é que tem o "gas" incorporado... na verdade ela dispensa a "garrafa" de gas..
na verdade é muito interessante saber que já se encontra dessas maquinas portateis e a 110v aqui no Brasil, pois eu estou com intencao de comprar essa http://www.sears.com/shc/s/p_10153_12605_00920502000P?mv=rr na gringolandia...
será que essa xing-ling ( Lee tools) ae presta? o ruim é que pelo que ví ela ( diferente da Hobbart que pretendo comprar) nao tem opcao de usar arame convencional + cilindro de gas, ou seja, essa só dá p/ usar o arame com fluxo que é caro p/ kcte!! 50,00 o klo
T+
cara , mig e abreviação pra metal inert gás / mag metal active gás , soldagem mig sem gás é impossivel, vc tem eh alguns arames com revestimento que possuem em seu interior um fluxo que auxilia a proteção da poça de fusão, mas mesmo assim eh necessario o uso de gás para a formação de uma atmosfera protetora .
esse arame que é mencionado , eh muito parecido com o eletrodo revestido , alem de ser muito caro . eu n consideraria uma soldagem MIG . Soldagem MIG/MAG tem que ter gás .
Existem arames com fluxo em seu interior, chamado de fluxed cored , em seu interior podem ir , fluxo, pó de ferro , e outras ligas , porem nenhum desses arames podem ser soldados sem gás , para esses arames devesse utilizar co² ou alguma mistura co²+ argonio .
Eu tenho em casa uma maquina portatil Tig/eletrodo , funciona em 220 mono, e um modelo de testes que veio para mim na Wm , um modelo italiano , parece uma caixinha de sapato , sem sacanagem , opera até 200 A , possui controle de frequencia , modo pulsado e tdo mais . fabricante Steel , muito boa no tig e no eletrodo , derrete que eh uma beleza , fica parecendo solda mig .
essas maquinas dos links acima NAO USAM CILINDRO DE GÁS quando operam com arame com fluxo... tanque a maquina xing-link nem tem conexao p/ ligar gas algum..
no meu caso é impreterivel que seja uma maquina que opere em 110v, a minha garagem o padrao é 110v mono ( sim.. é facil mudar p/ 220v, basta pedir p/ concessionaria de energia mudar) , porem o padrao é antiiiigggooo ( do tempo do meu avô) e a cemig já veio aqui fazer vistoria e p/ mudar p/ 220v só se eu mudar o padrao todo p/ o novo modelo, nao tô disposto a gastar uns 2mil só p/ mudar padrao..hehehe
T+
Fabil eu sei , porem eu n considero essas maquinas uma maquina MIg verdadeira , ela nada mais eh que uma maquina de eletrodo revestido com alimentação continua . sem contar o seguinte , o Kg desse arame esta na faixa de 50 , 60 reais , o KG , a menor bobina disponivel no mercado e de 15 kg , não sei se há menores , mas as que eu trabalho , belgo etc a menor eh 15 kg , multiplica por 50 e veja o resultado .. o que vc econimiza comprando a maquina vai gastar no arame ...
eu sei... por isso quero uma destas http://www.hobartwelders.com/products/wirefeed/handler140/ pq ela tb solda com arame comum + gas.. e funciona em 110v..
vc conhece dessa? é boa?? ao menos nos reviews que leio do forum do pirate4x4 muita gente usa delas p/ trabalhos em jipes e só elogiam
T+
n abriu a maquina , me levou ao carrinho de compras ... eu vi uma da lincon , de 299 dolares , essa eh boa , vale a pena , e pequena , e atende a vc .http://www.sears.com/shc/s/p_10153_12605_00920580000P?mv=rr
sim, ela funciona em 110v, mas o problema dessa lincon de 299,00 é que ela só solda chapas de até 4.75mm..
já a hobart 140 solda até 6mm e na sears tá custando 470,00
T+
isso eh relativo ... soldar chapa de 6mm a lincon deve soldar , so vendo ela msm ou operando ela . basta que vc utilize um ciclo de trabalho menor, e corra menos com a mão .. 4.75 pra 6 e um pentelho pra maquina de solda .. basta um ajuste na regulagem .
bao.. estou me baseando pelas informacoes do proprio fabricante..
essa lincon é 125a ( assim como um modelo da hobart de 125a tb e custa 300,00) e nas especificacoes diz que soda desde chapa "24" até 3/16 ( 4.75mm)
já as lincon de 140a e a hobart 140 vai desde chapa "24" até 1/4" (6mm)
existe tb uma lincon de 140a bi-volt, mas essa ví em outro lugar e custava quase 900,00
T+
Fabil , a informação do fabricante é correta , se vc vai soldar na sua grande maioria chapas de 6mm , compre a de 140 A , porem se vai soldar uma vez na vida ou outra na morte chapas de 6mm , compre a de 125 a . foi o que eu quiz dizer . soldar ela solda, porem com suas limitações .
se vc for soldar uma chapa de 6mm , usando uma maquina de 140 A, Montada em uma junta em T , vc vai soldar com uma velocidade maior , e com um numero de passes menores .
porem nada impede que vc solde usando 125A , dando mais passes e com uma velocidade menor de avanço .
e questão de saber o seu uso , na maioria , vc vai trabalhar com que espessura ?
aahhh blz.... confesso que chapas de 6mm seria "uma na vida e outra na morte"..heheh p/ jipes aqui a maioria das vezes é chapa de 4.5mm p/ baixo..
o que vc acha melhor, hobart ou linconl? a unica coisa que sei é que a linconl tem representacao oficial no brasil ( apesar de nao vender nenhuma dessas MIGs portateis e muito menos 110v) já a hobart eu ficaria totalmente orfao de assistencia tecnica...
será que a lincon do brasil presta assistencia nas maquinas importadadas?
lincon , sem duvida , apesar de eu ser concorrente direto deles aqui na Wm rs, mas a assisntecia deles é muito boa . Lincon eu ja operei , hobart ainda n operei nenhuma . mas não deve ser ruim não , mas esse fato da assistencia tecnica é muito importante ,mas não sei lhe responder isso, se eles prestam assistencia a maquinas compradas fora .. da uma ligada neles la e verifica . .
fabil para vc trabalhar com a maquina de 125 em chapas de 6mm , existem algumas técnicas q podem ser usadas, depende do tipo de junta que vc quer soldar . por exemplo , uma junta em T igual eu falei acima , vc pode fazer um binzel ( quebrar a aresta da chapa e fazer um nariz de +- 3 mm, pode deixar uma abertura de 2 mm entre as peças e fazer um primeiro passe de raiz , e dps fazer um passe de acabamento dps .
o indice de reparo e grande , pois nossa rede 110 e uma verdadeira mmmmm hehehe por isso ela oscila muito isso danifica os componentes internos , a rede americana e mais estavel que a nossa .
e so complementando ,
alguns materiais , vc pode soldar sem que eles sejam homogeneos , . carbono no inox , podesse soldar usando um consumivel de cromo niquel . a unica resalva e para aluminio
Skull Crusher
01/12/2008, 17:59
Trabalho no SENAI, temos cursos regulares em solda MIG/MAG, TIG convencional e eletrônica, Eletrodo Revestido e Soldagem Oxiacetiênica. Quase todas as escolas SENAI possuem este curso, mas existe a escola de Osasco, a Nadir Dias de Figueiredo, que é o nosso centro de referência e excelência no assunto sendo lá também referência em fundição e metalurgia em geral. Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. A título de curiosidade, há muitos anos que tenho minha companheira Balmer 250A que tem tão bem me prestado bons serviços, é C.C e não deixa nada a desejar no quesito qualidade, ressalva feita para eletrodos específicos que demandam somente C.A.
Vou tentar arranjar umas fotos dos cordões dela e posto aqui.
Um grande abraço!
putz, andou a coisa aqui...
mas a pergunta continua... presta?
se não presta, tem alguam opção BBB de mig?
[]´s
fugger, depende rs , pra mim não presta, pois não vai ser vantajoso . vc msm falou , o kg do arame eh 50 reais ai ja da pra vc ter uma ideia ...
. não sei se vai achar maquina mig 110 v por aqui, mas uma de 220 , de uns 120 a 180A dependendo do trabalho, a de 120 atende tranquilo .
eu n colocaria meu dinheiro nessa maquina . acho mais vantajoso comprar uma maquina de eletrodo dessas portateis , pequenas , do que gastar nessa ae . sei la , opniao .
Santoro
Ser 220V não é problema... Já uso a de eletrodo revestido nessa tensão. Agora quero uma mig, mas os preços desse tipo de máquina são muuuito salgados e se essa me pareceu interessante.
Quanto ao arame, depende da quantidade que vc vai usar... Se for pouco, como no meu caso, compensa, mas se for mais profissional aí não tem jeito mesmo...
Vc tem alguam dica de uma máquina BBB? :pensativo:
[]´s
q paga até quanto ? tipo , comprar pouco arame eh valido , mas sei la . tem maquinas de 180 A na faixa de 2 mil e pouco por ae . o complicado como vc falou eh o preço , eh tdo mto caro realmente , la fora temos opções mais baratas .. tb sou doido pra ter uma mig em casa , mas o alto custo inviabiliza . 3 mil vc compra uma maquina mto boa .mas 3 mil eh 3mil ne rs .
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84478577-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85044289-maquina-de-solda-mig-180m-esab-smashweld-_JM
http://www.praxair.com/sa/br/bra.nsf/7fd32f038944ef9c8525720a005cbce9/a014c8981edba3d2852573080076f523?OpenDocument n tenho ideia do valor , liga no 0800 q vc consegue . dessa eu posso falar pois utilizo direto , tem tb 1 de 200 uma de 250 e 2 de 440 A exelentes . mas acho q são salgadas .
Rodrigo Ribeiro
03/12/2008, 22:27
Já que se ofereceu... Isso aqui presta?
http://www.dutramaquinas.com.br/canais/loja/detalhes.asp?codDutra=MIG200
E isso?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85541900-mascara-solda-automatica-eletrnica-reg-3-contrl-din-9-a-13-_JM
Sei que nenhum dos dois é para uso profissional, mas penso em algo para aqueles reparos que a gente tem que fazer de vez em quando...
[]´s :concordo:
Prezado...
Os reparos que poderá fazer com esse equipamento será bem restrito...
Além de consumir muita energia da sua rede...
A máscara até que poderá quebrar um galho, mas poderá tb queimar o seu olho...:-/
Uma recomendação para adquirir uma máscara de solda com escurecimento automático é solicitar junto ao vendedor o Número de C.A. da máscara... Se a máscara for fornecida com esse número, pode comprar tranquilo...
Espero ter ajudado
Rodrigo Ribeiro
03/12/2008, 22:38
a primeira ,
Vem ca , solda mig sem gás ? essa pra mim eh nova rs .. tdo bem que a maquina n deve ter ligação pra gás , mas vc liga independente, mas falar que não precisa gás ai eh foda rs .
procure maquinas da miller, esab,kemppi,lincon são as mais conceituadas .
a segunda , recomendo , tenho uma , eh muito boa , mas a minha eh da jackson
Sobre processo de soldagem semi automática sem adição gasosa... por incrivel que possa parecer existe e isso já é antigo...
Nos EUA é muito comum utilizar esse tipo de processo, é chamado técnicamente de FCAW - SS (Flux Cored Arc Weld - Self Shield), como o próprio nome já diz, Soldagem Ao Arco utilizando Arame Tubular Sem Proteção Gasosa...
O equipamento utilizado é o mesmo do processo MIG/MAG, porém é utilizado um arame tubular especial... Esse arame segue o principio de um eletrodo revestido feito "as avessas", ou seja, ao inves de ser uma vareta revestida, o material da vareta é trefilada em forma de tubo e o revestimento é colocado dentro do tubo para poder se bobinar e assim garantir maior produtividade em relação ao processo de eletrodo revestido...
A Lincoln Electric chama esse arame de Innershield, a Miller de Fabshield... e existe esse tipo de arame para cada tipo de aplicação...
Nos EUA vc pode encontrar bobinas de arame de apenas 5 kg... e é fácilmente encontrado... Aqui no Brasil pode ser encontrado em bobinas de 15 kgs somente :-/
E qto as recomendações de equipamentos, perfeito... ;-)
Rodrigo Ribeiro
03/12/2008, 22:49
nao é que ela "dispensa" o gás... no caso é o ARAME é que tem o "gas" incorporado... na verdade ela dispensa a "garrafa" de gas..
na verdade é muito interessante saber que já se encontra dessas maquinas portateis e a 110v aqui no Brasil, pois eu estou com intencao de comprar essa http://www.sears.com/shc/s/p_10153_12605_00920502000P?mv=rr na gringolandia...
será que essa xing-ling ( Lee tools) ae presta? o ruim é que pelo que ví ela ( diferente da Hobbart que pretendo comprar) nao tem opcao de usar arame convencional + cilindro de gas, ou seja, essa só dá p/ usar o arame com fluxo que é caro p/ kcte!! 50,00 o klo
T+
Fabil... Excelente aquisição se optar por Hobart... Se eu não me engano além de ser um ótimo equipamento, ele tem 2 anos de garantia... e trabalha com qq tipo de arame...
Agora, não sei o pq que todos desejam adquirir um equipamento a 110 VAC... Ligando uma máquina de solda nessa tensão se consome muita energia... além de detonar a vida útil dos componentes internos do equipamento... Geralmente esses equipamentos não duram 06 meses, nessa tensão... muito diferente se optarem por trabalhar em tensão Bifásica 220 VAC...
O mais fácil é fazer uma tomadinha 220, chavear as máquinas para atensão adequada e derreter arame... ;-)
Rodrigo Ribeiro
03/12/2008, 22:59
cara , mig e abreviação pra metal inert gás / mag metal active gás , soldagem mig sem gás é impossivel, vc tem eh alguns arames com revestimento que possuem em seu interior um fluxo que auxilia a proteção da poça de fusão, mas mesmo assim eh necessario o uso de gás para a formação de uma atmosfera protetora .
esse arame que é mencionado , eh muito parecido com o eletrodo revestido , alem de ser muito caro . eu n consideraria uma soldagem MIG . Soldagem MIG/MAG tem que ter gás .
Existem arames com fluxo em seu interior, chamado de fluxed cored , em seu interior podem ir , fluxo, pó de ferro , e outras ligas , porem nenhum desses arames podem ser soldados sem gás , para esses arames devesse utilizar co² ou alguma mistura co²+ argonio .
Eu tenho em casa uma maquina portatil Tig/eletrodo , funciona em 220 mono, e um modelo de testes que veio para mim na Wm , um modelo italiano , parece uma caixinha de sapato , sem sacanagem , opera até 200 A , possui controle de frequencia , modo pulsado e tdo mais . fabricante Steel , muito boa no tig e no eletrodo , derrete que eh uma beleza , fica parecendo solda mig .
Santoro, realmente vc tem razão em alguma colocações...
Mas em relação ao Flux Cored (Arame Tubular) existem dois tipos, os que utiliza gás de proteção, que pode ser so que vc citou e os que não necessitam gás de proteção, pois na composição interior sob ação do arco, forma gases protetores do próprio arco, da ação atmosférica (vento, umidade, etc...), temidas pelo arco pois causam porosidade... um dos piores defeitos em solda, ... Essas podem virar trincas e compromete diretamente a estrutura soldada...
Essa Stel que vc tem é realmente ótima...
Vc conhece, da mesma linha da Stel, uma MIG/MAG portátil??? É ótima tb e todas as condições de modo pulsado vc poderá colocar tb no processo MIG/MAG... Isso se reflete na solda como menor calor imposto na peça e melhor qualidade de cordão... Muito boa mesmo...
Se precisar de Assistência Técnica nessa máquina me avise por mail... Posso te passar umas dica, manuais e coisas do tipo...
Rodrigo Ribeiro
03/12/2008, 23:48
só nao entendi o pq do "indice de reparo seria muito grande..." ??
pelo que entendi uma 110v estragaria muito mais do que uma de 220v?? pq? seria algo relativo a qualidade da nossa rede 110v? ou uma deficiencia operacional dos componentes da maquina em 110v ? se o problema for da maquina, pq as gringas nao estragam quando operadas em 110v?
desculpa e enxurrada de perguntas, mas é que estou querendo comprar uma hobart 140 ou uma linconl 140 na gringolandia, que funcionam a 110v... inclusive tem um modelo bi-volt mas essa custa bem mais caro...
T+
Caro Fabil...
Esqueci de citar qto a não existir equipamentos nacionais em 110 vac... Importados há uma grande variedade... Hobart, Miller, Lincoln, Fronius e Stel são as melhores do mercado, mas existem equipamentos de outras nacionalidades... Umas boas e outras não tão boas...
Como o Santoro citou em sua resposta... A rede elétrica, em algumas localidades brasileiras deixa a desejar... E isso interfere em equipamentos que não possui compensação de variação da rede...Ora a solda fica "muito forte" com arco Agressivo... ora fica muito "fraca" e arco variando constantemente...E isso é visível principalmente em máquinas que são ligadas as 110 VAC.
Os componentes internos de um equipamento importado segue as norma NEMA (norma estrangeira que regulamenta equipamentos elétricos) e devem suportar uma carga de trabalho em relação a um tempo pré estabelecido... independente se esse equipamento atenda o mercado nacional ou estrangeiro... Isso se chama no estudo da soldagem como Ciclo de Trabalho... e é uma variável essencial na aquisição de equipamentos...
é mais ou menos assim...
Vou soldar uma chapa de aço, com espessura de 3 mm no processo MAG... Necessito soldar o "dia inteiro" visto que a bitola do arame que vou usar é de 1 mm.
Para soldar uma chapa dessas precisarei (numero estimado) de 80 a 140 Amperes...
Isso quer dizer:
soldar o dia inteiro = 100% do tempo de 80 a 140 Amperes...
O Ciclo de trabalho desse equipamento, para poder atendê - lo sem dar xabú é 140A@100% de ciclo de trabalho.
Qto a Hobart pode comprar sossegado... ;-)
Rodrigo Ribeiro
04/12/2008, 00:19
Trabalho no SENAI, temos cursos regulares em solda MIG/MAG, TIG convencional e eletrônica, Eletrodo Revestido e Soldagem Oxiacetiênica. Quase todas as escolas SENAI possuem este curso, mas existe a escola de Osasco, a Nadir Dias de Figueiredo, que é o nosso centro de referência e excelência no assunto sendo lá também referência em fundição e metalurgia em geral. Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. A título de curiosidade, há muitos anos que tenho minha companheira Balmer 250A que tem tão bem me prestado bons serviços, é C.C e não deixa nada a desejar no quesito qualidade, ressalva feita para eletrodos específicos que demandam somente C.A.
Vou tentar arranjar umas fotos dos cordões dela e posto aqui.
Um grande abraço!
Opa... Pelo visto já fomos colegas...
Prestei serviços de instrutor de soldagem na Escola SENAI CPF 1.22 em Guarulhos, SP.
Realmente a Escola de Osasco tem sua excelência em Tecnologia de Soldagem... Eu recomendo... ;-)
Mudando de assunto, pq a sua máquina tem ressalvas para eletrodos que demandam CA???
Pelo menos os mais usuais, podem ser utilizados tanto em CA como em CC,,,
Será que é devido a Tensão de Circuito Aberto ???...
Abraço
eu insisto em uma maquina 110v pq eu nao tenho 220v disponivel aqui na minha garagem. e como é uma casa antiga, já incluive fiz o pedido na concessionaria de energia, mas seria preciso construir um novo padrao , que ficaria no minimo uns 2mil p/ fazer e como a casa nao é minha....
ok..
Rated Output at 20% Duty Cycle 90 A at 19 VDC
63 A at 21 VDC (CSA Rating)
o significa esses numeros acima ? ( sao da hobart 140)
eu como o uso da solda seria esporadico e soldando pecas que se for necessario podem ser feitas sem pressa, parando p/ aliviar a maquina, nao preciso de uma que tenha ciclo de trabalho alto néh?
agora, quando saber se a maquina já esta chegando no seu limite de trabalho? elas possuem algum circuito de protecao e desarmam?
T+
Skull Crusher
04/12/2008, 12:48
Opa digo eu! Rs..+ rs...eu pensei em C.C e escrevi C.A e vice-versa...ela solda com eletrodos C.C mas a qualidade nunca é a mesma...se eu fizer um cordão pra ti com um 6013 e um com o 7018 vc vai ver que o último não tem o acabamento do primeiro...tenho feito bastante testes em casa e aqui no serviço...e muitas vezes a realidade tem sido bem diferente da teoria...as duas coisas caminham lado a lado mas tem horas que são diametralmente opostas...um exemplo é a tão falada resistência mecânica de tubos de secção circular quando comparados aos de secção quadrada ou circular...teoria, uma coisa...na realidade, outra...faço testes e mais teste, temos máquinas para diversos ensaios mecânicos e eu sou o maior cliente dela aqui...rs...
Que legal que aqui tem uma galera que fez SENAI! ontem eu postei um comentário no forum sobre isso...existe algo diferente que não sei dizer o quê que atrai um senaiano em direção aos outros..rs...deve ser praga de instrutor..rs...
Um abraço!
Elmer_Jeep
04/12/2008, 13:20
Blz, blz, mais um pra engrossar o caldo então.
Em set/2007 fiz também o curso de soldagem por eletrodo revestido aqui no Senai/RR.
De lá pra cá tenho feito vários trampos de soldagem na minha viatura.
[]'s
Blz, blz, mais um pra engrossar o caldo então.
Em set/2007 fiz também o curso de soldagem por eletrodo revestido aqui no Senai/RR.
De lá pra cá tenho feito vários trampos de soldagem na minha viatura.
[]'s
x2 :concordo:
Umas muito boas outras nem tanto... Mas gora quero uma MIG, mas isso é papo pra outro tópico.
[]´s
Rodrigo Ribeiro
05/12/2008, 21:32
Blz, blz, mais um pra engrossar o caldo então.
Em set/2007 fiz também o curso de soldagem por eletrodo revestido aqui no Senai/RR.
De lá pra cá tenho feito vários trampos de soldagem na minha viatura.
[]'s
hehehe...
Mais um Senaiano... hehhe
Sei que sou suspeito para dizer isso, mas os cursos do Senai ajudam, e muito...
Rodrigo Ribeiro
05/12/2008, 21:42
eu insisto em uma maquina 110v pq eu nao tenho 220v disponivel aqui na minha garagem. e como é uma casa antiga, já incluive fiz o pedido na concessionaria de energia, mas seria preciso construir um novo padrao , que ficaria no minimo uns 2mil p/ fazer e como a casa nao é minha....
Fabil...
Entendi suas colocações...
O acesso ao "relógio" fica ruim ??? Fica longe da garagem???
Senão posso te dar umas dicas aqui para instalar equipamentos em 220 VAC...
Rodrigo Ribeiro
05/12/2008, 21:59
ok..
Rated Output at 20% Duty Cycle 90 A at 19 VDC
63 A at 21 VDC (CSA Rating)
o significa esses numeros acima ? ( sao da hobart 140)
eu como o uso da solda seria esporadico e soldando pecas que se for necessario podem ser feitas sem pressa, parando p/ aliviar a maquina, nao preciso de uma que tenha ciclo de trabalho alto néh?
agora, quando saber se a maquina já esta chegando no seu limite de trabalho? elas possuem algum circuito de protecao e desarmam?
T+
Os números significam:
O equipamento trabalha a 90 Amperes, 19 Volts @ 20% de Ciclo de Trabalho conforme a norma NEMA.
Já pela Norma CSA - Canadian Standards Association o equipamento trabalha a 63 Amperes e 21 Volts.
Se vc vai fazer pequenos reparos, pode comprar tranquilo... Mas não tente fabricar uma logarina ou reformar chassi com essa máquininha... é boa, mas não faz milagres...
Não é necessário vc deixar a máquina aliviar a carga dela... Trabalhe normalmente conforme necessidade... mesmo pq o ciclo de trabalho que irá utilizar é muito baixo... possívelmente nunca excederá... mas se vc pensa em fazer alguns trabalhos mais pesados e que requer maior cuidado, necessitará de equipamentos com ciclos maiores...
Para vc saber se a máquina está chegando ao seu limite é muito simples...
Essa Hobart possui um sistema de proteção térmica que é habilitada qdo a mesma excede seu ciclo de trabalho... O equipamento desabilita solda e uma ventoinha é ligada para resfriar os componentes internos para que essas não se danifiquem...
Infelizmente nem todas as máquinas possuem esse tipo de circuito de proteção...
Marcas que com certeza possuem esse tipo de Circuito: Hobart, Miller, Lincoln, Stel, Merkle, Fronius, CEA...
ok ???
Elmer_Jeep
06/12/2008, 11:10
Pergunta aos professores de plantão.
Estou fabricando uns suportes da suspensão do meu jeep, todas as peças foram feitas usando partes que sobraram do mesmo chassi, portanto são do mesmo material, apenas o olhal onde se monta o jumelo que é um pedaço de mola mestra, certamente o teor de carbono é diferente do restante.
A pergunta, pra unir essas peças qual eletrodo seria o mais indicado?
7018 , UTP 65 ? Ou outra opção ?
Polaridade direta ou indireta ?
[]'s
Rodrigo Ribeiro
07/12/2008, 14:56
Pergunta aos professores de plantão.
Estou fabricando uns suportes da suspensão do meu jeep, todas as peças foram feitas usando partes que sobraram do mesmo chassi, portanto são do mesmo material, apenas o olhal onde se monta o jumelo que é um pedaço de mola mestra, certamente o teor de carbono é diferente do restante.
A pergunta, pra unir essas peças qual eletrodo seria o mais indicado?
7018 , UTP 65 ? Ou outra opção ?
Polaridade direta ou indireta ?
[]'s
Se for utilizar somente para pontear ou até para fazer pequenos cordões, pode utilizar o eletrodo E 7018 mesmo, mas com o cuidado de deixar resfriar a solda lentamente para evitar trinca em função da alta quantidade de carbono nesse aço mola...
Qdo se aumenta o calor nesse tipo de material e se esfriando bruscamente, esse material poderá temperar e endurecer a ponto de ficar frágil... Portanto, fique atento a isso... ;-)
O UTP 65 é um ótimo eletrodo para essa aplicação, possui uma alta quantidade de cromo e níquel, que são importantes para essa aplicação, porém além de mais caro, sua aplicação parece ser pequena... Se for soldar em grande escala, parta para o UTP 65 com os mesmo cuidados citados acima... ;-)
Elmer_Jeep
08/12/2008, 13:59
Valeu Rodrigo, obrigado pelas informações, como o serviço foi feito no sábado eu utilizei o 7018 em tudo, o eletrodo é de 5mm, de acordo com calculos da apostila do Senai regulei a tensão pra 5(alguma coisa, nao sei a sigla) e a amperagem em 200, fiz alguns testes antes em outros pedaços velhos do mesmo chassi e a fusão e cordão ficaram aparentemente bons, dai parti pra peça em questão. No final da tarde estava com tudo pronto, ficou muito legal, outro detalhe é que entre as peças que foram soldadas tem um parafuso passante que vai ficar lá como no sistema original dos chassi de Jeep Wyllis onde a maioria dos suportes são soldados e rebitados creio eu pra dividir o esforço e garantir a resistência aos dois sistemas de fixação.
[]'s
Fabil...
Entendi suas colocações...
O acesso ao "relógio" fica ruim ??? Fica longe da garagem???
Senão posso te dar umas dicas aqui para instalar equipamentos em 220 VAC...
opa!! fica nao.. acesso facil... como tirar 220v dele?
T+
Elmer_Jeep
08/01/2009, 13:29
Povo, onde encontro uns mangotes decentes que não sejam aqueles de raspa mal feitos que a gente compra e acaba não usando de tão desconfortável que é.
[]'s
elmer , n entendi a pergunta rs , da pra desenhar rs ?
Elmer_Jeep
10/01/2009, 11:06
elmer , n entendi a pergunta rs , da pra desenhar rs ?
Vamos lá.
Estou procurando mangotes de proteção para os braços, gostaria de algo simples e confortável tipo esse modelo aqui: http://www.tomirottis.com.br/loja/sessoes.asp?item=44
Nas lojas daqui só tenho encontrado aqueles básicos feitos em raspa foi os que me referi que a gente compra e acaba não usando:
http://imagenes.solostocks.com.br/mangote-de-raspa--epi-146483n0.gif
[]'s
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