PDA

Ver Versão Completa : Carretinha modelo CJ5

Scacca
02/09/2004, 11:41
Olá pessoal, sofro um problema com espaço em meu CJ5.

Sempre querendo levar algo mais, sem poder colocar um bagageiro sobre ele, tive a idéia de comprar uma carretinha.

Ai caimos no problema, carretinhas geralmente usam um pneu menor e ai precisamos de 2 tipos de estepe. Pq nao uma carreta com linhas off road?

Ai comecei a viajar em casa no corel draw e saiu esse modelo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//medium/

É um rascunho mesmo, só pra ter uma idéia.

Pensei em comprar só a traseira de um CJ5 de fibra, aquelas com a traseira fechada, cortar e fechar na frente, o chassis eu faria de tubos só não sei q molas e quer amortecedores usar.

Já a Tampa eu pensei em fazer removível, com uma dobradiça de encaixe na frente da carreta e uma fechadura com chave na parte traseira da tampa.

Oq vcs acham?

Quanto será q sai essa brincadeira?

[]'s

du
02/09/2004, 13:51
A idéia é boa,

Acho que definir amortecedor e mola, só quando souber as dimenssões, o peso e a capacidade de carga.

Este pessoal tinha um problema parecido, usuários de triciclo, o pessoal inventou uma carreta fechada inspirada nas linhas do triciclo.

http://www.triway.com.br/script/bagway.asp

Abraços Du.

Scacca
02/09/2004, 14:11
Fala ae Du.

Show de bola mesmo, pena q foge muito da linha do veículo e tem pneu e roda de carro de passeio.

Andei vendo preço de carroceria de fibra e ta muito caro, acho q vou fazer de lata mesmo, o jeep nao tem vincos nem nada do tipo, acho q nao vai ser dificil de fazer.

Acho q como será praticamente uma traseira de CJ5 vou usar as mesmas molas e amortecedores, quem sabe até mesmo colocar um freio com acionamento mecanico, tenho um par completo de freio a lona do jeep.

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
02/09/2004, 15:27
E aí Scacca

Já rolou o assunto da carretinha aqui no fórum há algum tempo :wink: .
Dá uma olhada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2864&start=0

Um abração

ribon
02/09/2004, 15:35
Não é querendo jogar água fria na sua idéia. Longe disto... Também estou querendo uma carretinha.

O maior problema que você vai ter é documentar isso. Já viu quanto fica, sabe do procedimento e regras? É bom você dar uma boa pesquisada. Pode ficar mais barato andar com 2 estepes.

Abraço.

Scacca
02/09/2004, 16:04
Valeu Alexandre.

Desculpa criar um novo tópico, mas passou tudo na minha cabeça, menos q já existiria mais algum loco querendo uma carreta com cara de CJ.

Já andei vendo como fazer, parece q de lata com todo sistema traseiro do CJ seja o melhor pra adaptar e o mais barato.

Já estou com um projeto no papel de como funcionar o freio, vai ser hidráulico e independente do veiculo q está rebocando.

Já falei com meu velhinho q é engenheiro e parece q o projeto vai rolar.

[]’s

andretomasi
02/09/2004, 16:06
Opa opa, mais um querendo fazer besteira :lol: :lol: :lol:
Scacca, eu tenho os desenhos aqui que fiz da minha futura carreta, vou renderizar depois coloco aqui no fórum, vamos trocar idéias, a minha a princípio vai ser basicamente um resumo do que tu leu lá no outro tópico :wink: :lol:

[ ]´s

Scacca
02/09/2004, 16:12
Fala ae Ribon.

O Fórum é livre, se eu for fazer alguma cagada e vc me der um toque fico muito feliz.

Vou ver melhor o lance de documentação, mas to empolgadão pensando na carreta modelo CJ5.

Além do estepe a menos tem o lance de qq lugar q o jeep passa ela passa tb, pois tem as mesmas características

[]'s

Scacca
02/09/2004, 16:17
Olá Keko.

Fico feliz de compartilhar minha loucura :lol: , vou dar um encrementada no projeto, vou pegar as medidas e tudo mais.

Me manda suas idéias ai, quem sabe nao embalamos na loucura e fazemos os projetos futuros vivarem realizações presentes.

Duas cabeças pensam melhor q uma.

[]'s

EduardoLang
02/09/2004, 17:47
Scacca,

É o seguinte:

Vc pode sim fazer a sua carreta em casa sem nunhum problema, o que vc terá que fazer é ter as notas fiscais de TODO o material utilizado. Por exemplo, se vc usar um diferencial de CJ ou outro eixo qualquer ou até mesmo fazer o eixo, terá que ter as notas dos materiais, da carroceria, idem.

Depois de tudo pronto, vc vai ao detran mais próximo de sua casa e dá entrada nos documentos. Nos documentos sairá como Carreta Reboque Carga " Fabricação Caseira".

Eu tenho uma carretinha que eu mesmo fiz em casa e fiz os documentos dela ! ! !, ou melhor meu pai quem fez ! ! ! Isso é um procedimento normal e muito fácil de se executar. O problema é que vc terá que passar pelas vistorias para que a mesma seja aprovada.

Acredito que vc terá que inicialmente usar pneus normais ( carro) para passar pela vistoria e depois é só vc trocar, pois nenhum guarda irá lhe incomodar desde que os documentos estejam corretos e em dia!!!!

É muito fácil, não desanima não e muito pelo contrário vá em frente!!!!!

SDS

Scacca
02/09/2004, 18:03
Olá Eduardo.

Muito obrigado pelo apoio e pela dica, fico feliz q tenha dado tudo certo com vc.

Ja tenho praticamente tudo q vou usar em mente.

Sei q nao vai ser tão fácil e tão barato quando comprar uma, mas vai ser do meu gosto e vai aguentar passar em qq buraco q eu for.

Pq vc acha q eu tenho q usar pneus comuns na vistoria?

[]'s incentivados

EduardoLang
02/09/2004, 18:05
A minha eu já carreguei 900 Kg e ela aguentou ! ! ! E foi com o CJ ! ! !

Scacca
02/09/2004, 18:08
Aqui perto tinha uma empresa de ônibus, quem rebocava eles quando quebrava era um CJ5 original.

[]'s

Thiago Rodeghel
02/09/2004, 21:14

Na minha opnião, acho q daria para utilizar feixes do próprio Jeep, acho q do CJ3, e amortecedores da Kombi, tá bom demais :wink:

Só uma idéia :wink:

[s]

JeepDennis
02/09/2004, 23:35
eu acho q com as molas do jeep vai pular muito, ainda mais quando estiver vazia, mais ai pode colocar umas lâminas a menos, mais tudo com alguns calculos peso x resistencia se resolve.

Luis Assis
02/09/2004, 23:48
Já que o assunto é carretinha, olha isso... Será que isso iria fazer sucesso na praia, ou numa pescaria????
:D :D

Pelo que eu entendi, dentro da caixa tem um gerador, que é alimentado pelo minusculo tanque de combustivel, e que alimenta o Frezer horizontal, que gela as Bud's...

Será que a Skol, me patrocina um destes pra eu fazer merchandize com o Tornado??? O Amarelo é o mesmo.... he he he
[]'s
Gustavo

Elmer_Jeep
03/09/2004, 02:12
Fala ae Scacca, eu tenho vontade de fazer uma carretinha assim pra mim também, tudo no mesmo estilo do meu Jeep, mesma cor, lanternas iguais, parachoque, rodas e pneus, suporte de estepe e galão, deve ficar muito charmosa. :wink:

Achei legal o desenho q vc fez mas parece ser meio curtinha né, uma vez juntei os pedaços d um bernardão aki pra fazer uma, eu ia cortar o chassi e fazer o cambão e pra ela ter um tamanho legal ia cortar a lata logo na parte onde fica o trinco das portas e mandar fechar ali(seria a frente) daí eu ia usar uma carcaça de diferencial, sem coroa e pião, os feixes originais com algumas lâminas a menos e os amortecedores seriam com menor pressão que os originais porém com o mesmo curso(pra acompanhar o Jeep em qualquer situação). :D :D

Masssssss, como o chassi q eu arrumei era legalizado diesel meu pai fez o favor de trocar por dinheiro, hehehe, até a lata foi junto. :evil:

Assim q eu conseguir outra sucata dessa eu vou fazer uma carretinha caprichada. 8)

[]'s e vamos tocar a idéia pra frente :D

m.vinicius
03/09/2004, 06:14
salve a todos, porque não ver em algum desmanche de veiculos militares a carretinha original do cj do exercito? eh muito pratica, usa os mesmos pneus do jeep, tem freio de estacionamento, tem uma lata bem forte. o conjunto jeep + carreta fica beleza. tem um desmanche aqui em minha cidade, que o cara tem uma bem enferrujada e tá querendo 400 latinhas, toda documentação fica por conta do comprador.

Scacca
03/09/2004, 09:12

Na minha opnião, acho q daria para utilizar feixes do próprio Jeep, acho q do CJ3, e amortecedores da Kombi, tá bom demais :wink:

Só uma idéia :wink:

[s]

Kara, sou muito preconceituoso quando o equipamento se trata de peças de kombi.

Mas é puro preconceito meu.

[]'s

Scacca
03/09/2004, 09:15
eu acho q com as molas do jeep vai pular muito, ainda mais quando estiver vazia, mais ai pode colocar umas lâminas a menos, mais tudo com alguns calculos peso x resistencia se resolve.

Acho q na verdade vai pular um pouco mais q a traseira de um jeep vazia.

Nesse caso acho q nao precisarei tirar muitas laminas do feixe.

[]'s

Scacca
03/09/2004, 09:18
Já que o assunto é carretinha, olha isso... Será que isso iria fazer sucesso na praia, ou numa pescaria????
:D :D

Pelo que eu entendi, dentro da caixa tem um gerador, que é alimentado pelo minusculo tanque de combustivel, e que alimenta o Frezer horizontal, que gela as Bud's...

Será que a Skol, me patrocina um destes pra eu fazer merchandize com o Tornado??? O Amarelo é o mesmo.... he he he
[]'s
Gustavo

A minha carreta nao será grande o bastante pra levar só cerveja, mas nao será pequena o bastante pra impedir q eu leve umas. hehehehe.

Mas faz sim Gustavo, vai virar concorrente do Big Jeep da Donatti. (amarelo e levando breja)

[]'s

Scacca
03/09/2004, 09:28
Fala ae Scacca, eu tenho vontade de fazer uma carretinha assim pra mim também, tudo no mesmo estilo do meu Jeep, mesma cor, lanternas iguais, parachoque, rodas e pneus, suporte de estepe e galão, deve ficar muito charmosa. :wink:

Achei legal o desenho q vc fez mas parece ser meio curtinha né, uma vez juntei os pedaços d um bernardão aki pra fazer uma, eu ia cortar o chassi e fazer o cambão e pra ela ter um tamanho legal ia cortar a lata logo na parte onde fica o trinco das portas e mandar fechar ali(seria a frente) daí eu ia usar uma carcaça de diferencial, sem coroa e pião, os feixes originais com algumas lâminas a menos e os amortecedores seriam com menor pressão que os originais porém com o mesmo curso(pra acompanhar o Jeep em qualquer situação). :D :D

Masssssss, como o chassi q eu arrumei era legalizado diesel meu pai fez o favor de trocar por dinheiro, hehehe, até a lata foi junto. :evil:

Assim q eu conseguir outra sucata dessa eu vou fazer uma carretinha caprichada. 8)

[]'s e vamos tocar a idéia pra frente :D

Pegou bem minha idéia, o lance é fazer a carreta o mais parecida possivel com o jeep q ta puxando.

Não sei se curta é a palavra, acho q cabe bem pras minhas necessidades, embora ontem eu tava viajando e pensei q se a carretinha tiver a mesma porta traseira do jeep da pra fazer um esquema pra levar a motoca atraz com a tampa aberta.
Mas ai eu teria q fazer o esquema do parachoque retrátil p/ trazer o parachoque na linha da tampa quando estiver aberta, e conjunto todo teria q vir junto com as lanternas. Coisas q precisamos fazer para os Guardas nao terem motivos para falar.

[]'s

Scacca
03/09/2004, 09:35
salve a todos, porque não ver em algum desmanche de veiculos militares a carretinha original do cj do exercito? eh muito pratica, usa os mesmos pneus do jeep, tem freio de estacionamento, tem uma lata bem forte. o conjunto jeep + carreta fica beleza. tem um desmanche aqui em minha cidade, que o cara tem uma bem enferrujada e tá querendo 400 latinhas, toda documentação fica por conta do comprador.

Falou tarde, agora ja virou febre, hehehehe, to sonhando com a carretinha a noite.

Mas obrigado mesmo assim, é q agora me empolguei.

[]'s

EduardoLang
03/09/2004, 09:38
Vcs já pensaram em comprar um chassi de jeep sem documentos ( baratinho), pode ser meu podrão e arrumar ele e colocar os feixes de mola e o diferencial traseiro do próprio jeep e usar um caixote de fibra???? ou de ferro mesmo????

Acho que ficaria legal e BEEEEEEMMMMMMMMM resistente!!!!!

Tenho um diplomata 88 e uma vez no site do opala, vi um cara que pegou um opala e cortou ele na coluna da porta traseira. Fez um acabmento legal e colocou como carreta, só que de passageiros ! ! ! Ficou muito legal ! ! !

Pense nisso ! ! !
AH!!!!

Quanto aos documentos, não sei como ficará ! !

sds

Scacca
03/09/2004, 09:51
Vcs já pensaram em comprar um chassi de jeep sem documentos ( baratinho), pode ser meu podrão e arrumar ele e colocar os feixes de mola e o diferencial traseiro do próprio jeep e usar um caixote de fibra???? ou de ferro mesmo????

Acho que ficaria legal e BEEEEEEMMMMMMMMM resistente!!!!!

Tenho um diplomata 88 e uma vez no site do opala, vi um cara que pegou um opala e cortou ele na coluna da porta traseira. Fez um acabmento legal e colocou como carreta, só que de passageiros ! ! ! Ficou muito legal ! ! !

Pense nisso ! ! !
AH!!!!

Quanto aos documentos, não sei como ficará ! !

sds

Parece q a documentação nao é um bicho de sete cabeças.

Nao sei nao, mas um CJ5 é basicamente chapa reta, pensei em fazer assim como a traseira do Tornado (jeep do Gustavo), as partes mais difíceis são os cantos arredondados, mas aqueles cantos vc acha pra vender em qq lugar, deve ser 40, 50 reais cada (novo).

O Chassis nao tem segredo.

Tenho algumas coisas pra ajustar no Snake ainda, mas logo depois q ele estiver bala eu pego firme no desenvolvimento da carreta.

[]'s

Rogervet
03/09/2004, 12:46
Olá a todos :D ,

Eu tenho visto na internet essas carretas originais do jeep militar, que tem um estilo bem legal! Observando o eixos dessas carretas, será que o eixo dianteiro da rural 4x2 (talvez muito largo) ou do jeep 4x2 (meio difícil de achar) não poderiam ser usados? O problema é torná-los não direcionais.
um abraço

Elmer_Jeep
03/09/2004, 12:57
Olá a todos ,

Eu tenho visto na internet essas carretas originais do jeep militar, que tem um estilo bem legal! Observando o eixos dessas carretas, será que o eixo dianteiro da rural 4x2 (talvez muito largo) ou do jeep 4x2 (meio difícil de achar) não poderiam ser usados? O problema é torná-los não direcionais.
um abraço

Essa é bonita e resistente, porém uma feita a partir de um CJ 5 ficaria mais charmosa, o eixo poderia ser uma carcaça do dana 44 mesmo pra deixá-la mais parecida possível com o Jeep. 8)

A propósito, gostei do seu avatar. :D

EduardoLang
03/09/2004, 13:08
Uma carcaça do Dana com o miolo e um cardãn ligado na tomada de força ! ! ! :shock: :shock: :shock:

SIMPLESMENTE UM SHOW!!!!!!!! UMA CARRETA TRACIONADA!!!!! HE HE HE HE :P :P

Scacca
03/09/2004, 13:19
Uma carcaça do Dana com o miolo e um cardãn ligado na tomada de força ! ! ! :shock: :shock: :shock:

SIMPLESMENTE UM SHOW!!!!!!!! UMA CARRETA TRACIONADA!!!!! HE HE HE HE :P :P

Realmente seria show uma carreta tracionada, mas teriamos q usar um cardã meio diferente, feio com um cabo de aço, flexivel pra nao estourar tudo e resistente o suficiente para tracionar.

Não sei se eu arriscaria, acho difícil fazer um sistema desses, ainda mais acertar a relação pra trabalhar junto com a tração do jeep.

Se fosse fácil fazer um treco desses as carretinhas militares seriam tracionadas, ja q o jeep militar tem tomada de força

[]'s duvidosos

Alessandro Henrique
03/09/2004, 14:21
Seguindo com o devaneio...
Para estes casos existem os sistemas hidráulicos.
É possível utilizar uma bomba algumas válvulas e um motor hidráulico acoplado ao diferencial do reboque. O problema de transmissão de força (fluido) você resolve com mangueiras.
Mas sinceramente, acho que há não muita justificativa para um reboque tracionado...
Sds.

EduardoLang
03/09/2004, 14:25
Grande VERANEIO :shock: , OPS :shock: DEVANEIO ! !

EU SABIA QUE ISSO IS DAR PANO PRA MANGA ! ! !! :P :P :D

Scacca
03/09/2004, 14:31
Diário de bordo Nº 7658, A borda da enterprise....

Planeta terra chamando.... hehehehe....

Ja ta bom demais se a carretinha freiar, vamos parar de viajar q daqui a pouco aparece alguem sugerindo um sistema elétrico pra tracionar ou sugerindo colocar neon embaixo da carreta pra ficar mais tuning.

[]'s viajados

Thiago Rodeghel
03/09/2004, 18:35
Preconceito :shock: PQ???

Use os amortecedores traseiros da Kombi, além de serem mais baratos, aguentam carga :wink: . Já q vc não vai precisar de curso de suspenção na carretinha.... não precisa ser um amortecedor tão caro :roll: :wink:

Qualquer carretinha sem carga, vai pular um pouco mais...

[s]

Scacca
06/09/2004, 09:15
Preconceito :shock: PQ???

Use os amortecedores traseiros da Kombi, além de serem mais baratos, aguentam carga :wink: . Já q vc não vai precisar de curso de suspenção na carretinha.... não precisa ser um amortecedor tão caro :roll: :wink:

Qualquer carretinha sem carga, vai pular um pouco mais...

[s]

Na verdade gostaria q o curso de suspensão fossem os mesmos do jeep.

[]'s

Beto Lacerda
06/09/2004, 12:50
Na verdade gostaria q o curso de suspensão fossem os mesmos do jeep.

[]'s
pq ?? se a carretinha num tem tração , e alem do mais ela articula em relação ao jeep , ela num precisa ter muito curso não , é apenas um eixo que torce livre em relação ao jeep , não vejo como perder contato com o solo , tipo engata uma carreta qqer em qqer veiculo e vai erguendo um pneu , até que qqer outro pneu seja da carreta ou do veiculo rebocador erga-se do chão , e me diz a que altura tava o da carreta , ah pra esse teste essa carreta nem susp precisa ter ...
[]'s

Scacca
06/09/2004, 13:16
Aê Beto, não tinha pensado nisso, é verdade mesmo.

Mas quanto sai os amortecedores de kombi? Tenho amortecedores de CJ por 62 cada, da cofap.

[]'s

Mini Zequinha
07/09/2004, 12:51
me perdoem se eu estiver falando asneras mas como meu pai [munhoz] fez a um tempo atraz q tal corta as pra decha mais macia :lol:

ñ existe aprendisado sem manchas

andretomasi
07/09/2004, 22:37
Oi Mini-munhoz :lol:

Não entendi, cortar o quê?

[ ]´s

Mini Zequinha
08/09/2004, 13:04
eu viagei e dei conselho errado disculpa mesmo eu ia dar opiniao sobre uma pergunta q foi feita na pagina anterior so q ñ tinha visto q a conversa ja tinha rolado muito disculpa prestarei mais atençao mas minha pergunta e essa carretinha e pra carregar outras pessoas entao ela iria pular muito incomodaria seu passageiros ate pq e normal a carreta pular e muito
assim se tornando desconfortavel como evitar tal problema?
:P

Max Terry
14/09/2004, 16:00
Sobre a documentacao, eu acho que será necessario fazer uma vistoria no inmetro, e depois que tiver um laudo de tudo ok, eles te dão o documento da carretinha. Sobre a tracão na carretinha, pode se usar um eixo cardã com mais de uma cruzeta, deixando este com um maior poder de angulacao. Se for fazer ela sem tracao, pode se usar o eixo dianteiro da rural 4x2, e ligar as cupulas com uma barra de direcao presa ao eixo , ou até soldar as cupulas no eixo para que não vire.

Thiago Serpa
14/09/2004, 21:58
Pessoal:
Posso estar falando besteira mas não seria mais fácil utilizar um eixo traseiro de carro mesmo como o do passat antigo por exemplo?

Uma outra idéia são os implementos agrícolas vendidos em lojas. Andei observando alguns e percebi que muitos utilizam rodas com furação e tamanhos semelhantes a do CJ. Talvez os vendedores saibam dizer de onde eles vêm!

[]´s desviando das pedradas

Scacca
15/09/2004, 18:26
Mais fácil usar de CJ, F75 ou Rural, posso usar as mesmas rodas e tudo mais.

[]'s

Elmer_Jeep
16/09/2004, 17:06
como sugere o tópico eu particularmente sou a favor que a provável carretinha seja feita à partir de um CJ velho(deixando-a com a mesma cor, mesmas rodas e pneus, suporte de estepe e galão, parachoques, lanternas) tudo igual ao Jeep que será acompanhado por essa carretinha :D
A carretinha militar é bem interessante também, o difícil seria adquirir uma. 8)

[] 8)

Scacca
16/09/2004, 17:47
Mas a carretinha militar não segue a mesma linha do CJ.

Já é dificil achar uma, achar uma inteira é quase impossível.

[]'s