PDA

Ver Versão Completa : Intercooler na hilux 2004

ViniBH
07/10/2008, 20:56
Após várias buscas na net, não achei situaçao semelhante a minha. Acabei de adquirir uma hilux SRV 2004 116cv TB diesel, sem intercooler, e é por tal motivo que venho recorrer à vocês. Estou querendo saber se é possível colocar algum kit intercooler já dimensionado para o turbo dela. Minha meta é chegar a uns 150-160 cv (como os modelos novos), sem que haja danos ao motor ou a qualquer outro elemento do veículo.
Gostaria de algumas indicaçoes de lojas, algum kit intercooler que vocês conheçam e que encaixe certim na minha 4x4. E quanto eu gastaria pela modificaçao.
Obrigado.:-D

Renatopami
07/10/2008, 22:24
Olá VINIBH...tudo bem...:concordo:
Excelente carro este seu...por acaso acabei de vender uma igual a sua(2004),mês passado....
Respondendo à sua pergunta...Se eu não estiver falando besteira...o motor da prado é o mesmo do seu carro,só que ela já vem com intercooler de fábrica,e a diferença de potência se não me falha a memória é em torno de 15 cv....
ABRAÇOS!!!

DieselPower
08/10/2008, 11:37
Amigo, apenas com a adição do intercooler conseguirá atingir os 160 cvs.
Em média, tem-se um ganho em torno de 15% a 20% com a adição do intercooler.
Interccola ela e esperimenta, tenho certeza que ficará satisfeito. Não é a potência (em números) que importa, e sim sua funcionalidade.
Você pode utilizar o intercooler da Ranger 3.0, da Hilux 3.0 eletrônica, ou partir para um kit como os da Maxicooler.
Instala ele na frente (se tiver espaço), pois ele rebe mais ar e este mais frio que acima do motor.
Abraço.

ViniBH
08/10/2008, 15:23
Valeu aê pessoal... Vocês estao de parabens com o fórum:palmas:. Vou dar uma pesquisada nos preços aqui e se eu instalar eu posto o resultado aqui. Abraço.

murilloaquino
08/10/2008, 23:25
Não tem esse ganho de potencia todo não...
Ela originalmente tem 116 cv.A prado tem o mesmo motor com intercooler e 131 cv. O que vc pode fazr é colocar o Unichip+ intercooler, ai teria em torno de 160 cv...

mecamaniaco
09/10/2008, 01:07
Olá colega,

Você já verificou se a pressão da turbina é igual para os 2 modelos??? Muda apenas o uso do intercooler??? Não acredito que você conseguirá um ganho assim tão grande de potência, porém, durante viagens onde o intercooler realmente irá cumprir seu papel, você terá uma potência aparente muito grande, se comparada ao seu motor sem intercooler, já que o ar fica realmente frio quando se está rodando acima de 70km/h!!!!

Agora tome muito cuidado com chips do estilo "papai noel" e "coelhinho da páscoa", pois muitos deles apenas adiantam a quantidade de diesel a ser injetado em relação a rotação e com isso o usuário leigo associa o fato de estar acelerando "menos" ao fato de estar com mais potência!!!!!! Cuidado...

murilloaquino
09/10/2008, 01:58
O ideal nos chips é passar o carro no dina antes e depois...Ai sim tem o ganho real...Se tiver paga-se pelo chip, sem ganho, devolve...

mecamaniaco
09/10/2008, 02:17
O ideal nos chips é passar o carro no dina antes e depois...Ai sim tem o ganho real...Se tiver paga-se pelo chip, sem ganho, devolve...
Boa Murillo, assim os trambiqueiros caem do cavalo na hora!

Marcelo(Natal-RN)
09/10/2008, 10:07
Não tem esse ganho de potencia todo não...
Ela originalmente tem 116 cv.A prado tem o mesmo motor com intercooler e 131 cv. O que vc pode fazr é colocar o Unichip+ intercooler, ai teria em torno de 160 cv...

Verdade,acho que o ideal seria conseguir o intercooler da Prado e instalar,ja que nao precisa de adaptacoes.Eu acho a SRV anda bem,pq é pequena e mais leve que a Prado,que alias,espero ver ao menos o motor D4D no Salao de SP.

DieselPower
09/10/2008, 11:47
O que vc pode fazr é colocar o Unichip+ intercooler, ai teria em torno de 160 cv...

Posso estar enganado, mas até onde sei o motor da SRV (modelo antigo) é mecânico, com isso não seria possível a utilização do Unichip ou de chips reprogramados.
Abraço.

murilloaquino
09/10/2008, 11:50
Não...O motor 3.0 turbinado das hilux já ram semi-eletronicos, inclusive com acelerador eletronico semelhante a prado...É exatamente o mesmo motor da prado, mas sem o intercooler...

DieselPower
09/10/2008, 11:51
Verdade,acho que o ideal seria conseguir o intercooler da Prado e instalar,ja que nao precisa de adaptacoes.Eu acho a SRV anda bem,pq é pequena e mais leve que a Prado,que alias,espero ver ao menos o motor D4D no Salao de SP.

Não podemos ter certeza que não será preciso adaptações, pois o cofre do motor da Prado é diferente.
Além disto, seria o mesmo serviço para a colocação de qualquer outro intercooler: Uma mangueira da turbina até o intercooler e outra do intercooer até a admição.
E outra, quero ver encontrar um intercooler orignal da Prado...
Vai no mais simples, procura na Maxicooler. Caso queira gastar menos, procura em desmanches o intercooler da Ranger 3.0.
Abraço.

DieselPower
09/10/2008, 11:58
Não...O motor 3.0 turbinado das hilux já ram semi-eletronicos, inclusive com acelerador eletronico semelhante a prado...É exatamente o mesmo motor da prado, mas sem o intercooler...

Então desculpem, mas realmente acreditava que era totalmente mecânico.
E o 3.0 aspirado?

joão k. chikui
09/10/2008, 13:09
Vini
Veja como vai mexer na bomba(talvez chip) , que é gerenciada eletrônicamente, pois apenas intercoolar sem as devidas modificações vai dar na mesma.

murilloaquino
09/10/2008, 18:18
O 3.0 aspirado é basicamente um 2.8 com maior capacidade cubica, ou seja, é totalmente mecanico...São dois motores diferentes...

ViniBH
09/10/2008, 23:09
Poxa, 131cv? Só isso?:neutral:. Achei q conseguiria mais....Se for isso msm, deixarei ela standard msm. Valeu galera.:concordo:

FJV
09/10/2008, 23:13
Esse tem motor 1KZTE (E de Eletronico) c turbo original, sem intercooler. duvido se chega ate 160 cv, mas se da, me fala. Ache (eu) que fica como Prado +- 130cv (116 + 10% = 127cv) Qualquer IC que se acha pode fazer o serviço, so o lugar = acesso de ar faz diferença. Vé se nao acho um com perde total no lado certo p vocé no ferro velho e leve tbm o capo p ter espaço.

FJV
09/10/2008, 23:30
so p completar, em janeiro Maxcooler fez proposta p 1950R$ p intercooler,(sem instalar) informando que ia da 20% de cv, 30% em torque, 10% em economia. (ja na 1a semana da muito diferença, depois se quer + ) Tem que ser bem feito p chegar ate 30% torque, mas que e + barato do que D4D e.

rub
10/10/2008, 09:01
Amigos,

Apenas como informação, encontrei o seguinte site com a passo a passo para a instalação do Intercooler na SW4 3.0 TD. (Motor 1KZT)

http://ar.geocities.com/hiluxsw4/intercooler.htm (http://ar.geocities.com/hiluxsw4/intercooler.htm)

Obs.: Lendo esse tópico (Intercooler na hilux 2004 ) o Intercooler mais indicado é o da Ranger 3.0. Alguem já cotou o preço deste Intercooler, ou melhor alguem sabe onde eu posso encontrar com bom preço?

No site acima, o proprietário fez dois furos perto do radiador (um de cada lado) para passagem da tubulação do turbo. Existe a possibilidade de adaptar o Intercooler sem ter que fazer furos para esta tubulação?

Em relação a turbina, será necessário aumentar a pressão dela ou pode deixar da forma que está?
Se eu aumentar a pressão da bomba provavelmente irá reduzir a vida útil do motor. Isto procede?

Mais uma dúvida, onde é possivel encontrar os tubos/mangueiras para conectar na turbina ao intercooler e do intercooler ao coletor de admissão. E também, existe alguem que já tenha o suporte/peça desenvolvida que será conectado ao corpo de borboleta com a saida do Intercooler?

Abraços,

Rubens

marlucio neiva
10/10/2008, 18:06
Após várias buscas na net, não achei situaçao semelhante a minha. Acabei de adquirir uma hilux SRV 2004 116cv TB diesel, sem intercooler, e é por tal motivo que venho recorrer à vocês. Estou querendo saber se é possível colocar algum kit intercooler já dimensionado para o turbo dela. Minha meta é chegar a uns 150-160 cv (como os modelos novos), sem que haja danos ao motor ou a qualquer outro elemento do veículo.
Gostaria de algumas indicaçoes de lojas, algum kit intercooler que vocês conheçam e que encaixe certim na minha 4x4. E quanto eu gastaria pela modificaçao.
Obrigado.:-D

ViniBH,

Recentemente interculei minha SRV 2002, que também tem o mesmo motor da sua, o 1 KZTE. Levei o carro em goiânia e o pessoal da Maxcooler instalou. O carro ficou um pouco melhor, mas, embora não o tenha levado ao dinamômetro, não acredito em grandes alterações em termos de potência. Conversei com o pessoal da Herrera Motors em São Paulo e, por suas indicações o motor poderá chegar entre 130 e 140 cavalos se instalado o Unichip. Não fiz isso ainda pois não tive tempo de levá-lo a São Paulo, afinal quero saber se efetivamente haverá ganho em termos de potência. Instalei o intercooler para ganhar longevidade, mas vou aproveitar a oportunidade para ganhar potência. Se precisar de mais informações, fique à vontade para perguntar. Se puder, ajudo. Se não, outros ajudarão. Abraço.

rub
10/10/2008, 21:18
Marlucio, tudo bem?

Estou acompanhando as trocas de informações deste tópico que muito me interessa, pois eu tenho uma SW4 3.0 TD (motor 1KZT), que não é o eletrônico, e gotaria de instalar um Intercooler para aumentar a longevidade do motor. Agora fiquei com algumas dúvidas em relação a adaptação.
Você poderia ajudar na respostas?

- Quando você instalou o Intercooler na Maxcooler foi alterada a pressão do turbo? Qual foi a pressão que eles deixaram?
- A bomba injetora teve o débito alterado (para injetar mais diesel)?

- O Intercooler realmente aumenta a vida útil do motor?

Abraços,

Rubens

stfuruie
11/10/2008, 08:21
Faço de suas duvidas minhas perguntas tbem, e o mais importante o custo total. não só do kit mas da instalação...

decarlifilho
24/10/2008, 15:14
Estou indo no dia 01/11 para Goiânia e vou aproveitar e dar uma chegada na MaxCooler...A diferença é que eu quero um Intercooler em cima do abeçote, como na L200... Por que eu quero assim....Pois quero trocar o parachoque dianteiro por um de aço e embutir um guincho...E assim, não tem como colocar a intercooler na saia dianteira...
Colocarei em cima e irei furar o capô e colocar um scoop...
Acredito que além de esfriar um pouco o ar, vou esfriar por tabela o cabeçote...

Dé Carli

mdendena
31/05/2014, 09:47
Pessoal, como também estou pensando em colocar um intercooler na minha, e reparando no motor d4d ele lembra muito o 1kzte, fiz uma pesquisa sobre o conjunto e achei uma página australiana mostrando o passo a passo com fotos. Divido com vocês, achei muito interessante e tentador :-) Toyota 4WD Surf Owners ? View topic - 185 Intercooler (http://toyotasurf.asn.au/forum/viewtopic.php?t=30503) Um abraço!

JoaoBellotto
16/10/2019, 11:06
Reativando a discussão.
Tenho uma hilux 3.0 td 2004 1kzte.
Lendo o tópico não cheguei em uma conclusão exata. É possível intercoolar esta viatura?
É preciso fazer alguma adaptação complexa?
Hoje, qual IC poderia ser colocado para ter um melhor ganho de desenvolvimento.
A caminhonete é muito boa, so peca na subida, queria somente melhorar isto e nas ultrapassagens.
Agradecido quem puder me ajudar.