PDA

Ver Versão Completa : Articulações Techsus da suspenção dianteira de Ranger

Walter L. L. Casitta
05/10/2008, 16:46
Pessoal, Eu sou muito chato quando se trata da suspensão dianteira da minha Ranger e quando tenho que trocar alguma peça, troco todas pra ficar o maior tempo possível sem amolação.
Desde que com comprei a Ranger em 2001 venho experimentado várias marcas que se mostraram com qualidade e durabilidade inferior (exemplo: as terríveis peças Viemar e pior ainda outras de origem argentina) e bem inferior que as originas que infelizmente chegam a custar mais o dobro até que encontrei as da marca Techsus. As peças da Techsus chegaram a durar até mais que as originas custando menos da metade do preço tanto que cheguei a recomendar varias vezes em tópicos passado. Porem o ultimo lote Techsus que coloquei na Ranger no início do ano tem me tirado do sério. A pouco mais de um mês tinha encontrada fogas num braço superior e num pivô inferior. Hoje percibi um pequeno estálo e fui verificar, encontrei mais folgas só que agora nos dois tirantes da caixa de dirreção.

Então agora estou retirarando tudo que falei de bom das peças dessa marca que infelizmente não conseguiu manter a qualidade. Essas peças em minha opinião só servem pra quem tem planos de vender a Ranger em pouco tempo...

Nem me atrevo a fazer as contas de quanto gastei com peças de baixa qualidade. Com certeza, se tivesse usados só as originais teria gastado menos. O jeito vai ser pagar mais caro pelas peças da TRW e assim espero voltar poder esquecer esse assunto por um bom tempo...

Pequeno jr
05/10/2008, 19:24
Walter,

Sujiro os Braços da Nakata que tem o preço um pouco maior que techsus e menor que TRW sendo que a durabilidade deles está muito boa.

shimomoto
05/10/2008, 20:46
Walter,

Sujiro os Braços da Nakata que tem o preço um pouco maior que techsus e menor que TRW sendo que a durabilidade deles está muito boa.

Walter e Pequeno

Nakata pertece ao grupo Dana/Spicer e tem tudo para ser uma peça de boa qualidade.

Abs!!!

LEONARDORAZO
05/10/2008, 22:21
Walter, tive uma péssima experiência com essa marca (techsus), não durou nem 6 meses, e por aqui não tinha achado nenhuma marca confiável, resultado... apelei para as originais,que estão durando bem até agora...apesar do preço.
Um abraço

Walter L. L. Casitta
06/10/2008, 09:20
Pessoal,
Nakata e TRW são do mesmo gurpo da Dana. Tá difícil de achar aqui em BH fora da concessionária...

No caso, pra um lado o tirante completo custa R$312,90...

Pequeno jr
06/10/2008, 10:38
Pessoal,
Nakata e TRW são do mesmo gurpo da Dana. Tá difícil de achar aqui em BH fora da concessionária...

No caso, pra um lado o tirante completo custa R$312,90...

Walter .. aqui no DF os Nakata custavam R$ 220,00 (em 5x) na ultima vez que vi. Não tem mais que 4 meses isso. A vista tinha um choro.

Edintruder
06/10/2008, 10:51
Bah, o pior é que na semana passada comprei da SPimports de Belo Horizonte os tirantes completos para as duas rodas, tudo da Viemar. Tudo ficou em R$170,00.
Vamos ver no que dá...

Walter L. L. Casitta
06/10/2008, 12:21
Bah, o pior é que na semana passada comprei da SPimports de Belo Horizonte os tirantes completos para as duas rodas, tudo da Viemar. Tudo ficou em R$170,00.
Vamos ver no que dá...

O estoque deles é cheio de Viemar e Shimec...

Walter L. L. Casitta
08/10/2008, 13:08
Ontem troquei os tirantes da caixa de direção e além de folgados estavam também empenados. Não sei como isso aconteceu. Não me lembro de ter submetido a suspensão com tanto esforço...

http://img356.imageshack.us/img356/1108/tiranterangerxb8.jpg

Patoso
30/04/2009, 16:02
Vamos ver no que dá...

Olá, Estou precisando comprar os tirantes da direção tambem por causa de fogas...Voce acoselha esses da Viemar?? Sou de BH, essa SPimports tem os preços bons??

Walter L. L. Casitta
30/04/2009, 16:10
Olá, Estou precisando comprar os tirantes da direção tambem por causa de fogas...Voce acoselha esses da Viemar?? Sou de BH, essa SPimports tem os preços bons??

Compra o original da Ranger a partir de 2005 da marca TRW. Tem na Pisa e na Formax. Esses da Techsus, Viemar e Shimec duram no máximo 15.000Km. O original dura mais que 100.000Km...

Patoso
30/04/2009, 20:41
Compra o original da Ranger a partir de 2005 da marca TRW. Tem na Pisa e na Formax. Esses da Techsus, Viemar e Shimec duram no máximo 15.000Km. O original dura mais que 100.000Km...

Liguei na Pisa e sai por 180 reais cada um......achei muito caro....isso com o desconto que o wanderley já deu!!!

É isso msm o preço??

Walter L. L. Casitta
30/04/2009, 21:34
Liguei na Pisa e sai por 180 reais cada um......achei muito caro....isso com o desconto que o wanderley já deu!!!

É isso msm o preço??

Não sei, to usando o TRW, não lembro quanto paguei nem onde comprei. Não chegou a cotar na Formax?

Shimec e Viemar custa uns 30 ou 40 reais na SPImports, mas eu passei raiva com eles.

cbridi
04/05/2009, 00:10
Meu primeiro conjunto de Viemar foi uma b*sta, menos de 2 meses depois de instalados já estavam com folga. Usei a garantia do produto e o conjunto que veio em substituição (também da Viemar) tá rodando até hoje (mais de 90.000 Kms rodados).
Não sei se depende da sorte ou se o primeiro conjunto era de um lote defeituoso, fica aí o relato da minha experiência com a Viemar, considero o saldo positivo... :-)

[]'s

Walter L. L. Casitta
04/05/2009, 08:38
Meu primeiro conjunto de Viemar foi uma b*sta, menos de 2 meses depois de instalados já estavam com folga. Usei a garantia do produto e o conjunto que veio em substituição (também da Viemar) tá rodando até hoje (mais de 90.000 Kms rodados).
Não sei se depende da sorte ou se o primeiro conjunto era de um lote defeituoso, fica aí o relato da minha experiência com a Viemar, considero o saldo positivo... :-)

[]'s

Esse é o problema dessas marcas, o controle de qualidade deles é ruim.

O Chimec se tivesse olhado dentro da garantia já teria encontrado a folga. Olhei um mês depois...

Os primeiros Techsus que comprei duraram 50.000Km os segundos nem 20.000Km.

Os Viemar que vieram completos com as ponteiras, estavam com folga com 10.000Km inclusive as ponteiras...

Os originas tirei porque enriqueceram e ficavam estalando durante as manobras, mas não tinha folgas com uns 100.000Km rodados...

TylerNTL
16/05/2009, 19:13
Hoje fui alinhar e balancear e atentei que os braços bumerangue da minha Ragner são Techsus. Nem lembro quanto custaram mas observei meu histórico de manutenção e eles já vão com 60k km.

Esta semana fiz duas viagens na BR304 entre Natal e Mossoró (que está uma merda!!) caí em uma meia dúzia de buracos. Por isso achei que quando fosse alinhar ia levar uma facada!

Na inspeção prévia (para verificar se tinha alguma peça estragada) ela passou com 100% de aprovação (até aí nada de facada!) Mas na hora de alinhar precisou de cambagem no lado direito. O filho da mãe do alinhador futucou tanto tentando alinhar que a direção que era 100% aprumada ficou "atravessada" uns 60º para esquerda. A máquina acusava -1º na cambagem da roda direita.

Morri em R$ 270 para fazer "alinhamento técnico". Não pude acompanhar esse serviço e fiquei na dúvida sobre o que eles fazem nesse tal "alinhamento técnico".
Joquei no google mas ele basicamente só mostra sites de ferramentas e equipamentos. Fiquei cismado com o preço das ferramentas/equipamentos, achei tudo relativamente barato (menos de R$ 3.000) comparando com o preço que paguei pelo serviço. Outro detalhe é que aqui em Natal até onde sei só uma oficina faz esses serviços (Monobloco no Alecrim).

Por que as Natal Pneus, LCirne e HC pneus (oficinas grandes "especializadas" em alinhamento/balanceamento) não tem esses equipamentos?
O que especificamente é feito? Suspensão é "puxada" para o lugar através de equipos hidráulicos?

LEONARDORAZO
17/05/2009, 01:57
Thelmo, aqui no RJ só tem uma empresa que faz esse alinhamento que eu saiba, é a monobloco. Levei minha ex ranger para fazer o serviço ha uns 3 anos. Me cobraram á epoca uns 500,00 e não me deixaram nem sequer entrar ou ver a oficina a qual eram feitos os "alinhamentos". Depois disso conheci um alinhador das antigas e que conhece o serviço deles, ele falou que era enganação...
Um abraço

Anthoniusnikos
17/05/2009, 18:47
É tudo repuxado na marra mesmo, Thelmo (equip. hidráulico com trave de aço, cabo de aço, torniquetão, etc.).
Abraços
Anthon

Fontenelle
17/05/2009, 19:31
Aqui em Fortaleza tem uma oficina que faz estes tipos de alinhamento, quando não dá certo numa loja de pneus, vai pra lá, o equipamento fica, literalmente, embaixo do chão, fiz em Xsara que tinha e vi como é feito, um pouco grosseiro, mas funciona.

Com relação à Ranger, a minha está com 1100kms, mas às vezes parace que os amortecedores não amortecem, como se fossem rígidos, sobre pequenas irregularidades, é minha primeira Ranger, isso é normal?

Walter L. L. Casitta
17/05/2009, 20:42
Aqui em Fortaleza tem uma oficina que faz estes tipos de alinhamento, quando não dá certo numa loja de pneus, vai pra lá, o equipamento fica, literalmente, embaixo do chão, fiz em Xsara que tinha e vi como é feito, um pouco grosseiro, mas funciona.

Com relação à Ranger, a minha está com 1100kms, mas às vezes parace que os amortecedores não amortecem, como se fossem rígidos, sobre pequenas irregularidades, é minha primeira Ranger, isso é normal?

As pessoas confundem a verdadeira função do amortecedor com o nome. A função do amortecedor não tem nada a ver com amortecer. Na verdade são eles que enrijecesse a suspensão e causam desconforto.

A sua Ranger comporta-se dessa forma porque é um picape. Foi feito para levar carga e quando anda vazia, pula e balança mesmo justamente porque os amortecedores foram feitos esperando levar carga...

Walter L. L. Casitta
17/05/2009, 20:49
Thelmo, aqui no RJ só tem uma empresa que faz esse alinhamento que eu saiba, é a monobloco. Levei minha ex ranger para fazer o serviço ha uns 3 anos. Me cobraram á epoca uns 500,00 e não me deixaram nem sequer entrar ou ver a oficina a qual eram feitos os "alinhamentos". Depois disso conheci um alinhador das antigas e que conhece o serviço deles, ele falou que era enganação...
Um abraço

Toda vez que o alinhador encontra qualquer dificuldade e não for claro indicando um peça defeituosa como uma articulações ou bucha por exemplo, sai fora e procura outro. Ele é incompetente ou mau intencionado principalmente se ele tiver que trabalhar as escondidas...

Anthoniusnikos
17/05/2009, 21:04
Fontenelle, não sei se é porque já acostumei com a minha, mas acho macia até demais. Quando passo em lombadas um pouco mais rápido parece que tem mola helicoidal. Quando vazia uso 30 nos pneus.
Será que a calibração dos pneus da sua não está muito alta ?
Abraços
Anthon

TylerNTL
17/05/2009, 21:38
Toda vez que o alinhador encontra qualquer dificuldade e não for claro indicando um peça defeituosa como uma articulações ou bucha por exemplo, sai fora e procura outro. Ele é incompetente ou mau intencionado principalmente se ele tiver que trabalhar as escondidas...

O pior é que eu sempre alinhava a minha viatura na HC pneus, o alinhador era um senhor magro careca e eu gostava do serviço dele.

Dessa vez foi um gordinho que não me pareceu ser intelectualmente muito privilegiado.

Será que foi a burrice do gordinho que deixou a roda com -1º de cambagem?
Morri em R$ 270 a toa?

Fontenelle
17/05/2009, 21:39
As pessoas confundem a verdadeira função do amortecedor com o nome. A função do amortecedor não tem nada a ver com amortecer. Na verdade são eles que enrijecesse a suspensão e causam desconforto.

A sua Ranger comporta-se dessa forma porque é um picape. Foi feito para levar carga e quando anda vazia, pula e balança mesmo justamente porque os amortecedores foram feitos esperando levar carga...

:putz: Valeu, na verdade é minha primeira picape "grande", antes tinha uma Saveiro rebaixada, mas eu gostava. hehehe

Anthoniusnikos, vefiquei a calibragem, coloquei 30, o ocorrido foi com essa calibragem mesmo.