Conectar

Ver Versão Completa : caixa de transferencia

jasantos
30/09/2008, 17:47
Olá pessoal: Desde que adquiri meu defender tenho estudado nos manuais e pesquisado bastante para estar sempre alerta quando problemas por ventura surgirem! Para não ficar na mão dos mecanicos.Pesquisando por estes dias encontrei os termos 1.410 ratio e 1.667 ratio relacionado com a caixade transferencia . Alguem poderia me esclarecer o que vem a ser.
Agradeço a atenção.

Agostinho land 110

busta
30/09/2008, 18:07
Agostinho, vou tentar ajudar por dedução (os experts me corrijam por favor).

Ratio em inglês significa "razão" ou "taxa", dependendo da aplicação.

Para a caixa da transferência acredito que o 1410 e 1667 siginificam que para cada 1 volta que a engrenagem da caixa de câmbio dá, a da cx de transferência dá 1410 ou 1667, ou vice e versa. Esse é, teoricamente, o que dá mais força as rodas quando você aciona a reduzida.

Os valores devem variar de acordo com a posição da alavanca no High ou no Low. Vi na Internet há um tempo que , por exemplo, o ratio (ou razão) da reduzida (o low da alavanca) é de 3300 aprox, e o high original (pelo menos da cx LT230) é de a 1410, sendo que a 1667 é uma opção.

POr favor não tome essa iknfo como definitiva, vamos esperar um dos mais experimentados para falar.

Abraço,

rafaelfernandez
24/04/2009, 19:27
Amigos,

A 10000km atras, troquei todos os oleos de minha 110. Inclusive o da caixa de tranferencia(reduçao). Hoje, fui fazer minha verificaçao de rotina e ao tirar o bujao de nivel (é o mesmo por onde se poe o oleo, certo?) nao desceu uma unica gota de oleo. Resolvi completar o oleo. Coloquei 2 litros(era o que eu tinha de reserva no carro) e mesmo assim o oleo nao bateu no nivel(segundo o manual a capacidade é de 2,3l). Ou seja, aparentemente a caixa estaria 300ml de oleo.
Minha pergunta é: Qual o processo correto para verificacao do nivel de oleo na caixa? É o mesmo dos diferenciais, ou seja, tira-se o bujao superior e se escorrer um pouco de oleo esta tudo ok?
Outra pergunta: Por onde esse oleo pode ter fugido, uma vez que nao há vazamentos aparentes?
E finalmente: Tem como se colocar mais oleo do que o nescessario ou quando chega no nivel ela simplesmente transborda o excesso pelo bujao de nivel?

[]´s curiosos
Rafael

_portela
24/04/2009, 21:21
Foi você quem trocu o óleo da primeira vez?

Olha, com 300ml de óleo por 10KKm certamente moeu a caixa.

Como pelo jeito não moeu tem algo errado nessa história :stop:

Hugo4x4
25/04/2009, 05:08
Amigos,

A 10000km atras, troquei todos os oleos de minha 110. Inclusive o da caixa de tranferencia(reduçao). Hoje, fui fazer minha verificaçao de rotina e ao tirar o bujao de nivel (é o mesmo por onde se poe o oleo, certo?) nao desceu uma unica gota de oleo. Resolvi completar o oleo. Coloquei 2 litros(era o que eu tinha de reserva no carro) e mesmo assim o oleo nao bateu no nivel(segundo o manual a capacidade é de 2,3l). Ou seja, aparentemente a caixa estaria 300ml de oleo.
Minha pergunta é: Qual o processo correto para verificacao do nivel de oleo na caixa? É o mesmo dos diferenciais, ou seja, tira-se o bujao superior e se escorrer um pouco de oleo esta tudo ok?
Outra pergunta: Por onde esse oleo pode ter fugido, uma vez que nao há vazamentos aparentes?
E finalmente: Tem como se colocar mais oleo do que o nescessario ou quando chega no nivel ela simplesmente transborda o excesso pelo bujao de nivel?
[]´s curiosos
Rafael

Rafael,

Em anexo uma foto onde se vê o bujão para enchimento e verificação do óleo da transferência, confere?

rafaelfernandez
25/04/2009, 17:49
Amigos,

Ai esta a foto do bujao que mencionei. Nao me parece ser o mesmo que o Hugo falou. So lembrando, minha 110 é 2001/2002. Nao sei se tem alguma diferenca. Existe ainda um outro bujao, mas esse fica na parte mais baixa da caixa e me parece ser o usado para escoar o oleo na troca. Outra coisa: ao colocar os 2 litros o oleo nao bateu no nivel, por isso perguntei se teria como colocar mais do que os 2,3 litros indicados no manual. A caixa esta funcionando normalmente, sem nenhum ronco ou dificuldade de engates. Estou realmente preocupado e ainda mais confuso...

[]´s
Rafael

Hugo4x4
25/04/2009, 19:04
Amigos,

Ai esta a foto do bujao que mencionei. Nao me parece ser o mesmo que o Hugo falou. So lembrando, minha 110 é 2001/2002. Nao sei se tem alguma diferenca. Existe ainda um outro bujao, mas esse fica na parte mais baixa da caixa e me parece ser o usado para escoar o oleo na troca. Outra coisa: ao colocar os 2 litros o oleo nao bateu no nivel, por isso perguntei se teria como colocar mais do que os 2,3 litros indicados no manual. A caixa esta funcionando normalmente, sem nenhum ronco ou dificuldade de engates. Estou realmente preocupado e ainda mais confuso...

[]´s
Rafael

Rafael,

Não fica preocupado, a transferência tem três bujões:

- O bujão da tua foto que serve para colocar o sensor de temperatura, esta na lateral a maior altura.
- O de enchimento e nível é o mostrado na minha foto que fica na parte posterior a uma altura intermediaria entre os outros dois.
- O de dreno que está na parte inferior.

Procura o bujão na parte posterior e retira o excesso de óleo por ele.

Hugo4x4
25/04/2009, 20:21
Rafael,

Em anexo uma página do manual para te ajudar, na figura da direita está o bujão de enchimento e o de dreno. Na minha land uma das poucas peças que não é original e esse bujão tipo tork do câmbio que aparece na figura da esquerda, o substitui por um de cabeça quadrada que é mais prático para tirar e colocar.

rafaelfernandez
25/04/2009, 21:23
Rafael,

Não fica preocupado, a transferência tem três bujões:

- O bujão da tua foto que serve para colocar o sensor de temperatura, esta na lateral a maior altura.
- O de enchimento e nível é o mostrado na minha foto que fica na parte posterior a uma altura intermediaria entre os outros dois.
- O de dreno que está na parte inferior.

Procura o bujão na parte posterior e retira o excesso de óleo por ele.

Valeu Hugo :concordo:

Tava realmente preocupado, esse nao é o tipo de dor de cabeça ($$$) que gostaria de ter...
Só restou uma duvida: Quando sei que o excesso de oleo ja saiu(ou que ja esta no nivel correto)? Nao quero retirar mais oleo do que o nescessario.

[]´s
Rafael

Hugo4x4
25/04/2009, 22:44
Valeu Hugo :concordo:

Tava realmente preocupado, esse nao é o tipo de dor de cabeça ($$$) que gostaria de ter...
Só restou uma duvida: Quando sei que o excesso de oleo ja saiu(ou que ja esta no nivel correto)? Nao quero retirar mais oleo do que o nescessario.

[]´s
Rafael

Rafael,

A land deve estar numa superfície nivelada, então coloca um recipiente para óleo não cair no chão, em teu caso retira primeiro o bujão do sensor de temperatura e logo o bujão de enchimento, quando estiver acabando de escorrer o óleo coloca o bujão de enchimento primeiro e logo o do sensor.

rafaelfernandez
26/04/2009, 11:52
Valeu mais uma vez. Amanha vou dar uma olhada nisso e posto os resultados aqui.

[]´s
Rafael

_portela
27/04/2009, 14:01
Ufa!

Que bom que foi só erro de buraco...:oops:

Abs.,

marcio pajero
27/04/2009, 19:31
Rafael,

Em anexo uma página do manual para te ajudar, na figura da direita está o bujão de enchimento e o de dreno. Na minha land uma das poucas peças que não é original e esse bujão tipo tork do câmbio que aparece na figura da esquerda, o substitui por um de cabeça quadrada que é mais prático para tirar e colocar.
Isto mesmo hugo, este bujão tork é muito dificil. em lugares com pouco recursos, se voce faz uma travessia de rio e depois quer conferir se não houve contaminação do oleo (eu uso snorkel de caixas e diferenciais) costuma não achae estas chaves em postos de serviços ou troca de oleos. É aconcelhavel a sua substituição. Marcio

rafaelfernandez
29/04/2009, 11:31
Amigos,

Obrigado pela ajuda.
Realmente foi so um erro de buraco!!! :parede::parede::parede: :oops::oops::oops:
Retirei o excesso de oleo(quase 2,5 litros) e aproveitei e substitui logo o bujao torks(o desgraceira ruim) por um quadrado bem mais amigavel.
Agora tenho uma pergunta: Se eu tivesse rodado com o excesso de oleo, poderia ter tido algum problema?

[]´s
Rafael

Edu MB
05/05/2009, 20:56
Amigos,

Obrigado pela ajuda.
Realmente foi so um erro de buraco!!! :parede::parede::parede: :oops::oops::oops:
Retirei o excesso de oleo(quase 2,5 litros) e aproveitei e substitui logo o bujao torks(o desgraceira ruim) por um quadrado bem mais amigavel.
Agora tenho uma pergunta: Se eu tivesse rodado com o excesso de oleo, poderia ter tido algum problema?

[]´s
Rafael

Rafael, da uma conferida nos respiros .. se tiver entupido vai aumentar a pressão dentro da cx e provavelmente vai aparecer vazamento em algum lugar ..

Pra ver se tá tudo ok , é só assoprar na mangueirinha de respiro , o ar tem que ir e voltar normalmente ..

Abraço ,

Zé Marrara