PDA

Ver Versão Completa : Pneus 38" no Troller

Páginas : 1 [2]

andres-tavares
13/11/2010, 18:20
Visualmente achei que seu carro ficou fantastico, gosto de carro alto com pneu longe do paralama.

Bom do caster nem eh sempre assim, meu troller 2008 original de fabrica ja nao voltava direito, sempre tinha que ajudar ele, isso com pneu 31" ... tanto que sempre quiz comprar um amortecedor da direcao Tough Dog que eh tipo um coil over (ao redor dele tem uma mola) e eh feito pra voltar pro meio... pena que eh caro pra trazer da Australia.

Bom realmente o sistema nao parece o mais bonito nem resistente de todos, mas vejo que tem a vantagem de dar um certo angulo na base da mola e isso eh bom ... realmente reforcando a base com um tubo nao vai quebrar ... alias eu nao consigo ver a foto do "desenho do calco revisado."

Com 5 cm (2") realmente o carro da fim de curso atras, mas nada que soldar um olhal no amortecedor ou trocar ele por um mais longo nao resolva.

Como voce ja deve ter feito na hora de levar o carro pra alinhar e balancear eh so pedir pra eles medirem o caster e ver se esta entre o especificado ...

O que nao gosto e nao tem jeito, eh que o eixo fica cada vez mais proximo do centro do carro, ai como bem voce falou teria que fazer links mais longos como o Carlos fez no troller dele, Taxi que ficou do caralho (eh um RF mas ideia de alongar os links eh a mesma) ... bom que isso aumenta o entre eixo (WB) deixando o carro mais estavel e compensando com a altura.

Achei estranho voce tirar os bumpstops (batentes) ... sao eles que limitam o curso da suspensao pra cima, agora sem eles o prato vai bater direto no suporte de ferro e deve dar uma pacada feia ... e ai?

Os amortecedores vi que voce alongou eles com um pedaco de ferro soldado certo?... mas falam que soldar no corpo do amortecedor alem de ser perigoso por ter gases ali dentro, as altas temperaturas da solda porem prejudicar as qualidades fisicas dos oleos/gases ali dentro ...

Na foto que voce esta testando a suspensao, ali eh o maximo de curso que ele da?

Bom alem do mais, ficarei atento pra ver as mudancas ... e nao esquenta a cabeca, o bom que eh tudo plug and play, ficou ruim eh so tirar.

Abs.

Giovani
13/11/2010, 18:22
Valeu a ajuda Giovane.
Vou fazer como você disse.
Segue anexo o desenho do calço revisado.
Legal... Vai ficar bem melhor.:concordo:

Estou rebocando o Troller normalmente, portanto, o carter esta correto.

Abraços.
Pode cortar a panhard e colocar rosca para ajustar a posição dos eixos, mas por certo ainda teria que mudar a posição do suporte da panhard, na mesma altura do calço da mola. Elevar o suporte do eixo, ou baixar o do chassi.
Fiz isso na Cherota (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55351).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=167587&d=1240380888
O mesmo vale para o braço pitman. Ou ele abaixa, ou precisa de high steer. High steer para o Troller ainda não existe, mas um pitman maior talvez encontre.
Funcionar sem isso tudo funciona, mas não como deveria...

[]'s

Fabil
13/11/2010, 18:28
Giovanni...

mas um Z-bar é apenas um paleativo nao? o que importa é o angulo formado pelo dois pontos de fixacao quando se traca uma linha reta.. continua acentuado.

T+

dudarj
13/11/2010, 18:44
Sim. Preciso mesmo de toda essa altura, porque gosto de fazer trilhas hard, e, portanto não posso diminuir o curso da suspensão.
Veja na foto anexa que o pneu traseiro quase pegou no paralama quando o curso da suspesão atingiu os extremos.

Altura não tem nada a ver com capacidade de fazer trilhas hard.

Não adianta levantar tanto o carro, se os seus eixos continuam no mesmo lugar.
Assim o seu centro de gravidade aumenta, aumentando o risco de tombamento.

Outra observação no seu projeto, é utilizar as rodas originais em pneus 37x12,5. Os pneus são muito largos para a roda. Voce usa espaçadores? Caso contrario, isso pode ser a causa do pneu raspar tanto na sua cx de roda.

Se quer melhorar o seu offroad, tenta aumentar o curso da suspensão. Sugiro a troca dos amortecedores para de maior curso. Esses seus amortecedores possuem o mesmo curso dos originais. (curso: fechado X aberto)

Depois que trocar os amortecedores para de maior curso, faça um mecanismo para poder soltar as bieletas da barra estabilizadora durante a trilha. Assim voce ganhará mais curso na suspensão.

Tem muito mais a fazer para aumentar o curso, mas meus conhecimentos param por aqui. Depois é trocar os braços, tri-link, four-link etc...ai deixo p/ os colegas mais experientes.

sergiocavallaro
13/11/2010, 19:07
... alias eu nao consigo ver a foto do "desenho do calco revisado."

Segue anexo novamente o desenho do calço no formato PDF.

Giovani
13/11/2010, 19:11
Giovanni...

mas um Z-bar é apenas um paleativo nao? o que importa é o angulo formado pelo dois pontos de fixacao quando se traca uma linha reta.. continua acentuado.

T+

Sim. Por isso que eu baixei o suporte, para deixar a barra o mais horizontal possível, assim como a barra que liga o pitman à roda direita. Essas barras precisam ser paralelas, para que o volante não oscile tanto com o sobe e desce da suspensão.
Essa barra da Cherota é a original dela. Não é uma "Z". A curva que tem ali é só para desviar da bola do diferencial. Não tem espaço para usar uma barra reta. E está no macaco, com o eixo pendurado. Com ela no chão, o pivô que liga ao chassi, fica na mesma altura do pitman (também maior), logo acima do eixo, como é originalmente.;)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=254063&stc=1&d=1289682557

Z-bar não existe! É o mesmo que usar uma assim /. Fica um lixo para dirigir.

[]'s

andres-tavares
13/11/2010, 19:24
Ja deu pra ver o desenho, bem melhor.

Abs.

sergiocavallaro
13/11/2010, 19:32
Como voce ja deve ter feito na hora de levar o carro pra alinhar e balancear eh so pedir pra eles medirem o caster e ver se esta entre o especificado ...
.
Já foi medido o caster e ele está bom, dentro do especificado.

Achei estranho voce tirar os bumpstops (batentes) ... sao eles que limitam o curso da suspensao pra cima, agora sem eles o prato vai bater direto no suporte de ferro e deve dar uma pacada feia ... e ai?

Já vi muito jipe sem esses batentes e observei que ele não era utilizado, então eu tirei para preservá-lo.

Os amortecedores vi que voce alongou eles com um pedaco de ferro soldado certo?... mas falam que soldar no corpo do amortecedor alem de ser perigoso por ter gases ali dentro, as altas temperaturas da solda porem prejudicar as qualidades fisicas dos oleos/gases ali dentro ...

Sim. O amortecedor foi alongado em 4" com um tarugo de aço. Este tarugo foi soldado do lado da haste para o calor não atingir o corpo do amortecedor. É óbvio que tem que solda com a haste fora do corpo.

Na foto que voce esta testando a suspensao, ali eh o maximo de curso que ele da?

Sim. É o máximo do curso, tanto no dianteiro como no traseiro. Permaneceu o curso original do carro.

AKPG
13/11/2010, 20:13
Se você tentar resolver o problema de raspar na carroceria vai enfrentar o mesmo problema que eu.:parede:
Se colocar calços de plastico de 2” vai continuar raspando e terá que mexer no amortecedor, porque começa a dar fim de curso. Faz um tok tok quando o carro esta em movimento. Também vai diminuir o curso da suspensão e conseqüentemente o carro vai ficar ruim para transpor erosões.
Os calços de plástico maiores que 2” fazem a mola trabalhar torcida, por causa do desaminhamento das sedes das molas.
Sérgio,
Pelo que vi até agora, se colocar um BL de apenas uma polegada, não vai raspar em mais nada. Só não posso fazer isto pois meu carro não irá mais entrar na minha garagem...
Com o calço de 4cm que coloquei já está dando fim de curso. Por isso, no futuro vou trocar os amortecedores.
Quanto as erosões, compenso a falta de curso com o uso do bloqueio nos dois eixos. Fica da mesma forma que meu ex-troller com pneu 35... Infelizmente o Troller não tem curso bom de suspensão, então o bloqueio ajuda a resolver esta deficiência.

Abraço,

andres-tavares
13/11/2010, 20:15
Ok Sergio, Obrigado pelas respostas....

Mesmo 4" a mais e ainda esta no especificado, que bom! ... ficou com quantos graus?

Respeito ao batente achei estranho pois o meu encosta nos batentes quando esta numa situacao tipo a sua (testando a suspensao) ... se tirar eles o pneu ira subir mais porem possivelmente o limitador da suspensao sera o amortecedor, e se ele der uma pancada num fim de curso com certeza ira danifica-lo.:pensativo:

O pneu bate muito nas caixas de roda? pratos superiores das molas?

Voce usa alargadores de roda?

Realmente roda tala 7" com pneu 12.5" nao eh recomendado ... pois so traciona o meio do pneu, tendo que baixar muito a pressao, mais ainda os creppy crawler ... meu caso eh com bf e ja tenho que baixar a pressao pra tracionar com a banda inteira ... porem fica bem bonito com roda mais fina, e eh mais dificil destalonar.

Bom mas sem querer ser chato, na hora de soldar o tarugo o mesmo nao foi soldado a parte superior do corpo do amortecedor? ... mesmo com a haste pra baixo no copo tem gases/oleo.:pensativo:

AKPG

Eu tenho um ano e alguns meses com calcos no troller ... no comeco dava fim de curso direto, hoje em dia ja deu uma cedida na traseira, o carro perdeu um pouquinho de altura e agora se passar devagar nas lomabadas nao da fim de curso ... se voce rodar bastante em trilha pouco tempo as molas darao uma cedida, eh normal, ali o problema diminui um pouco mas estara sempre presente.

abs

Giovani
13/11/2010, 21:20
Já vi muito jipe sem esses batentes e observei que ele não era utilizado, então eu tirei para preservá-lo.
Esse batente custa umas 10 merrecas, não precisa preservá-lo. Tem que usar. Sem ele a pancada de fim de curso será do amortecedor. Isso no original... Com essas mudanças todas, é preciso calcular o que está batendo primeiro...

Veja na foto da Cherota que anexei na mensagem anterior, um tarugo dentro da mola, na parte de baixo. É de nylon, parafusado embaixo, na mesma medida dos calços. Se vai um calço na mola, precisa ir outro no batente. O "não era utilizado" é pq o amortecedor está dando o fim de curso. Rapidinho vai pro saco...

[]'s

andres-tavares
13/11/2010, 22:37
Esse batente custa umas 10 merrecas, não precisa preservá-lo. Tem que usar. Sem ele a pancada de fim de curso será do amortecedor. Isso no original... Com essas mudanças todas, é preciso calcular o que está batendo primeiro...

Veja na foto da Cherota que anexei na mensagem anterior, um tarugo dentro da mola, na parte de baixo. É de nylon, parafusado embaixo, na mesma medida dos calços. Se vai um calço na mola, precisa ir outro no batente. O "não era utilizado" é pq o amortecedor está dando o fim de curso. Rapidinho vai pro saco...

[]'s

Concordo eu disse a mesma coisa na mensagem anterior.

abs

Fabil
14/11/2010, 10:06
Já foi medido o caster e ele está bom, dentro do especificado.

já que foi medido, em quantos graus está? se nao estou enganado nos trollers sao -3°

T+

sergiocavallaro
14/11/2010, 12:32
Mesmo 4" a mais e ainda esta no especificado, que bom! ... ficou com quantos graus?

Não me lembro. A máquina é eletrônica. Lembro-me que valores ficavam em vermelho na tela quando estava fora do especificado. Apenas a convergência foi ajustada.

Respeito ao batente achei estranho pois o meu encosta nos batentes quando esta numa situacao tipo a sua (testando a suspensao) ... se tirar eles o pneu ira subir mais porem possivelmente o limitador da suspensao sera o amortecedor, e se ele der uma pancada num fim de curso com certeza ira danifica-lo.

Observei que a mola ficou quase totalmente comprimida. Não sei se o limitador do curso foi o amortecedor. Na dúvida, acho melhor eu colocar os batentes novamente.

O pneu bate muito nas caixas de roda? pratos superiores das molas?

Não sei o que é caixas de roda. Quanto aos pratos superiores, os pneus não batem.

Voce usa alargadores de roda?

Sim. Uso alargadores de 45mm. Gosto muito deles, porque protegem as carroceria.

Realmente roda tala 7" com pneu 12.5" nao eh recomendado ... pois so traciona o meio do pneu, tendo que baixar muito a pressao, mais ainda os creppy crawler ... meu caso eh com bf e ja tenho que baixar a pressao pra tracionar com a banda inteira ... porem fica bem bonito com roda mais fina, e eh mais dificil destalonar.

Concordo com tudo que você disse. Realmente o pneu traciona mais no meio. Estou usando pressão de 16lbs nos 4 pneus.

Bom mas sem querer ser chato, na hora de soldar o tarugo o mesmo nao foi soldado a parte superior do corpo do amortecedor? ... mesmo com a haste pra baixo no copo tem gases/oleo.

Sim. O tarugo foi soldado na parte superior do amortecedor, onde tem a capa de proteção da haste. Ao retirar o amortecedor, automaticamente a haste é totalmente avançada para fora do corpo.

andres-tavares
14/11/2010, 12:59
Não me lembro. A máquina é eletrônica. Lembro-me que valores ficavam em vermelho na tela quando estava fora do especificado. Apenas a convergência foi ajustada.

Ok!

Observei que a mola ficou quase totalmente comprimida. Não sei se o limitador do curso foi o amortecedor. Na dúvida, acho melhor eu colocar os batentes novamente.

Correto!

Mmm, bom faz o seguinte, coloca o carro no morrinho de novo quando levantar a roda do chao para ... ai voce vai olhar se as rodas que estiverem comprimidades nao estiverem encostando com a base do batente (aquele tubo de ferro no meio da mola onde se parafusa o batente) senao eh isso entao eh o amortecedor que esta dando fim de curso (o original mede uns 38 cm fechado, o seu deve ter 48 cm ja que aumentou 4") ... senao fica de olho se os elos da mola nao encostam um no outro... nenhum deste sintomas eh bom, o correto eh apoiar nos batentes ... e sim voce esta correto coloque de novo, como ja falaram sao baratos :concordo:

Não sei o que é caixas de roda. Quanto aos pratos superiores, os pneus não batem.

Nao sei explicar o que eh caixa de roda, mas pra facilitar a pergunta, os pneus batem em algum ligar embaixo do paralama ou na fibra?

Sim. Uso alargadores de 45mm. Gosto muito deles, porque protegem as carroceria.

Que bom, isso explica muita coisa.

Concordo com tudo que você disse. Realmente o pneu traciona mais no meio. Estou usando pressão de 16lbs nos 4 pneus.

Com certeza ... com 16 lbs ja traciona ele inteirinho? ... esse pneu eh complicado tem que usar pressoes extremamente baixas...

Sim. O tarugo foi soldado na parte superior do amortecedor, onde tem a capa de proteção da haste. Ao retirar o amortecedor, automaticamente a haste é totalmente avançada para fora do corpo.

Agora entendi ... valeu

abs

dudarj
03/01/2011, 18:30
To tirando a poeira desse tópico.

Está para entrar 1 jogo de 38x13 com rodas Beadlock no troller e pretendo deixar a suspensão com a altura original. Hoje está com calço de mola de 3cm.

Tenho 2 amigos aqui que tem 38, 1 deles tem calço de 3cm e não raspa.

Nós 3 usamos bodylift de 1,25".

Até o final de semana o jogo de rodas/pneus devem estar montados. FDS vou fazer todos os testes de suspensão SEM a estabilizadora. Medindo tudo para saber o que vou precisar fazer.

AKPG
03/01/2011, 19:16
To tirando a poeira desse tópico.

Está para entrar 1 jogo de 38x13 com rodas Beadlock no troller e pretendo deixar a suspensão com a altura original. Hoje está com calço de mola de 3cm.

Tenho 2 amigos aqui que tem 38, 1 deles tem calço de 3cm e não raspa.

Nós 3 usamos bodylift de 1,25".

Até o final de semana o jogo de rodas/pneus devem estar montados. FDS vou fazer todos os testes de suspensão SEM a estabilizadora. Medindo tudo para saber o que vou precisar fazer.
To achando que meu T4 "ORIGINAL" vai parecer carro de brinquedo perto destes montros!!!

Parabéns e posta ai a receita e principalmente as fotos!!!

dudarj
03/01/2011, 19:25
To achando que meu T4 "ORIGINAL" vai parecer carro de brinquedo perto destes montros!!!

Parabéns e posta ai a receita e principalmente as fotos!!!

É uma tentativa, não tenho a menor ideia se vai dar certo na prática. Mas como a maioria das mods no offroad brasileiro são feitas pelos próprios usuários, vamos ver se consigo isso.

Quero ver o quanto terei de diminuir nos paralamas traseiros.

O seu 37 pega muito quando flexionado? Já deu batente de susp?

AKPG
03/01/2011, 19:28
Como estou com as barras, ele pega muito pouco. Acho que se eu cortasse os pára-lamas por volta de 1 cm seria o suficiente para não pegar mais. Só que ai tem que considerar também algum peso no carro. Por isso, quando eu for cortar, vou tentar tirar algo em torno de 2 cm.

Quanto a dar batente, nao vi se está batendo. Vou fazer o teste neste fds e tiro outras fotos.

dudarj
03/01/2011, 19:36
Chegou até ser engraçado. Foram 5 Trollers na 4Crawl e colocamos 3 BL num dia e mais 2 no outro.
Parecia um bando de mulher em ponta de estoque...o Calcinha, que gosta só um pouco de "acessorizar" o Troller, tava que nem pinto no lixo com o Rhino. Mas diga-se de passagem, tá bonito pacas! Pena que só anda no asfalto...

Saldo da semana: 2 com 38"x13", 1 com 37"x14,5, e 1 "pequeno" com 35"....Fora o meu, que está com as rodas e pneus originais aguardando os SALTO ALTOs chegarem de SP e PR...

AKPG
03/01/2011, 19:39
kkkkkkkkkkkkkkk
O Rhino tá parecendo penteadeira de put@!!!! kkkkkkkkkkkkkk:mrgreen::odedo:

Realmente os bugões ai da galera do RJ estão bunitdimais!!!!

Mkaye
03/01/2011, 19:45
:odedo:
Vou começar a cobrar caro pelo uso de qualquer utilidade que seja de propriedade do Rhinoceronte !

Meu salário vai triplicar com o cliente vip Dudarj !
Vive saindo de roubadas usando as utilidades da penteadeira !

Proxima trilha vou dar umas chicotadas no Viking com cinta larga !

abs !
:odedo::odedo::odedo:

dudarj
03/01/2011, 19:52
Como estou com as barras, ele pega muito pouco. Acho que se eu cortasse os pára-lamas por volta de 1 cm seria o suficiente para não pegar mais. Só que ai tem que considerar também algum peso no carro. Por isso, quando eu for cortar, vou tentar tirar algo em torno de 2 cm.

Quanto a dar batente, nao vi se está batendo. Vou fazer o teste neste fds e tiro outras fotos.

É importante ver se está batendo. Caso não esteja, significa que ainda tem curso p/ cima.

Acho que a solução para vc seria colocar o BL de 1".

Outra, além de cortar, seria rebaixar o batente, para que ele funcione antes do pneu pegar. Essa é uma hipótese que tbm estou levando em consideração.

AKPG
03/01/2011, 19:54
É importante ver se está batendo. Caso não esteja, significa que ainda tem curso p/ cima.

Acho que a solução para vc seria colocar o BL de 1".

Outra, além de cortar, seria rebaixar o batente, para que ele funcione antes do pneu pegar. Essa é uma hipótese que tbm estou levando em consideração.
Com certeza o BL de 1" seria a solução para isto. Mas minha garagem não permite...
Quanto ao batente, vou analisar isto.

Abraço,

igorsa
03/01/2011, 19:56
Bom na primeira fase até agora foram
BL de 1,25 polegadas
Calço de mola de 5 cm
Creepy 38x13
fora os ajustes no cambio devido ao BL, e os ajustes no peito de aço para os pneus não rasparem.
No meu caso os pneus estão batendo nos braços da suspenção, quando esterço o volante inteiro. Soluções possiveis. espaçadores ou limitar o curso.

Fase 2 vai rolar:
ARB dianteiro traseiro + tampas
Amortecedores Fox
Semi eixos da Ensimec dianteiro e traseiros.
relação C&P 5.13 G2 até agora.
Cabo sintetico.
to vendo umas coisas sobre a panhard. Vamos ver no que dá
Vo fazer upload de algumas fotos e posto aqui galera
Abraços

Ps: Duda já se decidiu das rodas e pneus?! HAhahahhahahah

igorsa
03/01/2011, 20:16
kkkkkkkkkkkkkkk

Realmente os bugões ai da galera do RJ estão bunitdimais!!!!

Eu fico imaginando o tamanho dos facões que esses monstros não vão fazer em 1 dia de trilha. Intransitável para menores de 35.

Be Trindade
03/01/2011, 20:19
DUDAA.... SO PRA BOTAR LENHA NA FOGUEIRA... E SEI QUE VC GOSTA..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=84612

AKPG
03/01/2011, 20:21
DUDAA.... SO PRA BOTAR LENHA NA FOGUEIRA... E SEI QUE VC GOSTA..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=84612
Cada um sabe o valor do seu bem, mas 78k to achado muito caro....

Be Trindade
03/01/2011, 20:26
Com certeza...
mas que mudaria o problema da suspensao de vcs.... ahn isso mudaria!

dudarj
03/01/2011, 20:36
Cada um sabe o valor do seu bem, mas 78k to achado muito caro....

Já tinha visto esse tópico.

Com 78k dá p/ montar um TJ com D44, ARB, suspensão Rubicon Express, e ainda sobra MUITA grana.
Concordo com AKPG.

vídeo dele aos 5:55min http://www.youtube.com/watch?v=qHpx_E7Y56w

AKPG
03/01/2011, 21:03
Já tinha visto esse tópico.

Com 78k dá p/ montar um TJ com D44, ARB, suspensão Rubicon Express, e ainda sobra MUITA grana.
Concordo com AKPG.

vídeo dele aos 5:55min http://www.youtube.com/watch?v=qHpx_E7Y56w
To com uma foto do Troller amarelo na cabeceira da minha cama...:mrgreen::mrgreen:

Renan Folly
03/01/2011, 22:01
acho que é muito pneu isso força todo o conjunto mecânico o custo beneficio nao e bom

dudarj
03/01/2011, 22:12
acho que é muito pneu isso força todo o conjunto mecânico o custo beneficio nao e bom

Parece que a gente volta naquele tempo em que 33" era considerado ENORME. Eram as mesmas colocações hehehe....

igorsa
04/01/2011, 20:15
Medidas do monstro:
altura até o ponto mais alto do carro ( bagageiro ): 2,15 metros
Altura em relação a distancia diferencial do chão: 32 Cm
detalhe que estou usando 20 de calibragem nos pneus.

abraços

dcifu
04/01/2011, 20:22
Bom,
Posso passer minha experiencia. Os 14,5 são muito largos e vão raspar bastante. Para minimizar teria que usar um offset bem negativo o que força a ponta de eixo e deixa o carro mais largo e, conequentemente, muito pior para trilha. Sinceramente, Troller com pneu acima de 35 sem ponta de eixo, relação, homocinetica, roda livre, etc... para trilha vai dar dor de cabeça e quebrar.
Eu coloquei os 38 13 agora e reforcei todo o eixo ( ponta Ensimec, relação G2, homocinetica forjada Trail Gear, cubo de roda reforçado, roda livre Warn Premium, etc...).
Quanto a suspensão mesmo sem a barra não vai dar muito ângulo. O pneu aumenta, mas a suspensão não muda ( apenas tem o ganho de tirar a barra). O ideal e trabalhar na panhard, reposicionar os amortecedores para colocar um maior 33 ou 35 aberto e trocar as molas por maiores. No meu caso eu fiz o 4 link e ganhei bastante abertura.
A minha configuração agora esta:
Body lift 3 polegadas
Molas da F250 a gasolina com 6 polegadas de lift
Amortecedor do Ford Cargo de 35 polegadas reposicionado para junto da torre
Creepy Crawler 38 13 15 com BL offset -50 em roas tala 8 mangels
Bloqueio nas 4 rodas
Eixo com ponta de eixo T Rex Ensimec, Homocinetica Trail Gear, relação 5.28 G2, cubo de roda refoçado com rolamentos do caminhão Agrale e roda livre da Warn Premium.
Suspensão 4 link
Do resto o carro esta com proteções semi gaiola completa, guincho na frente ( Ekron 12000) e atrás Mile Marker 9000 e um monte de tranqueira a mais.
Devido a Body Lift e suspensão o carro ficou com quase 2,30 de altura
Dependendo do ano do carro acho que vale/ gasta ( carro mais upgrades) que os R$ 78 mil do TJ anuncioado. Basta colocar na ponta do papel carro + pneu + semi eixo + homocinetica + guincho + BL + mola + amortecedor, etc.... ihhh vai longe...
Depois posto fotos do Hommer com os updates.
Abraços,
Daniel

dudarj
04/01/2011, 21:58
Dcifu, essa galera ai só vai p/ shopping...hehehe

Mas, porque você subiu tanto o carro? 9pol dá quase 23cm!!! É isso mesmo? Não sei qual tipo de trilha voce faz, mas deve ter limitado muito o uso em trilhas ingremes.

Agora, com certeza um jipe altão é ótimo para aqueles poções de lama, mas não temos muito disso aqui no RJ.

Eu já tombei no Wrangler com "apenas" 4pol de lift e pneus 35"... então busco sempre o menor centro de gravidade possível, principalmente com pneus 37-38.

Poderia postar uma foto com a sua suspensão trabalhando? Teria medidas de curso?

Obrigado

dcifu
05/01/2011, 22:46
Igor,
E isso mesmo. O carro subiu 23 cm sem contar o que subiu com a mudança dos pneus para. Concordo com você que o carro deve ficar mais próximo do chão para ter mais estabilidade / melhor cetro de gravidade. No entanto temos que ver para o que o carro foi feito e também tentar minimizar / os “efeitos colaterais”.
Eu uso o carro mais para trilhas de lama e erosões. Fiz ( estou fazendo) um carro que fosse mais alto para passar na lama e que trabalhasse bem a suspensão para erosão. Para ganhar altura para lama coloquei os pneus 38 e troquei as molas e amortecedores. Para ganhar curso de suspensão coloquei os quick disconnects reposicionei o amortecedor para cima e molas maiores, mas também não tão duras permitindo assim uma maior compressão para subida do eixo e não tão moles que afetem a estabilidade. O 4 link entra também na parte de trabalho de suspensa permitindo que o eixo fique mais livre e tenha um curso maior ( dá para ter quase o mesmo curso trabalhando a Panhard). O maior problema que tive foi que o eixo subia muito e, com isso, acabava entrando e raspando no para lama. Tínhamos duas saídas: comer os para lamas do bugão ( quando falo comer é acabar com eles, principalmente os de trás) os fazer o body lift para que o eixo pudesse subir envergando os pneus sem que raspasse no para lama. Acabei optando pela segunda opção por estética e porque fiquei com dó de meter a serra na vtr. Se você não tiver dó mete a serra (com isso dá até para jogar o eixo umas 2 a 3 polegadas mais para trás o que fica um show. Mesmo assim, na segunda fase, dependendo do tamanho dos amortecedores e molas, pelo menos um body lift de 1,5 polegadas você terá que fazer, principalmente e trabalhar a Panhard para ganhar mais curso.
O carro está em fase de teste. No entanto na primeira etapa, a única coisa que deu para perceber foi que a altura não estava atrapalhando em lugares íngremes ( ele não tomba para trás e para o lado a suspensão acaba segurando devido ao trabalho). No entanto é um carro mais alto = mais cuidado (se errar é mais fácil / provável tombar).
Tem umas fotos neste tópico (algumas paginas para trás) da fase 1. De qualquer forma seguem algumas. Vou viajar agora e volto no final do mês quando espero pegar o carro da fase 2 e testar bem (tem alguns detalhes ainda para serem feitos na minha volta). Assim que testar da fase 2, coloco aqui os resultados.
Abraços,
Daniel

M-Beltrame
05/01/2011, 23:22
Vou fazer uma perguntinha de iniciante para quem tem paciência de responder:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Como assim trabalhar a Panhard?
Eu entendo a função déla que é impedir os movimentos laterais do eixo e tambem sei que a melhor posição dela é na horizontal.

( dá para ter quase o mesmo curso trabalhando a Panhard)

T+:concordo:

dudarj
06/01/2011, 09:21
Daniel,

Voce poderia ter refeito os batentes, como em todo kit de suspensão gringo, assim evitando que o carro ganhasse essas 3" de BL.

Como suas trilhas são de erosao, vc tem que ter muito curso para baixo e nem tanto p/ cima.

Beltrame,

Quando se levanta o carro, a panhard desloca o eixo p/ um dos lados. É necessário alongar um pouco a mesma.
Também é recomendado refazer os apoios da mesma, com novas juntas, melhorando sua mobilidade.

M-Beltrame
06/01/2011, 11:15
Duda é só isso?
Se for ao meu ver a suspa vai ter a elasticidade original.:pensativo:

dudarj
06/01/2011, 14:54
Duda é só isso?
Se for ao meu ver a suspa vai ter a elasticidade original.:pensativo:

Voce perguntou somente sobre a Panhard... mudando somente a panhard, seu curso continua o mesmo.

O negócio é quando vc altera os braços e troca amortecedores, se não mexer na Parnhard, não estará usando todo o potencial das alterações, alem de seu eixo ficar fora de centro caso altere a altura da suspenção.

Daqui a pouco (espero) vou mostrar o que estou fazendo para minha suspensão ganhar curso, alterando o mínimo necessário. Estou esperando chegar umas peças dos EUA, para assim montar tudo. O projeto está sendo feito em conjunto com o Rodrigo da 4Crawl e fornecedores gringos.....veremos.

M-Beltrame
06/01/2011, 15:19
Entendi:concordo:
Eu achava que a panhard limitava o curso mesmo no troller original:parede:
Obrigado pelas respostas.

Fabil
06/01/2011, 16:08
em sistema 2link ( radius arm) o que limita o curso da suspensao em grande parte é a capacidade de deformaçao das buchas...

a barra panhard vai influenciar apenas no deslocamento lateral do eixo, quanto menos horizontal ela for e tambem quanto mais curta ela for, mais o eixo vai se deslocar p/ os lados quando a suspensao torce..

T+

M-Beltrame
06/01/2011, 16:37
Eu acho q se tudo ficar em uma lista fica mais fácil

Então para ficar com uma suspa legal tem q:
1-colocar uma mola maior
2-colocar um amortecedor maior
3- ajustar o ângulo da panhard
4-trocar o sistema de bucha por terminais rotulares
5-copiar o sistema para soltar a barra estabilizadora que o duda ta fazendo :mrgreen::mrgreen:
É isso ( provavelmente não:mrgreen:)

Ñ vou fazer nada disso no troller mas só lokim pra fazer isso no dollar

dudarj
06/01/2011, 17:50
Eu acho q se tudo ficar em uma lista fica mais fácil

Então para ficar com uma suspa legal tem q:
1-colocar uma mola maior
2-colocar um amortecedor maior
3- ajustar o ângulo da panhard
4-trocar o sistema de bucha por terminais rotulares
5-copiar o sistema para soltar a barra estabilizadora que o duda ta fazendo :mrgreen::mrgreen:
É isso ( provavelmente não:mrgreen:)

Ñ vou fazer nada disso no troller mas só lokim pra fazer isso no dollar

1) Uma mola progressiva seria ideal, não necessariamente que elevasse o carro, mas sim com um curso maior. Nos EUA existem pessoas especializadas em todo os aspecto das molas (que não são poucos) então fico totalmente limitado para falar disso...nunca vi ninguem aqui com o conhecimento e maquinário para tal. Mas deve ter alguém.

2) Sim, e talvez alterar o suporte dos mesmos

3) O angulo não, e sim o comprimento, bem como colocar uns uniballs na ponta. Não há necessidade de alterar as bases onde a panhard é presa.

4) Dos braços da suspensão e da Panhard (to fazendo isso)

5) Huahuahuahua....esse eu já não sei...seria melhor prender a estabilizadora no carro e as bieletas no eixo que nem o Wrangler....nunca vi niguém fazer isso!

Se tiver alguém que queira adicionar ou comentar, eu agradeço!

dudarj
06/01/2011, 17:58
em sistema 2link ( radius arm) o que limita o curso da suspensao em grande parte é a capacidade de deformaçao das buchas...

a barra panhard vai influenciar apenas no deslocamento lateral do eixo, quanto menos horizontal ela for e tambem quanto mais curta ela for, mais o eixo vai se deslocar p/ os lados quando a suspensao torce..

T+

Quando flexionado, pneu esquerdo no alto e direito no baixo, o cáster altera. O pneu esquerdo vai mais p/ frente e o pneu direito mais para trás.

Como estamos falando de cáster, a Panhard, além de subir e descer, ela vai se mover lateralmente. Se movendo lateralmente, o uso de uniball ou juntas esféricas irá melhorar o curso da suspensão.

Um exemplo é o uso de buchas de poly em samurais. Isso PREJUDICA o curso, justamente por não ter movimentos laterais.

igorsa
06/01/2011, 18:20
Duda
Esse esquema de mecher nos braços na suspenção só valem se junto com isso soltarem as bieletas certo?

dudarj
06/01/2011, 18:29
Duda
Esse esquema de mecher nos braços na suspenção só valem se junto com isso soltarem as bieletas certo?

certo!

off: aparece no beco do alemao hj...vai vir uma galera!

igorsa
06/01/2011, 18:33
acho que vou mecher apenas na panhard então com a galera lá da 4crawl tá no esquema.

Off: Hj já marquei com uns brother aqui de ir no bar. Fica pra proxima ou na trilha que está por vir ai :dance::dance::dance:

dudarj
06/01/2011, 18:40
acho que vou mecher apenas na panhard então com a galera lá da 4crawl tá no esquema.

Off: Hj já marquei com uns brother aqui de ir no bar. Fica pra proxima ou na trilha que está por vir ai :dance::dance::dance:

Não vai alterar em nada mudar apenas a panhard. Um amortecedor mais longo ja ajuda!

igorsa
06/01/2011, 18:42
Quando me referi a PanHard estava falando sobre estabilidade direcional. Ja que esta também influi na estabilidade do veículo. No caso de uma alteração na panhard original com peças que a torne menos suscetíveis a deslocamentos.
Fizemos uns testes lá na 4crawl e vimos que pelo menos a do meu carro se movia bastante quando se empurrava o veiculo para os lados.

FinanceFreitas
06/01/2011, 21:18
Bom na primeira fase até agora foram
BL de 1,25 polegadas
Calço de mola de 5 cm
Creepy 38x13
fora os ajustes no cambio devido ao BL, e os ajustes no peito de aço para os pneus não rasparem.
No meu caso os pneus estão batendo nos braços da suspenção, quando esterço o volante inteiro. Soluções possiveis. espaçadores ou limitar o curso.

Igor, essa sua receita para caber os pneus 38" serve para os modelos 06/08 ou somente para a carroceria dos 09/...?

Quanto custou o BL de 1,25" e quanto custaria um de 3"?

Ficou Perfect esse T4. :palmas:

igorsa
06/01/2011, 21:27
Igor, essa sua receita para caber os pneus 38" serve para os modelos 06/08 ou somente para a carroceria dos 09/...?

Cara vou te falar que acho que vai nos 06/08 sim pois quando estava lá instalamos um BL de 1" em um Troller 2006.E os calços de mola vão para todos os modelos sem misterio. Agora quanto a médida de 3" acho que vai ter que fazer muitas alterações em relação ao cambio. Mas fala com o Samukanvas aqui do fórum. Ele é o Cara em relação a essa receita. E é gente boa pra caramba. pode trocar uma ideia tranquilo.
Abraço

FinanceFreitas
06/01/2011, 22:01
Cara vou te falar que acho que vai nos 06/08 sim pois quando estava lá instalamos um BL de 1" em um Troller 2006.E os calços de mola vão para todos os modelos sem misterio. Agora quanto a médida de 3" acho que vai ter que fazer muitas alterações em relação ao cambio. Mas fala com o Samukanvas aqui do fórum. Ele é o Cara em relação a essa receita. E é gente boa pra caramba. pode trocar uma ideia tranquilo.
Abraço

Vlw Igor.

Em relação ao cambio é somente usar um extensor.

Consignei ontem um V8 de luxo para estar entrando brevemente no mundo T4. Assim que pegar entro em contato com o "Homem da Montanha"... Já vi que o cara manja do assunto pra valer!

Nessa sua segunda fase não esqueça das homocinéticas Trail Gear para não ficar empenhado nas trilhas.
E não use espaçadores muito largos para não sair do trilho estreito das trilhas, pois irá forçar muito o conjunto com esses pneus. :concordo:

dudarj
06/01/2011, 23:11

Acho que ele não faz, pelo menos por enquanto, o BL de 3"...

Nosso amigo Carlos Roberto tem um 2006 citado pelo Igor. Colocou calços de 4cm na frente, 3cm atrás e BL de 1" com pneus 35". Segundo ele não pega nada.
Só vi em fotos, mas a cx de roda ficou com um espaço bom. Isso com rodas mangels de ferro, 15x7 e offset -15...pneus BF Km2 35x12,5

dcifu
07/01/2011, 15:24
Duda,

Os batentes form reposicionados muito tambem para conseguir colocar um amortecedor maior. Note nas fotos como o pneu fica quando sobe. O BL é necesssario com os 38. No meu caso acho qu um de 2 polegadas hoje seria suficiente. No entnato na epoca estava com os Creepy 37,5 recapados que davam 16 de largura e 39 de altura. Agora com 38 13 15 a historia muda pofrém o BL está la.

Concordo que tem que descer mais que subir, mas se não houver ganho de subida também não desce ( não Torce). O meu desce maisque sobe na famosa regra 2/3. O ideal seria mesmo um coil over que tem mola dupla com tensão separada em cada uma.

O Rodrigo viu fotos do carro e conhece o projeto. Ele me vendeu as relações e rodas livres. Converso bastante com ele também para pegar dicas etc...

Pelo seu comentario no outro post voce tambem vai colocar as Johnny joints ??!!! Essas juntas são o bicho e com pouca alteraçcão voce vai conseguir um excelente angulo.

Para quem perguntou eu coloquei / adaptei o quick disconnect do Wrangler na barra do Troller. Com isso dá para desplugar rapidinho na entrada da trilha e depois plugar de novo e ir com o bugão mais estavel para casa ( isso foi dica do Rodrigo também).

Abracos a todos,

Daniel

Daniel,

Voce poderia ter refeito os batentes, como em todo kit de suspensão gringo, assim evitando que o carro ganhasse essas 3" de BL.

Como suas trilhas são de erosao, vc tem que ter muito curso para baixo e nem tanto p/ cima.

Beltrame,

Quando se levanta o carro, a panhard desloca o eixo p/ um dos lados. É necessário alongar um pouco a mesma.
Também é recomendado refazer os apoios da mesma, com novas juntas, melhorando sua mobilidade.

dcifu
07/01/2011, 15:30
Realmente tem algumas alterações chatas como o extensor do cambio, fleixveis de freio, combustivel, etc... Posível é tanto que o meu tem, mas tem que ficar bem atento e rever todas as mangueiras, etc... O meu foi feito em Curitiba elo Ado Jensen.

Abraços,

Daniel

Abraço

dudarj
07/01/2011, 15:45
Duda,

Os batentes form reposicionados muito tambem para conseguir colocar um amortecedor maior. Note nas fotos como o pneu fica quando sobe. O BL é necesssario com os 38. No meu caso acho qu um de 2 polegadas hoje seria suficiente. No entnato na epoca estava com os Creepy 37,5 recapados que davam 16 de largura e 39 de altura. Agora com 38 13 15 a historia muda pofrém o BL está la.

Concordo que tem que descer mais que subir, mas se não houver ganho de subida também não desce ( não Torce). O meu desce maisque sobe na famosa regra 2/3. O ideal seria mesmo um coil over que tem mola dupla com tensão separada em cada uma.

O Rodrigo viu fotos do carro e conhece o projeto. Ele me vendeu as relações e rodas livres. Converso bastante com ele também para pegar dicas etc...

Pelo seu comentario no outro post voce tambem vai colocar as Johnny joints ??!!! Essas juntas são o bicho e com pouca alteraçcão voce vai conseguir um excelente angulo.

Para quem perguntou eu coloquei / adaptei o quick disconnect do Wrangler na barra do Troller. Com isso dá para desplugar rapidinho na entrada da trilha e depois plugar de novo e ir com o bugão mais estavel para casa ( isso foi dica do Rodrigo também).

Abracos a todos,

Daniel

Então foi por causa dos 39....entendi.

Tbm estou com as bieletas para Wrangler. Como você fez para prender a barra depois de desconectada as bieletas?
Com relaçõ a susp. cou colocar Crepper Joints nos 4 braços.

Alexandre Souto
07/01/2011, 18:17
Amigos, podem mostrar fotos de como ficaram estes Crepper Joints. Interesso, pois acho que as barras dos meus eixos estão sendo bem exigidas.

Uso eixos 6furos, alguém tem mais alguma sugestão para eu reforçar as barras e etc?

Obrigado!

samukanvas
07/01/2011, 20:14
Caramba vcs dois heim... não dá pra os dois marcarem num bar e conversarem sobre o assunto? Vcs ficam contando isso pra todo mundo e daqui a pouco tem um monte de gente inventando... :mrgreen:

Suspensão não é brincadeira :concordo:

Abs

BADIA
27/07/2011, 09:49
All, depois de criar o tópico, comprar as molas para seguir as dicas do amigo Sandro de SP acabei vendendo o Trolha, voltei as motos de trilha.
Agora recompro o Trolha e começo a montagem dos 38".
Em breve fotos do Trolha com os 38" calçadinhos.
Abraço,
Badia

Bernardo Hoelz
27/07/2011, 19:15
All, depois de criar o tópico, comprar as molas para seguir as dicas do amigo Sandro de SP acabei vendendo o Trolha, voltei as motos de trilha.
Agora recompro o Trolha e começo a montagem dos 38".
Em breve fotos do Trolha com os 38" calçadinhos.
Abraço,
Badia

Quero ver as fotos Badia!!

abrs,

BADIA
29/07/2011, 17:06
ALL, montei as rodas com os 38" no Trolha, breve fotos, porem eles raspam na parte interna do parachoques (original) quando esterçados.
Alguem já passou por isso? O que fazer? Cortar? refurar? Qual a melhor solução ?
Badia

dcifu
01/08/2011, 17:52
Badia,
Calços e rodas com offset mais negativo -50. No meu caso foi calço de 3 polegadas. Não raspa nadinha :-)

dudarj
02/08/2011, 19:03
ALL, montei as rodas com os 38" no Trolha, breve fotos, porem eles raspam na parte interna do parachoques (original) quando esterçados.
Alguem já passou por isso? O que fazer? Cortar? refurar? Qual a melhor solução ?
Badia

Ou faz uns espaçadores igual o AKPG fez, colocando o PC mais a frente, ou corta que nem eu fiz na época que ainda usava pc original.

Aqui tem um com 38" mas com BL de 1", calços de 5cm, rodas 15x10 com offset -39mm. Nunca vi na trilha, mas na cidade não pega.

luiz albano
02/08/2011, 19:28
Alongar as barras fixadoras do para choque resolve o distanciamento da área de ataque evitando que o pneu raspe na parte interna do mesmo ,principalmente nas manobras de marcha á ré.

BADIA
02/08/2011, 19:52
All, esta semana o Trolha esta ganhando bancos do Honda Civic, de couro, cheio de regulagens, coisa chic, eheheh, mas estive medindo a distância do pneu 33" com recape VJ e é de apenas 8cm da maldita ponta do parachoque, será que meu eixo é mais prá frente ou é assim mesmo.
Na sexta quando for retirar o bixo vou mandar cortar e encurtar as pontas do parachoque, acho a melhor solução, vamos ver, depois posto aqui as fotos.
Abraço,
Badia

dcifu
05/08/2011, 15:28
Badia,
Mesmo cortando o parachoque vai raspar na fibra. Vai precisar de um BL. Segue uma foto do meu com o BL + lift de 6" de suspensão.
306173

BADIA
05/08/2011, 19:54
DCIFU muito 10 teu Troller, mas já estou quase desistindo dos 38" de vez, vi em uma trilha esses pneus sem serem recapados apanhar dos 35 e 37" recapados, assim não dá graça.
Entopem de barro na primeira rodada, ficam lisos, perdem "grip" e além disso é uma missa prá encaixar, p.q.p.
Já tô pensando em meter os 37" recapados mesmo.
Mesmo assim vou cortar as pontas do parachoques dianteiro, assim evito qualquer "pênalti" nas trilhas.
Abraço e valeu a dica.
Badia

Badia,
Mesmo cortando o parachoque vai raspar na fibra. Vai precisar de um BL. Segue uma foto do meu com o BL + lift de 6" de suspensão.
306173

dudarj
06/08/2011, 17:33
Badia,

O recapado vai ser melhor do que o creepy na lama e charcos que tem ai pelo sul.

Agora, um 37 recapado deve ficar mais alto do que 38...

DCIFU muito 10 teu Troller, mas já estou quase desistindo dos 38" de vez, vi em uma trilha esses pneus sem serem recapados apanhar dos 35 e 37" recapados, assim não dá graça.
Entopem de barro na primeira rodada, ficam lisos, perdem "grip" e além disso é uma missa prá encaixar, p.q.p.
Mesmo assim vou cortar as pontas do parachoques dianteiro, assim evito qualquer "pênalti" nas trilhas.
Abraço e valeu a dica.
Badia

FAPO
07/08/2011, 07:32
Abraço e valeu a dica.
Badia

Não sei se vc sabe mas esses pneus com rodas beadlock podem rodar com apenas 3 bar de pressão devido ao reforço da carcaça.

Pode perguntar pra quem usa, a performance é milagrosa com pressão baixa.

dcifu
08/08/2011, 09:47
Eu tive com 37 recapados na carcaça do creepy (recapagem da mamute estilo volverine). O pneu era show de bola, ficava maior que um 38 original (39 de tamanho). O problema era que a a carcaça era de 14,5 e o pneu ficou no final com 16,5. O carro tinha que ter um offset muito negativo nas rodas. O carro ficou com 2,15 de largura total que para as trilhas de SP que são muito estreitas era muito largo e impedia que o carro fizesse direito a trilha (andava pela parede e quebrava a ponta pois forçava muito o eixo).
Para o sul que as trilhas são abertas e é muito alagado, acho que ficaria muito show essa configuração. Veja os topicos antigos que tem o meu pneu a venda ( já vendi ele mas sei que estava novamente a venda), bem como neste aqui tem foto do ncarro com o pneu recapado.
Abraços,
Daniel

fabiano carraro
09/08/2011, 00:51
Não sei se vc sabe mas esses pneus com rodas beadlock podem rodar com apenas 3 bar de pressão devido ao reforço da carcaça.

Pode perguntar pra quem usa, a performance é milagrosa com pressão baixa.desculpem a intromissao ,mas depois de ler e reler este tópico de traz pra frente e anotar certas coisas .....estou encontrando algumas coisas meio que distorcidas e equivocadas por aq....desconsiderando a idéia de que é este topico é apenas pra enfiar pneu maior no TROLLER e acreditar que estarao montados num super 4x4.

por exemplo:BARRAS PANHARD (TRACK BARS) nao sao a melhor coisa pros novos cursos que estao tentando alcançar .....2link + panhard ,nao servem pra fazer inscursoes em erosoes gigantes ou pedras enormes,é melhor partirem de vez pra conceitos em "W",ou "M"......ou no minímo 2link com whishibond...MELHORANDO EM MUITO o RTI de vçs, pra estes casos e preservando a integridade do restante do conjunto mecanico,sem falar no salto REALMENTE de QUALIDADE NOS PROJETOS .....

Eu pararia de brigar com GAMBIARRAS em carros de mais de 50paus usando molas e calços de nylon e partiria de vez pra amortecedores COIL OVERS ou a GAS,que ai sim trariam profissionalismo e seriedade ao quesito suspensao.....que como o samukinha ja avisou nao é coisa pra se BRINCAR.....vai fazer e GA$$TAR faça, e gaste direito.

por exemplo,se vçs alongam a panhard tentando compensar a nova distancia do chassis ao eixo,criada por molas + "tarugos"rsrsrsrsr.... pra ganharem maior vao livre entre o chassis e os eixos ,nao estao ganhando maior curso fazendo o que fazem ,apenas vao livre entre os mesmos.....,como as panhard só ficam corretas em um unico ponto,qualquer outro foge da geomentria ideal,ou seja depois ficam impraticaveis em outras posiçoes,lembrando que a menor distancia entre dois pontos = 1 linha reta,se este pontos se movem,algo fica fora da geometria, ou seja neste casos passam a destruir buchas,principalmente as rigidas,pois ficam arrastando os eixos,de um lado pro outro com o minímo sobe e desce da suspensao,isto causa MUITA FADIGA nos suportes e cria trincas invisiveis em soldas por exemplo, por tanto muito cuidado com este artificio de alongar a PANHARD,seria melhor rever o conceito da suspensao toda realmente.

"Cuidado ao mexerem em suspa sem conhecer realmente as forças envolvidas pois no PRETO VÉIO(ex-suzuki v-6 do Ramiro feito pela Spider) tivemos um belo susto recentemente e sem o menor aviso que denunciasse ruptura de suportes nos links,mesmo verificando tudo mensalmente antes de trilha, pois mesmo com tudo sendo muito limpo com thinner e uso de lupa e luz branca em busca de problemas......forças torcionais elevadas e peças mal calculadas causaram ruptura de varios itens no passar destes poucos meses.

Quanto a pneu grande com baixa pressao,se nao utilizarem T-CASE DE ENGRENAGENS e das grandes de preferencia ou peças com muita reduçao ,destruirao a corrente neste caso e partirao a carcaça da T-case em pouco tempo tambem......sem falar nestes motores chipadoes ai que fritam o eixo-piloto dos cambios ao despejarem muita potencia em situaçoes com carro PRATICAMENTE parado,os EATON nao aceitao desaforo com falta de oleo em suas entranhas,azulam mesmo.......

pra pneuzao cuidado com o retentor da caixa HD,explode mesmo ,assim como a mangueira superior com pneus 3....." pra cima,melhor reforçar (auxiliar),com 1 fullhidro.

experiencia propria com molas sob encomenda,...... nao prestam muito, pois sua tempera é de dificil induçao fora de empresas de porte gigante,só que estas só com escala pra se ter acesso ,mas em SJP existe uma pequena que faz sob encomenda ,mas quebrao sem avisar tambem,ou arriao facil depois de um certo periodo,mas valem muito mais a sorte no lugar destes calços sintéticos.....e PARAFUSOS SINISTROS!!!!!!

sobre pontas de eixo o basico é que elas explodem por dois motivos basicos,ou seu material e tratamento sao inadequados pra aplicaçao,ou O EIXO SOFREU EXCESSO DE TORÇAO......pontas com torçao acima dos 90° sao ideais,pro nosso uso ,em estrias o mais finas possiveis ,neste caso atualmente ,acima das 29 e criadas por processo de prensamento e nao frezamento como sao a maioria das feitas por aq atualmente.....,só por curiosidade as pontas de cromoly com mais de 120°graus seriam as necessarias pra esta cavalaria toda ai de vçs com diametro de pneus (35"ou >)pra ratio de 5.38,com o resto é melhor botar um calço mas embaixo do açulera,pra nao ficar voltando rebocado pra casa todo instante,e levando de azar os bloqueios juntos.......uma manha pra isto é fazer um pequeno risco nas pontas delas, em TORNO, bem proximo ao cubo pra caso elas venhao a se romper isto ocorrer em local de facil acesso e reposiçao das mesmas ,preservando o restante do conjunto interno como coroas e bloqueios......faziamos muito disto nos caminhoes de meu pai e economizavamos uma verba consideravel......

Temos um TROLLER 2007 aq em CWBA de um cara bem fraquinho em "engenharia aerospacial"que vivo trocando figurinhas com ele,e ele ja fez coisas bem interessantes em seu bugao,que com certa quantia em $ e muita observaçao simples ,o deixou livre de muitas quebras bestas a bastante tempo ,ja se vao mais de 10 trilhas bem complicadas que me deixam intrigado,com a quantidade de "manhas" destes caras .....mas principalmente facinado como preparador e meca de viaturas,mas o esquema basico segue um raciocínio bem simples:

"Entre o ponto A e o ponto Y ,NAO PODE HAVER DIFERENÇAS DE FORÇAS,AS COISAS DEVEM CONVERSAR E SE AJUDAREM A SE MOVER ,SEM EMPURRAR NEM PUXAR DEMAIS,SENAO O ATROPELO É CERTO".

t+

Trotta.79
09/08/2011, 07:04
X2...Perfeito!!! Sempre achei que a suspensão do Troller é razoável para o que se propõe, mas apenas para que se propõe! Resistente, mas além disso não é boa. Seria uma viatura perfeita com suspensão W ou M. Mas muito poucos vão saber fazer isso aqui no Brasil. Mas seria muito bom.

FAPO
09/08/2011, 08:23
Não tão perfeito assim!

Deve-se considerar apenas o peso dos pneus para poupar toda mecânica do veiculo, o diâmetro dos pneus pode e deve ser corrigido simplesmente com a troca das relações. O creepy 38" por ex pesa somente 38kg enquanto o creepy 40" pesa 48kg. Diferença de peso enorme para um ganho de somente 2".

Um kit 3-link ou 4-link pode ser instalado sem muita dor de cabeça no troller. Tem muito profissional em suspensão no Brasil sim.

O que tem muito no Brasil é gente sem grana que quer ter o que não pode, ai escreve o que acha ser o que não é.

Trotta.79
09/08/2011, 09:15
A suspensão W e M ficaria perfeita no Troller sim!!! É minha opnião. Para o que pretendo da viatura é o perfeito para mim. Pronto.:odedo:

Há pouco profissionais bons de suspensão no Brasil, é minha opnião e pronto.:odedo:

Eu tenho certeza que estou escrevendo, e não fico criticando os outros sem fundamento e pronto.:odedo:

dcifu
09/08/2011, 12:07
Fabiano,
Concordo com você que uma uspensão 4 link em W ou em M melhora e muito o carro. O meu, por exemplo, tem 4-link em W. Quanto ao coil over, o papo é outro. O troller infleizmente não permite colocar um coil-over. tentei estudar, icnlusive conversando com o Samukanvas e outras pessoas, uma maneira de colocar um coil-over. A unica maneira é rasgar o veículo e passar por cima do porta mala uma estrutura tubular, tirando assim o porta malas do carro. Na frente também você teria que passar e teria até o problema de não conseguir fechar o capo.
O calço de carroceria é necessário para levantar um pouco a carroceria para que o pneu não bata na fibra. Discordo que seja algo ruim de ser feito. Nos USA essa solução é colocada inclusive em carros com coil over para dar espaço para os pneus grandes. Note que estamos falando de calços de carroceria e não de suspensão, que concordo com você que não devam ser usados.
Quanto a molas, gostaria de morar nos USA onde voc~e vai em uma loja da Miebach e consegue a mola feita sob encomenda com o tamanho e dureza necessária. Aqui infelizmente não existe isso. Eu uso mola de outro veículo (F250) o que acaba sendo por um lado bom pois é uma mola original, mas por outro ruim pois é dura ( não tem a tensão correta na ponta do lapis)
Realmente eu gostaria de colocar uma caixa potente feito uma Atlas, Porém no Troller é difícil de achar uma que caiba. A Atlas, por exemplo, é maior e diminuiria ainda mais o carda, o que caisaria mais problemas de angulo de carda.
Gostei das dicas dos eixos. Eu tenho relação 5,38 G2 e uso homocinetica trail gear com bloqueio ARB cubo de roda total torque e pontas ensimec. No passado já vivenciei um problema de uma ponta (original) quebrando e destruindo o coroa pinhão etc...) Essa sua dica é muito boa para preservar o sistema, principalmente um desses bem mais caros....
De qualquer forma, acho que aqui tem gente que quer o carro para ter um pneu maior apenas e dai usar um set com panhard whisibone ou original apenas com um kit de 2 polegadas de mola + amortecedor (tipo ironman + offshox) e obvio um eixo reforçado para aguentar é a solução. Essas pessoas podem não usar o carro para trilha de erosão e sim apenas para charco como o pessoal do sul, daí uma supensão 4 link realmente não seria tão crucial. Outros, como eu, já querem trilhas mais pesadas e daí uma suspesnão 4 link tem que ser a solução.
Abraços

BADIA
09/08/2011, 13:03
X2 galera, aqui no sul 99% das trilhas são charcos, restevas de lavoura de arroz, etc. Quase não enfrentamos erosões, por isso os pneus recapados fazem a diferença.
Para terem idéia do que escrevo, visitem http://www.4x4brasil.com.br/forum/trilhas-off-road/10520-trilhas-no-sul-282.html e vejam noi finalzinho meu Troller dando de cara em um barranco submerso.
estava com os 33" com recape VJ, exelente pneu, mas se estivesse com os 38" não teria batido e entortado o parachoque dianteiro.
E o caminho certo era um pouquinho a minha esquerda, mesmo assim obstáculo vencido.
Abraço,
Badia

fabiano carraro
10/08/2011, 01:49
Não tão perfeito assim!

Deve-se considerar apenas o peso dos pneus para poupar toda mecânica do veiculo, o diâmetro dos pneus pode e deve ser corrigido simplesmente com a troca das relações. O creepy 38" por ex pesa somente 38kg enquanto o creepy 40" pesa 48kg. Diferença de peso enorme para um ganho de somente 2".

Um kit 3-link ou 4-link pode ser instalado sem muita dor de cabeça no troller. Tem muito profissional em suspensão no Brasil sim.

O que tem muito no Brasil é gente sem grana que quer ter o que não pode, ai escreve o que acha ser o que não é.

sinto mas discordo plenamente amigo FAPO.....a coisa toda envolvida aq é bem mais complexa do que simples realizaçoes de equaçoes matematicas de ratio.

PRA MIM POR AQ SEMPRE HOUVE GRANDE CAPACIDADE DOS BRAZUCAS EM OBTER EXCELENTES PRODUTOS E SERVIÇOS SEJAM ELES DE QUAISQUER FORMAS OU UTILIDADES,sejam elas adquiridas por mero impulso ou através de impagaveis prestaçoes.......mas na contramao deste poder consumista existe sim uma enorme incapacidade tecnologica e tecnica de nossos "profissionais" em executar açoes que realmente compensem altos investimentos.

o cidadao com poder de compra sempre consegue através de viajens ao exterior ,ou meios de informaçao,serem pegos facilmente no contra´pe por este paradigma,ele se encanta com produtos feitos la fora com preços e qualidade excelentes,mas principalmente com GARANTIA muitas veses vitalícia pois sao produzidos antes de mais nada sob controle de normas rigídas,e sonha em poder trazer este produto a baixo custo pra ka ,só que esbarra em questoes políticas e de dificil soluçoes como impostos e INCOMPETENCIA total de nossas autoridades em reconhecer as vantagens de se poder ter amostras de qualidade pra poderem serem copiadas com custo relativamente baixo ,COPIADAS sim ,POIS NAO SE DEVE CRIAR A GRANDE MAIORIA DAS COISAS E SIM COPIALAS,pois isto é mais inteligente do que reinventa-lás....,mas INFELISMENTE eles sabem que isto gera necessidade de capacitaçao e disposiçao dos NOSSOS educadores pra que possamos entender que se possuirmos maquinarios, mesmo que obsoletos ,embora com ajuste impecaveis ,eles serao funcionais,e poderemos copiarmos coisas boas e de facil acesso a grande maioria dos nossos,isto nos traria condiçoes financeiras, mesmo que levando algum tempo, pra realizarmos estas açoes e poderiamos contruir produtos tao bons quanto qualquer outro em volta deste mundao.....mas que uma vez adquirida esta condiçao ,o caminho nao teria volta,pois conhecimento gera vontade de mais conhecimento ainda....só que eles sabem que povo instruido e inteligente é experto e astuto,e nao pode ser facilmente enganado ,ou seja o bom malandro nao da tiro no pé. :pipoca:

mas infelismente pra isto tambem nos falta EDUCAÇAO e PROFISSIONALISMO,só que isto deve começar 1° no mais alto poder deste país ou seja dentro da cabeça dos nossos governantes,pra depois sim podermos exigir que meros mecanicos como EU e muitos outros que se julgam "profissionais" possam dizer que prestao serviços de qualidade e ai cairmos numa realidade de podermos ser dignos de dizer:

"Amigo seu jeep esta pronto,pode ir realizar seu HOBBY com toda sua família e com total segurança,precisando estou a disposiçao pra novos UPGRADES ou uma manutençao de rotina.

mas infelismente hoje, afirmo que enquanto um vai pra um lado tentar realizar seu hobby na maioria desconfiado com a qualidade do que esta usando,o outro entra ,E FICA COM A PULGA ATRAZ DA ORELHA ,E UMA VONTADE LOUCA DE DESLIGAR O CELULAR COM MEDO DE QUE ALGUEM LIGUE E LHE INFORME QUE UMA RODA CAIU NO MEIO DE UMA AUTO BAM E MATOU 3 DA MESMA FAMILÍA......

desculpem os textos longos, mas gosto de escrever,pra poder rever inumeros conceitos e idéias ,mesmo que meio pesadas e revolucionarias as veses.

E nestes assuntos de preparaçao sempre sinto a responsabilidade de minha profissao muitas veses posta a prova e vejo o quanto nos falta de capacidade tecnica e estrutural pra realizarmos serviços de alta qualidade e muitas veses de alta complexidade ,nos quais na maioria esmagadora das veses é realizado apenas com a força do coraçao e nem tanto do "cabeçao"!!!!!!

hoje copiamos algumas coisas simplesmente olhando imagens ,e nos esquecemos,ou simplesmente fazemos vista grossa pra maioria dos conhecimentos envolvidos,e na verdade ali na frente pode haver um enorme barranco escondido a poucos centimetros do caminho certo,que pode colocar bons seres em locais diferentes dos quais deveriam estar.

em tempo um excelente curso de solid works custa aq em cwba,R$1200.00 reais

um de solda que capacita qualquer um que sirva pra coisa em meros 3 meses,R$1500,00 reais

um pequeno tempo de estudo de 6meses sobre geometria,fisica,e quimica,matematica...consome em torno de uns 50kg de guarana em pó.....

e um excelente carrinho de ferramentas cheio de 9horas....em torno de R$3000......agora imaginem por onde a maioria esmagadora começa?

FAPO
10/08/2011, 08:41
Desculpe Fabiano, mas quanta bobagem escrita.

Sempre segui passo a passo os manuais de tudo que comprei no exterior, é tudo bem detalhado e muita coisa eu mesmo faço tendo as ferramentas apropriadas. Quando é algo mais complexo faço do mesmo modo sempre acompanhado de UM bom mecânico. Não tem segredo.

O problema é que a maioria esmagadora, como vc mesmo diz, quer reinventar o que já foi inventado e acaba fazendo merda. Essa é a questão.

pedro bonadio
10/08/2011, 15:22
A questão não é essa, é o pouco de educação que todos devemos ter...

Trotta.79
10/08/2011, 15:28
A questão não é essa, é o pouco de educação que todos devemos ter...

X2......................

BADIA
10/08/2011, 18:11
Bem galera, nessa questão de razão todos tem a sua, aliás como bunda.eheheheh
Feito esse registro, espero ter esfriados um pouco os animos dos animados debatedores e aproveito para voltar ao motivo do meu tópico e para informar aos participantes que esse tempo todo me forneceram as dicas e as informações necessárias para o pleno desenvolvimento do meu projeto.
Relendo todas as mensagens postadas desde o inicio e as últimas, mais determinantes de minha decisão e ainda as discussões acaloradas geradas, lembrei de quando comecei como forista e postei que tinha feito uma Cherokee com pneus 33".
De imediato inúmeros foristas duvidaram e muitos me condenaram veementemente o fato de eu mais meu mechanico com calços, solda e serra-tico-tico termos executado um sonho.
Na primeira trilha então meus parceiros do alto de seus super-preparados Engesas e Wranglers também duvidaram do desempenho daquela SUV 2 portas, isso foi na década de 90.
Hoje esse mecânico fabrica kits de suspensão que nada devem aos kits gringos de qualquer nacionalidade e ainda com um diferencial: É o único no mundo que permite calçar os 40" em uma Liberty.
Cara, e pensar que tudo começou com solda, calços, serra tico-tico e um sonho . . .
Depois, fiz a mesma coisa, 33"MUD, na minha Limit e novamente meu maior contestador e hoje meu amigo Samukanvas me fez entender que calçar pneus maiores em um carro é fácil, dificil é tornar o carro operacional para o uso que se quer dar.
Essa é a grande questão e hoje analisando todas as mensagens desse tópico posso ter a certeza de que os pneus 38" não irão equipar meu Troller pelos seguintes motivos:
- Quero usar pneus recapados agressivos para o tipo de piso das trilhas do sul, recapar os 37" farão com que eles chegam a quase 39";
- Para adequar o powertrain do Trolha a essa configuração de pneu 39" para ir e vir de uma trilha Hard com máxima segurança requer um investimento acima das minhas pretenções em mais um brinquedo;
- Assim determinei o fim do projeto de 38" de linha no meu Trolha, ele esta calçado com tarugos de nylon de 4 e de 6cm, amortecedores Rancho RS9000 com regulagens, geometria perfeita, totalmente revisado para usar o maior pneu recapado que monta no conjunto original sem maiores gambiarras: 35" recapados.
Novamente agradeço a todos pelas informações postadas, elas foram de grande valia para minha decisão final, eheheh, pelo menos até aparecer outro projeto eheheheh.
Posto as fotos do parachoque dianteiro recortado com o detalhe ainda da "pegada" que os 38" deram quando ainda original e a roda montada com os quase 37" recapado que muita alegria vai me dar nas trilhas.
Tenho certeza de que todas as discussões aqui geradas sejão de muito proveito a todos.
A unanimidade é burra!
Abração e boas trilhas,
Badia

Trotta.79
10/08/2011, 18:34
Badia, parabéns. Aqui em BH tem alguns Trollers com 37", o forista Mirim tem um amarelinho como o seu. Show de bola.

Desculpe a discursão, mas detesto esses babacas de plantão que ficam diminuindo os outros foristas. Mas ao que parece é só um gato pingado, não dura muito tempo por aqui.

Valeu

Fabil
10/08/2011, 22:24
o do Mirim tá com 40"

Vinícius Mourão
11/08/2011, 02:25
o do Mirim tá com 40"

PQP!!!! ACHO QUE VAMOS TER UM NOVO TÓPICO!!!:euforico:
PNEU 40" :twisted::odedo2::twisted:
CRUZ CREDÃO!!!! RS....:palmas:

FernandoRisso
11/08/2011, 08:56
Dcifu, e aí o troller foi pra trilha? Funcionou?

Fapo, quem são os profissionais bons de suspensão no Brasil? Mostre algum trabalho deles para gente ver.

[]'s

FAPO
11/08/2011, 10:35
Fapo, quem são os profissionais bons de suspensão no Brasil? Mostre algum trabalho deles para gente ver.

Perdão Fernando, isso é uma pergunta irrelevante ou uma afirmação sarcástica?

Não fujindo do tema Troller, posso afirmar que o progresso feito por profissionais vem sendo incomensurável. Trollers com Fox, coilovers, 4-link, 3-links. Garimpe e defronte-se com pepitas.

Claro que um sistema arcaico como o body lift aparente desse Troller acima é obsoleto. Seria como sua última pergunta sem resposta no Pirate. Não tem relevância. Understand?

Vermeio
11/08/2011, 11:49
o do Mirim tá com 40"

A mecânica ta agüentando? É aro 17?

dcifu
11/08/2011, 12:05
Fernando,
Foi sim e ficou show de bola. A suspensão está trabalhando muito bem e agora com o carro mais fino e com o eixo completamente reforçado ele está uma maravilha (sem quebras).
Temos que marcar uma trilha para você ir junto ver o bichinho trabalhando.
Nossa o Mirin com 40 ???!!! Ele já quebrava o carro com 33 tanto que mudou para D60 e colocou os 35. Imagina agora com 40 !!! Deve ter colocado eixo de Unimog para aguentar :-)...
Badia, não destiste não !!! Sonho é sonho, um doia o projeto volta :-) !!!! No Charco os 38 iriam ficar show !!!!
Abraços a todos !

dcifu
11/08/2011, 12:13
Fapo,
De novo, as vezes body lift é necessario para caber os pneus. No meu caso eu tenho 4 link e tenho body lift. Caso contrario o pneu iria raspar no paralama. A decisão era fazer o body ou tirar o paralama e ser parado pela polícia já que é obrigatório te-lo no Brazil. Outra solução seria por um plastico no lugar do paralama o que iria ficar estranho / feito. Optei por um body lift que inclusive é utilizado lá fora (veja / pergunte no pirate). Nesse sentido, falar que body é um sistema obsoleto, arcaico é meio erroneo. Fazer um body só por fazer (estética) é uma coisa.

FAPO
11/08/2011, 12:45
Fapo,
De novo, as vezes body lift é necessario para caber os pneus. No meu caso eu tenho 4 link e tenho body lift. Caso contrario o pneu iria raspar no paralama. A decisão era fazer o body ou tirar o paralama e ser parado pela polícia já que é obrigatório te-lo no Brazil. Outra solução seria por um plastico no lugar do paralama o que iria ficar estranho / feito. Optei por um body lift que inclusive é utilizado lá fora (veja / pergunte no pirate). Nesse sentido, falar que body é um sistema obsoleto, arcaico é meio erroneo. Fazer um body só por fazer (estética) é uma coisa.

Certamente não entendeu. Não se compara o trabalho de uma suspensão com calços na carroceria. É como compararmos uma Ford Raptor com uma Charrete. Só dei um exemplo e te peguei pra cristo, mesmo sabendo que tem um excelente 4-link. Ok?

O body lift é utilizado em carroças desde a Era Medieval por engenhosos gregos e romanos.

Bernardo Hoelz
11/08/2011, 12:53
Dcifu, e aí o troller foi pra trilha? Funcionou?

[]'s

Beto Paraná, manda muito bem em suspa!

FernandoRisso
11/08/2011, 14:05
Perdão Fernando, isso é uma pergunta irrelevante ou uma afirmação sarcástica?

Não fujindo do tema Troller, posso afirmar que o progresso feito por profissionais vem sendo incomensurável. Trollers com Fox, coilovers, 4-link, 3-links. Garimpe e defronte-se com pepitas.

A pergunta é relevante, os que eu conheço cabem na palma de uma mão, os demais não sabem o que estão fazendo.

Vc não é pco esperto, nem eu, logo mostre algo que vc já fez ou alguém que possa indicar como referência, caso contrário vc não contribuiu em nada para o tópico.

[]'s

fabiano carraro
11/08/2011, 14:41
Beto Paraná, manda muito bem em suspa!faz coisas interessantes mesmo, mas é apenas um cara que começou com suspa a ar em carrinhos de supermercado/shoppings/jardin etc....

.....entender de SUSPENSAO significa saber usar conceitos de engenharia com inumeros calculos sobre carga,geometria,pressao,deslocamentos,estruturas fisíca,conceitos e suas variaveis......mais um zilhao de coisas que hoje em dia é necessario o cara estudar apenas nisto pra conseguir confeccionar algo que seja seguro de verdade.

TESTES destrutivos em campo,testes destrutivos de soldas,analises de esforço....é sobre estas coisas que afirmo que no momento nao existe ninguem com capacidade tecnica e construtiva no BRASIL.....

hoje estamos fazendo coisas absurdas em nosso carros.....colocando muita sorte pro alto ,na vontade de sermos "grandes"...

é mais do que obvio a qualquer um que estude um minimo, que um TROLLER/willis,cheroka ou qualquer outro carro por aq esta sem a menor condiçao mecanica de rodar com um pneu acima do 35",COM SEGURANÇA.....só pra jogar lenha na fogueira,COMO É QUE SE ESTERÇA UM CARRO COM DIAMETRO ACIMA DE 900MM,sem que ele simplesmente enrosque em tudo?

VAMOS CONSTRUIR CARROS MAIS SEGUROS,verdadeiramente funcionais e menos imponetes,pois fazer trilha nao é pentear o pavao,é começa-la e termina-la dando risada !!!!

obs:ja tivemos carros com pneus 40",motor turbo de mais de 250cv,suspensao gigante e posso afirmar que fica um lixo....,desconfortavel,nao vira,nao esterça,beberrao,barulhento,fragil,atrapalha a todos os outros,nao conseguiamos terminar uma trilha sequer sem passar raiva,e sem falar que nao sai do lugar,pois pneus destes modelos sao apenas pra trechos com piso firme,recapou ai pode ficar em casa de vez,pois moe tudo.

agora 35" com boas soldas e curso sem interferencia é um MONSTRO de verdade.

CAVESO
11/08/2011, 14:45

[]'s

Dá pra contar numa mão do lula (faltando um dedo) !

FAPO
11/08/2011, 14:58
A pergunta é relevante, os que eu conheço cabem na palma de uma mão, os demais não sabem o que estão fazendo.

Vc não é pco esperto, nem eu, logo mostre algo que vc já fez ou alguém que possa indicar como referência, caso contrário vc não contribuiu em nada para o tópico.

[]'s

Já mandei garimpar, com certeza encontrará.

Não parece ser tão esperto.

Não quer falar sobre o Pirate?

Elmer_Jeep
11/08/2011, 15:55
eu ja tinha deixado de acompanhar esse tópico e lá vou ter que me inscrever novamente pra conter os ânimos.

Porra galera, não tem nenhuma criança aqui não, vamo parar de frescura e deixar à vontade quem quiser mexer no seu Troller, por favor ninguém aqui é dono da verdade, tem gente debatendo de forma construtiva mas tem outros que só querem avacalhar.

Um pouco de humildade e bom senso ok.

[]'s

BrunãoM.
11/08/2011, 21:35
Pessoal,
Ainda sou da era que os pneus 35" é gigante
O cara que eu vendi meu troller trocou os pneus e colocou uns Bf 35" onde o troller ficou enorme e muito lindo
Agora vejo uma foto de um troller com Pneus 40""""""""""
ESSE É PRA CABA COM O PIKI DO GOIAS !!!!!!

samukanvas
11/08/2011, 22:07
Que tópico ótimo!!! :euforico:

Muito boa as colocações, pessoas falando do pirate, de pneus 40 em troller, de suspensões de várias configurações etc...

Nããããããããããããão.... Tô só zoando... :rolleyes:

Alguém poderia me dizer porque a suspensão desses caras que estão sendo bem cotados nesse tópico são boas? Só porque é 4link ou 3link ou o diabolink? Ou porque tem um propósito? Qual o propósito, estética ou desempenho?

Até agora eu só conheci um cara que falava que estava fazendo uma suspensão que serviria pra o uso específico dele e ela realmente funcionava. Não preciso nem da mão do lula pra contar, só daquele dedo decepado :chorandoderir:

Os off-roaders estão muito off-posers... Batem palma pra qualquer gambiarra...

Offroad de verdade tá morto no brasil.

drezter
11/08/2011, 22:32
Offroad de verdade tá morto no brasil.

Não me diga que vc fechou a loja? :shock:

fabiano carraro
11/08/2011, 22:47
Não me diga que vc fechou a loja? :shock:

espero que nao, pois estou terminando minha oficina até o final de dezembro e depois disto pretendo gastar todo o dinheiro que sobrar com peças decentes no meu NIVINHA!!!!!!,(ainda nao consegui comprar meus 35" queridao,o TORNO teve que vir em 1°)

.......agora que esta praga ainda é o melhor do país pra se cotar e ter garantia de que vai vir......A isto é.

obs:fio se consegue me trazer um kit trazeiro de pontas de cromoly 4140 da lowrange pro vitara v-6,e um kit dianteiro pro eixo 98 do samuka,mais um par de relaçoes 5,25 da yukon?

e num se faz de santo que aquela m* da cheroza que vç fez é pra mim até hoje um dos mais seguros e bem feitos carros deste país,tudo bem que era mais da metade só plugar debaixo e as CLAYTON eram coisa de outro mundo,que fim acabou levando a BRASTEMP.......

desculpem o offtopic mas isto ja ta uma zona mesmo......kkkkkkkk

...ei,ei,ei DESCE SAMUKINHA,desce, a bola estoura meu.........kkkkkk

zeca_cj
12/08/2011, 01:55
Acho que o proposito do topico ficou esquecido a muitas paginas atras...

Fabiano,
Pelo que li dos seus posts acho que vc deve trabalhar na NASA, correto?

Samukanvas,
continua o mesmo... entende pra cacete mas a humildade passou longe.

Fapo,
Ta com complexo de inferioridade?

Dretzer,
Puxa saco....

Mas o pior de todos sou eu,
que fiz todas as trilhas que quis neste ano de 2011 com meu troller gasolina, eixos semi-flutuantes, com motor AP2000, Dana44 e pneus 37 sem maiores teorias lunaticas.
Fiz o Bê á bá e tudo funciona como deve pro que preciso.

Tenho visto que cada vez mais os usuarios de jipes (nao falei jipeiros) tem passado cada vez mais tempo reinventando a roda do que curtindo seu jipe propriamente. Gente gastando fortunas pra curtir 1 final de semana no ano...
Sera que vale a pena o carro no estaleiro 12 meses pra fazer uma trilha por ano??

beetle
12/08/2011, 09:16
Que tópico ótimo!!! :euforico:

Os off-roaders estão muito off-posers... Batem palma pra qualquer gambiarra...

.

Muito boa colocação. Pneuzão e montes de gambiarras não fazem uma viatura hardcore. só ficam bonitas no shoppssss

Infelismente já tive o desprazer de fazer um serviço nos mecânicos da "NASA" que cantam de galo, mas na real não passam de frangotes.

dcifu
12/08/2011, 11:46
Pessoal,
Como outros disseram acho que o topico saiu do proposito. Aqui estamos discutindo soluções de Troller com pneu 38 e não quem é bom e quem não é. Nosso amigo Badia queria um carro simples para Charco, eu fiz uma carro mais complexo para trilhas pesadas. Vamos voltar a discutir soluções e não filosofia. Claro que em toda discussão pode ter discordia senão não seria discussão !
Fabiano, sempre ouvi falar do seu trabalho e você é tido como um excelente mecânico e sério, inclusive com projetos complexos no seu CV. No entanto acho que você pegou pesado aqui no tópico, sendo agressivo e desvirtuando a discussão. Desculpa a franqueza.
Para você ter uma ideia em momento nenhum mencionei quem fez meu carro nas discussões. Ele também é de Curitiba tem uma super oficina, cheia de cliente ban ban ban, dá garantia, etc... Para mim não quer dizer nada ! Meu carro foi o primeiro e ele já está fazendo o quarto. Não estou aqui para fazer propaganda dele e sim para discutir e trocar informações e melhorar meu projeto, pois tem sempre o que melhorar. Gosto muito de trocar idéias com os foristas e aprendi muito (até porque humildimente eu sou um cara que não sabe muito e o que sei aprendi aqui e na trilha trocando informações), principalmente com o Samukanvas, com o qual já comprei várias peças para o meu projeto. Esse tópico sempre foi muito interessante e fonte de várias idéias e auxilio para mim e acho que pode ser para outros que queiram fazer um projeto parecido. Alem desse topico usei o do 4 link no hardcore que foi essencial para me dar conhecimento e onde as discussões sempre foram feitas no mais alto nivel. Acho que podemos voltar / manter as discussões em um nível elevado e dentro do foco principal.
Para quem quiser estou e sempre estarei aberto via esse topico o mensagem privada a dar dicas e contar mais sobre minha experiencia / projeto.
Abraços,
Daniel

Trotta.79
12/08/2011, 13:13
Sugiro aos moderadores fecharem o tópico, o próprio fundador falou que já encerrou a questão.

dudarj
12/08/2011, 20:10
Sugiro aos moderadores fecharem o tópico, o próprio fundador falou que já encerrou a questão.

Não fecha não. Isso é bom para os que quiserem se aventurar. Sempre tem 1 que é boi-de-piranha. Vai ser criticado, mas vai estar fazendo a sua trilhinha com seu carro modificado a sua maneira, enquanto outros ficam gastando tempo digitando.

Aqui tem uma porr@da de crítico, que mal deve fazer trilha. Fica lendo pirate ou suspension 101 handbook achando que sabe de algo. Para estes, saiam das cadeira e vão fazer trilhas. Além de divertido, faz bem p/ cabeça!

O samukanvas citou um cara que além de ter a teoria, praticava bastante. Aliás, acho que boa parte dessa teoria vem da prática.

Se quer montar um carro bom, parta de um principio e vá aprimorando. A Carli, fabricante de suspensões nos EUA, está a pelo menos 3 anos só calibrando os amortecedores FOX para RAM para 1 (UM) de seus kits...Vários testes em desertos até acertar. Existe uma teoria que ensina qual o melhor amortecedor para um carro???? Continuem lendo o pirate/4x4brasil que vc vai saber o que é melhor para seu troller.... pode ter certeza, se ninguem tentar, o aprimoramento não vai existir. PS: calço de molas não é um bom começo...

fabiano carraro
12/08/2011, 23:51
Pessoas me desculpem se o sentido das coisas que escrevo vao pro lado pesado da coisa,mas sou um cara que pega pesado o tempo todo mesmo...

discussoes sao geralmente benéficas e acredito que assim as coisas se ajustao muito mais rapido,pois faz muitos pensarem a fundo sobre o que realizam e dizem ,faz todos osenvolvidos escolherem um lado da moeda,e muitos tapinhas nas costas deixam de serem dados com falsidade,ou desconfiança.....e apertos profundos de mao passam a ocorrer de verdade.

Agora proponho se me permitirem é claro uma evoluçao nas coisas por aq,começando por este tópico e se estendo a todos os outros .....

1°)a idéia fixa de que todos somos JEEPEIROS indiferente da nomenclatura "JEEP" encabeçar a palavra que define AVENTUREIROS de TODO tipo de NATUREZA sobre rodas.

2°)que quando iniciarmos um topico o façamos expondo duvidas reais sobre a necessidade da qual nos fez cria-lo,se quer colocar um pneu imenso em um cortador de grama ,que entao seja,E A PARTIR DISTO TODOS SE EMPENHEM MENTAL E FISICAMENTE A FAZE-LO,nao se aceitaria criticas e exposiçoes que nao vai dar certo,VAI E PRONTO !!!!!

CADA UM que se empenhe com o maximo de conhecimento indiferente da area de atuaçao , em definir a melhor forma de faze-lo.....até que seja feito,testado,e colocado em pratica.....nao funcionou é porque nao nos esforçamos de verdade e nao é hora de desistir e sim de RECOMEÇAR TUDO DE NOVO.

3°)chega de P*em discussoes sem pé nem cabeça......cada um que ande com o que pode e pronto,nao pode ter ou fazer igual descubra o porque disto,se aprimore,se instrua ,se organize financeiramente,e realize.....simples assim.

4°)quem nao gostou que va se F*e andar de tico -tico ,e deixe as coisas acontecerem,depois só use o realizado ,mas o faça de forma igual ou superior ,pois infereior nao acrescenta nada.....Ou seja nao tem o que acrescentar de util ao assunto pertinente ,fique de boca e dedos afastados.......

obs:por curiosidade estudei hoje a tarde inteira o sistema de suspensao dos TROLLER e suas caracteristicas de motor ,cambio e reduzida

e a duas maneiras de fazer este carro andar decentemente com pneus acima dos 35" com total segurança:

uma com muita grana e a outra com muita malandragem de corrida acumulada em muitos anos ,achem uma nova maneira e exponham aq....em vez de trancar mais um topico

abraçao a todos.

t+

BADIA
13/08/2011, 00:39
obs:razz:or curiosidade estudei hoje a tarde inteira o sistema de suspensao dos TROLLER e suas caracteristicas de motor ,cambio e reduzida

e a duas maneiras de fazer este carro andar decentemente com pneus acima dos 35" com total segurança:

Oi Fabiano, visita: Atitude 4x4 (http://www.atitude4x4.com/principal/) e também www.chakal.com (http://www.chakal.com) menu vira-latas para conheceres o que se faz por aqui em termos de suspensões e onde e como as usam.
Abraço,
Badia

dudarj
13/08/2011, 10:04
Essa turma do vira-latas não está p/ brincadeira...só tem carro top ai!

Parabens para seus preparadores. Realmente colocam na prática o que fazem, alem de estarem sempre inovando. vide a liberty com pneus 40" e eixo rígido na frente.

obs:razz:or curiosidade estudei hoje a tarde inteira o sistema de suspensao dos TROLLER e suas caracteristicas de motor ,cambio e reduzida

Oi Fabiano, visita: Atitude 4x4 (http://www.atitude4x4.com/principal/) e também www.chakal.com (http://www.chakal.com) menu vira-latas para conheceres o que se faz por aqui em termos de suspensões e onde e como as usam.
Abraço,
Badia

fabiano carraro
13/08/2011, 16:23

Abraço,
BadiaENTAO no caso de vçs é a 1° opçao.

com muita grana.....

OBS: ja me convenci que da, sem o menor problema pra colocar pneus 50" no TROLLER ,BASTA ALGUEM QUERER e sustentar os custos !!!!!

EU a partir de hoje coloco até 50" e dou garantia.....só trazer.
.....simples assim.

drezter
13/08/2011, 22:08
Dretzer,
Puxa saco....

Te respondi mas o post sumiu ...
A balança da justiça está descalibrada.

samukanvas
15/08/2011, 23:34
Zeca, Veja vc a que ponto chegou para defender interesses de terceiros. Mas sem problemas. Eu te entendo... Conforme for envelhecendo, vai entender que suas ações foram unilaterais e sem ponderação. Coisa de adolescente :p

Eduardo, não ligue... Deixe o menino seguir sua vida analizando a personalidade dos outros à sua maneira. Obrigado pela sua consideração e sempre que precisar de alguma ajuda, sabe que pode me ligar. Quando vc for fazer uma trilha com o toyotão, me fale. Quero ver se atolamos pra usar aquela esteira loka que tem!!! Hahahahaha

Lorão, tu tá indo pelo caminho certo. Defende os seus interesses e te entendo por isso. Eu realmente estou surpreso com suas postagens, pois aquele fabiano que eu enchia o saco lá atrás está com um conceito bem legal. O que vc precisar, me manda mail que falamos. Continue assim!!!

Badia,

Meu amigo, para usar seu carro no sul, suspensões caras e chiques não são muito bem aproveitadas. Molas maiores ou calços pequenos com amortecedores maiores (não precisa ser caro... Qualquer um de 200 paus funciona), uma pol de body lift e seu pneu 38 vai entrar lá sem maiores desesperos e estará atravessando pântanos como os melhores buggys de suspensão profissa. Lama é cv, pneu alto, pouco peso.

Colocar pneu grande em troller é mole. Qualquer maloca faz. Uma suspensão como a do troller, bem feita, com um mero tapinha, fica o bicho, não rasga o carro todo, não gasta 10 paus e se consegue retornar ao original facilmente. Mas ninguém sacou isso ainda...

Boa sorte pra quem está disposto a entrar na aventura deixar seu carro na mão de alguém que o utilizará para descobrir o que é certo ou errado ;)

A frase mais utilizada no fórum é "quem avisa, inimigo é" :chorandoderir:

Abs

drezter
16/08/2011, 06:00
... Dretzer,
Puxa saco....

Vou refazer minha resposta para ver se passa:
- Zeca, percebi que na verdade você gostaria de ser o Rodrigo. A falta de personalidade é tão grande que até a gaiola você quer copiar.:odedo:.

... Quando vc for fazer uma trilha com o toyotão, me fale. Quero ver se atolamos pra usar aquela esteira loka que tem!!! Hahahahaha ...

O negócio é bão ... vou abrir um post específico.

zeca_cj
16/08/2011, 10:46
- Zeca, percebi que na verdade você gostaria de ser o Rodrigo. A falta de personalidade é tão grande que até a gaiola você quer copiar.:odedo:.

Nao entendi... Pode desenhar por favor?

zeca_cj
16/08/2011, 10:51
Zeca, Veja vc a que ponto chegou para defender interesses de terceiros. Mas sem problemas. Eu te entendo... Conforme for envelhecendo, vai entender que suas ações foram unilaterais e sem ponderação. Coisa de adolescente :p

Eduardo, não ligue... Deixe o menino seguir sua vida analizando a personalidade dos outros à sua maneira. Obrigado pela sua consideração e sempre que precisar de alguma ajuda, sabe que pode me ligar. Quando vc for fazer uma trilha com o toyotão, me fale. Quero ver se atolamos pra usar aquela esteira loka que tem!!! Hahahahaha

Lorão, tu tá indo pelo caminho certo. Defende os seus interesses e te entendo por isso. Eu realmente estou surpreso com suas postagens, pois aquele fabiano que eu enchia o saco lá atrás está com um conceito bem legal. O que vc precisar, me manda mail que falamos. Continue assim!!!

Badia,

Meu amigo, para usar seu carro no sul, suspensões caras e chiques não são muito bem aproveitadas. Molas maiores ou calços pequenos com amortecedores maiores (não precisa ser caro... Qualquer um de 200 paus funciona), uma pol de body lift e seu pneu 38 vai entrar lá sem maiores desesperos e estará atravessando pântanos como os melhores buggys de suspensão profissa. Lama é cv, pneu alto, pouco peso.

Colocar pneu grande em troller é mole. Qualquer maloca faz. Uma suspensão como a do troller, bem feita, com um mero tapinha, fica o bicho, não rasga o carro todo, não gasta 10 paus e se consegue retornar ao original facilmente. Mas ninguém sacou isso ainda...

Boa sorte pra quem está disposto a entrar na aventura deixar seu carro na mão de alguém que o utilizará para descobrir o que é certo ou errado ;)

A frase mais utilizada no fórum é "quem avisa, inimigo é" :chorandoderir:

Abs

Ja deixei de discutir com vc a muito tempo, afinal vc sempre tem razao. Nao eh?

Prefiro fazer trilha com meu troller "armengado" a perder meu tempo com vc.

Como falei, vc entende muito e admiro isso em vc... Espero um dia saber tanto assim! Estou estudando!
Pena que falta um pouco de humildade. So isso!

Beijos!

Ps: nem sei porque to nesse topico... Calco 37

M-Beltrame
16/08/2011, 15:06
Mudando só um pouco do espírito original do tópico, mas...

Uma suspensão como a do troller, bem feita, com um mero tapinha, fica o bicho, não rasga o carro todo, não gasta 10 paus e se consegue retornar ao original facilmente.
Samukanvas esse "tapinha" significa o q? trabalhar a panhard? Se sim, como? com terminais rotulares?

Isso merece um tópico não? Eu só sou curioso, mas para alguns isso pode ser util.

T+

samukanvas
16/08/2011, 19:08
Ja deixei de discutir com vc a muito tempo, afinal vc sempre tem razao. Nao eh?

Prefiro fazer trilha com meu troller "armengado" a perder meu tempo com vc.

Como falei, vc entende muito e admiro isso em vc... Espero um dia saber tanto assim! Estou estudando!
Pena que falta um pouco de humildade. So isso!

Beijos!

Ps: nem sei porque to nesse topico... Calco 37

Isso aí zeca, não só tenho razão, como o que tentou fazer comigo, não colou. Ao contrário, vendemos mais ;)

Não perca seu tempo comigo. Não responda. Dê espaço para seu orgulho, sua soberba. Assim vc continua com seu troller que tem a sua cara ;)

Cara, vc está errado dizendo que eu sei algo. Se tem alguém que sabe algo aqui não sou eu. Eu aprendi com gente nesse fórum numa época que o off road era mais valorizado. Eu não sou melhor que ninguém e tenho bom relacionamento com quem tem discernimento suficiente para separar umas palavras bestas em fórum de acusações pessoais. Tb não tenho bom relacionamento com quem é perverso, ilude pessoas ou não tem ética. Se vc não tem bom relacionamento comigo, escolha uma categoria.

Um dia, quando vc se tocar do que fez, a gente pode voltar a conversar e eu terei imenso prazer em trocar informações com vc. Afinal é assim que se aprende ;)

O engraçado aqui é vc pedindo humildade... Desculpa, cara, mas isso é hilário. Faça uma auto crítica primeiro antes de dar lição de moral.

Abs ;)

samukanvas
16/08/2011, 19:12
Mudando só um pouco do espírito original do tópico, mas...

Samukanvas esse "tapinha" significa o q? trabalhar a panhard? Se sim, como? com terminais rotulares?

Isso merece um tópico não? Eu só sou curioso, mas para alguns isso pode ser util.

T+

Pode ser se vc precisa de algo específico. Já vendemos panhards fabricadas com terminais rotulares para alguns clientes, se vc precisa melhorar um quesito em especial, mas a suspensão do troller não é só panhard... E tem muito pra melhorar. Com originalidade e vontade se faz.

O problema é que eu não tiro foto de tudo que fazemos. Senão mostraria como fizemos uma de um jeito simples e barato.

Tb não é muito legal colocar fotos aqui e depois vai ter gente querendo fazer com terminal de 1 reau achando que guenta. Daí estala um braço fora e vão falar que não funciona heheheheh

Abs

samukanvas
16/08/2011, 19:20

Hahahahahahaha muito bom. Pra ser igual a mim ele precisa ser bonito primeiro :mrgreen:

Brincadeiras a parte, seria legal um tópico, pois o produto é sensacional e o pessoal do nordeste que anda muito em areia pode estar necessitando conhecer melhor um produto como esse. Vamos ver se usamos ele na trilha agora que o toyotão tá de volta hehehehe

Abs

drezter
17/08/2011, 20:28
Nao entendi... Pode desenhar por favor?

Atendendo a solicitação; o que você vê no desenho abaixo:
A) O Rodrigo acordando.
B) O Rodrigo trabalhando.
C) O Rodrigo paquerando.
D) O Rodrigo dormindo.
E) Todas as anteriores.

XAVIER S4T
21/08/2011, 20:48
Maravilhoso ! Pneus que dão um "up" no troller!

Giovani
27/08/2011, 02:04
Beto Paraná, manda muito bem em suspa!
De Golzinho pode ser...

Hoje pude conferir a "famosa" correção de cáster que ele vem fazendo nos Trollers...

Incrível como tem gente que ganha fama e dinheiro fazendo M-E-R-D-A!

[]'s

Bernardo Hoelz
27/08/2011, 12:10
De Golzinho pode ser...

Hoje pude conferir a "famosa" correção de cáster que ele vem fazendo nos Trollers...

Incrível como tem gente que ganha fama e dinheiro fazendo M-E-R-D-A!

[]'s

Fala Giovani, não sabia que o beto paraná não tem uma boa impressão aqui no fórum!
Como que ele fez essa correção de cáster?

Abrs,

Giovani
27/08/2011, 12:58
Fala Giovani, não sabia que o beto paraná não tem uma boa impressão aqui no fórum!
Como que ele fez essa correção de cáster?

Abrs,
Cortando e ressoldando o link dianteiro.
Com um cordão de solda no melhor estilo "cocô de pombo"...
E deixou a barra da roda esquerda raspando no pitman...

[]'s

fabiano carraro
27/08/2011, 17:34
Cortando e ressoldando o link dianteiro.
Com um cordão de solda no melhor estilo "cocô de pombo"...
E deixou a barra da roda esquerda raspando no pitman...

[]'s é melhor alongar o inferior ,trocando por completo a barra....pois senao ficará desalinhada a mola,estrangula a CV ,e força as buchas da panhard,Eu fazia isto ,mas constatei dias atraz após estudar um pouco mais sobre o assunto que nao era legal deste jeito....

O ideal ainda é refazer os dois braços por completo de vez.....é melhor mandar de uma vez uma preparaçao mais pesada e bem feita ,do que tentar economizar pro cliente,ai se faz uma vez só.

estamos perdendo tempo demais querendo salvar as peças originais pra nao depreciar o valor do bem......CARRO PRA SOCAR NA TRILHA tem que estar preparado de verdade..... é melhor comprar um mais barato ,REVENDER o que nao vai ser usado pra quem precisa de originalidade e reconstruir o que precisar de uma vez só.

Vai ser menos tempo na oficina e carros mais bem preparados se a idéia ja estiver fixa.

o povo tem que perder esta mania de "pía de posto".....monta logo uma usina e vai andar na trilha só no final de semana ,com algo eficiente ,funcional e seguro,vai se divertir de verdade,com algo que presta.....caramba ,tao parecendo turbeiro de final de semana,"discutindo pressao "....

Giovani
27/08/2011, 19:27
é melhor alongar o inferior ,trocando por completo a barra....pois senao ficará desalinhada a mola,estrangula a CV ,e força as buchas da panhard,Eu fazia isto ,mas constatei dias atraz após estudar um pouco mais sobre o assunto que nao era legal deste jeito....
Tu também Brutus?

[]'s

fabiano carraro
28/08/2011, 01:56
Tu também Brutus?

[]'s

KKKKKK .... pior que FAZIA MEU VÉIO, num tive estudo ,entao nao rolou entender esta parte nos livrinhos ......rsrsrrsrs

mas aprendi como fazer direito quando decidi voltar a estudar de novo.....

por sinal queria saber com quantos GRAUS anda ficando as cvs destes TROLLER com pneu maior que o 35"......tens idéia?

Giovani
28/08/2011, 13:47
KKKKKK .... pior que FAZIA MEU VÉIO, num tive estudo ,entao nao rolou entender esta parte nos livrinhos ......rsrsrrsrs

mas aprendi como fazer direito quando decidi voltar a estudar de novo.....

por sinal queria saber com quantos GRAUS anda ficando as cvs destes TROLLER com pneu maior que o 35"......tens idéia?
Não...
Mas o ângulo depende do quanto levantam nas molas e não o tamanho do pneu. O AKPG usa 37" com calços de 4 e 3cm.
Tem outros com 35" e calços de 5cm...

[]'s

BADIA
28/08/2011, 21:03
All, é engraçado dfe ler como apareceu "profissional" por aqui, até parece que todo mundo tirou diploma em egenharia mecanica e as vezes pelos "post" em física quantica, eheheheh.
Para evitar que meu tópico vire palanque, peço aos moderadores fecharem meu tópico.
Abraço,
Badia

dudarj
28/08/2011, 21:15
All, é engraçado dfe ler como apareceu "profissional" por aqui, até parece que todo mundo tirou diploma em egenharia mecanica e as vezes pelos "post" em física quantica, eheheheh.
Para evitar que meu tópico vire palanque, peço aos moderadores fecharem meu tópico.
Abraço,
Badia

Badia, eu acredito que esse tópico é de valia a quem quer colocar um 38" no carro. O assunto é geral e não específico ao seu carro. Acredito que possa pedir aos moderadores paras deletarem o que você escreveu.

Voltando ao assunto, eu andava de 37" com apenas um bodylift de 1" e um calço de 3cm nas molas dianteiras. Tive que tirar um pouco da fibra no paralamas traseiro. Sendo assim, não alterando praticamente em nada a geometria da minha suspensão. As molas chegavam a saltar fora.
Só usei o calço de molas dianteiro porque tinha um PC de ferro e um guincho de 40kg.

O que fiz que surtiu um efeito muot bom, foi colocar os amortecedores com maior curso, sendo 16" fechado e 26" aberto (3" a mais do que o original)

Poderia ter melhorado ainda mais, mas as molas originais já começam a sair do prato. Teste foi feito sem as bieletas. Melhorou bastante.

Acho que apenas um BL de 2" com um pouco de corte na fibra, resolve o problema de quem quer colocar 38". Não precisa inventar muito. ( a não ser que queira!)

Eu estou me referindo a BL pois não conheço nenhuma mola/susp que vá fazer com que os 38" nao peguem na fibra. A não ser se a susp for limitada pelos batentes da suspensão, diminuindo o curso para cima.

Não sou físico nem engenheiro, apenas são observações que tive na prática com o meu troller.

fabiano carraro
29/08/2011, 09:57
Abraço,
Badia

provavelmente a conversa é "estudo em troller" srsrrsrsrsr

Mas duvido que alguem formado em engenharia ou coisa parecida,tenha sido burro o suficiente pra querer abrir uma oficina de adaptaçoes.......

entao Eu acho que pra fazer isto que fazemos por aq é só por pura força de vontade e PAIXAO pelo que se faz mesmo.....

Eu por exemplo, de palanque to fora pois só sobe lixo nestas coisas,e gente sem noçao.

Mas se algum dia precisarem de um cara apaixonado por mecanica e disposto a dar o que conseguiu na vida de garantia pra realizar um bom projeto em um bom jeep é só me procurar ok.

to fora deste palanque,pois por aq nao se aprende absolutamente nada.

BADIA
29/08/2011, 11:27
Dudarj e demais amigos foristas que contribuiram com informações preciosas, acho que o assunto esta esgotado, há varios post que nada de novo dentro da proposta do meu tópico foi escrito, a não ser provocações e textos pejorativos contra esse ou aquele colega, o que para mim esta totalmente fora da proposta deste tópico.
Sou da opinião de que a unânimidade é burra.
Aqui nesse forum é para leigos e apaixonados por 4x4 como eu, tomarem pé de experiências de sucessos e fracassos, sem precisar pagar por isso.
Durante um grande espaço de tempo isso realmente aconteceu aqui neste tópico, valorizando ainda mais a filosofia deste forum.
Os futuros interessados sobre o assunto ainda poderão pesquizar quando precisarem tirar suas dúvidas mesmo com o tópico fechado.
Por isso mantenho a solicitação aos moderadores de fechamento do tópico.
Badia