Ver Versão Completa : Chave geral para guincho
Paulo_CW
21/09/2008, 11:16
Pessoal que tem guincho instalado!!!
Alguém tem alguma chave geral intalada para proteção do guincho... pergunto pq tenho um 12k instalado e estou querendo colocar uma chave geral para deixar o guincho desligado quando não estou numa trilha.. O pq disso é ter uma proteção e tbm devido ao controle sem fio q já ouvi relatos de gente q jogou ele no porta luvas onde algo encostou no botão acionando o guincho e fazendo ele torrar...
Então....
Também tenho guincho (elétrico) mas não uso chave geral ...
Vamos aguardar os próximos comentários do pessoal ...
[ ]'s
Tio Eddie
21/09/2008, 12:10
Pessoal que tem guincho instalado!!!
Alguém tem alguma chave geral intalada para proteção do guincho... pergunto pq tenho um 12k instalado e estou querendo colocar uma chave geral para deixar o guincho desligado quando não estou numa trilha.. O pq disso é ter uma proteção e tbm devido ao controle sem fio q já ouvi relatos de gente q jogou ele no porta luvas onde algo encostou no botão acionando o guincho e fazendo ele torrar...
Então....
Paulo,
Não dá pra tirar a pilha do controle sem fio?:pensativo:
Abraços
Acho que o principal motivo de uso de chave geral em guincho é p/ essa situação (em trilha):
Se um ou dois solenóides travarem (o guincho ficará ligado permanentemente),
você poderá recorrer à chave geral para desconectar o seu guincho da bateria.
Bom, pelo menos esse é o principal motivo do uso de chave geral em guincho elétrico.
Agora, (fora da trilha) Quanto ao controle sem fio, ... como disse o Tio Eddie,
não tem como desliga-lo (retirar pilhas/baterias) ?
[ ]'s
Tio Eddie
21/09/2008, 12:43
Tio Eddie, acho que oque o amigo quis dizer é mais ou menos esta situação:
Se um ou dois solenóides travarem (o guincho ficará ligado permanentemente),
você poderá recorrer à chave geral para desconectar o seu guincho da bateria.
[ ]'s
O guincho warn instalado na milona, não funciona sem o controle remoto plugado, mesmo ligado permanentemente na bateria....:pensativo:
O que eu entendi da colocação do amigo foi exatamente o caso do controle sem fio ser acionado acidentalmente e dai fazer o guincho ficar ligado/acionado sem necessidade, provocando queima e outros tipos de dano...:putz:
Acredito que desligar o controle sem fio seja a melhor maneira de resolver o problema mencionado.:twisted:
Como dizemos no mergulho em cavernas, devemos evitar áreas de falha, e uma chave geral, é mais uma áres de falha em potencial (especialmente bem limpinha e seca como nas situações off road..:mrgreen:)
Abraços
Eddie
Paulo_CW
21/09/2008, 13:04
Pozé...
Entaum, o caso q relatei a pessoa jogou o controle sem fio no porta luvas e acidentalmente foi acionado o botão de traçao do guincho... acobou por fritar o bichim
O no controle remoto sem fio... tirar a pilha seria a solução, mas é inviavel, pq o acesso a ela é por 3 parafusos.... num rola...
Também sou da prática de quanto menos coisas instaladas menos chances de problemas... mas neste caso seria ítem de segurança....
Minha intenção seria instalar uma chave no cabo positivo do guincho... e quando for pra trilha ligo ela e boa....
Paulo_CW
21/09/2008, 13:06
Outra questão, é q chave usar.... estava pensando em uma desta da foto...
Tio Eddie
21/09/2008, 14:27
Paulo,
Uma solução mais simples ainda é desconectar o polo positivo do guincho da bateria...
Assim vc o ligaria apenas antes de ir pra trilha junto com as rodas livres e aquela paradiha para murchar os pneus!
Simples, 100% eficiente e não requer nada que vc não tenha na sua cx de ferramentas...
Abração
Eddie
joão k. chikui
21/09/2008, 15:06
Paulo, utilizo chaves de 1000 A de caminhão , mas , no meu caso , com controle por fio , é pq já vi jeep de colega subir paredão até o tronco da arvore de ancoragem por ter colado os contatos das solenóides .
Sempre deve ser ligada no negativo da bateria.
Esse caso do controle sem fio , eu o guardaria num porta-controle de capa dura. Também pode-se deixar o guincho em destravado.
Paulo_CW
21/09/2008, 18:35
João,
Vc relatou um fato muito importante tbm.... das solenoides colarem e não desativarem... quando nasceu a idéia da chave geral, pensei principalmente em algo como isso acontecesse.... e depois aproveitando o para resolver o problema do controle tbm...
Este modelo de chave q postei é muito usado em carros de competições tbm... mas ligar no negativo funciona??? mesmo pq a massa do gincho já fica aterrada ao veículo???
Tio Eddie
21/09/2008, 18:41
Paulo, utilizo chaves de 1000 A de caminhão , mas , no meu caso , com controle por fio , é pq já vi jeep de colega subir paredão até o tronco da arvore de ancoragem por ter colado os contatos das solenóides .
Também pode-se deixar o guincho em destravado.
João,
Pensando no teu post, deu uma garimpada e revisei as instruções de instalação dos guinchos warn, ramsey, superwinch, hipull, hdw e work e em menhum deles há menção de uma chave liga/desliga além da ligação padrão a bateria e uso dos controles... :pensativo:
Gostaria de entender melhor esta colada dos solenoides...:pensativo: Pois isto de certa forma preocupa...
Ah, quanto rodar com o guincho destravado, acho perigoso por conta de um desenrolar acidental do cabo ou do gancho enroscar em algo e só parar no fim do carretel...:parede::parede::parede:
Abraços pensando na tal chave...:putz:
Eddie
BoaTrilha
21/09/2008, 19:03
bom pessoal,
o que eu sempre faço no meu
é simplesmente deixa-lo sempre desengatado, e só engatar quando vou realmente usa-lo
assim, mesmo que der um "pau" no sistema eletrico e o motor ligar sozinho, ele simplesmente vai rodar em falso.
Abraços :palmas:
Hudson Buck
21/09/2008, 19:26
No CJ5 já tem alguns anos que instalei a chave geral do trator caterpillar (700 A) por dois motivos. O primeiro foi que coloquei a chave de acionamento do guincho no painel, para não precisar conectar o controle lá na frente (mas mantive esta opção), e a chave serve para não ocorrer acionamento acidental. O segundo fator foi por ter visto mais de um guincho colar as solenóides e detonar tudo até abrir o capô para desconectar o cabo. A chave fica do lado esquerdo do volante, como aumentei o comprimento do cabo (positivo) troquei os originais por cabos de 50 mm e todos os conectores são soldados. O cabo sai da bateria, vai para a chave, sai da chave e vai para o guincho. A chave é muito robusta, feita para usar em tratores. Já usei muito esse sistema em condições de uso pesado e por longo tempo e nunca falhou. Não andaria com o guincho destravado sem colocar alguma coisa para prender muito bem o rolete.
Abraços.
Procurei nos sites de algumas lojas e encontrei chaves com preço de R$48,00 à R$ 75,00.
Foto 01 - Paulista 4x4 - 500 A
Foto 02 - Garra 4x4 - 1000 A
(Chave utilizada em ônibus mas adaptável em qualquer veículo)
Foto 03 - Donnati - 1000 A - Universal
Agora, como calcular qual modelo usar ? 500A 700A 1000A ?
Hudson Buck, é fácil encontrar esses cabos maiores, como os que vc utilizou na sua adaptação ?
[ ]'s
Paulo_CW
22/09/2008, 07:03
JP
Entaum... parece q o funcionamento destas chaves é igual ao modelo q postei... e q estou inclinado a instalar....
Quanto ao cabo, é mole, qualquer loja q vende material elétrico vc compra o cabo em metro e manda "climpar" as pontas com olhal de conexão...
Hudson
Como vc relatou, eu nunca pensei em instalar uma chave p/ guincho em minhas viaturas até saber de gente q derreteu a elétrica por problemas nas solenoides... por isso agora estou pensando na segurança....
Carlosdalk
Não acho legal andar com o carretel do guincho livre, pq sempre pode engatar em algo, e vira e mexe quando estaciono a viatura em lugar movimentado tbm vejo o pessoal mais curioso fuçando no guincho.... outra coisa, com o tempo + trepidar da viatura o cabo vai soltando-se por inteiro do carretel e perde a tensão, depois na hora do uso quando vc da tração ele vai prendendo-se todo e é aquele sofrimento p/ liberar cabo.
O ideal é encontrar uma chave onde a amperagem seja maior que a do guincho.
Andar com o guincho livre não é uma prática correta, como já comentado, isso tira a tensão do cabo e quando vc for utilizar o guincho, ele tracionará apenas as primeiras voltas em uso fazendo com q estas se entrelassem ao cabo sem tensão. Na próxima vez q vc for usar o guincho, as voltas do cabo que sofrerão tração ficarão presas embaraçadas com as outras... e com isso dificuldades ao desenrolar... e claro que também tem a possibilidade de se enroscar em alguma coisa na trilha soltado o cabo.
Tio Eddie
22/09/2008, 09:13
PessoALL,
Esta coisa de soilenoídes colarem ligadas, confesso que é novidade pra mim:putz::putz:
Gostaria de ouvir mais relatos sobre este problema antes de sair instalando mais uma chave na vtr...
Quando tinha meu CJ5 com guincho mecânico e os colegas usavam guincho elétrico, em mais de 6 anos de fora de estrada bem variado nunca presenciei ou sequer ouvi um relato destes (NÃO ESTOU DIVIDANDO QUE POSSA OCORRER, OK?!)
Como atualmente moro em uma região propícia a andar com água no meio da porta com alguma frequência, fiquei preocupado....:evil:
Abraços aguardando mais relatos...
Eddie
Elmer_Jeep
22/09/2008, 10:41
Um tópico util sobre chave geral:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23689
[]'s
Paulo_CW
22/09/2008, 11:05
Elmer...
Dei uma pesquizada e já tinha visto este tópico (mas os links estão fora do ar) e alguns outros tbm, mas nenhum direcionado ao uso de chave geral somente para o guincho... por isso abri este... Valeu
Tio Eddie...
Eu tbm só vi relatos, inlusive de alguém do forum q tbm teve problemas pq puxou a a tomada do controle pro interior do carro e teve problemas com as ligações elétricas mau feitas que fizeram o guincho funcionar... mas isso já é outro problema...
Mas vejo como uma boa precaução a istalação de uma chave geral, andei pesquizando e encontrei a usada pela Caterpillar que aguenta até 1000A... não vejo nada de ruim colocar ela no positivo do guincho....
joão k. chikui
22/09/2008, 12:29
Paulo ,realmente se fosse chave geral apenas para o Guincho , o mais fácil era no positivo do mesmo , lá fora , perto dele. É que as vezes só interrompendo o negativo do guincho, o chassi pode fazer o terra.
Mas , acabamos optando por fazer como chave geral , no negativo das baterias. aí , qdo deixo a viatura muito tempo parada , uso para não descarregá-las.
[]s
João,
Vc relatou um fato muito importante tbm.... das solenoides colarem e não desativarem... quando nasceu a idéia da chave geral, pensei principalmente em algo como isso acontecesse.... e depois aproveitando o para resolver o problema do controle tbm...
Este modelo de chave q postei é muito usado em carros de competições tbm... mas ligar no negativo funciona??? mesmo pq a massa do gincho já fica aterrada ao veículo???
JP
Entaum... parece q o funcionamento destas chaves é igual ao modelo q postei... e q estou inclinado a instalar....
Quanto ao cabo, é mole, qualquer loja q vende material elétrico vc compra o cabo em metro e manda "climpar" as pontas com olhal de conexão...
Valeu Paulo, ... escuta, essa chave geral que vc postou (segue abaixo a imagem) é a do site
do Garra4x4 (modelo de competição) ? To perguntando porque lá tem uma igualzinha, só que é somente 100 A.
Essa outra usada pela Caterpillar que vc achou, se foi por algum site,
se for possível posta aqui pra mim dar uma olhada, valeu !
[ ]'s
Tio Eddie
22/09/2008, 12:33
Paulo,
Boas considerações! Realmente acredito que itens que visem a segurança são bem vindos, apenas pondero a relação benefício X dor de cabeça....
Abraços ainda aguardando mais relatos de "coladas de solenóides".
joão k. chikui
22/09/2008, 12:44
Ed, eu também não acreditava nisto, até ver acontecer
Mas , foi por uso muito intenso , e bateria de CCA abaixo do limite mínimo recomendado pelo fabricante.
Qdo se pensa que a carga instantanea fornecida pelo alternador serve para suprir esta deficiência, para pequenos usos , qdo a bateria ainda está com a carga no máximo , até vai.
Mas , algum colega quebra , vc fica sem a tração dianteira , aí começa a sobrecarga para apenas 1 bateria média. Com o uso continuado , sob grande esforço , a tensão da bateria cai muito , para compensar a queda de tensão, a amperagem sobe muito , formando um ciclo vicioso que pode inutilizar um grupo de solenóides , queimar motor ou , mais raramente, soldar os contatos fazendo que não desligue mais.
Nos meus jipes de trilha , a soma dos CCA das baterias ,superam com folga 1,5 X o mínimo recomendado pelo fabricante. Mesmo assim , a noite no mato evito ligar muitos faróis e , ao sair de um obstáculo , enquanto espero o próximo ,mantenho o motor na lenta para recuperar a carga das baterias.
[]s
PessoALL,
Esta coisa de soilenoídes colarem ligadas, confesso que é novidade pra mim:putz::putz:
Gostaria de ouvir mais relatos sobre este problema antes de sair instalando mais uma chave na vtr...
Quando tinha meu CJ5 com guincho mecânico e os colegas usavam guincho elétrico, em mais de 6 anos de fora de estrada bem variado nunca presenciei ou sequer ouvi um relato destes (NÃO ESTOU DIVIDANDO QUE POSSA OCORRER, OK?!)
Como atualmente moro em uma região propícia a andar com água no meio da porta com alguma frequência, fiquei preocupado....:evil:
Abraços aguardando mais relatos...
Eddie
Paulo_CW
22/09/2008, 12:52
JP
A foto q postei e de um modelo da Hella q não sei a amperagem. as da Caterpillar, eu encontrei no site do fabricante e é igual a das fotos q vc postou, acesse http://www.ospina.com.br/
Tio Eddie
22/09/2008, 13:18
Ed, eu também não acreditava nisto, até ver acontecer
Mas , foi por uso muito intenso , e bateria de CCA abaixo do limite mínimo recomendado pelo fabricante.[]s
Boa João,:palmas:
Agora começo a entender as circunstâncias do ocorrido ou situações que podem levar a esta situação, com isso a tomada de decisão em instalar ou não a tal chave fica mais simples...
Na Milona, a bateria atende com folga a CCA mínima exigida pelo guincho e o alternador, bem, é um tanto quanto estúpido...:twisted::twisted::twisted:
Grato pelos esclarecimentos!:concordo:
Abração
Eddie
Agora começo a entender as circunstâncias do ocorrido ou situações que podem levar a esta situação, com isso a tomada de decisão em instalar ou não a tal chave fica mais simples...
Eddie
Eu já presenciei um caso de solenoide coladas em um Work 12000 durante uma trilha onde estavamos liberando cabo do guincho com o carretel engatado ( quem conhece os Work 12000, sabe q ele enrola/desenrola cabo muito rápido mesmo se não estiver arrastando nada) e deu pau, o guincho desenrolou todo o cabo e começou a enrolar ao contrário, não aconteceu nada de mais grave pq o dono do Willys desconectou rapidamente o cabo da bateria que ainda bem tinha aqueles dispositivos “quick conect”. Depois com calma abrimos a caixa de solenoides e foi dado apenas uns tecos com a chave de fenda nas solenoides q ela voltou a funcionar na boa.
Eu infelizmente não tenho guincho no meu carro, mas na minha opinião acho q a instalação de uma chave destas pode ser uma boa opção para segurança, pelo menos é mais fácil q desconectar uma bateria as pressas.
Vale a pena o relato de um caso comentado em outro tópico...
"na ultima investida mal feita nossa do camel, onde tivemos um festival de guinchos pifados (1 Work9000 -meu, 1 HDW (RD) e 1 Warn(watanabe), 1 W12000 - edgar, mas este tava com o alternador bichado...), finalmente levei o meu para consertar. havia suspeitas de que tinha dado problemas nos solenoides pois o guincho tinha ficado ligado direto.
Deixei a viatura na Work e peguei ontem zerado de novo (aproveitaram e revisaram)... o único problema eletrico foi um fio em curto q o eletricista tinha colocado mal e com o tempo fu&^%. eu havia mandado fazer uma tomada do controle doguincho dentro da viatura pra
facilitar o controle do guincho. O restante do guincho e da parte eletrica tava perfeita.
Aviso aos q fazem estas adaptaçoes... cuidado com os contatos e por ondepassa o cabo. felizmente aconteceu na trilha e se tivesse acontecido em qq outro lugar e se o guincho estivesse travado os estragos seriam feios..."
Tio Eddie
22/09/2008, 14:31
Beetle,
Eu havia lido este relato e tb já tive mais de um guincho quebrado em trilhas muito pesadas (p.ex, Ariri em meados de 97, trilha com 8 viaturas, 6 guinchos quebrados, sendo 5 elétricos e 1 mecânico):twisted:
O que tenho observado nos relatos é excesso de uso + instalações mal feitas / subdimensionadas e/ou + adaptações DIFERENTES do que os fabricantes orientam...:parede::parede::parede:
De qualquer modo fico de OLHOS bem abertos.
Eddie
Paulo_CW
22/09/2008, 16:25
Tio Eddie
É... isso é verdade... instalações mal feitas é q num fulatam por aí...
Beetle
Cara... meu guincho anterior era um work 12000... realmente o bichim é rápido pacas...
Bom, meu uso de guincho tbm é pesado e nunca tive problemas... e a primeira idéia era só por a chave geral pro guincho ficar desligado quando não estivesse numa trilha, mas vendo os comentários parece q tem gente usando a chave em momento de desespero mesmo...
Hudson Buck
22/09/2008, 17:39
João Paulo,
Você encontra com certeza na Sta. Ifigênia ou nos bairros em alguma loja de material eletrico de média e alta tensão. Os auto-elétricos podem encomendar para você mas se não for camarada ele te esfola no preço. O preço dos cabos de 50 mm2 desanima, são bem caros.
Nas fotos postadas eu comprei o terceiro modelo. Qualquer auto-elétrico que trabalhe com caminhões tem.
Abraços.
já vi acontecer ao vivo e em cores soleinoide travar e tb cabos derreterem e acionarem o guincho sozinho..
um aconteceu com um amigo o work9000 comecou a esquentar as cx de solenoides e comecou a subir fumaca, mesmo desacoplando o cabo do controle remoto ( alguns guinchos como os Warn/tabor se o controle remoto tem cabo de 6 vias, sendo que duas deles servem de jumper p/ aterrar as solenoides, ou seja.. só com o cabo conectado é que o guincho arma) o guincho continuou funcionado e o fumacao subindo...
foi aquela correria p/ abrir o capô , pegar uma chave 13mm p/ desconectar o cabo da bateria.. neguim bota a mao e queima os dedos, tudo quente..., e o fumacao subindo... alguem pega um martelo é dá uma porrada no borne da bateria p/ quebrar ( o plastico da bateria já estava até mole de tao quente) p/ enfim cortar a corrente...
enfim... depois de tudo resolvido e esfriado chegamos a conclusao que as solenoides travaram provavelmente pq comecaram a esquentar demais e a capa dos cabos foi derretendo até o cobre encostar na lata, dai tudo comecou a derreter...
resultado.. 1 cx de solenoides e cabos + batetria + um pedaco do chicote detonado...
realmente se tivesse uma chave geral dessa teria evitado estrago maior...
essa chave é a prova d'agua? pq acho mais interessante coloca-la do lado de fora mesmo, junto ao parachoque ou dentro do cofre do motor, pois ficar passando cabo desse calibre e ampere p/ dentro do painel do carro nao me agrada muito nao..heheh
T+
joão k. chikui
22/09/2008, 19:11
Fabiano
As que utilizo são parecidas com a da foto 3 do #14 , para 1000A , são a prova dágua . Como uso como CH geral, puxo os negativos das baterias até a chave , e dela para o guincho e o arranque ou sei lá mais o que.
No Samuka P.Ex coloquei perto do pé do passageiro , entre a parede corta fogo e o tunel.
Agora , se fosse para instalar no positivo , teria que ser perto do guincho, externamente. Neste ponto não pode interromper o negativo , pois as vezes a carcaça faz o terra (sem contar que alguns guinchos , por economia nem tem o cabo negativo, fazem terra pela carcaça), fazendo que a CH fique sem ação.
[]s
Tio Eddie
22/09/2008, 21:15
vendo os comentários parece q tem gente usando a chave em momento de desespero mesmo...
Bem observado...gambis, adaptações "estranhas" abuso na utilização...igaual a problemas e desespero....
Sou daquela turma "chata", "detalhista", "metódica"....por isso este tipo de situação me chama tanta atenção.....:shock:
Enfim, como não tenho pressa, uso o guincho com parcimônia e a patesca é companheira de primeira hora...não imagino maiores problemas...exceto com utilizações submersas....risosos...mas nestas horas sempre tem mais de uma vtr pra dar uma puxadinha até tirar o guincho da água...rsrsrs
Permaneço em QAP/QRV
Eddie
Paulo_CW
22/09/2008, 21:24
Fabil...
Poxa... q apuro aí q vc passou heim...
Então... realmente estou achando uma boa idéia a instalação da chave geral... mas quero instalar no cofre do motor (na pajero vai ficar logo atraz da grade com acesso bem fácil)... A melhor chave q achei foi essa dos tratore Caterpillar de 1000A ligado no cabo positivo do guincho...
João Paulo,
Você encontra com certeza na Sta. Ifigênia ou nos bairros em alguma loja de material eletrico de média e alta tensão. Os auto-elétricos podem encomendar para você mas se não for camarada ele te esfola no preço. O preço dos cabos de 50 mm2 desanima, são bem caros.
Nas fotos postadas eu comprei o terceiro modelo. Qualquer auto-elétrico que trabalhe com caminhões tem.
Abraços.
Beleza Hudson, valeu !!!
[ ]'s
Fabil...
Poxa... q apuro aí q vc passou heim...
Então... realmente estou achando uma boa idéia a instalação da chave geral... mas quero instalar no cofre do motor (na pajero vai ficar logo atraz da grade com acesso bem fácil)... A melhor chave q achei foi essa dos tratore Caterpillar de 1000A ligado no cabo positivo do guincho...
Olá, pessoal!
Alguém chegou a instalar chave no guincho?
Qual a experiência de vocês sobre o assunto?
Obrigado.