PDA

Ver Versão Completa : Gaiola motor central

Páginas : 1 2 [3]

junior paproski
19/04/2016, 13:07
Obrigado por responder, vou fazer assim, e depois conto os resultados, caixa de Kombi, flange e relação do gol bx, tenho dois modelos 8x31 e 8x33, vou iniciar com 8x33. se ficar muito curta, troco por 8x31.

junior paproski
19/04/2016, 14:38
ai sobre as reduções, ela deixa as rodas mais pra fora, ou fica igual a distancia da Kombi sem reduções?

Flávio Cadore
19/04/2016, 16:24
Outro dia eu vi na tv a cabo uma customização nos EUA e os caras colocaram uma relação mais longa para o motor não ficar muito acelerado...Kombi customizada não carrega peso. Dizem que a 8x33 é a mais resistente.
Quanto as reduções, no resultado final as rodas devem ficar na mesma posição, tanto num modelo quanto no outro. O certo seria trocar o conjunto inteiro, todos os braços e tal...talvez mude o comprimento do tubo principal...mas não sei te dizer ao certo, só comparando uma com a outra.

junior paproski
20/04/2016, 22:15
já peguei todas as peças que estavam faltando ai amanhã, feriadão, vou limpar todas iniciar o desmanche, kakakaka, e ver oque presta e tal, já vi que os rolamentos foram pro pau, tomara que a carcaça estaja boa,...eu tenho o conjunto completo com as barras de torção e os facões, vou medir e posto pra galera. seria muito bom se eu colocasse nas reduções as duas engrenagens do mesmo tamanho, acredito que não terá como, pois a carcaça foi feita com as distancias para engrenagens diferentes, ai sim poderia por a caixa do Santana sem problemas, é mais por questão de manutenção mesmo, mais novidades pra frente. abraço e bom feriado.

FUKETEIRO
21/04/2016, 07:50
Boa noite pessoal, faz tempo que estou seguindo o 4x4 brasil, e gostei muito de sua gaiola...

Gostaria da ajuda do pessoal do fórum, tenho uma Kombi, e estou já com varias peças pra mudar ela pra motor ap 2.0
mais eu to muito interessado em colocar a caixa do Santana mesmo 5 marchas já vi varias postagens sobre colocar a redução da Kombi para as marchas ficarem corretas pra frente, pois a caixa ap não vira o diferencial, na questão de trambulador fica fácil de adaptar, o maior problema que estou tendo é sobre a relação final, (não sei fazer os cálculos), como ficaria de velocidade final se ficaria muito reduzida, ou com uma velocidade final legal, sem o motor estar com giro muito elevado. vou usar rodas 17 polegadas com pneus 195/45r17, obrigado e desculpa se não postei no local correto.
Olá, com menos adaptações acho mais viável a colocação da carcaça do câmbio da Kombi diesel, com conjunto de coroa e pinhão 8:33 que é praticamente a mesma relação do câmbio AP, mesma relação da Variant 2, da 180km/h brincando com motor AP2.0 acho que não precisa mais que isso, lembrando que vc precisa comprar um kit para colocar pivô no lugar do embuchamento dianteiro e aumentar o cáster, fica top, abraço.

FUKETEIRO
21/04/2016, 07:52
Kit De Pivô Suspensão Kombi - R$ 1.380,00 no MercadoLivr (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-756220510-kit-de-piv-suspenso-kombi-_JM)

Flávio Cadore
21/04/2016, 18:31
Olá, com menos adaptações acho mais viável a colocação da carcaça do câmbio da Kombi diesel, com conjunto de coroa e pinhão 8:33 que é praticamente a mesma relação do câmbio AP, mesma relação da Variant 2, da 180km/h brincando com motor AP2.0 acho que não precisa mais que isso, lembrando que vc precisa comprar um kit para colocar pivô no lugar do embuchamento dianteiro e aumentar o cáster, fica top, abraço.

Grande Fuketeiro! o conhecimento é tudo. Hehehehe
Eu não contei com a carcaça da Kombi diesel por causa do efeito "dilma" ( nem vou escrever em maiúsculo porque ela não merece). São tempos difíceis, a carcaça é mais difícil de achar e vai com as engrenagens da Kombi que podem quebrar com o AP 2.0 se o motorista não maneirar.

junior paproski
22/04/2016, 14:05
Olá amigos, obrigado pelas dicas, optei pela opção cambio Kombi, mais vou usar flange e relação 8x33, ai como as idéias vão surgindo, já estou pensando na possibilidade de montar uma gaiola com as peças excedentes...

ROBSONW
10/05/2016, 13:47
Boa tarde Flávio, parabéns pela dua gaiola que é muito show e por compartilhar o seu conhecimento com a galera, sou novo aqui no fórum e estou para fazer outra gaiola, vendi a minha porque a suspensão do fusca incomoda mais que porco na corda kkkkkk, então gostaria de saber se é possível me passar o esquema da suspensão que você fez, minha ideia é uma gaiola para duas pessoas com motor central ou transversal, Obrigado! meu email: robson_eafs@hotmail.com

Flávio Cadore
10/05/2016, 21:47
Boa tarde Flávio, parabéns pela dua gaiola que é muito show e por compartilhar o seu conhecimento com a galera, sou novo aqui no fórum e estou para fazer outra gaiola, vendi a minha porque a suspensão do fusca incomoda mais que porco na corda kkkkkk, então gostaria de saber se é possível me passar o esquema da suspensão que você fez, minha ideia é uma gaiola para duas pessoas com motor central ou transversal, Obrigado! meu email: robson_eafs@hotmail.com

Robson, seja bem vindo ao fórum!
Se vc gostou da gaiola não esqueça de dar um "like" ali em cima no "MEU 4x4", ache a foto da gaiola e click em gostei.
No início deste tópico tem os desenhos das bandejas, vc pode fazer o comprimento que quizer mantendo a proporção entre elas ( vc pode diminuir 60 mm em cada uma( na bandeja superior e na bandeja inferior ) por ex.
A distância vertical entre elas é 220 mm.
Leia o tópico desde o início.

Use motor transversal traseiro porque se usar central vai faltar espaço para 4 pessoas.

ROBSONW
11/05/2016, 08:54
Haha valeu, to aprendendo a mexer aqui agora, já li desde o começo todas as paginas por isso tenho duvidas em relação qual o modelo de bandeja correta, porque você modificou por causa da barra de direção, você usou a manga de eixo do corcel e torneou para usar a posta de eixo do gol isso na frente e atras? com a direção do uno? quanto a altura do solo para ficar com uns 35-40cm do solo terei que alonga muito as bandejas? voce falou em alongar mantendo a proporção no caso a distancia vertical, e entre as buchas da mesma balanção ele deve alargar devido ao comprimento?

Flávio Cadore
12/05/2016, 15:39
Robsom, referente às bandejas, na traseira vc usa ela em A ( /\ ) e na frente vc usa a alterada ( /! ).
Eu alterei a manga de eixo dianteira e traseira. Vc tem que usar o rolamento do Gol mais antigo porque ele é menor no diâmetro...se vc quizer usar ABS tem que ser o mais novo e reforçar externamente a manga de eixo.
Caixa de direção do Uno.
Para esta altura que vc quer vai ter que aumentar uns 10 cm no mínimo.
A distância vertical deve ser sempre 220, não importa o comprimento da bandeja.
A proporção das minhas bandejas está boa...se vc aumentar bastante o comprimento da bandeja deverá aumentar uma pouco na largura ...eu usei uma bucha traseira do Opala mas ela é muito macia, use uma de Chevette ou outra de suspensão dianteira que o motor seja na frente.

ROBSONW
12/05/2016, 16:19
é bem complicado no caso da suspensão dianteira /| a parte | fica para traz por causa da direção isso? são 4 mangas de eixo dianteira do corcel? ou um par frontal e o outro traseiro? porque nunca parei pra ver a suspensão do corcel, quanto ao motor transversal não sei se vai ser possível porque o semi eixo de um lado é muito curto oque compromete o curso da suspensão, seria isso? se for transversal o motor queria botar ele voltado para frente, sendo a gaiola para 2 pessoas e porque não aprovei o motor traseiro na caixa do fusca fica muito longo

Th Cerga
13/05/2016, 10:16
Muito bacana sua gaiola, parabens!!!

Flávio Cadore
13/05/2016, 23:54
Valeu, Th Cerga!

Fellipe Barela
26/05/2016, 02:59
Parabéns pelo trabalho ! ficou muito boa, vou tirar umas ideias para a minha

Lucas Mazocco
27/05/2016, 11:04
E ai Flávio, da uma olhada no projetinho que bolei pra trambular as marchas com cabo...

529340

Flávio Cadore
27/05/2016, 13:41
E ai Flávio, da uma olhada no projetinho que bolei pra trambular as marchas com cabo...

529340

Entendi o seu pensamento, vai usar cabo duplo ( vai e vem ). Vc terá que fixar bem o motor para ele não ficar mexendo demais... Eu estou querendo trocar os coxins do meu motor por umas buchas de PU para não "pular" tanto.

Lucas Mazocco
27/05/2016, 14:46
Entendi o seu pensamento, vai usar cabo duplo ( vai e vem ). Vc terá que fixar bem o motor para ele não ficar mexendo demais... Eu estou querendo trocar os coxins do meu motor por umas buchas de PU para não "pular" tanto.

Exatamente, 4 cabos, um para cada movimento. Já estou com ela montada e tudo, falta colocar em cima.

Lucas Mazocco
30/05/2016, 10:20
https://www.youtube.com/watch?v=KhZQX0TFmCI&feature=youtu.be

Flávio, montei o sistema de cabos nela e ficou espetacular. Todas marchas certinhas, perto, curtas... Muito melhor que antes. Sábado fiz esse vídeo ai... fiz outro trambulando também, em seguida posto aqui também pra ti olhar.

Obs.: Nesse vídeo ai ela tava com pouco combustível no tanque e nas curvas como ela "chacoalhava" bastante, dava falta de alimentação e ficava uma falhadeira. Preciso encontrar uma solução pra resolver isso, se tiver alguma ideia estou aceitando! hahahaha

Flávio Cadore
30/05/2016, 12:23
Lucas, posta a foto do trambulador para nós vermos...
No tanque vc pode fazer um pescador igual aos das motoserras, é um pedaço de mangueria flexível que na ponta tem um pré-filtro de Monza ( com o peso ele sempre vai ficar na parte mais baixa do tanque e vai ajudar também nas subidas porque o combustível vai para trás ).
Um dia eu deixei faltar combustível e o módulo "desaprendeu"...tive que deixar ele sem a bateria por 20 min. para ele zerar tudo e voltou a funcionar normal...hheehhehe

Lucas Mazocco
30/05/2016, 14:53
https://www.youtube.com/watch?v=VCK2OlbHEx4&feature=youtu.be

Fiz um vídeo, Flávio. Segue acima.

Ainda ta precisando de uns ajustes mais "finos" e essa chapa superior eu vou mandar cortar no laser de novo, com o desenho bem certinho das marchas. A que eu tinha feito anteriormente, como ficaram muito perto as marchas, não vai dar pra utilizar.

Tem momentos que a primeira entra meio "judiada" por a alavanca não estar no lugar adequado, com o desenho vai ficar sempre alinhadinho e entrar certinho. Mas precisa ver na estrada como troca bem... ficou um luxo!

Flávio Cadore
30/05/2016, 15:10
https://www.youtube.com/watch?v=VCK2OlbHEx4&feature=youtu.be

Fiz um vídeo, Flávio. Segue acima.

Ainda ta precisando de uns ajustes mais "finos" e essa chapa superior eu vou mandar cortar no laser de novo, com o desenho bem certinho das marchas. A que eu tinha feito anteriormente, como ficaram muito perto as marchas, não vai dar pra utilizar.

Tem momentos que a primeira entra meio "judiada" por a alavanca não estar no lugar adequado, com o desenho vai ficar sempre alinhadinho e entrar certinho. Mas precisa ver na estrada como troca bem... ficou um luxo!

Show de bola, cara!!!! e como ficou o peso da alavanca...um pouco mais pesada que o original?

Lucas Mazocco
30/05/2016, 15:45
Show de bola, cara!!!! e como ficou o peso da alavanca...um pouco mais pesada que o original?

Sim, Flávio. Naturalmente um pouco mais pesada. Mas como disse, ainda preciso fazer uns ajustes mais finos que vão melhorar. Tem um dos cabos que ficou meio curto, com a curva logo na saída muito fechada. Tudo soma, ficando mais pesado em cada detalhe.

Outra coisa que quero fazer é a alavanca um pouco mais longa para cima, pra ter um braço de alavanca maior, fazendo menos força pra dar o movimento. Mas assim, não por que é minha, ficou muito bom! Hahahaha

Flávio Cadore
16/07/2016, 11:50
Tive que colocar um reforço estrutural porque trincou a estrutura com os esforços dos amortecedores dianteiros.

Lucas Mazocco
01/08/2016, 15:12
Tive que colocar um reforço estrutural porque trincou a estrutura com os esforços dos amortecedores dianteiros.

Eu tive um dano na minha semana passada que até agora não consegui entender. Entortou uns 30º a haste do amortecedor traseiro lado direito. Creio eu que tenha sido uma tracionada muito violenta quando fui subir um barranco... será que pode?

Flávio Cadore
01/08/2016, 18:35
Pode sim, no uso normal dos carros já tem um desgaste só de um lado da haste. Na trilha os esforços são maiores e entorta o "bagulho" mesmo. Na suspensão McPerson o amortecedor também segura a roda.
Na minha já aconteceu outro problema que vai aparecer na sua também, quando vc acelera o motor tem a tendência a girar e quer arrancar o coxin esquerdo do motor...no início eu fiz um "estribo", quebrou o tal algumas vezes e agora eu passei uma corrente nos dois parafusos dele...agora não sai mais...hehhehe

Lucas Mazocco
05/08/2016, 10:40
Hahahahahaha
Nossa, que o bicho corcoveia eu já percebi, mas não sabia que ia precisar chegar ao nível de acorrentar.
Mais um pouco chegamos no nível dos dragsters que amarram os blower em cima do motor pra não perder quando explode... hahahaha

junior paproski
19/08/2016, 14:45
olá pessoal, boa tarde, como vocês são muito bons em adaptações, gostaria de uma ajuda, tenho um jogo de rodas do Vectra elite e a furação é 5x115, e quero colocar na Kombi que a furação é 5x112, alguém sabe aonde comprar estas buchas?

junior paproski
19/08/2016, 14:46
elas vão nos furos das rodas, e elas são excêntricas... criando uma furação nova na medida que preciso. grande abraço

Flávio Cadore
19/08/2016, 18:07
elas vão nos furos das rodas, e elas são excêntricas... criando uma furação nova na medida que preciso. grande abraço

Junior, bucha excêntrica eu nunca ouvi falar, o que eu conheço é esse tipo de flange ( é bom que tenha o guia para o aro do pneu, esta não tem ).

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711436919-roda-estepe-bmw-flange-5x105-108-112-114-_JM

Flávio Cadore
08/02/2017, 22:56
Fiz uma alteração na minha gaiola, usei o sistema Push Rod para colocar mais 4 amortecedores traseiros de Corolla. A roda estava trepidando na estrada e agora fica colada no chão, simplesmente sensacional.

FUKETEIRO
09/02/2017, 10:39
Fiz uma alteração na minha gaiola, usei o sistema Push Rod para colocar mais 4 amortecedores traseiros de Corolla. A roda estava trepidando na estrada e agora fica colada no chão, simplesmente sensacional.
Aí sim, hehe

JUNIOR FERRAREZE
10/02/2017, 21:31
Flávio Cadore (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/1158-flavio-cadore.html) show!

Flávio Cadore
11/02/2017, 22:39
Valeu galera, ficou tão bom que vou ter que fazer algo para a dianteira acompanhar.

Raberox
01/03/2017, 12:34
boa tarde, sou novo no forum e estou iniciando um projeto e gostaria de tirar uma duvida
vou fazer uma gaiola tubular 4x2 para 2 lugares, tenho um motor AP 2.0 e caixa de kombi a diesel, minha duvida esta na caixa, uso a minha de kombi na posição normal ou coloco um caixa de santana e inverto instalando o motor central?????

si puderem mi ajudar fico grato!

Flávio Cadore
01/03/2017, 19:17
Eu não preciso responder a esta pergunta...hehhehe...outra vantagem da caixa de Santana é que ela é mais forte que a caixa da Kombi.

Lucas Mazocco
14/03/2017, 11:00
Fiz uma exatamente idêntica à tua segunda opção. Totalmente tubular, motor e caixa de santana AP 2.0.

boa tarde, sou novo no forum e estou iniciando um projeto e gostaria de tirar uma duvida
vou fazer uma gaiola tubular 4x2 para 2 lugares, tenho um motor AP 2.0 e caixa de kombi a diesel, minha duvida esta na caixa, uso a minha de kombi na posição normal ou coloco um caixa de santana e inverto instalando o motor central?????

si puderem mi ajudar fico grato!

Lucas Mazocco
14/03/2017, 11:03
Flávio, ando com problemas na minha... toda vez que saio com ela tá entortando os dois amortecedores traseiros. Está com mola dupla mas suspeito ter algum desalinhamento.
Te pergunto: o ângulo de inclinação da torre (pois usei a torre dianteira inteira, com o motor central) pode ter influência nisso?
Estou pensando seriamente em cortar aquela torre e fazer balanças "duplo A" e resolver de uma vez, problema é a mão de obra que vou ter de fazer toda parte de reforços estruturais pra balança superior.

Flávio Cadore
14/03/2017, 14:43
Lucas, os seus amortecedores não devem estar aguentando os esforços da suspensão, a suspensão não pode estar muito dura, se ela trabalhar meio molengona ela suportará mais..."pero no mucha" molengona.
Quanto aos ângulos, estes devem ser iguais aos originais para não ter surpresas desagradáveis.

Flávio Cadore
15/03/2017, 23:08
"OUTLAW" The INSANE SUPERCHARGED IFS/IRS ROCK BOUNCER - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=36dVm7I8ZMA)

Flávio Cadore
30/06/2017, 00:17
Projetinho para Duplo A num Fusca Baja.

FUKETEIRO
30/06/2017, 10:11
Aí sim hehe

Flávio Cadore
30/06/2017, 10:48
Aí sim hehe

É fácil para quem tem a curvadora certa!!! Hehehe

luizmacgyver
07/07/2017, 07:49

Belo projeto flavio, saberia me dizer qual é o raio dessas dobras .

Flávio Cadore
07/07/2017, 12:35
Belo projeto flavio, saberia me dizer qual é o raio dessas dobras .

Eu fiz para a minha curvadora que tem raio de 113,5 mm.

Flávio Cadore
23/09/2017, 22:51
Nova alavanca estilo quilometro de arrancada...

caius J. A. D'Avila
09/10/2017, 23:19
Boa noite, vc tem as medidas Flavio?

Flávio Cadore
10/10/2017, 00:50
Boa noite, vc tem as medidas Flavio?

Caius, eu só fiz o projeto em 3D e não cotei, leva muito tempo para cotar por isso não o fiz.

caius J. A. D'Avila
10/10/2017, 15:18
Caius, eu só fiz o projeto em 3D e não cotei, leva muito tempo para cotar por isso não o fiz.

Ok, obrigado.
te mandei um email, me ajuda na criação de uma duplo A?

Flávio Cadore
10/10/2017, 15:54
Sim, é só me dizer qual é a sua dúvida.

caius J. A. D'Avila
10/10/2017, 22:49
Ok Flavio Obrigado.

Patríckproseg
17/10/2017, 00:17

Amigo fico top seu projeto deixa eu perguntar, ele fico boa de estabilidade no asfalto ou não ?

Flávio Cadore
18/10/2017, 14:15
Amigo fico top seu projeto deixa eu perguntar, ele fico boa de estabilidade no asfalto ou não ?

Ficou bem estável de andar, a única coisa que faltaria para andar mais seguido no asfalto seria uma barra estabilisadora.

ROBSONW
11/01/2018, 16:10
Boa tarde Flávio,tudo bem? e a gaiola como esta? veja se tu pode me ajudar
to fazendo esse esquema que você fez com a manga de eixo do corcel, só estou com uma duvida sobre a posição do suporte da pinça, montei ele na frente da manga mas o disco pega nele, vi numa postagem que você comentou sobre espaçador de roda, usasse atrás do disco pra corrigir esse mesmo problema, ou então você montou o suporte da pinça atras da manda e usou o espaçador de roda para distanciar o aro da manga?

Flávio Cadore
11/01/2018, 21:47
Boa tarde Flávio,tudo bem? e a gaiola como esta? veja se tu pode me ajudar
to fazendo esse esquema que você fez com a manga de eixo do corcel, só estou com uma duvida sobre a posição do suporte da pinça, montei ele na frente da manga mas o disco pega nele, vi numa postagem que você comentou sobre espaçador de roda, usasse atrás do disco pra corrigir esse mesmo problema, ou então você montou o suporte da pinça atras da manda e usou o espaçador de roda para distanciar o aro da manga?

Robson, estou postando o desenho do espaçador que eu fiz, fiz de alumínio fundido e do suporte da pinça também. Se vc quiser cortar a laser me avise que eu te mando o arquivo necessário, ou então imprima o desenho que ele está na escala real.
Depois disso vc vai precisar aumentar o guia central do cubo para apoiar o aro do pneu e comprar uns parafusos de roda mais compridos ( para rodas de liga) e ainda tornear um pouco eles porque eles ainda ficam um pouco curtos.
Com este suporte vc pode instalar as pinças na frente ou na traseira do montante, vai depender do modelo da pinça.

Flávio Cadore
06/08/2018, 19:06
A gaiola é feita em casa mas o alinhamento da suspensão é a Laser. Hehehehehe

Alinhamento da suspensão Duplo A - YouTube (https://youtu.be/ZAWLyMxaboE)

Flávio Cadore
11/08/2018, 20:59
Eu tive um problema na suspensão da minha gaiola que no final apareceu uma divergência na roda quando a suspensão trabalhava ( a divergência era de 0,5°), resolvi corrigir baixando um pouco a posição do braço que segura o montante do rolamento da roda. Segue um vídeo do antes e depois.

Suspensão Duplo A - YouTube (https://youtu.be/wQBYW1Y2Wy4)

Suspensão Duplo A - YouTube (https://youtu.be/2PI2fCok_1g)

CAPT GOTTLIEB
03/09/2018, 17:10
Bela Gaiola! Parabéns!

Flávio Cadore
03/09/2018, 19:48
Bela Gaiola! Parabéns!

Valeu CAPT, o objetivo é melhorar cada vez mais.

CAPT GOTTLIEB
24/09/2018, 21:59
Flávio, boa noite!
Sou um admirador da tração 4x4 usada pela Volkswagen durante a Segunda Guerra Mundial. O veículo é o jipe anfíbio Schwimmwagen. Tenho discreta admiração pelas suas capacidades aquáticas e muita admiração pela transmissão (4x2, 4x4 e reduzida). Os sites que já pesquisei dizem que as rodas traseiras do jipe VW anfíbio tinham "portal axles" (aquelas caixas de redução que ficavam nas rodas traseiras das Kombis antigas). Isto deixava o veículo mais reduzido e também muito mais alto (vão livre). Estes mesmos sites dizem que as rodas dianteiras não tinham "portal axles", porém os diferenciais dianteiro e traseiros eram idênticos.https://www.thesamba.com/vw/forum/album_page.php?pic_id=1825421
Agora estou com uma dúvida. Com o veículo rodando 4x4 (só aceitava a 1ª marcha) a rotação das rodas dianteiras e traseiras não ficariam diferentes? Afinal as rodas traseiras tem uma caixa de redução e as dianteiras não têm. Gostaria de ouvir a sua opinião, pois percebi que você é um expert neste assunto.
Abraços,
Amadeu (Capt. Gottlieb)
Amparo - SP

561666 561667 561668

Flávio Cadore
24/09/2018, 22:26
Flávio, boa noite!
Sou um admirador da tração 4x4 usada pela Volkswagen durante a Segunda Guerra Mundial. O veículo é o jipe anfíbio Schwimmwagen. Tenho discreta admiração pelas suas capacidades aquáticas e muita admiração pela transmissão (4x2, 4x4 e reduzida). Os sites que já pesquisei dizem que as rodas traseiras do jipe VW anfíbio tinham "portal axles" (aquelas caixas de redução que ficavam nas rodas traseiras das Kombis antigas). Isto deixava o veículo mais reduzido e também muito mais alto (vão livre). Estes mesmos sites dizem que as rodas dianteiras não tinham "portal axles", porém os diferenciais dianteiro e traseiros eram idênticos.https://www.thesamba.com/vw/forum/album_page.php?pic_id=1825421
Agora estou com uma dúvida. Com o veículo rodando 4x4 (só aceitava a 1ª marcha) a rotação das rodas dianteiras e traseiras não ficariam diferentes? Afinal as rodas traseiras tem uma caixa de redução e as dianteiras não têm. Gostaria de ouvir a sua opinião, pois percebi que você é um expert neste assunto.
Abraços,
Amadeu (Capt. Gottlieb)
Amparo - SP

561666 561667 561668

Capt, se as reações não forem iguais dá um baita problema, já ouvi falar que um cara foi até o Uruguai ( daqui até lá dá uns 500 km)e comprou 2 pneus para uma Cherokee e esta não tinha diferencial central e não desengatava, resultado: teve que parar no acostamento para esperar esfriar o diferencial dianteiro... então não pode haver diferença nas relações.
Pelo desenho postado acima e pelo que tudo indica aquelas cotas nas engrenagens são os números de dentes das engrenagens o diferencial dianteiro tem 39/6 dentes...o traseiro é duas vezes mais longo, 39/12 e as reduções "reduzem" duas vezes ( 13/26)...no final o diferencial traseiro fica com a mesma relação do dianteiro.

CAPT GOTTLIEB
25/09/2018, 11:49
Então a minha dúvida procede. Como o Schwimmwagen não usa portal-axles na dianteira a solução foi igualar as rotações nas relações coroa-pinhão dianteira e traseira, que são diferentes. Assim fazendo o resultado final é a rotação igual (ou quase igual) das rodas dianteiras e traseiras. Muito obrigado pelo teu esclarecimento.

Fellipe Barela
25/09/2018, 22:29
Só não entendi a vantagem de ter duas caixas redutoras nas rodas quando se poderia ter a redução direto no diferencial. Deve ter alguma limitação mecânica pra ser desse jeito ai.

Flávio Cadore
25/09/2018, 23:28
Só não entendi a vantagem de ter duas caixas redutoras nas rodas quando se poderia ter a redução direto no diferencial. Deve ter alguma limitação mecânica pra ser desse jeito ai.

Pode ser viagem minha...na traseira no Schwimmwagen sai um hélice e para não raspar no chão na saída dos rios, lagos ou outros, eles precisaram de mais altura e para resolver o problema colocaram as reduções.

CAPT GOTTLIEB
27/09/2018, 08:58

Concordo com a resposta do Flávio. O Schwimmwagen usava estas caixas de redução nas rodas traseiras para elevar o vão livre. No Brasil as Kombis foram fabricadas até 1976-77 usando estas caixas e só então foram substituídas por sistema mais moderno (eixos com homocinéticas - IRS). Já vi Gaiolas VW montadas com caixas de redução da Kombi na traseira e mangas de eixo sobrepostas na dianteira e com vão livre bastante elevado (e sem cambagem positiva). Alguém poderia argumentar que poder-se-ia regular os facões do Schwimmwagen e deixar as rodas traseiras bem mais elevadas, porém isto fatalmente iria acarretar em exagerada cambagem positiva. A solução para a tecnologia disponível na década de 40 foi usar as caixas de redução (portal-axles) e funcionou bastante bem. Nos dias de hoje certamente seria empregada a suspensão IRS (homocinéticas). As imagens ilustram melhor.

561695 561696 561697 561698 561699

561700 561701 561702 561703 O hélice e o vão livre

561704 561705 561706 561707 Gaiola com vão livre bastante elevado (homocinéticas na traseira e mangas de eixo sobrepostas na suspensão dianteira

561708 561709 561710 561711 561712 Gaiolas montadas com caixas de redução de Kombi na traseira objetivando vão livre mais elevado e sem provocar cambagem positiva exagerada. Sem dúvida a regulagem do facão pode elevar ou abaixar as rodas, mas dentro de limites, pois é muito ruim dirigir veículo com cambagem positiva ou negativa exageradas. Com o uso da suspensão IRS este problema não existe.

NOTA: Fui Oficial da Marinha e logo percebi que embora HÉLICE seja substantivo feminino (Dicionário do Aurélio) tradicionalmente na Marinha do Brasil fala-se "o hélice" do navio, do barco, etc. Na Aeronáutica fala-se "a hélice" do avião. Na Marinha de Portugal fala-se "a hélice". Acredito que as duas formas são aceitas.

CAPT GOTTLIEB
27/09/2018, 09:42
Ficaram faltando algumas fotos.

561713 561714
Portal-axles eleva o veículo sem modificar a cambagem.

561720 561721 561722
O hélice obrigou a elevar bastante a traseira do Schwimmwagen e por isso a solução foi usar o portal-axles (caixas de redução nas rodas). Hoje seria usado o sistema IRS e homocinéticas.

Flávio Cadore
23/11/2018, 21:07
Algumas fotos do sistema de troca de marchas. As ponteiras são de bieletas de barra estabilisadora e devem ser bem usadas para ficarem macias para os movimentos, não devem ser novas.
A foto da alavanca está na pagina 46, funcionamento 100% perfeito e muito preciso.

Flávio Cadore
16/12/2018, 21:51
E não é que a minha curvadora de tubos funciona mesmo...kkkk tubo de 31,75 com carede de 2,65 e 3 mm.
Os tubos do "para brisa" trincaram e vou trocar por outros de parede 3 mm.

Flávio Cadore
19/04/2019, 23:10
Suspensão para Fusca Baja de trilha no forno, forno sendo aquecido!!!! hehehehe

Flávio Cadore
23/04/2019, 12:43
Suspensão para Fusca Baja de trilha no forno, forno sendo aquecido!!!! hehehehe

Se alguém tiver interesse nas bandejas e partes dela é só falar.

Flávio Cadore
18/07/2020, 22:06
Dando uma atualizada na última alteração da gaiola. Coloquei mais quatro amortecedores traseiros de Corolla para ajudarem a segurar a traseira.

Chicken
19/07/2020, 21:37
Belo trabalho, muito chique sua gaiola!!! Lembro dela das antigas, bom sabe que ainda roda por aí!

Flávio Cadore
19/07/2020, 23:46
Belo trabalho, muito chique sua gaiola!!! Lembro dela das antigas, bom sabe que ainda roda por aí!

Legal Chicken...ela já tem 11 anos.

oliveiraideal
12/08/2020, 17:10
574033574034

Flávio, quanto tempo!! Tudo bem?

Olha a minha nova! Comprei uma DR 650 da Suzuki, adaptei em cima do câmbio ap, estou usando a embreagem só da moto .. ficou até legal.. vendi a Sauron e troquei na mão de obra de serralheria e materiais.. está finalizada essa mas acabei me mudando pra sp e ela está parada.. acredita? não cheguei a rodar nenhuma vez hahahaha abração amigo!

Flávio Cadore
12/08/2020, 23:02
574033574034

Flávio, quanto tempo!! Tudo bem?

Olha a minha nova! Comprei uma DR 650 da Suzuki, adaptei em cima do câmbio ap, estou usando a embreagem só da moto .. ficou até legal.. vendi a Sauron e troquei na mão de obra de serralheria e materiais.. está finalizada essa mas acabei me mudando pra sp e ela está parada.. acredita? não cheguei a rodar nenhuma vez hahahaha abração amigo!

Grande abraço amigo Oliveiraideal, o tempo passa né, tudo bem por aqui... é uma pena ela ficar parada, vai sair caro as tuas voltinhas, só de passagem aérea vai sair uma fortuna, kkkkkkk. Mas o importante é o sonho realizado.

Flávio Cadore
01/12/2020, 00:26
Mais uma atualizada nas melhorias da gaiola...coloquei um manômetro da pressão de combustível, um AllMeter e montei tudo num painel novo e instalado mais alto.
A outra alteração foi o arredondamento do canto vivo do defletor de ar do radiador, fazia tempo que estava nos planos.

Flávio Cadore
25/12/2020, 01:40
Vou trocar as buchas da suspensão dianteira por buchas de PU e vou testar com uma bucha bimetal para reduzir o atrito...na traseira já uso PU sem as bimetal.

Flávio Cadore
25/12/2020, 19:10
O defletor pintado...

Flávio Cadore
29/12/2020, 01:13
Vou trocar as buchas da suspensão dianteira por buchas de PU e vou testar com uma bucha bimetal para reduzir o atrito...na traseira já uso PU sem as bimetal.

Na hora da montagem destas buchas apareceu um problema, quando eu inseri a bucha de bronze dentro da bucha de Pu, no colar externo ficou uma folga entre a borracha e o eixo. Por este motivo eu resolvi montar sem as buchas de bronze. Do outro lado onde a bucha de Pu tinha ficado totalmente revestida pelo metal da bandeja, deu certo mas do outro que não tinha o apoio do metal apareceu a folga podendo deixar entrar areia, o que estragaria as buchas.

Flávio Cadore
24/09/2024, 13:50
Atualizando para facilitar o acesso!

Flávio Cadore
27/09/2024, 01:39
Pessoal, eu poderia estar matando, eu poderia estar roubando mas estou aqui pedindo para que vocês deem uma curtida ali na secção MEU 4X4, na pagina 38 vocês vão ver uma foto da minha gaiola, é só clicar em curtir...vamos ver quantos votos vão aparecer...se você gostou dos desenhos da suspensão e foram úteis para vocês, é só curtir a pagina da gaiola, não custa nada e não vou ganhar nada por isso. Um abraço a todos.

Jóy
15/10/2024, 08:40
Mais uma atualizada nas melhorias da gaiola...coloquei um manômetro da pressão de combustível, um AllMeter e montei tudo num painel novo e instalado mais alto.
A outra alteração foi o arredondamento do canto vivo do defletor de ar do radiador, fazia tempo que estava nos planos.

Aí é profissional hein! Parabéns, Abraço.

pedrinho montador
04/01/2025, 19:53
vou começar a montar minha gaiola, tenho 17 anos e creio que vai ser algo interessante, não sei de nada em relação a solda e etc. preciso de ajuda, mas a principio o projeto é com um motor ap 1.8 ou 2.0 mesmo. estou decidindo.

Flávio Cadore
06/01/2025, 12:28
vou começar a montar minha gaiola, tenho 17 anos e creio que vai ser algo interessante, não sei de nada em relação a solda e etc. preciso de ajuda, mas a principio o projeto é com um motor ap 1.8 ou 2.0 mesmo. estou decidindo.

Sempre tem pessoas olhando!!!! kkkk Não é um trabalho fácil mas é possível de fazer, tendo vontade e $$$ é possível sim.

Flávio Cadore
02/02/2025, 23:30
Resolvi fazer uma atualização do pedal do freio da minha gaiola, ela tinha o pedal bem curto e por isso ficava pesado para frear com o motor desligado, com o hidrovácuo estava perfeito para frear. Mas aí apareceu um outro probleminha e resolvi fazer, queria colocar o cilindro mestre inclinado mas não o fiz porque teria que mudar muita coisa e "pegava " em tudo. Mudei só o pedal, coloquei o pedal original do Gol e como o servo estava lá em baixo tive que fazer umas alavancas para compensar, ficou perfeito e o ficou com possibilidades de regular a dureza do pedal...sem as regulagens teria ficado muito leve para frear.
Segue umas fotos do sistema que tive que fazer.

Flávio Cadore
13/04/2025, 20:26
O meu sistema de freio ultimamente deu uma pane geral, mas geral mesmo, antes desta modificação que eu fiz no pedal de freio, eu já tinha trocado as pastilhas e torneado os discos de freio das quatro rodas. Fiz a modificação no pedal, alguns dias depois pifou o freio seletivo da traseira, tirei tudo e quando fui sangrar quebrou uma sangria da pinça traseira, tive que trocar a pinça. Dias depois furou o servo freio. Sempre quis colocar dois cilindros mestres ( um para cada eixo, podendo regular a força da freada em cada eixo), coloquei os dois cilindros mestres de Fusca, aproveitei para organizar os tubos de freio. Montei tudo, testei e as rodas traseiras não travavam de jeito nenhum ( na traseira, sempre notei falta de freio), troquei as pinças traseiras de BX por umas maiores de uma Parati 16V, o pistão da BX tem 48 mm e a da Parati tem 55 mm, freia muito mais. Agora ficou bom, consigo regular a quantidade de freio que vai para trás e para frente conforme necessário girando o parafuso de ligação entre os terminais rotulares ( aparece na foto abaixo). Fiz um esquema para não entrar terra os terminais rotulares, enrolei fita veda rosca neles e cola silicone por fora, depois de seco coloquei um pouco de graxa por dentro do silicone.

Flávio Cadore
23/04/2025, 01:51
Acabei de fazer todas as alterações que eu queria nos meus freios e o resultado final ficou como eu esperava. A regulagem ficou da força ficou em 60% para a frente e 40% para a traseira. Com 50%/ 50% no final da freada ela arrasta as rodas traseiras e ela dá aquela jogada de lado, numa pista seria bom mas para rua não dá, fiquei com 60/40 mesmo.
Com todas estas alterações que fiz, eu precisava que os freios estivessem 100% assentados mas não estavam, as pastilhas não estavam assentadas nos discos. Eu tinha que resolver esse problema para seguir adiante. Então inventei esse disco para assentar as pastilhas ( Disco de "acamar" as pastilhas, entendedores entenderão, kkkkk ).
Eu usei um disco mais fino e colei uma lixa grossa nele. Montei o disco no lugar e acionei as pinças, pisa e solta, vai ficar pressionando as pastilhas contra a lixa e é só girar o disco com a mão mesmo. As pastilhas ficam perfeitamente assentadas e rapidamente. Isso deve ser muito útil para quem estiver prestes a participar de uma corrida e precisa dos freios 100%.