Ver Versão Completa : Gaiola motor central
leobnaval
29/03/2011, 22:53
Eu falei...
vinijost
29/03/2011, 23:02
A pouco tempo atrás ficaram algumas dúvidas sobre as qualidades e defeitos do freio ABS, e até de suas atribuições...então eu mandei um e-mail para a Bosch...
Resumindo é o seguinte:
O ABS foi inventado em 1978.
Em 1986 já tinha o TCS ( controle de tração) que freava a roda que patinava.
Hoje o ABS está integrado ao ESP...não existe carro com ESP sem ABS porque o ESP faz parte do ABS. Na verdade o ESP é o programa de controle de tudo.
Com isso vem o:
Brake Disc Wiping : ele encosta as pastilhas de freio no disco para retirar a película de água quando na chuva.
Eletronic Brake Perfil: quando vc desacelera ele encosta as pastilhas para esperar uma freada de emergência.
Hill Hold Control: ele mantém pressão nos freios por 2 segundos para evitar que ele desça uma ladeira ( o carro sabe que está numa ladeira).
Hill Descent Control: ele mantém uma velocidade máxima programada numa descida.
Brake Assist: que complementa a freada se necessário.
Tem também aquela que a frenagem é feita até a parada total do veículo quando este se aproximar demais de outro veículo, no trânsito urbano por ex.
E depois vem outras categorias de ESP, mais ou menos equipadas.
Na foto, aquela parte cilíndrica é o motor da bomba que é capaz de acionar os freios.
Parace que alguem fez o tema de casa..
heheh.
Muuito Obrigado pela explicação!.
Sem dúvida, foi muito útil.
Abraços,
Vinícius.
flavio eu ja troquei informações com vc algumas vezes eu vou usar o sistema de amortecedor de motos também
perguntas
eu vou usar 6 amortecedores na gaiola 4 no fundo e dois na frente que nem nas gaiolas americanas os dois traseiros uma vai ter mola e a outra não
agora me tire uma dúvida se eu criasse uma fórmula para colocar uma mola em cima da outra sem que elas sambem no amortecedor seria melhor para mim
segundo - vc usou mola traseira de gol no fundo se usasse a da dianteira do gol não era melhor não ,se for melhor
minha gaiola vai ser 4x4 com frente de fusca , e fundo de kombi.eu to perguntando porque to com vontade de começar a fazer ela
me parece que sua gaiola ela andando fica muito flexivel , é verdade ou impressão minha , se for verdade se torna ruim ou não interfereem nada .
Flávio Cadore
29/05/2011, 13:31
Anthony, nas primeiras voltas ela estava bem flexível, muito bom de andar mas o desempenho em trilha é ruím porque a roda vibra demais.
Hoje estou usando a mola dianteira do Fiat 147 na traseira e mais um pouco de pressão de ar comprimido no amortecedor ( 130 libras).
A mola dianteira do GOL é mais difícil adaptar e eu acho ela muito "feia".
Para usar os amortecedores de moto vc vai ter que alterar algumas coisas nele, o melhor amortecedor para fazer isto é o da DT180 por ter a possibilidade de ser colocado um pivô na base dele para fixar na balança. Dentro do amortecedor tem a "flauta" que tem uns furos que devem ser fechados para 2,5 mm para a passagem do óleo.
Eu também coloquei retentores hidráulicos juntamente com os originais para agüêntarem a pressão de 130 libras que coloquei, vc também vai precisar fazer isto mas não vai precisar tanta pressão, apenas o suficiente para não gerar bolhas no óleo ( 60 libras).
A pegada é grande...
Flávio Cadore
29/05/2011, 13:35
A pouco tempo atrás ficaram algumas dúvidas sobre as qualidades e defeitos do freio ABS, e até de suas atribuições...então eu mandei um e-mail para a Bosch...
Resumindo é o seguinte:
O ABS foi inventado em 1978.
Em 1986 já tinha o TCS ( controle de tração) que freava a roda que patinava.
Hoje o ABS está integrado ao ESP...não existe carro com ESP sem ABS porque o ESP faz parte do ABS. Na verdade o ESP é o programa de controle de tudo.
Com isso vem o:
Brake Disc Wiping : ele encosta as pastilhas de freio no disco para retirar a película de água quando na chuva.
Eletronic Brake Perfil: quando vc desacelera ele encosta as pastilhas para esperar uma freada de emergência.
Hill Hold Control: ele mantém pressão nos freios por 2 segundos para evitar que ele desça uma ladeira ( o carro sabe que está numa ladeira).
Hill Descent Control: ele mantém uma velocidade máxima programada numa descida.
Brake Assist: que complementa a freada se necessário.
Tem também aquela que a frenagem é feita até a parada total do veículo quando este se aproximar demais de outro veículo, no trânsito urbano por ex.
E depois vem outras categorias de ESP, mais ou menos equipadas.
Na foto, aquela parte cilíndrica é o motor da bomba que é capaz de acionar os freios.
Aproveitando a oportunidade, mais uma do ABS:
- Ele consegue perceber que tem um pneu furado com a diferênça de rotação entre as rodas, o pneu furado por ser mais baixo vai girar mais rápido e o ABS percebe isto....
vc ta falando se eu for usar ar comprimido vou ter que fazer essas adaptações no amortecedor e se eu não for ar comprimido vou ter que fazer também ou não
Flávio Cadore
30/05/2011, 19:01
Sim, vc vai ter que fazer as adaptações. O amortecedor original da moto não tem capacidade para amortecer o peso da gaiola.
Quando vc diminuir os furos da flauta vai ocorrer um vácuo quando no retorno do amortecedor e é aí que entra o ar comprimido para forçar o óleo de volta.
Tem que ter um pouco de "professor pardal" para isto...
leobnaval
31/05/2011, 00:23
Melhor coisa esquece os amortecedores de moto, eles não foram projetados para amortecer esta carga, por isso você pode até tetar aumentar a restrição ao fluxo mais daí causa cavitação e aeração, e se começar com muitas adaptações o resultado pode ficar pior do que o esperado, usa amortecedores automotivos e faz o posicionamento deles adequado ao seu projeto...
[]s
Olá Flavio. Estou pensando numa adaptação com mecanica subaru 4x4. Achei muito legal as infos que vc já postou. Posso contar com sua colaboração?
Flávio Cadore
11/07/2011, 12:38
Olá Flavio. Estou pensando numa adaptação com mecanica subaru 4x4. Achei muito legal as infos que vc já postou. Posso contar com sua colaboração?
Pode contar comigo!
Gomes Pride
11/07/2011, 16:25
Flavio,
Tenho muita vontade de fazer uma suspensão duplo A, para minha gaiola vc acha que estas dimensões que estão no seu desenho funcionaria para minha gaiola, ela vai ficar por volta de uns 300 a 400kg, e queria saber tbm que tipo de direção vc usou na minha é a barra de direção do corsa, daria certo?
Abraço
Flávio Cadore
11/07/2011, 19:15
Flavio,
Tenho muita vontade de fazer uma suspensão duplo A, para minha gaiola vc acha que estas dimensões que estão no seu desenho funcionaria para minha gaiola, ela vai ficar por volta de uns 300 a 400kg, e queria saber tbm que tipo de direção vc usou na minha é a barra de direção do corsa, daria certo?
Abraço
É possível adaptar em qualquer gaiola, se vc ainda não a construiu fica melhor ainda. Eu estou usando uma distância entre centros das buchas das balanças de 714 mm, então esta distância pode ser diminuída e aumentada a balança para chegar na largura da gaiola que vc quer.
A caixa de direção que eu uso é de UNO mas também pode ser a do Corsa, vai depender das peças que vc tem. No meu caso fechou certo a caixa de direção do UNO, as barras de direção do Chevete com os pivôs de direção do Corcel.
Pode contar comigo!
Muito obrigado pela boa vontade, primeiramente gostaria de copia a flange de adaptação motor Ap x cambio Subaru. Pode ser um desenho tecnico ou pdf pra oxicortar aqui. Caso tenha alguma flange pronta e quizer negociar é só falar. Outra ajuda q preciso é saber + ou - o custo do conjunto subaru (caixa de cambio+cardan+diferencial traseiro) pois isso não existe por aki e negociar com ferrovelhos de fora penso se uma tarefa perigosa. Se tiver alguma dica ou alguem conhecido por aí, seria otimo.
Flávio Cadore
12/07/2011, 19:57
Quando vc comprar o conjunto do Subaru eu te mando os desenhos da flange. gastei 360,00 para cortar.
Vc pode procurar pelas peças no forum dos Subaru Clube Subaru (http://www.clubesubaru.com.br/forum/)
Vc tem que procurar também as homocinéticas da caixa e do diferencial porque elas são exclusivas.
Preço: entre 1500 e 3000 tudo.
Gilbertojipeiro38
08/08/2011, 20:44
Flavio
boa noite
li e reli esse topico e preciso de algumas dicas
estou fabricando uma copia do Ariel Atom e preciso dimencionar as balanças vc podia me dar umas informaçoes
tbm sobre o que foi dito sobre ABS tenho pensado a tempos em usar como bloqueio mas sera que alguem podia desenvolver uma caixinha preta pra acionana-lo de uma maneira simples como controle de traçao e bloqueio
Gilberto
Flávio Cadore
08/08/2011, 23:26
Flavio
boa noite
li e reli esse topico e preciso de algumas dicas
estou fabricando uma copia do Ariel Atom e preciso dimencionar as balanças vc podia me dar umas informaçoes
tbm sobre o que foi dito sobre ABS tenho pensado a tempos em usar como bloqueio mas sera que alguem podia desenvolver uma caixinha preta pra acionana-lo de uma maneira simples como controle de traçao e bloqueio
Gilberto
Eu acho que é praticamente impossível uma pessoa comum desenvolver uma coisa destas mas o ABS com controle de tração é usado no Jetta da Volks...e não é impossível conseguir de um carro batido.
O que precisar sobre a suspensão é só falar, OK.
Já pensei em usar um motor VR6 de Passat num carrinho destes...
juga2010c
02/01/2012, 12:33
ei flavio sou novo por aqui como membro mas ja acompanho o site a algum tempo e achei muito interessante essa gaiola com motor central que resolvi fazer uma baseada nela. me responda umas coisas, agora que ja está mais do que testada: o que vc mudaria nela? a estrutura de la aguenta? se vc puder me ajudar vou ficar muito
grato. abraço! essa da foto aí é do meu irmao samuca hehe!
lucciano amaral
02/01/2012, 13:12
Juga, bem vindo ao forum. vc teria mais fotos dessa gaiola? gostei dela.
abraços
juga2010c
02/01/2012, 18:54
obrigado Lucciano, tenho umas fotos, mas sem qualidade tiradas com celular.vou postar uma depois eu posto mais,valeu?
Flávio Cadore
02/01/2012, 23:36
ei flavio sou novo por aqui como membro mas ja acompanho o site a algum tempo e achei muito interessante essa gaiola com motor central que resolvi fazer uma baseada nela. me responda umas coisas, agora que ja está mais do que testada: o que vc mudaria nela? a estrutura de la aguenta? se vc puder me ajudar vou ficar muito
grato. abraço! essa da foto aí é do meu irmao samuca hehe!
Vou resumir porque estou num net
A estrutura resiste, apenas precisa um reforço na junção do tubo do santo antônio com o do parabrisa, apareceu uma trinca alí.
As buchas da suspensão não estão resistindo, talvez uma de S10 resista mais, estou pensando em rolamentar elas, se eu fosse fazer a gaiola hoje eu colocaria rolamentos de roda de UNO no lugar das buchas de borracha mas como está tudo pronto vou colocar uns rolamentos menores, um de cada lado da bucha.
Qualquer coisa é só falar.
Flávio Cadore
02/01/2012, 23:40
Mas em termos de dirigibilidade é show, conforto show e desempenho show.
juga2010c
03/01/2012, 08:46
blza flavio, as mangas de eixo do corcel, rolamentos e os cubos do gol ja estao no torno pra fazer a usinagem, ja comprei o cambio do passat 4 velo e o motor ainda esta desmontado. achei barato o cambio 100$$ e quanto ao < qualquer coisa é só falar.> obrigado, vou precisar mesmo! abraço!
Flávio Cadore
03/01/2012, 16:52
Vou resumir porque estou num net
A estrutura resiste, apenas precisa um reforço na junção do tubo do santo antônio com o do parabrisa, apareceu uma trinca alí.
As buchas da suspensão não estão resistindo, talvez uma de S10 resista mais, estou pensando em rolamentar elas, se eu fosse fazer a gaiola hoje eu colocaria rolamentos de roda de UNO no lugar das buchas de borracha mas como está tudo pronto vou colocar uns rolamentos menores, um de cada lado da bucha.
Outra coisa, na frente eu coloquei os amortecedores inclinados para trás...funciona bem mas com um efeito colateral de empurrar a balança para frente ( se as balanças tivessem os rolamentos de UNo não teria problema algum).
juga2010c
03/01/2012, 19:41
Boa noite Flavio! então tudo indica que as buchas que acabam primeiro são as da balança inferior né, talvez se rolamentar só as inferiores resolveria o problema? esses rolamentos seria os do cubo traseiro? e se colocasse na dianteira amortecedores traseiro do gol passando dentro da balança superior, só que inclinados pra dentro aumentando um pouco o curso, esteticamente não ficaria lá essas coisas, mas acho que funciona. mas eu tava esquecendo de uma coisa que vc já disse que a superior teria que ser \l e não \/ por causa dos braços da direção,nesse caso não funciona,por favor me corrija se eu tiver errado
Flávio Cadore
03/01/2012, 23:31
Boa noite Flavio! então tudo indica que as buchas que acabam primeiro são as da balança inferior né, talvez se rolamentar só as inferiores resolveria o problema? esses rolamentos seria os do cubo traseiro? e se colocasse na dianteira amortecedores traseiro do gol passando dentro da balança superior, só que inclinados pra dentro aumentando um pouco o curso, esteticamente não ficaria lá essas coisas, mas acho que funciona. mas eu tava esquecendo de uma coisa que vc já disse que a superior teria que ser \l e não \/ por causa dos braços da direção,nesse caso não funciona,por favor me corrija se eu tiver errado
Teria que rolamentar as duas porque o problema é a amplitude do movimento e não tanto a força...eu colocaria 2 dianteiros e com um pivô de Fusca na ponta daquele tubo que prende os amortecedores....aquela bucha na ponta do amortecedor traseiro também não vai aguêntar a torção.
Flávio Cadore
03/01/2012, 23:40
No meu kart cross eu coloquei rolamentos no lugar das buchas dos amortecedores e estão lá até hoje.
É possível sim colocar os amortecedores por dentro da balança...o que vai encomodar é a mola...hehehhe
É, a balança superior tem que ser /| e a traseira pode continuar /\.
O rolamento de UNO é o dianteiro se não me engano...na minha por causa de 4 mm eu não vou conseguir colocar sem mudar as "orelhas" que prendem as balanças no chassis.
juga2010c
04/01/2012, 10:13
Teria que rolamentar as duas porque o problema é a amplitude do movimento e não tanto a força...eu colocaria 2 dianteiros e com um pivô de Fusca na ponta daquele tubo que prende os amortecedores....aquela bucha na ponta do amortecedor traseiro também não vai aguêntar a torção.
entendi,vou fazer da melhor foma possivel mas,devagar porque o $$$$$ é pouco, agora vou focar no motor. enquanto isso as ideias sobre a susp. vão madurecendo hehe , por hora muito obrigado pelas dicas. abraço!
juga2010c
04/01/2012, 19:55
No meu kart cross eu coloquei rolamentos no lugar das buchas dos amortecedores e estão lá até hoje.
É possível sim colocar os amortecedores por dentro da balança...o que vai encomodar é a mola...hehehhe
É, a balança superior tem que ser /| e a traseira pode continuar /\.
O rolamento de UNO é o dianteiro se não me engano...na minha por causa de 4 mm eu não vou conseguir colocar sem mudar as "orelhas" que prendem as balanças no chassis.
Mais uma coisa Flavio, eu vi que vc colocou uma regulagem no pivo sup. certamente para o camber. e para o caster vc nao colocou. com certeza como vc ja é ¨macaco velho¨ em lidar com suspenssão já montou no grau, depois me passa esse macete aí valew?
Flávio Cadore
04/01/2012, 22:54
Eu fiz a balança superior já com o grau, a distância entre as buchas das duas balanças é a mesma. Então é só soldar uma em cima da outra que o ângulo ficará certo. A posição do pivô superior é deslocado 35 mm para trás ( mantive a mesma posição do Corcel). Esta medida pode ser aumentada pra direção voltar para o centro mais fácil.
Eu pretendia colocar umas arruelas nas buchas para regular o caster mas na hora de soldar resolví soldar sem. Se colocar as arruelas, quando fizer a regulagem vai tirar o terminal de direção da posição correta, com isso quando a suspensão trabalhar vai mexer a roda ( bump esteer).
Se não me engano a distância entre as duas balanças é de 220 mm.
mali9ski
05/01/2012, 12:57
Eu fiz a balança superior já com o grau, a distância entre as buchas das duas balanças é a mesma. Então é só soldar uma em cima da outra que o ângulo ficará certo. A posição do pivô superior é deslocado 35 mm para trás ( mantive a mesma posição do Corcel). Esta medida pode ser aumentada pra direção voltar para o centro mais fácil.
Eu pretendia colocar umas arruelas nas buchas para regular o caster mas na hora de soldar resolví soldar sem. Se colocar as arruelas, quando fizer a regulagem vai tirar o terminal de direção da posição correta, com isso quando a suspensão trabalhar vai mexer a roda ( bump esteer).
Se não me engano a distância entre as duas balanças é de 220 mm.
a minha suspenção eu fiz com arroelas para regular o caster, já que nunca fiz uma dessas antes, não sei como ela vai se comportar, vou precisar de regulagens para acertar depois
valew
Flávio Cadore
05/01/2012, 22:39
Hoje eu troquei algumas buchas da suspensão e realmente as das balanças inferiores sofrem maior desgaste, talvez rolamentando somente as inferiores resolva e de quebra a suspensão não fica tão dura. Estou pensando seriammente em rolamentar as balanças inferiores...
leobnaval
05/01/2012, 22:56
Flávio se a mola e amortecedor estão fixados na bandeja inferior, o maior desgaste e maiores forças concerteza serão nas buchas e pivôs dela. Nesse caso a bandeja superior serve apenas como um braço de posicionamento.
juga2010c
06/01/2012, 11:05
Hoje eu troquei algumas buchas da suspensão e realmente as das balanças inferiores sofrem maior desgaste, talvez rolamentando somente as inferiores resolva e de quebra a suspensão não fica tão dura. Estou pensando seriammente em rolamentar as balanças inferiores...
Também acho que só das inf. resolve o nosso problema.
juga2010c
07/01/2012, 21:47
blza Flavio! vc ja viu as buchas do feixe de molas da pik-up strada? não acabam nunca velho! talvez seria uma opção.
juga2010c
07/01/2012, 22:11
Não precisaria nem rolamenta-las, mexendo somente nas balanças, sem ter que mexer nas orelhas, é só reabrir o furo porque o parafuso é mais grosso.
Flávio Cadore
07/01/2012, 23:23
blza Flavio! vc ja viu as buchas do feixe de molas da pik-up strada? não acabam nunca velho! talvez seria uma opção.
Uma vez eu fiz uma carretinha com o eixo de Estrada mas não me chamaram a atenção, lembro que tivemos que fazer uma parte que vai nos jumelos de plastiprene...pena que plastiprene é meio caro, mas vou me informar dos preços e dar uma olhada nas buchas da Estrada...
Flávio Cadore
07/01/2012, 23:28
O problema é que as buchas normais tem que agüêntar o maior giro da balança.
juniorMG
10/01/2012, 23:03
E ai Flávio. beleza.
estava olhando os videos no you tube e sua gaiola e muito show, estou montando uma também e achei muito interessante a posição do radidor e gostaria de saber se você teve que montar algum defletor de ar ou instalar bomba dágua suplementar(eletrica)?
valeu.
juga2010c
11/01/2012, 12:34
vou fazer ela devagar, ontem fiz a usinagem nas mangas de eixo. Flavio, vou abrir um novo tópico pra essa gaiola, se vc tiver fotos do suporte das pinças posta alguma aí valeu?
Flávio Cadore
11/01/2012, 18:57
E ai Flávio. beleza.
estava olhando os videos no you tube e sua gaiola e muito show, estou montando uma também e achei muito interessante a posição do radidor e gostaria de saber se você teve que montar algum defletor de ar ou instalar bomba dágua suplementar(eletrica)?
valeu.
Neste vídeo aparece o defletor que fiz, funciona muito bem e não precisou colocar outra bomba, o funcionamento da ventoinha elétrica ficou igual ao carro, quando a gaiola está parada liga a ventoinha e logo que começa a andar já desliga.
No buraco da Joana, gaiola com motor central - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=lqWWoYQ-lnE&feature=related)
Flávio Cadore
11/01/2012, 19:12
vou fazer ela devagar, ontem fiz a usinagem nas mangas de eixo. Flavio, vou abrir um novo tópico pra essa gaiola, se vc tiver fotos do suporte das pinças posta alguma aí valeu?
Fotos eu não tenho mas tenho um desenho dele, vai rosca M10 e M12 nos furos do suporte.
gbombana
11/01/2012, 20:44
Flavio, sei que o post não fala disso, mas você manja bastante de suspensão então vou lhe fazer uma pergunta.
Estou fazendo um kart cross com suspensão independente, to pensando em usar no lado da roda homocinéticas e no outro lado do semi eixo cruzetas, o que você me diz ??, A junta homocinética do lado da roda faz a função de deslizar o eixo ?? ou só a junta do lado oposto faz essa função ??
Desculpe-me postar essa dúvida aqui, obrigado !!!
Alguem ai sabe de algum post que fale de bloquei de fusca, procurei d+ aqui no forum mas nao encontrei nada especifico para fusca, vi um cara que diz fazer pra qq carro mas eu mesmo queria executar a manobra!
Meu baja tá quase rodando!
Vlw companheiros de barro!
leobnaval
11/01/2012, 21:02
Tem vários tópicos falando sobre bloqueio, digita no google que ele geralmente gera resultados com páginas daqui do forum.
[]s
juga2010c
11/01/2012, 23:44
Fotos eu não tenho mas tenho um desenho dele, vai rosca M10 e M12 nos furos do suporte.
valeu flavio!ja deu pra ter uma ideia.
lucasfellini
12/01/2012, 08:42
Cara se você quer bloquear 100% eu tenho um método barato e fácil... simplesmente solde as satélites.... junte as 2... simples assim, eu tinha na gaiola o bloqueio... ai resolvi tirar porque queria "brincar" com ela e o bloqueio restringia algumas coisas tipo curvas, cavalos de pau, e etc... sendo q não se pode ter um motor muito bom com pneus bons na caixa do fusca bloqueada :)
Flávio Cadore
12/01/2012, 18:56
Flavio, sei que o post não fala disso, mas você manja bastante de suspensão então vou lhe fazer uma pergunta.
Estou fazendo um kart cross com suspensão independente, to pensando em usar no lado da roda homocinéticas e no outro lado do semi eixo cruzetas, o que você me diz ??, A junta homocinética do lado da roda faz a função de deslizar o eixo ?? ou só a junta do lado oposto faz essa função ??
Desculpe-me postar essa dúvida aqui, obrigado !!!
Eu não misturaria as tecnologias, homocinéticas e cruzetas bem diferentes ( cruzetas são muito mais atrasadas em termos de tecnologia)...se o seu medo é adaptar as homocinéticas talvez eu possa te ajudar...vou procurar algo.
Se vc pegar um cubo de roda de Passat é possível fazer um encaixe para um coroa de moto nele, depois faz um suporte para o rolamento de roda de Passat que vai ser preso no seu chassis... uma parte, BLZ.
Depois vc pega uma homocinética velha e corta uma parte do copo dela, solda um disco de "ferro" nela onde vai encaixado o disco de freio. Isso vai ser apertado junto com cubo ( já torneado) naquele rolamento de roda, já com o suporte.
Depois vc vai precisar fazer dois adaptadores para prender as homocinéticas no lado da coroa e no lado do disco de freio.
Fiz isto a mais de 15 anos e nunca precisou de manutenção.
gbombana
12/01/2012, 21:32
Flavio, muito obrigado pela ajuda, da uma olhada coloquei tipo em ordem, não vou usar a parte do cardan então desconsidere, mais a parte do suporte de rolamento vai ser fixo na balança.
http://img88.imageshack.us/img88/6006/dsc05181v.jpg
Fiz um esboço rápido do esquema da transmissão, de acordo com o que você me disse e o que eu tinha em mente, me diga o que não daria certo.
http://img268.imageshack.us/img268/7892/transmisso.png
Eu pretendo refurar a coroa, disco e cubo de acordo com a furação da junta deslizante, o cubo que vai no eixo vai ser reaberto por 30 mm (diametro dos mancais que tenho aqui) e vou tornear um eixo que tenho aqui para 30 mm tbm, vou trava-los com chavetas.
O desenho explica um pouco, se puder me ajudar ficaria muito grato, obrigado.
Flávio Cadore
12/01/2012, 22:29
Sim, dá para fazer assim, fica mais complicado mas dá para fazer sem problemas...mas lembre-se de colocar o centro do eixo das homocinéticas deslizantes no meio da altura das balanças ( se a distância (altura) entre as balanças for de 200, o eixo deverá ficar nos 100. Pela foto vc vai usar o esquema do Gol, então a altura do eixo deverá ter a mesma distância do centro de giro do pivô até centro do rolamento). Entendeu? isso para minimizar o encolhimento de semi eixo....
gbombana
12/01/2012, 22:47
Sim, mas o meu não é 2 balanças, é o aranha I. Mesmo assim o centro de giro da balança tem que estar alinha a saída do eixo ??
Vi algumas fotos e conforme o projeto ele não ficará 100% alinhado ao eixo, mas uma diferença minima pode ter, desde que o eixo tenha espaço suficiente para encolher e esticar, e lá era por cruzeta a tração. Mas como não vou seguir o projeto a risca, vou fazer isso sim, alinhar o centro de giro da balança com o eixo para evitar que o eixo se movimente muito. Você não tem idéia de como me ajudou, estou muito grato, obrigado mesmo.
juga2010c
20/01/2012, 21:35
Juga, bem vindo ao forum. vc teria mais fotos dessa gaiola? gostei dela.
abraços
aí vai mais 3, foi nesse final de semana na trilha dos calungas hehe!
leobnaval
21/01/2012, 10:17
É uma gaiola anfibio hauahuahua
[]s
Flávio Cadore
03/02/2012, 00:18
Hoje comprei um pedaço de Poliuretano para fazer umas buchas da suspensão, as que eu estou usando não estão durando ( bucha dianteira da suspensão traseira do Opala).
Já adianto que um pedaço de 300 mm custou R$ 100,00...quase que inviável... vou colocar só na dianteira para testar. Comprei ou pedaço com dureza de 70 shore A.
Já ví outros começando a usar as do Opala e aconselho a usar as da S10, é parecida mas com miolo prensado, o miolo das buchas do Opala é fundido na borracha e por isso rasga.
BRUNO CARRIJO
03/02/2012, 19:29
Esta bucha vai rangir..........
Flávio Cadore
03/02/2012, 21:03
Como assim rangir? poliuretano é flexível igual borracha, vc já usou poliuretano?
juga2010c
03/02/2012, 23:01
valew flavio! quando eu for fazer as balanças vou levar isso em conssideraçao
Flávio Cadore
16/02/2012, 21:38
Instalei e testei as buchas e gostei do resultado...é ruím de usinar "pra mais de metro". Já na instalação eu ví que o negócio ia ficar bom, a bucha encaixou com facilidade e o pino também. Agora só resta saber a durabilidade...
Instalei e testei as buchas e gostei do resultado...é ruím de usinar "pra mais de metro". Já na instalação eu ví que o negócio ia ficar bom, a bucha encaixou com facilidade e o pino também. Agora só resta saber a durabilidade...
Da proxima vez que tu for usinar congela o material antes deixe ele um meio dia no frezer que melhora um monte sen contar que um bits bem afiadinho é a melhor ferramenta..
Flávio Cadore
21/02/2012, 21:55
Da proxima vez que tu for usinar congela o material antes deixe ele um meio dia no frezer que melhora um monte sen contar que um bits bem afiadinho é a melhor ferramenta..
Valeu pela dica, da próxima vez vou testar...a do bits eu já sabia...hehehhehe
FUKETEIRO
22/02/2012, 21:56
Como assim rangir? poliuretano é flexível igual borracha, vc já usou poliuretano?
Flávio, pode colocar sem medo que não range nada e dura um monte, tenho no meu Gol de arrancada, fiz também pra colocar nos braços da suspensão da Variant II também, um Amigo meu fez todas as buchas de Cherokee dele e não range nada....hehe, abraço.
Flávio Cadore
19/03/2012, 22:39
A minha nova gaiola!!!336872336873336874336878
gudavoli
20/03/2012, 22:17
flávio, to com um gol a ar aqui completinho..... se acha que o motor 1.600 2 carbura alcool central fica bão ???? ou esse motor e melhor deixar normal ? e essa caixa do gol da pra colocar ela sem ser central ou tem que inverte algo dentro ???
leobnaval
21/03/2012, 09:43
Dá pra usar essa mecânica do gol a ar sim.
Se quiser usar o motor traseiro, se não me engano é só desmontar as pontas de eixo e a carcaça que prende elas ao câmbio que vai sair a coroa, aí só inverter ela de lado, aí você vira todo o conjunto.
[]s
Flávio Cadore
21/03/2012, 18:41
flávio, to com um gol a ar aqui completinho..... se acha que o motor 1.600 2 carbura alcool central fica bão ???? ou esse motor e melhor deixar normal ? e essa caixa do gol da pra colocar ela sem ser central ou tem que inverte algo dentro ???
A caixa do BX é a mais longa, mas dá para fazer...se fosse para uma pessoa eu faria central e se fosse para duas pessoas eu faria invertida por questão de espaço. Para a posição traseira tem que inverter a coroa da caixa como disse o Leo.
gudavoli
21/03/2012, 19:31
intão vou inverter mesmo.... mas vou fazer toda tubular e usar 4 torres do gol.... só to preocupado se a frente nao vai ficar passarinhando.....
leobnaval
21/03/2012, 23:01
intão vou inverter mesmo.... mas vou fazer toda tubular e usar 4 torres do gol.... só to preocupado se a frente nao vai ficar passarinhando.....
Não é só passar alguns iten para a dianteira como: estepe, bateria, guincho, parachoque reforçado, etc...
mali9ski
22/03/2012, 09:46
É pre trilha ?
então deixa tudo la atras mesmo e o resto se vira no braço kkkkk
valew
Cesio137
22/03/2012, 11:28
Desculpem a intromissão, já me intromentendo!!!... mas se é pra fazer trilha, acho que quanto mais peso no eixo de tração, e menos no outro, é melhor!!! os obstaculos serão vencidos com mais facilidade.
abraço,
leobnaval
22/03/2012, 13:19
Desculpem a intromissão, já me intromentendo!!!... mas se é pra fazer trilha, acho que quanto mais peso no eixo de tração, e menos no outro, é melhor!!! os obstaculos serão vencidos com mais facilidade.
Sim, mais se o eixo diant. direcional ficar muito leve, você perde o controle nas curvas...
brenosauro
24/03/2012, 02:38
Cara, para ser muuito sincero, meu projeto nao tem nada haver com terra inicialmente, porem, vi uma semelhança muuito grande do meu projeto com o seu. Motor ap central no meu Puma Gte. Porém, eu até agora nao cheguei a uma conclusao com relaçao ao trambulador. vi na internet um projeto que usave cabos de aço, porém, de acordo com uma foto que vi do seu projeto no começo do topico, vi que voce usou um tipo de vareta.como voce fez o sistema? abratz BReno
brenosauro
24/03/2012, 12:05
Alguém que possa me dar um help?
Flávio Cadore
24/03/2012, 21:57
Cara, para ser muuito sincero, meu projeto nao tem nada haver com terra inicialmente, porem, vi uma semelhança muuito grande do meu projeto com o seu. Motor ap central no meu Puma Gte. Porém, eu até agora nao cheguei a uma conclusao com relaçao ao trambulador. vi na internet um projeto que usave cabos de aço, porém, de acordo com uma foto que vi do seu projeto no começo do topico, vi que voce usou um tipo de vareta.como voce fez o sistema? abratz BReno
Breno, aquela foto que vc viu era com o sistema original da VW...só encomodava...depois mudei para este das fotos, dá para ver bem pelas fotos e as marchas ficam na posição original do carro... fica um pouco rígido demais por porque os "pivôs" são quase novos e tem uma certa resistência...
Te aconselho a usar o sistema a cabo dos carros atuais com os cabos da Besta que são mais compridos...eu não conheço como funciona este sistema mas dizem que fica bom...na época que fiz não tinha "um" para dar uma olhada.337913337912
brenosauro
24/03/2012, 23:03
Olha, rs eu fiz um desenho para poder mostra melhor onde estou com duvida, segue o link abaixo:
http://img811.imageshack.us/img811/920/imagemjbz.png
Minha duvida é no varao principal, de cor cinza.. depois dali nao consigo mais ter noçao de como foi feito....
Grato desde ja, BReno
Flávio Cadore
25/03/2012, 22:35
Breno, o varão usado é o do Gol BX, teoricamente pode ser usado qualquer varão, fazendo as devidas adaptações.
Flávio Cadore
02/07/2012, 23:34
357078
Minha nova gaiolinha...
since1980
13/09/2012, 10:02
Flávio Cadore, tudo bem?
Me chamo Daniel Kremer, e estou iniciando a construção de duas gaiolas tipo Kart Cross. Já Busquei MUITA informação na net, fotos, projetos, etc... Porém nunca troquei experiencias pessoalmente com ninguém.
Já comprei a mecânica (motor e caixa) para as duas gaiolas, uma vai ser com motor de Falcon 400cc e a outra com motor de RD135.
Como nunca construí, tenho muitas dúvidas.
Estou pensando em usar o sistema de cubo e direção do chevette, com pivôs superiores e inferiores nas balanças dianteiras.
Na traseira pretendo usar parte do montante da suspensão dianteira do Gol, com homocinéticas de Gol.
Articulações das balanças junto ao chassi, pensei em usar buchas de tecnyl que se encontra facilmente no mercado para suspenção de moto (balança traseira de Titan, por exemplo).
Mas tudo isso são só idéias, e muitas dúvidas. Como percebí no teu tópico que tu é um cara muito entendido e com disposição de ajudar, te pergunto: Poderíamos marcar de eu ir à Caxias trocar umas idéias contigo? Moro no litoral e pego a Rota do sol fica fácil.
Marcamos um churrasco levo meus dados e pego uma experiência contigo, o que acha? Ia me ajudar muito, pulando etapas de acertos e erros..... Claro que o churrasco fica por minha conta....
Grande Abraço
Daniel.
Flávio Cadore
13/09/2012, 20:13
Te respondí por e-mail e mandei algumas fotos também.
E se eu puder ajudar em mais alguma coisa é só perguntar,OK.
Até mais.
vinijost
13/09/2012, 20:57
357078
Minha nova gaiolinha...
e ai Flávio, blz? pensa em fazer com os aros neste estilo mesmo?
já estive pensando em algo parecido.. mais só para usar em banhado e terras de chão batido.. ia ficar top no barro.. hehehe
qual configuração de motor/caixa/transmissão/eixos ??
Abraços..
Flávio Cadore
13/09/2012, 23:13
370346370347370349370350Vini, este tipo de roda é usado pelos tratores nas lavoras de arroz...é possível fazer algo parecido para andar no lodo e também existem outros tipos de rodas.
Mas....se vc olhar mais detalhadamente a foto vai ver o motorzão que tem lá dentro...na verdade é uma réplica em escala da minha gaiola...é para controle remoto.hehehhe Motor de 36cc
vinijost
13/09/2012, 23:28
370346370347370349370350Vini, este tipo de roda é usado pelos tratores nas lavoras de arroz...é possível fazer algo parecido para andar no lodo e também existem outros tipos de rodas.
Mas....se vc olhar mais detalhadamente a foto vai ver o motorzão que tem lá dentro...na verdade é uma réplica em escala da minha gaiola...é para controle remoto.hehehhe Motor de 36cc
bem interessante.. tenho um motor de 50cc de mobilete e sempre pensei em fazer de controle remoto.. mais ia usar rodas 8" de carrinho de mão.. já que o motor é fortinho..
hehehe
idéias, idéias.. como vai fazer a transmissão para a roda da frente? e terá diferencial?
Posta mais fotos..
Abrass
Flávio Cadore
15/09/2012, 21:51
370521Vini, a transmissão vai ser feita por uma correia sincronizada ( de comando), na traseira não terá diferencial e na frente talvez eu coloque...
A rotação do motor é reduzida 8 vezes por correntes de comando de Turuna e de YBR, dá pra ver na foto.
Flávio Cadore
30/10/2012, 16:26
Mais novo projeto!
Direção nas quatro rodas ( four-wheel steering) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=cq3bSMru_rY)
vinijost
30/10/2012, 18:39
Mais novo projeto!
Direção nas quatro rodas ( four-wheel steering) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=cq3bSMru_rY)
show de bola flavio. como funciona o sistema?
Valeu!
leobnaval
30/10/2012, 19:53
como funciona o sistema?
Funciona com 2 caixas de direção independente.
Se não me engano a susp. tras. do Flávio já tinha até o ponto de ligação da caixa, mais trabalhava com um "link" rígido, que podia ser regulado a divrgência ou convergência das rodas tras., agora com uma caixa ali, ele pode virar as rodas como se fosse as diant.
[]s
vinijost
30/10/2012, 20:06
Funciona com 2 caixas de direção independente.
Se não me engano a susp. tras. do Flávio já tinha até o ponto de ligação da caixa, mais trabalhava com um "link" rígido, que podia ser regulado a divrgência ou convergência das rodas tras., agora com uma caixa ali, ele pode virar as rodas como se fosse as diant.
[]s
isto eu sei.. rsrsr
o que eu perguntei é como funciona.. se é manual a direção traseira, ou se ele bolou um sistema hidráulico que quando vira as dianteiras as traseiras viram automaticamente.. ;)
Valeu
Flávio Cadore
31/10/2012, 13:00
As rodas traseiras giram automaticamente junto com as dianteiras, foi construído um mecanismo para isto ( conforme vídeo)...não é hidráulico mas vai ter que ser na dianteira porque ficou muito pesado de virar as 4 rodas...,mas funciona como eu queria.
Mecanismo de direção nas 4 rodas 4ws - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=XBc8sfI0bSU)
Flávio Cadore
31/10/2012, 13:06
Notem que no primeiro vídeo as rodas rodas viram para o mesmo lado das da frente e no final vira para o outro lado...No segundo vídeo mostra a trajetória de um lado só( furo central dos 3 furos da engrenagem menor).
Flávio Cadore
31/10/2012, 22:18
Fiz um vídeo para mostrar os movimentos envolvidos. Esterçando para a direita, volta ao centro e depois para a esquerda e volta ao centro.
Movimentação do 4-WS ( Four-wheel steering) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=T6ZdJWdQaO4)
Flávio Cadore
08/03/2013, 18:41
Não sei o que tem essas gaiolas porque estão sempre quebrando homocinéticas....hehhehehhe
gaiola 5B rc - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=UwzKZJO5pUg)
Alex Gambiara
08/03/2013, 18:56
e esse KT-18 ai ? kkkkkkk coloco desses em bicicleta, é bem fortinho, da pra fazer uma 4x4 reduzida com ele kkkkkkkkkkkk
Flávio Cadore
08/03/2013, 19:19
Hehehehe Eu tenho um KT-18 mas esse aí é um JD-22. O KT-18 é Kawasaki.
Alex Gambiara
08/03/2013, 19:33
vish esse é antigo em, JD-22 é hatsuta, eu cafundi por causa do jeito das aletas de refrigeraçao que sao arredondadas nos JD antigo, os mais novo sao quadradas.
Flávio Cadore
08/03/2013, 20:29
Olha o kt-18 no you tube...hehehhe esse JD-22 eu abri e limpei ele em 1987 ( já era velho naquela época ) e ficou parado desde então, tem pouquíssimo uso.
Kawasaki KT18 Solidworks - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=4VejLXJCnKM)
Gomes Pride
12/03/2013, 11:41
Flavio,
Eu sei que vc manja muito de suspensão, e queria sua opinião estou preste a fazer minha suspensão duplo A, queria saber se essas buchas são boas achei elas muito baratas e são para suspensão de caminhão Mercedes, menos de R$10,00 cada.
400107400108400109
Flávio Cadore
12/03/2013, 18:39
Gomes, pode usar que é coisa boa, eu usei na minha e resolveu o problema. Só que eu pagei bem mais caro, um pedaço de Ø 45 e 300 mm de comprimento pagei 100,00.
O tamanho da última foto é o mais próximo para as buchas, com o diâmetro interno de 21 fica mais resistente. Eu usei com dureza de 70 shore e dá para usar no máximo 80, eu acho.
Onde vc achou estas buchas?
Gomes Pride
12/03/2013, 19:43
Achei no mercado livre, essa que vc me falou com diametro interno de 21, R$ 12,00 cada, estava pensando em usar o da segunda foto com diametro interno de 16 e externo de 39, R$6,00 cada, da pra usar em um tudo de 1.3/4" com parede de 3mm, deixando um espaço no centro para colocar um bico para engraxar, assim consigo colocar as buchas com pressão sem precisar usinar e os braço vou fazer com tubos de 1.1/2 com parede de 3mm, o que vc acha fica bom?
Abraço
Flávio Cadore
12/03/2013, 21:15
16 mm de diâmetro eu acho muito pouco para o esforço de uma gaiola, quanto menor mais fácil de rasgar o poluiretano...é o mesmo princípio da faca, quanto mais afiada mais corta.
Na minha eu usei o diâmetro interno de 20 mm.
Flávio Cadore
12/03/2013, 21:50
Gomes, eu ví lá no MercadoLivre, tem que tomar cuidado na escolha porque tem para olhal de amortecedor ( são estreitas), para jumelos não tem parede, o ideal é uma usada em bandejas dianteiras de alguma caminhonete.
Breno, aquela foto que vc viu era com o sistema original da VW...só encomodava...depois mudei para este das fotos, dá para ver bem pelas fotos e as marchas ficam na posição original do carro... fica um pouco rígido demais por porque os "pivôs" são quase novos e tem uma certa resistência...
Te aconselho a usar o sistema a cabo dos carros atuais com os cabos da Besta que são mais compridos...eu não conheço como funciona este sistema mas dizem que fica bom...na época que fiz não tinha "um" para dar uma olhada.337913337912
Bom dia Cadore, meu amigo tem uma gaiola motor ap central, ele esta com um problema quanto as marchas, vc tem como passar fotos do sistema de marchas e o esquema que vc usou, meu e-mail é: edsoncomim@yahoo.com.br ou ecomin@casan.com.br. Obrigado amigo.
Flávio Cadore
18/06/2013, 21:38
Edson, por estas duas fotos dá para ver como é o sistema ( não tenho outras). A parte traseira forma uma gangorra para inverter o movimento. quando vc engata a primeira ( pra frente) puxa o varão ( usei a alavanca do gol BX, o varão é preso na parte alta da alavanca, não por baixo). Aquele bracinho na para de cima serve para o giro.
Se usar uma alavanca onde o varão é preso por baixo tem inverter a posição do varão na gangorra ( antes na ponta para o meio. O bracinho de apoio que era no meio vai para a ponta.
É fácil de fazer...
Edson, por estas duas fotos dá para ver como é o sistema ( não tenho outras). A parte traseira forma uma gangorra para inverter o movimento. quando vc engata a primeira ( pra frente) puxa o varão ( usei a alavanca do gol BX, o varão é preso na parte alta da alavanca, não por baixo). Aquele bracinho na para de cima serve para o giro.
Se usar uma alavanca onde o varão é preso por baixo tem inverter a posição do varão na gangorra ( antes na ponta para o meio. O bracinho de apoio que era no meio vai para a ponta.
É fácil de fazer...
Cadore veja algumas fotos da gaiola do meu amigo. de umas idéias... 417403417404417405 417406417407417408
vinijost
18/06/2013, 22:18
Cadore veja algumas fotos da gaiola do meu amigo. de umas idéias... 417403417404417405 417406417407417408Anexe as fotos pelo modo avancado e nao pela resposta rapida. Porque assim nao da pra abriro anexo. Vlw
Flávio Cadore
18/06/2013, 22:39
Estou postando um desenho que acredito que sirva para outras pessoas.
vinijost
18/06/2013, 22:44
Estou postando um desenho que acredito que sirva para outras pessoas.
montante do corcel? :D com as medidas para colocar o rolamento do gol e chavetas do gol? hehe valeu!!
Flávio Cadore
18/06/2013, 23:05
É pro rolamento mais antigo, o rolamento mais novo se não me engano tem 64 de diâmetro.
vinijost
18/06/2013, 23:23
É pro rolamento mais antigo, o rolamento mais novo se não me engano tem 64 de diâmetro.
isso.. rolamento do passat. :D
Anexe as fotos pelo modo avancado e nao pela resposta rapida. Porque assim nao da pra abriro anexo. Vlw
ta ai agora e desculpe...417538417539417540417541417542417543
Flávio Cadore
19/06/2013, 20:16
O seu amigo deve estar com as marchas invertidas, a segunda no lugar da primeira: para resolver, ele tem que trocar o sistema da alavanca de câmbio. O varão engata por baixo, ele precisa de uma alavanca de marchas que pegue por cima daquela esfera preta.
Outro caminho seria inverter, lá na traseira, a posição do braço e do varão. Aquele bracinho que tem os terminais de direção deverá ser fixado na ponta da alavanca. Mas o mais fácil é trocar a alavanca de marchas.
Não vou considerar se ele consegue ou não girar o eixo da caixa para trocar da segunda para a terceira porex.
Flávio Cadore
19/06/2013, 20:31
Edson, achei as fotos da última alteração que fiz no meu sistema de troca...é parecido com o do seu amigo mas a diferênça maior está na alavanca de marchas, a minha é por cima e a dele é por baixo.
vandoartur
19/06/2013, 21:59
amigo flavio ,voce trabalha com suspençoes e geometrias de carro ? voce teria algum dados de geometria para eu pode fazer nas rodas dianteira da minha gaiola para quando eu puxar ela no cambao ela obedecer o carro ,pois bem de vagar ela nao obedece, agradeceria .
Flávio Cadore
20/06/2013, 19:37
Vando, quem resolve este seu problema é a inclinação do pino mestre ( no seu caso é a inclinação da linha de centro dos dois pivôs). Vc vai precisar girar para trás aquela "caixa" onde estão fixados os pivôs, a distância original do Corcel é 20 mm ( distância horizontal entre os dois pivôs).
Na minha que não tem peso na frente eu desloquei 35 mm...na sua vc vai girar 10 mm para trás ( vai dar 10 em cima e 10 em baixo ficando no total +20).
Entendeu?
Qualquer coisa é só falar,OK.
vandoartur
21/06/2013, 19:26
Vando, quem resolve este seu problema é a inclinação do pino mestre ( no seu caso é a inclinação da linha de centro dos dois pivôs). Vc vai precisar girar para trás aquela "caixa" onde estão fixados os pivôs, a distância original do Corcel é 20 mm ( distância horizontal entre os dois pivôs).
Na minha que não tem peso na frente eu desloquei 35 mm...na sua vc vai girar 10 mm para trás ( vai dar 10 em cima e 10 em baixo ficando no total +20).
Entendeu?
Qualquer coisa é só falar,OK.
flavio,entao eu tenho que rotacionar o eixo para trás até da os 10mm ?
Flávio Cadore
21/06/2013, 20:01
O eixo não, vc tem que girar apenas as pontas, se vc girar o eixo vai tirar a entrada do cardan da posição atual.
vandoartur
21/06/2013, 20:18
O eixo não, vc tem que girar apenas as pontas, se vc girar o eixo vai tirar a entrada do cardan da posição atual.
vou tentar, mas eu acho mais fácil tentar girar o eixo.
alex reijers
02/07/2013, 09:26
Flavio eu sei que faz um tempo, mas voce ainda tem o cambio de Subaru, tenho interesse nos câmbios da Subaru pois vi que nos EUA ele invertem a coroa pião como nos VW sem muito esforço, ai é so colocar na gaiola, ela vira 4x4 com reduzida, muito mais leve que as outras configurações e muito forte. no google vc acha "converting subaru gearbox from awd to fwd" será possivel ???
Flávio Cadore
02/07/2013, 20:47
Alex, eu ainda tenho o meu câmbio Subaru...na época eu perguntei para um mecânico Subaru se dava para inverter e ele não me respondeu ou não soube me dizer se dava.
O problema de inverter a coroa é que vc vai andar sempre com ela de ré, que é o lado mais fraco. A melhor saída seria usar as reduções de Kombi para inverter a rotação.
Eu ví umas fotos de uns carros de corrida com motor Subaru central...
Gomes Pride
05/07/2013, 16:34
:?:Flavio me ajuda ai, queria tirar algumas duvidas as balanças tem que ficarem no mesmo angulo? qual a distancia devo manter do centro de uma bucha para outra? Vc tem algum programa facil de fazer um calculo confiavel ai? onde consigo baixar ele?
por enquanto é so, rsrsrsr
Obrigado
segue algumas imagens do projeto:
Flávio Cadore
05/07/2013, 20:17
Gomes, as balanças devem ficar no mesmo ângulo ( paralelas )...em alguns casos elas podem ficar num ângulo diferente mas não é o caso.
Para fazer as balanças inferiores ( que são as maiores) eu usei a seguinte regra: tracei um triângulo com todos os lados iguais. Por ex: as minhas balanças tem 445 mm de largura nas buchas e a distância da face de uma bucha até o centro do alojamento do pivô é 445 mm.
Posso te mandar uma programa faz a movimentação das balanças e um arquivo que faço e executa os movimentos.
Eu tenho duas versões do tal programa, uma para 32 bits e outra para 64.
O seu computador é do último tipo? ou é mais velhinho? é melhor que seja mais velho porque a versão de 64 bits vai funcionar por mais 23 dias apenas.
Me diga seu e-mail para eu te mandar o programa.
Outra coisa que preciso saber, que montante de rolamento vc vai usar? Corcel, Fusca, Chevete ou outro?
O pivôs estão na mesma linha ou são desencontrados?
Me diga as dimensões desta suspensão que vc fez pra eu colocar no programa.
Comprimento da balança inferior
Comprimento da balança superior
Distância entre as duas balanças
Gomes Pride
06/07/2013, 20:00
Flavio valeu pelas respostas, pode me enviar a versão de 32btis meu e-mail (gomescad@bol.com.br)
Então vou usar as mangas da brasilia os pivores são um pouco deslocados mas ñ sei o quanto.
As medidas são o seguinte balança inferior 400mm de das faces externas de cada bucha e 480 do centro das buchas ao centro do pivo.
Balança superior ainda ñ acabei mas as faces de um bucha para a outra a o mesmo e deixei com 380 mas vou ter uma regulagem no pivo para regular a cambagem.
A distancia entre cada balança to pensando em 200mm acho que tenho que ver se os vivores vão trabalhar bem.
Depois te envio um desenho com as medidas.
Por enquanto muito obrigado
Abraço
oliveiraideal
06/07/2013, 21:08
flávio! me manda os programas também que eu posto ele no dropbox e compartilho aqui pra galera que quiser! eu também vou fazer uma duplo a na dianteira da minha, a traseira ficou muito alta em relação a dianteira, além de eu ter soldado a suspensão dianteira de forma incorreta e nao estar conseguindo uma regulagem direito do alinhamento das rodas eu quero um curso maior na dianteira.. vou modificar tudo pra duplo a.. assim que eu pegar minha gaiola de volta de um amigo que não deu certo uma parceria.. abraços!
oliveiraideal
06/07/2013, 21:09
matheussadeoliveira@gmail.com
Gomes Pride
10/07/2013, 14:17
Flavio,
Da uma olhada no calculo que eu fiz pelo programa que vc me passou, acho que é isso mesmo o angulo do pivor do fusca é de 20° mesmo, eu medi com o transferidor.
Gomes Pride
10/07/2013, 15:39
Flavio, mais uma duvida que surgiu agora é necessário a suspensão ter um curso negativo para baixo por exemplo: nessa imagens coloquei o alojamento do pivô inferior com um angulo de 10° de diferença da balança assim ele vai ter um certo curso para baixo, é necessário tal coisa ou ñ.
Flávio Cadore
10/07/2013, 20:26
Flavio,
Da uma olhada no calculo que eu fiz pelo programa que vc me passou, acho que é isso mesmo o angulo do pivor do fusca é de 20° mesmo, eu medi com o transferidor.
Gomes, 20° é muito pouco... a suspensão vai ter um curso de 16 cm, é muito pouco. Não dá pra usar outro pivô? Por ex: os pivôs do Corcel tem lado para instalar e por isso eles podem ter um rasgo oblongo que aumenta o ângulo do pivô.
E aquela medida de 18 cm é de qual carro?
Flávio Cadore
10/07/2013, 20:46
Flavio, mais uma duvida que surgiu agora é necessário a suspensão ter um curso negativo para baixo por exemplo: nessa imagens coloquei o alojamento do pivô inferior com um angulo de 10° de diferença da balança assim ele vai ter um certo curso para baixo, é necessário tal coisa ou ñ.
É necessário para conseguir altura do chão, no Corcel são 20° de inclinação.
No meu kart cross quando eu quiz mais altura eu tive que colocar esta inclinação na balança e também no montante do rolamento para poder usar um terminal de direção para regular a cambagem ( conforme foto).
Flávio Cadore
27/07/2013, 20:31
Flavio eu sei que faz um tempo, mas voce ainda tem o cambio de Subaru, tenho interesse nos câmbios da Subaru pois vi que nos EUA ele invertem a coroa pião como nos VW sem muito esforço, ai é so colocar na gaiola, ela vira 4x4 com reduzida, muito mais leve que as outras configurações e muito forte. no google vc acha "converting subaru gearbox from awd to fwd" será possivel ???
Alex, estava olhando umas fotos que tenho e achei esta caixa de Subaru aberta...e tudo leva a crer que é possível inverter a coroa.
Flávio Cadore
12/08/2013, 21:14
Olhem a primeira volta da gaiolainha RC
Baggio 5B - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=bIsmt2eRtuA)
Flávio Cadore
09/10/2013, 20:45
Gaiola 4ws ( four wheel steering ) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=DKKoofGnvXk)
vinijost
09/10/2013, 21:57
Gaiola 4ws ( four wheel steering ) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=DKKoofGnvXk)
Lembro que você tinha criado um sistema com uma coroa excêntrica dentro de outra coroa.. mas não lembro onde tinha sido ligado o sistema.. foi na coluna de direção? Valeu!!! posta mais detalhes.. se quiser postar fotos.. :D Valeu!!
Flávio Cadore
10/10/2013, 12:44
Está ligado na coluna de direção por uma corrente e depois um cardã até a traseira. Mas tá virando demais, vou precisar diminuir.
Fernando B.
10/10/2013, 21:34
Flávio, Posta mais fotos aí dessa tua direção nas 4 rodas, me interessei, hehehe
Flávio Cadore
10/10/2013, 22:44
Não tenho fotos mas tenho uns vídeos no you tube, dá uma olhada.
O primeiro vídeo é meu, o segundo não é mas é do carro de onde tirei o sistema.
Movimentação do 4-WS ( Four-wheel steering) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=T6ZdJWdQaO4)
3rd Gen Honda Prelude 4 Wheel Steering Action - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=O-HZ8_HY3dw)
oliveiraideal
30/11/2013, 20:06
cadore, eu to com 4 pontas do corcel com a susp inteira completa. to com uma barra estabilizadora também..
to com um motor a ar 1600 original parado em casa, estou com dois diferenciais do omega, mas só tenho duas homocinéticas, as outras homocinéticas que comprei eram erradas (tentei pelo mercadolivre e vieram erradas) e estou procurando só que é mosca branca aqui! estou pensando em utilizar os dois diferenciais e fazer uma gaiola 4x4 com baixo custo. tenho a caixa de transferencia do niva, caixa de direção do monza, etc. acho que tudo que preciso seria uma caixa de marchas.. tenho a do chevette mas acredito que ela não pega no motor a ar.. não quero vender o motor pois o bloco dele está no standard e eu comprei todos os kits zero.. gostaria de poder utilizar ele mas acredito que não poderei mesmo.. pensei em pegar o diferencial e soldar a ponta de uma cruzeta e ligar tudo por cruzetas.. o que acha? pois assim poderia levar para o torneiro refurar e fincar um eixo rígido com um parafuso passante para travar a cruzeta.. refazer a furação dos cubos para o do gol e etc.
o que procuro seria uma caixa de marchas que pudesse ser ligada de forma fácil ao motor a ar que tenha a saída para um cardan que possa ligar na caixa de transferencia.. seria possível isso?? abraços!!
Flávio Cadore
30/11/2013, 23:19
Na homocinética do Omega da pra retirar a bolacha, tornear e fazer rosca para encaixar as homocinéticas do Gol...eu nunca fiz mas já vi relatos aqui de quem fez.
Soldar uma cruzeta lá não acho um bom negócio.
Uma caixa de baixo custo seria a do Chevas mesmo mas o problema vai ser achar uma flange.
FUKETEIRO
02/12/2013, 07:58
cadore, eu to com 4 pontas do corcel com a susp inteira completa. to com uma barra estabilizadora também..
to com um motor a ar 1600 original parado em casa, estou com dois diferenciais do omega, mas só tenho duas homocinéticas, as outras homocinéticas que comprei eram erradas (tentei pelo mercadolivre e vieram erradas) e estou procurando só que é mosca branca aqui! estou pensando em utilizar os dois diferenciais e fazer uma gaiola 4x4 com baixo custo. tenho a caixa de transferencia do niva, caixa de direção do monza, etc. acho que tudo que preciso seria uma caixa de marchas.. tenho a do chevette mas acredito que ela não pega no motor a ar.. não quero vender o motor pois o bloco dele está no standard e eu comprei todos os kits zero.. gostaria de poder utilizar ele mas acredito que não poderei mesmo.. pensei em pegar o diferencial e soldar a ponta de uma cruzeta e ligar tudo por cruzetas.. o que acha? pois assim poderia levar para o torneiro refurar e fincar um eixo rígido com um parafuso passante para travar a cruzeta.. refazer a furação dos cubos para o do gol e etc.
o que procuro seria uma caixa de marchas que pudesse ser ligada de forma fácil ao motor a ar que tenha a saída para um cardan que possa ligar na caixa de transferencia.. seria possível isso?? abraços!!
Olá, é só fazer uma flange pro motor a ar hehe
Fernando B.
28/12/2013, 11:31
E aí Flávio, quando é que vc vai estar em Faxinal, vira e mexe eu estou indo para Nova Palma, podemos marcar um dia e se encontrar pra trocar uma idéia.
Flávio Cadore
28/12/2013, 13:59
E aí Flávio, quando é que vc vai estar em Faxinal, vira e mexe eu estou indo para Nova Palma, podemos marcar um dia e se encontrar pra trocar uma idéia.
"Mas Bah Tche", não vai me dizer que vc é da região? E esse "B." , qual é o significado dele? hehehehe
Eu já estou na área, estou em Faxinal até o dia 6 de janeiro, é só chegar...
Fernando B.
08/01/2014, 14:55
"Mas Bah Tche", não vai me dizer que vc é da região? E esse "B." , qual é o significado dele? hehehehe
Eu já estou na área, estou em Faxinal até o dia 6 de janeiro, é só chegar...
Puxa vida, não tinha mais entrado no fórum, achei que iria receber um e-mail quando você respondesse, mas como não recebi procurei o tópico e só vi agora a resposta.
Na verdade não sou da região, mas trabalho numa multinacional e atendo o pessoal da Camnpal de Nova Palma, e por isso de vez em quando estou por aí percorrendo as unidades deles.
Já que não achei onde enviar mensagem privada aqui no fórum, vou deixar meu número para mantermos contato e trocar uma idéia, segue: (055) 9950-0054 assim podemos combinar quando vc estiver denovo em Faxinal eu programo uma ida.
Flávio Cadore
08/01/2014, 18:43
Em todos os feriadões eu vou para Faxinal.
E a sua gaiola como está indo?
Quílvio Talvani
08/01/2014, 20:41
Flávio boa noite, gostaria de te fazer uma pergunta, pois tenho notado na leitura de vários tópicos que tu és uma pessoa que está sempre pronto para tirar a dúvida dos demais membros do Fórum, Pergunta , é possível inverter a caixa de um gol?
nilaraujo
08/01/2014, 21:08
Vars pessoas já tentaram mas ate hoje nao se tem noticia de que alguem tenha conseguido. Aqui mesmo no forum um paraibano mentiroso(fernando camilo) afirmou que tinha conseguido. Financei o projeto e perdi r$ 9.500,00 ele nao conseguiu fazer.... cambio AP 5 marchas para fusca e derivados - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ACloMKlZT8I)
flávio boa noite, gostaria de te fazer uma pergunta, pois tenho notado na leitura de vários tópicos que tu és uma pessoa que está sempre pronto para tirar a dúvida dos demais membros do fórum, pergunta , é possível inverter a caixa de um gol?
Flávio Cadore
09/01/2014, 12:32
Flávio boa noite, gostaria de te fazer uma pergunta, pois tenho notado na leitura de vários tópicos que tu és uma pessoa que está sempre pronto para tirar a dúvida dos demais membros do Fórum, Pergunta , é possível inverter a caixa de um gol?
O Nil falou tudo, eu me lembro das promessas...hehehhehe
fag.online
09/01/2014, 14:46
9.500? acho que com muito menos desse valor, vc poderia mandar cortar a capa seca, virar a caixa de cabeça pra baixo, e mandar adaptar a capa seca de novo... se fica bom não sei, mais vai que dá certo.
vinijost
10/01/2014, 09:18
9.500? acho que com muito menos desse valor, vc poderia mandar cortar a capa seca, virar a caixa de cabeça pra baixo, e mandar adaptar a capa seca de novo... se fica bom não sei, mais vai que dá certo.
o unico inconveniente é que as homocinéticas ficaram em cima.. dependendo a finalidade funciona...
Quílvio Talvani
10/01/2014, 09:36
Pessoal obrigado pela pronta resposta, mais uma vez vingou o espírito de coleguismo aqui no fórum, é por isso que faço parte deste, aqui não existe aquele negócio de esconder o conhecimento, que sabe fala na hora e quem não sabe como eu, fica aprendendo.
nilaraujo
10/01/2014, 19:34
Fag eu já fiz 2 caixa de cabeça pra baixo mas esa não é a ideia.
Eu gastei tudo isso porque ele mentia dizendo que tava fazendo moldes, gabaritos e etc......até pra um suposto registro no INPI... tudo mentira
Trouxe ele da paraiba pra Fortaleza e quando chegou aqui nao tinha nada feito, só tentativas... pra completar falou que era preparador e matou literalmente dois carros meus ,01 Corona e 01 Corolla e todo servilço que fez aqui não prestou.... a cabra é mentiroso e muito "queixudo"
lamentavelmente tem uma colega aqui do fórum que entrou na dele.......... ma so bom do fóum é que fica resgistrado e no futuro ele mesmo falará aqui de sua experiencia com o dito....
Victorktá
26/03/2014, 14:44
Flávio Cadore (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/1158.html),
Por acaso o Sr. mora perto do bairro Cruzeiro em Caxias do Sul?
Preciso de um favor de alguém que more perto ou nesse bairro.
Se não morar perto, pode me indicar alguém aqui do fórum que more lá ou perto?
Obrigado.
Picolotto4x4
26/03/2014, 21:05
Obrigado.
Cara eu moro no cruzeiro se precisar de algo so chamar amigo
Flávio Cadore
26/03/2014, 21:19
Obrigado.
Nessa eu não posso ajudá-lo.
Victorktá
27/03/2014, 07:46
Cara eu moro no cruzeiro se precisar de algo so chamar amigo
Picolotto4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/58165.html),
Primeiramente agradeço sua boa vontade em ajudar! Seguinte, estou negociando um carro aí no seu bairro (trata-se de uma Explorer Limited V8 ano 99) e preciso que alguém dê uma olhada nela, nada muito detalhado não, só para ver o estado de conservação mesmo. Será que poderia me ajudar nessa? Meu email: victormoraes.carneiro@gmail.com
Te passo mais detalhes por email.:curtir:
Mais uma vez obrigado!
Victorktá
27/03/2014, 07:47
Nessa eu não posso ajudá-lo.
Flávio, agradeço mesmo assim.
O Picolotto4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/58165.html) irá me ajudar nessa!
Obrigado!
caius J. A. D'Avila
02/05/2014, 18:48
Olá Flavio blz,
A algum tempo que acompanho seu projeto e agora depois da minha primeira gaiola gostaria de fazer uma com motor central caixa de santana 2.0 e motor injetado, mas com projeto Badland ST4.
Sua configuração de motor e caixa já quebrou alguma vez?
Esta adaptação de cubo de gol com corcel foi facil?
Os balanças aguentam uma trilha pesada saltos etc?
Obrigado e parabéns.
Flávio Cadore
02/05/2014, 22:22
E aí Caius,BLZ?
A configuração motor e caixa AP dificilmente quebra, a caixa foi feita para o motor e por isso é resistente.
A adaptação das peças do Gol no montante do Corcel é fácil...quase uma barbada.
As balanças agüêntam o "tirão", só vai precisar de umas buchas mais rígidas para as balanças traseiras. Eu vou trocar as minhas por umas feitas com Poliuretano mais rígido, vou usar de 90 shor de dureza.
OBS: Nunca saltei com a minha.
Boa Tarde a todos...
estou com um problema sério, com o bloqueio de cambio...
tenho uma gaiola, preparada para indoor, competição... e a cada corrida é um cambio... pois o bloqueio que uso, não esta aguentando as pancadas... e quebra o diferencial....
preciso andar blocado, para mandar toda a força do motor .... mas não está aguentando...
Algum membro, tem alguma ideia... ??
preciso urgente...
Flávio Cadore
05/05/2014, 23:38
Igor, a solução seria tornar as planetárias uma peça única, teria várias formas de fazer isto...mas o problema é fazer esta peça única entrar dentro do diferencial por aqueles buracos pequenos.
Se o bloqueio de rosca não agüênta, solda muito menos...que tal verter alumínio derretido dentro do diferencial montado com as planetárias e satélites...passa grafite nos parafusos das tulipas e onde mais vc não quer que grude, fecha um dos buracos e verte alumínio dentro...nunca mais vai se mexer...hehhehehe
É uma opção e não sai caro, em toda cidade tem um "alemão fundidor" para derreter alumínio.
Se não me engano eu já ví a venda um "diferencial" direto ( sem planetárias e satélites) para arrancada...só não me pergunte onde e se existe mesmo. Hehehehehe
Flávio Cadore
05/05/2014, 23:43
Eu sabia que já tinha visto algo do tipo...este é para Opala.
Blocante Spool Diferencial Dana 44, Opala, Arrancada - R$ 850,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-548503011-blocante-spool-diferencial-dana-44-opala-arrancada-_JM)
caius J. A. D'Avila
29/05/2014, 22:20
Opa obrigado pelas dicas assim que começar vou postando ai para a galera ver...
Vc tem ideia da distancia entre os pivôs do corcel?
Flávio Cadore
29/05/2014, 23:27
A distância entre eles é de 22 cm.
fabricio prazeres
09/06/2014, 18:13
A distância entre eles é de 22 cm.boa noite flavio
entao vc pode me tirar as duvidas? olha as fotos do meu mini baja.
agradeço desde ja
fabricio prazeres
09/06/2014, 18:18
ola flavio desde que começei a minha gaiola tenho me espelhado na sua e no seus comentarios acredito tb que motor central e uma boa .
minha cx e de versalles(deve ser iqual ao santana 2.0) e acredito que vai ficar longa tb ate ja tinha lhe perguntado isto em outra oportunidade vc ate comentou de uma caixa do del rey que tem como virar a coroa e que era mosca branca . tenho um amigo que gosta de arrancada e ele me disse que tem uns caras que mexem na caixa eles falam "forjado" dizem que as ingrenagens nao quebram e que eles mexem tb na relaçao de dentes deixando as marchas mais reduzidas vc sabe de alguma coisa e de quanto custa se isto existe parece caro ?
oi estou querendo colocar uma caixa no meu vc pode me ajudar? qual a melhor?
fabricio prazeres
09/06/2014, 18:52
466473466474466475
Flávio Cadore
09/06/2014, 19:05
Que motor vc vai usar? e qual caixa vc quer usar?
fabricio prazeres
11/06/2014, 18:17
Que motor vc vai usar? e qual caixa vc quer usar?
entao pelo que li vejo que estao colocando a caixa do gol 4 marcha, vi tbm a da cargo200, como sou muito leigo gostaria de opinioes, gostaria de montar ja com marcha ré.
O motor que tenho é um 250cc injecao de uma lander.
Flávio Cadore
11/06/2014, 18:52
Fabricio, o teu kart cross tem pouco espaço e por isso acho melhor vc colocar uma caixa transversal, por ex: de Escort ou de Monza, eu colocaria de Escort que deve ser menor. Tem que ver o sentido de rotação delas também.
A caixa de Gol vai ficar muito comprida, com o motor para trás ou para frente. Mas fica comprida demais.
fabricio prazeres
13/06/2014, 15:38
Fabricio, o teu kart cross tem pouco espaço e por isso acho melhor vc colocar uma caixa transversal, por ex: de Escort ou de Monza, eu colocaria de Escort que deve ser menor. Tem que ver o sentido de rotação delas também.
A caixa de Gol vai ficar muito comprida, com o motor para trás ou para frente. Mas fica comprida demais.
comprei a do gol este fds vou ver se consigo trocar por uma de escort, agradeço desde ja sua ajuda vou colocando fotos dele aqui
oliveiraideal
20/09/2014, 10:37
e ai flávio.. beleza? acabei seguindo seu conselho.. me desfiz do jeep, de tudo que estava "acumulando" na minha mini oficina.. fiz jogo com um amigo do fórum, o tonycar, e ele vai terminar um projeto que tinha começado para ele, acabei comprando o barracuda dele com motor de dr650z, já consegui comprar um jogo de pneus aro 10" yamaha de quadriciclo seminovos por 500 reais, só refazer a furação dos cubos pra pegar eles e já era.. abração cara, e quando tiver com ele em mãos ou alguma foto eu posto aqui..
agora da gaiola, eu estou terminando a adaptação do motor, e etc.. assim que estiver pronto vou terminar as bandejas dianteiras e tentarei postar também.. faz muito tempo que começo e paro a gaiola.. é isso mesmo.. aí agora to andando mais é na caminhoneta.. trilha leve.. abração cara!!
Flávio Cadore
20/09/2014, 10:55
Valeu, Oliveira!
Vai andar muito bem o Barracuda com o DR650Z...não esqueça das fotos dele. Hehehhehe
Um abração pra ti também.
Gomes Pride
23/09/2014, 08:16
Flávio, me tira uma duvida como é ajustado o angulo de Caster nessa manga de eixo, estou fazendo uma mas ai surgiu essa duvida?
478257
Gomes Pride
23/09/2014, 11:17
Mais uma duvida rsrs, na minha suspensão duplo A quando a suspensão sobe o terminal de direção puxa a manga abrindo a roda deixando divergente como arrumo isso, a caixa esta alinha com o centro da roda, levo a caixa mais para trás tirando do centro sera que resolve?
Sábado tiro umas fotos e posto aqui.
Flávio Cadore
23/09/2014, 12:45
Flávio, me tira uma duvida como é ajustado o angulo de Caster nessa manga de eixo, estou fazendo uma mas ai surgiu essa duvida?
478257
Gomes, o caster é ajustado jogando a bandeja superior mais para trás ou o suporte do pivô. Eu joguei somente o pivô mais para trás para deixar alinhadas as buchas da bandeja.
Vc tem que decidir o quanto de ângulo vai ter e jogar o suporte para trás. Esta quantidade que vc decidir agora porque vc não pode fazer ela regulável por ex. Se vc fizer regulável e quando vc for mexer vai alterar a altura do braço de direção e a roda vai começar a mexer quando a suspensão trabalhar.
O ângulo de caster nos carros é entre 3° a 5°, na minha por ter a frente mais leve eu usei 11° e ficou quase perfeito...caberia até um pouco mais...a direção volta mas lentamente, só não pode ser muito porque vai começar a ficar pesado.
Flávio Cadore
23/09/2014, 14:37
Mais uma duvida rsrs, na minha suspensão duplo A quando a suspensão sobe o terminal de direção puxa a manga abrindo a roda deixando divergente como arrumo isso, a caixa esta alinha com o centro da roda, levo a caixa mais para trás tirando do centro sera que resolve?
Sábado tiro umas fotos e posto aqui.
Gomes, eu fiz um diagrama para tentar explicar essa parada...imagina a bandeja inferior com 400 mm, a superior com 300 e distantes entre elas de 220...o braço de direção e barra de direção vão ficar 90 mm mais baixo do que a bandeja superior...traçando no desenho dá para ver que o comprimento da barra de direção deve ter 340,91 mm. Se vc pudesse mexer nesta suspensão a roda não mexeria nada porque os centros das articulações estão alinhados, paralelos e com o comprimento certo...OK.
No segundo desenho ( ao lado ) vc pode notar que a barra de direção tem o mesmo comprimento e está paralela...uma ponta vai presa no braço de direção e a outra na cremalheira da direção. Nesta condição vai funcionar prefeito também porque a barra tem o comprimento certo e está paralela à bandeja.
Os centros não precisam estar necessariamente alinhados desde que a barra tenha o comprimento certo e paralela.
Flávio já sou teu fã a algum tempo parabéns pelo seu trabalho e dedicação ao fórum,fiquei em duvida em ralação ao sentido de rotação que tem que ser respeitado certo, ja estou a algum tempo juntando peças e pensando em montar um utv 4×4 semelhante ao modelo montado por(Marcelo cassel) ele monta com caixa do gol bx com a capa seca cortada e ligada ao motor da moto por corrente sendo que o motor fica montado em cima da caixa,pelo meu raciocínio a caixa trabalha com o sentido de rotação ao contrario,ai vem a duvida pode uma caixa trabalhar com o sentido de rotação ao contrario?Qualquer duvida ao modelo que mencionei olha no facebook Marcelo cassel. Desde já obrigado.
vinijost
23/09/2014, 21:25
Flávio já sou teu fã a algum tempo parabéns pelo seu trabalho e dedicação ao fórum,fiquei em duvida em ralação ao sentido de rotação que tem que ser respeitado certo, ja estou a algum tempo juntando peças e pensando em montar um utv 4×4 semelhante ao modelo montado por(Marcelo cassel) ele monta com caixa do gol bx com a capa seca cortada e ligada ao motor da moto por corrente sendo que o motor fica montado em cima da caixa,pelo meu raciocínio a caixa trabalha com o sentido de rotação ao contrario,ai vem a duvida pode uma caixa trabalhar com o sentido de rotação ao contrario?Qualquer duvida ao modelo que mencionei olha no facebook Marcelo cassel. Desde já obrigado.
Cara.. as caixas dos vw a ar entre as engrenagens tem buchas de espaçamento que com o sentido de rotação alterado vão se desgastar e começar a escapar as marchas.. o que se pode fazer que já fiz em varias é desmontar e fazer umas buchas de maior espessura que não tem problemas nenhum.
As caixas do motor ap não tem este problema.
Qualquer duvida estamos ai.
Valeu!!
Flávio Cadore
23/09/2014, 21:46
Armin, só para esclarecer, aquela vez em que falei para respeitar o sentido de rotação da caixa era para não ficar com as marchas invertidas, tipo andar com 5 marchas para trás e uma para frente.
Dito isto, se vc for fazer o UTV 4X4 com as caixas de Fusca e o motor girar no sentido contrário basta girar ele ( por ex, o magneto do motor virado para frente ou virado para trás ).
Flávio Cadore
23/09/2014, 21:48
Cara.. as caixas dos vw a ar entre as engrenagens tem buchas de espaçamento que com o sentido de rotação alterado vão se desgastar e começar a escapar as marchas.. o que se pode fazer que já fiz em varias é desmontar e fazer umas buchas de maior espessura que não tem problemas nenhum.
As caixas do motor ap não tem este problema.
Qualquer duvida estamos ai.
Valeu!!
Eu não sabia que não era aconselhável inverter o sentido de rotação da caixa de Fusca...
vinijost
23/09/2014, 21:54
Eu não sabia que não era aconselhável inverter o sentido de rotação da caixa de Fusca...
Mas refazendo estes calços.. que se não me engano são 3.. não tem problema..
Já sofri com isso.. ahahah
;)
Vini tenho duas caixas do passat 4 marcha posso então utilizar com sentido de rotação invertido sem maiores problemas?:pensativo:
Ai de acordo com meu pensamento vai resolver também o problema que geralmente impede o uso dessa caixa com motor traseiro devido a não ter o opção de inverter a coroa certo? Outra duvida da para emendar o eixo do pinhão igual as caixas vw ar?
Valeu obrigado!!!
vinijost
23/09/2014, 22:04
Vini tenho duas caixas do passat 4 marcha posso então utilizar com sentido de rotação invertido sem maiores problemas?:pensativo:
Ai de acordo com meu pensamento vai resolver também o problema que geralmente impede o uso dessa caixa com motor traseiro devido a não ter o opção de inverter a coroa certo? Outra duvida da para emendar o eixo do pinhão igual as caixas vw ar?
Valeu obrigado!!!
dá para alongar sim.. tenho um sistema desses pronto.. que ia usar mais troquei de projeto..
fica muito mais robusta.. e com certeza não terás o problema cronico de quebrar a ré igual as caixas vw a ar..
com a do ap pode dar com os dois pés na ré! e para frente então nem se fala.. é outra coisa..
vinijost
23/09/2014, 22:07
dá para alongar sim.. tenho um sistema desses pronto.. que ia usar mais troquei de projeto..
fica muito mais robusta.. e com certeza não terás o problema cronico de quebrar a ré igual as caixas vw a ar..
com a do ap pode dar com os dois pés na ré! e para frente então nem se fala.. é outra coisa..
aqui tem umas fotos da caixa no lugar com a tomada de força feita.. e o inversor que fiz para colocar as marchas na posição original!!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=516941765045180&set=pb.100001880831467.-2207520000.1411520738.&type=3&theater
Armin, só para esclarecer, aquela vez em que falei para respeitar o sentido de rotação da caixa era para não ficar com as marchas invertidas, tipo andar com 5 marchas para trás e uma para frente.
Dito isto, se vc for fazer o UTV 4X4 com as caixas de Fusca e o motor girar no sentido contrário basta girar ele ( por ex, o magneto do motor virado para frente ou virado para trás ).
Era justamente isso que eu também tinha imaginado,só que virar o motor vai tirar um pouco daquele maravilhoso angulo de ataque,mais ja que tenho caixas do do ap aqui dando mole vo usar elas,
Ai como diz o Vini pisa com os dois pé sem medo:evil: valeu !
Gomes Pride
28/09/2014, 20:12
Flavio entendi sobre o angulo de caster, mas ainda to ralando com a caixa de direção sera que se eu aumentar a barra realmente resolve da uma olhada nas fotos movimentei a barra para frente e para trás mas ñ resolveu, vc acha que tem alguma solução? as mangas de eixo são da brasília mas os encaixe do pivo de direção foi deslocado para mais baixo na altura do pivo superior.
478868478869 478870
Flávio Cadore
28/09/2014, 22:14
Gomes, movimentar a caixa para frente e para trás não resolse, o comprimento da barra tem que ter o comprimento correto para a altura em que ele está, conforme o desenho que postei acima. Pela foto não dá para ver direito mas a barra de direção deve estar paralela com a bandeja... " o centro de giro do terminal de direção deve estar na mesma altura da articulação da barra"...pode estar aí o seu problema.
Flávio Cadore
28/09/2014, 22:22
Gomes, note que a barra está paralela com a bandeja... a barra com o comprimento correto para a sua altura está deslocado para a direita porque o cone do braço de direção fica deslocado por causa do ângulo do braço.
A alticulação da barra de direção sempre vai ficar mais para dentro do que o parafuso da bandeja ( isto é só um indicativo de que o posicionamento está correto).
Gomes Pride
29/09/2014, 08:01
Flavio, mais uma vez muito obrigado pela atenção, acho que entendi deve ser isso mesmo a caixa esta alta, vou tentar abaixar mais um pouco, aquele tubo quadrado que é o limitador ñ vou conseguir baixar mais que aquilo talvez vou ter que diminuir a altura mas é isso ai vivendo aprendendo, kkk
Abraço
Gomes Pride
18/10/2014, 13:09
Flavio beleza! ñ tive tempo de tirar as medidas da balança pra te enviar ainda mando essa semana ainda, tenho mais uma pergunta kkk:parede: acabei de comprar um motor AP 1.6, e o cara tem o cambio dele la tbm sera que esse cambio é bom para colocar na gaiola era de um voyage e é muito complicado colocar o motor central como vc fez?
Flávio Cadore
18/10/2014, 13:39
Gomes, não é complicado não...desde que tenha espaço...a minha gaiola foi construída para colocar o motor desta maneira...se for colocar numa gaiola com chassis de Fusca complica um pouco.
O cambio é bom e se for 4 marchas que é mais reduzido fica bom também.
Quem encomoda um pouco é o varão das marchas que faz barulho e por isso estou seriamente pensando em colocar por cabos.
Eu também usei mais dois coxins do motor do Palio para ajudar a segurar a caixa de marchas porque só os coxins originais não dão conta.
No mais é só alegria.
kleverton moreira
27/11/2014, 20:47
Flavio tô construindo uma gaiola com motor central também, acontece que eu achei um motor ap 1.6 em uma auto peças aqui e a caixa dele é de 5 marchas, o motor é de procedência e eu demorei para poder acha-lo, a diferença da caixa de 4 marchas para a de 5 irá me fazer perder muito desempenho ou algum outro quesito ou a de 5 pode substituir bem? Outra coisa o trambulador vai mudar em relação ao seu se eu usar essa caixa? Abraços!
dudu aranha
28/11/2014, 16:32
Flavio tô construindo uma gaiola com motor central também, acontece que eu achei um motor ap 1.6 em uma auto peças aqui e a caixa dele é de 5 marchas, o motor é de procedência e eu demorei para poder acha-lo, a diferença da caixa de 4 marchas para a de 5 irá me fazer perder muito desempenho ou algum outro quesito ou a de 5 pode substituir bem? Outra coisa o trambulador vai mudar em relação ao seu se eu usar essa caixa? Abraços!
o trambulador nao muda, a caixa 4m p mim é até mais forte que a 5 marcha, e geralmanete é mais curta que é uma coisa boa p gente.
Flávio Cadore
28/11/2014, 20:53
É isso aí... outra coisa é o preço, a quatro marchas é muito mais barato. Geralmente se usa pneus maiores e nunca se usa a quinta marcha, então uma caixa 5 marchas é desnecessária...a não ser que seja quase de graça.
kleverton moreira
02/12/2014, 22:55
Flavio qual foi a bomba de combustível que você utilizou? E como fez para adaptar a esse corote de caminhão?
Flávio Cadore
03/12/2014, 09:55
Kleverton, eu uso a bomba do Gol GTI, é uma bomba externa ( 3 bar ) com o pre-filtro do Monza ( é um filtro de tela que vai dentro do tanque).
O corote eu não uso mais porque cansei dos vazamentos pela tampa, eu fiz um tanque de chapa que cabia no espaço que eu tinha.
kleverton moreira
06/12/2014, 01:26
Flávio sabendo que você entende muito de suspensão, que bucha eu poderia usar no local desses terminais? O terminal de direção da kombi poderia ser utilizado nesse local?486042
Flávio Cadore
06/12/2014, 09:49
Kleverton, pode usar sim, aquele lá na frente vc pode usar um pivô de suspensão mais reforçado.
kleverton moreira
06/12/2014, 09:53
Kleverton, pode usar sim, aquele lá na frente vc pode usar um pivô de suspensão mais reforçado.
O da frente eu vou colocar a bucha hidráulica do vectra que parece ser bem mais resistente esses terminais de direção tem a mesma resistência que os pivôs da suspensão ?
486045
Flávio Cadore
06/12/2014, 10:06
Estes terminais são mais fracos, se usar eles no lugar dos pivôs, com o tempo quebram ali no final da rosca do corpo dele.
A bucha de Vectra é boa.
Mas neste tipo de suspensão o esforço naquele local é menor e se não exagerar muito devem aguentar.
kleverton moreira
06/12/2014, 11:11
Estes terminais são mais fracos, se usar eles no lugar dos pivôs, com o tempo quebram ali no final da rosca do corpo dele.
A bucha de Vectra é boa.
Mas neste tipo de suspensão o esforço naquele local é menor e se não exagerar muito devem aguentar.
Flávio o que você acha então de eu comprar mais 8 dessas é fazer a suspensão toda com essa bucha?486046486047
Flávio Cadore
06/12/2014, 12:31
Funciona sim. Elas não são caras, eu vi no Mercado Livre um kit com 4 por 128,00, o único porem é ter que fazer uma regulagem na barra superior.
Por curiosidade, qual é o diâmetro da parte maior, a largura dela e o furo do parafuso?
kleverton moreira
06/12/2014, 13:04
Externo tem 450 mm e interno onde vai o parafuso tem 70mm flavio. Como vou comprar 8 vai sair caro mas ainda é o mais viável kkkk,Abraços!
486048
Vitor Hugo
21/12/2014, 20:19
Boa tarde Flavio, tenho uma gaiola com cambio invertido parecido com a sua, e agora mudei os bancos dela ai não tem mais espaço para a alavanca de marchas, e a solução é por sistema com espia, talvez vc tem alguma ideia de qual carro utilizar o sistema de espia e como fazer ?
Flávio Cadore
21/12/2014, 23:47
Vitor, já ouvi dizerem que o cabo da Besta é mais comprido e dá para usar...a alavanco do Corsa ou Palio também dá para usar...já o mecanismo para fazer a troca por cabo eu nunca fiz...hehehe...tem que ver como é o sistema de algum carro e adaptar.
Flávio Cadore
25/03/2015, 17:32
Pessoal, vou fazer uma retificação numa informação que eu passei para os interessados...
Eu havia dito que a distância entre o centro do setor e centro do bucha da bandeja do Corcel era de 80 mm, mas na verdade a distância original é de 60 mm e como eu coloquei um pouco mais de cáster a distância ficou de 55 mm.
Peço desculpas para aqueles que fizeram e sofreram com isso. Heheheehe
Lucas Mazocco
20/04/2015, 10:18
Flávio, primeiramente parabéns pela gaiola. Estou exatamente com a mesma linha de pensamento para a fabricação da minha, porém tenho várias dúvidas. Como sou aqui de Caxias também, como eu poderia te encontrar pra trocarmos uma ideia e eu ver de perto a tua?
Flávio Cadore
20/04/2015, 15:00
Lucas, tudo BLZ...só tem um probleminha...a minha gaiola está em Faxinal do Soturno ( a 380 km de Caxias ).
Mas se vc quiser tirar algumas dúvidas é só falar, ok.
Lucas Mazocco
20/04/2015, 16:39
Entendi... Bueno, não tem galho. Eu já estou com tudo na mão, tubos, motor 2.0 AP injetado, caixa AP 4 marchas, 4 torres do gol, semi eixos, cubos, pinças, freios... enfim, tudo! A meu principal medo (por isso queria ver a tua pessoalmente), como fica a trambulação das marchas com o motor centra? É macio? Como fica essa questão?
Vou fazer ela toda tubular e com suspensão independente "duplo A" também, porém, normal para 2 lugares, sem encurtar semi eixos como você fez. Quero dar o maior curso possível à suspensão e deixando ela o mais alta possível.
Flávio Cadore
20/04/2015, 21:29
Lucas, em relação ao trambulador: ele funciona bem mas fica um pouco pesado por causa dos pivôs que eu usei ( novos ), quando novos eles "seguram" mais.
Teve um cara aqui do fórum que fez um esquema que funciona bem com cabo, tem que emendar dois cabos mas deve funcionar bem se bem feito.
Duplo A...pelo que vc postou vc pretende fazer com as torres de Gol...te recomendo usar o montante do rolamento do Corcel II.
Outra coisa...eu não encurtei os semi eixos...eu "aumentei-o-os"...num lado eu aumentei 20 mm e no outro 170 mm. Hehehehehe
Para qualquer coisa estamos aí.
Lucas Mazocco
20/04/2015, 23:15
Entendi. Mesmo ficando "pesado" acho que fica mais leve do que uma que eu andei com motor e transmissão GM montados na transversal... a "gambiarra" foi tamanha que era difícil achar as marchas!
Enfim, eu vou fazer com as torres e montantes de rolamento, porque meu velho já comprou, e assim, tendo o essencial comecei cortar custos desnecessários. Lógico que vou gastar o que precisar pra não fazer as populares "matações" pra economizar, uma hora aquilo vai deixar na mão. Dia primeiro começo fazer ela, conforme tiver fotos vou postando aqui. A produção vai ser lenta, pois como vou fazer na oficina do meu pai, que fica na minha cidade natal, vai render a cada 15 dias apenas. Hehehe
Lucas Mazocco
24/04/2015, 11:57
Flávio, primeiramente parabéns pela gaiola. Estou exatamente com a mesma linha de pensamento para a fabricação da minha, porém tenho várias dúvidas. Como sou aqui de Caxias também, como eu poderia te encontrar pra trocarmos uma ideia e eu ver de perto a tua?
Flávio, de repente vou precisar de umas dicas tuas para a minha fabricação da minha suspensão. É notável tua experiência no assunto. Posso contar contigo?
Flávio Cadore
24/04/2015, 12:45
Lucas, pode contar sim.
Mas pense melhor no montante do Corcel II, cada peça custa em média 25,00 mais o serviço de torno...vale mais a pena do que fabricar com base nas torres do Passat.
Boa noite galera, sou novo entre aspas por aqui pois acompanho o site e o forum a pelo menos uns oito anos, porem nunca participei de maneira ativa, agora estou com um projeto em andamento da "Lu" uma gaiola com a mecanica VW Ar adquirida de um fusca 1983, gostei do projeto do Flavio e alguns outros que vi e pretendo fazer na minha algo parecido seguindo a mesma linha de raciocinio, espero poder contar a ajuda dos "macacos velhos" daqui, e pode dividir as experiencias que eu enfrentar pelo meio do caminho, a primeira modificação(desafio) que estou realizando é no cambio do fusca adaptar as "saidas" do cambio AP pois quero usar os semi-eixos do AP, logo entenderão nas fotos, o intuito é fazer a suspensão traseira em A tambem, a minha gaiola tera uma finalidade talvez um pouco diferente da maioria do pessoal que vejo por aqui, que é fazer trilha, eu quero montar a minha com a mecanica a Ar mesmo,documenta-la (ja em andamento) e realizar uma viagem(odysseia) por ai a fora, ja rodei 2400 km numa rural com mecanica do opala, ao longo de 30 dias saindo de sao paulo e vindo para o sul do pais passando pelo oeste de santa catarina santo angelo e uruguaia isso é 2006, 2010 fui pro atacama de moto e quero usar a minha gaiola pra uso misto, estrada e fora dela ou entao na maioria dos rispio,cascalho e terra solta mesmo....mas voltando ao assunto alguem ja viu essa adaptação que eu quero fazer? estou inventando a roda? ou é algo complicado de se mexer?
Boa noite galera, sou novo entre aspas por aqui pois acompanho o site e o forum a pelo menos uns oito anos, porem nunca participei de maneira ativa, agora estou com um projeto em andamento da "Lu" uma gaiola com a mecanica VW Ar adquirida de um fusca 1983, gostei do projeto do Flavio e alguns outros que vi e pretendo fazer na minha algo parecido seguindo a mesma linha de raciocinio, espero poder contar a ajuda dos "macacos velhos" daqui, e pode dividir as experiencias que eu enfrentar pelo meio do caminho, a primeira modificação(desafio) que estou realizando é no cambio do fusca adaptar as "saidas" do cambio AP pois quero usar os semi-eixos do AP, logo entenderão nas fotos, o intuito é fazer a suspensão traseira em A tambem, a minha gaiola tera uma finalidade talvez um pouco diferente da maioria do pessoal que vejo por aqui, que é fazer trilha, eu quero montar a minha com a mecanica a Ar mesmo,documenta-la (ja em andamento) e realizar uma viagem(odysseia) por ai a fora, ja rodei 2400 km numa rural com mecanica do opala, ao longo de 30 dias saindo de sao paulo e vindo para o sul do pais passando pelo oeste de santa catarina santo angelo e uruguaia isso é 2006, 2010 fui pro atacama de moto e quero usar a minha gaiola pra uso misto, estrada e fora dela ou entao na maioria dos rispio,cascalho e terra solta mesmo....mas voltando ao assunto alguem ja viu essa adaptação que eu quero fazer? estou inventando a roda? ou é algo complicado de se mexer?
Use o câmbio da Kombi ou do gol bx ou da variante II ambos usam semi eixo, se quiser só trocar a satélite e suas tampas por um deles tbm funciona as carcaças são as mesmas se vai viajar o do gol bx tem relação 8x31 é a mesma do fusca Itamar e do sp2 a mais longa que tem se usar as outras fica complicado andar acima de certa velocidade, vlw amigo!
Lucas Mazocco
04/05/2015, 15:46
Iniciando os trabalhos... aparecendo os problemas e resolvendo-os raídamente!! hahaha
500886500887500888
NegrinidoTJK
21/05/2015, 21:56
cara se ta loco? kkkk que gaiola top das top li o topico inteiro
parabens e parabens
quero que a minha proxima seja assim
depois que eu terminar a q to começando kkk
Flávio Cadore
21/05/2015, 22:16
Depois da primeira, as outras ficam mais fáceis!
jhonyjabuka
04/10/2015, 21:06
Boa noite Flávio primeiramente parabeniza sua gaiola ficou muito top tem como passa seu contato para gente conversa por estou iniciando minha gaiola e gostaria de tirar umas duvida.....agradeço desde de já....,
Flávio Cadore
04/10/2015, 21:30
Mande um e-mail para cdrsus@bol.com.br que a gente conversa.
Flávio Cadore
14/01/2016, 17:07
Outro dia fui perguntado sobre o peso a alavanca de marchas quando se usa motor central e eu disse que era normal isso...e não é bem assim...hehehhe
Esta semana eu mudei a posição do "olho" do suporte que puxa o varão, antes era de 55 mm e eu aproximei o que deu da articulação da alavanca e ficou com 30 mm e ficou show de bola, bem mais leve.
Eu uso a alavanca do Gol BX, aquela que é por cima.
nilto viana
14/01/2016, 23:41
Outro dia fui perguntado sobre o peso a alavanca de marchas quando se usa motor central e eu disse que era normal isso...e não é bem assim...hehehhe
Esta semana eu mudei a posição do "olho" do suporte que puxa o varão, antes era de 55 mm e eu aproximei o que deu da articulação da alavanca e ficou com 30 mm e ficou show de bola, bem mais leve.
Eu uso a alavanca do Gol BX, aquela que é por cima.
boa noite...
posta uma foto ai pra ilustrar melhor pra mim e para os demais tão leigos e iniciantes como eu... kkk
Flávio Cadore
15/01/2016, 14:21
Está aí a uma "foto" da alavanca, eu só baixei aquela bucha da haste e diminuiu pela metade o esforço nas trocas. Depois lá na traseira se a alavanca do sistema que inverte o esquema for muito grande deve ser diminuída também...na minha não precisou fazer nada "por enquanto".
Lucas Mazocco
25/01/2016, 22:13
521073
Ta quase!!
Flávio Cadore
25/01/2016, 23:09
521073
Ta quase!!
É isso aí Lucas, mãos a obra!!!
Na minha gaiola foi preciso colocar um reforço no tubo que segura o prato do amortecedor traseiro porque entortou com os esforços. VC vai precisar colocar um X no arco central e depois lá de cima um tubo até a parte superior do amortecedor e para melhorar mais ainda uma barra unindo o topo dos dois amortecedores.
Lucas Mazocco
05/02/2016, 17:02
É isso aí Lucas, mãos a obra!!!
Na minha gaiola foi preciso colocar um reforço no tubo que segura o prato do amortecedor traseiro porque entortou com os esforços. VC vai precisar colocar um X no arco central e depois lá de cima um tubo até a parte superior do amortecedor e para melhorar mais ainda uma barra unindo o topo dos dois amortecedores.
Já tem esses reforços que tu comentou, Flávio.
522000
522000
Acho que nessas duas imagens da pra ver melhor. Já desmontei toda ela pra pintar, depois é só montar de volta.
Lucas Mazocco
05/02/2016, 17:56
Já tem esses reforços que tu comentou, Flávio.
522000
522000
Acho que nessas duas imagens da pra ver melhor. Já desmontei toda ela pra pintar, depois é só montar de volta.
Opa, foi duas repetidas.
522010
Flávio Cadore
05/02/2016, 20:45
É isso aí Lucas, mais um pouco ela anda!!!
JUNIOR FERRAREZE
06/02/2016, 22:05
Lucas Mazocco (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/68718-lucas-mazocco.html)
Parabéns pelo projeto!
Lucas Mazocco
08/02/2016, 11:47
Lucas Mazocco (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/68718-lucas-mazocco.html)
Parabéns pelo projeto!
Valeu, Junior!
Lucas Mazocco
08/02/2016, 11:57
É isso aí Lucas, mais um pouco ela anda!!!
Sim, Flávio! Esta na finaleira já.
522100
522100
522101
Lucas Mazocco
08/02/2016, 12:01
Sim, Flávio! Esta na finaleira já.
522100
522100
522101
522102
522103
Flávio Cadore
08/02/2016, 22:26
522102
522103
Lucas, em qual bairro é a oficina do seu "velho"?
Lucas Mazocco
09/02/2016, 07:51
Lucas, em qual bairro é a oficina do seu "velho"?
Bah Flávio, não é aqui em Caxias... fica na minha cidade natal no interior do estado. Há 165 km daqui.
JUNIOR FERRAREZE
09/02/2016, 12:42
Como dizem aí no RS primeiramente, Bah Lucas Mazocco (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/68718-lucas-mazocco.html) parabéns pela organização e limpeza da oficina, é que uma foto não é só uma foto pois a mesma mostra muita coisa e como tenho olho de Águia pra essas coisas observei o capricho no ambiente de trabalho parabens no geral hehehehe.
Flávio Cadore
09/02/2016, 14:08
O capricho também me chamou a atenção!!!
Lucas, em Caxias fazendo engenharia?
DUTRAGIL84
10/02/2016, 00:19
Flávio desculpe me entrometer no seu tópico! mas gostaria de saber se vc pode me ajudar? talvez poderia me indicar alguém que monte uma estrutura tubular pra min, pois já tenho os tubos dobrados, e o chassi de fusca, sou aqui de caxias, vejo que vc é uma pessoa muito influente aqui no fórum caso possa me ajudar ficarei grato.
Flávio Cadore
10/02/2016, 00:50
Gil, vc tem como ficar junto na hora em que os caras vão fazer as soldas? posso falar com um cara que pode fazer....vc tem que dizer solda aqui, faz assim, faz assado... e etc.
E se vc souber de alguém que queira um chassis pronto com as suspensões montadas é só me falar pois estou vendendo o meu por 7.000.... quero fazer algumas alterações para emplacar....hehehhehe
Estou anunciando ele no Mercado Livre.
Lucas Mazocco
10/02/2016, 09:40
Como dizem aí no RS primeiramente, Bah Lucas Mazocco (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/68718-lucas-mazocco.html) parabéns pela organização e limpeza da oficina, é que uma foto não é só uma foto pois a mesma mostra muita coisa e como tenho olho de Águia pra essas coisas observei o capricho no ambiente de trabalho parabens no geral hehehehe.
Tem que ser não é, Junior? Hahahaha
Mas o capricho e organização é todo mérito do meu velho, pelo menos assim aprendo com ele, sempre olhando pra frente tentando fazer o melhor possível!
Lucas Mazocco
10/02/2016, 09:51
O capricho também me chamou a atenção!!!
Lucas, em Caxias fazendo engenharia?
Sim Flávio, fazendo engenharia. To na metade do curso aproximadamente, mas trabalho na área já.
Lucas Mazocco
29/02/2016, 08:24
Começando a montagem final... em um dia apenas já foi bem produtivo, acredito que mais uns 2 dias de trabalho fica pronta pra andar.
523696523697523698523699523700523701523702523703
Flávio Cadore
29/02/2016, 12:56
Legal Lucas!!!!
E como ficou a troca das marchas, ficou mais leve ou mais pesada que a original?
Lucas Mazocco
29/02/2016, 17:18
Legal Lucas!!!!
E como ficou a troca das marchas, ficou mais leve ou mais pesada que a original?
Ainda não acertei ela, Flávio! Preciso lixar o cambão direitinho na parte das buchas ali, deixar bem leve o movimento. Como original é difícil deixar, mas pelo que da pra notar vai ser bem tranquilo, nada muito fora dos padrões. Quanto montei sábado, estava entrando só primeira, segunda e ré... tenho que regular pra fazer o movimento de giro pra entrar terceira e quarta.
Lucas Mazocco
11/03/2016, 08:44
Flávio, qual tua opinião sobre bloqueio total ou bloqueio parcial do diferencial? É útil ou não tem necessidade?
Flávio Cadore
11/03/2016, 13:31
Lucas, o bloqueio parcial é útil se vc fizer trilhas médias e pesadas, para trilhas leves não precisa...um freio seletivo pode ajudar em alguns casos.
Bloqueio total não é indicado porque quebra.
Na caixa AP é fácil instalar e dar manutenção quando precisar...tem que reapertar as porcas de vez em quando.
Um tempo atrás custava uns 250 pilas, se vc for fazer tem que fazer de aço 1020 ou 8620 e cementar ...eu fiz um mas não temperei porque não sabia que aço era e tive medo que empenasse...resultado: engripou e quebrou.
Lá perto do início do meu tópico tem o desenho do bloqueio para caixa AP.
Lucas Mazocco
11/03/2016, 15:18
Lucas, o bloqueio parcial é útil se vc fizer trilhas médias e pesadas, para trilhas leves não precisa...um freio seletivo pode ajudar em alguns casos.
Bloqueio total não é indicado porque quebra.
Na caixa AP é fácil instalar e dar manutenção quando precisar...tem que reapertar as porcas de vez em quando.
Um tempo atrás custava uns 250 pilas, se vc for fazer tem que fazer de aço 1020 ou 8620 e cementar ...eu fiz um mas não temperei porque não sabia que aço era e tive medo que empenasse...resultado: engripou e quebrou.
Lá perto do início do meu tópico tem o desenho do bloqueio para caixa AP.
Bacana, vou ver como ela vai se comportar com o original. Qualquer coisa invisto nesse bloqueio parcial. Barbada tirar a caixa fora! hahaha
Flávio Cadore
11/03/2016, 21:17
Uma coisa que eu esqueci de avisar é que as próprias satélites do diferencial não encaixam na posição do bloqueio. É até difícil de explicar.Hehehehe
Se vc pegar mais duas satélites do gol para colocar no bloqueio vc não consegue montá-lo, é por causa do número de dentes das planetárias que não fecha.
Lucas Mazocco
15/03/2016, 08:15
Só falta roncar...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524772&stc=1
Lucas Mazocco
18/04/2016, 08:56
Agora sim, praticamente pronta!
Só falta fazer o cambão pra transporte, colocar o para-brisa e limpadores, banco do carona... depois disso, é só acelerar! :-o
Obs.: meu velho no volante.
https://www.youtube.com/watch?v=3MntAuII6sE&feature=youtu.be
Flávio Cadore
18/04/2016, 10:36
Pelo jeito o piloto gosta de acelerar...logo, logo vai ter que fazer outra para ele. Hehehhe
Lucas Mazocco
18/04/2016, 13:11
Costumo dizer que tem momentos que ele deixa de lado o "pai exemplar"... Hahaha
junior paproski
18/04/2016, 22:29
Boa noite pessoal, faz tempo que estou seguindo o 4x4 brasil, e gostei muito de sua gaiola...
Gostaria da ajuda do pessoal do fórum, tenho uma Kombi, e estou já com varias peças pra mudar ela pra motor ap 2.0
mais eu to muito interessado em colocar a caixa do Santana mesmo 5 marchas já vi varias postagens sobre colocar a redução da Kombi para as marchas ficarem corretas pra frente, pois a caixa ap não vira o diferencial, na questão de trambulador fica fácil de adaptar, o maior problema que estou tendo é sobre a relação final, (não sei fazer os cálculos), como ficaria de velocidade final se ficaria muito reduzida, ou com uma velocidade final legal, sem o motor estar com giro muito elevado. vou usar rodas 17 polegadas com pneus 195/45r17, obrigado e desculpa se não postei no local correto.
Flávio Cadore
18/04/2016, 22:41
Junior, as reduções reduzem em torno de 25% a velocidade...
Flávio Cadore
18/04/2016, 22:44
No seu caso é mais negócio manter a caixa original da Kombi e controlar o pé um pouco para não quebrar a caixa. É possível colocar a caixa AP mas vai reduzir demais, a Kombi daria uns 135 km/h de final mais ou menos. Esses pneus que vc vai usar devem ser um pouco menores do que os originais e vão reduzir ainda mais a velocidade...era bom usar pneus maiores do que os originais para aumentar um pouco a velocidade mas não muda muito se a diferença for pouca.
O motor AP gira mais do que o do Fusca e deve melhorar um pouco a velocidade final mas eu não sei te dizer o quanto.