Ver Versão Completa : Estabilidade Band Jipe Longa x Curta
vicentemelo
19/09/2008, 11:16
Amigos das Bands, sou novo por aqui, tenho uma Band 91 Jipe Longo, uso pneus BF all 245/75/16, em passeios off road (estrada de terra com buracos, pedras, depressões e barro moderado), pequenas viagens (até 400 kms) em asfalto. Estou adquirindo outra Band curta (não vou vender a longa :-D), por isso, gostaria de todas as opniões possíveis sobre o comportamento em off road e asfalto, entre estabilidade e direção dos dois modelos. Já aprendi muito neste forum e agradeço a todos.!!!
Bernardo Hoelz
19/09/2008, 11:21
Fala Vicente, seja bem vindo.
Cara band curta é melhor em trilha do que band longa, mas em viajens a band longa se sai melhor, pela maior distãncia entre eixos ela não pula tanto como a curta! Concerteza outros falaram mais sobre isso, pelo que sei a band longa tem um pouco mais de estabilidade, mas band é band, não podemos abusar nas curvas.
Abraços
vicentemelo
19/09/2008, 16:27
Grande Bernardo, valeu pela opnião, certamente temos que ter respeito com as bands nas curvas.
Abraço
Vicente
Caros colegas, já tive uma Band 1980 e agora tenho uma 1992 ambas picapes, e posso dizer que Bandeirante não foi feita pra asfalto (principalmente as picapes cabine simples, que têm 8 lâminas no feixe de molas), e se as picapes já são meio desconfortáveis e com sérios problemas de estabilidade, eu fico imaginando os jipes, que possuem um centro de gravidade bem mais alto... Mas o importante é que com algumas adaptações e preparações as Band ganham muito mais conforto e estabilidade. Alguns tópicos aqui do fórum trazem mais informações sobre o assunto, vale a pena ver.
Abraços a todos.
joão k. chikui
19/09/2008, 23:02
Uma curta com barra estabilizadora é bem estável. Se tiver roda com off set negativo para deixá-la mais larga , então....
Cuidado maior ao frear , pois toda curta é mais arisca de reação(derrapar a traseira)
vicentemelo
19/09/2008, 23:18
Grande João, boa dica, valeu mesmo...arisca de reação é ótima...vivendo e aprendendo.
[ ]s
Lucas Nassif
20/09/2008, 10:10
Cuidado maior ao frear , pois toda curta é mais arisca de reação(derrapar a traseira)
X2!!
Quando freia, as rodas traseiras insistem em travar!!!
Já passei um susto com isso, quando estava rebocando um Willys na trilha, de noite, estrada de terra e bastante cascalho, e pisei no freio.....Por pouco não vi a traseira dela do meu lado!!!:lol:
Elmer_Jeep
20/09/2008, 10:45
Uma curta com barra estabilizadora é bem estável. Se tiver roda com off set negativo para deixá-la mais larga...
E amortecedores turbogás pra completar o pacote.
[]'s
Caros:
A barra estabilizadora serve pra quê hien?
Guilherme
vicentemelo
20/09/2008, 18:19
Grande Elmer, boa dica, vai ser um pacote daqueles, valeu pela boa lembrança.
guilhermeabreu
21/09/2008, 00:04
Acrescentando a tudo o que já foi falado , pneus mais largos , e neste problema da freada que todos já sabem , é arisca mesmo , qdo freia uma roda traseira tava e a derrapagem é muito rápída mesmo , para corrigir ísto coloquei freio a disco na traseira , ACABOU COM ESTA MANIA , freava as 4 rodas iguais .
A barra estabilizadora é para diminuir a inclinação nas curvas , com ísto aumenta a segurança/estabilidade .
Estabiliza mais a BAND nivelada sem inclinar muito , por ísto tem este nome .
joão k. chikui
21/09/2008, 11:11
Gui
A barra impede (diminui ) o rolling da carroceria em curvas. Porém , em erosões , trabalha contra , pois limita a inclinação do eixo que estiver com a tal barra.
Eu utilizo em viagens e uso diário , mas , desligo uma das bieletas ao pegar trilha. Com o desligamento de uma das bieletas , a barra continua lá , mas, sem função.
Caros:
A barra estabilizadora serve pra quê hien?
Guilherme
vicentemelo
21/09/2008, 11:28
Valeu João, muito boa dica....vamos aprender e aproveitar o máximo, segurança e diversão tem que andar juntas....
guilhermeabreu
21/09/2008, 15:50
GRANDE MESTRE AMIGO JOÃO K. CHIKUI
Qdo fiz meu relato , fiz de uma maneira bem suscinta e esqueci de fazer este seu esclarecimento que é corretíssimo eu sabia mas não expliquei e vc complementou bem a tempo .
ABRAÇÃO .