Ver Versão Completa : PIVÔ TWD para HILUX
gustavoom
15/09/2008, 15:43
Pessoal,
Sábado passado fui no mecânico trocar a coifa homocinética da minha Pick-up porque estava rasgada, quando ele estava retirando a caixa da roda, constatou que meus pivôs estavam com folga e me disse que era muito importante trocar eles juntamente com o braço de direção, então, acabei comprando todo o material em uma loja que só vende peças de toyota em São Cristovão. Cada PIVÔ custou R$106,00 e me disseram que a marca era TWD. :pensativo:
O que acham e sabem dessa marca (TWD ou algo parecido)? :roll: Não encontrei nada sobre ela na internet. Fiquei com um pouco de medo após ler sobre o assunto no fórum...
A loja, muito sério e conhecida, me disse ter trabalhado com outras marcas como a 555 e que não prestavam, e essa, nunca chegaram a receber reclamação.
Pergunta Extra: O mecânico limpou cada peça da roda com Diesel, existe algum problema como corrosão em fazer isso?
Gustavo,
Certamente vc comprou na Toyo Center ou na Arauto, né?
Os caras sempre falam que as peças paralelas que eles vendem são boas e que nunca reclamaram e tal... A tentação é grande, pq a diferença de preços para as originais é realmente absurda.
Na semana passada precisei trocar os 2 braços axiais (que ligam a caixa de direção aos terminais de direção) da minha SW4.
Eu já havia comprado, para serem instalados no mesmo dia, os 4 amortecedores e os 2 terminais de direção (todos originais toyota) e 4 pneus novos BF All Terrain. E foi justamente durante a montagem desses itens que o mecânico constatou a folga nos braços axiais. Caramba, eu já havia gasto uma grana preta e ainda apareceu isso...
Fui ver os preços... Os originais custavam R$ 370,00 cada um e os paralelos (na Arauto) custavam R$ 85,00 cada um...
Resultado, comprei os paralelos, pois eu já tava sem grana. Mas confesso a vc que fiquei grilado... Tenho ciência de que a durabilidade não será a mesma dos originais, mas só espero que eu não fique sem direção repentinamente (cruz-credo)...
Eu nunca li nada a respeito desses braços axiais que coloquei, mas em relação aos pivôs, todos aqui do fórum são unânimes em dizer que pode acontecer da roda sair e o carro ir ao chão. (cruz-credo outra vez)...
Bem.. agora nós dois já fizemos a burrada, só nos resta rezar e ter sorte, muita sorte!!!
Abraços preocupados, Delfim.
gustavoom
15/09/2008, 16:48
Olá Delfim!
Como sempre, me ajudando...hehehe
Realmente, comprei na Arauto, a lista foi grande, as quatro coifas homocinéticas, os quatro pivôs e esse braço de direção, mas foi um mais caro, de R$168,00. Depois vou verificar na nota que braço é esse.
Confesso que estou com bastante medo do carro ir ao chão, apesar de terem me dito que se isso fosse acontecer seria quando eu estivesse manobrando ele, mas também seria horrível!
A diferença de preço era bem grande sim, R$106,00 no paralelo contra R$208,00 original. Isso cada pivô! :parede:
Guardei todas as peças originais, não sei se estavam tão gastas assím, meu veículo está "apenas" com 130.000Km rodados...
Estou com medo, se alguém possuir mais informações!! :shock:
PS: Será que se eu tivesse deixado as peças antigas teria sido melhor? Ou será que colocar essa paralela é melhor que a original com 7 anos de idade e 130.000 Km rodados? :putz:
Muito obrigado,
Abraço,
Gustavo
elmestizo
15/09/2008, 20:44
Desculpe a sinceridade...
.. mas olha a economia porca!!!
caro é encher o tanque, que custa cerca de 120 pilas e não dura 1 semana!
Será que se eu tivesse deixado as peças antigas teria sido melhor? Ou será que colocar essa paralela é melhor que a original com 7 anos de idade e 130.000 Km rodados? Gustavo,
Lamento. As repsostas às perguntas são SIM e NÃO, respectivamente.
Já foi discutido isso aqui no Fórum.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8392
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5482 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5482&highlight=chinesa)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4584
Espero ter te ajudado.
Abraço e boa sorte. Você vai precisar.
guilhermeabreu
16/09/2008, 01:27
PESSOAL
Este assunto é uma verdadeira M .
Eu tb estou nesta , tenho uma SW4 93 com 270.000 km .
Estes preços do paralelo e original esta uma orgia , vi e li o que vcs postaram , agora acrescenta mais estas :
Ano passado troquei os pivos inferiores da balança , coloquei do paralelo que custou R$ 140,00 , durou exatos 1 ano , começou a ringir a frente , voltei na mesma oficina e o mecanico falou que AGORA ele comprou de outro fornecedor , e que estas são boas , NINGUEM RECLAMOU AINDA , custaram R$170,00 , fiquei cismado com o preço , pensei se não seria melhor comprar a original , mesmo depois que ele já havia colocado , FUI NA CONCESSIONÁRIA e perguntei o preço , PASMEM R$ 485,00 cada , estranhei o preço que o GUSTAVOOM faslou que era R$208,00 .
Se realmente a original for R$208,00 , NÃO COMPENSA COLOCAR A DO PARALELO .
GUSTAVO , gostaria que vc se puder conferir se na TOYOTA o preço do pivo inferior da balança é este preço mesmo que vc falou , pq se for , VOU PEDIR PRA VC ME DAR O NOME DESTA CONCESSIONARIA que vou comprar as duas pq vale a pena .
AGORA SÓ PARA EU FICAR COM MUITA RÁIVA , fui a uma pequena autopeças que só vende peças d TOYOTA e ele tem este pivos e disse que do paralelo é tudo da ÁSIA ( CHINA , TAIWAN , COREIA E ETC E TAL ) , que é tudo a mesma coisa eo preço? A dele é R$40,00 , AÍ VI QUE O MECANICO QUE ESTOU LEVANDO MINHA SW4 ESTA ME PASSANDO A PERNA .
Hoje em dia não tmos mais saída , qdo a gente pensa que esta fazendo um bom negócio , daí a pouco VEMOS QUE PASSARAM A GENTE PARA TRAS .
ÍSTO E UMA M. Estão fazendo a gente de OTÁRIO . Não temos mais para onde ír , é o fim da picada .
Desculpe pelo desabafo , mas qdo sinto que fui ludibriado , fico " P " da vida .
gustavoom
16/09/2008, 10:41
Pessoal,
Estou com a cara no chão... :parede:
Realmente estou vendo a burrada que fiz, e talvez seja ainda maior.
A sorte, é que só fiz um lado da Pick-up, ainda dá tempo de colocar um pivô que preste... O preço em qualquer concessionária aqui no Rio realmente é esse, do meu carro pelo menos é, uma hilux 2001 aspirada 4x4.
1) Será que meu pivô estava realmente ruím? Se troca com 130.000Km em um veículo que anda 95% do tempo na cidade? Como verifico isso?
2) O braço Auxiliar de Direção, foi trocado também, custou R$168,00 no paralelo, um original custa R$900. Será que o meu realmente estava ruím? Parecia estar com um pouco de folga...Vale a pena usar esse paralelo? Aparentemente parece estar OK...
Por favor, continuem me ajudando, porque se realmente já estava na hora de trocar os PIVÔS, coloco os originais. Se não, volto tudo, pivôs e braço auxiliar!
Poh...e pensar que eu tinha ido no mecânico só para trocar as COIFAS HOMOCINÉTICAS...:(
Por favor me ajudem! E o que devo fazer depois desse mexe mexe todo, apenas alinhamento?
gustavoom
16/09/2008, 11:27
Poxa pessoal, agora estou pior ainda...fui procurar na internet sobre substituição de pivô e encontrei o seguinte:
"Substituindo os pivôs
Nunca dê pancadas com marretas ou utilize maçaricos para remover pivôs. Essa prática
deforma os furos cônicos e as bordas da contra – peça, podendo resultar em quebra do pino
do pivô com o veículo em movimento. Utilize um sacador apropriado para cada aplicação."
O mecânico deu várias pancadas no local para a remoção do pivô!!
Preciso de uma luz galera!
Gustavo,
Somos, então, dois manés.. eu tb tô com a cara no chão. Mas vamos olhar o lado bom da coisa, antes a nossa cara no chão do que a frente dos nossos carros, quando estivermos a 100 km/h...
Para isso temos o fórum, pra conversar com nossos companheiros, ouvir experiências e opiniões. Aprendemos assim.
Me sinto um imbecil, pois comprei amortecedores originais, terminais de direção originais, pneus BF All Terrain novos, mandei reformar as rodas de liga leve (desempeno e pintura), alinhei e balanceei... Tudo nos conformes até aí.
Mas, depois, seduzido pelo preço infinitamente menor, e com o bolso já dolorido, comprei os braços axiais na Arauto, paralelos que nem marca tem... PQP, me sinto um imbecil !!!
Mas não tem nada não... vou esperar uns dias e, assim que pintar uma grana, compro os originais e mando trocar !!!
Sou burro, mas aprendo !!!!
Abração, Delfim.
gustavoom
16/09/2008, 12:47
Fala Delfim e pessoal do fórum!!
Corrigindo meu TÓPICO, acabei de descobrir que os PIVÔS que comprei SÃO DA MARCA WTD!! E o BRAÇO AUXILIAR da MARCA MACHILUX!!
Lí que um colega do fórum usou esse BRAÇO AUXILIAR e que a direção dele ficou meio dura...
Qualquer informação a respeito das duas marcas, por favor, me informem!!!
Delfim, acredito que os braços de direção que você comprou também sejam dessa marca!
Abraço,
Gustavo
guilhermeabreu
16/09/2008, 18:06
GUSTAVO E OUTROS
Qdo fui trocar a correia dentada , os mecanicos daqui haviam condenado o BRAÇO AUXILIAR ao examinar o carro e queria trocar logo , é uma baba$$$$$$$$$$$$ como vc disse , daí fiquei na dúvida e não tinha na época que comprei a minha SW4 um bom mecanico de confiança aqui na minha cidade , daí para dirimir minhas dúvidas , liguei para a concessionária TOYOTA de FRIBURGO-RJ , para minha surpresa , o chefe da mecanica me disse : QUE O BRAÇO AUXILIAR É MUITO DIFÍCIL DE DAR DEFEITO , O QUE COSTUMA ACONTECER É QUE NESTE BRAÇO TEM 2 BUCHAS DE TEFLON OU TECNIL QUE GASTAM E APARECE A FOLGA NESTE BRAÇO , E QUE ELES TINHAM ESTAS BUCHAS , SÃO DUAS UMA EM CIMA E OUTRA EM BAIXO E QUE CUSTAVAM NA ÉPOCA HA 4 ANOS ATRAS R$8,00 CADA UMA .
BIMBA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Descobri a AMÉRICA , é lá que eu vou , e aproveito e troco a CORREIA DENTADA LÁ , pois me pareceu uma CONCESSIONÁRIA conscienciosa .
Foi a ÍSCA QUE ME COLOCARAM NA BOCA , pois na troca da CORREIA DENTADA , eles não TROCARAM O ESTICADOR , aí já viu , o rolamento travou arrebentou a correia e prejú de R$10.000,00 na época .
Não tem para onde fugirmos , o negócio é :
Pegar as dicas de quem já foi escaldado e seguir os passos certos , no seu caso GUSTAVO , acho eu que o seu braço auxiliar deve estar bom , tendo apenas que trocar estas pequenas buchas que tem no eixo deste braço , eu acompanhei o serviço , esta troca destas buchas dá para fazer até em casa , como a sua já esta fora , vai numa concessionária compra estas duas buchas e troca vc mesmo em casa , só tem que usar duas chaves de estria para afrouxar duas porcas , daí vc tira o pino ou eixo como queira troca as buchas e ve se tem alguma folga neste eixo , É MOLE DE FAZER e o custo é muito baixo , se ficar sem folga leva no mecanioco para tirar a do paralelo e recolocar esta sua original .
ABRAÇOS
praiasecacustom4x4
16/09/2008, 20:56
o braço auxiliar praticamente so sustanta o conjunto de barras de direçao,esta muito difficil a pegr folga,que tem desgaste sao as duas buchas,42 reais originai Toyota.az vezes nao compensa dar a um torneiro pra fazer e usar material nao idoneo.
ate hoje incontrei terminais bom de parallelo de marca Willparts,con certeza produzido no oriente,ma aparentemente de boa qualidade.
e para sacar ponteira tem da usar o sacca e nao como aconteceu hoje com um Jeep Cj ,entrou na oficina com folga monstruosa na direçao,um outo mecanico sacco as ponteira esquentando com o massarico e dando marettada,immaginar so como estavam os furo conico.
...não tem para onde fugirmos...
Dr. Guilherme,
Tem sim. Acontece que os pivôs das Hilux se desgastam prematuramente. Principalmente se alterarmos pneus e rodas originais por itens maiores.
Sempre usei pivôs originais Toyota e recorrentemente tô tendo que trocar um aqui e outro ali. Ao longo dos onze anos com a Toya, já troquei todo$$ os componente$$. É o único ponto de defeito crônico das nossas Toyotas. Foram sub-dimensionados.
No braço auxiliar, fiz o que o PraiaSeca falou. Embuchei e pronto.
Como paliativo, sugiro procurar um fabricante nacional, se houver. Peça chinesa, fiquem fora. Leiam o depoimento do "andrecneto", nos tópicos que eu indiquei acima. Só prá comprovar.
[]´s
guilhermeabreu
16/09/2008, 23:17
GRANDE LUCA
A minha só fui trocar os pivôs pela primeira vez com 250.000 km , e as do paralelo que coloquei só durou 1 ano e coloquei de novo do paralelo , DIZENDO O MECANICO que estas são melhores , foi neste aspecto que disse que não tinha para onde fugir , pq ELES nunca falam a verdade , e estes pivôs da concessionária daqui , eles me pediram R$485,00 em cada um , mas durou 15 anos os originais , mesmo assim acho um ABSURDO DE CARO . Aí no Rio estão dizendo que custa R$208,00 , vou procurar para comprar pq vale a pena neste preço os originais .
Outro exemplo que não comprei na concessionária , foi naquele rolamento que fica esticando a correia entre o alternador e a hélice do motor , na concessinária me pediram R$515,00 , o mecanico retirou ele do lugar , retirou o rolamento que estava travado , comprou outro rolamento com a mesma medida por R$24,00 e recolocou no lugar , ESTA FUNCIONANDO PERFEITO , rolamento é rolamento vc compra um de marca reconhecida e pt saudações . A diferença neste caso foi de APENAS R$491,00 A MENOS QUE GASTEI . E qdo citei tb que não temos para onde fugir , me referi qdo da troca da correia dentada na concessionária , QUE NÃO FIZERAM O SERVIÇO QUE DEVERIA FAZER .
Mas as buchas do braço auxiliar eu tb troquei e não troquei o braço , só fui trocar o braço qdo o pivô do braço apresentou folga , e ele é fixo no braço , não tem como trocar só o pivô .
ABRAÇO
Augustocesar
17/09/2008, 11:17
Guilherme, Delfim e todos,
Acho que não precisam ficar encanados com essa questões de original ou não.
eu também passei por isso e com os preços originais tem hora que não dá para assumir.
Outro dia minha SW4 começou a dar problemas de bateria, resultado, troquei a bateria e ela durou apenas 8 meses. Fui verificar e descobri que a caixa de voltagem (isso mesmo) não estava regulando direito, ora mantinha a corrente acima de 12 volts, ora deixava a bateria suportando o conjunto. Feito isso, fui a concessionária e comprei a caixa de voltagem original (600,00). Mandei colocar e fiz o teste, verificando que a mesma também deixava a voltagem abaixo dos 12 volts, sendo que ela tinha que estabilizar em 13, 8 volts.
Fui a concessionária e qual a minha surpresa, disseram que tinha que abrir a caixa, regular e para isso teria que pagar a mão de obra. Tempo 01 hora, custo 150,00. tirava o lacre da peça e não garantia mais. Mandei abrir e acompanhei. O cara faz a manualmente e uso até hoje. Um amigo teve problemas na mesma caixa e colocou a do corcel I nova, pagou 30,00 e não teve mais problemas.
A questão é elétrica, mas vale como reflexão. Temos que ter cuidado em pagar o que pedem, afinal o dinheiro só vale enquanto não passa para a outra mão. he he he
Abraços,
Augusto "De Goiás"
SW4 93 TDi
... Outro exemplo que não comprei na concessionária , foi naquele rolamento que fica esticando a correia entre o alternador e a hélice do motor , na concessinária me pediram R$515,00 , o mecanico retirou ele do lugar , retirou o rolamento que estava travado , comprou outro rolamento com a mesma medida por R$24,00 e recolocou no lugar...
É isso, aí. :concordo: Também fiz isso. É peça nacional de marca conhecida.
Se usássemos um rolamento ching-ling, com certeza daria pau em pucos meses.
[]´s
guilhermeabreu
17/09/2008, 14:16
AUGUSTOCESAR
Vc acabou de fazer eu acreditar que GOIÁS é a terra dos poetas , vc terminou sua fala filosofando muito bonito , JUSTIFICANDO SUA ORIGEM , parabens .
Mas AUGUSTO , voltando a vaca fria .
No caso específico do PIVÔ , um paralelo por R$170,00 como eu paguei que durou 1 ano e um original por R$208,00 , SEM SOMBRAS DE DÚVIDA QUE VALE A PENA ÍR NO ORIGINAL , mas aqui me pediram R$485,00 , aí nem burro aguenta né ?
Concordo com vc que tem que usar o bom senso , outro exemplo é da coifa da homocinética que a original era R$400,00 cada , e comprei a do MONZA por R$15,00 , e esta até hoje , ísto já tem 4 anos , e agora o exemplo do regulador de voltagem que colocaram do CORCEL I , e assim vai .
Temos que optar pelo paralelo qdo a nossa grana não dá ou qdo a peça não é de precisão como a coifa da homocinética , regulador de voltagem .
E qdo a peça é de uma importancia muito grande como a correia dentada + esticador + rolamento , acho que deva ser original para não correr o risco de travar e o motor ír pro saco como o meu foi .
ABRAÇÃO
gustavoom
17/09/2008, 14:33
Galera,
Vou retirar o PIVÔ que está em um dos lados da minha caminhonete e colocar o original (que pelo preço não está tão mais caro), porque não encontrei NADA sobre essa marca WTD e antes gastar um pouco a mais e perder dinheiro do que perder a vida!!
Quanto ao braço auxiliar, eu já troquei pelo paralelo da MACHILON, então talvez eu deixe ele mesmo, o volante parece ter ficado mais firme, mas não apresentou nenhum problema. O que não quer dizer que não irei procurar na concessionária essas BUCHAS do braço....hehehe Mas espero que esse braço paralelo dê jeito!
E galera, o meu mecânico não possui esse saca pivô, sabem se consigo isso em algum lugar para ele não precisar ficar usando a marreta no furo cônico do veículo?
Agradeço a todos, mais informações a respeito das marcas citadas acima e sobre troca de correia dentada com peças do paralelo agradeço muito!!!
Aliais, qualquer informação PARALELO X ORIGINAL como em um tópico que eu lí são muito bem vindas!!!!
Obrigado,
Gustavo
guilhermeabreu
17/09/2008, 20:57
GUSTAVO
Com boa vontade , o próprio mecanico pode procurar na internet mesmo em lojas que vendem ferramentas automotivas ,aí no Rio e em SãoPaulo , com certeza tem lojas desse ramo , é só procurar , até mesmo indo em uma autopeças e pedir para eles perguntarem aos representantes que vendem peças para eles , é só encomendar , é muito fácil de resolver este caso desta ferramenta .
ABRAÇO