Conectar

Ver Versão Completa : Motor ratiando...um mistério!!

Lucas Nassif
14/09/2008, 19:00
Boa noite!!

Hoje fui instalar um CD Player no Jipao. Saí normal de casa com ele, e no caminho, em uma arrancada, eu percebi que o jeep tava ratiando um pouco. Não parei, fui direto pro eletricista.

Enquanto o cara instalava o radio, eu ia fazendo o teste nas velas pra ver qual cilindro nao estava funcionando, e percebi que era o 6°!!!

Com o jeep na marcha lenta, tirei o cabo do 6° cilindro, e a marcha lenta nao mudou. Apenas aproximei a ponta do cabo na vela, cerca de 1cm, e a centelha pulou , e a marcha lenta ficou normal. Encostando o cabo na vela, o problema voltava. Ou seja, só funcionava a distancia.

Cheguei em casa, tirei a vela, tava enxarcada de óleo. Coloquei outra, o problema persistiu. Troquei o cabo, e nada!!! Fuçando daqui e dali, o problema resolveu em parte, parou de falhar na lenta, mas acelerando ainda dava uma ratiada.

Passei a vela do cilindro 3 pro cilindro 6 e vice versa....agora é o terceiro que tá falhando (mesmo sintoma quando era o sexto!!)

Já troquei de vvela e cabo de novo, e não pára!!

Só pra desencanar se era ou não o cabo, quando o sexto cilindro tava falhando, eu cheguei a colocar os cabos do motor do Opala 4.4L que tenho parado aqui, cabos Accel 8.8!!! E nem assim o problema parou!!

O que pode ser?????? :parede: :parede: :parede:

PSs:

Motor BF161
Cabos novos (Finaparts 8.0mm supressivos)
Velas Bosch
Tampa de distribuidor nova;
Rotor novo

Lucas Nassif
14/09/2008, 21:02
Ninguém??

Fiz o teste lá d novo, agora são 2 cilindros que só funcionam se o cabo tiver a 1cm de distancia da vela!! :(

alexvale2001
14/09/2008, 21:16
...
Motor BF161
Cabos novos (Finaparts 8.0mm supressivos)
Velas Bosch
Tampa de distribuidor nova;
Rotor novo

Uma vez o Xico tb tava com algo semelhante! O mexanico mexeu no distribuidor que, mesmo sendo novo, tava bixado!!

Boa sorte!

joão k. chikui
14/09/2008, 21:19
Mistério lucas.
Veja se a sequencia dos cabos está correta e se não tem marca de fuga de corrente na tampa.
Como falta pouco para teu 4.4 ficar pronto , tuchos na vela podem evitar uma troca de anéis por algum tempo.

Lucas Nassif
14/09/2008, 21:40
Mistério lucas.
Veja se a sequencia dos cabos está correta e se não tem marca de fuga de corrente na tampa.
Como falta pouco para teu 4.4 ficar pronto , tuchos na vela podem evitar uma troca de anéis por algum tempo.

João, eu já tirei os cabos todos e já pus de novo, e tá tudo certo!!! Já coloquei uma tampa reserva e nao adiantou.

Sei lá, eu tô achando que é o cabo!! :parede:

Alex, acredito não ser o distribuidor, mas aceito qualquer dica de teste a ser feito la!

ABrss..

Lucas Nassif
15/09/2008, 14:37
Bom, vamos por partes!!

Agora pouco fui lá no jeep, liguei a criança e tava falhando mesmo...1° e 3º cilindro so funfava quando aproximava o cabo da vela.

Bem, testei [quase] tudo que vcs imaginarem. Olhei o cabo de aterramento, dica do nosso amigo Fabil, mas o problema não era la.

Então, parei e pensei. Depois tirei a vela do 1 e 3 cilindro, e troquei com o 2 e 5, respectivamente. Liguei, o motor continuava falhando, mas agora era o 2 e o 5 cilindro que falhava. Pela lógica:mrgreen:, cheguei a conclusão que eeram as velas!!!

Tirei as velas do 2 e 5, medi a resistencia..deu algo em torno de 1.5ohms. Peguei outras velas que tinha parado aqui, deu mais de 100ohms...como achei a diferença brutal, coloquei as de 100!!

Motor redondo, voltou ao normal, mas não sei por quanto tempo ele vai ficar assim.

Aproveitando pra acabar de testar, dei uma esgoelada no coitado aqui no quintal, e não abriu o bico. Agora ele está na garagem quietinho, só esfriando, em cima de 2 pedaços de madeira de uns 30cm de altura cada um!!:mrgreen:

Amanhã vou sair com ele a noite, e faço o teste final!!

PS.: Peguei o rotor do motor do opala que tá aqui, e pelo que me parece ele é resistivo. Coloquei ele no lugar do que usava, e vai ficar lá agora!! bom que ajuda no rádio!! hehe :D

[]'s já providenciando $$ para um jogo de velas novas!! :concordo:

joão k. chikui
15/09/2008, 20:42
Pode ter formado carvão entre o eletrodo central e o corpo da vela e matou a mesma. Muito comum em motores 2T ou 4T queimando óleo.

Lucas Nassif
15/09/2008, 20:53
Pode ter formado carvão entre o eletrodo central e o corpo da vela e matou a mesma. Muito comum em motores 2T ou 4T queimando óleo.

A unica vela que as vezes sujava de oleo é a do sexto cilindro, a primeira que apresentou o problema!

turboroe
15/09/2008, 23:35
Da uma verificada na tampa do distribuidor, nos contatos dela, de rpente um está muito gasto.

Se for platinado, verifica o came do distribuidor e vê se não tem desgaste mais acentuado em algum dos ressaltos de algum cilindro.

Limpa tudo com água e sãbão neutro e não toca com os dedos perto das partes importantes.

Lucas Nassif
16/09/2008, 16:27
Da uma verificada na tampa do distribuidor, nos contatos dela, de rpente um está muito gasto.

Se for platinado, verifica o came do distribuidor e vê se não tem desgaste mais acentuado em algum dos ressaltos de algum cilindro.

Limpa tudo com água e sãbão neutro e não toca com os dedos perto das partes importantes.

Olá,

Hoje liguei ele. Acelerando ele tava bem, mas em lenta, o motor tava oscilando, e dando uns tof do escape. A cada tof que dava, eu escutava um 'TEC' vindo do motor. Fui observar com mais atenção, e esse TEC é o som de uma centelha escapando, o que gera a oscilação da lenta.

Tirei o distribuidor, desmontei ele todo, limpei, montei e o problema continuava.

Tirei as velas, estavam muito carbonizadas.. Limpei TODAS, e regulei a folga dos eletrodos. A lenta melhorou muito, mas ainda oscila de vez em quando, e o TEC da centelha também aparece as vezes.

Pra ver se andando na rua ele ia falhar, peguei o jeep e fui dar uma volta no quarteirão mesmo, com o pé no talo!! Na rua da minha casa tem uma subidinha bacana, deu pra testar legals....Fui no pé no morro, engatei primeira, pisei tudo..o bixo chegou nos 3mil RPM, o shift acendeu, taquei segunda e nada de ratiar...

Fiz o teste 3 vezzes, e na rua não tá falhando.

Quando cheguei em casa, dexei ele 2 minutos em marcha lenta, e ainda tem centelha escapando, só não sei de onde!!!! O som vem do lado direito do motor (lado do distribuidor)!!

Turboroe, a tampa é nova, já conferi os contatos da tampa, bem como o carvaozinho e se há trincas...nada de anormal.

Agora eu so preciso descobrir de onde a centelha está escapando, causando a oscilaçao da lenta.

Abrs.

turboroe
16/09/2008, 18:32
Faz o teste com a luz apagada q às vezes dá pra enxergar a faísca escapando, no escuro.

Lucas Nassif
16/09/2008, 18:36
Faz o teste com a luz apagada q às vezes dá pra enxergar a faísca escapando, no escuro.

Já tentei...não dá pra ver nada!!
:parede:

Isso acontece com mais frequencia quando o motor ainda nao atingiu 80 graus de temperatura.

E com o motor ligado, quando desconecto um cabo da vela, o tec fica direto!!! Aí quando plugo o cabo de novo, o tec aparece as vezes.....

turboroe
16/09/2008, 23:33
Já tentei...não dá pra ver nada!!
:parede:

Isso acontece com mais frequencia quando o motor ainda nao atingiu 80 graus de temperatura.

E com o motor ligado, quando desconecto um cabo da vela, o tec fica direto!!! Aí quando plugo o cabo de novo, o tec aparece as vezes.....

Ja tentou desplugar o cabo e apagar a luz?

A tensão na bobina é mais alta (quanto mais alto, mais chance de escapar a centelha) quando o motor está mais frio, em aceleração (se vc der AQUELA pisada provavelmente vá escapar e o motor vai pipocar), em marcha lenta e em dias frios.
Cada situação dessa provoca aumento de tensão, mas elas acontecem em separado.

Então se vc quiser achar a fuga, a melhor jogada é desligar a luz, com o motor frio e pedir pra alguém dar AQUELA pisada no acelerador, ou puxar o cabo na mão mesmo o mais rápido que conseguir.

Amigo, outra coisa que aumenta a tensão é o GAP excessivo das velas.
Vc chegou a regular o GAP das velas?
vc usa platinado ou Ignição Eletronica?
De repente vc comprou a vela e instalou sem regular isso, e a folga está muito grande pra sua ignição e começa a pular faisca pra todo canto.
Deixa a folga em 0,7mm até 0,9mm e testa.

Lucas Nassif
17/09/2008, 13:08
Ja tentou desplugar o cabo e apagar a luz?

Sim, e não dá pra ver nada!!

...quando o motor está mais frio, em aceleração (se vc der AQUELA pisada provavelmente vá escapar e o motor vai pipocar), em marcha lenta e em dias frios.
Cada situação dessa provoca aumento de tensão, mas elas acontecem em separado.

Então se vc quiser achar a fuga, a melhor jogada é desligar a luz, com o motor frio e pedir pra alguém dar AQUELA pisada no acelerador, ou puxar o cabo na mão mesmo o mais rápido que conseguir.

Isso mesmo, quando frio a lenta oscila mais. Na segunda feira, eu deixei o motor chegar a temperatura normal de funcionamento, e dei uma arrancada pisando tudo...Ele subia giro embolando todo.
Aí tirei o gigle da alta, do carburador, e tinha um sisquinho lá!! (coincidência, não??)

Limpei, coloquei de volta, mas ainda embolava um pouco.

Amigo, outra coisa que aumenta a tensão é o GAP excessivo das velas.
Vc chegou a regular o GAP das velas?
vc usa platinado ou Ignição Eletronica?
De repente vc comprou a vela e instalou sem regular isso, e a folga está muito grande pra sua ignição e começa a pular faisca pra todo canto.
Deixa a folga em 0,7mm até 0,9mm e testa.

GAP seria folga dos eletrodos??? :rolleyes: :rolleyes:

Se sim, já regulei. Ontem tirei todas as velas, passeei uma lixinha nelas, e regulei tudo com 0.65!!! A lenta ficou melhor, apesar da centelha escapar ainda.
As velas são as velhas ainda, e como disse anteriormente, elas estavam falhando, mas era por excesso de carbonizaçao. Depois de limpas, estão funfando beleza.

Pra finalizar, ontem estava desconfiando de algum cabo de vela. Fui até o jeep (como era de noite, apaguei a luz mas nao vi centelha pulando não).
Liguei o motor, e fui tirando cabo por cabo, da tampa do distribuidor. De todos que eu tirei, teve um lá que eu percebi que a 'luz' da centelha estava mais fraca....Segui o cabo e era qual? O n 6!! Tirei ele e coloquei o do oopala, e resolveu!!

Até agora não escutei tec nenhum, marcha lenta nao oscila, a lenta ta linda e a aceleração redondinha!!!

Domingo tenho uma trilhazinha aqui perto, e aproveito e vou testar.

:concordo: :concordo:

turboroe
17/09/2008, 18:43
Mas tu não disse que ja tinha testado com outros cabos???
e outras velas?

:pensativo:

Lucas Nassif
17/09/2008, 19:16
Mas tu não disse que ja tinha testado com outros cabos???
e outras velas?

:pensativo:

Sim, na primeira vez que ele falhou, troquei de cabo e não resolveu!!! (as velas estavam bem sujas de óleo!)

Depois troquei as velas, e não resolveu (o cabo tava ruim! :mrgreen:)

Ou seja, o cabo e a vela do cilindro 6 foram pro saco!! :parede: :parede:

Eu só percebi que o cabo tava ruim com o teste que fiz ontem no distribuidor....senão não tinha percebido.

A vela eu recuperei, com uma booa limpeza. Já o cabo................:pensativo: :pensativo:

:concordo:

leopoldo
18/09/2008, 18:34
Já apanhei muito com essa coisa de vela e cabo.

No caso da vela, depois de um tempo, ela entra em curto por dentro e o motor falha demais. A melhor coisa é vela nova. Isso de limpar não funciona se ela apresente falhação.

No caso do cabo, se o seu for resistivo, o problema é a remoção dele da vela. SE vc pega no cabo e puxa ele arrebenta por dentro e começa a dar falha de vela/cabo. A solução é cabo novo. Não dá para recuperer cabo resistivo danificado internamente. Ele também pode arrebentar por dentro de tanto chacoalhar em cima do motor, então uma boa prática é deixar ele preso o suficiente para não ficar jogado de um lado para o outro.

Lucas Nassif
18/09/2008, 18:39
Já apanhei muito com essa coisa de vela e cabo.

No caso da vela, depois de um tempo, ela entra em curto por dentro e o motor falha demais. A melhor coisa é vela nova. Isso de limpar não funciona se ela apresente falhação.

No caso do cabo, se o seu for resistivo, o problema é a remoção dele da vela. SE vc pega no cabo e puxa ele arrebenta por dentro e começa a dar falha de vela/cabo. A solução é cabo novo. Não dá para recuperer cabo resistivo danificado internamente. Ele também pode arrebentar por dentro de tanto chacoalhar em cima do motor, então uma boa prática é deixar ele preso o suficiente para não ficar jogado de um lado para o outro.

No inicio, 2 velas pararam de funfar, mas com uma boa limpeza funfaram bem de novo!!

Depois foi 1 cabo, resistivo da finaparts, e esse eu acho que já era mesmo.
Agora eu tô com 5 da finaparts 8mm e 1 da Accel 8.8 (isso sim é um cabo de vela)

E esse problema foi um dos mais enjoados que ja tive com o BF!!! ô raiva que passei...:evil:

Cacá
18/09/2008, 21:11
Lucas, a vela é Bosch?

[s]

Lucas Nassif
19/09/2008, 13:05
É bosch sim!!

Cacá
19/09/2008, 13:07
Vixe, tá azul na ponta externa já? Poe NGK e me conta.

[s], com varios jogos de Bosch azulados.

Lucas Nassif
19/09/2008, 13:37
Vixe, tá azul na ponta externa já? Poe NGK e me conta.

[s], com varios jogos de Bosch azulados.

Não, tá normal!! E olha que tem 2 anos já.

Lucas Nassif
19/09/2008, 13:40
Pessoal, seguinte:

sempre achei que o avanço a vácuo do Jeep estava furado, pois aquilo nunca funcionou. Fazendo o teste com a mangueirinha (onde chupa o ar e tem que ver a mesa do distribuidor mexendo), não obtive sucesso, ou seja, não tá avançando, o que me fez quase comprar um avanço novo outro dia.

Acontece que, como disse antes, eu desmontei o distribuidor todo. E nesse meio tempo, eu fiz o teste no avanço. Tirei ele da carcaça do distribuidor, e puxei o ar....ãquela perninha dlee que vai dentro do distribuidor mexeu, então acredito que ele esteja bom.

Mas, quando coloco ele no distribuidor, a mesa não mexe.

O que pode ser??? :roll:

Abrs.

Danniel Pizatto
19/09/2008, 15:16
A mesinha não tem nenhum ponto de solda ou emperrada? Os dois CJ que peguei estavam soldados, pq eles eram adaptados pra botijão :P

Cacá
19/09/2008, 15:24
Não, tá normal!! E olha que tem 2 anos já.

2 anos com vela Bosch? Na boa Lucas, pode parecer piada, mas a vela Bosch é uma Boschta. Pelo menos as que eu comprei pro Lineu deram pau. Superaqueceu, já era. As que não azulavam davam uma puuuta fuga de corrente, aterrava no motor.

[s],

Lucas Nassif
19/09/2008, 16:36
A mesinha não tem nenhum ponto de solda ou emperrada? Os dois CJ que peguei estavam soldados, pq eles eram adaptados pra botijão :P

Danniel, eu desmontei o distribuidor e não percebi nada de errado!!
O que eu sei é que se tirar a tampa, e girar o rotor com a mao, ele mexe um pouco, o que é normal.

Cacá,

Quando comprei o Jeep, coloquei velas NKG modelo B6S. Duravam 1 mes e não centelhavam mais.
Após mais de um ano com esse problema, e com mais de 50 velas dessas jogadas em casa, eu resolvi colocar as bosch, em novembro de 2006, e estão lá até hoje.

Não sei se foi coincidência (na época era o meu motor que estava uma boshta :mrgreen:) ou se as NGK eram ruim mesmo!!

Mas meu tio que tem um opala 250/S já tinha comentado comigo mesmo que as bosch não duraram nem 6 meses no opala dele...mas eu dei sorte!! :dance:

Não vou dizer que vou colocar as NGK, pois como vou trocar de motor, vou segurar a onda com essas bosch mesmo, mas se isso não for possível até lá, aí eu ponho as NGK (rimou):mrgreen: :lol: !!

PS.: no seizão (4.4L) eu tô usando ACDelco!!

turboroe
19/09/2008, 17:08
O vácuo tem que mexer e ficar no lugar.
Da uma chupada (ui) e tapa o buraquinho com a lingua (ui 2).
Se a perninha permanecer onde estava, o vácuo está bom.
Se a perninha voltar pro lugar (ou seja, se estiver vazando o vácuo) então tem algum furo aí, e não vai funcionar mesmo.

Systema
19/09/2008, 17:26
Lucas tá me cheirando a junta do cabeçote dando passagem de compressao de um cilin dro pro outro, verifique, no começo quase não nota até ela romper mais e ai aparece no escape um barulho de barquinho de pescador

Lucas Nassif
19/09/2008, 17:37
O vácuo tem que mexer e ficar no lugar.
Da uma chupada (ui) e tapa o buraquinho com a lingua (ui 2).
Se a perninha permanecer onde estava, o vácuo está bom.
Se a perninha voltar pro lugar (ou seja, se estiver vazando o vácuo) então tem algum furo aí, e não vai funcionar mesmo.

Turboroe,
ja tinha feito esse teste e não tá vazando vácuo.

Systema,
aparentemente o problema já foi resolvido, ok.

nino-ed
24/09/2008, 19:06
O jipe do meu primo tambem tá com o mesmo problema aparentemente, tá subindo oleo na vela no 6 cilindro e no 3 cilindro.

O problema começou logo depois de trocar as velas (depois de uma trilha) começou a falhar... como pude percebe pode ser a vela e o cabo...fui verificar o codigo da vela que ele colocou é b6S da NGK ...queria saber qual o codigo da vela do motor BF161 ... as velas do motor do opala 6cc serve? E os cabos quais eu posso colocar??

É isso ...

Att

Lucas Nassif
24/09/2008, 21:46
O jipe do meu primo tambem tá com o mesmo problema aparentemente, tá subindo oleo na vela no 6 cilindro e no 3 cilindro.

O problema começou logo depois de trocar as velas (depois de uma trilha) começou a falhar... como pude percebe pode ser a vela e o cabo...fui verificar o codigo da vela que ele colocou é b6S da NGK ...queria saber qual o codigo da vela do motor BF161 ... as velas do motor do opala 6cc serve? E os cabos quais eu posso colocar??

É isso ...

Att

:arrow: O código das velas NGK pra BF-161 é o B6S...portanto, seu primo está usando a vela certa.

:arrow: Vela do Opala 6cil não serve no BF-161.

:arrow: Para resolver o problema do oleo na vela, só colocando um tucho nelas ou então abrindo o motor.

:arrow: Cabos de velas pode-se usar o original mesmo do BF, que acha em qualquer loja de peças offroad, ou então comprar 2 jogos de cabos do Chevette, e utilizar os maiores.

nino-ed
25/09/2008, 12:10
O que significa tuchar?...

explica melhor...

O que esta acontecendo com o motor.... o melhor a fazer é mandar refazer o motor??

Estamos na duvida

Valew

Lucas Nassif
25/09/2008, 18:02
O que significa tuchar?...

explica melhor...

O que esta acontecendo com o motor.... o melhor a fazer é mandar refazer o motor??

Estamos na duvida

Valew

Tucho é um calço que vc coloca na vela, para ela ficar um pouco mais 'alta' que o normal.

Com isso, ela suja menos de óleo, mas em compensação o motor rende menos também.

Ou coloca tucho, ou abre o motor para refazê-lo.

nino-ed
26/09/2008, 08:39
Lucas como eu faço um calço na vela para deixa ela mais "alta"??

Explica no minimos detales por favor...

Nos vamos mexer no jipe neste fim de semana

Valew

GBarros
26/09/2008, 12:55
Lucas como eu faço um calço na vela para deixa ela mais "alta"??
Explica no minimos detales por favor...
Nos vamos mexer no jipe neste fim de semana
Valew

Acredito que o lucas se referiu a aquelas arruelas ou argolas que vem na vela, do lado da rosca, que deixa ela um pouco mais pra fora do cilindro. Se eu estiver enganado, me corrijam.

Marco
26/09/2008, 18:06
Acredito que o lucas se referiu a aquelas arruelas ou argolas que vem na vela, do lado da rosca, que deixa ela um pouco mais pra fora do cilindro. Se eu estiver enganado, me corrijam.
Tucho pelo que eu conheço e um prolongador que vai rosqueado na vela que depois vai rosqueado no cabeçote assim aumentando a distância do pistão para a vela.

Cacá
26/09/2008, 18:11
Isto é um tucho :concordo:

http://www.edifer.com.br/images/DSC_6827.jpg

Vende em autopeças de balcão.

[s] sem tucho, mas já usei.

Pedro Bachir
26/09/2008, 19:12
e ae lucas?

vich, eu usava isso no jeep antes de trocar os anéis, fika ruim viu... o meu pelo menos falhava bastante em alta....

depois que troquei os aneis experimentei andar com e sem, a diferença era grande...

a quantas anda o 4.4?

Lucas Nassif
26/09/2008, 19:18
e ae lucas?

vich, eu usava isso no jeep antes de trocar os anéis, fika ruim viu... o meu pelo menos falhava bastante em alta....

depois que troquei os aneis experimentei andar com e sem, a diferença era grande...

a quantas anda o 4.4?

Poisé, com o tucho o motor desenvolve menos, mas pra quem não quer abrir o motor, é uma solução prática e barata.

O daqui tá sujando um pouco a vela 6. E vai ficar assim, pois o motor não tá falhando!! :discordo:

Vai ficar assim até ele aposentar! :lol:

Sobre o 4.4L, tá no chão ainda.

Pedro Bachir
26/09/2008, 19:24
se for colocar só no cilindor 6 eh d boa... no meu usava em tds... hahahaa

Lucas Nassif
26/09/2008, 19:38
se for colocar só no cilindor 6 eh d boa... no meu usava em tds... hahahaa

Nussa, curuiz credo!!!! :shock:

:mrgreen:

juleymar73
12/01/2013, 13:53
Ressulcitando essa bagaça, meu BF ta falhando na alta , parece falta de gasolina, mais ja usei gigle 28 29 e ai piorou , as centelhas estao bem fortes , suspeito que pode ter algum cabo de vela trocado , pois ele ficou na casa de um amigo meu curioso e a bomba de gasolina tava ruin e burro fuçou tudo inclusive a igniçao , eu uso platinado ainda , alguem me da uma dica como ver se os cabos estao certos ??

Jacimar
12/01/2013, 18:37
Ressulcitando essa bagaça, meu BF ta falhando na alta , parece falta de gasolina, mais ja usei gigle 28 29 e ai piorou , as centelhas estao bem fortes , suspeito que pode ter algum cabo de vela trocado , pois ele ficou na casa de um amigo meu curioso e a bomba de gasolina tava ruin e burro fuçou tudo inclusive a igniçao , eu uso platinado ainda , alguem me da uma dica como ver se os cabos estao certos ??

Boa tarde prezado ! seu motor é o BF-161, certo ? bem, a sequencia de ignição é : 1, 5, 3, 6, 2, 4 . . . lembrando que o cilindro 1 é o perto do radiador, não esqueça que o distribuidor do BF gira ao contrário dos motores convencionais . . . seu problema pode ser vela também, já testou ? se não, após verificada a sequencia de ignição deixe o motor na lenta e vá retirando um cabo de vela por vez, se não houver alteração no "som" ( rotação ) do motor aquela vela está ruim, claro que que considerando que a centelha está pulando do cabo para a vela quando são aproximados, se não pular o problema é o cabo, boa sorte e um abraço !

juleymar73
13/01/2013, 00:30
Fala Jacimar, Bom vc aparecer pra me ajudar conterraneo , uma duvida como eu sei qual cabo e o 1,5,3,2,4 no distribuidor ? a centelha pula bem longe do cabo pra vela , mais quando tiro a tres e a dois num faz diferença nao , mais as velas sao novas nao andou nem Mil kilometros , como testo elas ? tirando elas do lugar e ligando pra ver a centelha no eletrodo ? pois e assim que faço em motos.

valew abraço.

Jacimar
13/01/2013, 08:09
Sempre uma satisfação poder ajudar . . . se seu motor está pegando, e a sequencia está correta não há o precupar, se estivesse errada o motor nem pegaria ou daria tiros pelo escapamento ou carburador ( muito perigoso ), pelo que você relata as velas dos cilindros 2 e 3 estão ruins, a melhor alternativa de teste é substituí-las, depois verifique se estão oleosas e se estiverem você pode passar a usar velas mais quentes para ajudar na queima desse óleo, claro que o correto seria descobrir o motivo desse excesso de óleo ( retentor de válvula, anel . . . ), não podemos esquecer que os BF já são vovôs e cheios de manha . . . assim que tiver novidades relate para nós conterrâneo . . .

Em tempo : Se você quiser conferir os cabos no distribuidor, procure no forúm um post que menciona "truque da rolha" ou se quiser eu relato de novo, um abraço !

juleymar73
13/01/2013, 11:54
então Jacimar , meu motor e novo, foi todo feito não da fumaça, talvez as velas sejan de ma qualidade mesmo , vou ver de que marca são depois posto aqui, mais me diz como testo elas ?

RogérioNunes
13/01/2013, 13:05
então Jacimar , meu motor e novo, foi todo feito não da fumaça, talvez as velas sejan de ma qualidade mesmo , vou ver de que marca são depois posto aqui, mais me diz como testo elas ?

Remova as velas que não funcionam e as coloque nos cilindros que funcionam e vice versa. Se ,por exemplo, a vela que não funciona em determinado cilindro funcionar em outro, o problema não é com ela.

juleymar73
16/01/2013, 23:37
Entao pessioal , depois de quebra a cabeça descobri um cilindro a vela tava ruin , tava molhada quando tirei, ai tirei ela e liguei no cabo fora do cabeçote e deu pra ver que ela falhava umas centelhas , troquei ela ai melhorou um bem , mais ainda ta falhando na alta , como ja tinha dito meu motor nao baixa oleo ele e platinado, o vacuo ta desligado e as velas sao NHK B6S novas mais uma ja deu pau, essas valas prestam ? tinha uma ACdelco no porta luvas que o antigo dono tirou ela e mais comprida que a NGK ali na rosca, qual a diferença ? uma duvida, \falam que se usar ignição eletronica para de queimar velas , e verdade?

Jacimar
17/01/2013, 05:23
Bom dia prezado ! pelo seu relato você estava com as velas dos cilindros 2 e 3 com problema, experimente trocar as duas . . . as velas NGK são boas mas eu prefiro as Bosch, mas aqui em Ipatinga está meio difícil de achar, tenho usado NGK e é apenas questão de preferência mesmo . . . o teste que você fez até ajuda, mas a vela fora do cilindro é uma situação diferente dela montada no motor, a mistura de combustível e ar tem resistência diferente do ar apenas, eu prefiro fazer a substituição e 99% das vezes a vela suspeita está ruim. Quando coloquei iginição eleltrônica na minha C-10 ( motor 261 ) eu percebi uma melhora no consumo, no desempenho e na limpeza das velas, mas o que ajudou mesmo foi usar velas mais quentes, mas se seu motor foi retificado não acho que há necessidade disso . . . boa sorte e um abraço !

Em tempo : Já verificou o ponto ? a falta de avanço a vácuo também faz falta . . .

Em tempo 2 : Se for colocar ignição eletrônica, dê uma pesquisada antes, tenho vontade de substituir a minha pelo sistema da Motor Spice, é mais caro mas parece que fica excelente.

juleymar73
17/01/2013, 23:22
Bom dia prezado ! pelo seu relato você estava com as velas dos cilindros 2 e 3 com problema, experimente trocar as duas . . . as velas NGK são boas mas eu prefiro as Bosch, mas aqui em Ipatinga está meio difícil de achar, tenho usado NGK e é apenas questão de preferência mesmo . . . o teste que você fez até ajuda, mas a vela fora do cilindro é uma situação diferente dela montada no motor, a mistura de combustível e ar tem resistência diferente do ar apenas, eu prefiro fazer a substituição e 99% das vezes a vela suspeita está ruim. Quando coloquei iginição eleltrônica na minha C-10 ( motor 261 ) eu percebi uma melhora no consumo, no desempenho e na limpeza das velas, mas o que ajudou mesmo foi usar velas mais quentes, mas se seu motor foi retificado não acho que há necessidade disso . . . boa sorte e um abraço !

Em tempo : Já verificou o ponto ? a falta de avanço a vácuo também faz falta . . .

Em tempo 2 : Se for colocar ignição eletrônica, dê uma pesquisada antes, tenho vontade de substituir a minha pelo sistema da Motor Spice, é mais caro mas parece que fica excelente.
Pois entao Jacimar , um vizinho meu tem um Maverik ele pois igniáo esses diAS disse que a limpeza das vela e otima nisso vai melhorar o desgate das mesmas , mais a questao do DIS da Motor Spicer ele bem caro quase tres vezes a igniçao , que por vez achei por 400R$ no M.L em BH , tudo BOSCH.

valew abraço.

Jacimar
18/01/2013, 10:37
Olá ! a grande vantagem do BF é que você pode retirar o distribuidor, nos outros motores você tem que deixar o distribuidor no lugar por causa da bomba de óleo . . . mas entendo a sua ponderação . . . houve um tempo em que o meu pesadelo chamava-se platinado, hoje chama-se carburador . . . e as velas, trocou ? abraço !

juleymar73
19/01/2013, 00:11
Ola Jacimar, tem essa do carburador, por isso que nao vou trocar as velas agora , so troquei a que estava falhando , vou por a ignição primeiro depois vejo as velas pois foram trocadas e nem andou 500 kilometros, meu carburador nao ta aquela maravilha ele ta com um gigle de corcel bem menor que o 25 original dela , segundo os entendidos nem era pra estar funcionando o jeep heheheh , mais ta funfano ate bem ,então fica dificil saber se e so vela, na questao de tirar o ditribuidor so se por o Motor Spicer , e tem mais vantagem, e a prova d"agua ai compensa, mais ainda acho meio salgado , vamos ver tem muinta coisa pra fazer no meu Jeep,
vc ja ouviu falar que estao injetando os BF, tem ate um topico aqui.

Jacimar
19/01/2013, 16:39
Olá ! já vi os tópicos sobre injeção, um dia chego lá . . . se você vai partir para a ignição eletrônica, certifique-se que o kit que vai comprar tenha os avanços centrífugo e a vácuo, muitos vendedores de lojas conceituadas não pensam duas vezes antes de afirmar que determinado kit é totalmente funcional mas nem sempre o são, relatei em outro tópico que eu instalei no CJ58 da minha exposa um kit que ela comprou no ML, feito em BH a partir do distribuidor do Fusca ( que também gira ao contrário ) e ficou perfeito, no meu CJ64 veio um distribuidor feito a partir do Opala ( que gira no sentido convencional ) e ficou sem os avanços, um dia fui à oficina do Ivan em Coronel Fabriciano e ele - que é Jeepeiro desde sempre - inverteu a mesa do distribuidor e passei a ter pelo menos o avanço centrífugo, melhorou mas não chega aos pés do CJ de minha exposa . . . por isso penso muito no Motor Spice ! um abraço !

juleymar73
21/01/2013, 00:10
Ola Jacimar, essa do avanço eu nao sabia, mais tem uns que garanten que os dois avavanços funcionam, foi bom vc me lembrar, vou ver isso , mais o 58 e 4 cilindro ? e o que era fabricado na America , que usa a lataria do M38a1, aqui na regiao tem um desses parado ha 20 anos , ja tentei comprar ele mais o dono e eu nao chegamos a um acordo $$$$ heheh, mais valeu vou pequisar bem pra ver se pego uma igni;cao boa .

obrigado.

Jacimar
21/01/2013, 06:05
Bom dia prezado ! quando ela comprou a ignição eu ajudei a escolher, no próprio anúncio o vendedor fazia questão de dizer que era feito a partir do distribuidor do Fusca, foi bem tranquilo . . . o Jeep dela é 58, caixa de roda redonda e tudo, e no documento consta cinquenta e poucos cavalos, sendo que o BF são noventa . . . parece que em algum momento da vida dele trocaram o motor para o BF e colocaram a caixa de 4 marchas, ficou um conjunto muito bom, qualquer coisa é só falar, um abraço !

juleymar73
22/01/2013, 22:34
Bem Jacimar vamo continuar essa proza , eu olhei com o vendedor dos ters que eu estava em vista , so um me comfirmou o funcionamento dos dois avanços, esse ai o Ignição Eletrônica Jeep 6cc Rural 6cc Maverick 6cc - R$ 400,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457534194-ignico-eletrnica-jeep-6cc-rural-6cc-maverick-6cc-_JM) mais os otros dois um disse que so o a vacuo funciona o outro nao deu a resposta ainda, mais eu to no griloe com essa bobina , e Marflex o meca aqui vizinho disse que trocou a dele por uma Bosch por que num tava bom, vai ver o dele nao funciona os dois avanços, ou essas Marflex e ruin mesmo??

rodrigo.hoffman
22/01/2013, 23:48
Bem Jacimar vamo continuar essa proza , eu olhei com o vendedor dos ters que eu estava em vista , so um me comfirmou o funcionamento dos dois avanços, esse ai o Ignição Eletrônica Jeep 6cc Rural 6cc Maverick 6cc - R$ 400,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457534194-ignico-eletrnica-jeep-6cc-rural-6cc-maverick-6cc-_JM) mais os otros dois um disse que so o a vacuo funciona o outro nao deu a resposta ainda, mais eu to no griloe com essa bobina , e Marflex o meca aqui vizinho disse que trocou a dele por uma Bosch por que num tava bom, vai ver o dele nao funciona os dois avanços, ou essas Marflex e ruin mesmo??

Eu to com o amigo Jacimar

Se é pra gastar, gasta direito e DIS nele.. Arranca o distribuidor fora e acaba com o problema.. Esse R$ 400,00 desse distribuidor vai acabar saindo muito mais que isso, se for colocar uma bobina, tampa e rotor (bosh).. A caixinha é recon, pois senão me engano não se acha mais novas para vender.

Alem de tudo isso ainda corre o risco de ficar pior doque estava, por causa das curvas de avanço, etc..

Agora é so pesar na balança os prós e contras.

[ ]´s

juleymar73
23/01/2013, 00:42
Eu to com o amigo Jacimar

Se é pra gastar, gasta direito e DIS nele.. Arranca o distribuidor fora e acaba com o problema.. Esse R$ 400,00 desse distribuidor vai acabar saindo muito mais que isso, se for colocar uma bobina, tampa e rotor (bosh).. A caixinha é recon, pois senão me engano não se acha mais novas para vender.

Alem de tudo isso ainda corre o risco de ficar pior doque estava, por causa das curvas de avanço, etc..

Agora é so pesar na balança os prós e contras.

[ ]´s

ola rodrigo , pois bem lembrado , meu BF foi feito todo e nem rodou 2000 kilometros ate merece um ate DD ( Distribuidor Digital ) mais o verdão ta na fase de adaptacoes e o dono ta meio quebrado heheheh, mais e um caso a pensar mesmo, vou ver dra outra olhada com o Raposo, quem sabe ele ta dando um desconto especial esses dias heheheh,
valew Rodrigo.

Jacimar
23/01/2013, 04:29

Bom dia prezados ! Juleymar, o kit que colocamos no CJ58 da minha exposa foi esse aí mesmo ! ficou muito bom como te falei, quanto a bobina eu uso Marflex no Jeep e não tenho problema nenhum, claro, não é uma Brastemp mas funciona direitinho . . . e depois que estiver funcionando você pode trocar por uma Bosch, se, e quando for trocar tem que olhar a questão do resistor que em algumas bobinas tem que ser colocado em série com o primário da bobina, mas aí já é outra novela . . . na instalação a única coisa que me atrapalhou foi que na primeira funcionada do motor vazou um pouco de óleo no pé do distribuidor, retirei, coloquei um anel de borracha no pé do distribuidor e foi só alegria . . . se você mesmo for instalar é muito simples, só precisa ter alguns cuidados para não perder a sequencia de ignição, tem uma discussão sobre isso em algum tópico perdido por aí, ou se tiver dúvida é só falar . . . um abraço !

juleymar73
23/01/2013, 23:49
Bom dia prezados ! Juleymar, o kit que colocamos no CJ58 da minha exposa foi esse aí mesmo ! ficou muito bom como te falei, quanto a bobina eu uso Marflex no Jeep e não tenho problema nenhum, claro, não é uma Brastemp mas funciona direitinho . . . e depois que estiver funcionando você pode trocar por uma Bosch, se, e quando for trocar tem que olhar a questão do resistor que em algumas bobinas tem que ser colocado em série com o primário da bobina, mas aí já é outra novela . . . na instalação a única coisa que me atrapalhou foi que na primeira funcionada do motor vazou um pouco de óleo no pé do distribuidor, retirei, coloquei um anel de borracha no pé do distribuidor e foi só alegria . . . se você mesmo for instalar é muito simples, só precisa ter alguns cuidados para não perder a sequencia de ignição, tem uma discussão sobre isso em algum tópico perdido por aí, ou se tiver dúvida é só falar . . . um abraço !

Entao Jacimar, eu estava vendo la o DIS pelo que o Raposo explicou ele ainda usa o platinado, so o DD que eleimina tudo , e mais caro e nao e qualquer um que instala , acho que por aqui nao tem gente que intala , e claro que um bom eletricista se pegar faz mais como diz o ditado " o bom nao tras estrela na testa" paguei um burro aqui pra fazer a eletrica pra mim e ficou pior que tava.

Jacimar
24/01/2013, 05:11
Realmente, nos nossos Jeep e caminhonetes, a melhor alternativa é aprender a fazer para não ficar nas maõs de profissionais que nem sempre tem conhecimento ou interesse em veículos antigos, antigamente quando eu viajava não levava nenhuma ferramenta, afinal "não sabia fazer nada mesmo" ( palavras minhas à época ) quando passei a ir para o sítio de Jeep ( eram 25 Km de chão ) tive que aprender na marra a trocar platinado, testar velas e tal . . . acabei pegando gosto ! e o fórum ajuda muito ! um abraço

JPEDROSA2
24/01/2013, 08:13
Salve, galera!!

Desculpem o "entrão"... É que sou proprietário de uma RURAL/73, original, que usa o motor BF-161.
Instalei na minha RURAL o sistema de direção assistida vendido pelo Marcelo Tonella, no mercado livre mesmo. O sistema eletrônico usa os componentes originais do carro, só elimina o condensador. A RURAL ficou excelente após a adaptação. Custa em torno de RS 70,00 (setenta reais). Se o distribuidor do carro está bom, para que substituí-lo, não é mesmo?
Uma dica de "mechânico" para quem está com o motor rateando misteriosamente: limpar bem a tampa de suspiro do motor - aquela por onde trocamos o óleo (do motor, claro!!!), que muitas vezes é o que causa do problema. Poucos mecânicos fazem esta limpeza ou dão esta dica. preferem procurar outros motivos para solucionar o problema. Haja dindin...

Jpedrosa2

Jacimar
25/01/2013, 05:48
Salve, galera!!

Desculpem o "entrão"... É que sou proprietário de uma RURAL/73, original, que usa o motor BF-161.
Instalei na minha RURAL o sistema de direção assistida vendido pelo Marcelo Tonella, no mercado livre mesmo. O sistema eletrônico usa os componentes originais do carro, só elimina o condensador. A RURAL ficou excelente após a adaptação. Custa em torno de RS 70,00 (setenta reais). Se o distribuidor do carro está bom, para que substituí-lo, não é mesmo?
Uma dica de "mechânico" para quem está com o motor rateando misteriosamente: limpar bem a tampa de suspiro do motor - aquela por onde trocamos o óleo (do motor, claro!!!), que muitas vezes é o que causa do problema. Poucos mecânicos fazem esta limpeza ou dão esta dica. preferem procurar outros motivos para solucionar o problema. Haja dindin...

Jpedrosa2

Bom dia prezado ! você quis dizer ignição né ? esse sistema tem seus méritos : é barato, fácil de instalar, mantém a curva de avanço original, é removível e reversível em caso de falha . . . mas mantém o platinado, ele vai durar mais porque quem suporta a corrente da bobina é o circuito da ignição assistida, mas o platinado é um componente eletromecanico e vai ter que ser ajustado de tempos em tempos devido ao desgaste, mas com certeza é uma boa alternativa . . . um abraço !

juleymar73
26/01/2013, 00:34
Bom dia prezado ! você quis dizer ignição né ? esse sistema tem seus méritos : é barato, fácil de instalar, mantém a curva de avanço original, é removível e reversível em caso de falha . . . mas mantém o platinado, ele vai durar mais porque quem suporta a corrente da bobina é o circuito da ignição assistida, mas o platinado é um componente eletromecanico e vai ter que ser ajustado de tempos em tempos devido ao desgaste, mas com certeza é uma boa alternativa . . . um abraço !

Ola amigo, Jacimar eu tive uma duvida sobre minhas velas , elas acabaram rapido demais, seria por causa da ignição irregular ? sera que com uma eletronica as NGK B6S duram mais ? tinha umas AcDelco no porta luvas que tava la desde que comprei o Jeep, teparei que servia mas elas sao mais longas que as NGK, qual a diferença ?

Jacimar
26/01/2013, 06:11
Olá prezado ! ignição irregular ou carburação errada ( gilceur ), ou ainda óleo que vem pelas válvulas ou anéis, que não deve ser seu caso pois você retificou ou motor . . . no meu caso ( C-10 ) depois que coloquei ignição eletrônica as velas tem durado mais, mas tomei outras medidas também, além de usar velas um ponto mais quentes, o tamanho das velas tem a ver com o formato da câmara de combustão do motor, de modo geral a vela mais longa serve em um motor que originalmente usa uma vela mais curta, o contrário nem sempre é verdade, um abraço !

juleymar73
26/01/2013, 18:40
Olá prezado ! ignição irregular ou carburação errada ( gilceur ), ou ainda óleo que vem pelas válvulas ou anéis, que não deve ser seu caso pois você retificou ou motor . . . no meu caso ( C-10 ) depois que coloquei ignição eletrônica as velas tem durado mais, mas tomei outras medidas também, além de usar velas um ponto mais quentes, o tamanho das velas tem a ver com o formato da câmara de combustão do motor, de modo geral a vela mais longa serve em um motor que originalmente usa uma vela mais curta, o contrário nem sempre é verdade, um abraço !
Jacimar , desculpe a ignorancia , mais que velas sao as quentes ??

Jacimar
27/01/2013, 08:02
Jacimar , desculpe a ignorancia , mais que velas sao as quentes ??

Bom dia amigo ! só pra não haver confusão : as velas trabalham em um ambiente hostil, em um momento ela recebe uma lufada de ar misturado com combustível ( quase um gas ) depois sofre pressão e temperaturas altíssimas, tendo depois que lidar com a fuligem que sobra, esse aquecimento provocado na câmara de combustão aquece a vela, que deve ser refrigerada, isso é feito pelo próprio acoplamento dela com o bloco, ela dissipa seu calor para o bloco que é refrigerado pela água . . . dependendo das características do motor, essa refrigeração deve ser maior ou menor, isso é determinado pelo fabricante da vela durante o projeto que cria um caminho maior ou menor de dissipação.
Por exemplo, para o BF e o 261 da C-10 a vela indicada é a W8EC, onde o 8 indica o grau térmico, para a Bosch para cada aumento desse número implica em uma vela mais quente, ou seja, dissipa menos calor para o bloco e mantém seus eletrodos mais quentes, no meu caso da C-10 ela está com o motor bem ruim e passando óleo mas ainda forte e "econômico" ( 5 Km/litro ) só que vivia sujando as velas de óleo, optei por usar uma vela mais quente a W9B+, que é a vela do nosso amigo Fusca, isso ajuda a queimar os resíduos de óleo ! expliquei ou compliquei ? abraço !

Em tempo : Nas velas NGK é ao contrário, para cada aumento desse número implica em uma redução do grau térmico, nas AC-Delco nem faço idéia, por isso prefiro comprar Bosch para não fazer confusão.

Em tempo 2 : Cada modificação do grau térmico da vela deve ser feito com cuidado, se você colocar uma vela muito quente pode provocar "batida de pino"

Robertux
09/12/2013, 16:36
Pessoal, o motor do Lasanha está falhando um cilindro.
De um mês para cá ele começou a trepidar em marcha lenta. Testamos, e o 4º cilindro não está funcionando em marcha lenta, em alta está normal.
Testamos a tampa do distribuidor, trocando por outra, o problema continuou. Invertemos as velas e nada, invertemos os cabos e nada, o problema continua sempre no 4º cilindro. ajustamos o ponto e nada. Medimos a compressão e está normal. A vela está branquinha, queimando muito bem, em alta.
O motor é um OHC, com ignição eletrônica original, foi retificado por completo em 2011 e está com aproximadamente 4000 Km. Está começando a amaciar agora. Sempre funcionou muito macio a ponto de até a minha mulher dizer que gostava de ouvir o motor funcionar que o funcionamento era muito agradável.
Estamos desconfiados do tucho hidráulico, pode ser que esteja com problemas e só funcione com alta pressão do óleo. Vamos testar no próximo final de semana. Alguém tem mais alguma sugestão? Agradeço.

Abraços

Roberto