Ver Versão Completa : Prego na caixa de marcha.
Ola jeepnautas...
este final de semana minha cx de 3 marcha original de problema.
parou de engatar todas as marchas.
quando ranquei a tampa da caixa de marcha vi que o pino da trava do garfo que vai na haste deslizante de segunda e terceira marcha tinha rompido e meu garfo estava livre. reparei o pino da trava da aste da primeira e da re e vi que e bem fragil. logo eu fiz o seguinte peguei um prego de aco cortei ele e coloquei no local do pino quebrado e rebati a porta ate dobrar o mesmo ficou perfeitoe nao esbarra em local nenhum.
agora estou na duvida se compro um pino original que e aparentemente muito mais fraco doque o prego. sera que teria algum problema deixar este prego ?
o mais legal e que o mecanico me cobrou 280 latinhas para abrir a caixa.
ae eu mesmo abri e achei o defeito.. risos..
leopoldo
23/08/2004, 12:29
só se fosse de um prego de aço temperado do tipo bate prego !
não , não pode deixar lá.
tem de ser um pino de aço mesmo.
Eduardo Velo
23/08/2004, 15:28
O prego pode até aguentar mais , mas acho que se ele aguentar pode quebrar coisa pior , se fosse eu , compraria o pino original , por desencargo de consciencia , afinal isso já deve ter sido pensado qdo colocaram o pino com essa dureza ...
[]s...
Wilson Lavado
23/08/2004, 15:46
HEDERI......verifique bem se algum pedaço deste pino não caiu dentro da caixa. Apesar do "bujaozinho" onde se esgota o óleo ser imantado justamente para reter os detritos metálicos da caixa, não é impossivel que um pedaço de pino ou qualquer detrito do mesmo tamanho ou atá maior, suba atraves do óleo e caia entre as engrenagens quando estas estão em movimento, aí voce ja sabe o tamanho do preju..
eu esgotei o oleo da caixa e procurrei algum vertigio eu achei foi ferro em po alguma fagulhaszinha e limpei ela. teria algum produto para lavar a caixa ?
nao quero retirala do lugar.
ou talvez gasolina mesmo.
tinha pensado em jogar bastante agua depois enchaguar com gasolina mais to com medo do fator agua.,.. risos...
só se fosse de um prego de aço temperado do tipo bate prego !
não , não pode deixar lá.
tem de ser um pino de aço mesmo.
o prego ficou aparentemente mais firme doque o que se encontra na haste deslizante da primeira e re o original e oco, aparentemente bem freaquinho.
Wilson Lavado
23/08/2004, 16:34
......Voce quando tirou a tampa conferiu se os pedaços do pino ainda estavam presos nela, caso afirmativo não esquente a cabeça.
Quanto a lavar a caixa, só o fiz com ela fora e desmontada e não sei se é o correto mas lavo com óleo diesel.
Na questão do pino, o original é justamente oco para que mantenha sempre pressão com as partes que o envolvem, evitando assim que venha a se soltar e cair dentro da caixa, mesmo quanto o mesmo se quebra, ao contrário do pino sólido que com o uso vai relachando, correndo o risco de se soltar.
Fechei a tampa da caixa para um teste.
a primeira e a re estao firmes. entram igual eram.ja a segunda e a terceira ficaram muito macias alem doque eram.
sera que pelo fato de estar sem oleo ?
nao esta como antes. os dois garfor encaixado certos.
Mauro Darezzo
23/08/2004, 22:07
O nome original do pino ninguém falou. Eu conheço como "pino elástico". É o mesmo princípio do "anel elástico" só que é um pino. Em lojas de parafusos é fácil de achar.
O nome original do pino ninguém falou. Eu conheço como "pino elástico". É o mesmo princípio do "anel elástico" só que é um pino. Em lojas de parafusos é fácil de achar.
risos ....
no manuel fala pino da trava item 20 mais, iremos alterar para prego batido... risos .....
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina107.jpg