PDA

Ver Versão Completa : Prego na caixa de marcha.

hederi
23/08/2004, 09:25
Ola jeepnautas...
este final de semana minha cx de 3 marcha original de problema.
parou de engatar todas as marchas.

quando ranquei a tampa da caixa de marcha vi que o pino da trava do garfo que vai na haste deslizante de segunda e terceira marcha tinha rompido e meu garfo estava livre. reparei o pino da trava da aste da primeira e da re e vi que e bem fragil. logo eu fiz o seguinte peguei um prego de aco cortei ele e coloquei no local do pino quebrado e rebati a porta ate dobrar o mesmo ficou perfeitoe nao esbarra em local nenhum.
agora estou na duvida se compro um pino original que e aparentemente muito mais fraco doque o prego. sera que teria algum problema deixar este prego ?

o mais legal e que o mecanico me cobrou 280 latinhas para abrir a caixa.
ae eu mesmo abri e achei o defeito.. risos..

leopoldo
23/08/2004, 12:29
só se fosse de um prego de aço temperado do tipo bate prego !

não , não pode deixar lá.

tem de ser um pino de aço mesmo.

Eduardo Velo
23/08/2004, 15:28
O prego pode até aguentar mais , mas acho que se ele aguentar pode quebrar coisa pior , se fosse eu , compraria o pino original , por desencargo de consciencia , afinal isso já deve ter sido pensado qdo colocaram o pino com essa dureza ...

[]s...

Wilson Lavado
23/08/2004, 15:46
HEDERI......verifique bem se algum pedaço deste pino não caiu dentro da caixa. Apesar do "bujaozinho" onde se esgota o óleo ser imantado justamente para reter os detritos metálicos da caixa, não é impossivel que um pedaço de pino ou qualquer detrito do mesmo tamanho ou atá maior, suba atraves do óleo e caia entre as engrenagens quando estas estão em movimento, aí voce ja sabe o tamanho do preju..

hederi
23/08/2004, 16:07
eu esgotei o oleo da caixa e procurrei algum vertigio eu achei foi ferro em po alguma fagulhaszinha e limpei ela. teria algum produto para lavar a caixa ?
nao quero retirala do lugar.
ou talvez gasolina mesmo.

tinha pensado em jogar bastante agua depois enchaguar com gasolina mais to com medo do fator agua.,.. risos...

hederi
23/08/2004, 16:09
só se fosse de um prego de aço temperado do tipo bate prego !

não , não pode deixar lá.

tem de ser um pino de aço mesmo.

o prego ficou aparentemente mais firme doque o que se encontra na haste deslizante da primeira e re o original e oco, aparentemente bem freaquinho.

Wilson Lavado
23/08/2004, 16:34
......Voce quando tirou a tampa conferiu se os pedaços do pino ainda estavam presos nela, caso afirmativo não esquente a cabeça.

Quanto a lavar a caixa, só o fiz com ela fora e desmontada e não sei se é o correto mas lavo com óleo diesel.

Na questão do pino, o original é justamente oco para que mantenha sempre pressão com as partes que o envolvem, evitando assim que venha a se soltar e cair dentro da caixa, mesmo quanto o mesmo se quebra, ao contrário do pino sólido que com o uso vai relachando, correndo o risco de se soltar.

hederi
23/08/2004, 18:06
Fechei a tampa da caixa para um teste.
a primeira e a re estao firmes. entram igual eram.ja a segunda e a terceira ficaram muito macias alem doque eram.
sera que pelo fato de estar sem oleo ?
nao esta como antes. os dois garfor encaixado certos.

Mauro Darezzo
23/08/2004, 22:07
O nome original do pino ninguém falou. Eu conheço como "pino elástico". É o mesmo princípio do "anel elástico" só que é um pino. Em lojas de parafusos é fácil de achar.

hederi
24/08/2004, 08:11
O nome original do pino ninguém falou. Eu conheço como "pino elástico". É o mesmo princípio do "anel elástico" só que é um pino. Em lojas de parafusos é fácil de achar.

risos ....

no manuel fala pino da trava item 20 mais, iremos alterar para prego batido... risos .....

http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina107.jpg